DE NADA DUVIDO

SÃO PAULO (no help) – O que posso lhes garantir é que a fonte é boa. A Ferrari anda desconfiada de que Kimi Raikkonen está fazendo corpo-mole (acho que tem hífen, no Grande Prêmio saiu sem). Quem levantou a história foi Victor Martins.

Corpo-mole que se manifesta não exatamente para sacanear Felipe Massa, mas simplesmente na total falta de preocupação e esforço em ajudá-lo — algo que, na equipe italiana, não pega bem. A sequência de voltas mais rápidas de corridas que Kimi fez neste ano, 10 em 15 GPs, seria uma espécie de lembrete: “Olha aqui, ainda sou rápido. É que neste ano fodeu tudo, ano que vem a gente melhora”. É bom lembrar que, a exemplo de Massa, Raikkonen tem bons motivos para se queixar do time neste ano. Também foi vítima de quebras e trapalhadas, como seu companheiro.

O problema do finlandês é que corpo-mole é fácil de detectar hoje, na F-1. Basta olhar a telemetria. E o que os engenheiros e técnicos de Maranello vêem na telemetria não tem agradado muito.

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Israel
Israel
15 anos atrás

Estou pensado qual vai ser o erro da Ferrari no Japão para FERRAR o Felipe:colocar o carro no grid sem motor,sem volante,sem freios etc etc etc
Estão de sacanagem com o Massa.

Daniel Alves
Daniel Alves
15 anos atrás

Ajuda pra que? Se vier o titulo, que venha com trabalho e dedicacao propria. Ajuda? Só por parte dos boxes, alias, ajuda(trabalho) que vem atrapalhando ultimamente.
Ser campeao mundial por incompetencia por parte de outros(Hamilton) é fácil….até minha bisavó que usa bengalas atualmente conseguiria.

luis
luis
15 anos atrás

fez? TA CERTO!

o massa saiu por ai dizendo que não precisava de ninguem(kimi) pra ajuda-lo a ganhar o campeonato…

então o certo é não ajudar mesmo…desde que não atrapalhe ta correto!

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
15 anos atrás

Pra mim 10 voltas mais rápidas e apenas 2 vitórias em uma temporada significa que em pelo menos 8 corridas o cara tinha carro pra ganhar e não ganhou. Simples.

Rick
Rick
15 anos atrás

Se Kimi está fazendo corpo-mole, não sei ao certo. Tudo indica que sim. Mas ressalto duas questões: se sim, está deixando de lado o seu profissionalismo. Se não, o que querem é forçar a ajuda extrema ao Massa. Como em uma empresa, tem que saber trabalhar em equipe e com profissionalismo. Mesmo com o título perdido – pra ele.
Sobre o hífen, segue uma regrinha bacana. Embora o acordo para Vender Dicionários está eliminando o hífen de vez.

Regras gerais

Não é fácil sistematizar o uso do hífen em português, já que seu uso é meramente convencional.
Como regra geral só se ligam por hífen os elementos das palavras compostas que mantêm a noção de composição, isto é, os elementos das palavras compostas que mantêm a sua independência fonética, conservando cada um a sua própria acentuação, porém formando o conjunto perfeita unidade de sentido.

É o caso de:
amor-perfeito, dedo-duro, mau-caráter, pára-raios, ponto-e-vírgula, matéria-prima

Felipe
Felipe
15 anos atrás

deixe bem guardados todos estes comentarios e veremos ano que vem, quem tera moral de repeti-los

Baroni
Baroni
15 anos atrás

Ah! Saudades do Rubinho na Ferrari!!! Ele é o escudeiro que Massa precisa!!!
O Kimi precisa é de Vodka!!!! O Alonso deve ter encomendado um caminhão cheio para ele no final de temporada.

Mas Kimi a parte, o negócio é a equipe “Pirulito que bate-bate, pirulito que já bateu” trabalhe sério e que o Massa afunde o pé direito.

Antonio José
Antonio José
15 anos atrás

Coisas de um Ice-Man. Essa disposição do Raikkonen é típica de quem está só administrando o título conquistado em 2007, ele se dá ao luxo de andar forte quando quer e quando interessa. O cara é burro? É braço duro? Não, ele é Malandro-Finlandês, já viram essa? Se continuar assim por muito tempo a direção da Ferrari pode transformá-lo em Malandro-Agulha.

João Kohl
João Kohl
15 anos atrás

Putz! Dá um baita livro de espionagem com lindas mulheres, iates, aeronaves e carros de corridas em belas viagens pelo mundo. Traições engenhosas regadas ao mundo tecnológico da F1 em bites e cilindradas. Milhões de euros, dólares e libras envolvidos, mudando de mãos freneticamente. Magnatas, presidentes de empresas e diretores alterando o destino das pessoas como peões num xadrez. Tudo com a frase inicial: “Baseado em fatos reais”.

nuclearforce
nuclearforce
15 anos atrás

depois do bafômetro, o Raikkonen parou de virar bem….só vira tempo, bêbado.

Dr. Koroiva
Dr. Koroiva
15 anos atrás

Ao Rodrigo Garcia,
O Irvine em 1999 teve MUIIIIIIIIITA ajuda do Schumacher para vencer a penúltima corrida na Malaisia. O Alemão fez a pole, andou devagar na frente do Hakkinen durante um tempão só para dar tempo do Irvine trocar pneu e no fim deixou o Irlandes passar. Com isso, Irvine chegou ao Japão líder do campeonato. Só dependia dele. Na corrida, Hakkinen venceu, Schumi ficou em segundo e Irvine chegou em terceiro, quase um minuto atrás.
Acho que o Irvine ficou esperando o Schumi derrotar o Hakkinen de novo e se esqueceu de fazer a parte dele.

cesapar
cesapar
15 anos atrás

corpo mole!! quando enche a lata então !! ahhahhahh ,mas no Brasil ele se estrepa; beber e dirigir da multa e perde a carteira de piloto. –será ??

Gustavo
Gustavo
15 anos atrás

Impressionante como tem gente que insiste na estória de “Massa entregou o GP Brasil 2007 para o Raikkonen”.
Isso é coisa de Pacheco. Torcedor irracional!

Essas coisas são combinadas fora da pista, antes da largada.
O Kimi já sabia que ia chegar na frente do Felipe.
Então, depois do ocorrido com o Lewis, pra que pressionar o Felipe?????
O brasileiro é que quis deixar alguma coisa evidente, do tipo “Olha, a vitória era minha, mas tive que deixá-lo passar”.

E a brasileirada fica toda fascinada…

Murilo Rodrigues
Murilo Rodrigues
15 anos atrás

Rodrigo Garcia, que o alemão nem fez muita força para ajudar o Irvine, isso é verdade mas se eu não estiver enganado, o Irvine chegou a Suzuka dependendo apenas dele para ganhar o título. E ele fez uma corridinha bem fraca. No momento não me lembro da pontuação antes de Suzuka.

Flavio Marinho
Flavio Marinho
15 anos atrás

Cara. Já era teu fã, agora então……Baseado no ano passado as 3 ultimas corridas deste ano tem tudo para dar Mercedes no Japão e China e Ferrari no Brasil? Ou não?
Um abraço e na boa….você e o Reginaldo são o Batman e Robin do automoblismo ….
valeu!!!!!

Marcos
Marcos
15 anos atrás

O Kimi não está nem aí, mesmo se for demitido. Eu até achava que o Felipe estava correndo muito melhor este ano, mas acho que comparativamente é o Kimi que está correndo mal mesmo!

Quanto à teoria que levantaram sobre a falta de competividade do Nelsinho, acho pouco provável que o Briatore fosse prejudicar o time por tão pouco, ainda mais com uma temporada abaixo da média. E no final de contas, os vários erros que esse rapaz cometeu este ano não se pode atribuir a mais ninguém…

Rodrigo Garcia
Rodrigo Garcia
15 anos atrás

Caro Flávio Gomes,

a frase é clássica : “a história se repete como farsa” ; acho q o ocorrido foi em 1999, ano q Schumacher se acidentou e só voltou no fim da temporada. Irvine, q tinha chances de ser campeão precisava da ajuda do alemão…está esperando até hoje…”Grandes campeões” (e Raikkonen é campeão e não fosse a má sorte poderia ter mais títulos) não se prestam a esse papel de escudeiro. Voce imaginaria o Senna “ajudando”o Berger…ah…doce F1…mudam os nomes, mas não as histórias.
Abraços.

Flavio Marinho
Flavio Marinho
15 anos atrás

FG. Quero deixar um recado para você….. Tem que respeitar mais os blogueiros que trocam palpites aqui. Você quase não responde quando alguem te pergunta algo, e quando o faz é para tirar sarro ou coisa parecida. Se liga! Tá pareendo o Hamilton….

RESPOSTA DO FG:

O que você quer saber, por exemplo?

vitão
vitão
15 anos atrás

só para lembrar, isso deve ser manha finlandesa; o Mika Salo também foi acusado de ser marrento com o Schoey…..

Magno Santos
Magno Santos
15 anos atrás

Eu queria entender que diabo é essa ajuda!
É jogar o Hamilton pra fora?
É espalhar pra cima dele numa curva decisiva numa ultrapassagem.
É ir pra classificação mais leve, fazer pole, largar, deixar ser ultrapassado por Felipe na primeira curva e frear Hamilton atrás?
Que diabo é essa de ajuda de Kimi?
E Kovalainen? Não entra em nenhuma destas equações?
Hamilton está no sal se depender dessa teoria de escudeiro. Aliás sempre esteve só! Achava melhor quando estava correndo com Alonso. Pelo menos vc sabia que os carros estavam posicionados para vencer. Esse Kovalainen devia se sentir ameaçado. Porque a Mclaren não dá a vaga para Vettel?

Paulo
Paulo
15 anos atrás

Eu acho que ele nem iria ligar muito se saísse da Ferrari…

O cara já tem titulo mundial, dinheiro, etc e etc.. gosta de uma farra…

Valmir Passos
Valmir Passos
15 anos atrás

Se estiver de fato fazendo isso, vai se queimar feio na Ferrari.

Marcelo Iannarelli
Marcelo Iannarelli
15 anos atrás

Gomes, se o Kimi bobear vai acabar assistindo à uma possível estréia do Alonso na Rossa. Contratos na Fórmula Um, como qualquer outro, são de papel e eles, mais do que ninguém, sabem como rasgá-los.

Nelson Luiz Carneiro
Nelson Luiz Carneiro
15 anos atrás

FG, o que vc acha que pode acontecer, então? O KH (legal o jeito que fica o nome dele somente com as iniciais…) pode levar mais um puxão de orelha do chefe, pode ser trocado de equipe em 2009 mesmo? É possível que tenha alguma ação rolando pra fazer o KH voltar a andar nos eixos?

RESPOSTA DO FG:

O nome dele é Kimi Raikkonen. Com R.

Gustavo
Gustavo
15 anos atrás

errata: “deivdamente valorizada “, virei o RAIKKONEN!!!!!!!!

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
15 anos atrás

Sérgio Santana

Rapaz, o pior que nova m#$%* de tratado ortográfico ACRESCENTA hífen em alguns casos. Conhece “emenda pior que o soneto”?
E desídia habitual é causa de demissão com justa causa. Será essa a dos rossos? Queria ver um certo contrato…

Gustavo
Gustavo
15 anos atrás

…ele nunca pareceu muito inteligente mesmo, esse tipo de atitude tacanha só o prejudica mais ainda, mas aquela cabeça de vento (gélidos dizem, prefiro achar que são escassos) parece que não dá bola para nada mesmo. Azar dele, pois o comprometimento do Felipe será deivdamente valorizada ano que vem, mesmo com o campeonato perdido.

Stephan
15 anos atrás

Isto é inconcebivel! Do fato de um piloto de primeira ter suspeitas de fazer algo assim. E como dar um tiro na cabeça. Nao acredito.
Kimi pode se ressaltar pelo fato de ser parte do time que vencera. Ele teve seu ano, este nao sera o dele e agora ele pode sair com a gloria de levantar a equipe – que por besterias se encontra em 20 lugar em TUDO – de ser o responsavel de elevar a equipe e seu companheiro a serem campeoes.
Telemetria é boato. Ferrari esta tendo erros de até pirulito eletronico! Nao vai ser agora que vai começar a botar culpa em terceiros que nao tem nada a ver com o pato.

Luiz Carlos Silva
Luiz Carlos Silva
15 anos atrás

Telles – SSA/Ba.

Faço minhas as suas palavras.

Sérgio Santana
Sérgio Santana
15 anos atrás

FG, não te preocupas com o hífen, pois o novo tratado da Lingua Portuguesa, está eliminando o hífen de quase tudo.

Isto vai fazer você economizar um neurônios (e nós também).

Celso Silva
Celso Silva
15 anos atrás

Quero ver o Kimi não pisar nessas últimas 3 corridas, vai ser mandado embora da Ferrari sim, se a equipe não levar pelo menos o mundial de construtores.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
15 anos atrás

Ele não deveria se esquecer do favor que recebeu do Massa no Brasil, no ano passado!
Burrice do finlandês… desse jeito está encurtando seu contrato!

caroço
caroço
15 anos atrás

Concordo com o Martinez, grande campeao o kimi é… Se realmente não fosse o Massa, não conseguiria o titulo, e não é tudo isso como piloto.

Rodrigo Meira - Niterói RJ
15 anos atrás

Que isso sirva de exemplo ao Massa e caso o biriteiro finlandês necessite de ajuda como no GP Brasil de 2007, que o deixe a ver navios… de preferência lotado de cerveja e mulheres

Aurélio Neto
15 anos atrás

Dá uma fantasia de macaco e uma garrafa da melhor vodka russa e ele pisa fundo! Vai até explodir a telemetria!!

Anarquista
Anarquista
15 anos atrás

É esquisito falar assim, mas acho que por vias tortas o Massa se fortalece. Não necessariamente sua posição dentro da equipe (nr. 1, 1b, chame do que for), mas na grana isto pode se refletir. Não esqueçam que salário não é tudo neste negócio. Basta um patrocinador de corno virado com o finlandês e a grana muda de rumo rapidinho, mesmo se se mantiver dentro da equipe.

JC Simonassi
JC Simonassi
15 anos atrás

Prezado Flávio,
de teorias a F1 tá cheia. Essa do Kimi, acho tem fundamento, pois de repente o cara se torna campeão e pra uqme já gostava da “night” foi ´simplesmente a melhor razão pra passar mais tempo comemorando. Realmente concordo com vc que não é pra sacanear o Massa, mas simplesmente curtir a boa vida que os tops na F1 tem a sua disposição.
Escrevendo sobre teorias … aproveita pra expor a minha (sem ufanismos) qto a Renault.
O Alonso depois do “pau” que levou do Hamilton, no ano passado, exigiu todos os privilégios possíveis (tudo no papel dessa vez) pra voltar pros franceses. Vc se lembra que na pré-temporada e no início o Nelsinho andava próximo dele. Ai começou a temporada e como nada o ameaçava, continuava tudo tranquilo pro asturiano. Até que o Nelsinho botou tempo nele num treino, depois veio o GP da França e culminou no 2o. lugar no GP alemão. É teoria claro, mas veja bem, como explicar que depois daí, qdo era de se esperar uma ascensão do Nelsinho, tudo andou pra trás. No último GP (segundo a imprensa) as coisas ficaram mais claras. Num treino o Nelsinho fez o 4o. tempo e em seguida a equipe não concorda com os acertos dele e o cara não consegue nem ir pro Q2. Dai nessa, com em outras corridas, se utilizam da (péssima) estratégia de uma parada só … com o tanque lotado de gas pro cara se arrastar pela pista !!!(vide GP italiano) Tenho certeza que temendo ser ofuscado por outro novato, o Alonso tem imposto a equipe a condição de 1o. piloto e como o Nelsinho é só um estreante que não leva o caminhão de dinheiro pra equipe, estao fazendo o jogo do espanhol. Além disso essa dupla Alonso-Briatore é terrível. Teoria ??? claro, mas faça uma análise dos acontecimento nesse ano !!!
Espero sua opinião !!!
Gde abraço a todos
JC Simonassi

fe
fe
15 anos atrás

Erro substancial na hora de farrear… mas comum entre esportistas. Quem nunca ouviu falar na farra de jogadores de futebol? Enquanto estão ganhando, ok, mas quando perdem… Deve ser difícil manter o foco quando não se tem mais perspectivas de ganhar o campeonato e a oferta de farra e diversão é tão … fácil. Mas, ao mesmo tempo, ele deveria saber que sua vaga na Ferrari não está absolutamente assegurada para o ano que vem…

Telles - SSA/Ba
Telles - SSA/Ba
15 anos atrás

Já deixei dois comentários aqui falando sobre isso e repito agora. Caso a Ferrari não vença o campeonato de construtores, do jeito que Kimmi esta andando dificilmente ele continuará pilotando os carrinhos vermelhos o ano que vem e eu acredito que é justamente isto que Alonso esta esperando, ou seja, ate a ultima corrida nada será fechado a menos que Hamilton e a Maclaren ganhem seus campeonatos antes da ultima corrida.

Agora, mudando um pouco de assunto, a menos que tenham traduzido erradas as declarações de Keke, o que eu entendi das declarações dele é que existe alguma coisa errada na Renault e não no Nelsinho. Que a temporada dele esta muito aquém do que se esperava não há dúvida, mas o Keke acompanhou a carreira dele na GP2 e sabe do seu potencial e do que esta falando.

Eric
Eric
15 anos atrás

Para um cara também que em dia de corrida chega as 7…..vai esperar o que???
E tá no salto,afinal ele é o “World Champion”.

vitão
vitão
15 anos atrás

será que está sendo obrigado a pilotar usando tornozeleira , depois de um porre homérico? podia perguntar pro HCN como se faz assim como não quer nada, de repente eles se encontram em algum cúbiculo por aí …..

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

Grande campeão…
Só conseguiu isso com a ajuda do Felipe, que deu a corrida do Brasil de bandeja…Agora ta fazendo doce…
O negocio dele é encher o barco de “Primas” e sair tomando todas pelo Mediterrêneo.

Vinicius S. Silva
Vinicius S. Silva
15 anos atrás

Eu já tinha cantado essa bola no comentário de um post anterior. Hoje, Kimi é o campeão dentro da equipe. Ele não tem motivos para querer dividir esse status.

Eric
Eric
15 anos atrás

Ele é crucial para dar uma “ajudinha” no titulo do Massa….tipo dar uma erradinha na freada e pegar o Luis “senna” no meio….coisa simples….