SERÁ QUE ROLA?
SÃO PAULO (quase passa batido) – A notícia é importante, e com algum atraso coloco aqui porque acho que merece os comentários da blogaiada. Deu nos EUA que Porsche, Audi e Alfa Romeo teriam planos de se juntar à Honda na Indy. Mas só em 2011. Será? Seria bem legal.
Bem, aí a coisa fica mais interessante sem duvida. Essas marcas envolvidas na Indy vão chamar a atenção de todos. É pena que tudo isso perca o encanto nos circuitos ovais, que prá mim é coisa de falta de imaginação e mania de gringo porra loka.
Com isso os monopostos dos EUA poderiam pegar o caminho de volta… De volta aos bons tempos.
flavio, queria te enviar umas fotos, como posso fazer, qual o teu email. abraco rafael barcelona
Deve rolar sim, talvez não com tantas montadoras, mas há sim razão para esse interesse. A Audi já está trabalhando afinal num 4 cilindros turbo para a F2; poderia ser a base do motor para a Indy. O Tony George já disse que quer mais fabricantes de chassi também. Essa variação poderia tornar a Indy muito atrativa.
Essa fórmula 4T tem grande chance de vir a ser a da F1 também em 2013, o que poderia aproximar de alguma forma as categorias. Mas aí já é excesso de otimismo…
Parece que falta imaginação! Motores padronisados na F1 é besteira. Cadê o marketing ?Vai virar uma super stock metida a sebo. Tá na hora de pensar em limitação de combustivel,por exp.e quem for mais eficiente ganha; pode ate fazer motor de tres cilindros, que seja resistente o suficiente,dure mais ,seja mais economico, e apareceria o diferencial mercadologico que as montadoras querem para vender seus produtos. Nessa linha de conceitos é que pode manter-se o interesse pela categoria. Parece que o Max quer debulhar de vez a F1. Afinal quem ficou estupidamente rico, foi o Bernie ,sem ter que colocar o “seu” na reta, ´so fica ali cobrando taxas. É uma vergonha um grid de 20 carros. Faz um campeonato com chaves,de quatro concorrentes, e vai-se eliminando “os escargôs” ate´formar a turma da final.Quem tem força na comunicação,e pode agir como formador de opinião,deveria defender o que o PUBLICO quer. Pesquisa de opinião na turma. Você leu ? Abrace a idéia.
Parece que falta imaginação! Motores padronisados na F1 é besteira. Cadê o marketing ?Vai virar uma super stock metida a sebo. Tá na hora de pensar em limitação de combustivel,por exp.e quem for mais eficiente ganha; pode ate fazer motor de tres cilindros, que seja resistente o suficiente,dure mais ,seja mais economico, e apareceria o diferencial mercadologico que as montadoras querem para vender seus produtos. Nessa linha de conceitos é que pode manter-se o interesse pela categoria. Parece que o Max quer debulhar de vez a F1. Afinal quem ficou estupidamente rico, foi o Bernie ,sem ter que colocar o “seu” na reta, ´so fica ali cobrando taxas. É uma vergonha um grid de 20 carros. Faz um campeonato com chaves,de quatro concorrentes, e vai-se eliminando “os escargôs” ate´formar a turma da final.Quem tem força na comunicação,e pode agir como formador de opinião,deveria defender o que o PUBLICO quer. Pesquisa de opinião na turma. Você leu ? Abrace a idéia.
Os carros novos da Indy vem em 2011, no aniversário de 100 anos das 500 milhas de Indianapolis. Infelizmente será monomarca, de Dallaras… Mas é melhor do que nada.
Não acho tão absurda essa ida para a IRL dessas 3 montadoras se vier mesmo a se confirmar.
Uma competição de monopostos, longe da “redneckisse” da NASCAR, e infinitamente mais barata do que a Formula 1.
Bom, Audi e Porsche tem fortes ligações com a ALMS (inclusive são “rivais” nos protótipos, mesmo sendo o Audi um LMP1 e o Porsche um LMP2). Isso poderia trazê-los para a categoria, não seria nenhum absurdo imaginar isso, visto que há muitas equipes e pilotos da Indy que também correm na ALMS( entre outros, Chip Ganassi e Penske. Até o Hélio Castroneves correu recentemente na ALMS e venceu…)
Alias, diga-se de passagem, que, se não me engano, o motor da Porsche RS Spyder se adequa ao regulamento…V8 de 3.5 L… e para a Audi desenvolver uma usina, uma boa base ela já tem, que é o motor do R8…(bom, isso se não tornarem as usinas em turbos de 4 cilindros, que seria MARAVILHOSO!)
A Alfa, porém, sei lá…certo que a Ferrari montou um F-Indy em 1987 e quase se mudou de mala e cuia pros States…mas que essa decisão mais parecia politica que qualquer outra coisa, parecia…
O que é estranho de se pensar no nome Alfa Romeo é o fato de que ninguém mais ouve falar deles em nenhuma categoria faz tempo, principalmente nos monopostos…
Esperemos…
A prosche já chegou a construir carrode de F-Indy nos anos 60, em conjunto com a equipe interescope….A Alfa Romeo já forneceu motores para a Indy na primeira metade dos anos 80…..
Thiago Sala…não entendi o preconceito contra motores 4 cilindors sobrealimentados, eles foram o ápice de potência na F-1 na primeira metade dos anos 80 (até 87), com a BMW, que inclusive foi a primeira a ganhar um título de pilotos com motor sobrealimentado (4 cilindros), com o piquet em 83.
Esses motores da BMW 4 cilindros, turbo, com deslocamento volumétrico de 1500 centímetros cúbicos, forneciam 1500hp em qualificação…..
Acho que ficaria muito interessante a categoria….porém acho que isso é tão verdade quanto a corrida de rua em Recife…..
Abs.
Será que rola? NOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO….
Legal, concordo com o augusto chiorato lá em cima. Foi só o Barrichelo…
Seria interessante ver a Indy com aquela cara de anos 90, com opcões de motores e chassis… Quem não se lembra dos Lola/Ford, ou Reynard/Honda?
Torço para que aconteça realmente.
Certeza que ia ser muito legal! A Audi, aliás, depois de num sei quantas mil vitórias na Le Mans tinha que apostar em F1 e F-Indy mesmo…
A Chevrolet, como o Roberto pergunta, acho que vai demorar pra voltar, que foi uma das mais prejudicadas com a crise. E a Ford vendeu a Cosworth a uns anos. Se não me engano pro ex-dono da CART. Tony alguma coisa…
Chrysler eu não sei…
Seria bom, mas não sei se vai acontecer.
O formato de competição que já vi foi o da antiga CART, com vários fornecedores de motor, chassi e pneu e, várias combinações disso tudo. Além disso tinha um equilíbrio entre pistas tradicionais, ovais e de rua.
Seria bom se estes tempos (anos 90) voltassem.
O dia em que a Audi alinhar uma bolha com 4 argolas na Nascar, jogo meu A4 no rio pinheiros!
Teremos novos fabricantes de chassis também, NASA e Lockheed Martin! Mas, só para 2045!
Roberto, não seriam as primeiras montadoras a equiparem carros da Indy. A Mercedes já participou da categoria nos anos 90.
Já a Chevrolet participou da IRL por um bom tempo, primeiramente com a marca Oldsmobile, depois Chevy. E a Ford equipava a Champcar, e se confirmar a volta dos motores Turbo, é bem possível que a Cosworth volte a participar.
Mas as montadoras norte-americanas preferem investir na Nascar, caminho também seguido pela Toyota. Creio que a decisão (se for verdade) das montadoras européias de investir na Indy e não na Nascar se deva ao fato de que os monopostos tenham uma aceitação melhor do público europeu do que a Nascar, que é totalmente moldado ao gosto do público dos EUA. É só notar os calendários: enquanto o da Indy há um equilíbriono número de circuitos mistos e ovais, a Nascar com seu cvalendário de 30 e tantas corridas só possui 3 (ou duas?) provasem mistos.
Aqui no Brasil essa notícia tem pouca importância.
Para nós só existe a F1. O resto é corrida de fundo de quintal.
Não que eu pense assim.
Cara, o pessoal da indy ta dando show na Formula-1.
4 Fornecedores de motor? E lá eles aceitam reduzir o motor para 4 cilindros e deixarem eles com turbo. Essa Indy está ficando interessante. Tem tudo para dar certo e tomara que dá. Abraços
Aí entra a Porsche,começa a dar sapato em todo mundo e então mudam o regulamento.
Esse filme é antigo.hahahahahhahaa
There is no substitute.
O problema é que os motores serão 4 cilindros turbo!!!
4 cilindros, parece brincadeira!!! vão acabar fazendo arrancadão com os golzinho aqui no Brasil…
Se vingar dará um up grade gigantesco na categoria…eu torço pra dar certo!!
Bem que podiam entrar. Tornaria a categoria mais interessante de assistir. E bem que podiam mudar de chassis também! Aqueles carros herdados da IRL são feios de doer!
Ainda tenho saudades dos motores TAG Porshe das Mac Laren, anos 80 na F1.
Nossa!
Vai demorar muito ,a categoria tá muito chata só com um motor ,até lá muita coisa pode mudar ,vamos ver.
Não entendo esses caras , o automobilismo é fruto da paixão do homem pela velocidade e as maquinas ,elas deveriam ser a principal estrela .
Monomarca como está acredito que muita gente não tem o menor interesse ,eu pelo menos não assisto mais.
Ultimamente só vejo os resultados ,olhar para aquele festival de Dallara-Honda dá sono .
O pior é que o chassi tem a mesma cara já faz tempo.
A rola em, até porque parece que a F1 não apetece muito pra esses caras. A indy ia ganhar um atrativo maior.
Estranha a informação.
A Indy se recuperando de uma quase falência.
Todas as categorias de ponta falando em redução de custos, unificação de fornecedores, congelamento de desenvolvimento….
Me parece uma contramão do movimento das demais categorias.
Que seria espetacular, seria.
Curioso notar é que a categoria monoposto mais importante dos EUA vai ter motores europeus. A montadora japonesa já tem anos de estrada.
Cadê os motores Chevrolet, Ford Cosworth, Chryslers…
Outra curiosidade
Porquê não há interesse da Audi, Porsche e Alfa Romeo irem para a F-1? Sei que a Alfa e a Porsche já estiveram várias vezes.
E a Audi? Nunca produziram um carro de f-1, nem um mísero motor de dois tempos na categoria? Certamente ia acabar com a concorrência e teria de ir de V8 mesmo! rsrsr
errata:
“operadoras” = “fabricantes”
Com o crescimento nas vendas de carros nos paises emergentes, e é isso que faz com que ,as grande operadoras operem no azul (vide o que se vende na China e ,atualmente, no Brasil) e a F1 tendo maior visibilidade, não acredito nessa estória…
Além do que, o grupo Porsche-VW,não colocaria 02 marcas “irmãs” num mesmo campeonato…
Acho que teria mais visibilidade a F1 do que a Indy (e,logicamente, mais moderna,tecnicamente com os melhores pilotos, glamurosa,etc,etc,etc….)
Foi so o Barrichello falar que talvez va pra la que o mercado esquentou em!!!
Alfa? Duvido… Audi e Porsche? Talvez, já que o custo deve ser menor que o dos protótipos da ALMS. Mas a Indy vale o investimento? Mais interessante seria ver um Audi A8 na Nascar… hehehe Impossível não é, mas tem cheiro de propaganda da Indy…
Legal seria, mas as equipes Indy tem bala na agulha pra aguentar mais estas 3?
Depois dessa crise é capaz de nem existir mais Indy!!!!!
Seria legal mesmo. Das três marcas vejo apenas duas que necessitam de maior exposição nos EUA (única razâo para investirem na categoria), Audi e Alfa. Porsche já tem o reconhecimento do consumidor no mundo inteiro. Não faria o menor sentido.