INTERLAGOS EM PINGOS (15)
SÃO PAULO (tô devagar, hoje) – O Bruno Vicaria fez no seu blog algo que sempre tive preguiça de fazer… Outro dia, lá no escritório, desatou a fotografar todas as credenciais de F-1 que eu tenho penduradas num quadro de cortiça. Aí me lembrei das mais antigas, de papelão, encontramos numa gaveta e ele fotografou também.
Foi ótimo, porque acabamos encontrando a primeira de todas, do GP do Brasil de 1988, em Jacarepaguá, o primeiro a que fui como jornalista. Ainda eram os tempos dos passes “race by race”. Só fui ter uma permanente, válida para todas as etapas do Mundial, a partir de 1991. A de 2005 foi mina última permanente, já que parei de viajar para todas as provas em 2006, porque deu no saco.
A credencial de 1988 é essa aí à esquerda, emitida em nome do jornal em que trabalhava na época, a “Folha de S.Paulo”. A da direita, embaixo, é a de Interlagos deste ano. São 20 anos separando o enorme cartão de papelão que a gente só mostrava na entrada, para que o segurança perfurasse os dias (quinta, sexta, sábado e domingo), desse cartão plástico com chip que hoje libera as catracas eletrônicas e apita se você entrar no lugar errado.
O bom é que a essência não mudou. Estou aqui para uma corrida de carros, nada mais. O resto é tudo detalhe, nada muito relevante.
Perdão, há um engano dizendo que a credencial amarele é de 1988, mas a credencial da esquerda é de 1991, eu tenho uma igual. Interlagos voltou a ter formula 1 em 1990 em 1988 como está escrito foi no Rio de Janeiro
FG
muito te invejo pelas 17 credenças… e por poder dizer: parei de viajar em 2006, pq deu no saco
mas tb posso começar a campanha: volta FG!!!!
Em 1988 quase tudo em inglês, hoje 2008 quase tudo em portugês…Santa Globalização…
And the Oscar goes to ……..GUSTAVO TONOLLI !!!!!!!!
Muuuuuito bom, o texto (legendas) está perfeito,e a coincidencia : se bem me lembro do filme ,a batalha era contra os ingleses,não?
Parabéns.
Assistam !
Tonolli, meus parabéns. Sensacional o vídeo e sem dúvida um excelente motivador. Recomendo que assistam.
Obrigado pela explicação Carmem!!!! e obrigado tambem ao Bugre,bom seu raciocinio amigo!!! Abraços
pronto ! Dú, até às 8 da noite vai dar para comprar uma igualzinha no Largo 13. Pega uma large pra mim.
Em 1994, junto com um amigo que estagiava comigo em uma grande empresa de aviação no interior de São Paulo, criamos um departamento da aeronáutica fictício chamado SEPT( Serviço Especial de Proteção ao Tráfego Aéreo), fizemos credenciais com brasão das forças armadas e as famosas tarjas verde e amarela dos documentos militares. Cortamos o cabelo estilo militar, tiramos as fotos 3×4, colocamos nas credenciais, plastificamos e arriscamos. Sucesso total, o guarda afastou o cone para pararmos o carro, entramos pelo portão do setor C, se não me engano, passamos por baixo da pista e fomos parar na parte de trás dos boxes. Tenho várias fotos desse dia. Se fosse hoje, acho que estaríamos na cadeia. Uma pena Que Senna rodou e ficou fora da corrida, se não fosse isso teria sido um dia perfeito.
FG descola uma verdinha dessas para mim.. no 0800 é claro. Se vier com passagem aérea melhor, mas a viagem eu me viro indo para SP de moto mesmo….
Eu tenho guardadas quase todas as credenciais que consegui para as corridas (de qualquer categoria) daqui de Londrina. Juntei porque gostava, mas não sei porque ainda as guardo, pois nunca mais olhei pra elas e não tenho um bom lugar para guardá-las. Tenho que criar coragem pra me desfazer. Uma hora eu faço isso!
Minhas credenciais de recordação da F1 são aqueles jalécos verdes (FIA), além da credencial nacional (de serviços, eletrônica, com foto) . Trabalhei até o ano passado guiando uma das 10 Pick-ups “Fire-Car” (nos últimos anos da Toyota, mas já foram Fords de todos tipos , até as amarelinhas da CET em passado mais distante) . Já fiquei no posto 2 – S Senna por fora- mas a maioria no posto 3, na reta oposta em frente a “G” , no final da faixa da saída dos box (a 5metros de onde todos treinam largada).
Em 1985 fui bandeirinha no Rio (estréia do Senna na Lotus) e a credencial era um macacão (tecido fino) preto com logos da JPS.
Em 1994 (última do Senna aqui), minha Pick-up (posto 2) foi escalada para largar atrás do pelotão e parar no S (antida curva 1). Inesquecível e emocionante!!
Este ano pulei fora.
Ahh, esqueci de comentar. Meu sonho já foi ter um desses, mas já passei da idade e nem tenho talento jornalístico pra isso.
Abraços!
Oi, Helder. Apesar da explicação do Bugre ter sido hilária, como diria o Barrichello, “Media” é “mídia”, imprensa.
Abraços!
Helder, o “media” na credencial é o tamanho do repórter. Se ele tivesse mais de 1,70m seria credenciado como “high” e abaixo de 1,30m como “short”. Como ele ja tinha crescido tudo que a genética permitiu em 1988, saiu “media” nas duas.
Como foi a primeira cobertura e era iniciante, não perguntou se algum piloto fez o tarrrr do back up de boné??
Boa tarde Flavio, explica para nos (ou p/ mim q/ não sei) o que quer dizer a palavra “media” na credencial?vi que tem na nova e na antiga! obrigado e bom trabalho.
Boa tarde Flávio,
Coloca esse video aí no seu blog pra animar a galera ! rs
Fiz pra nossa turma do setor A que vai pra Interlagos todos os anos desde 1990. No mínimo hilário. rs
Abraços
http://www.youtube.com/watch?v=vTZEmQnWUS4