FALA O EDITOR

SÃO PAULO (vai longe) – Victor Martins acaba de conversar com Marcelo Duarte, dono da Panda Books, a editora do livro de Lemyr Martins que reproduz o tal diálogo entre Barrichello e a Ferrari na Áustria/2002, diálogo que coloca até a mãe no meio.

Destaco o seguinte trecho da entrevista:

“Mencionando o fórum que contém a conversa em inglês quatro dias depois da corrida da Áustria em 2002, Duarte disse que ‘se ficar comprovado que ele tirou da internet, a gente vai tomar alguma atitude, mas por enquanto… eu perguntei, ele confirmou’.”

Não duvido, mesmo, que Marcelo tome alguma atitude. Conheço-o há 20 anos (trabalhamos juntos em “Placar” e voltamos a trabalhar juntos há sete anos, quando fui para a rádio Bandeirantes, e agora também trabalhamos juntos na ESPN Brasil) e ele é um dos maiores jornalistas do país.

E por ser um dos maiores do país é que me espanta, como escrevi em post anterior, que tenha engolido essa história. Porque se fosse verdade que a mãe de Barrichello se encontrava em cativeiro durante o GP da Áustria, com os pulsos amarrados, sob o poder de mafiosos ferraristas, teríamos aí não apenas mais um episódio banal da turbulenta relação entre a equipe e Barrichello; seria, sim, o maior caso da história do esporte em todos os tempos. Já imaginaram? Uma equipe sequestra a mãe do piloto para obrigá-lo a dar passagem ao companheiro, e o piloto, a 300 km/h, ainda fala com a mãe pelo rádio!

É coisa demais para qualquer um acreditar. Que me desculpe o Marcelo. Nem se a fonte do Lemyr fosse o anjo Gabriel, ou o papa Bento 16.

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dú
15 anos atrás

Grande Aurélio Neto.

http://quatrorodas.abril.com.br/grid/blogs/lemyr/122706_p.shtml

Será que a camiseta do 69, com a do 96, vai seguir com uma tbm do:
LEMYRintoso?

Ou o cara quer ibope ou é sócio do Rubens Barrichello.
Me estranha o silêncio da HOLDING Barrichello…

Conde
Conde
15 anos atrás

Não entendi : Fazer marketing com uma bobagem desse tamanho e achar que vai vender livro ?
Eu pelo menos já risquei esse golpe da minha lista .

Aurélio Neto
15 anos atrás

O Pandini em seu blog, conta uma pequena história sobre a época em que ele trabalhava na 4R.
Num jantar informal durante um GP o Lemyr conta um “causo” e engana-se na data. O Pandini corrige-o e ele não aceita a correção..
Prepotente este Lemyr, hein??
E o início do post do Pandini é maravilhoso e resume na perfeição como os amantes do automobilismo irão encarar novos trabalhos do LM:
Segue abaixo:
“Pode-se enganar a todos durante algum tempo, a alguns durante todo o tempo, mas nunca a todos durante todo o tempo.” (Abraham Lincoln)

É isso aí.
Lemyr, Jonh Lennon – O sonho acabou!!

vitão
vitão
15 anos atrás

Dú, e o Pepe e o Luigi estavam lá so para dar comida para o canino, que morida a mão se tocassem em alguma coisa.
Tuta, acho a sua transcrição perfeita, só achei que fosse assunto de culinária, do tipo “quero o meu molho com mais alho”; ou então era problema anatômico com o cinto, assim ” O cinto está apertando o meu estômago, e me fez arrotar alho” ; deve ser isso, né não?

Dú
15 anos atrás

Vitão, dizem que o vira lata que o Schummy levou aquela vez, ficou na porta do cativeiro.

vitão
vitão
15 anos atrás

1- foi um ato amador de um bom profissional.
2- ele é fotógrafo, não é redator/editor.
3- como diria Marrx (o Groucho) “ganância se não mata aleija” .
4- Se o Pepe e o Luigi fossem mesmo sequestrar alguém , não era melhor ser o próprio barrica?
5-Vítima e autor da notícia tem algo em comum: De boca fechada são poetas.

Paulo Barros
Paulo Barros
15 anos atrás

O livro fala em Lendas e Loucuras. Esta é mais uma lenda. Se o Lemyr continuar com essa loucura de dizer que esta bobagem era verdadeira, joga sua credibilidade no Lixo.

Resta pensar em duas opções: que ele “viajou” e acreditou numa informação furada, ou que está só gerando um ibope a mais com a polêmica prá depois se desculpar. Desconfio mais da segunda, porque burro ele não parece ser, para um dia ter acreditado naquela sandice. Ou seja, torna-se um fdp, que usou de má fé e, que para mim, já perde a credibilidade por isso.

Queria comprar o livro. No momento não quero mais. Aguardo novos esclarecimentos. Afinal, ele tem o direito, e nesse caso acho que até o dever, de se explicar.

De qualquer forma, acho que ele sai dessa estória de moral baixa.

Dú
15 anos atrás

Só risada! É que com os devaneios do COM DIPLOMA, estamos acostumados, deste oval de Vinhedo até a prova de Recife, ou voltando a tv de Miami ou outras coisitas mais.
Agora esta do Lemyr….. Será que ele vai cobrir coletiva em Interlagos?

André Fonseca
André Fonseca
15 anos atrás

Renato Galvano,

Obrigado por me corrigir…

Foi 5 a 3 pro VELEZ mesmo!!!

Isso do Rubinho deve virar assunto do Fantastico amanhã e já na segunda, ninguém mais vai dar bola pq é semana de corrida. Foi oportunismo pra se vender livro…

Ituano Voador
Ituano Voador
15 anos atrás

O Cleber tem razão, “seo” Flavio. Sobre a IRL em Recife, olhe o que você escreveu em 30/7/2008: “Saiu o calendário da Indy de 2009. Puxa, e cadê a corrida na praia da Boa Viagem, no Recife, que ocupou valiosos minutos de valiosas transmissões neste ano pela emissora que promove a categoria no Brasil? Sim, promove, porque o que se diz comentarista é dono dos direitos de TV para nossa linda terra tropical, sabe como é, comenta seu próprio produto. Picaretas…”
Ou seja, toda turma da transmissão da IRL na Band – Luciano do Valle e seus comentaristas – foram, sim, literalmente chamados de picaretas, por promoverem uma corrida que, até agora, não ocorreu.
Agora, o “seo” Lemyr, jornalista da curriola, depois de aplicar um belo 171 – com ou sem o beneplácito da editora, sabe-se lá – torna-se somente mais um “pirado”.
Francamente, essa sua defesa oblíqua do Lemyr não constitui corporativismo na mesma medida em que o caixa 2 do Delúbio tratava-se apenas de “recursos não contabilizados”…

RESPOSTA DO FG:

Defesa do Lemyr? Você sabe ler, ó besta quadrada? Onde foi que defendi o Lemyr? Tá doido? E os caras que se fazem de comentaristas e têm interesses comerciais no evento, como esses da Band, são picaretas, sim. Um caso não tem absolutamente nada a ver com o outro. Agora vai arrumar outro para encher o saco. Ou, então, identifique-se, diga seu nome, não se esconda atrás de um apelido ridículo. Mala…

Renato Rodrigues
Renato Rodrigues
15 anos atrás

Eu comprei esse livro do Lemyr. Me senti lesado. não só pela parte do livro que fala desse diálogo, mas pelo livro como um todo, que diz muita besteira. Semana que vem estarei lá em Interlagos no setor F!!!! Abraço a todos os blogueiros e ao Flavio Gomes……

Cleber Kujavo
Cleber Kujavo
15 anos atrás

Flávio, peço licença para expor minha opinião sobre seu posicionamento neste caso.

Leio seu blog diariamente (sei que não pago nada por isso), respeito demais seu trabalho e na maioria esmagadora das vezes, acho suas opiniões brilhantes, cheias de argúcia, etc; e também acho que lê o blog quem quer, e sua opinião é sua e quem discordar que nunca mais entre, etc e tal, porém, vou lhe dar um exemplo:

Quando o Luciano do Valle disse numa transmissão que em 2009 haveria uma prova da IRL na Praia de Boa Viagem, e quando de fato saiu o calendário SEM a prova, você esculhambou o cara, lhe chamou de picareta, canalha ou algo do tipo.

Ocorre que o que o Lemyr fez é MILHÕES de vezes mais grave, beirando o estelionato, e você apenas disse: “O cara pirou”, e ” vamos esquecer tudo isso (diálogo)”.

Se isso não for colocar “panos quentes” e ser corporativista…

Esperava de ti uma opinião mais indignada, ou mais crítica, sinceramente !
Afinal de contas, no caso “Luciano x IRL em Boa Viagem”, você também não era diretor da Band, e mesmo assim a atitude dele foi duramente criticada.

Um forte abraço,

Cleber Kujavo
Almeirim – PA

RESPOSTA DO FG:

Procure aquele post e você verá que não chamei ninguém de picareta ou canalha.

Leonardo Lago
15 anos atrás

Como o título do livro é “Histórias, LENDAS e LOUCURAS da Fórmula-1”, acredito que deveria haver uma revisão editorial qualificando o Caso Lulu como lenda, ou loucura, ou pelo menos como loucura que alguém possa acreditar no relato.
Dessa forma, o relato ainda seria pertinente para ilustrar os excessos que a F-1 representa: o dinheiro gasto, o risco da profissão, o fanatismo dos torcedores. Esse útimo poderia ser exemplificado justamente com o Caso Lulu: fanatismo dos torcedores que, ao comentarem as corridas inventam as mais mirabolosas, bem como o fanatismo dos tocedores que creêm no inacreditável.

Saloma
15 anos atrás

sinto por isso tudo…picadeiro de circo armado e paga quem quer, para assistir. Já vi o Sr. Rubinho dar piti por muito menos, imagino agora…

Cristiane
Cristiane
15 anos atrás

Além do absurdo do conteúdo do diálogo (chantagem acredito que até aconteça, mas a cadela estar no contrato…me poupe!), os pilotos de plantão poderiam me ajudar respondendo se é possível ter um diálogo tão extenso durante uma corrida? Pelo menos os contatos por rádio que passam durante as transmissões são rápidos, para não atrapalhar o piloto.

cesapar
cesapar
15 anos atrás

O Lemir deve odiar o Rubinho. Afinal dizer que alguem sofreu o cumulo da humilhação ( na idiótica possibilidade dessa sujeira ser verdade!), aceitar a situação e permanecer mais cinco anos na ferrari (isso mesmo, com letras bem minusculas) transforma o Rubinho em uma tralha humana. Eu me nego a crer que continuem brincando com a vida moral de alguem! Nesse caso, será verdade que o Ross Brawn foi para a Honda para “terminar o serviço” ou seja ,enterrar o resto do piloto que sobrou? Não perca o próximo capitulo da novela “Lambança da midia”.

Franck
Franck
15 anos atrás

Se isso for algum tipo de marketing para vender o livro, como já vi em outros segmentos que não o literário, eles conseguiram dar um tiro no pé. Eu era um provável comprador desta obra. Agora não ponho um centavo no bolso desses caras.
Tem mais, se amanhã ou depois eles vierem à público dizer que foi brincadeira, a credibilidade vai pro espaço. Enquanto tem jornalista se desdobrando para defender a credibilidade da profissão, tens uns caras já com a vida feita que parecem jogar contra.
Triste isso.

Nelson
Nelson
15 anos atrás

Se isso realmente estiver no livro… Não dá pra acreditar que ele colocou isso no livro!!!! Não tem como ele ter colocado isto no livro!!!! Ou tem?

Mário Gasparotto
15 anos atrás

Não dá pra acreditar nem se os “supostos” envolvidos confirmassem a história…

Carlos Fraga
15 anos atrás

É, o Lemyr conseguiu o que queria … Olha todo mundo aí comentando do livro dele ^^

Sensacional jogada de marketing !!!

Marcelo de Castro
Marcelo de Castro
15 anos atrás

Ainda não caiu a ficha. Esse foi o maior despautério que li em toda a minha, relativamente longa, vida.
Sequestro da mão, da cadela, sapo magricelo…Como o Lemyr pode cair numa dessa. Estava decidido a comprar o livro, só que agora não sei se compro ou não.

Tuta
Tuta
15 anos atrás

Em primeiríssima segunda mão, apresentamos o polêmico diálogo transcrito:

– Rubens, aqui é o Jean.
– Seu Rubens, faz favor.
– Tá bom, o que você quer?
– Quero tudo o que o Michael tem. Massagista e nutricionista.
– You got it.
– E também quero poder dormir num lugar decente, e não mais no tapetinho do lado da cama do Michael.
– mas foi você que…
– Espera, tem mais, deixa só eu fazer esta curva e… pronto.
– Tô ouvindo, manda.
– Quero igualdade de equipamento. Se o Michael tiver uma sapatilha com chulé, eu quero uma também, com o mesmo chulé.
– Dios mio…
– Boa idéia, gostei, pode começar a me chamar assim.
– Como?
– Dios mio, gostei.
neste momento surgiram palavras que a transcrição não conseguiu captar, algumas começam com “filho de uma”, outras terminam com “aralho”
– Nós estamos com sua mãe aqui.
– Ah, coitados. Ela já começou a mandar em todo mundo?
– Já. O Ross foi obrigado a tomar dois banhos, ela vistoriou todas as minhas dobrinhas! O Luca saiu na sessão de fotos com velha passando cuspe nas sobrancelhas dele!
– Olha, pessoal, eu tenho uma solução.
– Diz, diz, a gente topa!
– Pega aí o meu contrato e assina na linha pontilhada da cláusula de renovação que eu te conto!
– Rubens, seu… ai! Quem tá puxando a minha orelha???

hahahahah

Cacthos
Cacthos
15 anos atrás

Ou o escritor é louco de acreditar nisso, ou é jogada de marketing.
Se for jogada de marketing, se deu mal. Milhares de internautas que seriam os possíveis compradores do livro já leram as noticas do Grandepremio….
Fui!
p.s.: Citar uma cachorrinha no contrato? É muita teoria da conspiração… sem noção!!!

Tuta
Tuta
15 anos atrás

Esse é o passo seguinte, após os milhões de textos, ou nazistas ou anencéfalos, ou os dois, publicados na internet com a suposta autoria do Jabor, ou do LFV, agora vem as notícias cascateadas.
Ninguém diz nada após uma verdade, mas qualquer mentirinha faz um barulhão danado.

Pedro Araújo
Pedro Araújo
15 anos atrás

Opa, Gomes, lembrei de uma coisa:

Esse negócio de sequestrar parente pra ganhar corrida foi roteiro daquele filme sobre o Michell Vaillant, um filme francês (ou belga, não sei) bem legal até, ótimas cenas sobe corridas de endurance…

hehehe, o filme é de 2003, quem teria copiado quem?

se bem que qualquer roteiro batido de desenho animado usa isso de sequestro de parentes… hahaha…

Sandro Auzani
Sandro Auzani
15 anos atrás

Acho o Lemyr um dos maiores reporteres de F1 do país, por isso comprei o livro sem me dar conta do que estava escrito na contracapa sobre este assunto. Quando lí achei um absurdo total, cadela no contrato, sequestro relâmpago da mãe. Pensei comigo mesmo. Só pode ser uma piada. Tanto que não dei muita bola para isso, pois o resto do livro é excelente.
Acho que o Lemyr caiu numa armadilha, ou neste caso, achava que estava escrevendo para um tablóide inglês ou uma publicação fanática Italiana.

JONAS
JONAS
15 anos atrás

será que isso tudo não é um jogo de marketing pra promover o livro..e no lançamento eles falarão que a estória consta no livro como um dos folclores ou loucuras da F1????????
O autor é um cara muito respeitado pra jogar tudo fora dessa maneira…
Não sei..mas tenho a impressão que tudo não passa de uma grande brincadeira, e de um golpe de marketing….se for mesmo….brilhante..

rafael jorgens
rafael jorgens
15 anos atrás

Aproveitando o gancho, Elvis tá vivo e mora na argentina, perto de minha cidade natal no RS.
Coleciono algumas teorias conspiratórias.
Grato.

Renato Galvano
15 anos atrás

Surreal essa estória. Pára com isso!

Não sei como se publicam coisas como essas. Quem acreditaria que o Homem foi à Lua, por exemplo?

Se houvesse o rapto para evitar que o Rubinho desse a “sambadinha”, beleza, compreensível, agora…

André Fonseca, o São Paulo perdeu a Libertadores de 94 para o Vélez Sarsfield…

Abraços!

Lucas Martin
Lucas Martin
15 anos atrás

diz aí, pura estratégia de marketing do livro essa balela toda né?!!!?!??!?!?

primeiro de abril já passou, e faz tempo…

Danilo Albergaria
15 anos atrás

Má-fé. Oportunismo, vontade de ganhar grana fácil.

Se bobear, o editor nem mesmo leu o livro e o Lemyr nem mesmo o escreveu, só emprestou o nome pra algum ghost writer em troca de bufunfa.

Guilherme
Guilherme
15 anos atrás

Pô mas ninguém entendeu mesmo…isso é ficção …..ficção…PÔ

Marco Aurélio
Marco Aurélio
15 anos atrás

Pra mim este papo tem verdade e tem mentira houve uma canalhice que o Barrichello teve a coragem de expor na última volta nos últimos metros, que pressão Barrichello sofreu nas últimas voltas,? contrato?, salário ? que ele já tinha feito isto em outras vezes? tudo isto deve ter sido jogado em seus ouvidos.
Mas como vc derruba uma verdade e a poe no total descredito?
simplesmente semeando a erva daninha no meio,
É como aquele cara que vai ao banheiro e respinga urina na calça, pra disfarçar uma verdade absoluta, o cara lava as mãos e respinga agua na calça, moral da historia , a torneira do lavatório estava com defeito e molhou a calça do pobre homem.
Mas o ponto fundamental é : a quem interessaria o vazamento de um absurdo deste para econder um mal maior?
Barrichello? Ross? Brawn?, Jean Todd?, Ferrari? ou a torneira do lavatório?

morpet
morpet
15 anos atrás
morpet
morpet
15 anos atrás

Essa história é de um absurdo sem tamanho. Nonsense. Só caberia em um livro de piadas. Mas, se foi publicado como verdadeiro, cana, porque daí virou estelionato.
Pior é o ibope que isso tá dando. Há dois dias que só se fala nesse besteirol.
O Rubinho entregou a corrida porque tava no contrato. Ponto final.
Foi algo como no ano anterior, 2001, na Áustria também:
JT: Rubens, it´s last lap, let Michael pass for the campionship, Rubens, please!
Eu tenho esse vídeo guardado, se interessar a alguém…

valmir chicarolli
valmir chicarolli
15 anos atrás

A história do rapto da mãe do Rubens só não bateria o caso do Fangio, em Cuba.

Sobre este livro, muito surreal para qualquer pessoa em sã consciência acreditar

Paulo Scopacasa
Paulo Scopacasa
15 anos atrás

O que falar nesse caso? É, não tem mesmo o que falar.

Causa estranheza que Lemyr Martins diga ao Fabio Seixas e a Marcelo Duarte, seu editor, que tem a conversa gravada e diga a Victor Martins e Ivan Capelli que só recebeu a transcrição. Só piora a situação de ter dado como furo/verdade/notícia uma história esquisita, absurda e bizarra. E ele comparou com o WATERGATE! Meu Deus…

Como diria o grande Zé Simão, “corta o colírio alucinógeno” do Lemyr.

Kmaratta
Kmaratta
15 anos atrás

Segunda próxima, Galvão entrevista Lulu no Bem, Amigos. Não percam!

Rogerio BH
Rogerio BH
15 anos atrás

Amigos,
boa noite.
Isso é uma das maiores baboseiras que já vi ser publicada.
Alguém pensar que isso possa ter acontecido, é o mesmo que achar que o mensalão acabou….

Jason
Jason
15 anos atrás

Pois é… o Lemyr teria o furo esportivo do século, mas o guardaria na gaveta por seis anos. Nonsense total!

Essa história toda foi inspirada no filme “Fúria sobre rodas”, em que o vilão seqüestra o pai do mocinho Michel Vaillant (piloto belga dos quadrinhos), para que este amarele na linha de chegada das 24 Horas de Le Mans.

Renan GC Martins
15 anos atrás

Flávio,
Apesar de conter vários erros, este livro do Lemyr é muito bom.
Sobre a conversa do rádio, até a parte onde a mãe dele é seqüestrada, pode ser verdade, mas, se você procurar o vídeo da corrida no youtube, verá que segundo o Cléber Machado a mãe do Rubinho não estava na corrida. Neste ponto a história de torna duvidosa. Há um outro vídeo onde ele diz no Arena Sportv que chegou à última curva decidido. A última curva corresponderia a parte do seqüestro no livro. Pode ser que a “mãe” fosse a mulher dele, mas o livro conta uma versão duvidosa.

Fabio
Fabio
15 anos atrás

Ai ai ai. Se é a Veja q dá uma dessa…. Burrice tão inexplicável como o Boimate.
Ao menos garantiu boas risadas na mesa do café no escritório.

Luiz Marcelo
Luiz Marcelo
15 anos atrás

Toda esta história é irrelevante. É a mesma coisa de se discutir se Elvis realmente morreu ou não…

treviso
treviso
15 anos atrás

Que grande bobagem e perda de tempo esse assunto, se aconteceu( duvido muito) Rubinho bem que merecia pois haja força contratual para isso acontecer e não vir à tona logo após acontecido.
Será que ele negociou a mãe pelo jatinho????

André Fonseca
André Fonseca
15 anos atrás

Estava voltando de uma coleta para minha monografia da facul e escutava a corrida no carro, e quase não acreditei quando o narrador do radio disse o que tava acontecendo. Afinal, a corrida já estavas ganha.

Os comentários do Reginaldo Leme (esse sim entende de F1, não o babaca do Galvão Bueno) e do Cleber Machado depois da bandeirada são demais. Acho que jás postaram, mas vale a pena relembrar:

http://br.youtube.com/watch?v=T-PgZ7Psel8

Acho que foi o pior momento do esporte que eu presenciei, não é nem do Automobilismo, é do esporte mesmo. Pior do que o Brasil ter perdido a Copa de 98 pra França em troca de sediar a Copa de 2014,(Teoria da Conspiração?!). Pior até mesmo do que ter assistido ao vivo no Morumbi o São Paulo perder a Libertadores de 94 nos penaltis pro Boca.

Bom, como semana que vem te corrida no Brasil, e tem brasileiro disputando o título de verdade depois do Senna, o povo começa a jogar qualquer coisa pra chamar atenção e vender “livros”…

Mas acreditar e publicar uma coisa dessas é ser ingênuo demais!!!

Marcus
Marcus
15 anos atrás

Eu lembro dessa piada há época, em inglês mesmo. Pior é insistir no erro, dizendo que essa estória absurda é verídica, beira até o patético.

Rodrigo Romão
15 anos atrás

Dá para tirar uma lição de tudo isso:

Não acredite em tudo o que você lê na Internet..