O ENTORTADOR DE COLHERES

SÃO PAULO (entorta mesmo) – Uri Geller apareceu pela primeira vez na minha vida, e na de milhões de brasileiros, lá por 1976, no “Fantástico”. Eu tinha 12 anos e não entendia direito qual a utilidade de se entortar colheres e garfos com o poder da mente, esfregando o dedo no metal. Chaves ele também entortava. Mandavam a gente colocar uma colher sobre o aparelho de TV e garantiam que ela só sairia dali torta. Minha mãe nunca arriscou, justamente por não entender a utilidade de uma colher torta.

Eu continuo não entendendo. Três décadas se passaram e Uri Geller passou esse tempo todo por aí, entortando talheres e chaves e, ao que parece, vivendo disso.

É uma atividade tão legítima e honesta quanto qualquer outra. Pode não ser útil, mas está cheio de gente ganhando dinheiro por aí fazendo coisas tão inúteis quanto entortar talheres. Aquele pintor pernambucano Romero Britto, por exemplo, que mora em Miami e também fatura algum estampando biquínis. Ou o Luciano Huck, com seu programa de TV. Ou eu, fazendo um blog.

Por conta da inutilidade de sua atividade, porém, sempre achei que Uri Geller era apenas um picareta a mais, até o dia em que vi um vídeo de uma matéria antiga na TV Globo, que infelizmente não consigo encontrar em lugar algum. Uri Geller fazia mais uma de suas visitas ao Brasil, país que curiosamente se encantou com o entortador de colheres, e propôs um desafio à repórter, que era conhecida e não se prestaria a uma picaretagem do sujeito.

Ele pediu que a moça pegasse uma folha de papel, fosse a um canto da sala e, escondida, desenhasse alguma coisa. Nada muito sofisticado, apenas um desenho básico. Ela o fez, dobrou o papel e colocou no bolso, ou escondeu em algum lugar, não lembro direito. Uri Geller pegou um lápis, ou uma caneta, outra folha de papel, se concentrou por uns instantes e fez um desenho rapidamente. Não havia cortes de câmera, e nem motivos para que a produção se envolvesse numa fraude besta, porque qualquer que fosse o resultado, a matéria estaria garantida. Se ele fizesse um desenho igual, bingo!, o cara era foda, mesmo. Se fizesse diferente, pau nele.

E não é que o Uri Geller desenhou um peixinho idêntico ao da repórter?

Depois de ver esse vídeo, deixei de achar que o Uri Geller é um picareta, embora continue não entendendo por que resolveu entortar colheres para provar que é um fodão, em vez de, sei lá, consertar carburadores ou vedar vazamentos a distância. Seria mais útil e lucrativo.

Por isso não me espantei muito quando soube que Lewis Hamilton andou telefonando para o Uri Geller por estes dias. Ele tem duas habilidades fartamente comprovadas, a de entortar colheres e copiar desenhos por telepatia, o que pode ser útil, por exemplo, se funcionar também com barras de suspensão ou rascunhos de estratégia de corrida.

Sei lá, nessas horas vale tudo.

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camila Mikalovicz
Camila Mikalovicz
6 meses atrás

Nunca consegui compreender o objetivo de a casa da minha sogra ter todos os talheres tortos… 15 anos depois descobri o porquê em uma viagem com o meu marido. Viajamos para o RS e em uma pousada tomávamos café, meu marido mexia o café até que então tirou da xícara incrivelmente a colher de café se entortou…. ficamos olhando sem falar nada. Ele pegou outra colher na mão pelo cabo e a segunda colher incrivelmente fez novamente só que ainda mais forte, o cabo da colher fez um movimento impossível de fazer com a mão… e aquela Tramontina de cabo plástico nunca mais Seia a mesma. A dona da pensão estava olhando e n percebemos, ela ficou paralisada, assutada ela falou: ” eu só tinha visto na televisão”… e nós respondemos:” nós também”… eu nunca acreditei vivenciando os anos 90… até ver e conviver com uma pessoa paranormal.

Luiz Roberto Turatti
5 anos atrás

PROFESSOR DOUTOR PADRE OSCAR GONZÁLEZ-QUEVEDO (15/12/1930 – 09/01/2019. Jesuíta espanhol naturalizado brasileiro, o Padre Quevedo foi um dos fundadores do Centro Latino-Americano de Parapsicologia (CLAP), em São Paulo, Brasil, do qual foi diretor-presidente. Foi também professor de Parapsicologia na Faculdade Anchieta e membro honorífico do Instituto de Investigações Parapsicológicas de Córdoba, Argentina. Escreveu vários livros, entre eles, O que é Parapsicologia, A Face Oculta da Mente, Antes que os Demônios Voltem, e a coleção Os Mortos Interferem no Mundo? (em cinco volumes):

“David Coperfield é um grande mágico, que atravessa a muralha da China e até faz desaparecer aviões de aeroporto. Mas ele diz que faz truques, que é um mágico e eu bato palmas. Agora, quando vem um Thomas Green Morton ou um Uri Geller fazendo truques e dizendo que têm poderes extraordinários, são uns charlatães. Uri Geller era um mágico num night-club em Rafa, perto de Telaviv, e foi trazido ao Brasil (no início dos anos 1970) por um manager do espiritismo. Divulgaram que ele tinha poderes especiais, então tive que desmascará-lo. Afirmei que era tudo falso, que ele era um simples mágico. A então famosa revista Manchete e a Rede Globo de Televisão que estavam fazendo toda a publicidade me desafiaram para um confronto com ele, diante de quinze jornalistas. Em poucos minutos demonstrei que ele era um mágico, fazendo os mesmos truques. Mas Uri Geller foi pedir a Adolfo Bloch (dono da revista Manchete) para que não divulgasse o fato. Depois o Bloch me ligou dizendo que já tinha falado com a Globo e chegaram a um acordo. Reconheciam que tinham sido enganados, mas não poderiam admitir isso em público. Então fizeram Uri Geller sair do país e não se ouviu mais falar dele. Mas a Manchete não publicou a notícia e nem a Globo pôs o programa no ar. Se eu tivesse perdido, teriam me arrasado”.

João
João
11 anos atrás

Meu amigo, este charlatão é um mágico. E tu não encontras o vídeo dele na internet por que o Roberto Marinho, para não se retratar na TV mandou que tirassem os vídeos, isso depois que Pe Quevedo o desmascarou. Todos os truques que ele faz, Pe Quevedo também sabe fazer.

Tamara
Tamara
Reply to  João
4 anos atrás

Eu já entortei! Mas nunca ninguém acredita!! Mania do ser humano que não acredita em nada, não vê o seu poder de dentro, em seu coração mente e naos mãos. Foi uma única vez que o fiz e ela derreteu como manteiga nas minhas mãos e eu fiquei UAUUUUU que merda aconteceu? O que eu fiz???! Tbm pensei nisso: qual a razão de entortar chaves e colheres? Hoje eu sei que meu mentor quis me mostrar que tenho força mental e psíquica e que isso pode ser revertido para o bem e o amor ao planeta e a todas as coisas que no universo existe. Compreendi isso, porém ainda estou caminhando na evolução infinita e sou eternamente agradecida aos deuses por ter essa vida e experienciado diversas coisas sobrenaturais. Só eu acredito, pq só eu passei por isso sozinha, exceto uma experiência que minha irmã estava junto a mim.

Camila Mikalovicz
Camila Mikalovicz
Reply to  Tamara
6 meses atrás

Com meu marido tbm acontece, ele diz que sente quando vai acontecer e quando vai conseguir… até hoje tentamos compreender o que leva isso.

junior
14 anos atrás

eu acredito em vc ! porq ! porq tem pessoas q eu conheso q voa , q levita coisas etc….

MARCOS JOY
MARCOS JOY
15 anos atrás

ELE VAI ENTORTAR A FERRARI DO MASSA E A RENAULT DO ALONSO, MEU DEUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Hermes
Hermes
15 anos atrás

Pô Flávio, um macaco velho que nem você caindo no conto do Uri Geller ???

Ele foi flagrado várias vezes trapaceando em vídeos de demonstração de poderes paranormais e, como bem disse um dos colegas acima, tem um monte de provas espalhadas no youtube, a principal delas a farsa da “bússola paranormal”…

Ele é um oportunista que se aproveita da ingenuidade, da insegurança e da riqueza de muitas pessoas!

Baygon
Baygon
15 anos atrás

Se vocês tem relógios mecânicos em casa, mesmo que tenham defeito saibam que algumas marcas tem grande valor comercial. Um Omega por exemplo pode valer de 100,00 a 3 mil doláres dependendo do modelo. Rolex então valem bem mais, alguns você pode comprar um carro zero. Marcas menos populares valem menos, os japoneses como Seiko e Orient simples nem compensam vender. Para terem uma ideia procurem no mercadolivre.

Quanto a Uri Geller não passa de um picareta como existem aos montes, a diferença é que ele é mais inteligente que a maioria. Ninguém consegue consertar um relógio a distância ou entortar uma colher apenas com poder da mente. Adivinhar desenhos então é mais impossível ainda.

adam9000
adam9000
15 anos atrás

O Hamilton q se cuide…

http://www.youtube.com/watch?v=3ebt-3OH8Xk

Bruno Senna testando um McLaren…

Wagner Neves
Wagner Neves
15 anos atrás

Flávio,
Não era uma repórter, mas sim a atriz Maria Fernanda que desenhou o peixe e ele reproduziu. Se era verdade ou truque, eu não sei, mas que fez um sucesso tremendo na época, fez.
Só mais uma coisa: Esse Uri Geller não é a cara do Dinho Ouro Preto, vocalista do Capital Inicial?

Flavio Costa
Flavio Costa
15 anos atrás

O Uri vai entortar o chassis da Mclaren do Hamilton…e o Massa vai ganhar esse campeonato!!!

Nê
15 anos atrás

Estive analisando a situação e pensando o que o Massa devia fazer para combater mais esse aliado do Hamilton, já que nada se compara ao Entortador-de-Colheres, nem mesmo a superioridade da McLaren sobre a Ferrari.

Aí veio a luz: pq ele não procura no Parque São Jorge aquele tal de “Pai-não-sei-de-quem” pra fazer o mesmo despacho que fez com o Timão ano passado. Quam sabe não dá certo dessa vez. Caso contrário, ainda temos a Mãe Diná!

mauricio
mauricio
15 anos atrás

o que que uma pessoa fica fazendo com um relógio a corda que não funciona dentro de casa?E ainda sabe onde guardou para colocar em cima da tv na hora do Jô.

Marcelo Borges Araujo
Marcelo Borges Araujo
15 anos atrás

Ney, deixa de ser antipático rapá.

Ney
Ney
15 anos atrás

Tá na hora de pendurar um pé de meia pro Papai Noel, Flávio.

Este foi um dos posts mais patéticos que já li por aqui!

E se vc tá mesmo falando sério, vale uma pesquisa rápida sobre James Randi, que há pelo menos 20 anos já havia desmacarado o famoso charlata.

Virgo
Virgo
15 anos atrás

Sras. e Srs, Respeitável (alguns nem tanto) público deste blog, apresento-vos FG, nosso Patrão, um gozador de primeira. E tem gente que ainda fica se perguntando se ele está falando sério…

Junior
Junior
15 anos atrás

E depois Hamilton se encontrou com Harry Potter para disputarem uma corrida de vassoura voadora.
Mas por ter assistido o estilo “agressivo” de seu conterraneo, o bruxo preferiu apenas lhe mostrar sua varinha.
Hamilton esta vindo pro Brasil com seu “eu interior ” pacificado.

Marcelo Borges Araujo
Marcelo Borges Araujo
15 anos atrás

Rapaziada………E FEZ-SE A LUZ!!!!!!!!

Eu nunca tinha imaginado que o relógio havia funcionado porque a televisão o aqueceu e o óleo se liquefez.

SENSACIONAL a explicação, meu caro Victor.

E isso se confirma porque o Uri Geller pediu que os relógios fossem colocados em cima do aparelho e logo depois o Jô pediu o intervalo comercial. Só na volta dos comerciais que ele falou pra retirarmos o relógio de cima da TV e colocássemos na palma da mão. Aí ele fez aquela “corrente mediúnica” e mandou sacodirmos o relógio.

Menos uma pulga atrás da orelha para eu carregar pro túmulo.

Abraços.

Mauro
Mauro
15 anos atrás

Será que ele daria jeito na Honda? Acho que não

CarlosTorres
CarlosTorres
15 anos atrás

Melhor do que dizer que não vai trocar a cueca na proxima corrida. Matéria de O GLOBO de hoje sobre o Massa.

Rodrigo Font
Rodrigo Font
15 anos atrás

MARCELO BORGES ARAUJO

EU VI ESSE PROGRAMA DO JÔ….ESTAVA EM CASA E PEDIRAM PRA PROCURARMOS UM RELOGIO QUEBRADO DURANTE O INTERVALO PARA FAZERMOS A MENTALIZAÇÃO…..

EU PEGUEI UM DIGITAL E FUNCIONAL TB POR POUCOS MINUTOS!!!!!!

BOM SABER QUE NAO FUI O UNICO A TER ESSA EXPERIENCIA!

ABRAÇOS

Thiago Cruz
Thiago Cruz
15 anos atrás

Fiquei desapontado em ver que você acredita nessas bobagens. Bom, não pareceu, mas talvez você esteja sendo irônico. Caso isso não tenha sido uma ironia ou uma brincadeira, só tenho a lamentar por você acreditar tão facilmente em picaretas como esse aí.

vitão
vitão
15 anos atrás

é Massa, mizifio, a coisa tá russa, ou rossa….

Luciano Garcia
Luciano Garcia
15 anos atrás

Flavio, o que eu não acredito é que tu com 12 anos não se impressionou com as colheres entortadas. Eu tinha 8 anos e fiquei tentando entortar as colheres direto.

Dr. Koroiva
Dr. Koroiva
15 anos atrás

Se o Hamilton perder o título, essa palhaçada de Uri Geller será lembrada por 1000 anos.

Vai ver que o Ron Dennis este ano usou o Uri Geller no lugar do Nigel Stepney.

Victor
Victor
15 anos atrás

O truque do relógio é simples. Os relógios de corda tem óleo dentro e quando estão com problema e acabam parando, o óleo solidifica e ajuda a aumentar o defeito.
Ao serem colocados em cima das televisões o relógio acaba esquentando e passa a funcionar porque o óleo se liquefaz, além de aumentarem as folgas pela dilatação. Quando esfria para de novo. A mesma coisa acontece ao se tirar do pulso, o relógio geralmente para.
Esse cara é um picareta.

Marcelo Giacomin
Marcelo Giacomin
15 anos atrás

Não consigo parar de rir desde que li … “consertar carburadores ou vedar vazamentos a distância” …

Realmente seria bem mais lucrativo e interessante.

To até imaginando o 3E do meu ex-Passat Pointer em cima da TV e eu “todo feliz” esperando o ajuste final do Uri Geller na TV.

Abraços
Marcelo .. ainda rindo muito.

Osmar Cassão
Osmar Cassão
15 anos atrás

Geller já foi desmascarado no passado. É só um mágico, ilusionista, que sabe explorar muito bem a imaginação alheia.

Antonio José
Antonio José
15 anos atrás

Ô Luciano, mas que Vudu! Quem é que está falando em Vudu?

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

Vamos chamar o Uri Geller pra “desentortar” os rumos do automobilismo brasileiro…
Picareta contra picareta, quem sabe??

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
15 anos atrás

Vamos fazer uma “vaquinha “para trazer o Uri para dar uma forcinha ao Meianov ?

Leo
Leo
15 anos atrás

Só queria lembrar aos amigos que os televisores antigos não passam de um grande imã. (relogios que voltam a funcionar)

Os truques dos desenhos e das colheres tortas já foram totalmente esclarecidos. Ilusionismo dos mais baratos. (procurem no youtube)

Hoje em dia o tal Uri não passa de um animador de festa infantil…

don ramon
don ramon
15 anos atrás

Flavio, eu esperava tudo mundo acreditar em Uri Geller, mais nao esperava isso de voce. Acho estranhisimo acreditar neste homem “fenomeno”, para mim ele é mais um farsante.

O ano que vem entao a F1 vai precisar de um Departamento de Asuntos Paranormais. Imagina? Um comisario telepatico falando do que “tal piloto” esta torcendo para outro se-machucar? jajajaja isso seria fim do mundo!!! :D

Paulo Roberto
Paulo Roberto
15 anos atrás

A Mc Laren poderia tê-lo consltado no ano passado. Deu mole, pois perdeu os pontos no mundial de construtores. rsssss

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
15 anos atrás

Pior que é capaz do charlatão-mór tupiniquim, o tal do Robério de Ogum, se invocar com a ajuda do Uri Geller pro Hamilton e resolver aparecer caso o Massa consiga a zebra de levar o título em Interlagos, dizendo que foi ele que fez o “trabalhinho”, hehehehe…

Luciano Pereira
Luciano Pereira
15 anos atrás

vudu é pra jacú.

Marcelo Borges Araujo
Marcelo Borges Araujo
15 anos atrás

Me adiantando aos maldosos:

NÃO É MENTIRA!!!!!!!!!!!!!

Marcelo Borges Araujo
Marcelo Borges Araujo
15 anos atrás

Rapaz, há alguns anos atrás esse Uri Geller estava no programa do Jô profetizando que iria consertar os relógios quebrados (de corda) dos telespectadores.

Eu e o meu irmão, dois moleques sem ter o que fazer, pegamos um relógio quebrado e seguimos o procedimento que ele passou: demos corda; colocamos o relógio em cima da televisão; depois colocamos o relógio entre nossas mãos e fizemos aquela “corrente pra frente mental” que ele pediu.

E eu quero que um raio caia na minha cabeça nesse momento se eu estiver mentindo: NÃO É QUE A PORCARIA DO RELÓGIO COMEÇOU A FAZER TIC-TAC??

Funcionou por uns 5 min, para nunca mais.

Coisa mais esquisita. Não sei explicar esse bagulho não.

YO NO CREO EN LAS BRUJAS, PERO QUE LAS HAY, LAS HAY!!!

Abs.

Varlei
Varlei
15 anos atrás

Eu vi ele fazer o truque do desenho com o Jo Soares na época que era ao vivo, ele não so fez o desenho como disse que não enxergava direito o que estava no meio do desenho até a proporção do desenho era a mesma, como o amigo ai de cima disse, ja ouvi falar uma vez que ele participa de convenções politicas importantes,existe tanta coisa misteriosa no mundo, porque ele não pode ser mais uma delas.

Luis
Luis
15 anos atrás

Existem vários videos do Uri Geller sendo flagrado na picaretagem no Youtube, inclusive um onde ele girava uma bússola pretensamente com o poder da mente e aparecendo na imagem ele ajeitando um imã no dedo.

Hugo Becker
15 anos atrás

O problema é se o “poder da mente” sair pelo lugar errado… ou entortar algo que não deveria entortar, tipo a barra de direção…

Bem, os trocadilhos pra esse encontro são vários, mas o interessante é que essa já é uma das histórias “lendárias” da Fórmula-1.

E caso Hamilton não ganhe um título tão ganho quanto esse, você ainda terá tempo de finalmente se convencer de que Uri Geller é picareta! hahahah

Abraço!

Dú
15 anos atrás

Saudades da F1 de verdade.
Nem o Mágico de Oz ajudaria a Ferrari hj.
O Hamilton deve ter o Harry Potter na manga para qualquer eventualidade.

Jackie
Jackie
15 anos atrás

Regi ??

Dúúúú ??

O que vcs acham da idéia de chamar o Uri Geller para fazer aquele carro, sabem qual né ( ARGH ) andar ???

FG, é só uma idéia tá !!!

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
15 anos atrás

Sei-lá, é melhor ter o Uri Geller como amigo. Vai que ele resolve entortar umas bielas por aí…

Pablo Vargas
Pablo Vargas
15 anos atrás

Já pensou, desentortar as válvulas do #69 sem abrir o cabeçote ???

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

Esse paranormal é um golpista de sucesso, nada mais do que isso. Uma fraude, um mágico apenas. São truques de prestigitação.
Que o Hamilton guia muito, é sabido. Que é imaturo tambem. Só não sabia que o cara é otário.
Mais um inocente útil à mercê dos golpistas.

Antonio José
Antonio José
15 anos atrás

Há muito tempo os ‘Bruxos e Bruxas’ tomaram o lugar do Papai Noel no mundo dos negócios, e na F1 não poderia ser diferente.

Neste momento de decisão os rituais já devem estar sendo iniciados nos mais altos escalões, de um lado e de outro.

E aqui no Brasil não custaria nada juntarmos todos os poderes desta terra e do nosso povo, numa única força monumental de apoio a Felipe Massa. Ele merece, e nós também merecemos esse título.

revelador
revelador
15 anos atrás

esse cara entortou o braço do massa, isso sim….

Fabio
Fabio
15 anos atrás

É mais fácil arranjar um engenheiro pilantra e dedo-duro no outro time.

Tohmé
Tohmé
15 anos atrás

Dizem que ele consegui estourar o coração de um porco. E por isso a CIA ficava de olho nele.

Só uma coisa consigo constatar: O cara usa seus poderes para não envelhecer.

Léo Engelmann
Léo Engelmann
15 anos atrás

FG, você não acha que viajou demais da conta, não?