SAI MONTREAL, ENTRA ABU DHABI

SÃO PAULO (não aguento esse silêncio) – Havia alguns anos que o GP do Canadá andava no fio da navalha. É uma corrida cara, que costuma dar prejuízo aos organizadores. Pelo menos é o que eles diziam ano após ano. Pois não dirão mais. Hoje a FIA divulgou o calendário da F-1 para o ano que vem sem Montreal. E pela primeira vez desde a criação da categoria, não haverá uma corrida na América do Norte.

Uma pena, porque poucas cidades viviam seu GP como Montreal, naqueles dias de calor de junho. Durante bastante tempo foi a única prova no continente e conseguiu uma sobrevida com a entrada de Indianápolis no calendário. Mas o GP dos EUA acabou, era questão de tempo o Canadá cair fora, também.

O Mundial do ano que vem terá 18 corridas, como neste, com a entrada de Abu Dhabi, novo paraíso árabe, nova prova de rua, para fechar a temporada.

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
edvaldo
edvaldo
15 anos atrás

é a formula esta ficando cada vez mais chata com esses grandes premios de rua

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
15 anos atrás

Nesse momento, o GP do Brasil passa a ser o único das américas. Acho que corre riscos também.

E a Indy, vem ou não vem?

JBCarneiro
JBCarneiro
15 anos atrás

Tanto Montezemolo quanto Bernie tem razão. Luca quando fez críticas aos novos circuitos. Realmente não basta um cenário maravilhoso ou uma iluminação fantástica com organização impecável para garantir boas corridas enquanto circuitos excelentes que permitem grandes disputas e belas ultra-passagens são eliminados. E Bernie tem razão quando diz que se o Massa perder o campeonato a culpa será da Ferrari.

Obs: Talvez tenham tirado Montreal do calendário 2009 para evitar que o Lewis provoque outro engarrafamento ridículo como aquele na saída do box, envergonhando os Ingleses.

Filipe
Filipe
15 anos atrás

A coisa é ainda mais bizarra:http://en.f1-live.com/f1/en/headlines/news/detail/081007173403.shtml

Segundo os promotores do GP a FIA não os informou da decisão de tirar a corrida do calendario. Ficaram sabendo pelo press-release oficial.

Samuel Lincoln M Barrocas
Samuel Lincoln M Barrocas
15 anos atrás

Montreal era uma boa pista. Uma pena ter saído.

Enquanto isso, Hungaroring continua firme e forte… Difícil de entender…

Ah, uma pergunta, Flávio: Abu Dhabi vai ser à noite, como Cingapura? Suzuka também?

Fabricio de Vasconcelos
Fabricio de Vasconcelos
15 anos atrás

Aos poucos a F1, que é até hoje minha paixão, vai me enojando e me entristecendo. San Marino, Hochenhein, Montreal e tantos outros lugares onde eram realmente pistas de corrida saíram para dar lugar a países sem expressão nenhuma…. Triste, muito triste.

Vermeulen
Vermeulen
15 anos atrás

Uma tremenda babaquice. Numa boa, nem existe comparação entre Montreal e as pistas Mickey Mouse de Xangai, Bahrein, Cingapura, Abu Dhabi, Sepang (que é horrível). Esse pessoal vai onde o dinheiro está. Pelos prejuízos ano após ano, Spa que se cuide. Logo, logo, um xeique qualquer resolve bancar a brincadeira e toma o lugar da excepcional pista belga.

luiz lancia
luiz lancia
15 anos atrás

F.G gostaria de saber, se os tempos da minardi no Canada são, melhores que, indy ou , qualquer outro, mono posto.

vitão
vitão
15 anos atrás

1- FG, esse negócio de você gravar o Limite na terça de manhã deixa todo mundo mais nervoso que o IBOVESPA. Vê se dá um jeito de postar cedo, pô.

2- O Benie é sócio do Tamas, que , vejam só, organiza o Brasil e Hungria, então pode haver uma sobrevida, mas é bom o Oscar Maroni caprichar na peixaria, e o pessoal do fogo de Chão nas picanhas (o tio Max parece ser um cliente potencial), porque Interlagos entre Xangai e Adu Dabi faz tanto sentido quanto eleger o Lada carro do ano.

marco antonio
marco antonio
15 anos atrás

a formula 1 ta cada vez mais ficando pior, estao aos poucos, deixando de lado circuitos classicos, como imola, paul ricard, hermanos rodriguez, estoril e por ai vai

a f-1 ta virando uma disneylandia, maioria dos circuitos, agora sao de rua, grande coisa, pq q eles nao fazem uma prova nas ruas do brasil, pra eles verem o q é uma rua em condições reais, uma palhaçada.

como foi o tio tilke q projetou a pista, a corrida sera decidida no sabado msm

Stephan
15 anos atrás

Marcel falou certo: “méxico, argentina, eua, canadá… logo será a “nossa” vez”
Ja fui nos GP de Brasil (anos 70, que maravilha, pista longa), Mexico (1986, e depois 89, MUITO BOM!) e fui no GP Canada a cada um desde que abriu em Montreal desde 1978. Perdi 1994 porque tive um acidente e perdi os 2 ultimos o nosso amigo Flavio sabe porque :-))
Mas sendo agora o Brasil o ULTIMO GP-Americas e realmente uma pressao enorme na gente… nao de perde-lo.. mas de manter-lo! e nao perder para um outro pais do meio oriente ou mesmo ate de um vizinho nosso que faz petroleo e tem pilotos riuns e razoaveis crescendo por ai.
Ja que vamos apelar com marketing e pilotos, Petrobras sempre ajuda, Globo poe pressao, mas no fim escolinha de pilotos para o crescimento de pilotos brasilero ZERO a esquerda! depois de Bruno Senna, quem temos???
Pilotos de Stock Car nem pensa….
Uma pena. Estive em Interlagos ha 3 semanas. SIm, peguei com um amigo o carro e entrei na pista. Que bonito! so dei um passeio (mentira… dois!) e fiquei maravilahdo com aquilo. Nao vamos perder essa boca! GP-America in BRASIL!!! uma boa!

Marcelo Migliorini
Marcelo Migliorini
15 anos atrás

vai entender… tiram corridas interessantes (sempre acontecia algo)
e deixam os autoramas (Hungaroring)

lucaslaranja
lucaslaranja
15 anos atrás

Flávio, posta alguma coisa ou escreve uma coluna com sua opinião sobre esse medo (que até eu fiquei) de o Brasil também perder seu GP.

Tuta
Tuta
15 anos atrás

Ó dor.
Mas qualquer idiota pode ver claramente – e eu posso ver claramente – o que a F1 está virando.
Vamos ter loops nas pistas, rampas para saltos, pneus coloridos e com aroma de frutas, para os deficientes visuais poderem diferenciar os carros, e é capaz do Bernie fazer inclusive um paredão com os pilotos que concorrem ao título. Não está descartado encher a pista de lama, óleo ou sucrilhos, depende do patrocinador, ou os carros caírem de pára-quedas no grid, um grid circular e tridimensional. Aguardem, o filme do Speed Racer ainda vai virar realidade.
Mas não é culpa do Bernie. Ele – e qualquer outro promotor de eventos, de música, de moda, de tudo o mais – só faz o que o povo quer. E o povo, minha gente, o povo quer é descaracterizar tudo o que põe a mão.

nuclearforce
nuclearforce
15 anos atrás

meleca mesmo é assistir os caras correndo nestes países cheio de areia e sem tradição nenhuma no automobilismo…nem carrinho de rolemã….os cabras andavam….

André Luiz
André Luiz
15 anos atrás

Agora eu percebi olhando o calendário mais atentamente que teremos um buraco de um mês entre o GP da Hungria e o de Valência . Os pilotos e mecânicos devem ter gostado pq terão um bom período de férias , mas nós que somos fãs da F1 vamos sofrer durante isso .

André Luiz
André Luiz
15 anos atrás

Montreal era um dos circuitos que eu mais gostava, o local da corrida era muito bonito e as corridas (muitas delas) emocionantes . Engraçado que o GP mais chato que é o da Hungria nunca tiram . E o pior é que vai entrar no lugar Abu Dhabi ,provavelmente mais um circuito chato e monótono desenhado pelo Tilke .

Acho que o GP de Interlagos não sai tão cedo , até onde eu sei o contrato foi renovado até 2015 e a tradição do Brasil no automobilismo ajudam a que a prova brasileira seja mantida no calendário. Só acho que deveriam ter colocado Abu Dhabi junto com as outras provas da ásia , junto com cingapura, china e japão . sair da ásia, ir pra américa do sul e ir pra ásia de novo não me parece algo muito inteligente .

Lucas Israel
Lucas Israel
15 anos atrás

Será que o “Tio Bin” aceita umas encomendas?

Satoru Gonzales Naka
Satoru Gonzales Naka
15 anos atrás

Que pecado! Monteral era o lugar mais bonito que a F1 corria, é uma pena essa grande “orientalização” da categoria estar deixando tantos circuitos importantes de fora…

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
15 anos atrás

Nesse ritmo, vaio dar para fazer uma sub-temporada de uma sub-F1 só com os clássicos circuitos que estão caindo um a um da grade by Tio Bernie…

Mas sabe como é, né? O GP de Montreal estava muito “Sobrenatural de Almeida” para a “unanimidade burra” da neo-F1, para esse mundo asséptico da atual F1…

Filipe
Filipe
15 anos atrás

Na verdade Interlagos esta bem seguro no momento justamente porque o Bernie sabe que precisa de ao menos um GP na América.

O que quase não se discute é que isto é mais um passo para um inevitavel confronto entre Bernie e as montadoras. A verdade é que para as montadoras é muito melhor correr nos EUA e Canada do que no Oriente Médio. Quando Indianapolis caiu ano passado Mercedes, Toyota e, especialmente, BMW deixaram bem claro que era bom a FIA arranjar um novo GP americano para as proximas temporadas, imagino que o mesmo vá se repetir agora.

Vitor
Vitor
15 anos atrás

5 provas de rua.. se bem que Melbourne ainda tem ultrapassagens..

mas serão 4 provas de carrocel, ou entao com loteria de safety car..

O Eclestone pode xingar, mas o Montezemolo tem razão.. o espetaculo só ocorre pelo SC…

Assim não tem regras novas que ajudem na ultrapassagem.

JOSERENATO
JOSERENATO
15 anos atrás

O GP Brasil tem contrato até 2014 não é mesmo????? E o Canadá vai tarde, com aquela pista fraquinha….. Apesar que estas atuais também são uma merda. Conseguiram até estragar Interlagos quando colocaram o S da bicha…..

Rossini Miranda DIppólito
Rossini Miranda DIppólito
15 anos atrás

Digam o que quiserem a respeito de lucro, só sei que a F1 vai ficando cada vez mais mercadológica em termos de circuito. Vai ser bem chato não ter a prova na Ilha de Notre Dame. Pô, era a prova na pista com o nome do Gilles.

cesapar
cesapar
15 anos atrás

Oba !! Revolução na F1. Se perder-mos a corrida em Interlagos, aproveitamos para resgatar o circuito original, e lançar uma categoria com carros de tres rodas…. Pelo menos ficara mais divertido.( nada como ter um alopramento de vez em quando)

Samuel
Samuel
15 anos atrás

Fórmula 1 está correndo da crise mundial, mais acentuada na América do Norte. Ao Canadá e EUA só resta Nascar

Vantoil Lima Jr.
Vantoil Lima Jr.
15 anos atrás

Eu gostava quando o calendário era mais ou menos assim:

Austrália
Brasil
Argentina
San Marino
Espanha
Monaco
Canadá
Françã
Reino Unido
Áustria
Alemanha
Hungria
Belgica
Itália
Luxemburgo
Japão

Talvez Portugal e Estados Unidos para revezar aí também.

O calendário novo é muito chato mesmo!!!

Daniel Alves
Daniel Alves
15 anos atrás

** ah sim, sem contar a violencia que ronda Interlagos todos os anos..com direito a assalto no transito de equipes, etc….

Daniel Alves
Daniel Alves
15 anos atrás

concordo com todos até aqui….realmente uma pena Canada ficar de fora e subimos no telhado sim. Motivos em todos os anos nao faltam. O asfalto sempre ondulado, um ano em que uma placa de publicidade caiu na pista…rs…Seria comico se nao fosse tragico. Deviam voltar com Estoril e Mexico.Claro, se os fatores fossem apenas “competetividade” e nao financeira como a atual F-1.

Belair
15 anos atrás

Continuando… eu não tinha visto a dica do Chinini. O circuito afinal é uma espécie de Montreal, dentro de uma ilha/parque, bem legal. E tem CARA de definitivo. Não parece desanimador. Não devemos esquecer que todo o planejamento de coisa DEVE estar na mão de ingleses, como é praxe naquelas paragens. Acho que vai ser bom. Retão não falta…
Valeu Chinini.

Belair
15 anos atrás

Bem, pelo menos a cidade é bonita, e ainda conserva um pouquinho do caráter original , diferente da Disney p/ adultos, que fica ao lado. Aliás, essa história é meio esquisita. DisneyDubai, no mesmo país, já tem autódromo,mas pelo jeito o emirado mais importante pressionou para ficar com o GP; prestígio e coisa e tal… Afinal, lá está sendo construída a Ferrariland, que se não me engano, também terá um autódromo.Mas aí seria a “casa “da Ferrari? inaceitável ? Sei lá . Dinheiro p/ construir um autódromo apropriado a toque de caixa não falta. É o mesmo dinheiro que o esperto Tio Bernie deve ter negociado para cobrir todas as despesas de deslocamento do circo no final da temporada. Quem sabe não está sendo planejado um futuro revezamento entre Dubai e Abu Dhabi.
Quanto ao GP BR , lembrem-se do que foi postado pelo FG, dias atrás; a atração aqui,pelo menos para o “circo “, não é só o P da pista. Os outros dois Ps são irresistíveis,inclusive para o Tio ( no caso, só mais um P ). Já cruzei com ele e esposa e mais um casal na Fogo de Chão, depois da corrida, no domingo. A cara era de extase. De todos….

Kako
Kako
15 anos atrás

Um dos melhores circuitos que existiam. Vai fazer MUITA falta.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
15 anos atrás

concordo com praticamente tudo que disseram.
Brasil corre risco de ficar de fora também!

e mais uma vez, queimam um circuito histórico, e dos poucos tradicionais que sobraram.
Eu adorava corrida em Indianapolis, assim como Ímola.
Como disse nosso amigo Hungaroring fica, circuito mais nojento de toda temporada! GP da Hungria é como Mônaco, porém sem charme! toda equipe reclama das condições, do vento, da sujeira…mas ele continua lá.
E Espanha então? pior que corrida de autorama, ainda por cima destruiram faz um tempo a última curva…..podre!!
Valencia já deu sinais tb que será um saco! sem emoção nenhuma…mas temos que esperar pra ver mais.

o GP de Abu Dhabi acho que é de rua mas, bem adaptado…nasceu pra ser um circuito mesmo, e tem um traçado muito legal. Podem ver neste link: http://www.yasmarinacircuit.ae/english/the_circuit.aspx

Tirem Hungria, Espanha e tirem até França se necessário.

Australia
Malasia
Bahen
Espanha – Valencia
França – Paul Ricard
Monaco
Inglaterra
Alemanha – antigo Hockenheimring
Imola
Austria
SPA
Italia
Indianapolis
Canada
China
Japão
Cingapura
Brasil
Abu Dhabi

tava bom demais!

EdisPJ
EdisPJ
15 anos atrás

Só uma dúvida: foi o Hermann Tilke quem fez o traçado? Se foi, vai ser uma m…

MarcioVS
MarcioVS
15 anos atrás

E a tranqueira de Hungaroring? Aquele circuito é um lixo!!

Montreal é linda demais!! cidade mais bonita aonde tem corrida.

calloni
calloni
15 anos atrás

eh… apos 2 anos indo a gps consecutivos na europa… vim pra a america e planejava is a montreal… uma lastima isso… pq nao fazem a formula golden oil e mudem todas as equipes para uma ilha que tem mais dinheiro que todo o jardins paulistano… e assim o mundo vai ficando chato chato chato

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

O Brasil não perde o GP. Embora o Tio Bernie goste mais de $$, sempre gostou daqui (pelo menos li isso várias vezes), de longa data. Além disso o GP aqui é lucrativo e sempre bate records de audiência na Europa, devido ao horário.

Silvio Rodrigues
Silvio Rodrigues
15 anos atrás

Isso é que é logística! Ásia -> América do Sul -> Oriente Médio… Sei não…

Mr.Z
Mr.Z
15 anos atrás

Um dos melhores circuitos, junto com Suzuka (que está hibernando), Spa e Interlagos. Que pena!
Bem que o montezemolo estava certo em criticar o ecclestone

Armando Vieira
Armando Vieira
15 anos atrás

É… agora só resta uma prova nas américas, o GP do Brasil. Cairam Estados Unidos e Canadá, o México e a Argentina dançaram faz tempo. Sei não, mas acho que o GP Brasil de 2009 será o “Canto do Cisne” para nós, já que o contrato vence justamente em 2009. Creio que já podemos iniciar nossa despedida.

Abraços

Jonas
Jonas
15 anos atrás

Montreal pra mim era um dos fds mais legais da F1. E agora sai pra entrar um outro circuito de rua, 4 provas que dependerão da entrada do safety car pra dar uma bagunçada, senão, acontecerá igual Valência, onde o sábado decidiu a corrida.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
15 anos atrás

Uma pena. Lá, geralmente as corridas são bastante movimentadas, boas.
E vão colocando pistas de ruas… Esse pessoal adora fila indiana!

Eric
Eric
15 anos atrás

Mais um daqueles circuitos “de Playstation”…..que bosque…..

Cibele Bastos
15 anos atrás

Putz, n acredito :T
mais um circuito bom de se ver vai embora… ieie ;~~

Husky
Husky
15 anos atrás

F1 ta parecendo puta, quem pagar mais leva!
Alguem tem noticia de Imola?! Tava sendo reformulado nao tava?

Aliandro Miranda
15 anos atrás

Como o Flavio gosta de dizer, o mundo está ficando cada vez mais chato!

Felipi - Br
Felipi - Br
15 anos atrás

Enquanto grandes montadoras como Renault, Fiat (através da Ferrari) e Honda, ou grandes empresas como o Banco Santander e a petroleira Shell, o Brasil deve continuar no calendário da F-1 por muito tempo. Se bem que está na hora de construir um novo circuito, mais moderno que Interlagos.

Gustavo
Gustavo
15 anos atrás

Porquê não voltam a fazer a prova em um estacionamento de cassino em Las Vegas novamente????…sim porque do jeito que anda, daqui a pouco fecham de novo SPA para fazerem uma prova em Mianmar ou Vietnã ( caso tivessem mais grana é lógico), que tal um Fórmula 1 indoor – iluminada é claro – em Hong Kong? é só desistir de Monza, prova pouca tradicional e pronto!

Alexandre Alves
15 anos atrás

Aos poucos a Fórmula 1 vai se mudando para a Ásia. Ano que vem serão 9 corridas na Europa e já serão 7 na Ásia (contei Turquia na Ásia, mas sei que parte de seu território está na Europa) restando apenas 1 na Oceania e 1 na América. Isso porque ainda vai entrar a Índia e a Rússia, quem também fica parte na Europa e parte na Ásia. Acho que o pode ajudar a salvar a corrida por aqui, além das piranhas e picanhas, é o fato de ser a única corrida na América. Mas o Brasil que se cuide, se não vamos dar espaço para mais uma corrida organizada por algum xeque que não tem mais onde gastar seus petro-dólares.

Marcelo Witt
Marcelo Witt
15 anos atrás

Aos poucos Mônaco vai perdendo o seu charme… agora, em qualquer lugar tem circuito de rua… acho que o Brasil vai ter que fazer F-1 na Avenida Paulista…