POBRE PIRULITO

SÃO PAULO (estraga os dentes) – Na coluna Warm Up de hoje, Flavio Gomes, que sou eu, defende a tese de que se Massa perder o título de 2008, o pirulito será lembrado para sempre como grande culpado. Mas não foi. Um campeonato não se ganha ou se perde numa corrida só.

Leiam lá, comentem aqui!

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
phigo
phigo
15 anos atrás

Olá Flávio Gomes, bom dia!

esta vai com atraso, mas com certeza a Ferrari e a volta do pirulito-man será assunto deste final de semana em Fuji.

http://br.youtube.com/watch?v=kIrFlBIlqcE

abraço

Ed Fidelis
Ed Fidelis
15 anos atrás

Se o segundo lugar desse mais pontos que o primeiro, o Massa estaria na frente na briga pelo campeonato?

E se dobradinha de pilotos da mesma equipe desse pontos em dobro?

E se a melhor volta desse 2 pontos? E se fosse 3? E se fosse 4?

E se a pole desse 2 pontos? E se fosse 3? E se fosse 4?

E se fosse tudo isto junto?

E se Monza e Monaco valesse o dobro de pontos?

E se corrida a noite valesse só a metade?

E se…..

marco  coelho
15 anos atrás

nao concordo nao acho que o primo de piloto clay regazzoni seja culpado afinal Ungazzoni nao cometeu o primeiro erro da temporada foram muitos, E Unga nao deve ser ELIMINADO apenas espancado com 8 chibatadas o numero de cilindros do carro que ele prejudicou

Aldred Ramacciotti
Aldred Ramacciotti
15 anos atrás

O Massa perdeu pontos importantes, agora podemos ver a falta que faz.

Julio
Julio
15 anos atrás

Flávio,
quantas vezes vou ter que falar, que Jack Ickx roubou em Monaco ´84 sim, ajudando o Alain Prost?
De novo, o motor daa Mclaren do francês era Porsche, e o Jack corria no Esporte-Protótipos adivinha com qual motor?

RESPOSTA DO FG:

Fale, sei lá, mais um milhão de vezes.

Palhaco
Palhaco
15 anos atrás

Isso é óbvio. É como Schumacher em 2006. Tem gente que diz que ele perdeu por causa da quebra de motor no japão. Nada mais longe da verdade.

Ele perdeu porque cometeu cagadas na Austrália, na Hungria, em Mônaco… … …

Alonso teve mais problemas mecânicos e ainda assim ganhou.

Paulo Barros
Paulo Barros
15 anos atrás

Mais claro e preciso, impossível.

No comments…

rolistefas
rolistefas
15 anos atrás

O título de Kimi em 2007 fez mal à Ferrari, deu a eles a impressão que a saída de Shummi, Ross Brown e cia não enfraqueceu a equipe, o que se mostrou falso em 2008..

Juliano
Juliano
15 anos atrás

Não lembro se já postei isto antes mas segue um raciocínio que tenho desde o ano passado.
Julgamento do caso de espionagem envolvendo Ferrari e MacLaren. MacLaren é desclassificada do Mundial e poucos “segundos depois voltam atrás da decisão, se não me engano, ela só perde os pontos de construtores. Alguns sites postaram a noticia da exclusão da MacLaren do Mundial 2007.
Hamilton e MacLaren erram demasiadamente nas 2, 3 últimas corridas do ano e entregam o título ao Raikkonen.
Eu cheguei a comentar com meus amigos que foram para o GP Brasil que não me admirava se o Raikkonen terminasse campeão, mas pensando no que poderia rolar em uma disputa na pista entre Hamilton e Alonso.
Depois da corrida é que veio minha teoria que aconteceu algum “acordo” no julgamento onde a MacLaren não seria banida da F1 mas entregaria o campeonato para a Ferrari.
E sinceramente, acho que este ano a Ferrari está devolvendo o presente, não posso afirmar que o Hamilton será campeão, mas aposto que a disputa será até o GP Brasil, pois é interesse do tio Bernie que os campeonatos fiquem cada vez mais acirrados.
Posso estar viajando, mas em um esporte que envolve tanta grana e tanta decisões subjetivas e acontecimentos “misteriosos”, não duvido que as disputas até a última corrida não são o script de um filme dirigido por tio Bernie tal como aquele estrelado pelo Jim Carrey.
Mas, como isto pode ser só uma viagem minha continuo acompanhando a F1 por mais de 20 anos e esperando sentado por mais um Brazuca Campeão.

marcel
marcel
15 anos atrás

Flavio,

concordocom tudo dessa coluna. 100%

vale lembrar a frase de Senna:

“no momento,claro que fiquei chateado; mas anlisandoagora, um segundo lugar, na forma como foi, como tudo aconteceu, e ainda nas condições da pista, foi um resultrado excelente”.

ontem fiz uma lista de erros da ferrari com kimi, e esqueci da quebra em valência… acho que erraram mais com o kimi que com massa.

JBCarneiro
JBCarneiro
15 anos atrás

Bom… Então seria muito melhor o sistema de pontuação antigo desde que fosse mantida a punição ao Hamilton…

Davi RIbeiro
Davi RIbeiro
15 anos atrás

Concordo com tudo que o Gomes falou. Só acho que ele esqueceu de acrescentar que a Ferrari falhou mais do que costuma. É verdade que Massa poderia ter administrado melhor as situações desfavoráveis – como na Malásia, quando rodou ao acelerar muito cedo na curva -. mas creito também que a Ferrari errou muito mais que seus pilotos. Poderia ter tido melhores estratégias e ter garantido melhor confiabilidade aos seus motores, como o todo de resto.
Mas isso é coisa de corrida, melhor! De campeonato. Mas são nesses detalhes – ou na soma deles – que se ganha ou se perde um campeonato.
Não foi só o pirulito. Foi o pirulito, a estratégia, a quebra do motor, aquela aceleradinha a mais ou a menos…

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
15 anos atrás

Ótimo texto Flávio, sem puxassaquismo. Lúcido, simples e direto. Tá afiado, hein?? Quero lhe enviar fotos de miniaturas que tenho desde a “tenra idade” de berlinetas, DKW’s (em nro. de 3), Kombis, Jeep, e outras raridades; qual é o seu e-mail, por favor?/ Um abraço.

Rick
Rick
15 anos atrás

Flavio Gomes, fiz as contas de como estaria a F-1 se o sistema de pontuação fosse igual antigamente, onde apenas os 6 primeiros pontuavam (que por sinal acho mais justo pois a diferença de 2 pontos do segundo para o primeiro é muito pouco e não premia de forma devida o vencedor).

Pontuação dos 4 primeiros com o Sistema atual e COM a punição ridícula de Hamilton em SPA (é a Oficial):

1º Lewis Hamilton 84
2º Felipe Massa 77
3º Robert Kubica 64
4º Kimi Raikkonen 57

Pontuação dos 4 primeiros com o Sistema atual e SEM a punição ridícula de Hamilton em SPA:

1º Lewis Hamilton 88
2º Felipe Massa 75
3º Robert Kubica 64
4º Kimi Raikkonen 57

Pontuação dos 4 primeiros com o Sistema antigo e COM a punição ridícula de Hamilton em SPA:

1º Lewis Hamilton 68
2º Felipe Massa 67
3º Kimi Raikkonen 44
4º Robert Kubica 43

Pontuação dos 4 primeiros com o Sistema antigo e SEM a punição ridícula de Hamilton em SPA:

1º Lewis Hamilton 74
2º Felipe Massa 63
3º Kimi Raikkonen 44
4º Robert Kubica 43

Humberto Corradi
Humberto Corradi
15 anos atrás

Acho que a Ferrari se perdeu por não definir um primeiro piloto, ao contrário da McLaren, desde o início do ano. Montando estratégias e colocando todo foco para um de seus pilotos tudo seria bem mais fácil.

Gilberto Ribeiro
Gilberto Ribeiro
15 anos atrás

SEM PAIXÕES, O QUE VEJO É QUE VC NÃO QUER QUE MASSA GANHE DE JEITO NENHUM. QUANDO PERDE VOCE SE ALEGRA E QUANDO ELE GANHA VOCE FAZ UM SIMPLES COMENTÁRIO.
É SÓ LER, ESTA MUITO NA CARA SEUS SENTIMENTOS FLAVIO.
GOSTO DESTE BLOG, MAS QUANDO VC VAI FALAR SOBRE O MASSA É MUITO TENDENCIOSO.

ABRAÇOS

Jonas
Jonas
15 anos atrás

Concordo em termos…
Perder 10 pontos na primeira corrida do ano, faltando ainda 17 pra vc recuperar, é beeeeeeeem diferente do que perder 10 faltando apenas 3 pra acabar o campeonato. Além da matemática clara, ainda conta o fator psicológico do piloto e da equipe sofrendo pressão do todos os lados. Cometer erros qndo ainda há espaço pra errar é bem menos dolorido e comprometedor do que na reta final de um campeonato onde os pilotos estavam separados apenas por 1 ponto. Ou seja os pontos perdidos na primeira ou na penúltima corrida são os mesmos, porém a possibilidade de recupera-los até o final do campeonato é bem diferente.

Vc ainda fez questão de levantar os erros do Massa, na Austrália, Malásia e Inglaterra, porém, os 2 primeiros erros foram no começo do ano, sendo que o primeiro é ainda um problema da ferrari qnto ao aquecimento dos pneus. Porém a Ferrari vem errando o ano inteiro, tanto com o Felipe como com o Kimi.

Vejo esse campeonato sendo decidido muito mais nos erros das equipes, sendo que a Mclaren errou beeem menos, do que propriamente entre os pilotos, já que Hamilton e Masse se equivaleram muito durante o ano, tanto nos acertos quanto nos erros, e credito ainda a lambança do ano, protagonizada pelo inglês, na saída do pit no GP do Canadá.

Abraço!

Baroni
Baroni
15 anos atrás

A culpa foi do Piquet, que rodou e bateu!!!! Esperemos outros acontecimentos, e quem o Galvão escolher para “Cristo”, será o culpado por uma derrota da Ferrari perante ao grande público pagante, rsrsrsrs.

Concordo que foram grosseiros os erros da Ferrari, tá faltando alguém de “xerife” na equipe e aquelas coisas que os gestores adoram, que é o tal do “feedback”.

Pergunta que não quer calar: O que é que vão fazer o com cabo do pirulito se a Ferrari (Massa) não levar o campeonato?

Franklin
Franklin
15 anos atrás

É com certeza o pirulito não foi totalmente culpado, mas pode ter sido a gota d’agua, isso tudo irá depender do desempenho do proprio Felipe e as situações que o esperam!

Marcos Campos
Marcos Campos
15 anos atrás

Concordo plenamente Flavio, claro que esse erro, pela estupidez, vai marcar mais, ainda mais numa prova em que o Massa estava bem superior desde a classificação, porem sempre ficara aquela sensaçao de que se ele tb não tivesse errado tanto no começo a coisa seria diferente.

Antonio Falcao
Antonio Falcao
15 anos atrás

Flavio, acompanho F1 desde a epoca do Fittipaldi (finalzinho da carreira) e sei que erros fazem parte do mundo do automobilismo. Considero quebra de motor, erro de estrategia, uma eventual batida e “problemas” em troca de pneu e reabastecimento, eventos normais no automobilismo. Agora, um profissional “apertar” um botao errado e tirar o piloto do primeiro lugar e deixa-lo sem nenhum ponto, isso sim é um erro e vai decidir o titulo em favor do Hamilton. Todos os outros erros da Ferrari no ano, foram perfeitamente aceitaveis. E mais uma vez a F1 vai ser decidida por quem errou menos. E pior, a equipe que errou menos, e nao o piloto que errou menos.

Sergio Leão
Sergio Leão
15 anos atrás

De vez em quando você escreve algo sensato…

João Kohl
João Kohl
15 anos atrás

Na semana em que todos falavam que levará o campeonato aquele que errar menos, vai a Ferrari e dá uma moleza dessas para a sua rival a MacLaren. Acho que existe mais petulância na postura dos italianos do que na dos ingleses, por mais incrível. Geralmente se copia uma boa idéia na F1 mais rápido que o piscar dos olhos, mas nesse caso da sinaleira em lugar do pirolito ninguém copiou. Daí já se confirma o caminho errado em que entrou sozinha e lá ficou. Espero que terminem o ano sem insistir no erro e voltem com a merda do pirolito logo.

Thi MC LAREN
Thi MC LAREN
15 anos atrás

Concordo plenamente com a opnião do flávio, O problema no meu ponto de vista foi afobação. Por que pediram para o raikkonen entra logo atrás? Poderiam ter feito como a MC LAREN um pit stop mais espaçado. O nervosismo já era bem grande por conta do safety car ter tirado toda a vantagem que massa havia conquistado sobre hamilton na pista, e esta história de chamar os dois pilotos ao mesmo tempo, só funciona numa equipe mtooo³ bem organizada, o que não é o caso da ferrari hoje.
Dúvido que este ano hamilton faça cagadas novamente Martin Whitemarsh está no comando das coisas. Parece até que alguns aqui nao assistiram o show de equilíbrio que o hamilton deu em cingapura [?]
Abraço Flávio.

nuclearforce
nuclearforce
15 anos atrás

Acho o Felipe massa plástica muito instável…o Kimmi e o Hamilton tem mais braço….

JBCarneiro
JBCarneiro
15 anos atrás

Concordo com Douglas. É assim que se segue em frente.
E se a Ferrari quer ser mais avançada em tecnologia deveria fazer o seguinte: construir um pirulito ao estilo dos tradicionais mas retangular e com um monitor LCD, ou algo melhor, exibindo ao piloto as imagens de toda a operação no “pit”, vista exatamente de cima, através de uma câmera colocada sobre o carro, inclusive mostrando parte dos carros adjacentes ao dele e mais a ajuda do “pirulitoman”. Assim a chance de ocorrerem estas tragédias seria bastante reduzida pois o próprio pilota saberia o momento exato de acelerar. Como a F1 é um meio envolvido em alta tecnologia seria moleza implementarem isso.

Tiago S.
Tiago S.
15 anos atrás

100% de acordo, a Ferrari fez um péssimo campeonato esse ano, mas também não da pra julgar ninguem ali, nem pilotos, nem mecanicos, os caras são bons, só tiveram um ano ruim. E se bobear levam o título, mesmo com todos os problemas do ano.

Dr. Koroiva
Dr. Koroiva
15 anos atrás

A sorte do brasileiro é que o Hamilton que tá se achando o novo Ayrton Senna, deve fazer alguma KHda nas 2 últimas provas e entregar o título.

regi nat rock
regi nat rock
15 anos atrás

O diabo disso tudo é que “se” não ganha nada, só justifica (mas não explica) a derrota.

Mas que foi uma sonora K H ada, ahhh… foi sim…

Faz parte do jogo.

Tá certo de novo ( como de hábito).

Douglas
Douglas
15 anos atrás

acho q a ferrari tem é q trabalhar para as proximas 3 provas.
essa estoria ja ficou para tras
o passo maior do ano era deixar de ser o piloto numero 2
isso ele conquistou
agora é unir a equipe e lutar pelo titulo

www.blog-do-tiozao.blogspot.com
15 anos atrás

Pior do que a pirulitada eu acho que foi aquele motor que estourou, porque alí Massa já tinha feito tudo que podia fazer e estava com os 10 pontos na mão. Não é uma supoção de que ele poderia ganhar a corrida; já estava, praticamente, ganha.
Foram 10 pontos jogados fora.
Se ele perder por menos de 10 pontos vai ser difícil esquecer daquelas malditas bielas.

Dú
15 anos atrás

FG, se o Hamilton ganhar aqui, e a galera da Mclaren aparecer no pit lane de pirulito na boca, o bicho vai pegar.

Roberto
Roberto
15 anos atrás

SE CONTINUAR AS TRAPALHADAS DA FERRARI ATÉ O FINAL DO CAMPEONATO HAMILTON SERÁ CAMPEÃO! E NÃO ESTOU ENGANADO!

Camila
Camila
15 anos atrás

Até que enfim um colunista brasileiro não-ufanista (vai hífen, né?)!!! Será que os torcedores brasileiros não lembram do Massa na Malásia? Na Inglaterra?
E se o Massa não pode contar com o Kimi, grande coisa. O Hamilton conta com o companhiero para chegar na frente das Ferraris?
2008, por favor, já passou da hora dos torcedores brasileiros serem mais inteligentes.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
15 anos atrás

Hamilton não apertou nenhum botão em hora errada, isso já foi provado… Mas uma boa história é melhor, não?

Marcelo Costa
Marcelo Costa
15 anos atrás

Quanto terminar o campeonato e provavelmente com Hamilton campeão, ninguém vai se lembrar mais da pirulitada, porque vão jogar toda a culpa em cima do Raikkonen por fazer corpo mole, é assim que funciona na cabeça do povão brasileiro. Galvão vai falar falar isso por 1000 anos, e se ele tiver no céu prefiro que o Marcelo, que sou eu esteja queimando no inferno porque o Galvão é muito chato!!!

CorredorX
CorredorX
15 anos atrás

Na pior das hipóteses, Massa perder o título. E a torcida brazuca de todo jeito sai no lucro. Se Massa ganhar, tem um título brazuca. Se o Massa peder, já tem o culpado.

PS: se o mecânico puder vir ao GP Brasil, invadam o paddock e quebrem-lhe o que restou das pernas. E não esqueçam de furar-lhe os olhos.

Tuta
Tuta
15 anos atrás

Nos desenhos bem antigos, assisti a todos, o pequeno Miguelito com aquele grande cabeção certamente também assistiu-os-os , então: quando um cara era trapaceado, sacaneado, ou “feito de bobo” como se diz aqui no sul, ele se transformava num pirulito e uma etiqueta dizia “Sucker”.
Não sei que relação tem, esta é a referência que eu tenho de pirulito na minha mente, só isso. Suckers.

petrafan
petrafan
15 anos atrás

FG, só uma coisa que eu vinha querendo te dizer faz tempo: acho que dantesca não é a expressão mais adequada para adjetivar cena da mangueira prateada sendo arrastada pelo carro vermelho. penso que o termo mais adequado é bisonha.
na minha cabeça, dantesca é para se referir a algo infernal, grotesco. enquanto que a cena pastelão de Cingapura foi mesmo ridícula, constrangedora, bisonha.
acho que o “bisonha” na frase deixa tudo mais ridículo, mais constrangedor.
mas isso é minha opinião, ninguém precisa concordar.

VaaaaLNeeeeY
VaaaaLNeeeeY
15 anos atrás

huahuahuahuahuahua
Não gostei desse tal de Flávio Gomes xD

Peixe
Peixe
15 anos atrás

Me dá uma raiva! Toda vez que eu escuto ou leio alguma coisa sobre esse pirulito aí, me vem na cabeça aquela “música” da “banda” “É o Tchân”…
Lembram?
“Olha o piu piôÔÔ!
Pirulitô…”

Concordo plenamente com absolutamente tudo que foi escrito nessa sua coluna! Na verdade, quase sempre concordo com quase tudo que vc escreve.
Na Malásia, largando na pole, sem problemas de temperatura de pneu e essas coisas, o Massa jogou fora alguns pontos, e na Hungria, o motor abriu o bico quando não devia. Mas é justamente por isso que agente adora essa bagaça, não é? Ganhe ou perca, o importante é ter emoção e surpresas.

Leilton
Leilton
15 anos atrás

Flávio,

Como leitor assíduo de seu blog e fã de F1, fiz um levantamento usando o site http://www.fisionf1.com sobre as voltas 12 a 17 do GP de Cingapura.

Aos 23:10 de prova Massa inicia sua volta 14;
Aos 24:02 de prova Piquet bate na curva 17 da volta 13 sua, volta 14 do líder;
Aos 24:32 de prova, 30” após o acidente do Piquet, Massa passa pela curva 17 e vê (acredito) o carro Renault parado;
Aos 24:49 de prova, 47” após o acidente do Piquet, Massa passa pela entrada do pit no final da volta 14;
Aos 24:56 de prova, Massa inicia sua volta 15;
Aos 26:01 de prova, Webber entra no pit na volta 14 sua, volta 15 do líder (e não recebe punição por isso);
Aos 26:04 de prova, Coulthard entra no pit na volta 14 sua, volta 15 do líder (e não recebe punição por isso);
Aos 26:09 de prova, Barrichello entra no pit na volta 14 sua, volta 15 do líder (e não recebe punição por isso);
Aos 26:52 de prova, Massa inicia sua volta 16;
Aos 27:24 de prova, Rosbert entra no pit na volta 15 sua, volta 16 do líder (recebe stop&go por isso);
Aos 30:02 de prova, Kubica entra no pit na volta 16 sua e do líder (recebe stop&go por isso);
Aos 30:08 de prova, Massa inicia sua volta 17 em que faria seu pit stop desastrado.

Note que a Ferrari teve pelo menos uns bons 45 segundos de tempo entre o acidente do Piquet e a sua primeira passagem pela entrada do pit para resolver chamar o piloto para o seu pit stop.

Se assim fosse, talvez sem o Raikkonen atrás esperando pela sua vez, o mecânico não se afobaria em liberá-lo antes da hora.

Nem teria outros carros entrando no pit junto com ele, portanto sem o drive-through também por saída perigosa do pit.

Assim, com tudo nas CNTP, ele poderia ganhar a corrida (+10 pontos) e Hamilton ficaria em quarto (+5 pontos). Estava um ponto atrás e ficaria com 4 à frente. Hoje tem 7 pontos atrás. Portanto perdeu 11 pontos.

Pelo menos Webber e Coulthard entraram 2 minutos após o acidente com o Piquet, na primeira passagem deles pela entrada do pit e não receberam nenhuma punição.

Abraços,

fe
fe
15 anos atrás

well… claro que um campeonato não se vence ou se perde por uma corrida. MAS, concordemos que esse é o campeonato mais disputado em vários anos, com 4 pilotos com chances de vencê-lo (até pouco tempo atrás). Assim, não apenas o erro do pirulitoman pode ter sido fatal (afinal, 1 ponto faz toda a diferença) mas sim os erros sucessivos da Ferrari que cumlminaram com o erro do pirulitoman podem sim, colocar um fim no sonho da vitória do campeonato.

Fernando Pirulito
Fernando Pirulito
15 anos atrás

Bom, essa é a lista do Livio Oricchio:

“na Austrália, quebrou o motor dos carros dos dois pilotos. Em Mônaco, os mecânicos instalaram os pneus na Ferrari de Raikkonen, no grid, além do tempo permitido e teve de cumprir drive-through. Na etapa de Montreal o sistema de reabastecimento de Massa não funcionou, precisou regressar aos boxes e caiu para último.

Na França, o escapamento do motor de Raikkonen se rompeu enquanto no GP da Grã-Bretanha não substituíram os pneus intermediários por outros novos dos dois pilotos no pit stop. Ambos mal ficavam na pista molhada. O motor de Massa quebrou na Hungria enquanto o de Raikkonen em Valência. Na provas espanhola também o finlandês arrancou com o sinal vermelho nos boxes e feriu um mecânico. Outra troca de motor na Ferrari de Massa em Monza e, ontem, mais um erro, desta vez na operação do semáforo, todos altamente comprometedores.”

Aí deve ter mais pontos perdidos do que a pontuação do Fernando Alonso esse ano.

Visão grande angular sob 15 provas:
1 pirulito só não faz verão.

Viscondi
15 anos atrás

Parabéns, lúcido como sempre.

Na vida é sempre assim mesmo, a vitória ou a derrota, sempre será o somatório de inúmeros eventos, que quando somados, resultam no sucesso ou no fracasso.

Eric
Eric
15 anos atrás

De repente,esse episódio faça com que Massa realmente ponha a faca nos dentes e faça igual ao Kimi Balada,ganha aos 46 do 2º tempo.

Luppi
Luppi
15 anos atrás

Bem sensato,

Realmente a punição do hamilton nao foi das mais justas, e se for contar com isso ele merece um pouco mais o titulo, apesar de ser brasileiro e gostar mto do massa.

Spada
Spada
15 anos atrás

Flávio,

Concordo com tudo que disse, mas, a 4 corridas do final com um campeonato praticamente empatado e acontece uma “pirulitada” destas com o Massa em 1º………é duro de engolir!

Felipe Antoniazzi
Felipe Antoniazzi
15 anos atrás

Em relação ao comentário do FG, o Felipe Antoniazzi, que sou eu, acha que um pirulito não perde campeonato, mas uma sequência de pastelões, sim…

Murilo Rodrigues
Murilo Rodrigues
15 anos atrás

Flávio, concordo com sua afirmativa de que um campeonato não se decide por uma única falha em um GP (neste de Cingapura) mas se pensarmos que a diferença, que era de um único ponto e de que o Massa provavelmente ganharia a corrida, passou para sete e faltando três provas, pode-se afimar (sem ter 100% de certeza) de que este erro definiu o campeonato se (mais uma vez) verificarmos que os erros da McLaren são menos frequentes e que o Hamilton, na minha opinião, está errando menos. E uma coisa, contar o Raikkonen, não dá, né.