MENU

quarta-feira, 22 de outubro de 2008 - 11:32F-1

NOTAS DE XANGAI

SÃO PAULO  – Estão no ar no Grande Prêmio as notas dos pilotos no GP da China. As avaliações dos jornalistas de nossa brava equipe estão aqui. Lewis Hamilton, pela terceira vez no ano, levou um dez unânime — foram dez “dezes” (“dez” tem plural?) ao longo da temporada. Fernando Alonso, com 7,8, foi o segundo melhor na corrida de Xangai, de acordo com nosso time. O pior foi Adrian Sutil, com 1,8.

Na classificação geral, Robert Kubica é o líder com média 7,1, seguido por Hamilton com 6,9 e Felipe Massa com 6,8. A briga está boa.

Leia as avaliações e dê seus pitacos, também!

30 comentários

  1. Mirax disse:

    Sim…mas não é isso q está se discutindo…está se discutindo a questão da pontuação que não foi dada devido a erros da equipe e/ou dos pilotos. Ou vc só tá contabilizando os pontos quando o erro foi da equipe!?.

  2. Cassius Clay Regazzoni disse:

    Mirax,

    Devo discordar de vc porque há uma falha no seu raciocínio, no GP do canadá Hamilton errou por incompetência dele e não da equipe ou por fatores externos como motor ou pneu (assim como Massa na Autrália e Malásia), então não é o caso de acrescentar nenhum ponto, pois perdeu posições por erro de pilotagem. A pontuação continuaria: Massa 104 e Hamilton 102.

  3. Mirax disse:

    Só complementando…eu estava falando do GP do Canadá, onde o Hamilton entupiu a traseira do Kimi.

  4. Mirax disse:

    Cassius, nessa pontuação virtual, não podemos esquecer que o Hamilton estava na frente. E pela lógica, se ele não entope a traseira do Kimi, é provável q ele ganhasse a corrida, pq a McLaren já apresentava melhoras, tanto que ele fez a pole. Nesse caso + 10 pontos pra ele

    Diante disso, ele não perderia as 10 posições para o GP da França, em virtude da batida nos boxes. Na França, ele fechou em 3º e perdeu 10 posições, saindo em 13º.

  5. Cassius Clay Regazzoni disse:

    Ao Marcel Pilatt,

    Creio que você está certo quanto à França, quanto à Mônaco, posso concordar que Hamilton ganharia, só que Massa chegaria em segundo, quanto à Hungria, também concordo que Hamilton poderia ser segundo (apesar de achar que Hamilton tem um estilo que compromete mais os pneus do que seus oponentes, frita o pneu em quase toda volta dos GP´s), porém, eu nunca afirmei que Massa ganharia em Cingapura, apenas que chegaria na frente de Hamilton, e nisso, acho que estou certo.

    Então ficaríamos assim: (França: -2 Massa, Canadá: +4 Massa, Mônaco: +2 Massa, Hungria: +10 Massa/+4 Hamilton e Cingapura: +6 Massa/-1 Hamilton – Total: +20 Massa/+4 Hamilton). Ou seja, o campeonato hoje (dependendo só da pilotagem, sem os erros das equipes), estaria assim: Massa 104, contra Hamilton 102.

    Creio que minha tese continua sendo válida, Massa lutou contra Hamilton de igual para igual o ano todo, portanto, não há fundamento lógico para dizer que Hamilton é superior, os dois estão no mesmo nível.

  6. JBCarneiro disse:

    Só faltou à BMW fazer um carro capaz de ganhar mais uma corrida e chegar em segundo uma ou duas vezes…

  7. JBCarneiro disse:

    Ótima a análise do Cassius Clay Regazzoni, concordo plenamente. Já escreví coisas semelhantes aquí. Complementando: McLaren/Kovalainen é um dos piores conjuntos da temporada, péssimo. Até parece que planejou errar tudo o que tinha de errar, inclusive estratégias (Turquia), no carro do Kova e fazer o melhor trabalho possível no carro do Hamilton…

    A Ferrari trabalhou dividida entre os dois pilotos (igual tentativa da McLaren em 2007), e pelo jeito vai fazer o mesmo em 2009, Kimi vai treinar mais que Felipe.

    Nesta temporada o Massa provou que se a equipe trabalhar direito ele tem condições de ganhar mais de um campeonato “em cima” de qualquer piloto; andou muito melhor que o Haikonen desde o segundo lugar que conquistou na Espanha. Dias ruins todo piloto tem, até Kubica. A Ferrari cometeu muitos erros e o que simboliza estes erros é, sem dúvida, o de Cingapura, o cara do “lollipop” tinha que garantir o Massa, lider da corrida e bem mais próximo do título. Kimi que esperasse o necessário…

    Quantas vezes na história da Formula 1 equipes com dois pilotos número 1 ganharam compeonatos?

  8. Marcel Pilatti disse:

    o “jeanclaudio mohamad ali” (logo acima) só esqueceu que:

    Massa levou dois pontos imerecidos (pela lógica “erros da Ferrari”) na sua ‘vitória’ na França, e que Hamilton, embora talvez não merecesse a vitória na Hungria, também foi prejudicado, caindo de 2º para 20º (e terminando em 5º) por conta de um pneu furado. Então deveríamos, na “conta virtual”, tirar mais dois pontos de Massa e dar outros 4 para Hamilton, pois ele chegaria em segundo em Hungaroring, em condições normais.

    Além disso, não consigo entender, até hoje, como podem dizer que a vitória em Mônaco era do Massa. A Ferrari errou na estratégia dele? Sim. Mas qual era a distância do Massa pro Lewis? E não se esqueçam que MAssa rodou em Mônaco, perdendo de imediato a primeira posição para Kubica. Então, nesse GP, no máximo deveríamos dar mais dois pontos a Felipe – contando que, sem o ‘erro’ da Ferrari, ele chegaria À frente de Robert – mas não 4, tampouco tirar 2 de Lewis, pois ele venceria, anyway.

    Da mesma forma em Cingapura: por que considerar que Massa venceria e Hamilton chegaria em 4º?

  9. Igor disse:

    Cassius Clay, se formos ver por esse aspecto apenas, pela técnica de pilotagem, ignorando o carro e a equipe, a disputa desse ano teria de ser Kubica x Alonso.

  10. lucianocop disse:

    Ainda falta uma corrida, mas vou dar 10 para dois pilotos e uma equipe nesta temporada: BMW -Kubica/Heidfeld

    Como alguém citou em comentários acima, foram perfeitos, é só conferir no Inforace.

    O carro não quebra, piloto não sai da pista, não bate, não abandona, mangueira não enrosca, nem pneu fura! Impressionante!

    Abraços!

  11. Cassius Clay Regazzoni disse:

    Flávio,

    O problema das análises que tenho lido em vários blogs é que, para enaltecer o trabalho de um piloto, tem gente que acha ser necessário depreciar o trabalho do outro (indo muitas vezes contra a lógica e o bom senso), infelizmente, este é um traço da competição esportiva: O esporte é a negação do outro, e, nesse sentido, não é saudável.

    Isso só demonstra a ignorância da maioria dos fãs de Hamilton e de certos fãs de Massa.

    Ora, nem Hamilton é uma farsa, nem Massa é um piloto medíocre, quem diz estas baboseiras não pode entender de F1, senão vejamos:

    Massa começou mal, mas depois, ganhou várias corridas e pontuou em outras, sendo superior a Hamilton se não ocorressem eventos aleatórios e externos que influenciassem os resultados das provas.

    Prova disso, é que, mesmo se mudássemos o resultado de Spa e Fuji, dando a Massa -3 pontos e a Hamilton +4 pontos (choradeira geral dos fãs de Hamilton para dizer que a FIA quer a Ferrari Campeã, mesmo que Massa também tenha sido punido em Cingapura e Fuji), o campeonato estaria assim: Hamilton 98 e Massa 84 (diferença de 14 pontos para Hamilton).

    Ou seja, Massa está atrás de Hamilton apenas pelos erros grosseiros da equipe Ferrari (Canadá: +4 Massa, Mônaco: -2 Hamilton/+2 Massa, Hungria: -2 Hamilton/+10 Massa e Cingapura: +6 Massa/-1 Hamilton).

    Aqui temos um fato curioso que ninguém se deu conta até o momento: Apesar de estar perdendo o título de construtores, a McLaren foi muito mais equipe para Hamilton do que a Ferrari para Massa, ou seja, se o resultado dos GP´s dependessem apenas da pilotagem (por exemplo sem trabalho nos boxes), Massa teria 106 pontos e Hamilton 93 pontos.

    Conclusões: Hamilton é bom? Sim é um grande piloto. Merece o título? Sim, a F1 é um conjunto entre equipe e piloto e a McLaren/Hamilton é um conjunto melhor do que Ferrari/Massa até o momento.

    Se Massa ganhar o título será merecido? Sim (pois Massa irá prevalecer mesmo com a incompetência de sua equipe em momentos decisivos).

    Quem é melhor Massa ou Hamilton? Os números e performances permitem dizer que são pilotos muito bons com estilos diferentes, portanto, não acho que exista superioridade de um sobre o outro (pelo menos no atual momento), o carro é que está decidindo quem será o melhor a cada final de semana.

    Resumindo, esse papo de que Hamilton é farsa e Massa é medíocre, é papo de fanático que não enxerga um palmo diante do nariz. Torço para Massa e não gosto de Hamilton, mas é inegável a capacidade do inglês em pilotar um F1.

  12. Lubacris disse:

    não entendi como que o Alonso ganhou duas de Renault e levou dois 9,9…

    dai o Hamilton passeia de Mclaren e ganha 10…

    achei que as notas levassem em consideração o carro também, o espanhol tinha que levar nota 11!

  13. André Oliveira disse:

    Bom, falem o que for, mas Nelsinho é o estreante brasileiro com mais pontos na historia!!
    mas pelo nome, ele deveria ser campeão no primeiro ano!!
    hahahahhaa
    abraços

  14. JOSERENATO disse:

    Flávio, uma brilhante idéia: Porque você não cria no blog, um local prá gente colocar as notas para os pilotos depois de cada corrida. Seria legal ver quantas pessoas votaram, as notas e os comentários. Que tal??????????????????

    RESPOSTA DO FG:

    Não! Que tal?

  15. JOSERENATO disse:

    Lucas disse “””Dez pro Hamilton? Ele não fez nada de extraordinário nesta prova!”””

    Isso era o que eu estava pensando. Essas notas não condizem com a realidade.

    Alguns que dão nota precisam rever seus conceitos…. Se o Remilton é tão fodão assim, ele já deveria ser campeão….. e as notas muito distantes dos outros!!!!!!

  16. fabiano disse:

    falam mal das notas, mas se voce ver a classificação do troféu bloguiros é igual.
    acho merecido o 1o lugar do kubica

  17. Marco Aurélio disse:

    OLha, porque a petrobras n coloca logo o filho do lUla, nesta história o que menos interessa se o Barrichello é bom ou n pra ficar na honda estão pedindo para ele ficar com o mesmo peso de button
    torço para que o barrichello va para uma outra equipe, e com as novas regras quem sabe esta equipe possa ser competitiva
    falta de respeito da honda e da petrobras que sabe que o barrichello mostra mais serviço do que button mas mesmo assim quer colocar uma icognata no lugar dele.
    petrobras nunca abasteço lá primeiro porque é caro segundo porque mesmo com o alcool ultrapassando o consumo de gasolina a danada mantem o preço da gasolina como uma das mais altas do mundo, e agora com esta sacanagem com o barrica.
    E tudo isto com a grana de todos nós.
    quanto a nota do barrica melhorou, mas o critério ainda é duvidoso.

  18. cesapar disse:

    Dar notas para piloto,sem estar no lugar do próprio é ruim e certamente errado. Ninguem sabe exatamente as condições da corrida de cada um. Como exp. lembro que Massa teve notas baixas na Inglaterra,porque rodou 5 vezes. O que talvez não consideraram que o carro estivesse bem desiquilibrado,afinal no dia anterior tinha rodado no óleo deixado pelo Alonso,e a Ferrari trabalhou à noite para recompor a máquina ,o que não significa que o serviço tenha sido bem feito. Alem disso , na ocasião a Ferrari ainda achava que o Kimi chegaria lá. Já vi o Massa andar na chuva ,e bem. Qualquer um puto dentro das calças erra, e muito! O Hamilton quando alopra faz um monte e dizem que é gênio !!

  19. disse:

    Sacanagem deste conselho de notas do GP.
    Vettel e Nelsinho foram sacaneados.

  20. Jonas disse:

    Eu juro que tento.. tento.. tento.. mas não consigo entender as notas da Evelyn.. por exemplo o 4 para o Kovalainen.. “Só apareceu na disputa com o Alonso”.. e ainda ganha um 4?? De Mclaren??

    Vai entender…

  21. Não é fácil ser piloto….a Mclaren montou os pneus errados no carro do Kova, mas o coitado teve a segunda pior nota. Deveria levar um 10 com louvor por andar em quarto com um carro torto e desrregulado.

  22. O Hamilton foi perfeito.

    Há muito tempo que eu não via um piloto dominar todo o fim de semana desde o momento em que pôs uma roda no asfalto como ele fez nesse. Não cometeu sequer um erro e destruiu a Ferrari de ponta a ponta. Perfeito e realmente merece nota 10.

  23. JBCarneiro disse:

    Pelas notas o melhor piloto da temporada, Robert Kubica se entendi bem, perdeu a condição de ganhar o campeonato.
    Não ganha porque não tem o melhor carro, ou pelo menos um carro em condições de andar na frente, junto dos melhores.
    Embora esteja em uma das melhores equipes, em termos de estrutura e recursos financeiros, e que não comete erros, não teve capacidade técnica para fazer do carro um vencedor de corridas.

    Difícil separar o piloto do carro e da equipe. Realmente formam um conjunto. O desempenho de um pesa no outro.

    Será que Hamilton na BMW estaria disputando o titulo na úiltima corrida?
    Será que Massa na BMW também chegaria à última corrida com chances?
    E Alonso? Será que ganharia o título com a BMW deste ano?
    Quem sabe?
    Seria interessante dar uma BMW igual para os quatro e ver quem se sai melhor ao fim de uma temporada…

  24. Lucas Paulo disse:

    Dez pro Hamilton? Ele não fez nada de extraordinário nesta prova! O Alonso ganhou duas de Renault e teve duas notas 9,9 (a primeira até foi justa, mas a segunda…). Ele nem precisou ultrapassar um carro, não teve trabalho nenhum, sua McLaren estava incrivelmente superior a qualquer outro carro (tanto que, pelo pouco que assisti da prova, quando Massa ou Raikkonen tentavam fazer uma volta mais rápida ele respondia botando de meio a um segundo)…
    Quem merece nota 10 é a McLaren… O Hamilton não mostrou nada demais… O Barrichello merece mais que isso por colocar aquele primor da indústria automobilística em 11o.

  25. Jobson disse:

    É impressionante o que está acontecendo esse ano com Sebastien Bourdais, agora foi o Trulli que o espremeu na primeira curva, e ainda disse que a culpa foi do francês!!!!
    Trulli é um bom piloto, mas como não luta por vitórias, quer ficar conhecido na F-1 como o piloto mais díficil de ser ultrapassado.
    Mesmo assim Bourdais merece continuar em 2009. Mostrou potencial assim como Nelson A. Piquet.

  26. Filipe Marcel disse:

    Flavio, voce sabe em que setores fica os quiosque para alugar a kangaroo TV? No site tem como já alugar e pagar, mas não fala nada sobre aonde pegar. Ano passado tinha umas pessoas no setor D que estava com os aparelhinhos só que eu não achei o quiosque lá no setor D não.

    Abraçoo

  27. Marcel Pilatti disse:

    Concordo com as notas, só talvez não desse tão “alta” pro timo glock…

    E não sei se você tava brincando, mas dez não tem plural não, hehe.

  28. Lucas disse:

    Alguém notou que Felipe correu com a bigorna e Kimi sem a bigorna no GP da China? Será que isso pode ajudar a explicar a diferença de rendimento dos dois?

  29. E o Rubinho, o melhor entre os piores, ou o primeiro após os “grandes”.

    Num sei se concordo, vou rever pelo Inforace e tentar “ver” o que vocês viram!!!

  30. TORCEDOR BRASILEIRO disse:

    Aproveitrando as notas que certamente vão ilustrar o comentário…
    Segundo o site TERRA, na Europa o site F1-LIVE, indica que BRUNO SENNA estaria substituindo BARRICHELO por pedido da PETROBRÁS… até aí nada demais, acho que todos os jornais do mundo todo já substituiram o RB por qualquer piloto, mas a pergunta que eu faço é…
    Quem é o pistolão do BUTTON???? O cara tem que ter alguém muito influente ou um cheque muito gordo para oferecer para a HONDA, para justificar sua presença na F1, o cara não fez nada o ano inteiro e nem mencionam ele para sair da equipe, não digo isso nem para justificar que gostaria que o RB continue na F1, mas falo comparando com qualquer piloto de qualquer equipe, vejam que eu falei “para justificar sua presença na F1″ e não somente na HONDA. Chamem o Padre Quevedo porque “isto no eqsiste”.
    Agora se for pra HONDA continuar do mesmo jeito é melhor ir correr até de carrinho de rolimã que vai sair no lucro…
    Me respondam quem souber e se o blogueiro-mor quiser dar seu pitaco ficarei muito agradecido…
    Abraços
    T.B.

Deixe uma resposta para TORCEDOR BRASILEIRO Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>