MAIS UMA

SÃO PAULO (tirando as dúvidas) – Está no Blog do Capelli, e reproduzo acima, tomada aérea da largada em Fuji. Muita gente não entendeu por que Hamilton, apesar de ter se segurado quase na frente com sua freada tresloucada, de repente apareceu atrás de Massa na segunda volta. É que quando foi ultrapassado por Kubica e Alonso, partiu para cima dos dois e acabou saindo da pista.

Esse rapaz precisa de maracujina.

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McLeo
McLeo
15 anos atrás

bom, mas vcs precisam ver o video onboard do hamilton, o alonso fechou ele, tocou no pneu de hamilton ai ele perdeu controle daquele jeito. Hamilton ia passar, mas Alonso, viu e AQ NAO…..

Djalma
Djalma
15 anos atrás

Excelente, Jean.

já dizia Jacques Villeneuve: “Schumacher é um excelente piloto, mas se for pressionado…”

Jean
Jean
15 anos atrás

Esqueci de comentar umas coisinhas:

1. Você deve ter confundido 2006 com 2005, que foi quando a Michelin tinha um melhor equilíbrio entre aderência e durabilidade que a Bridgestone, já que não podia trocar pneu nos boxes. Eu nem conto a temporada de 2005 pra comparar Alonso com Schumacher, pois foi tão fácil ganhar do alemão quanto foi fácil ele ganhar dos outros pilotos entre 2000 e 2004, por isso acho bem discutível esse negócio de Schumacher ser o melhor piloto de todos os tempos, ele é o maior vencedor, mas o melhor, não mesmo.

Entreguem o melhor carro a Alonso por 5 anos seguidos, aí depois a gente vê o que ele fez. Só isso já justificaria o que eu penso de Schumacher, ou seja, maior vencedor é diferente de melhor piloto de todos os tempos.

2. Essa história dos amortecedores de massa foi mais um episódio da novela: Schumacher tem que se aposentar como campeão. O negócio passa metade da temporada sendo aceito, aí do nada proíbem. Claro, viram que o carro da Ferrari se recuperou na temporada, aí pioraram o da Renault para ter briga até o fim no campeonato, ainda bem que se deram mal e a justiça foi feita.

3. Briatore já trabalhou com Schumacher e Alonso, ele disse que, sob pressão, Schumacher erra muito mais que Alonso, como vimos na temporada 2006, em que foram 0 erros de Alonso contra pelo menos 3 de Schumacher.

Jean
Jean
15 anos atrás

Ricardo, não é que eu acredite nisso, é realmente o que houve, eu li as declarações de todo mundo sobre o assunto e dá pra concluir claramente que foi assim que tudo aconteceu. Sinto muito, mas se você não leu o que o marcel escreveu, não tem direito de dizer absolutamente nada, pois não há argumento contra o que ele falou, foi exatamente assim que tudo aconteceu.

Alonso só não tem espaço na Ferrari, por enquanto, porque o Jean Todt ainda é ligado à equipe. Na McLaren, basta ele estalar os dedos que volta pra lá, quem quis sair de lá foi ele, não foi a equipe que expulsou. Só não entra em outra porque não quer, demora a decidir o futuro, aí as outras não esperam e definem seus pilotos, só quem está esperando é a Honda e a STR, mas ele deverá ficar na Renault mesmo.

Quanto a 2006, quem disse que a Michelin era melhor que a Bridgestone? A única corrida em que a Bridgestone não foi bem foi a da Austrália, a terceira daquele ano. Schumacher se esforçou tanto pra conquistar um bom resultado que rodou e bateu SOZINHO, na pista seca.

Na Malásia, a Ferrari trocou o motor de Schumacher e ele largou em 12º, se não me engano. Massa trocou o motor 2 vezes (a segunda foi claramente pra ele largar atrás de Schumacher, maior piada) e largou em último. Sabe qual dos dois chegou na frente na corrida? Massa em quinto e Schumacher em sexto. A Ferrari só não fez jogo de equipe pra Schumacher chegar na frente porque isso ficou proibido desde aquele episódio da Áustria de 2002.

Nas 3 primeiras corridas, a Renault estava melhor mesmo, então não era obrigação de Schumacher chegar na frente, mas a partir da quarta corrida, que tem aquele intervalo de 3 semanas entre os GPs asiáticos e os europeus, aí a Ferrari ficou melhor. Você vai ver como Alonso teve muito mais problemas que Schumacher, e mesmo assim venceu a temporada.

San Marino: essa pista sempre favorece a Ferrari, até em 2005 o carro mais rápido nela foi o de Schumacher. O alemão foi pole, mas após o primeiro pit stop, usou um jogo de pneus péssimo. Com isso, Alonso chegou nele rapidinho. Alonso tinha feito o primeiro pit bem depois de Schumacher, ou seja, faria o segundo pit bem depois também, mas a Renault cometeu sua primeira cagada na temporada: antecipou o segundo pit do Alonso. Com ele mais pesado, Schumacher, mesmo lento, conseguiu parar e voltar na frente. Como é quase impossível passar nessa pista, ficou assim.

Aí eu pergunto: Ferrari errou no pneu do Schumacher no segundo trecho da corrida. Renault errou ao antecipar o box do Alonso (se ele se mantivesse atrás de Schumacher e esperasse o alemão parar, só precisaria de uma volta com pista livre pra voltar na frente e disparar depois). Qual dos erros foi pior? O da Renault, afinal, Alonso ficou em segundo, atrás de Schumacher na corrida. Fique contando aí os erros de cada equipe, ok?

GP da Europa: Alonso fez a pole e Schumacher venceu, confirmando que seu carro era melhor e anulando o GP do Bahrein, em que Schumacher foi pole e Alonso venceu, e como foi a primeira corrida, a Renault realmente estava melhor.

GP da Espanha: casa de Alonso, normal ele vencer sem ter o melhor carro, mas competência dele também.

GP de Monaco: Schumacher parou o carro de propósito no treino classificatório e foi pro final do grid. Além da punição ter sido completamente JUSTA, ele ainda ficou em quinto, ou seja, ainda saiu no lucro. Erro do piloto em achar que podia enganar os comissários, e se não foi de propósito, erro dele no treino classificatório, e se foi intencional ou não, ele atrapalhou NA PISTA todos os 9 carros que disputaram a super pole, ao contrário do que a McLaren aprontou pro Alonso no ano passado, que apenas impediu NO BOX que o carro da outra equipe fizesse a segunda tentativa pra tentar a pole (sendo que não existe regra pra punir isso, no caso de Schumacher a regra existe). Erro do piloto é erro do piloto, intencional ou não, não conta, é incompetência, então não conta.

Parciais: Bahrein se eliminou com Nurburgring, Malásia: Ferrari errou com Schumacher porque precisou trocar seu motor, mas ele ficou em sexto na corrida, ganhou 3 pontos, contra 8 de Alonso, pois o vencedor lá foi Fisichella. Austrália e Monaco: erros de Schumacher. Abandonou ao bater na Austrália e ainda salvou 4 pontos em Monaco. San marino: erros das duas, porém só o erro da Renault prejudicou ela, mas ainda salvou 8 pontos pra Alonso. Schumacher venceu. Com 7 corridas disputadas, Ferrari está com um erro a mais, o da troca de motor, o resto se anulou ou foi erro de Schumacher.

Inglaterra e Canadá: pistas rápidas favoráveis à Ferrari, mas na competência, Alonso venceu. Semelhante à Espanha, não houve problemas pra ninguém.

GP dos EUA: A Renault errou completamente nos pneus de Alonso, tanto é que em um determinado momento da corrida, Fisichella, seu companheiro de equipe, teve que ultrapassá-lo, para salvar a equipe, pois Alonso estava muito lento. Acabou em quinto na corrida, enquanto Schumacher venceu. A partir daqui, a Bridgestone já tinha uma enorme vantagem.

Parciais de erros das equipes: 2 erros da Ferrari com Schumacher, 2 erros da Renault com Alonso. Quantos pontos cada piloto conseguiu com erros das suas equipes? Schumacher; 3 + 10 = 13. Alonso: 8 + 4 = 12. Schumacher já está em vantagem. Como já falei, erro de piloto não conta, é incompetência e/ou pressão sofrida. E já equilibrei o desempenho dos carros.

GP da França: Renault errou no pneu do treino classificatório/largada e teve que mudar a estratégia na corrida para corrigir seu erro. Erros da Renault: 3 x 2 Erros da Ferrari. Se bem que esse erro não atrapalhou em nada a Renault, pois Alonso foi segundo e Schumacher o primeiro, o que já era esperado pela superioridade do carro da Ferrari.

GP da Alemanha: Renault errou no pneu nos dois carros e na corrida inteira, tanto é que Alonso ia ficar em sexto, só ficou em quinto porque Webber abandonou perto do fim, aí o sexto foi Fisichella. 4 a 2 nos erros das equipes (na prática, 3 a 2, pois o erro da França não alterou nada).

GP da Hungria: punição JUSTA a ambos os pilotos. Os dois ficaram no Q2 e largaram no meio do pelotão, com Schumacher obviamente na frente, pela superioridade do carro. Na corrida, chuva. Alonso faz uma das primeiras voltas mais espetaculares de todos os tempos e, mais tarde, quando está na liderança, a Renault não prende direito a roda traseira do carro de Alonso, causando o abandono do piloto. Schumacher insiste com pneu intermediário quando a pista já está toda seca e acaba abandonando também, mas além do erro ter sido do piloto, nas brigas com Heidfeld e Pedro de la Rosa, ele ainda ganhou um pontinho pela desclassificação de Kubica em sua corrida de estréia. 5 a 2 em erros da Renault, 4 a 2 na prática.

GP da Turquia: Schumacher erra sucessivas vezes naquela famosa curva tripla do circuito, aí foi conservador na sua volta decisiva e acabou largando atrás de Massa e Alonso, e a corrida terminou assim, por erro do próprio piloto, ou seja, incompetência, não conta.

GP da Itália: Punição INJUSTA a Alonso por ter supostamente bloqueado Felipe Massa nos treinos, a apelação pra Schumacher se aposentar campeão ganhou força total aqui, já que foi nesse GP que o alemão anunciou sua retirada das pistas. Foi injusta porque na câmera onboard de Massa não dava pra ver o carro de Alonso na frente dele, pode procurar até no Youtube, se quiser. Além da punição, o motor de Alonso explodiu quando ele iria marcar alguns pontos. Explosão de motor = erro da equipe. 6 a 2 em erros da Renault, 5 a 2 na prática por causa do GP da França, não se esqueça.

GP da China: chuva desde os treinos, e chuva é com Alonso (pelo menos com Michelin ele era perfeito na chuva). Fez pole, dominava a corrida, quando no primeiro pit stop a Renault decidiu trocar os pneus intermediários de Alonso, coisa que outras equipes já não tinham feito, como a Honda com Rubinho, por exemplo. Com pneus intermediários novos, o carro perdeu rendimento, aí Schumacher chegou nele, passou, Fisichella passou, até que no segundo pit fizeram tudo certo com os pneus, só que era tarde, Schumacher venceu, com Alonso em segundo após passar o fraco Fisichella. 7 a 2 em erros da Renault, 6 a 2 na prática. Os pilotos estão empatados no campeonato, faltando 3 corridas.

GP do Japão: os pneus Michelin não rendem na classificação, as duas Ferraris largam na frente, com Massa em primeiro. Na corrida, os Michelin, escolhidos mais duros nos treinos, duram mais e Alonso tem um bom rendimento, superando Massa e, ao perseguir Schumacher, o motor da Ferrari do alemão explode. 7 a 3 em erros da equipe, 6 a 3 na prática, e 1 a 1 em problemas de motor, estão quites nisso.

GP do Brasil: para Schumacher ganhar o campeonato, ele tem que ganhar a corrida e Alonso não pontuar. Ele teve problemas no carro no treino oficial, teve pneu estourado na corrida, mas o carro dele foi disparado o mais rápido. Mesmo você somando esses dois problemas para a Ferrari, ficamos em 7 a 5, ou seja, a Renault ainda errou mais, e na prática continua 6 a 3 pra Renault, pois errando 0 ou 500 vezes nesse GP, Schumacher não levaria esse campeonato, pois Alonso pontuaria de toda forma.

Alonso é bom ou não é? Se disser que não leu, nem adianta opinar.

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

enqto Toro Rosso e Force India usarem motores Ferrari , o Alonso tem chances de ainda acelerar um propulsor da Ferrari !! pq na equipe oficial , nem pintado de ouro !! alías ele tem as portas fechadas nas 2 principais equipes da F1

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

Djalma
Parabéns pelo seu dia !!!rs

Essas Alonsetes são de doer !! rs !!

Jean, se vc acredita nisso , tudo bem !! cada um acredita no que quer !!! essa de que a Mc Laren beneficiou o Hamilton , foi de doer !! o Lewis conquistou a preferencia da equipe dentro da pista !! qto a 2006 , nem vou comentar !! a Renault / Michelin era muito melhor que a Ferrari Bridgestone , além do que tinha irregularidades no carro !! lembra de um tal amortecedor de massa proibido ? qto a punição , vc deveria citar Monaco , aonde o Schumacher foi levado prá ultimo no grid , e não teve a molezinha do ano passado na hUngria , qdo´o cara só perdeu 5 posições numa atitude aonde ficou claro que ele foi sujo contra o Lewis ..

ano passado eu vi todo o “talento” do Alonso !! KKKKKKK

ele é tão talentoso , que nenhuma equipe de ponta quer contar com ele , só sobra as Honda e Toro Rosso da vida

SpeedRacer
SpeedRacer
15 anos atrás

Esses Alonsetes são froids!

Jean
Jean
15 anos atrás

Perfeito, marcel. Eu não poderia ter dito melhor. Realmente, Hamilton foi proibido de copiar o setup de Alonso no GP da Inglaterra, antes do da Hungria. O que aconteceu na Hungria foi outra briga de Alonso com a equipe por causa de Hamilton, por isso fizeram aquela “sacanagem” com o inglês no treino classificatório, que acabou com punição ridícula ao Alonso.

Ricardo não se conforma que Alonso perdeu o título fora das pistas, e não na normalidade (se não leu, não pode falar nada). Foi parecido com 2006, em que fizeram de tudo para Schumacher se sposentar como campeão, houve até punição ridícula a Alonso em Monza por ele ter supostamente bloqueado Massa no treino classificatório (na visão onboard de Massa nem dava pra ver Alonso na frente dele, de tão distante que estava).

Mas Alonso mostrou todo o seu talento naquela temporada. Apesar de a Renault ter errado mais com ele do que a Ferrari errou com Schumacher. O problema de Schumacher foi ele próprio ter errado mais do que o Alonso, por isso perdeu, mesmo com carro levemente melhor (na maioria das pistas a Ferrari foi melhor).

aldo gomes
aldo gomes
15 anos atrás

Punição justissima, como a da bélgica, o que me dói são 3 ou quatro comentaristas despreparados que falam que as punições foram injustas e que o fernando alonos é o melhor da F1, se a ferrari não tem errado com massa nesse ano ele ja teria levado esse campeonato. LÉDIO CARMONA E O TAL DE RODRIGO MATTAR NÃO ENTENDEM NADA, BASTA VER COMO O HAMILTON TRANCA OS OUTROS PILOTOS EM POUTRAS ULTAPASSAGENS, SER AGRESSIVO É UMA COISA E DESLEAL É OUTRA.

Djalma
Djalma
15 anos atrás

ah, e “aínda” não tem acento agudo…

Djalma
Djalma
15 anos atrás

prezado Sr. ricardo “Não vi e não gostei” (aí fica fácil, né?)

inesplicavel é com x e tem acento agudo.
mal carater, é com u, tem hífen e acento agudo.

como levar a sério alguém que escreve assim?

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

nossa , coments muito grandes , nem perdi tempo de ler !!!

tanto esforço prá explicar o inesplicavel , tomou pau de um rookie com o mesmo equipamento !! tinha o melhor carro (apesar de ser copiado vergonhosamente da Ferrari ) e perdeu !! e ainda por cima era sacana , pq trocava emails com o De La Rosa , e ainda ameaçou entregar a equipe a FiA !! além de tudo aínda é mal carater !!

Por isso e outras coisas , que jamais voltará a guiar por uma equipe de ponta na F1

marcel
15 anos atrás

Como eu mesmo já pus aqui, Alonso e Lewis tiveram os mesmos pontos (109), as mesmas vitórias (4) e os mesmos pódios (12) ao longo de 2007. Hamilton fez mais poles (5 a 3) e Alonso fez mais voltas mais rápidas em corrida (3 a 2). Lewis largou mais vezes na frente (9 a 8), mas Alonso terminou mais corridas à sua frente (10 a 7).

isso demosntra um claríssimo equilíbrio, nunca “um pau”.

Só que a questão é: esse equilíbrio foi mascarado.

Nas primeiras oito corridas do ano (quando Alonso ainda passava seu acerto para Hamilton), Fernando obteve 2 vitórias, assim como Hamilton, e Lewis terminou 5 provas à frente de Alonso, enquanto que o espanhol terminou 3 corridas em posições melhores que o inglês.

Alonso: Austrália, Malásia e Mônaco;
Hamilton: Bahrein, Espanha, Canadá, EUA e França;

Apenas no Bahrein e nos EUA pode-se dizer que Hamilton foi “Melhor”:

No Canadá, Alonso terminou sem freios; Na Espanha, largara a frente, mas a colisão com Massa o colocou fora da pista e o fez perder a posição; Na França, Alonso não participou do Q3, porque seu motor quebrou. Ele chegou a estar em quinto, mas acabou em sétimo, pela estratégia.

Aí entra a questão “Leitura de acertos”…

Alonso parou de deixar Hamilton copiá-lo no GP da Inglaterra. Aquela foi uma das piores corridas de Hamilton, no ano. Nos boxes, havia cometido aquele que foi seu primeiro erro “grave” em corrida, nos boxes, quase atropelando um mecânico (e era pirulito “comum”!) E terminou a corrida 37 segundos atrás…

Em seguida, Alonso obteve uma das grandes vitórias de sua carreira, em Nürburgring, descendo a ripa em todo mundo, e fazendo uma das melhores ultrapassagens da Fórmula 1 recente, sobre Felipe Massa. Nessa corrida, a décima do ano, pela primeira vez no ano Hamilton não foi ao pódio, e terminou em nono, rodando várias vezes, e nos fazendo testemunhar uma das cenas mais patéticas da história da F1, quando foi, literalmente, rebocado à pista.

Alonso, em duas corridas, reduziu uma diferença de 14 para 2 pontos…

aí veio a Hungria. Alonso metera a pole, mas fizeram o favor de jogá-lo p’ra sexta posição. O mais importante disso é o seguinte: não há nada no regulamento da Fia que fale em demover 5 posições no grid a um piloto que cometesse tal “infração”. E como bem disse o amigo Jean, fôra algo interno, não afetou ninguém – ao contrário de Schumy em Mônaco 2006, que atrapalhou as voltas de todos os 9 pilotos que disputavam o Q3.

nas corridas seguintes (Turquia, Itália e Bélgica), Alonso ficou a frente de Lewis, sentando a bota de maneira incontestável em Monza, e com Hamilton cometendo mais um erro tosco na Bélgica – escapando da pista – e ficando fora do pódio.

A essa altura, Alonsito novamente reduzira a diferença para dois pontos.

GP do japão, e a história já foi bem debatida aqui. Alonso sofre um acidente, ao passo que Hamilton vence, ampliando a matemática de 2 para 12.

E, novamente, a mãozinha da FIA: Hamilton, além de ter realizado diversos break-tests sobre Alonso antes da largada, CAUSOU UM ACIDENTE entre Webber e Vettel. Investigou-se, questionou-se… e ele não foi punido! O quedeveria ser feito? acréscimo dos 25 segundos tão propalados esse ano.

E por que isso não ocorreu? talvez porque Hamilton caísse para a quarta posição e ficasse com 5 pontos a menos (7 a frente de Alonso, 11 para Kimi).

GP da China: Alonso é mais rápido que Hamilton nos 3 treinos livres (!) no Q1 e no Q2. No Q3, toma 7 décimos do companheiro… Estaria Hamilton “escondendo o jogo”? Não. Como foi várias vezes demonstrado, a McLaren ALTEROU A PRESSÃO dos pneus de Alonso.

O castigo vem a cavalo, e a impáfia de Hamilton o induziu a um dos mais pobres erros já vistos, com uma rodada na entrada dos boxes. Diferença caída de 12 para 4 pontos ante Alonso, e 7 ante Kimi.

GP do Brasil: nos treinos livres, Hamilton usa dois jogos de pneus de chuva, enquanto que o regulamento é expresso na restrição: apenas um jogo. Hamilton recebeu alguma punição? não.

No treino classificatório, Hamilton atrapalha MUITO a volta de Raikkonen, classificando-se, somente por isso, à frente do finlandês. Foi punido? não.

Mas o castigo vem a cavalo, e Hamilton faz largada pífia, caindo para a 4ª posição no S, e tenta uma ultrapassagem descabida em Alonso, em muito semelante ao que aconteceu em Fuji… resultado, cai várias posições…

Volta à pista e, a medida que progride – um pouco – comete mais uma proeza: bota o carro em ponto morto. Aí, já era.

Kimi venceu, campeão com 110 pontos. Alonso foi terceiro, fechando 109 pontos, mesma soma do sétimo colocado nessa prova, Lewis Hamilton.

Portanto, sem cópia de acerto, foram NOVE GPs: Alonso ficou à frente de Hamilton 7 vezes, e as duas onde Hamilton o “superou” foram onde Fernando sofreu uma punição desportiva e um acidente.

Resumo da ópera:

Como visto, Alonso terminou 10 corridas na frente de Hamilton, e Lewis chegou 7 acima de Alonso. Dessas 7, 5 foram quando copiava o acerto de Fernando, e em 5 Alonso teve algum problema em potencial. Das que Alonso abteu Lewis, em apenas duas (Turquia e Europa) Lewis teve algum problema nas corridas ou nos treinos…

Alonso foi o piloto que pontuou em mais GPs no ano, com a única exceção do Japão. Talvez seja por isso que o ricardo critique tanto essa corrida…

É preciso ter muita imaginação – ou fanatismo – para achar que isso é “dar um pau”.

Abraços a todos.

http://www.f1critics.blogspot.com/

Jean
Jean
15 anos atrás

Ricardo, Alonso aquaplanou mesmo em Fuji no ano passado, mas você viu por quê? Ele teve que sair do traçado para desviar-se ou ultrapassar alguém, não foi uma noobada cometida com ele sozinho na hora.

É muito comum fora do traçado ideal ter muito mais água em alguns pontos de qualquer circuito, ainda mais um circuito que nunca mais tinha sido utilizado como Fuji, ou seja, estava com muita sujeira na pista, mais ainda fora do traçado ideal. Tudo isso contribuiu.

Alonso só perdeu o campeonato do ano passado porque não deixaram ele ganhar. Ele mesmo disse ao voltar pra Renault que preferia brigar pelo sétimo lugar a ter que não poder brigar pelo primeiro, caso continuasse na McLaren.

No GP da Hungria, com todos os favorecimentos a Hamilton, ele ameaçou contar o que sabia sobre o caso de espionagem. Para a equipe evitar isso, proibiram que Hamilton copiasse o setup de Alonso para as corridas restantes, e nessa corrida da Hungria fizeram aquela lambança de deixar Alonso no box e impedir a segunda tentativa de Hamilton no treino de classificação (a própria equipe admitiu que foi ela que causou aquilo, não Alonso), achando que Alonso iria se beneficiar e, com isso, ele não contaria sobre o caso de espionagem,

Resultado, Alonso foi punido (punição ridícula, pois foi tudo dentro da mesma equipe, e causado pela equipe, ele não atrapalhou ninguém de outra equipe), largou atrás numa pista quase impossível de ultrapassar, e seu campeonato acabou ali.

Por todas as declarações de Alonso e da McLaren, cheguei à conclusão de que foi exatamente assim que tudo aconteceu. Quando Alonso conseguiu o que queria, após essa corrida, veja quem fez mais pontos daí até o final da temporada, ele ou Hamilton…

Mesmo que eu esteja errado e as coisas não tenham acontecido dessa forma, a punição a Alonso nesse GP foi ridícula de qualquer maneira. Não existe obrigação nenhuma de fazer duas tentativas no Q3 para tentar a pole, várias equipes até tentam e não dá mais tempo levar um dos seus pilotos para uma segunda tentativa, e nunca houve punição pra ninguém, só pro Alonso.

O máximo que poderiam fazer era desconsiderar a segunda tentativa de Alonso, considerava só uma tentativa pra cada piloto, aí Hamilton largaria na pole e Alonso em segundo, e assim terminariam a corrida, e assim Alonso seria campeão sem nem depender de noobada de Hamilton em Interlagos.

Paulo Barros
Paulo Barros
15 anos atrás

Ainda não tinha visto esta.

É uma anta mesmo. Pilota prá caramba, faz o negócio ficar divertido de ver, mas quando resolve fazer bobagem não economiza.
Se não der uma acalmada, vai conseguir jogar fora outro título. O desastrado deu sorte dos fiscais estarem com essa paranóia de punição, se tivessem deixado correr, interpretando que tanto a largada quanto o toque do Massa foram incidentes de corrida, ele tinha, se não perdido a liderança, visto a diferença para o Massa praticamente sumir.
E ainda tem um bando de maluco que fica defendendo a tese que a FIA quer a Ferrari campeã e por isso tantas punições. O Hamilton ainda se deu bem nesta! Tão reclamando do quê???

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

Rodrigo Font

engraçado que mais 19 pilotos passaram pelo mesmo lugar , e não aquaplanaram né ? rs!!!

acho que ele quis conhecer a resistencia do muro , que barbeiragem !!!

pauloaidar
pauloaidar
15 anos atrás

Tomou uma esfrega do Alonso e aí perdeu a cabeça….acho que precisa de terapia.

Mandrake
Mandrake
15 anos atrás

A parcialidade dos comentários deste site faz-me rir…

Se o Hamilton fosse brasileiro já estaria pendurado pelo pescoço em Brasilia, malhado por jornalistas-messias e seus seguidores crédulos.

Como é inglês, virou vítima da FIA e de um complô pró-Ferrari. kkk

Ninguém se prejudica mais do que o próprio Hamilton.

Podia ter corrido em 2o, atrás do Kimi.

Saiu no lucro na lambança que aprontou na primeira curva e podia ter aguardado mais uma ou duas voltas para passar pelo Alonso e pelo Kubica, mas foi MAIS UMA VEZ afobado.

E ninguém comentou aqui quanto combustível teria na McLaren para que ele tivesse feito a pole, já que ele encheu o tanque ao final da 2a volta. Pelos tempos de volta de McLarens e Ferraris, no mínimo ele sabia que ia acabar perdendo na pista e armou aquele salseiro.

É uma pena que o Kimi não esteja a fim de ajudar… podia ter colocado o Hamilton pra fora na primeira curva sem que ninguém pudesse acusá-lo de nada.

Outra coisa: o Massa endureceu o jogo na chicane e foi criticado. Se tivesse deixado o inglês passar… seria criticado! Particularmente achei burrice dele, que tinha mais carro e só tinha a perder caso ambos ficassem fora da corrida.

Inês é morta e 5 pontos é uma diferença pequena. Hamilton vai ser bi-vice e chorar no colo do tio Dennis que, se for esperto, lhe dará boas palmadas pro Luisinho aprender um pouco de matemática.

Kcabun77
Kcabun77
15 anos atrás

A FIA deve tá fazendo igual fez uma temporada atrás, que quase ninguém respeitava a saída de box aí pegou uma corrida (GP da França se lembro bem) pra puxar a orelha de todo mundo. Se me lembro bem sobrou até pro lider da corrida pagar punição por ter cortado a linha de saída do box (Ralph Schumacher), depois disso ficou todo mundo esperto…

Rodrigo Font
Rodrigo Font
15 anos atrás

Ação benemerente ao Ricardo…

Antes de espatifar, o que ocorreu em Fuji, foi uma aquaplanagem…Diferente de atolagem,como na entrada dos boxes em Shangai ou apertar o N (Neutro,caso não saiba…) em Interlagos….

Abreu
Abreu
15 anos atrás

O Piquet Filho parece largar melhor que o Piquet Pai ( esse quando competia lógico ).

Leo
Leo
15 anos atrás

Conhecemos Hamilton a quase dois anos, pouco.. mas já dá pra tirar algumas conclusões:

– O garoto é bom.

– O que ele tem de bom, tem de burro.

marcel
15 anos atrás

francamente, um cara desse não merece ser campeão…

Agnaldo
Agnaldo
15 anos atrás

MARACUJINA é com “J” ???

FÓRMULA GP
FÓRMULA GP
15 anos atrás

É UMA PIADA. PUNEM A MC LAREN EM PRÓ DA FERRARI! É EVIDENTE QUE A PUNIÇAO AO HAMILTON FOI PENSANDO NISSO, EM VEZ DE PUNIR APENAS O MASSA, FERRAM OS DOIS E DEIXAM O CAMPEONATO ABERTO ATÉ O BRASIL.
PURO MARKTING PARA SUPERLOTAR INTERLAGOS.
PELO AMOR DE DEUS, DEIXEM OS CARAS PILOTAREM NA RAÇA (O SENNA FAZIA ISSO E ERA IDOLATRADO, AGORA, SE O HAMILTON OU MASSA FAZ, SÃO IMPRUDENTES hehehe… E SINISMO)!

Gilmar
Gilmar
15 anos atrás

O que não consigo entender disso tudo, é porque o “homem de gelo” que teve com sua ferrari lado a lado com o atabalhoado hammilton não aproveitou a oportunidade pra ajudar o massa tirando o inglesinho da corrida.
Depois ele diz que vai ajudar o Massa!
É tudo balela. Ele quer ser o unico campeão mundial na ferrari pra 2009.

Flavio
Flavio
15 anos atrás

Pelo que se ve , e pelas declarações do Espanhol Fernandito, parece que o jogo de equipe para o Massa vem do Primeiro Piloto da Renault e não do mosca morta do Raikonnen. Agora , pensem bem: Se o Raikonnen não tem mais chances, e não teria ao terminar em 3o, por que não cedeu o lugar para todos até o Massa (batendo , errando, etc…) o que faria com que o Massa chegasse em 6o (com a punicão do Bourdais) e reduziria a vantagem do Hamilton para 4 pontos?
Flavio

NETTO
NETTO
15 anos atrás

Só volto a assistir F1 quando o contrato de favorecimento da FIA com a Ferrari estiver terminado.

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

Trsitan , ele aprendeu na escola do “santo “mesmo .

só prá lembrar prá vc :

7 > 3

91 > 41

68> 65

só prá ativar sua memória .

qto a ser Dick , o professor foi o “santo”.

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

Geraldo , nós vimos o ano passado né ? rs !! ele levou foi fumo !!

Rodrigo Font , que eu saiba não foi o Hamilton que o ano passado em Fuji , debaixo de um temporal , que se espatifou no muro né ? me parece que o Lewis ganhou o Gp !!

Márcio Heide
Márcio Heide
15 anos atrás

Primeiro, falando muito sério, o HAMILTINHO ainda não conseguiu aprender as lições que deveria ter aprendido com seus próprios erros. Arrojo é bom, mas sem limites assim ele jogará o campeonato fora, como fez no ano passado!

Em segundo, falando não tão sério assim, quem deveria ter dado um “toque” no HAMILTINHO era o KIMI… daquelas de separar o motor do resto do carro… aí o MASSA ficava bunitin na foto!

Em terceiro, continuando a não falar tão sério, queria o telefone da “MÃE DE SANTO” do HAMILTINHO… pq pelas que ele aprontou e não quebrou uma unha, significa que a “véia” é muito boa!

Em quarto eu continuo nutrindo uma enorme admiração por ele… enquato ele continuar namorando a NICOLE, a PUSSY CAT!!!

Kyna
Kyna
15 anos atrás

Incrivel!!! o hamilton erra e é considerado cagda…
e qdo o massa erra é por excesso de arrojo e tal, nunca uma cgda!!!

eu amo a mclaren e odeio tudo e a todos dentro da ferrari, mas aquele hamilton ta quase me fazendo querer colocar uma bomba na mclaren (brincadeirinha, ainda quero q o hamiton seja campeao p calar a boca do titio Natzi Mosley & Cia).

ricardo figueiredo
ricardo figueiredo
15 anos atrás

Eu estranho como essas pessoas que se dizem fãs de automobilismo, dizem que são diferentes dos torcedores de futebol, que dizem que o espírito esportivo está acima de tudo, fazem alguns comentários como tenho lido.
Outro dia, no blog do Capelli, li um comentário de que se for um brasileiro que esteja fazendo o que o Massa faz, vale.
Agora há pessoas que escrevendo que as punições no Hamilton estão corretas;Massa, não.
Oras, O Hamilton mostra sim que é mais piloto que o Massa. No ano passado ele estava na equipe de um bi-campeão e se impôs ( claro que ele é cria da Mc Laren ). O Massa, como o Rubinho, preferiu ser apenas o segundo piloto. Sendo o fiel escudeiro do Schummy.
O Massa até pode ser campeão. Porém não por seus méritos, e sim pelas punições que a Mclaren está sofrendo..
A Mclaren, sua fornecedora de motores e seus patrocinidaores deveriam ter feito o que a Ferrari ( puxa-saco) fez no caso do escândalo do presidente da FIA.
A preçocupação dela tem de ser apenas nos treinos e corridas e não na politicagem da formula 1.

@dren@do
@dren@do
15 anos atrás

Beleza então F.G., o que o sr. prefere? Lewis Mansell ou Nigel Hamilton?
abç.

JC Simonassi
JC Simonassi
15 anos atrás

O Nelsinho mais uma vez largou muito bem. Apesar dos problemas dele nessa temporada, ele tem sempre largado bem !!!

JCS

Glauber
Glauber
15 anos atrás

O lema do Hamilton é faça o que eu falo mas não faça o que eu faço.
Depois ele vem dizer que o Massa o tirou deliberadamente da corrida. Só esqueceu que ele fez isto na primeira curva com o Kimi.

Luiz Marcelo
Luiz Marcelo
15 anos atrás

The Best of Hamilton…
http://www.youtube.com/watch?v=pVxWV-759dE&feature=related
Esta seqüência de M… em apenas dois anos na F1… Certamente um recorde…

Carlos Ferrari Vieira
Carlos Ferrari Vieira
15 anos atrás

O Hamilton não é o perfeito “Idiota”, porque neste mundo ninguem é perfeito.

Rod
Rod
15 anos atrás

Muito bom este vídeo. Na tv terra brasilis não tem esta bela tomada de câmera e esta bela trilha sonora.

Luiz Marcelo
Luiz Marcelo
15 anos atrás

Este Hamilton é um estúpido mesmo… Pela ignorância e falta de habilidade técnica deveria ser excluído da prova… E depois sempre vêm à imprensa dar uma de santinho… É muito malandro…

Lima - F1around.com
Lima - F1around.com
15 anos atrás

Eu acho que ele danificou o pneu na freada da primeira curva e foi isso que o fez perder o controle do carro…

Rodrigo Font
Rodrigo Font
15 anos atrás

HAHAHAHAHAHAHA

Bem….vendo novamente,e, postando novamente, no instante 41 segundos, o quê fez ele sair da pista?Foi buscar o ponto de tangência no alambrado????

A manobra lembra-me Interlagos-07….Novamente, quando ele leva um passão do Fernando, ele arrega…Essas áreas de escape asfaltadas, dão uma tremenda ajudinha pra ele….

(Agora…Vendo,sem colocar “legenda” com os nomes dos pilotos nos carrinhos…É muito engraçado ver o traçado dele comparado com os demais….A geradora de imagens ,para essas próximas corridas, deveriam dividir a tela ,como nos debates políticos…Ao invés de mostrar-nos as faces da ação e reação dos políticos durante o debate, teria que colocar um take aéreo das “Hamiltadas” (= cagadas) e na outra metade a cara de raiva do Papimilton….)

André Cardoso
André Cardoso
15 anos atrás

É, quando o Lewis diz que o Kimi não tem “balls” não deixa de ter razão.

A espalhada que ele deu pra cima do finlandês era caso de chamar pra porrada.

CorredorX
CorredorX
15 anos atrás

E junte-se a tudo isso o Bourdais criticando o Massa pelo arrojo na ultrapassagem sobre o Webber. Segundo ele, fazer uma ultrapassagem daquele jeito é algo arrogante. Putz… o Bourdais tomando um cacete do Vettel será que já não basta? Parece que tudo que está ruim ainda tem uma possbilidade de piorar. No caso do Bourdais, piora quando ele abre a boca.

Ele não parece lembrar mais dos tempos de Newman-Haas, uma equipe com muito mais estrutura que as demais, que se não me engano, já teve três carros no grid, todos em boas posições de largada. O que será que ele faria se achasse uma Dale Coyne pela frente? Pediria “educadamente” espaço para ultrapassar? Acho que é por isso que ele tá tomando o tempo que tem tomado do Vettel. Tá achando que tá em corrida de carrinho de shopping center.

Plácido
Plácido
15 anos atrás

Putz !!! Quase ele bate no Kimi (ou o Kimi nele) !!! Sensacional esse video. Eu também estava sem saber até agora o porquê da perda de tantas posições.

Na Rádio Bandeirantes eles até falaram que o Hamilton tinha dado uma escapada.

Mas não teve essa imagem na Globo.

Ao meu ver ninguém merecia ser penalizado nessa largada.

Foi coragem de todos os envolvidos….

E o Alonso só mostrou quem é, mesmo em um carro não favorito.

veber
veber
15 anos atrás

o problema é que o Hamilton gosta de andar o tempo todo no limite,,, neste caso o risco é alto de cometer erros e foi mais uma vez o que aconteceu em Fuji,,,, deveria ter comboiado o Kimi e pronto,,,, mas ele nunca está satisfeito com isso então corre o risco de não ser campeão mais uma vez,,, e deste mesmo jeito ele fez no Brasil em 2007,,,, mas também vamos com calma ele ainda é menino e vai aprender

Mustafá
Mustafá
15 anos atrás

O Hamilton tem o mesmo estilo Porra Lôca do seu compatriota Mansell. É igualzinho.

Giba
Giba
15 anos atrás

Hamilton definitivamente é um imbecil !

Dos grandes ainda

Giba
Giba
15 anos atrás

Hamilton definitivamente é um imbecil

Pedro Rocha
Pedro Rocha
15 anos atrás

Ouvir a narração de Galvão e Cia incomoda. Qual o problema de afirmar que Massa errou feio na curva? Acontece, foi coisa de corrida, mas merecia punição. Os caras ficaram enrolando para dizer que Massa tinha dado no meio de Lewis. Vamos parar de valorizar os erros dos outros e minimizar o dos brasileiros, se fosse uma situação inversa, iriam comparar Lewis a Mansel. Televisão é uma concessão, a principal função é informar, não manipular!