MUDAM AS MOSCAS

SÃO PAULO (ah, esses simuladores…) – Rolou em Santa Cruz do Sul, e deve estar rolando por aí há algum tempo, porque é de agosto deste ano, um manifesto intitulado “Aos automobilistas brasileiros”. O Vicaria me trouxe lá da corrida da GT3. Parece que vai haver eleição na CBA no ano que vem e parece que esse manifesto é da oposição. Que, parece, é liderada por Cleyton Tadeu Correia (ou Correa, seu nome é grafado de duas formas diferentes) Pinteiro, que vem a ser o primeiro vice-presidente da CBA.

Parece que já foi aliado de Paulo Scaglione, o presidente, e parece que agora não é mais. O terceiro (ou terceira, é nome ambíguo e não conheço a pessoa) vice-presidente da CBA, Dione Rodrigues de Souza, também assina o manifesto, firmado também por presidentes de várias federações estaduais, a saber: RS, SC, PR, RJ, MS, GO, MT, DF, PA, TO, PE, PB, RN, MA e BA. O presidente da FASP não é signatário, o que não me surpreende.

Não tenho a menor idéia se o atual presidente da CBA é candidato à reeleição, se pode, não pode, ou se vai indicar alguém. Não me interesso por essas coisas, por isso tantos “parece que” neste humilde post. O manifesto é bem mal-escrito, cheio de vírgulas fora do lugar, aspas que abrem e não fecham, e pede “um trabalho compartilhado por todos os seguimentos” etc. Seguimento é seguir, continuar. Quiseram dizer segmento, acredito. Da próxima vez, submetam o texto a um revisor, ajuda.

Mas isso não tem importância, maus-tratos à língua não são privilégio do automobilismo (os regulamentos são de doer), acontecem todo o tempo em todo canto.

O texto alisa a CBA, não cita nominalmente seu presidente e fala que as federações devem “se fortalecer para fomentar o automobilismo de base”, com atenção especial ao automobilismo regional. Critica um certo conceito de “modalidades de primeiro e segundo nível” que estaria em vigor, pede revisão e atualização dos regulamentos para evitar tantas decisões jogadas aos tribunais, e uma maior atuação da CBA “junto às autoridades governamentais e legislativas” e maior relacionamento com promotores, patrocinadores e montadoras.

No fim, o manifesto indica Cleyton Pinteiro “para comandar essa proposta de trabalho”, fechando com a frase de efeito: “Agora uma CBA de verdade”. O texto foi confeccionado em Brasília.

Bem, não conheço o sr. Pinteiro e não posso julgar suas intenções e/ou passado no automobilismo brasileiro. Conheço o atual presidente e a atual gestão, que considero desastrosa — o país não tem autódromos, categorias de monopostos, campeonato de marcas, nada.

Apenas expresso minha total desesperança em qualquer mudança positiva, ao notar que todos que assinam o tal manifesto são, no fundo, agentes participantes dessa porcaria que está aí.

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Zilton Xavier
Zilton Xavier
15 anos atrás

Como muitos falaram não conhecer Cleyton Pinteiro, baste dizer que como Presidente da FPA , o mesmo colocou Pernambuco e o Nordeste no cenário Automobilístico nacional.

Marcos Pontes Jr
Marcos Pontes Jr
15 anos atrás

Olha, Scaglione atual presidente rima com Alcapone ,duvido muito que este cartola que pareçe o Eurico Miranda saia da CBA ,vai colocar alguma vaquinha no seu lugar, ja que a CBA tem muito $$$$$$$$$ e ele não vai largar esta galinha dos ovos de ouro . Já não posso falar deste Pinteiro pois nunca o vi no meio do automobilismo .Um nome Fortissimo para alavancar com o automobilismo ,dar muito $$$$$$ e o Sr José Roberto Beustrein do centauro motor clube este sim vai encher o bolso de $$$$$$ rsrsrsrsrsrsrsrsrsr vamos aguardar esta eleição ,que saia o Alcapone do altomobilismo e entre uma pessoa mais coerente que não vise so lucro e olhe com mais atenção para o Kartismo que esta acabando e não teremos mais pilotos no futuro

Paulo Montenegro
Paulo Montenegro
15 anos atrás

Caro Flávio, sou amigo pessoal do Clayton e o tenho como uma pessoa muito capaz e honesta. Apesar de não acompanhar o automobilismo de perto, tenho recebido boas informações a respeito do Clayton e suas realizações. É natural que surjam desafetos, porque quando se procura fazer uma administração correta de uma entidade como a Federação Pernambucana, acaba-se por pisar nos calos de alguém. Já ouvi críticas a algumas opiniões do Clayton, mas jamais ouvi alguém questionar seu comportamento profissional e sua administração à frente da federação. É claro, pode ser que alguma coisa não tenha chegado ao meu conhecimento. Com o eu disse, não acompanho o automobilismo de perto. Mas tudo o que pude ouvir dá uma boa imagem do Clayton. Um abraço. Paulo

Ricardo Albuquerque
Ricardo Albuquerque
15 anos atrás

Flavio, quanta ignorancia e baixaria entre os seus leitores. Tudo bem, deles ainda posso entender tanta ignorancia pela falta de vivencia no meio. Mas voce, um jornalista especializado, com uma vasta bagagem no automobilismo, não poderia desconhecer as realizações do ex presidente da Federação de Automobilismo de Pernambuco, que idealizou e realizou a construção do Autodromo de Caruaru alem da sede propria da federação. Da proxima vez, tente checar antes os fatos e dados para não cometer injustiças em suas materias. Que ajuda, ajuda.

Diretor
Diretor
15 anos atrás

Pois é meus amigos. Por isso falei no post anterior em trama.
Funciona assim: Segundo o manual aplicado da politicagem todos os que estão descontentes com as SITUAÇÃO, assinam o documento.
Estabelecem uma posição e com isso marcam território.
Mostram para a SITUAÇÃO que estão a fim de aniquilar com ela; mas nem tanto. Depende.
Mostram para a OPOSIÇÃO que estão com ela; mas nem tanto. Depende.
Raios, depende do que????
Depende de conseguir uma provinha ou outra a mais de brasileiro; pista, rallye, autocross ou terra, kart, etc. para seu estado, vale qualquer coisa. GP Brasil com tudo pago (viagem, estadia, alimentação, cachaças e etc.) e claro com direito a acompanhante(s). É legal também uma prova internacional que aconteça em Interlagos, se tiver. Uma viagenzinha como acompanhante para resolver grandes pendências na FIA em Paris, uma verbinha para “incremento” do AUTOMOBILÍSMO no estado, e outras cositas más e tal e coisa e coisa e tal.
Muito bom. Todos os assinantes, assinados e prepostos começam a negociar entre sí. E a se cornear também.
Estabelecem novos conlúios, posições e divisões, e aí lá em cima (SITUAÇÃO E OPOSIÇÃO) topa ou não topa as novas condições, leia-se imposições, e alianças. Dirão os incautos! Mas já é assim. É verdade, mas sempre se pode conseguir uma nova condição de privilégios e sobretudo status. Demorado, lento e aparentemente cansativo. Mas é assim que se joga o jogo. E tem mais. Na atual situação federativa existem Federações que estão sob intervenção. E aí o bicho pega.
Nojento né?

Endrigo
Endrigo
15 anos atrás

Esse manisfesto deve ser antigo mesmo, pois a federação de automobilismo de mato grosso do sul nem presidente tem mais.

algum
algum
15 anos atrás

Se a federação do Pará ta assinando, pode escrever que é roubada!!
trocar seis por meia dúzia!!

Lago
Lago
15 anos atrás

falhando a memória, busco mas não encontro junto a meus parcos neurônios as palavras que, aglutinadas, têm (ainda se usa o acento???) mais ou menos o seguinte teor quando em frase: “o mal perdura enquanto o homem de bem se omite”.
pressuponho, então, que enquanto houver teta a ser mamada a vaca continuará no brejo.

Diretor
Diretor
15 anos atrás

Gómes,
Cleyton e Dione (Sr.) são coisas velhas e rançosas.
Nunca fizeram nada pelo automobilismo, nem nunca vão fazer.
Devem estar de saco cheio do Obelix, e resolveram eles assumir o comando da nau sem rumo. Sem rumo mas com muito $$$$$. O leque de apoio é amplo (sempre é tramado assim), porém só chama atenção RS estar junto visto que o atual todo poderoso do CTDN é de lá. Deve fazer parte do time do outro lado do Minuano.
SP não está, óbvio, porém nem deve estar ligado, visto que está sempre dormindo no ponto.

Abs.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
15 anos atrás

No galinheiro se guardam as galinhas…

Dú
15 anos atrás

NB, sumido heim?
Mas imagiana uma passeata em plena Paulista, com o ronco de Carreteras, Fórmulas, Pilotos da Antiga e a nova Geração, com uma Bandeira de Renovação.
Não desta bibas candidatas, mas sim de Machos para botar ordem na coisa.
O Duro, é Orlando Silva, não o Cantor, querendo agitar a coisa em meio aos hospitais e moradores da Paulista…..

Régis Andrade
Régis Andrade
15 anos atrás

Cmo dito no título…mudam as moscas…e a m… continua a mesma…

Viscondi
15 anos atrás

Caro Gomes,

Algum filósofo (ou político, ou professor, sei lá) disse que:

“No mundo não existe troca de poder democrática, o poder só muda de mão, com a força do canhão”.

Este é um fato insofismável. Infelizmente.

Não acredito, se você não conhece o cara, ele não está ligado ao esporte, assim, não acredito.

abraços

jovino
15 anos atrás

Se for por Dione Rodrigues, o conheço aqui da federação brasiliense quando foi presidente e fez uma péssima administração e cheia de denúncias de corrupção e outras coisitas mais.
Você tem razão, só muda o atores, o teatro é o mesmo, mesmo porque quem o apoia são as mesmas federações que sempre apoiaram o atual presidente. Deve ser armação para ficar parecendo que eles estão mudando alguma coisa.
Jovino

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
15 anos atrás

Isso não adianta. Se o pessoal interessado em automobilismo não se organizar para formar um presidente certo e feito para melhorar as coisas, nada vai mudar, e se mostram que não são tao interessados assim. E prova a mentalidade brasileira de submissão “não tá bom? então deixa assim mesmo”.

Antonio
Antonio
15 anos atrás

Se essa turma toda prestasse, já tinham virado a mesa e feito algo pelo automobilismo brasileiro mesmo na vice ou terceira presidência. Isso ai, nada mais é do que um revezamento de poder. Sai o chefão desgastado e entram suas vaquinhas de presépio que só fizeram dizer amém nestes últimos 8, 12, 16, sei lá quantos anos …

regi nat rock
regi nat rock
15 anos atrás

Rapaz… sei não; eu me esforço bastante com a gramática e dou cada escorregada daquelas…
Esse manifesto começou mal.
Sem contar o patronímico (vc é suspeito Nick – sem alianças por favor, sua candidatura é independente), me cheira àqueles acôrdos para manter as mesmas pulgas no controle.
Vamos aguardar os próximos capitulos dessa novela.
Pela amostra, a audiência, vai dar traço…

Aurélio Neto
15 anos atrás

O Sr. Pinteiro foi presidente da Federação Pernambucana de Automobilsimo e, se não me engano, esteve diretamente ligado à construção do Autódromo de Caruaru…

Rodrigo Dias
15 anos atrás

Já que tu falou tanto em porcaria, eles (dirigentes) têm é que impedir os pilotos de entrarem na justiça comum quando a justiça desportiva declara determinados recursos improcedentes. Acho uma coisa imbecil entrar na justça comum para reaver pontos, por exemplo, enquanto uma galera fica esperando grana de indenização, de pensão, essas coisas. Depois reclamam de justiça lenta…

Com relação à CBA, ela até promove um campeonato de Marcas. Não é lá essas coisas, não se vê notícias em quase lugar algum – exceto na revista oficial -, mas existe.

André Buriti
André Buriti
15 anos atrás

Rá, grande piada, parece até o Eduardo Paes aqui no Rio de Janeiro, larga o prefeito e consegue juntar todos os comensais do banquete na sua candidatura, para não parecer armação deixa um ou outro de fora.
Como você disse Flávio, tudo farinha do mesmo saco, mais do mesmo, e por aí vai.
O grande problema é que nem eu nem você podemos lançar uma candidatura, os “estatutos” não permitem, tem que fazer parte da panelinha, aí a coisa não chega a lugar nenhum.
Seja esse cara quem for, saiu da CBA, logo não sei se posso acreditar na seriedade dele, se os pilotos e dirigentes acreditam aí é problema deles.

Anarquista
Anarquista
15 anos atrás

Legal ver que alguem ainda dá valor a boa ortografia. Tenho vários “ataques” por dia, tantas são as besteiras que se lê por aí. Alguns ainda tentam me convencer que “o que interessa é a mensagem”. Normalmente retruco que isso é desculpa de analfabeto.
Parodiando o velho guerreiro: “quem não se comunica (escrevendo tambem) se trumbica”…
Ao tema: mudam as moscas e a m…a permanece a mesma.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
15 anos atrás

Por trás do Scaglione tinha um Pinteiro?

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
15 anos atrás

Pinteiro no dos outros é refresco…

Eric
Eric
15 anos atrás

NICK B!!!!!!!!!!!!!!!!
Tava sumido hein meu amigo!!!!!!

Pelo que ouvi,esse Pinteiro tá bem encaminhado.

Rodrigo Romão
15 anos atrás

Pelo jeito, farinha do mesmo saco?

Rafael
Rafael
15 anos atrás

A única coisa que sei (e ainda assim não tenho certeza) é de que este sr. Pinteiro é parente de uma colega minha de faculdade.

Concordo com seu último parágrafo.

Nick B.
Nick B.
15 anos atrás

Flamado, concorde:
O Cleyton tem um sobrenome belezex, não é mesmo?!
Eu gostei!
Pinteiro!
Sei lá… podemos conversar, tomar um vinho, uns petisquinhos e tal e coisa e coisa e tal.
Se ele for convincente, posso até abrir mão de minha candidatura.
Mas tem que justificar o patronímico.
Bem justificado!

Bitocas.

Nick B.

Cristiano, o ruivo
15 anos atrás

Não faço idéia de como se estabelece uma federação estadual. Mas vejo que tem uns estados com pouca expressão no esporte, para não falar outra coisa…

vitão
vitão
15 anos atrás

se o nome do cara é Pinteiro, já dá para desconfiar onde isto vai parar; é bom usar cuecão de aço…..