NÃO DEU

LONDRINA (acontece) – No “shakedown”, ontem, a temperatura subiu mais do que devia. Hoje, trocamos o radiador original por um de Gol. Mas queimou uma junta de cabeçote. Abrimos. E os pistões estavam marcados pelas válvulas. Trocamos a junta, por uma mais alta. As válvulas continuaram batendo. Seria bobagem colocar o #69 na pista para estourar o motor na estréia depois de uma ou duas voltas. Vai ficar para Interlagos.

Me arrumaram um Corcel. Vou de Corcel.

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Ricardo ABTOBA3
Ricardo ABTOBA3
15 anos atrás

Flávio vou te enviar uma válvula termostática nova e uma bomba de agua nova que eu tenho aqui e uma junta de cabeçote decente também, fora outras cocitas mas…. Ordens Expressas da MATRIZ…. melhor obedecer!!!!

Mario Aquino Alves
Mario Aquino Alves
15 anos atrás

Pena que o #69 não pôde estrear.
Ele poderia dar ensejo ao pseudônimo de “Outubro Vermelho” !

Marcel Bevilacqua
Marcel Bevilacqua
15 anos atrás

Bela corrida, Flávio! Parabéns!

Frankalexandre
Frankalexandre
15 anos atrás

Já está no ar no meu canal do youtube o vídeo que filmei da Superclassic.
Acessem:
http://br.youtube.com/user/frankalexandre

Douglas Mello
Douglas Mello
15 anos atrás

A corrida tava ótima, triste foi ver o #69 com cara de abandonado nos boxes.
Amanhã to lá!
Abraço

eddie laskar
eddie laskar
15 anos atrás

muito motor para pouca estrutura, vai faltar espaço para colocar um radiador eficiente, teria sido esse o problema? arrefecimento prejudicado pela falta de um radiador no tamanho ideal.

Frankalexandre
Frankalexandre
15 anos atrás

Acabei de chegar do autódromo. O Flávio largou em 8º e chegou nesta posição mesmo ou em 7º, não tenho certeza. Ele teve um bom pega na corrida mas tirando isso ela foi bem chatinha….para mim valeu mesmo por dar um alô pessoalmente ao Flávio Gomes e rever os carros da Superclassic. Filmei uns trechinhos com minha fotográfica digital e vou mandar para o Youtube. Abaixo duas fotos do Corcel do Flávio.

http://img98.imageshack.us/my.php?image=dsc02206iq8.jpg
http://img300.imageshack.us/my.php?image=dsc02207io0.jpg

renato
renato
15 anos atrás

Gomes, 69 não é uma coisa que se sai fazendo em primeiro encontro. Mas qdo acontece é uma maravilha.
Arruma o trem e dá show em Interlagos.
Abraços

petrafan
petrafan
15 anos atrás

opa… Beina não. Belina!

petrafan
petrafan
15 anos atrás

FG,
meu pai teve 3 Belinas, uma 73 usada que ele, logo após a compra, descobriu que tinha sido batida, e devolveu; uma 75 zero no lugar da 73; e uma 78, já da fase Corcel II (o manual havia sido impresso em setembro/1977), usada, com pouco mais de 8 mil km, plásticos nas soleiras das portas e cheirinho de nova.
essa 78 ficou na família de 1978 a 1996, e foi nela que aprendi a dirigir.
viajamos muito nesse carro. totalmente desconfortável para os padrões de hoje, mas muito econômico (mesmo para os padrões de hoje) e de baixa manutenção.
chegamos a ter uma Caravan (a família é grande) ao mesmo tempo que a Belina, e quando fomos morar em um condomínio afastado da cidade, no interior, ficou evidente a facilidade com que a Belina enfrentava a estrada de terra, fosse no seco ou no barro.
enfim… vai de Corcel. sei que você tem um, e aproveitei este momento para registrar a saudade da Beina amarela.

Victor
Victor
15 anos atrás

O 914 Sunoco pode ter razão, mas o defeito acusado pelo motor é bem simples e típico da inexperiência do preparador com esse tipo de motor Fiat. Os caras está acostumados com os APs e na hora em que aparece um motor um pouquinho diferente acabam se embananando. O correto seria pelo menos testar mesmo na rua antes de camelar até Londrina.
Não é razão ainda para se mudar para AP.

Fábio Aguilera
Fábio Aguilera
15 anos atrás

É simples. Os Ladas vêm possuídos por um demônio. Esse demônio testará vc por 6 meses. Se conseguir sobreviver por este período, se dará mto bem com seu Lada. É assim com todo mundo!

MRui
MRui
15 anos atrás

hahaha

Nem honda nem Force India, por enquanto é aquela Lola da Mastercard, mas em breve sem dúvidas o carrinho entrará para a estória como aquelas antigas Lotus!!!

Abraços e boa sorte.
Adorei a ideia super orgiinal
Viva Gomov!

Caio, o de Santos
15 anos atrás

Mas espera aí!!!
Interlagos????

Hummm, que jogada de marketing “ferrariana” rolou aí, heim…

Chefe, esse é o local, os demais são passeios!!!

Dú, mãos e tecelagem à obras!!!

João Garays
15 anos atrás

Quando eu li esse post, eu pensei que era algum piloto da Honda falando do seu fim de semana. Estarei em Interlagos pra ver esse carro, que ficou bonito pra caralho. Grande abraço.

Rene
Rene
15 anos atrás

Praga do 96, que não tem válvulas …

mhlm
mhlm
15 anos atrás

Pra ser sincero quando vi a segunda foto que foi publicada do motor do carro, achei que estavam fazendo bobagem, que estava faltando engenharia. Aquele vaso de expansão da VW e o radiador original decapitado (sem a tampa) não me pareceram legais. Originalmente a água que sai por aquela saída traseira do cabeçote, vai para um trocador de calor dentro do carro (aquecedor) e atrás do rádio, e volta à circulação, já resfriada, por uma entrada atrás da bomba d’ água. No #69 a água vai para o reservatório de expansão e retorna para a circulação sem ter perdido calor, através do T na mangueira inferior do radiador, aumentando a entalpia da água que vai para o motor. Para se utilizar o sistema de vaso de expansão quente é necessário adaptar uma restrição na mangueira que sai do cabeçote e vai para o vaso.
Perguntas: Qual é a vantagem dessa modificação? Quantos Watts a mais seriam conseguidos?
Bom consultando a homologação do Lada VFTS de 01-out-1982 vemos que ele funcionava com o radiador original, os ladas MTX da década de 70 também e o Lotus Lada, que recebeu um motor fiat 2 litros também. O VFTS tinha dois webers 45 DCOE, sendo assim acho que #69 não tem uma vazão de combustível maior (a não ser que tenha um comando com maior levantamento e duração (?)), como também não tem uma área na câmara de combustão maior, e também acho que não deve ter uma maior taxa de compressão. Assim, teoricamente, não há porque o radiador original não servir.
Antes de sair transformando seu carro num frank, cheio de peças da VW (obsessão de mecânico e preparador), eu tentaria o sistema original completo (vaso de expansão e tampa originais, pressão de abertura 0,5 kgf/cm^2, com termostato, sem modificações) e fecharia aquela saída traseira do cabeçote (c/ um tampão de borracha). Caso não desse certo, aí sim passaria para um radiador maior (de niva). Você tem outro Lada, retire as peças dele, e teste no #69.
Aconselho procurar profissionais que tenham experiência com Lada. Em São Paulo tem o Gilberto da aerocar, que prepara motores de niva. Poderia também entrar em contato com Melegh Gábor
(http://www.zsiguli.hu/index.php?action=tagoldal&id=20), que é do Lada clube da Hungria. Ele escreve alguns artigos e já me vendeu algumas peças. Seria uma oportunidade de conseguir componentes de competição para Lada ao invés de ficar adaptando apetrechos nacionais, mando o e-mail dele se você quiser. Com a ignição o Sukys pode ajudar também http://www.geocities.com/rsukys/. Verifique também a estanqueidade da junta do cabeçote, procurando por bolhas de gás, pois é difícil encontrar no mercado nacional uma junta que preste, geralmente tem que importar da Rússia.
Para resolver o problema com as válvulas, uma dica: Pegue uma válvula, faça alguns dentes nela (como se fosse uma fresa) monte no cabeçote e usine os pistões (ex . http://www.zsiguli.hu/index.php?action=cikk&id=345). Ah, e aquele alternador adaptado, não seria melhor um original?

Luiz Augusto
Luiz Augusto
15 anos atrás

Quando abri o blog estava 100 comentários, não podia deixar assim, relacha Flavio, deixa o Lada de lado, dia 6 é só alegria, de DKW pra Caxambú, não dá xabú

Otto Lima
Otto Lima
15 anos atrás

André, o Amaral

Coincidência ou não, o Corcel nasceu Renault e virou Ford.

Jeambro
Jeambro
15 anos atrás

Pra superaquecimento nada melhor fabricado no Brasil do que os antigos radiadores do Passat iraque, além de serem maiores, são de cobre, trocam um calor lascado, uns 30 a 40% melhor que os normais. Taca um lá e esquece.

Roberto Lacombe
Roberto Lacombe
15 anos atrás

Já dizia o filósofo CAZUZA:

Faz parte do meu show!

O problema é acostumar a passar a vida gastando dinheiro com

carros lentos e mulheres rápidas…

o contrário é o ideal!!!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

Ontem à noite falei com o Gildo, do Zé do Caixão #34. Estava a caminho do aeroporto, chegaria lá perto de meia-noite, e nem sabia de nada… Tá de cambio novo, igual ao do Henry “Novo Magro” Shimura da Karmanga #77… Olha o Murphi aí, gente… Esse negócio de ir pra pista sem test é sempre complicado, mas…
Nessa hora deve estar rolando o primeiro treino de hoje, sábado.
Quando acabar vou ligar pro Cassio pra ver o que rolou…
Com todos os percalços – cujas chances de se manifestarem tambem no Corcel, outro estreante, são muito grandes – mesmo assim, como gostaria de estar lá com a turma, mão suja de graxa, enfiado no meio daqueles sons e cheiros.
E não aqui, nesse sábado frio e chuvoso de Sampa, tão longe de onde as coisas estão acontecendo…

Stephan
Stephan
15 anos atrás

POE MOTOR ALFA NELE FLAVINHO!!!
O meu nao quebra ha 8 anos ja!!! e que fui: bi-campeao (vou pelo tri este ano), e 3 veces vice…
Come on, Lada, Fiat, Alfa,,, tenho vergonha de dizer que indiretamente seria o mesmo pedigree mas pelo menos peças e acertos deve ser facil installar um 2 litros nele tranquilo…

Roberto Torres
Roberto Torres
15 anos atrás

É FG
Se tivesse achado um daquele 50.
Pelo menos eram zerinho.
Let’s go. Tthe american way of driving.
Good Lucky.
Só falta ganhar, aí a galera…..

Di Lallo
15 anos atrás

Putz, sério meu brother??? Em Interlagos vou lá assistir de perto…E põe uma foto deste Corcel aqui no blog….Boa sorte…abraço…

Cristiano, o ruivo
15 anos atrás

Ao menos vi o motor funcionando um pouquinho, e a equipe e piloto estavam bem chateados…

Também conheci o Roberto Agresti e o Ajinomoto!

Aliás, a bruxa está solta na Super Classic. Quebrou também um Puma, um Chevette e a Brasilia…

Jefferson Fernando
Jefferson Fernando
15 anos atrás

Pelo visto o Hamilton é que nem fermento, quanto mais bate nele mais ele cresce.

914 GT Sunoco
914 GT Sunoco
15 anos atrás

Renda-se ao não original, não histórico, destino dos ódios declarados e não declarados dos puristas…. e use um motor AP.

Terás o peso na consciência desses pecados e sofrerás perseguições , falarão mal de você às suas costas, tentarão constantemente mudar o regulamento visando sua exclusão. Mas compensarás em muito mais momentos atrás do volante, na pista.
Muito mais diversão com menos $$$$ investido e menos $$$ em manutenção.

Não é nem a questão do que é “mais legal” (cool) .
Óbvio que motor original do modelo, preparação da época, seria tão romântico… e lento, perigoso e caro.

Se o radiador já não mais é nem será um original… pronto, já rompeste o hímen, e tens um Frankestein.

Que seja um forte e racional então.
Bonito ele já é.

Boa sorte.
Gostaria de poder estar com vocês aí.

Scaglione
Scaglione
15 anos atrás

Ferro no Saúva!

André Buriti
André Buriti
15 anos atrás

Que azar hein Gomes, vai ver o #69 quis estrear de verdade em Interlagos.
Mas depois conta como foram as primeiras impressões, chão do carro, coisas assim.

Eduardo Pelosi
15 anos atrás

Flávio,

O carro da Williams já chegou aqui em Salvador-BA. Fiz umas fotos no local onde será a prova, do Fw30 e do Green Energy confira: http://picasaweb.google.com.br/lepelosi/ColetivaEsporteMotor171008#

Se quiser pode usar a vontade…

Mais informações sobre o que tá rolando por aqui: http://blog.eduardopelosi.com
No domingo mando mais fotos, abraço!

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
15 anos atrás

Pô, que zica! Saaaaaaaaaaaiiii Zicaaaaaaaaaa!!!

Vai ver o #69 já nasceu tinhoso e resolveu que quer estreiar mesmo é no Templo, com toda a blogaiada presente, no melhor estilo do antecessor…

Então, o jeito é mandar ver no Corcel… vai em frente, FG!

Conde
Conde
15 anos atrás

Uma pena . Que o Kamaradinha fique uma verdadeira Soyuz para Interlagos . Divirta-se com o Corcel por enquanto .

mauricio
mauricio
15 anos atrás

dá uma rebaixadinha na cabeça do pistão que aguenta uns trezentos quilometros.

Denise
Denise
15 anos atrás

Ei Flávio, que peninha…

Então, boa sorte com o Corcel!

Beijo!

Adriano Griecco
Adriano Griecco
15 anos atrás

FG, corrida é assim mesmo.. motor novo e tudo mais. Ainda bem que tem Interlagos. O negocio é focar no ano que vem. É o que to fazendo tbm. Abraço

Armando Vieira
Armando Vieira
15 anos atrás

Hum… tá com toda pinta de cabeçote excessivamente rebaixado, caro Gomes. Pode providenciar outro e vê se dessa vez não esmerila muito.

Abraços

Luca
Luca
15 anos atrás

conheçco um lugar aí em Londrina que vende motor usado de Corolla…………..dá certinho no Lada. Quer o telefone ???? Até Interlagos !!!

JoãoLK
JoãoLK
15 anos atrás

Mas, antes de superaquecer, deu pra sentir o carrinho? Tem potencial?

vitão
vitão
15 anos atrás

17:24 passando Barueri, 19:40 final da Castelo, 8:05 Posto Daruma em Ourinhos, 8:34 saida do posto (ficamos amigões do Lucio e Ribeiro , nossos seguranças , e dignos oficiais da PRF, que deram todas as dicas da estrada) , 9:57 entrada em Londrina .
FG, ficamos sabendo do assunto na estrada, O saloma tem uma teoria. Vai de GT-40 para desenferrujar……Te encontro na jaqueira.

Carmem
Carmem
15 anos atrás

Que pena, Flavinho. Apesar da expectativa frustrada, estamos na torcida pelo Corcelzinho.
Beijo!!!

Evandro
Evandro
15 anos atrás

Saudades, saudades e saudades.

carlos silva
carlos silva
15 anos atrás

Força Flávio, não desanima… Deixa pra estrear mesmo o #69 aqui em SP que a torcida com certeza vai ser maior.

Vai de Corcel, por enquanto, que também é um carro muito bacana e muito boa sorte pra você nos treinos e ainda mais na corrida

Wilson
Wilson
15 anos atrás

Marcel, os horários para a Superclassic em Londrina:
Sábado – 9:45 as 10:15 e 14:00 as 14:30 treinos e as 16:30 largada da primeira bateria.
Domingo – 10:30 largada segunda bateria
Tem tambem outras categorias; Speed, Marcas, acrobacias. O preço é bom. É de graça. Como o Ladão quebrou, liberaram a bilheteria!!!!!

regi nat rock
regi nat rock
15 anos atrás

Caraio; por essa não esperava, que pena pô!!
Juro que não roguei praga nem nada do tipo.
Brincadeiras à parte, posso imaginar o tamanho da sua frustração.
Paciencia, geralmente é sempre a pecinha mais barata ou quase isso, que compromete o conjunto.
Tenho certeza que, problema identificado será superado com uma estréia avassaladora no Templo.
Sorte com o Corcel..
Abs
Regi

André Luiz
André Luiz
15 anos atrás

Bah é foda acontecer uma coisa dessas, mas são coisas do automobilismo mesmo . Agora pega esse Corcel e manda bala no fim de semana pq a vida continua , não desanime ! Força pq a fiel blogaiada vai ficar aqui na torcida .

Renatov
Renatov
15 anos atrás

Esquenta não, cara…vai ver ele tinha mesmo de estreiar no templo…

Cesar Costa
Cesar Costa
15 anos atrás

Que pena! Mas isso acontece nas melhores famílias. Depois resta sempre a opção por um motor de Tempra, né?

Luís Gustavo
Luís Gustavo
15 anos atrás

… putz!!! O calor daqui anda mesmo tão forte quanto o de Araçatuba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Cia. Ltda.!!! Melhoras pro #69!

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
15 anos atrás

Flávio, não inventa! Faz que nem a Lotus: bota um motor Toyota no Lada! E depois cola um adesivo no capô escrito “Corolla inside”…