MENU

quarta-feira, 15 de outubro de 2008 - 16:40F-1

NOTAS DO JAPÃO

SÃO PAULO (diversão garantida) – No ar as avaliações dos jornalistas do Grande Prêmio para a pilotaiada no GP do Japão. Alonso foi o melhor com média 9,9 e Hamilton ficou em penúltimo com 1,9. Sõ ganhou do Coulthard. Nelsinho, com 9,1, foi o segundo melhor. Com 7,2 de média, Kubica vem na liderança do Ranking GP.

Concorda com as notas? Discorda? Despeje tudo aqui!

35 comentários

  1. John Miller disse:

    Ué… o Kovalainen foi tão mal assim ? Fez o jogo de equipe com o Hamilton (o “Seninha” que vacilou) e teve a infelicidade de quebrar no meio da corrida… para mim ele não foi tão mal assim…

  2. Leandro Neves disse:

    Concordo plenamente com o Paulo Ribeiro. A classificação geral do Ranking GP tá quase igual à classificação do campeonato de pilotos…

  3. JBCarneiro disse:

    Concordo com as notas.
    Difícil analisar e atribuir notas devido à grande diferença entre os carros?

    O Hamilton detonou o McLaren dele logo na largada. Freiou muito dentro da curva, portanto freada muito forte, saiu pela área de escape na primeira curva, forçou para passar o Alonso na curva seguinte e foi para a área de escape novamente. Vendo o vídeo dá até a impressão que o Alonso deu o troco de Monza de maneira natural e correta. O pneu da McLaren já estava todo quadrado
    e causando vibração mas a equipe disse para ele continuar assim mesmo. Forçou para cima do Massa e houve o toque. Aí a equipe viu que ele já tinha feito a “caca toda” então chamou para o pit stop. Essa foi mais uma corrida ruim dele. E o carro é de ponta. Então a nota foi pela pole que assim não valeu nada. Está bom.

    Felipe poderia ter se dado muito bem na largada. Kimi assumiu a ponta e estava fechando para fazer a curva. Massa tomou a linha externa e iria contornar a primeira curva por fora e com sorte, o que não teve, estaria em segundo na próxima curva e como Kimi estaria em primeiro (pode ser que esta tenha sido a estratégia da Ferrari, quem sabe?)… Se os caras da McL perceberam essa manobra eles teriam que fazer aquele tipo de largada mesmo… Depois disso até que se safou e foi muito bem no final. Se tivesse se classificado melhor pode ser que teria evitado tanto contratempo. Mas mostrou que quando o carro está bom ele anda muito rápido e pode ganhar. Foi médio, também com um carro de ponta.

    Alonso sempre teve notas boas durante o campeonato mesmo com um carro ruim, conseguia fazer mais do que o carro permitia. Só teve notas ruins nas corridas em que pilotou mal, como todo piloto. Na medida em que o carro melhorou, muito por trabalho dele, venceu corridas esbanjando talento e merece as maiores notas…

    Para Nelsinho a pressão de uma equipe que tem que ser grande, com outro piloto bi-campeão tendo que provar porque é bi, dificultou sua estréia e ocultou seu talento. Com a equipe crescendo mostrou ótimas qualidades e talento. Merece nota alta pelo que mostrou na corrida.

    Portanto para que um piloto consiga mostrar todo o seu talento precisa de um carro funcionando muito bem em tudo senão a avaliação do piloto passa a ser a mesma do carro e vice-versa, ou a nota do piloto sai quase toda em função do carro. Os melhores se destacam mesmo em carros ruins. O que dizer do Rubinho na Ferrari e agora na Honda? Dá a impressão que as avaliações são muito semelhantes, tanto lá como cá.

    Também o fator psicológico tem peso muito grande. Veja Hamilton mesmo sendo o maior favorito ao título, quanta instabilidade, e o próprio Nelsinho nas primeiras corridas. Dois extremos e o mesmo “diagnóstico”. A condição mental faz um campeão e pode também desfazer um campeão certo. Será que o lado psicológico tem algo a ver com o fator sorte? Seria o caso do Barichello para o qual sempre existiu alguma coisa que o impediu de ser o campeão que poderia ter sido? Bom, mais aí também são tantos outros…

    Pode-se criar critérios:
    Cria-se um carro ideal com um piloto ideal e a cada corrida avalia-se qual conjunto carro-piloto mais se aproximou deste ideal. Ou dá nota de 0 a 10 para o carro e 0 a 10 para o piloto, somam-se as duas notas e divide por dois; com isso entraria em cena o fator sorte. Um piloto mediano com um carro bem ajustado que ganhou devido a quebras de outros poderia não ter uma nota alta. Ou então dá-se uma nota para o fator sorte (0 a 10), quanto mais a sorte influiu menor a nota e quanto menos teve a ver com sorte maior a nota, somam-se as três e divide por 3. Bem, são apenas sugestões.

  4. Peixe disse:

    Uma sugestão:
    Podiam fazer um ranking, com essas notas, das notas das equipes também.
    Seria mais sem graça, mas a Ferrari teria dado umas belas “Capelladas” esse ano, levando uns sonoros zeros.

  5. Thiago disse:

    Pois é, todos falam em Massa, Hamilton e Alonso… mas o cara é mesmo o Kubica!
    É fácil saber o por que. Imagina o Hamilton, numa BMW?? Seriam 2 bicos por fim de semana! Se o Hamilton faz asneira largando em primeiro, segundo… imagina no meio do grid??
    Muito é falado que o Alonso faz a diferença na Renault, e faz mesmo, mas o Kubica também faz a diferença na BMW.

  6. Rene disse:

    Concordo com praticamente todas as notas, mas acho que o Massa merecia no mínimo uma nota 8,0.

    Ele foi bem na largada, mas depois teve aquele incidente com o Hamilton que causou o drive thru cretino dos comissarios… mas fez uma excelente corrida de recuperação, passou a galera, inclusive o Webber quase ralando o muro, e ainda por cima quase se ferrou com o Bourdais mas se recuperou. Pra mim, apesar das consequencias, fez uma corrida de muita garra e habilidade!!

  7. Guilherme disse:

    Tem uns caras ai reclamando do massa ter tocado no hamilton e falando muita besteira, esses concerteza não sabem o que é uma corrida……Ainda bem que no caso do Senna e do Prost quando os mesmo ousavam usar os toques e até batidas para cada um ser campeão não acontece nos dias de hoje, pq se isso fosse hoje eles seriam banidos da F1, antigamente era muito melhor essas corridas tinha graça e não se lia tanta bobagem quando ao toques …..Os toques fazem parte das corridas imagina a Stock Car sem toques…..seria uma piada.

  8. Adelson Bastos disse:

    Raikkonen: “Hamilton não foi limpo no Japão”

    O piloto Kimi Raikkonen afirmou nesta quinta-feira que a atitude do inglês Lewis Hamilton no Grande Prêmio do Japão, quando forçou uma ultrapassagem em sua Ferrari, “não foi limpa” e que ele deveria saber que isto não é correto.

    “O que Hamilton fez na saída de Fuji não foi limpo. Não me deu oportunidade de girar na curva. Aprendemos a encontrar os pontos de frenagem no kart, quando temos seis anos. Neste nível, é óbvio que ele deveria saber como funciona tudo isso”, disparou o finlandês ao jornal AS.

    Raikkonen, que está 21 pontos atrás do líder Hamilton, a duas corridas para o final da temporada de 2008, credita seu insucesso no Japão ao incidente com o piloto da McLaren.

    “O começo da corrida foi bom, tudo ia bem, estava como eu tinha planejado. Porém não tenho idéia do que pensavam os pilotos que estavam atrás de mim, frearam tão tarde que depois foi impossível evitar o caos. Foi um erro inexplicável dos carros da McLaren, que me tiraram a vitória em Fuji”, completou.

    HAMILTON É O LAMBANÇEIRO NA TEMPORADA.

  9. Guilherme disse:

    A nota que a Evelyn Guimarães deu pro Coulthard é brincadeira né……o cara nem participou da corrida, nem correu e ganhou nota “5″ vai entender mesmo……

  10. Roberto disse:

    Hoje, vou escancarar!!
    Sr. Flavio Gomes, me desculpe, FODÃO é o crioulinho.
    Para mim muito mais que seu ídolo Dom Fernando das Astúrias.
    Em 2007 tomou pau do neguinho. Tomou mesmo.
    Iventou um monte de histórias. Fez um monte de sacanagem.
    Palavras de Joe Ramires. Esse você conhece. Desculpe, não sei se o nome correto é esse.
    E não concordo com a nota atribuida a ele no ranking.
    Levou uma porrada de MASSA. Se fosse o contrário ia ser um Deus nos acuda. Seria defenestrado. Iriam dizer que ele era pior do que o Dick Vigarista Alemão. Gostaria muito que esses comissários da FIA estivessem desde 1980.
    Nós teriamos somente Bi campeões.
    E o tal do Shummy, no máximo, seria Tri.
    O que estão fazendo com esse rapaz é uma SACANAGEM.
    Se Fernando aposentou o Alemão como o Sr. fala para os “quatro cantos” do mundo. O Luis veio para acabar com a alegria do Fernando. Eu acho esse neguinho o MÁXIMO.
    Tou super dividido em torcer pelo MASSA ou pelo HAMILTON.
    Queria mesmo que ele fosse brasileiro.
    Aí o neguinho ia ser o EXTERMINADOR DE VIÚVAS.
    Adoro isso.

    EXTERMINADOR DE VÌÚVAS !!!!

    O técnico “tosco” do BC e “aloprado”.
    Um grande abraço.

  11. Jonas disse:

    Fala,

    Concordo com quase tudo, só o 5 da Evelyn pro Coulthard que doeu, o cara completou uma curva.. ainda mais depois do 4 do Barrica e 6 do Massa, que fizeram a corrida inteira.. Não vi uma baita classificação do Coulthard, para que ele tenha merecido o 5, ainda mais lendo os comentários das notas la no Grande Prêmio.

    Mas, opinião é opinião neh..
    Abraçoooo

  12. Trovão disse:

    Se fosse o Schumacher, no lugar do Massa, naquele toque todos cairiam de pau em cima dele, e logo chamariam de Dick Vigarista!
    Tanto os comentaristas da Rede Bobo como muitos aqui defenderam como toque normal de corrida!
    Em outras épocas sim seria, porém agora o piloto não pode nem ser arrojado na largada que sofre punição!
    Um absurdo essa F1 de hoje!
    Parece um bando de mocinhas brincando de pega-pega no meio da rua, com um detalhe se tocar na outra é punida! Vão a mer..a,
    esses comentaristas de meia tijela! Parece que nunca nem sequer assistiram um corrida de kart, porque pilotar jamais fizeram, com toda certeza!
    Tomara que chova muito e quem souber pilotar melhor na chuva, ganhe esse GP da China!

  13. Érico disse:

    Esse ranking é ridículo. O Coulthard deu azar na confusão de primeira curva e foi eliminado da prova. E aí neguinho dá essas notas? Nem houve tempo para mostrar algo na corrida que pudesse ser avalidado. Melhor seria desconsiderar este GP para que sua média não fosse jogada para baixo por algo que ele nem teve culpa ou como evitar. Sem contar o Kovalainen, estava bem em terceiro até o motor quebrar e recebeu notas terríveis.

    E por aí vai com outras notas totalmente incoerentes que só refletem as preferências pessoais de cada um, e não uma avaliação minimamente justa. Veja o Massa, fez cagada a corrida toda, fez de tudo para bater e ser eliminado do campeonato e ainda assim recebeu notas medianas, melhores que outros pilotos.

  14. Richart disse:

    Parece que Massa arrecadou pontos pelos atropelos que cometeu, alcançando nota 5,4.

  15. Nota é algo subjetivo e pessoal. É muito chato criticar nota alheia. Cada um pensa de uma forma e que todos se respeitem.

    Mas, dito isso, vou ser bem chato e dizer que não entendi como pode a Evelyn ter dado a mesma nota 5 para Coulthard e Glock. E Barrichello com 4, atrás do Coulthard. Realmente não entendi.

  16. Mariana disse:

    Coulthard não merecia o último lugar, tadinho, nem teve tempo de fazer tanta besteira. Se bem que fez o tanto necessário de besteira no pouco tempo que teve, né.

  17. thiago disse:

    Nada de errado.

    Mas tava olhando a nota de Singapura e ali sim achei um negócio absolutamente macabro :

    Kovalainen tirar 6 ou 7 e Raikkonen 2, se nao me engano.

    Tudo bem que o Ferrarista bateu, mas mostrou competitividade durante toda a corrida.

    Já o da Mclaren não fez absolutamente nada, sequer pontuou, sem ter qualquer tipo de problema com o carro, e ainda arranca um 6!

    Essa foi forte!

  18. N I P O - L U S O disse:

    Só uma notinha…
    O GP da Baguete, está fora até 2ª. ordem.
    Faltou Verba para 2009.
    Com isso Canadá pode voltar no lugar da França.

  19. FLÁVIO B. PENNA disse:

    Muito boas a análises e notas tb, PARABÉNSSSSSS!!!

  20. Flávio Faria disse:

    Olá Flavio,

    Sou leitor diário do seu blog e gostaria de convidá-lo a conhecer meu espaço, onde darei meus pitacos sobre esse maravilhoso esporte

    http://www.f1-09.blogspot.com

    Abraço e obrigado!!

  21. Pedro Pessoa disse:

    O Massa é queridinho, Magno, intocável. Porque está na Ferrari, que manda na FIA. Vc tem dúvida que ele tinha que ter tomado um stop and go em vez de drive through? Esses comissários são ridículos! Não devem julgar nem corrida de autorama.

  22. nuclearforce disse:

    Quem ganhar o título…teria que dividir com o Kubica….o Massa plástica e o Hamilton não merecem.

  23. Magno Santos disse:

    Ninguem comenta que após o toque de Massa em Hamilton, o carro da Mclaren ficou bastante comprometido. Senão ele ia partir pra cima e dar um show.

  24. Pedro Pessoa disse:

    O Massa foi péssimo, foi ajudado pelos comissários, guia uma Ferrari! Ah se fosse o Rubinho com a ferrari e fizesse essas papagaiadas que o Massa tá fazendo! Era zero atrás de zero! Isso aí é avaliação de carros, não de pilotos. O Alonso na Minardi só ganharia zero e hoje é gênio. Só o Flavinho é coerente.

  25. Pedro Pessoa disse:

    A Evelyn Guimarães que me desculpe, mas está avaliando os carros ou os pilotos? Vc deu nota 5 pro Coulthard, que mal largou e se esborrachou e 4 pro Barrichello, que foi melhor que o Button e carrega a Honda nas costas? É brincadeira, né? Queria saber o critério.

  26. Dr. Koroiva disse:

    É difícil avaliar pilotos com carros muito diferentes.
    Que Honda e Force India são uma droga, todo mundo sabe. Mas qual o grau de ruindade? Assim fica difícil avaliar o Barrichello, Button, Sutil e Fischella.
    De qualquer forma, se o piloto tem um carro que corresponde e faz o que se espera ou mais, eu daria nota 9 ou 10. Por isso eu concordo com as notas para o Alonso e o Piquet.
    Se o carro é muito bom e o cara não faz nada, ou faz muita merda como Hamilton, deveria levar ZERO. Por isso, acho que as notas dele foram até altas demais. Talvez só por causa da classificação. Se for tá OK.

  27. Lucius disse:

    Flávio, você irá comentar a notícia que o Kimi irá percorrer 9 mil Km na pré-temporada? Não seria ruim para o Massa uma vez que o desenvolvimento do carro iria ser feito com base na preferência do finlandês?

    Quanto às notas, concordo com a opinão do Paulo Ribeiro. As notas não levam em consideração a qualidade do carro do piloto.

  28. disse:

    O Adrian deveria estar na fte do Senhor rubens nas notas, por ordem alfabética.
    Mas uma coisa, o BV estava aonde na hora da corrida que não opinou?

  29. Léo Engelmann disse:

    Vocês metem o pau na falta de critérios da FIA.
    Pois bem.
    Como pode um jurado das 0, dois dar 1, um dar 2 ( notas baixas ) e um dar 5?

  30. Paulo Ribeiro disse:

    A impressão que eu tenho é que a maior parte da nota vai para o carro. Se um Force India, por exemplo, chegasse em décimo, eu já daria um oito ou nove. O Barrichello, por exemplo, travou um duelo interessante com o Rosberg e teve nota baixa, mas a culpa é do carro que é um lixo. Acho que vocês deveriam tentar dar notas mais proporcionais. Só um palpite…

  31. LBM' disse:

    Assim meio de relance : muito pro Piquet o pouco pro Hamilton…

  32. marcel disse:

    concordo com tudo, praticamente…

  33. Marco Aurélio disse:

    Que nota vcs dariam se Barrichello correce com o carro .do ano passado e chegasse em 13º ?
    É meio estranho este parametro que vcs utilizam

  34. Gabriel Lima disse:

    poxa Flavio!
    2 pro Rubinho??
    coitado!

  35. Lucas Israel disse:

    Se a BMW conseguir ter um carro que tenha mais velocidade e tenha uma constância melhor ano que vem esse Polonês vai ter grandes chances de levar o caneco

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>