GIRA MONDO, GIRA

SÃO PAULO (mundo besta) – Uma semana de manchetes nos jornais e TVs de todo o mundo anunciando o desastre do mercado financeiro, e tudo foi resolvido num único fim de semana. Não tem mais banco pobre. Nem financeira, corretora, seguradora. Quebraram os irmãos Lehman, que nem sei quem são, e por isso o planeta foi ao desespero. O mundo estava prestes a acabar. O dinheiro, a derreter. Empresas perderam bilhões, coitadas. Investidores, que passaram os últimos séculos enchendo o rabo com especulação, às custas da pobreza dos outros, se desesperaram. Coitados. A jogatina do câmbio, das Bolsas, dos fundos, que sempre teve o mesmo ganhador — o rico — e o mesmo perdedor — o pobre —, de repente puniu os milionários, pessoas físicas e jurídicas, nababos de todas as espécies. Coitados. Grandes corporações perderam seu valor de mercado, o que valia mil passou a valer dez, quando na verdade nunca valeram nem mil, nem dez, é tudo uma enorme mentira.

Num fim de semana, os governos abriram seus cofres e salvaram os ricos, os especuladores, os financistas, os bancos, as corretoras, as grandes empresas, os compradores de terras baratas, aqueles que emprestam a juros altíssimos e vendem suas hipotecas a outros agentes financeiros, fazendo dos papéis verdadeiras cartelas de bingo, cagando e andando para a pessoa comum que, por alguma razão, não pôde pagar seu carnê neste mês.

Estão todos salvos, estamos todos salvos, as Bolsas abriram no Oriente em alta, o movimento se repetiu na Europa e na América, aqui em SP o Ibovespa, que nem sei que merda é, bateu, ou passou, nos 10% (só para atualizar, 14,66%). Quando cai 10%, pára tudo, “circuit break”, ou “circuit breaker”, não sei direito como fala isso. Não, perder não pode, precisamos só ganhar, ganhar sempre. Por que não parar o pregão também quando bate nos 10% positivos? Afinal, não há mágica. O volume de dinheiro no mundo, suponho, é sempre o mesmo. E quando alguém ganha 10%, é porque alguém, em geral os pobres-coitados, está perdendo 10%.

Que nada, deixa subir, comemoremos os recordes, os pontos, os índices. Sorrisos em Wall Street, sorrisos nos escritórios espelhados de Frankfurt, tudo voltou ao normal. O dólar já começou a cair, puxa, que novidade. Quanta gente encheu o rabo com a alta do dólar na semana passada? Estava a 1,7 aqui, bateu em 2,5, ou mais do que isso. Caiu mais de 5% hoje, puxa — 7,74%, para ser exato.

Claro, tem gente dando risada dessa crise de araque, desse pavor que tomou conta de todo mundo, das perdas “dos pobres velhinhos que viram suas economias de uma vida inteira escorrendo pelo ralo”. Esses pobres velhinhos não vão recuperar o que perderam, porque os governos não abriram seus cofres para eles, mas sim para os grandes bancos e seus executivos de merda que passaram anos fazendo cagadas e gastando mais do que podiam, usando o dinheiro dos outros para ganhar para eles mesmos, pulhas, selvagens com seus ternos italianos, seus Jaguares, suas villas, suas putas, suas trufas, seus vinhos. Bando de canalhas. Devem estar todos rindo, agora.

Engraçado que se alguém se levantar numa tribuna qualquer e declarar não a hecatombe financeira mundial, mas sim a catástrofe ambiental, dos sistemas de saúde dos países pobres, da educação, da distribuição de renda, da habitação, se alguém se levantar para escancarar a pobreza e as mazelas da África, a tragédia do Iraque, do Afeganistão, da América Latina, dos asiáticos que não são tigres, ninguém vai entrar em pânico, os governos do mundo vão cagar e andar solenemente, não vão tirar um puto do bolso, que se fodam as gentes, que não têm a menor importância diante dos bancos e do mercado.

Afinal, dinheiro é gente, gente não. Essa é a lição dessa crise de uma semana, dessa farsa globalizada e cínica: estamos todos fodidos nas mãos do mercado.

Subscribe
Notify of
guest

211 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rick
Rick
15 anos atrás

Recebí um e-mail e achei muito bom , gostaria de compartilhar com vocês .

Para reflexão….

Toda crise tem sete fases.

Fase 1. Não há problema na economia, diz a autoridade econômica, é tudo boato.

Fase 2. Sim, temos um problema, mas tudo está sob controle.

Fase 3. O problema é grave, mas medidas corretivas já foram tomadas.

Fase 4. O problema é muito grave, mas as medidas emergenciais surtirão efeito.

Fase 5. Pânico geral e salve-se quem puder.

Fase 6. Comissões de inquérito e caça aos culpados.

Fase 7. Identificação e prisão dos inocentes.

Os Estados Unidos e a Europa estão na fase 5. Brasil, China e Índia estão na Fase 3. Precisamos nos proteger contra a possibilidade de chegarmos na Fase 5, quando basta um entrevistado na televisão afirmar ‘que esta crise é igual ou pior que a de 1929’, como vários já falaram, ou escrever no jornal ‘as conseqüências da crise chegaram definitivamente no Brasil’, como já foi publicado, e gerar pânico por aqui.

Não, a crise ainda não chegou ao Brasil, ainda estamos na Fase 3 e mesmo se crescermos 0% este ano, o que ninguém prevê, toda empresa irá vender a mesma coisa no ano que vem. Sua promoção pode estar em risco, mas não o seu emprego.

Ademais esta crise nada tem a ver, nem terá, com a severidade da crise de 1929, quando 25% dos trabalhadores perderam seus empregos e que durou até 1940 com 14%. Na pior das hipóteses, o desemprego nos Estados Unidos aumentará 3%, mesmo assim só por 24 meses.

Se tivessem líderes administrativos socialmente responsáveis, eles já teriam ido a público garantir que manteriam o nível de emprego de suas empresas nos próximos 12 meses. Hoje custa mais para se treinar um novo funcionário do que para mantê-lo fazendo algo por 12 meses.

Depois que Alan Greenspan e Nouriel Roubini saíram dizendo que a crise era igual à de 1929, todos os americanos pararam de gastar, aumentando sua poupança e prevendo o pior. Ninguém sabe quem serão os 25% de desempregados. Quando 100% dos consumidores param de gastar por um único mês, cria-se uma espiral recessiva imprevisível. Outra alternativa seria alertar os 3% que talvez sejam demitidos para economizar, para que os 97% possam manter normalmente suas compras evitando a espiral recessiva.

Na crise de 1929, 4.000 bancos quebraram, e a mera referência a 1929 como fizeram Greenspan e Roubini, leva pessoas leigas a correr para os bancos, o que aconteceu agora na Europa.

A imprensa perdeu a capacidade de filtrar e processar informação premida pelo tempo exíguo para colocar tudo na internet. Publicam o que vier, especialmente se for notícia ruim.

Nenhum banco comercial irá quebrar, nenhum ainda quebrou nos EEUU, e mesmo se forem um ou dois, nada se compara com 4.000. Bancos sempre quebram mas ninguém percebe. Mesmo se quebrarem, o seu dinheiro, ao contrário de 1929, está no fundo DI e não no Banco. O Fundo DI está no SEU NOME e dos demais cotistas, e se um banco brasileiro quebrar, o que não vai acontecer, seu dinheiro está salvo. No máximo você terá de esperar uma semana para a troca de administrador do seu fundo. O dinheiro está aplicado em títulos do tesouro em SEU NOME, não do Banco.

Deixar o dinheiro onde está é o mais seguro. Se você resgatar o seu fundo DI, o dinheiro cai na sua conta, e se o banco quebrar justo neste dia, você vira um credor do banco. Nossos bancos estão recebendo depósitos dos apavorados estrangeiros. Muita gente em pânico está saldando suas cotas em fundos de ações e o seu gestor é OBRIGADO a vender uma ação mesmo com ela caindo 20% no dia, algo que você jamais faria.

Acionistas majoritários não estão em pânico, nem podem nem querem vender suas ações. Só os minoritários se sentem uns idiotas porque não venderam na ‘alta’.

Não temos bancos de investimento no Brasil. De fato, Roberto Campos implantou neste país este mesmo modelo americano que está ruindo, mas felizmente foi uma lei que ‘não pegou’. Problema a menos.

Só temos bancos comerciais, e estes são muito bem controlados pelo Banco Central. Além do mais, nossos bancos têm dono, e por isto estão pouco alavancados, 4 a 5 vezes, contra 20 a 25 vezes dos bancos de investimentos americanos.

O Brasil não está alavancado. Nossos créditos diretos ao consumidor não passam de 36% do PIB, e devem crescer para 40% no ano que vem. Os Estados Unidos estão alavancados em 160% do PIB e é esta desalavancagem súbita que está causando problemas.

Nosso Banco Central adotou o que venho alertando há anos a países e famílias – a política de ter reservas para os dias de crise e hoje temos US$ 200 bilhões. Pela primeira vez o Brasil tem reservas para sustentar uma crise duradoura, sem ter que se endividar para cobrir furos de caixa.

Temos um sistema financeiro dos mais modernos e rápidos do mundo implantado devido à inflação galopante dos anos 90. Nos Estados Unidos demora-se duas semanas para se descontar um cheque entre bancos, por isto o sistema travou. Nenhum banco confia em outro banco numa crise destas.

Esta é a hora para disseminar a nossa força, as nossas reservas, a competência de Henrique Meirelles, primeiro administrador financeiro (Coppead) a comandar o nosso Banco Central, e já se nota a diferença. Está na hora de mostrarmos ao mundo que como a China e Índia, nós vamos crescer via mercado interno, com produtos populares, tese que há anos venho defendendo.

Esta é a hora de mostrar o que DÁ CERTO no Brasil em vez de conseguir fama no rádio e na televisão mostrando o que poderia dar errado.

Lembre-se que os verdadeiros culpados já estão se movimentando para culpar os inocentes, e assim saírem incólumes e mais poderosos.

Stephen Kanitz

CorredorX
CorredorX
15 anos atrás

Fiquei curioso em saber o nome que deram pra pesquisa que certamente deve ter sido utilizada como base na conclusão 11, pra fundamentar as bases da sociedade caracu.

Waldir Santana
Waldir Santana
15 anos atrás

Parabéns, Flávio.
Seu maior mérito é não entender de “economês”, porque, a tirar por exemplo algumas pérolas aqui postadas, só entende quem não conhece.
Me impressionou a explicação do Roberto, salvo engano, a partir da alegoria do Bar do Zé.
Depois de tanto ler tudo o que até agora foi exposto, cheguei a algumas conclusões:
1. Devo me envergonhar e me considerar “comunista”, por me preocupar com âmbito humano da referida crise;
2. Os pinguços, involuntariamente, deflagaram o processo de criação de um negócio muito lucrativo;
3. Úma vez descoberta sua inadimplência, o negócio todo ruiu, apesar de tantos “iniciados” envolvidos com o negócio;
4. Fodam-se os motivos pelos quais são pinguços;
5. Os pinguços continuam a ser úteis, não mais como consumidores do Bar do Falido Zé, mas, agora, na condição de “pacientes” de uma clínica muito bem planejada pelos mesmos “iniciados”, afinal, só eles sabem de tudo;
6. Numa sociedade tão perfeita, quanto menos ingerência do Estado, tanto melhor. Entretanto, alguém tem que indenizar os investidores prejudicados pela falência do Bar do Zé – olhas os pinguços de volta;
7. O Estado financia a clínica; sujeitos muito bem “treinados” convencem os mesmos (pinguços) que seus problemas serão resolvidos, e troca-se os ternos pelos jalecos;
8. Os treinados se transformam em cães-de-guarda da empreitada sanitarista, seus contratantes mal sabem em que estão aplicadas suas fortunas (que já trouxeram no bolso, ao nascerem, ou, talvez, ganharam por serem inteligentes);
9. A mesma turma da Clínica resolve reabrir o Bar do Zé, sob nova direção, forma nova clientela, troca cachaça por caracu, com a vatagem adicional de o consumidor, eventualmente, adquiiro status de sócio do negócio – sociedade caracu…
10. No final das contas, ninguém sabe porque as pessoas beberam, pouco importa se são mesmo doentes, difunde-se a idéia de que o mundo não vive sem cachaça e, por conseguinte, sem clínicas especiallizadas;
11. Qualquer oposição ao instituido é desqualificada, porque a cachaça é o combustível do homem, e a sociedade caracu, posto que, todos temos cara, e, principalmente seu complemento.

CorredorX
CorredorX
15 anos atrás

Aqui se faz presente a corte dos notáveis. Às vezes a corte até aplaude e com louvores! Mas outra vezes não tem jeito e os notáveis mostram o seu lado inquisidor. Degolam, enforcam, furam olhos, quebram pernas e até queimam na fogueira, se for considerado necessário para fazer sua opinião valer.

Agnaldo Brazão.
Agnaldo Brazão.
15 anos atrás

P.Q.P

Vc se supera À cada frase Flávio.

Bravo, bravíssimo.

alexandre barbosa
alexandre barbosa
15 anos atrás

Caro,FG!

Faço minhas críticas quando tenho que fazer mas…
esse teu texto tá irado cara!!!

mas aquele escort pace car,lembra?????
vou mandar para o “LATA VELHA”(desculpe as maiúsculas,tá?).

vou hoje para”lagoinha” comprá-lo sinto MUITO!!!!!

Parabéns a todos pelo o exercício da DEMOCRACIA!!

Abraço á todos!

Alexandre.

Guilherme Corrêa
Guilherme Corrêa
15 anos atrás

Prezado Carlos,

Seu homonimo levou uma “mesada” sim. Foi na cabeça. No bolso não posso dizer. Ele era secretário dos transportes em São Paulo.
Desculpe a confussão. Como o nome é muito parecido fiz apenas uma pergunta.

Parabéns pela sua história de vida

abç

Guilherme Corrêa

TonyCanada
TonyCanada
15 anos atrás

Estou sem tempo para traduzir, mas imagino que os “economistas” que estao crucificando o Gomes podem ler este trecho da coluna do Thomas Friedman no NY Times de hoje:

Charles Mackay wrote a classic history of financial crises called “Extraordinary Popular Delusions and the Madness of Crowds,” first published in London in 1841. “Money … has often been a cause of the delusion of multitudes. Sober nations have all at once become desperate gamblers, and risked almost their existence upon the turn of a piece of paper. To trace the history of the most prominent of these delusions is the object of the present pages. Men, it has been well said, think in herds; it will be seen that they go mad in herds, while they only recover their senses slowly, and one by one.”

And so it must be with us. We need to get back to collaborating the old-fashioned way. That is, people making decisions based on business judgment, experience, prudence, clarity of communications and thinking about how — not just how much.

TonyCanada
TonyCanada
15 anos atrás

Para aqueles pseudo-economistas (tem hifen?), defensores tao arduos do mercado: deem uma olhada nas colunas do Paul Krugman e do Thomas Friedman no New York Times (www.nytimes.com) e depois venham dizer que a opiniao do Flavio Gomes nao tem valor porque nao tem diploma em economia. O que o Gomes disse e’ exatamente o que os colunistas do NY Times estao dizendo ha’ anos.

Jonas
Jonas
15 anos atrás

YPVS!

Que bom que vc faz parte da exceção que de alguma forma faz a sua parte independente de qualquer outra coisa. Ainda mais pela sua grande atitude de abrir mão de um emprego arcando com uma perde financeira imensa… No mundo de hoje, não está tão fácil assim abrir mão de dinheiro, ainda mais quando se tem toda uma família para sustentar.

Dar dez reais pro cara do malabares. ou pra criança que vende bala no farol não é a solução a longo prazo, mas no curto, aqueles dez reais mata a fome que é de hoje, seus alunos de fisíca (educação é a grande solução a longo prazo), aprendem muito mais com a barriga cheia. Dar estudo sem merenda é complicado, tapa o sol com a peneira.

Não disse que estamos na merda pq assistimos F1, que quem assiste F1 não presta, vejo que apesar de dar aulas de fisíca, interpretar texto não é o seu forte.

Se vc ler um pouquinho de história, verá que a evolução da humanidade é toda voltada para o acumulo de riqueza e trocas de mercadorias, o dinheiro só entrou como mediador dessas trocas, para tornar a coisa um pouco mais justa e fácil.

Coloquei todo mundo num mesmo balaio, pq não conheço ninguém aqui pessoalmente, não tenho como falar individualmente de cada um, fiz um comentário voltado para a grande quantidade de opiniões que li aqui no blog, isso se chama amostragem, estatística.. Se vc não se encaixou no que eu escrevi, ok, bom pra vc, bom para o bairro onde mora, e para as crianças para as quais vc dá aula. Está fazendo do pedacinho à sua volta, um pedacinho um pouco melhor.

Não estou esperando pra colocar a mão na “bufunfa”, nem disse que ninguém aqui está. Claro que se eu tiver a oportunidade de ganhar dinheiro para assistir uma corrida em Monaco, ou melhor, pode ser em Interlagos mesmo, iria com o maior prazer do mundo, sendo um dinheiro honesto, resultado da minha competência, sorte, força de vontade, não pisando na cabeça de ninguém, não vejo problema nenhum!

FG, esse post rendeu heim..
Abraçooooo!

Harry
15 anos atrás

É isso aí!
Parabens!

Carlos Zarattini
Carlos Zarattini
15 anos atrás

para Guilherme Correa…

Nao, nao sou eu. Moro ha muitos anos fora do Brasil, nunca participei de nenhuma reuniao do PT, nao me meto com politica.

Interessante a discussao que o excelente texto do Flavio provocou.

Enquanto o ser humano nao conseguir mudar um pouco a mentalidade, o modo de enxergar as coisas, infelizmente continuaremos a viver em um mundo muito injusto. O sistema de mercado non qual vivemos tem como resultado inevitável o acumulo de riquezas por parte de uma parte da populaçao, enquanto o resto fica sempre mais pobre. Mesmo quando se fala de investimentos na economia real, voces acham que quem investe 1 euro tem como objetivo: a) gerar empregos e ajudar a sociedade; ou b) ganhar 2 euros? O que dizer entao desse mundinho do mercado financeiro, de gente que tem como objetivo ganhar dinheiro sem prouzir absolutamente nada de concreto, de útil para o resto do mundo?

O probleme é que se uma pessoa pode ter uma vida digna ganhando 10, mas tem a possibilidade de ganhar 100, nao tem a menor importancia se, potencialmente, outras 9 pessoas estao na miseria.

Tenho consciencia do grau de idealismo das minhas afirmaçoes.

Nao, nao sou comunista.

Resolvi sair do Brasil porque nao queria mais participar de uma sociedade onde o desequilibrio social é extremo. Pagar impostos no Brasil é pior do que pagar impostos na Europa. Pelo menos aqui a gente consegue ver e usufruir do serviço publico, na forma de hospitais, estradas, transporte, etc. Nao vou dizer que no primeiro mundo nao existem problemas, mas temos que admitir que a Europa está também mais proxima das soluçoes, se comparada com a America.

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

Po, gostei do texto, uma opiniao bacana.

Mas o que nao da pra aguentar sao esses puxa-saco do Gomes. Querer elogiar o texto, eh uma coisa. Agora colocar 200 comments babando o ovo do cara eh demais.
O blog serve para que o autor, no caso o Gomes, aborde um assunto, e o pessoal comentem e discutam. Nao so fica babando no ovo dele.
Talvez esse povo espere um email de resposta do Gomes com um “ei, gostei de voce, quer um emprego?”
Ta loco!

*Desculpe a falta de acentos, problema da maquina.

MSM
MSM
15 anos atrás

Em todos os jornais, nós so´vemos e ouvimos falar nessa “quebradeira”. Esse monte de gente endinheirada, que vive nos seus luxos exagerados perdendo dinheiro dos seus investimentos. Tadinhos, estou com tanta pena, que não deixo de ler ou ver qualquer informação sobre essa penúria.
O dólar cai, o dólar sobe, as Bolsas perdem dinheiro, as Bolsas ganham dinheiro, e no fim os governos estão aí para ajudar os executivos e a as corjas que os acompanham, tanto aqui como lá, os presidentes adotam a salvação monetária para esses tubarões. Enquanto isso, a população que precisa de ajuda de todos os tipos, ficam largadas a algum tipo de sorte. Quantos milhares de africanos precisam de um apoio internacional e não há nenhum tipo de ajuda?
Sinceramente, quero mais é que esses endinheirados se quebrem todos com essa especulação financeira.

Filipe Araújo
Filipe Araújo
15 anos atrás

Flavio,

Anuncio no #69 sim! É retorno garantido. Mais exposição do que Ferraris e McLarens!
Aliás, vou abrir uma empresa só para poder anunciar. Qual o valor da cota? Aceita cheque pré?

Grande abraço

YPVS
YPVS
15 anos atrás

Prezado Jonas, sua visão é deprimente, infantil e tenta colocar todos num mesmo balaio. por favor, meu caro, vc não conhece todõs, então por favor para com isso. Dar dez reais a um cara que faz malabares não é a solução. Eu faço bem diferente. Duas vezes por semana dou aulas particulares de física a alunos com dificuldade do ensino médio e participo ativamente dos encontros de segurança no meu bairro. Eu faço e não estou esperando minha vez de enfiar a mão numa bufunfa como vc sugeriu. Há 2 anos fiz uma opção e saí do meu trabalho por não concordar com os princípios lá reinantes. Isso me causou uma perda financeira imensa, da qual não me arrependo nem por um minuto! Durmo tranquilo e hj trabalho com aquilo que acredito.
Então, pelo amor de Deus, sem essa visão de que somos todos fdps pq gostamos de um esporte caro e que ninguem presta.
Vai devagar. Isso, na minha visão, nada mais é do que a desculpa mais simplista, egoísta e por que não idiota para legitimar uma ação ilícita. Por isso sim estamos na merda! E não porque assistimos F1.
Vá com calma. E qdo tiver a oportunidade de enfiar a mão na bufunfa tão esperada aproveite-a mto bem. Quem sabe indo assistir a um GP de Monaco ao vivo ao lado do Galvão Bueno…
Boa noite e boa sorte.

Luis Filipe
15 anos atrás

assino embaixo ! parabéns Flávio …

M.Bacaneli
M.Bacaneli
15 anos atrás

Onde fica o Stop dessa bagaça…quero descer…Camarada Gomes ….perfeito…

Luciano Falkowski
Luciano Falkowski
15 anos atrás

O incrível é que tem gente achando que os especuladores estão perdendo dinheiro! hahahahaha

Os especuladores estão ganhando dinheiro. MUITO dinheiro… Os principais players no mercado do petróleo alteraram suas posições quando o mesmo estva a U$145 (passaram da ponta compradora para a ponta vendendora, fazendo pressão para baixo). Os principais players em Dow Jones e na Bovespa estão BEM vendidos desde a perda dos 55 mil pontos.

Alguns vão quebrar, e estão quebrando? Claro. Mas muitos estão se tornando milionários.

Novamente, ainda não consigo entender a ‘raiva’ com o mercado financeiro de muitos. Acho que é medo do que não entendem. Especulador também paga imposto de renda, também tem que pagar saúde privada, educação privada, também paga comida mais cara, o preço do dólar também afeta o que ele pode ou não pode comprar.

Existem bons especuladores, que ganham rios de dinheiro? Claro. Como existem bons executivos, bons empresários, que igualmente ganham rios de dinheiro.

E adivinha de onde vem o dinheiro pro grande empresário contratar mais 3.000 pessoas? É, do especulador, naquele que é a fonte mais barata de financiamento pro empresário: a abertura do capital.

Paulo C.
Paulo C.
15 anos atrás

Cara, vc conseguiu traduzir perfeitamente o sentimento do povo contra a canalice protagonizada por esses especuladores, detentores do sistema financeiro mundial. Esse negócio de privatizar lucros e socializar prejuizos tem que acabar. Parabéns..

Christian Q. Spoto
15 anos atrás

Flávio,

Texto perfeito! Parabéns!
Vamos partir para a ação? Digo iniciar um movimento de colocar o valor da vida (de todas as espécies) acima dos valores do mercado.
Faço parte de um grupo de vegans e vegetarianos que estamos nos cotizando para levar aquilo que acreditamos a mais pessoas (sem impor nada a ninguém). Com umas 200 pessoas já colocamos 4 outdoors no rio de Janeiro e em breve teremos alguns em BH. è poca coisa mas se conseguisse-mos colocar uns nas principais capitais do mundo com uma mensagem tipo: Para o mercado 4 trilhões (foto de banqueiro embaixo) Para a fome quanto? (foto de africanos famintos). E embaixo de tudo: queremos uma resposta do presidente (ou primeiro ministro).
Eu sou muito pequeno e tenho poucos contatos para fazer isto, mas você conhece gente de todo lugar, com R$ 20 cada um e umas 300 pessoas por país fazemos isto. Que tal?

Tristan
Tristan
15 anos atrás

Alto lá pessoal. O FG porque viu o óbvio, e revoltou-se como toda gente que paga imposto e vai ver o seu dinheiro cobrir irresponsabilidades de criminosos de colarinho branco e por isso virou comunista ?

Se revoltar contra essa #*(#4 que está aí é definido simplesmente como puro desconhecimento do mercado ?

Não sou daqueles indivíduos descritos precisamente por FG, que verdadeiramente “JOGAM”, na bolsa. Alguns até com informações privilegiadas. Sou Médico, mas acho que entendo um pouco de mercado, pois tinha ações e me livrei delas no exato momento que a crise teve início, salvando-me de um prejuízo.

A situação não mudou, mas a bolsa fica variando com o “humor” dos investidores. O dinheiro de fato não sumiu, sequer existiu pois é puro papel, na verdade mudou de mãos com valor diferenciado. O que é inadmissível é que o dinheiro que pago de imposto vá servir para cobrir o prejuízo desses investidores, banqueiros, e etc. E é exatamente isso o que vai acontecer.
Se me revoltar com isso me torna um comunista, que assim seja.
Paredão nesses #&(*!#. que vão mexer no dinheiro do meu imposto para proteger outros #%&(%# iguais a eles.

Rick Berlitz
Rick Berlitz
15 anos atrás

Muito bom!

Desde o início escrevi: nunca vi uma reunião de bancos mundiais para acabar com a fome em vários países africanos, por exemplo.

Se autorizar, coloco nos Blogs. Pode ser?
Abs.

Marcus
Marcus
15 anos atrás

Flávio,

Não sei se você lê os comentários, mas de qualquer forma, parabéns pelo texto. Não é sempre que concordo com o que você escreve, mas nesse caso não dá pra discordar

Abraço

Marcus

Marcelo
Marcelo
15 anos atrás

Flavio,

Depois de ler o seu post, eu cheguei a uma conclusão:

– Você vota na Marta Suplicy

Valeu!

Jonas
Jonas
15 anos atrás

Rodrigo Tossato,

Citei a F1 como exemplo pq o blog trata de automobilismo e outras coisas mais, eu poderia citar o exemplo do futebol, jogador com passe estipulado em zilhões de euros.
.
Os testes de sexta-feira da F1 por exemplo, servem pra que??
Se eu não estou enganado, Ferrari e Mclaren, tem orçamentos perto dos US$ 600 milhões anuais… Vive saindo matéria em sites, falando em cortar custos da F1, isso dá uma idéia do tanto que é investido nos carros.

Vc disse que acompanha quem quer as corridas, do mesmo modo que investe quem quer na bolsa..

Agora o blog trata principalmente de automoblismos, tem um post sobre economia, e vc quer que faça uma comparação sobre oq brother?? Sobre banana?? novela?? a gostosa da vizinha??

Abraço

Rodolfo Machado
15 anos atrás

Aos que estão defendendo Wall Street, o problema é moral e ético, é a diferença entre dinheiro ganho honestamente ou não, não há problema em ganhar dinheiro ou enriquecer, não há problema nenhum em uma empresa abrir seu capital e colocar ações na bolsa, desde que o valor das ações corresponda ao desempenho da empresa, só e mais nada, e esta crise foi no mercado imobiliário, depois passou para a bolsa, e foi sim uma crise de venda de ilusões, o cara penhora sua casa, pega o dinheiro e torra no consumismo, tudo na expectativa de sua casa valorizar mais ainda, isso tudo é ganância mesmo, não e preciso acabar com o mercado financeiro e sim com a ganância.

Jonas
Jonas
15 anos atrás

Fala,

Na boa, 80% da pessoas não entenderam porra nenhuma do post..
Fica todo mundo pagando de bonzinho, de que o mercado é uma bosta, que os caras só roubam que a bolsa é uma farsa, pau no toba do Bush, dos banqueiros e de todo mundo que ganha dinheiro investindo.
Alguém falou que os caras ganham dinheiro em cima da pobreza (???). Os caras ganham dinheiro em cima de dinheiro, pobreza só gera dinheiro quando canalzinho de tv resolve mostrar as imagens apelativas da África ou do nordeste brasileiro com os povos passando fome. Aí sim é um puta marketing do caos, e aí sim vale né?? Todo mundo fica com dó, doa R$ 10,00 no Criança Esperança e Teleton e fica com a conciência tranquila pq fez a boa ação do ano..
O dinheiro que foi usado no plano para “salvar” a economia americana, foi o dinheiro do contribuinte, e qual de vcs abririam mão do seu dinheiro pra acabar com a fome mundial?? Pra salvar a Amazônia?? E se amanhã todos os governos do mundo resolvem tirar 30% do seu tão suado salário, pra destinar ao combate a fome no mundo.. e aí?? Todo mundo aceitaria numa boa, ou o combate a fome é responsa apenas dos governos?? Quem aqui abriria mão do dinheiro da aposentadoria pra destinar as crianças com fome no mundo?? Garanto que nem 10%, “trabalhei a vida inteira, agora eu quero o meu, a fome no mundo é problema do governo”… O pessoal vê criança fazendo marabales no farol, quem que tira 10 conto da carteira e dá pro moloque?? Nego fecha o vidro e finge que não viu (problema do governo). O Governo não faz porra nenhuma pelo pobre e não é de hoje, e nem por isso o mundo se revoltou, todo mundo fica com dó na hora, passa 5, 10 minutos a imagem do negrinho magrelo no fim da África some da mente e aí fica tudo bem de novo!!

Torcedor de F1 mesmo, faz abaixo assinado pro Lewis Hamilton recuperar os pontos da corrida de Spa, e não conseguiram pouca assinatura não.. aí é culpa da bolsa tbm?? Do investidor?? Os caras fazem abaixo assinado por futilidades assim, e saí em tudo qnto é site, blog, tv..

É fácil pra caralhooo ag falar da pobreza, enquanto não precisamos fazer nada pra combate-la, a não ser, atacar o governo com textos assim, como disse o João um pouco mais acima, quem que está disposto a abrir mão da vidinha mais ou menos que cada um de nós levamos pra ir combater a fome, doenças, guerras pelo mundo?? Usando o teclado e um espaço na internet ag combate até Bin Laden, mas na hora de agir mesmo, é que fica um pouco mais complicado né?

E o mais engraçado é que somos loucos e nos orgulhamos do nosso “jeitinho brasileiro”, de, por exemplo, sonegar o imposto de renda!!

FG, valeu por permitir usar grande espaço do seu blog!
Abraçoooo!!

Daniel
Daniel
15 anos atrás

Bom… diante dos inúmeros comentários abaixo fico até sem graça do q eu vou escrever, mas… lá vai:

Sou assíduo leitor do blog e respeito todas as opiniões, quem gosta ou não gosta do mercado financeiro. Mas existem alguns conceitos um tanto esteriotipados sobre o que é o mercado financeiro e principalmente sobre quem trabalha nele…

1. As bolsas não servem para nada além de enriquecer esse bando de especuladores porcos de wall street – Não é bem assim q a coisa funciona… grande parte dos investimentos de inúmeras empresas são provenientes EXATAMENTE da captação em bolsas de valores. Investimento para abrir uma fábrica que vai empregar milhares de operários, por exemplo. Sem esses recursos, sem fábricas e mais gente passando fome. E esse investimento depende também do “damn fucking” especulador, que possibilita que o mercado exista e as pessoas reaver o dinheiro investido se precisarem. Duvido que algum de vocês invista dinheiro em um apartamento, por exemplo, se tiver uma clausula de proibição de venda para sempre. Seria mais ou menos assim se o especulador não existisse para deixar o investidor sair se precisar do dinheiro. Vale dizer que isso não tem NADA a ver com essa farra do boi que se viu nos últimos 5 anos, onde qualquer um achava que poderia ficar rico na bolsa sem trabalhar! Muita gente vende ilusão, em todos os ramos de trabalho…
2- Sempre que alguém ganha alguém perde, logo esses cretinos estão roubando comida das criancinhas da África – De novo não é bem assim… Quando as bolsas sobem, batem recordes e etc.. quer dizer que os investimentos estão aumentando e a geração de riqueza vai junto. O mundo produz mais e a situação de todo mundo melhora, do operário ao “damn fucking” especulador.
3- Tinham que deixar esses imbercis todos se fuderem e não ajudar ninguém! – Quem trabalhou com irresponsabilidade, se alavancou, e achou que a bolsa era mega sena tem realmente que ser punido. Um monte de CEOs de bancos, seguradoras, etc.. deveria inclusive ser preso. Agora, quero ver qual seria a opinião de todos se o sistema financeiro inteiro quebrasse e a sua poupança de uma vida inteira q ta no Bradesco virasse pó! Não tem mais, foi mal.. o banco quebrou. Essa grana toda sendo gasta para ajudar os bancos não é a toa… na grande depressão americana, TODO MUNDO PASSOU FOME, do “damn fucking” especulador até o padeiro…

Esse comentário não é para defender uma visão ou outra, capitalismo ou comunismo, etc… só quis apontar que alguns conceitos do senso comum podem não ser tão simples assim…

Abraço galera,

Daniel

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
15 anos atrás

Tem neguinho misturando tudo. Muitos de nós não devem o que conquistaram na vida ao mercado financeiro nem tampouco são loucos a ponto de deixar de reconhecer sua importancia, mas a verdade é que este meio está infestado de posudos vagabundos que deveriam ir para o inferno. Se os gênios pensam que a coisa acaba aqui, com este derrame de dinheiro dos contribuintes, estão muito enganados. Esta montanha de dinheiro público usada para socorrer bancos, investidores gananciosos e correntistas vai cobrar seu custo nos próximos longos anos. E adivinhem de quem. Portanto, uma quebradeira faria uma providencial limpeza no mundo e podem ter certeza que a vida continuaria, só que com muito menos espaço para toda a babaquice que hoje assola o planeta. E é melhor que quebrem bancos do que países. Ou será que toda essa grana apareceu do nada?

Rodolfo Machado
15 anos atrás

Calma, Gomes, sexta-feira a marinha da Russia tava fazendo um puta dum teste de misseis, com a presença do Medvedev, logo um desses vair cair na cabeça de um especulador de Wall Street, quem acha graça ou exagero saibe que a unica coisa que a Russia pensa é em guerra, a passagem para o capitalismo que eles fizeram foi só para dar um gas. Alguem ai em cima disse que todos nós fazemos parte disso, é uma verdade facil, pois eu tenho de ir ao supermercado mesmo e por gasolina no meu carro, o que eu devo fazer? virar um eremita para não fazer parte,virar comunista, outra bosta que não deu certo, sendo assim a gente conclui que estes engravatados de Wall Street não são melhores que os caras do Hezbollah ou da Al-Qaeda, nossa civilização ocidental apodreceu, é melhor passar a regua e começar de novo.

Fernando Camargo
Fernando Camargo
15 anos atrás

Seu texto resume tudo ……..e a colocação das palavras nunca foram tão perfeitas como estão …..

Parabens Camarada GOMES

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
15 anos atrás

Jonas, a F1 acompanha quem quer, as montadoras gastam quanto querem, e olha que tem montadora perdendo dinheiro igual água e não para especulação e sim para um retorno de mercado…diferente do mercado financeiro que mesmo eu que ando a certa margem deste mercado sou afetado paganto o pato também…comparação infeliz a sua…

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
15 anos atrás

Muito bem, FG. Da mesma forma que concordo integralmente com seu texto, eu abomino estes paspalhos que dizem amém àquela corja e ainda se fazem de muito informados e cultos para defendê-los sob o pretexto de uma hecatombe. Que venha a hecatombe,pois ficará definitivamente provado que o cidadão comum perde muito mais nestes Proer’s da vida do que se um bando de cretinos derem com seus burros e suas putas, como diz o Flávio, na água.

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
15 anos atrás

Jack, muito esclarecedora sua aula porém você deixou de tocar nun ponto que eu acho um pouquinho relevante, e que não tem nada a ver com o governo…
Porque as porras dos bancos americanos abriram crédito para compradores caloteiros???? o famoso :Subpime. E ainda por cima pegou tudo isso transformou em papel e vendeu papel podre para uma porrada de bancos europeus???????
Isso é ganancia, e isso deve ser punido pelo próprio mercado, bando de capitalistas saguinários….

Filipe Araújo
Filipe Araújo
15 anos atrás

Opinião é opinião, e dessa eu descordo veementemente.
Esse análise é muito simplista e não representa a verdae do mercado finaceiro. Fizeram cagada? fizeram sim. Mas não é so rico que ganha dinheiro em aplicações, nem tão pouco valor e um papel de uma empresa é “uma enorme mentira”.

Fazendo uma paralelo – Você vai botar o #69 para correr. vamos supor que você precisa de dinheiro. O que faz? vende cotas de patrocício! cada cota tem um valor x e repesenta um grau de exposição no carro. Se seu carro tiver um bom resultado, aparecer na mídia, ficar conhecido, o valor sobe, não é?

É isso que, a princípio, o mercado financeiro faz. Gera capital para empresas poderem tocar o seu processo e produção. Se a empresa tiver um bom resultado, o papel sobe. Então não é “tudo mentira”. O problema é que o mercado norte americano é totalmente desregulamentado – neoliberalista – e agora paga o preço por ter autorizado qualquer um a fazer qualquer coisa com o dinheiro dos outros.

Quanto aos pobres, não nos esqueçamos que eles sempre existiram, com mercado financeiro ou sem ele, então não coloquemos a culpa em quem está ganhando dinheiro de uma forma ou de outra. Fato é que sem o MF várias empresas ao redor do mundo estariam quebradas, muitas delas, inclusive, com forte representatividade em ações de responsabilidade sociais-empresariais.

Temos hoje pobres no mundo inteiro sendo auxiliados por empresas que estão representadas em bolsas ao redor do globo. Vamos acabar com todas elas? Ótimo, o mundo será um lugar muito melhor mesmo!

Aliás, vamos resetar o mundo e voltar para o sistema feudal! O engraçado é que as criticas postadas por todos aqui são originárias de pessoas que possuem tennis, camisa, carro, eletricidade, combustível, computador, casas, internet, video games, celular, e televisão fabricados por essas empresas maucaráter que possuem papéis nas bolsas. Alguém se habilita a jogar tudo fora e não comprar mais só para quebrar esses “pulhas, selvagens com seus ternos italianos”?

Foi o que pensei.

RESPOSTA DO FG:

Quer anunciar no #69?

Tarso Holanda
Tarso Holanda
15 anos atrás

E quem vc acha que gerou esse dinheiro pro estado Allan?

Fomos nós…

Tem que socorrer o mercado mesmo.
Senao ai sim nos fudemos…..

Tem que endender e visualizar as
consequencias de uma possivel depressão
antes de falar besteira.

Wallace/BH
Wallace/BH
15 anos atrás

O texto é bem simples, e os caras que trabalham ou tem uma graninha aplicada na bolsa fazem de conta que não entenderam o recado.

Os governos estão pegando dinheiro do POVO ( afinal os governos NÃO PRODUZEM PORRA NENHUMA, só recolhem NOSSOS impostos ) e estão emprestando para uma bando de banqueiro FDP que fez merda no “mercado”.

Enquanto existem milhoes de pessoas no mundo incluse nos estados unidos e europa precisando de ajuda, e os caras não vem 1 centado de dolar de ajuda dos governos.

É simples, o dinheiro, o mercado, é mais importante que as pessoas, isso chama-se CAPITALISMO. Eu vendi minhas ações com o ibov à 72 mil pontos….foda-se quem não vendeu !

Allan Maciel
Allan Maciel
15 anos atrás

Tem de haver maior rigor dos orgãos reguladores do mercado financeiro em relação A FABRICAÇÃO DE FUMAÇA.

É óbvio que a ajuda dada aos bancos não vai beneficiar somente aos banqueiros e especuladores. É óbvio que isso vai salvar muito cidadão médio.

Não é preciso ser fluente em “econômes” para chegar a essa conclusão.

MAS ISSO NÃO É DESCULPA, PORQUE ESSE NÃO É O PONTO.

Tem é que acabar com a orgia do crédito sem lastro, que cria esse castelo de cartas que pode ruir a qualquer momento.

A globalização não pode servir para financiar com dinheiro público, um SEGURO GRATUITO para banqueiros e especuladores.

vitão
vitão
15 anos atrás

Longe de defender um bando de FDP’s, segue o link do blog do Nassif, que dá uma visão didática da coisa (embora eu não concorde com as suas previsões) .

http://www.projetobr.com.br/web/blog/5

Alexandre Fortes
Alexandre Fortes
15 anos atrás

Da série “Coisas que não entendo!”
-Os americanos não são seres que defendem que o Estado não deve interfirir na economia?
-Se as coisas são assim, por quê motivo o Estado deve ajudar quando a economia quebra?
Por óbvio que sou simplório e ignoro certos assuntos, mas não era para ser…ado aado, cada um no seu quadrado?

A propósito, alguém daqui ganhou chapéu da sessão de autógrafos do livro do azed, ops, do azevedo?

PERNALONGA
PERNALONGA
15 anos atrás

“estamos todos fodidos na mão do mercado”- brilhante!! uma frase que sintetiza uma situação global…escreves com uma clareza enorme, parabéns pelo post corajoso!!

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
15 anos atrás

Sem capitalismo, sem F1, sem F1 sem investimentos em tecnologia, sem patrocinador, sem TV para anunciar seus produtos, TV quebrada, sonhos furados, ambições desperdiçadas. Resumindo. Sem capitalismo, e com o mal que ele faz, bem vindo a nova idade da pedra.

Allan Maciel
Allan Maciel
15 anos atrás

Quem disse que o Socialismo acabou ?

Para os banqueiros e especuladores a mão forte do Estado está sempre pronta para prestar o providencial socorro.

Marco Clerris
Marco Clerris
15 anos atrás

Oi Flávio, boa tarde.

Bacanérrima a sua exposição sobre o atual momento global, onde os bancos, e banqueiros, sempre foram a favor do individualismo capitalista quando o assunto era ganho. Mas quando a coisa ficou preta, eles subitamente resolveram adotar a política de socializar as perdas com o dinheiro do contribuinte. Tudo para manter o planeta girando, girando…

O que se “perdeu” numa semana de quebra geral das bolsas daria para acabar com a fome no mundo umas 30 vezes. Mas isso não é prioridade.

Tá certo, tá certo, dinheiro é bom e todos nós gostamos do que podemos fazer com eles. O que me revolta é a maldita tendência egoísta do ser humano em querer tudo só pra ele de uma vez só.

O mundo continuará girando, mas cada vez mais esta falta de fé (em Deus e no ser humano), a falta de amor ao próximo e a intensa valorização do TER em detrimento do SER nos levará para a ruína.

Desculpe minha visão “apocalíptica”, mas infelizmente na minha concepção, este mundo não está sendo um bom lugar para meus filhos crescerem.

Abração
Marcvs Avrelivs

Emerson Simplicio
Emerson Simplicio
15 anos atrás

Quanto preconceito comunista, rsrsrs. Mas, apesar de eu não concordar em quase nada, é um belo texto. Não deixa de ser um ponto de vista interessante.

Antonio José
Antonio José
15 anos atrás

Flavio, a Luz e as Trevas são incompatíveis mesmo! Quando se escreve algo brilhante os obscuros ficam incomodados. Não ligue para isso, os Joios e os Trigos já estão bem crescidos…e o sucesso deste texto é retumbante.

Valmir Passos
Valmir Passos
15 anos atrás

Nossa, me desculpe, mas o texto é de uma ingenuidade incrível.
O blogueiro que assina como André é o mais lúcido aqui. Entendo a revolta uma vez que o mundo se une rapidamente para salvar a economia global, com dinheiro dos contribuintes, não se se esqueçam, enquanto não movem uma palha para ajudar a quem realmente precisa.
Esse é o mundo cruel e injusto no qual vivemos.
Porém, se esquece que uma eventual quebradeira geral, levaria milhares de empresas, que geram milhões de empregos à lona, e obviamente, gerando mais pobreza.
É injusto, mas infelizmente é assim que as coisas funcionam. Não se pode viver sem dinheiro e muito menos sem empresas que geram empregos à nós mortais, que como eu, precisam sobreviver.
Trabalho no mercado financeiro, não tenho um centavo na bolsa e não concordo com a especulação absurda do povo e do governo dos EUA, a quem pessoalmente detesto, mas achar que a ajuda não era necessária, é ingênio. Tanto que o fantástico presidente brasileiro acordou, e o nosso Banco Central também teve que agir e liberar dinheiro.

Sds

Ricardo Gualda
Ricardo Gualda
15 anos atrás

Flávio, sugiro vc se isolar do mundo. O mundo depende dos mercados. Se o senhor não gosta dos mercados, que se isole do mundo.

É a tática sempre adotada pelos ignorantes: não compreendo algo? Soy contra!

Páre com esses posts, FG…. Não é sua praia…

A análise sobre Fuji, no entanto, muito boa. Especialmente sobre o Hamilton.

Abraço!

Pinky & Cerebro
Pinky & Cerebro
15 anos atrás

Percebe-se Flávio, sua pouca intimidade com os conceitos da economia.

Respeito você como jornalista esportivo…… de automobilismo sabe tudo e mais um pouco. Mas deveria refletir mais antes de emitir opiniões baseadas em pouco conceito e muito preconceito.

No fundo, ainda não entendi a razão de ser desse post.