O “DIÁLOGO”

SÃO PAULO (ai, ai, ai) – Circula desde ontem por vários meios, internet à frente, suposto diálogo entre Barrichello, Jean Todt e mais um suposto procurador da Ferrari nas últimas voltas do GP da Áustria de 2002. O “Lance!” mergulhou de cabeça e inexplicavelmente deu uma página sobre o assunto em sua edição impressa de hoje, com chamada na capa e tudo. Já publicou errata em seu sítio na internet. O tal diálogo foi reproduzido no último livro de Lemyr Martins, “Histórias, Lendas, Mistérios e Loucuras da Fórmula 1″.

Lemyr é um veterano jornalista, a quem respeito muito, e com quem dividi muitas viagens, hotéis e mesas de restaurante nos anos 90 e 00. Mas a coisa é bizarra demais para ser levada a sério, embora as peças publicitárias do livro digam que se trata de uma grande revelação, de que “pela primeira vez” tal diálogo vem a público etc — isso está na contracapa do livro, e o “Lance!” entrou em contato com a editora, que garantiu que é tudo verídico.

Ontem e hoje várias pessoas me ligaram, inclusive das casas em que trabalho, para saber o que eu penso, e como tratar o assunto. Minha resposta foi simples e lacônica: ignorem, porque acho que o Lemyr pirou.

Hoje pela manhã o Victor Martins me contou que nosso brother Ivan Capelli levantou na internet, via Google e usando o nome do tal procurador citado, que por sinal não existe, o original em inglês do tal diálogo. É apenas uma piada antiga, de 2002 mesmo, que circulou na época em fóruns, correntes de e-mails e sites de diversas naturezas. Algo parecido com aquele e-mail que todo mundo recebeu garantindo que a CBF e a Nike venderam o título de 1998 para a França em troca do direito de o Brasil sediar sua Copa do Mundo.

Sinceramente, não sei como é que o Lemyr caiu nisso. E não entendo como é que a editora publica um negócio desses com esse tom, de que é uma revelação, uma verdade jamais trazida à tona. O tal diálogo é tão sem pé nem cabeça que cita até uma suposta cadelinha de Barrichello chamada Lulu e insinua que sua mãe, do piloto, não da cadelinha, está sendo torturada enquanto Rubens não dá passagem a Schumacher.

Bem, o máximo que posso dizer a vocês é repetir o que disse a meus colegas que telefonaram ontem e hoje. O melhor a fazer é ignorar o assunto. Reação que, por parte da Ferrari e da família de Barrichello, não sei se será a mesma. Talvez o melhor que a editora e o autor tenham a fazer seja dizer que o tal diálogo se encaixa nas “lendas” ou “loucuras” do título do livro. Porque se mantiverem a posição de assegurar que isso aconteceu mesmo, podem se dar muito mal.

Subscribe
Notify of
guest

116 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
♥evellyn♥
♥evellyn♥
15 anos atrás

axo issu interessante! amoO AYRTON SENNA!

Beatriz
Beatriz
15 anos atrás

A única diferença, Luiz Paulo, é que o Gp da Áustria de 2002 foi no começo da temporada, então a desculpa de “pelo campeonato” não cola, diferentemente desse GP da China de 2008, em que o Raikkonen cedeu sua posição pro Massa, ou do GP do Brasil de 2007, em que aconteceu o inverso.

lucianocop
lucianocop
15 anos atrás

Que coisa mais absurda…hahahahaha.
Abraços!

Luiz Paulo
Luiz Paulo
15 anos atrás

Mas que a parte do cadela lulu e da mae do Barrichelo é engraçada, isso é…
A propósito: Senna e Berger trocaram posição também, só que foi no meio da corrida. A diferença é que o Barrichleo tem espírito de vira-lata, só sabe reclamar e chorar que não é apoiado. Não se impôs, não foi homem o suficiente para sair da Ferrari quando se sentiu desprestigiado. O que aconteceu agora com Massa e Raikonen foi igualzinho, só que o finlandês não levou até o último segundo para permitir a ultrapassagem… ah, e o Reginaldo Leme juntamente com o Galvão Bueno disseram que é muito correto que seja assim, isso é uma equipe… uai, antes não era? Quando Schumacher passou o brasileiro foi cafagestada??? Curioso… ainda tem gente que ouve essas figuras sórdidas.

luiz antonio tavares
luiz antonio tavares
15 anos atrás

simplesmente patético! Sr. Lemyr… arrume um pouco disso q anda usando q é bom demais…

Harry
Harry
15 anos atrás

Putz, pensei exatamente como o Mauricio Camargo, a 300Km/h dá pra trocar tantas ideias assim?

Se tivesse acontecido esse papo do além não era mais fácil para o carro?

Tuo bem que o Marcelo da Panda é ótimo profissional – apesar de editar Bruna Surfistinha – mas além de ótimo editor precisa ter um bom advogado caso a Ferrari resolva processar sua editora/autor etc..

André
André
15 anos atrás

Eu estou!

Joaquim josé
Joaquim josé
Reply to  André
11 anos atrás

eu também.

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
15 anos atrás

Dá para conversar tudo aquilo e ainda conseguir pilotar??? Pô o Rubinho é bom mesmo…..

Leitor do livro
Leitor do livro
15 anos atrás

Algum leitor que comprou o livro está pensando em processar o Lemyr Martins por promover a venda de um livro que supostamente continha um dialogo verdadeiro entre Rubens e Todt e na verdade este dialogo ser falso?

Ike Nodari
Ike Nodari
15 anos atrás

O que me deixou mais estarrecido foi o fato de que o Lemyr Martins dizer que ouviu o diálogo. Nunca vi tanta tolice, babaquice e estupidez num só texto. Nem Hollywood conseguiria imaginar uma cena tão dantesca. Abraços

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
15 anos atrás

Não sei se estou sendo muito radical mas fica difícil depois disso ler alguma coisa escrita pelo Lemyr Martins. Quem sou eu pra ser tão audacioso de contestar um jornalista renomado mas cair nessa piada…

Jason
Jason
15 anos atrás

Alto lá, camaradas!

Não li o livro, mas o título é “Histórias, LENDAS, Mistérios e Loucuras da Fórmula-1”.

O causo do seqüestro, obviamente, deve estar enquadrado entre as lendas.

Imagino que o Lemyr tenha descrito assim – e que algum idiota da editora tenha achado que era verdade e publicado como tal no release do livro, queimando injustamente o nome do autor.

Alexandre Carvalho
15 anos atrás

Flavio, você suavizou ao mencionar o responsável pela publicação de algo tão bizarro e desonesto, levando o episódio apenas para o lado da piração e nada mais. Isso é fato.

A editora também errou ao publicar um livro com essa sandice, mas a questão é que a coisa partiu do autor do livro, que simplesmente caiu no conto do vigário e não fez algo básico na atividade jornalística: checar a informação.

O resultado está aí: um livro desonesto, que vende uma história na contracapa como se fosse verídica e inédita, enganando seus leitores.

André Cardoso
André Cardoso
15 anos atrás

Alguém já leu o livro?

Há mesmo a transcrição dessa conversa no livro?

Willians
Willians
15 anos atrás

Pois eu ACREDITO nessa história! Se vocês notarem no vídeo de chegada daquela corrida, dá para ver um cara da Ferrari com um joystick. Analisando a imagem com a ajuda de um poderosíssimo computador que eu tenho aqui no porão de casa, percebi que o carro do Rubinho não foi freiado por ele, mas sim, desacelerado por forças externas. Portanto, conclui-se que o Barrichello não quis perder a corrida, apesar da Ferrari manter sua mãezinha sob cárcere privado e sob tortura, e o cara misterioso da Ferrari teve de acionar o seu joystick, tal qual um controle remoto de um autorama, freiando o carro do Rubinho para o Schumi passar por ele. Isso também explica a cara de bravo do Rubinho após a corrida, pois a Ferrari não tinha contado para ele da existência desse joystick que poderia influenciar no seu desempenho. Vou publicar a história completa no meu próximo livro sobre a F1: “Delírios e Paranóias”. Aguardem.

Lionel
15 anos atrás

Se é verdade ou mentira só o Rubinho vai dizer…mas o que é mais legal é vêr todo mundo dando seus palpites…metade é a favor….metade contra….Eu da minha parte também achei o negócio do cachorro meio esquisito….mas não duvido NADA ….do que os homens possam fazer por dinheiro…..sou descendente de italiano….e sei que o bicho pega….doa à quem doer….enfim o que importa é fazer as opiniões circularem… como nesse exelente Blog do Gomes…..tomara que dê bastante retorno (palpites)….por que após o GP Brasil …tudo fica meio as moscas…….então vamos comentar…a FAVOR ou CONTRA RUBINHO….a FAVOR ou CONTRA a Ferrari…. A VERDADE COM CERTEZA VAI APARECER NESTA SEMANA…..um grande abraço à todos Lionel

Mandrake
Mandrake
15 anos atrás

Quem lê uma bobagem dessas e acredita… precisa se tratar urgentemente.

É o caso de avisar ao cidadão que aqueles Papais Noéis de shopping são falsos e o Maluf não é inocente.

Dú
15 anos atrás

Seria para promover o livro?
Pela primeira vez na vida concordaria com o Rubinho se for macho de lascar um processo e pedir a retirada do mesmo das livrarias, sites e tal, ou seja, suspender a comercialização.
será que o Lemyr vai ter cara para pisar em Interlagos?

Danilo Albergaria
15 anos atrás

Eu lia esse cara quando criança, na Grid. Seu nome virou sinônimo de jornalista pra mim, na infância. Mas olhem isso: http://msn.lancenet.com.br/especiais/FORMULA-1/noticias/08-10-24/413991.stm?lemyr-martins-defende-veracidade-do-dialogo

Não dá.

M.Bacaneli
M.Bacaneli
15 anos atrás

Porra Lemyr…….tá de sacanagem né…… vc só pode estar sem grana ou te enganaram…..não é possivel cara….jogou sua credibilidade no lixo……aah Rubinho ….essa nem vc acredita…

Lucas Israel
Lucas Israel
15 anos atrás

Será que ele tomou umas Askovs ou Balalaikas antes de escrever isso?

vai Saber

Edu Di Lascio
Edu Di Lascio
15 anos atrás

Cara, ou esse Lemyr é um grande gozador ou ele não entende o que significa a palavra “ironia”.
É obvio que o texto é uma paródia do que aconteceu, uma sátira de besteirol.
Ficou mal para o cara.
Aliás, acho que no meio do automobilismo tem muito jornalista (tirando o FG e sua turma que são ponta firme no meu modo de ver) que paga de entendedor, mas só reproduz aquilo que a internet publica.
Assinatura do autosport.com qualquer um pode fazer.

Abs

Danilo Albergaria
15 anos atrás

E perguntar não ofende: por quê nem a manchete e nem o texto que a acompanha na página principal citam o fato de que foi o Lance! que noticiou a coisa toda como verdade? Só vemos isso na matéria, do Victor. A única coisa que aparece na página principal é que a “fonte” é o livro do Lemyr.

Iverson
Iverson
15 anos atrás

“Você vai descobrir por que Lemyr Martins é considerado a maior autoridade jornalística da Fórmula 1 no Brasil!”

Eu devo ser mesmo desinformado. Nunca havia ouvido falar em Lemyr Martins…

+Rafael+
+Rafael+
15 anos atrás

O Lemyr pirou.

hauhauhahuahuahuahuahuahauauhauhauhahuahuauhahuahuahuahuauhahuahuauhahuauhahuahua!

Meu Deus como pode uma coisa dessas!

Danilo Albergaria
15 anos atrás

“Eu não estou protegendo ninguém, se estivesse não publicaria nada e não seria manchete do meu site”

Ok, mas aí seria demais, não?

“Disse para ignorar o fato, o diálogo, como notícia, porque ele simplesmente não existiu”

Humm, ok, mas do jeito que foi escrito no post, o assunto é o mau jornalismo do Lance, do Lemyr, e o oportunismo de uma editora. O assunto é a barriga, não o que exatamente ela narra. Do jeito que você escreveu, Gomes, “ignorar o assunto” é fazer de conta que o tal diálogo não foi veiculado como verdade pra vender livro e jornal. >> “O melhor a fazer é ignorar o assunto. Reação que, por parte da Ferrari e da família de Barrichello, não sei se será a mesma.” Qual poderá ser a reação? Processar o autor, a editora e talvez o jornal. Qual é o assunto? O mau jornalismo, a barriga.

É jornalismo da pior qualidade. E assim como o jornalismo da Veja ou da Globo, que volta e meia você espinafra deliciosamente e com razão aqui no seu blog, gostaria de ver, pelo bem da coerência, uma bomba atômica de argumentos explodir em cima do Lemyr, da editora e do Lance (digo isso porque li o que tem que ser lido sobre o assunto no blog do Victor e do Capelli – o Lemyr talvez nem saiba do que se está falando e tergiversa; mau jornalismo do mesmo jeito, oportunista).

Talvez a surpresa e a decepção estejam no fato de você ter se furtado a escrever pesadamente contra o oportunismo, a vigarice e o mau jornalismo. Alegou insanidade mental pra tudo isso. Foi light demais, coerente de menos.

RUBENS BARRICHELLO
RUBENS BARRICHELLO
15 anos atrás

Pessoal,

Só para esclarecer. Odiálogo verdadeiro foi esse:

TODT: Filho, a corrida tá terminando e o Omi tem que ganhar..
RUBINHO: Mas tio, ele ganha todas e eu nenhuma…
TODT: Se for preciso, vou prender sua mãe, a cachorra da sua mãe e o filho dela. Vou fazer salsicha para o alemão comer.
RUBINHO: Isso não tá no meu contrato.
TODT: Está sim, página 1867, parágrafo “g”, linha 782. è melhor você acreditar em mim, pois o contrato tá em portugues e você não sabe ler muiyo bem.
RUBINHO: Mas Jean…..
TODT: Vamos fazer assim, ano que vem a gente deixa você ser campeão.
RUBINHO: Tá certo então…
TODT: Então deixa o alemão passar.
RUBINHO: Ihhhh… ele já passou e nem vi.
TODT: Vamos te dar uma Ferrari de presente também, mas tem que devolver ok?
RUBINHO: Ok tio. Mas não conta esta história para ninguém, pois eles acham que eu sou piloto de verdade.
TODT: Pode ficar tranquilo mano, pois todo mundo vai achar que isso é mais uma piada sua, afinal de contas você até acredita que é PILOTO!!!!! Rarara….
RUBINHO: E eu vou ser campeão ano que vem mesmo?

Neste momento aconteceu a bandeirada final e o Jean nega de pé junto que essa conversa aconteceu.

Moral da história: O Rubinho contou está estória para o Lemye e este acreditou!!!!!1

TODT:
RUBINHO:

Dyonisio
Dyonisio
15 anos atrás

O da poltrona, aqui é o didi moco colesterol ….

Isso é piada, da turma dos trapalhões, nos bons tempos.

Guilherme Bezerra
Guilherme Bezerra
15 anos atrás

Uma tolice issso tudo. O texto é fantasioso, bizarro e sobretudo ridículo. Quem conhece e acompanha F1 sabe que uma situação daquela é completamente imposssível de ocorrer no mundo real. Me surpreende negativamente o nome de um veterano como o Lemyr Martins estar envolvido nessa piada de mau gosto. Na verdade, a vinda à tona deste texto(que não é inédito)oportunamente ás vésperas do GP Brasil, parece ser uma – lamentável – forma de chamar a atenção para o livro. De tudo isso, eu só lamento mesmo é o nome do Rubens, já tão ridicularizado pela maior parte da mídia brasileira estar no meio dessa sujeirada toda… De minha parte, digo: melhor mesmo é ignorar tudo isso.
G.B.

Adriano
Adriano
15 anos atrás

Flávio.
Parece que o Lemyr está (ou estava, pelo menos) defendendo mesmo a história como se fosse verdade.
Veja o seguinte trecho do Blog do seu colega Fabio Seixas, da FSP (http://fabioseixas.folha.blog.uol.com.br/):
“Falei com o Lemyr hoje. Ele diz que recebeu a gravação de uma pessoa influente na F-1 e que fez a tradução. E afirma ainda que garante a veracidade da informação.” (postado às 15h57 de 24/10/08).
Acho que isso vai um pouco além de “piração”.
Acho que beira realmente o mau jornalismo.
Por isso também esperava uma crítica um pouco mais direta ao Lemyr.

Alexandre Carvalho
15 anos atrás

Flavio, tenho que concordar com o Danilo. Ficou a impressão de que o corporativismo prevaleceu neste post, quando o Lemyr foi relegado apenas à condição de pirado, e não de alguém que chupou descaradamente um texto que está há seis anos na Internet e ainda insistiu nessa baboseira de que conseguiu uma gravação e mandou traduzir, como relatou por telefone ao Fábio Seixas.

RESPOSTA DO FG:

E o que vocês querem exatamente que eu diga? Não sou editor do Lemyr, nem seu chefe na Abril, nem nada. Corporativismo haveria se eu não tocasse no assunto. Não costumo criticar nominalmente colegas de trabalho. Posso criticar posturas corporativas, como a babaquice global nas transmissões esportivas. É algo bem diferente. Falei o que penso: que acho que o Lemyr pirou. Não me sinto capaz de julgar suas intenções ao colocar isso num livro. Punto e basta, como se diz na Itália.

Carmem
Carmem
15 anos atrás

Acessei o blog agora e, para me manter informada dos acontecimentos, fui ler o incrível diálogo. Faço minhas as palavras de um dos leitores (não sei se ainda o será) do Lance: “maravilhosa essa nova seção de piadas”. Bem, também quero crer (como alguém já comentou antes) que o livro trata isso como uma das grandes piadas sobre os bastidores da F1. O pior é saber que perdi preciosos minutos do meu precioso tempo só porque não segui o conselho do FG: “ignorem”. Eu mereço!!!

tiago
tiago
15 anos atrás

é foda!

Danilo Albergaria
15 anos atrás

Ô loco, Gomes, que decepção… Você protegendo o autor de uma barriga desse tamanho?

Depois de ler a notícia no Grande Prêmio, vim babando aqui no seu blog pra ver como iria tratar esse episódio e, surpresa, surpresa, o máximo que você diz é que o Lemyr Martins pirou!!! E pede pra ignorar o fato, ainda por cima?

Fosse um boçal da Veja, você teria destruído. Esperava ter visto aqui uma espinafrada no mau jornalismo e não panos quentes.

RESPOSTA DO FG:

Eu não estou protegendo ninguém, se estivesse não publicaria nada e não seria manchete do meu site. Deixe de tolices. Disse para ignorar o fato, o diálogo, como notícia, porque ele simplesmente não existiu.

Luis
Luis
15 anos atrás

kkk, pelo teor dos comentários, vocês levam muito a sério algo que, no mínimo, faz rir. parecem aqueles velhões da TV, discutindo futebol – por um momento achei que no automobilismo piada ficava apenas na risada, e não em raiva ou dor de cabeça.

Lemyr é um figura!

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
15 anos atrás

E tem mais, o Lance! só mergulhou de cabeça porque a história foi endossada por uma pessoa de credibildiade. Qualquer um faria isso…

Luppi
Luppi
15 anos atrás

HAHAHAHA

simplesmente ridiculo, não da pra entender o cara publicar uma melda desta,, a comprovação da veracidade da informação dada pela editora então deve ter sido o estagiário que respondeu eehehe

Pedro Migão
Pedro Migão
15 anos atrás

O curioso é que o livro já está á venda há pelo menos quatro meses…

Sérgio Santana
Sérgio Santana
15 anos atrás

FG, você deveria processar a editora também, pelo texto – “Você vai descobrir por que Lemyr Martins é considerado a maior autoridade jornalística da Fórmula 1 no Brasil!”

Fale que os caras têm que provar o que estão dizendo no livro e sobre o autor.

Zampa
Zampa
15 anos atrás

Dez anos atrás na Bahia vi uma banda de rock batizada de ALGUÉM PEIDOU NÃO SEI QUERM FUI. Algo em comum?
O Lemyr sempre gostou deste tipo de gossip…

Paulo Berger
Paulo Berger
15 anos atrás

Oi Flávio;

Isso é uma baboseira sem tamanho, mas bem de acordo com a patuscada que aconteceu naquele dia na Áustria. O Tal alemão queixudo não precisava de mais essa no curriculum. Fosse ele um grande campeão como muitos apregoam, teria dito o seguinte no rádio. – Não senhores, o Barrichelo fez barba e cabelo no fim semana, pilotou como gente grande, a vitória é dele, vou me garantir aqui em segundo. Mas não, preferiu ser conivente com essa sacanagem que a a sua “grande” equipe fez com o Barrica. Deve se arrepender até hoje.
Abraço.

Osmar Cassão
Osmar Cassão
15 anos atrás

Não culpo quem inventa uma história dessas… é só uma piada. Doente é quem publica como sendo algo sério e mais doente ainda é quem acredita.

Jota
Jota
15 anos atrás

acabei de receber no e-mail…

Caros Amigos

Durante os últimos anos temos visto a equipe Ferrari de Fórmula 1 “errar” com os pilotos brasileiros que a defenderam nos últimos campeonatos.

Primeiro foi o Rubinho Barrichello e agora o grande Felipe Massa, que já seria campeão se não fossem os sucessivos erros da equipe, numa clara mostra de perseguição aos brasileiros.

Diante deste fato, iniciou-se uma campanha nacional anti-Ferrari, onde todos brasileiros deverão deixar de adquirir veículos deste fabricante.

Eu fiz a minha parte, não comprarei Ferrari enquanto esses “erros” não acabarem….

Contamos com a colaboração de todos

sms
sms
15 anos atrás

Nossa, achei que era um diálogo minimamente plausível. Se o Lance publicou isso foi só pra conseguir (desonestamente) uns leitores a mais. É o tipo de coisa que acaba com a credibilidade de uma publicação. Ridículo.

Marcel Pilatti
15 anos atrás

boa flávio, cheguei um mês atrasado.

Dú
15 anos atrás

Uma vez mostraram uma foto jurando ser o Senna dando entrada no hospital. Só que o piloto estava de balaclava branquinha….

Hermes
Hermes
15 anos atrás

Me matei de rir aqui…a melhor frase é a do Schumacher:
“eu ganhei, eu ganhei!”
hahaha

Esse jornalista deve ser taõ inocente quanto o Hamilton ,que acreditou no Uri Geller, ou tem um senso de humor fantástico!

JBCarneiro
JBCarneiro
15 anos atrás

Como alguém pode ou poderia acreditar que isso seja ou tenha sido verdade?!!!!

Parece mais um episódio do famoso “AGENTE 86”, uma vez que tem alemão envolvido…
O Rubinho seria o Agente 86?!!

Nem houve dialogo nenhum, tudo já estava resolvido desde antes da corrida. O que aconteceu foi que o Jean Todt só ficou um puco desesperado, como o Galvão: “Meu Deus!!! Que hora vai ser???!!! Não foi no pit stop, meu Deus!!!! Já está acabando a corrida??!!!! Tem que ser agoooooraaaaaa!!!! Tem que ser agoooooraaaaaa!!!! Tem que ser agoooooraaaaaa!!!!…………. Foi agoooraa!!!!!!….”

Se o livro contiver o diálogo real da época, se é que houve algum diálogo, seria um pouqinho interessante como decidem estes casos. O que dizem. Duvido que a Ferrari revelaria.
Que maneira de atrair atenção para o livro. Assim fica difícil vender…

Tiago Pastorello
Tiago Pastorello
15 anos atrás

Sabe que eu vi o livro na livraria, dei uma folhada e li esse comentário. Na hora pensei:

– Nossa, como o cara publica uma coisa assim, seve ser verdade.