TIROTEIO

SÃO PAULO (faroeste chique) – A FIA abriu ontem concorrência para a F-1 ter um fornecedor único de motores, a Ferrari respondeu de bate-pronto no dia (num mesmo comunicado, divulgou seu balanço financeiro, dos mais favoráveis, e a ameaça de deixar a categoria), e a FIA devolveu hoje, dizendo que o time de Maranello não está entendendo nada. Bang-bang.

Não consigo imaginar a Ferrari fora da F-1, nem a F-1 sem a Ferrari. Embora, nos dias de hoje, tenhamos o direito de imaginar qualquer coisa, e nem uma, nem outra me surpreenderia.

Conto a vocês o que escutei de um amigo esta tarde, que viveu boa parte dos últimos anos em contato com as entranhas de Maranello. Para ele, a Ferrari está flertando, sim, com uma possível saída, e por vários motivos. Porque a gastança é absurda, porque a Fiat está “quebrada” (palavras dele) e não vai ficar tapando buracos da montadora-chique, porque a crise fez com que as vendas de carros de luxo e superesportivos despencassem nos EUA (os efeitos serão revelados nos próximos balanços), não há mais fila para comprar uma Ferrari de rua, e, principalmente, porque o contrato com a Philip Morris, que banca boa parte da brincadeira, acaba em 2010.

O discurso é meio fatalista, sem dúvida, mas merece reflexão.

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Luiz Morais
Luiz Morais
15 anos atrás

Caros,
1- não acho que a ferrari saia da F-1. Ela faz parte da alma da F-1.
2- A FIAT esteve muito mal das pernas na Europa e realmente foi a filial brazuca quem manteve por um tempo a matriz.
3- com o Punto e logo após o Cinquecento, a FIAt tem recuperado boa parte da rentabilidade perdida anteriormente.
4- A Porsche comprou a VW, porém a FIAt vale muito mais que a VW, principalmente pq o grupo FIAt envolve um tanto de marcas que parece inimaginável (FIAt, Ferrari, Alfa, Maseratti, Iveco, Case, Dafra, Lancia, New Holland, parceria com TATA e NIssan além das que não descobri ainda) Portanto essa história de crise e que a FIAT tá falida é Balela. Não precisa muito basta ver os patrocínio de times de futebol, todos em MG são patrocinios da FIAT.

Sendo assim, fiquem tranquilos que enm ferrari sai da F-1, nem essa historinha de motores iguais se concretiza. Não vejo a Mecedes, BMW usando um mesmo motor isso é surreal!

Abraços.

Pereira
Pereira
15 anos atrás

Essa utopia iria transformar a F1 numa espécia de estoque bate de luxo; uma versão sofisticada da nossa famigerada estoque carro.

Daniel Alves
Daniel Alves
15 anos atrás

Bem antes ainda, se não fosse a Ferrari, a F-1 teria parado faz é tempo.

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
15 anos atrás

Concordo com o Filipi. Num primeiro momento haverá uma lacuna que com o tempo será preenchida. Na minha opinião a Lotus quase se equiparava à Ferrari em termos de tradição e hoje ninguém mais lembra, assim como os Cooper e outras menos votadas. Mas também não gosto desta história de motor padrão.

Filipe
Filipe
15 anos atrás

Eu penso diferente, Flávio. Acho que não vai fazer tanta falta. Vai ser estranho nas primeiras duas temporadas, mas vai passar. Assim como foi com Brabham, Lótus, BRM…

Juarez
Juarez
15 anos atrás

Ferrari tem lucro na F1, não descartaria toda sua historia na categoria por um momento de crise (ela já enfrentou varios).
Só sairia da F1 se a FOTA criasse outra categoria (e olhe lá, afinal, foi ela quem primeiro abandonou as demais equipes num acordo com a FIA alguns anos atras).

Acarloz
Acarloz
15 anos atrás

Não me surpreenderia, pois a era de ouro da F1 acabou faz tempo, o que temos hoje é uma gastança absurda, e uma imensa lacuna entre os maiores e menores investimentos.
Sei lá, de repente a Medley resolve patrocinar o Cavallino, vai saber…

WILSON SIMIONATO
WILSON SIMIONATO
15 anos atrás

A cosworth praticamente sustentou a F1 por uns 20 anos fornecendo motores para equipes pequenas medias e grandes, Ferrari, Renaut, Matra BRM Alfa etc faziam tambem seus motores e tudo ia muito bem.
Porque não ter um fornecedor comum para as equipes que não fazem seus motores, um novo Cosworth, ou fazer com que as equipes donas de motores forneçam seus propulsores para as menores por um preço pré fixado para todos ?.
Estipulando um valor maximo X para todos os motores, de todas as equipes continuaria tendo tecnologia avançada pois haveria concorrencia entre marcas, mas muito mais barata, pois teriam que desenvolve-los com o valor que teriam em mãos

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
15 anos atrás

Não sei se sou meio pragmático, mas eu imagino a categoria sem a Ferrari, como todos aqui eu sei da importância da Ferrari para F1 e vice-versa, mas se é para deixar o circo mais competitivo e a possibilidade real de vermos mais carros no grid, creio que o sacrifício vale a pena. Até porque os custos da F1 hoje são absurdos e a tal crise mundial vai pegar todos… e pelo jeito já abateu ainda mais a FIAT…acho realmente uma hipótese real disto acontecer…todos perderiam e todos ganhariam…

Baroni
Baroni
15 anos atrás

Desse jeito a “Fórmula 1” vai acabar fazendo corridas nos tradicionais circuitos de Dubai, Singapura, China, EuroDisney com as também tradicionais Force India, RBR, STR, PQP onde o interesse é apenas vender marcas e não a competição em si.

Grandes circuitos já ficaram de fora por “falta” de patrocínio. Vai virar (já viraram?) corridas de empresarios ricos, colocando seus brinquedos para “competir” e dane-se o espetáculo.

Mas sempre teremos a Lada, isso me conforta e traz um certo alívio. Afinal, Togliatigrado tem o DNA FIAT/FERRARI.

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
15 anos atrás

É, acho que a “gastança” um dia chega ao limite.
Estamos atravessando uma época de reflexões, onde o valor das coisas acaba revelando-se muito relativo. A crise é mundial, mas as coisas lá pela “terrinha” estão piores ainda e sustentar uma coisa tão efêmera, acaba sendo mais difícil ainda.
Seria uma pena ver a fórmula 1 sem a Ferrari, mas, se assim tiver que ser, paciência, o espetáculo deve continuar.

Cágado
Cágado
15 anos atrás

Talvez o fornecedor dos futuros motores à F1 devesse ser o Sr. Gurgel, pois o Rubinho teria maiores chances à bordo de um carro propulsionado por um motor de 03 cilindros e 800 cilindradas .

COLN
COLN
15 anos atrás

A FIA ESTA DE PALHAÇADA MESMO ANTES DE PROGREDIR ESTA ANDANDO PARA TRAS NÃO TEM COMO VER F1 SEM A FERRARI !! SE ISTO ACONTECER QUE CRIEM OUTRA CATEGORIA !!

Mario
Mario
15 anos atrás

A Ferrari gosta de fazer charminho. Não quer largar o osso que está roendo faz anos. É preciso fazer mesmo uma mudança na F1, pois está uma chatice, enfadonha, um campeonato de 2 marcas que se revezam no pódio. Depois da época de Emerson, Lauda, Airton e tantos outros que faziam o show, ninguem mais aguenta assistir quase duas horas de ferrari e maclaren. Além disso, os gastos astronomicos que demandam uma temporada, não dá vez para escuderias menores.

Edgar
Edgar
15 anos atrás

A F-1 sem a Ferrari nao vai ser a mesma,mas como é uma equipe top de linha faz o que quer e diz o que quer e nao esculta o que nao quer.

Luciano M. Gonçalves
Luciano M. Gonçalves
15 anos atrás

Tudo passa… até a uva passa…

Com a devida licença pela piadinha infame, não dá para entender completamente essa posição. Se o problema é justamente o excesso de gastos, deveriam apoiar a medida.

No entanto, embora a redução de custos seja uma medida saudável, acho que a chave para o aumento da competitividade da F1não passa tanto por esse tipo de medida. É necessário alterar o regulamento técnico, tornar os carros mais largos, com menor pressão aerodinâmica, pneus slicks mais largos e freios menos eficientes, de maneira a aumentar a aderência mecânica, permitindo que um carro entre na reta colado no outro e assim ocorram mais ultrapassagens. Poderia-se também acabar com a porcaria do reabastecimento, e com as belas “ultrapassagens nos boxes”, visto que a necessidade de levar mais combustível restringiria a aerodinâmica dos carros, contribuindo para melhorar a competição. Do jeito que está, só o Hamilton tem “balls” para de vez em quando tentar passar alguém.

Com a melhora na qualidade da competição, a F1 voltaria a atrair público e patrocínio, com ou sem Ferrari (embora ache que a equipe, como sempre, esteja blefando)

RODRIGO FIUZA
RODRIGO FIUZA
15 anos atrás

Fiat budget de £$ 5bi só no Brasil (Betim) para investimento em novas instalações…., dona da Ferrai para os desavisados…, e tem mais…., Ferrari não é marca de carro, é sonho de consumo mundial. Até os Toyota andam de Ferrari…. que é da fiat!

Marcos
Marcos
15 anos atrás

A formula já perdeu a graça há muito tempo….sem Prost, Piquet, Lauda, Senna e por fim Schummacher….o que sobrou, um bando de garotos que pensam só em dinheiro, correm duas temporadas, enchem o bolso de grana e se aposentam….niguém baterá jamais o recorde do Rubinho….sem contar o David Coulthard, esses sim levam a formula nas costas….
O resto é convrsa fiada…..

Roland T. Flackphaiser
Roland T. Flackphaiser
15 anos atrás

O motor-padrão para a F-1 seria a mesma coisa que a morte desse esporte pois desde que foi criada ela sempre foi, além de uma competição de alto nível para pilotos, uma competição entre as grandes fábricas de carros da europa e posteriormente do mundo. Independentemente da saída ou não da Ferrari, coisa que eu não acredito visto que a F-1 é a melhor propaganda possível para ela, a mesma perderá seu último toque de romantismo e caminha par se tornar tão mais que somente uma F-Indy asiática com algumas corridas na europa.
Os tempos mudam…………………..

WOA
WOA
15 anos atrás

Certíssimo, tem que ter um único motor para sabermos quem é piloto de verdade…

sérgio barros
sérgio barros
15 anos atrás

O começo do fim foi no início da década de 90 e vem se confirmando, em todos os aspectos.

Rafael Patrício
Rafael Patrício
15 anos atrás

Olá Flávio!!!Minha primeira vez aqui,mas já acompanho seu trabalho há bastante tempo,pois sou assinante da ESPN Brasil,e respeito muito suas análises e sua forma de comentar sobre o esporte que tanto gostamos,sem ficar arrotando uma patriotada que sempre me pareceu cômica,é um alívio termos caras como vc e o Itiberê.Tenho 34 anos e minha lembrança mais antiga,é de estar sentado na sala vendo uma corrida de F1,devia ter uns 3 aninhos de idade,e só devia achar divertido ver aqueles carrinhos passando na tela,depois fiz o caminho de todo menino de classe média da minha geração…coleção de carrinhos de ferro,carros de controle remoto,jogar enduro no atari,e ter a ilusão que um dia meu pai compraria um kart,e eu seria um piloto de verdade.Então não imagino a F1 sem a ferrari,mas hoje em dia não duvido de nada,só espero que isso nunca aconteça,não porque eu seja um ferrarista,não sou,mas amo F1 e a mesma sem a ferrari,me pareceria uma nova categoria.Mosley e a FIA não dariam um tiro no pé eu creio….estariam mesmos dispostos a perder a torcida da ferrari em todo o mundo?Será?Ou eles acham realmente que a Ferrari correria com um motor de outra montadora?Só num pesadelo pra ver uma Ferrari com motor Ford(nada contra a ford),isso nunca vai acontecer,e Mosley sabe disso,acredito que ele está jogando,para depois negociar algum tipo de redução de custos,algo assim.É isso cara,agora postarei sempre que possível,grande abraço.

MSM
MSM
15 anos atrás

Se essa idéia maluca vingar, além da Ferrari, é bem possível que outras montadoras deêm adeus também a F1.

Antonio Vieira
Antonio Vieira
15 anos atrás

Seria muito triste a saída da Ferrari: a F1 ficaria imediatamente orfã e sem charme. Entendo que o problema do motor padrão é especial para a Ferrari que, pelo que lembro, jamais correu na F1 com motores de outro fabricante, pelo menos depois que começou a produzir seus próprios motores (é possível que tenha começado com a Alfa, sinceramente não lembro). Para as demais não vejo muitos problemas. Se é puro marketing, porque não? A Mercedes está preocupada com o esporte? Ou a Toyota, Honda, BMW ou Renault? Não. Estas “equipes” estão preocupadas em vender a marca, independente do resultado na pista. O problema é tornar pública esta informação (a do motor único), o que tiraria a marca de liderança tecnológica dos fabricantes envolvidos. Eles poderiam investir nos carros e inovar, coisa que a F1 deixou de fazer desde que o túnel de vento e a simulação numérica passaram a ser fundamentais nos resultados de pista. Aproximar a F1 do nosso planeta, principalmente na situação atual, poderia ser a decisão mais correta. Lembro que entre as grandes equipes de F1 estão McLaren (que já correu de Porsche, Honda, Alfa e Ford antes de virar “flecha de prata”), Willians, Brabham, Lotus, Tyrrell, Ligier e tantas outras equipes independentes, desarticuladas de construtores, pelo menos oficialmente, sem que isto lhes impedisse de progredir, disputar campeonatos e ficar para sempre marcadas na história do campeonato. Esse monte de construtores na F1 é uma coisa moderna e desnecessária, que prejudicou o esporte. Gastam uma fortuna absurda, sem propóstio, injustificável, preocupadas exclusivamente com o marketing. Gostaria de ver o ressurgimento das independentes, a volta do “esporte”. Acho que a idéia do motor único não vinga, mas não a vejo como algo tão odioso e absurdo…

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
15 anos atrás

Aí seria briga de cachorro grande… seria, pois no fim essa idéia de motor padrão não vai sair mesmo, pois ninguém na F1 vai querer participar apenas emprestando o nome a um propulsor de mentira, ou seja, que não é seu (isso lembra alguma coisa?).
No final, eles se entendem.

Mas que esta cutucada da FIA foi boa, foi…

“A FIA está satisfeita com o sucesso financeiro da Ferrari e espera que se mantenha dessa forma. Entretanto, algumas equipes estão enfrentando problemas com os custos cada vez mais altos”.

Valerio Paiva
Valerio Paiva
15 anos atrás

Flavio, uma reflexão: isso pode explicar a entrada da Ferrari como montadora na A1GP???

Rodrigo Font
Rodrigo Font
15 anos atrás

Sei lá…isso ,para mim, é um balão de ensaio, CASO,REALMENTE, a grana acabar……

Quanto à FIAT, graças ao Ciquecento (plataforma dividida com o novo Ka europeu-que não tem nada a ver com esse Fiesta da geração anterior remodelado que vendem aqui no Brasil com o nome Ka) e o Punto (pros eurpeus, Grand Punto, derivado da plataforma do Novo Corsa europeu,que não tem nada a ver com o nosso),além da jogada da mal-sucedida troca de ações com a GM, eles conseguiram voltar a crescer satisfatoriamente…Ou seja, não está quebrada…

Agora, pra Ferrari, ser novamente, um blockbuster de marketing, é só contratar o piloto amicíssimo do Emílio Bottín ,presidente do SANTANDER…Acho que não preciso nem mais falar quem é, concordam?

mãe dinah
mãe dinah
15 anos atrás

onde há fumaça há fogo….. estão preparando o terreno para a saída da Ferrari…..

YPVS
YPVS
15 anos atrás

FG,

nào vivo nem vivi nas entranhas de Maranello, mas conheço o mercado de luxo de perto e automobilística um pouquinho…
A euforia até a crise tinha feito o mercado de luxo viver uma explosão jamais antes vista!! Lido com um produto de altíssimo valor e ainda assim me impressionei com o que vinha acontecendo. Por mais que a Califiornia esteja toda vendida, isso não é caixa para aguentar os custos fixos pesadíssimos do Grupo Fiat, que apesar da melhora estão ainda estratosféricos perto da receita. Problema similar porém de menor proporção que o que a GM vive hj. Com custo fixo alto, tendo que bancar uma F1 ainda fica pesado!!! E já que a F1 é um chamariz pra marca, para que eu vou continuar gastando tanto se nào tem dinheiro circulando no mundo pra comprar o que eu vendo? O depoimento do seu amigo faz total sentido.

Sds

Felippe
Felippe
15 anos atrás

Segundo o ultimo acordo anunciado pelo proprio Montezemolo, em 2005, o acordo com a Ferrari vai até o fim de 2011

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
15 anos atrás

Não creio na saida da Ferrari da F-1. Isso de motor padronizado deve ser um balão de ensaio, pra testar a reação das equipes, e ao final vão acabar achando outra (s) solução (ões), que agrade a todos e ao público em geral.

Rodrigo Romão
15 anos atrás

Como assim não tem fila pra comprar uma Ferrari, pô? A produção da futura California está vendida até 2011.. A FIAT está bem das pernas também, diga-se de passagem – especialmente desde que o Grande Punto levantou a fábrica de Turim em 2005, que tem emplacado outros sucessos de público, como o Bravo e o 500…

Sobre sair por sair, eu até acredito. Agora, sair por questões puramente financeiras.. sei lá.

Lucas Israel
15 anos atrás

subiu o gato,cavalo, cachorro, bode, pingüim, jegue, anta, papagaio, porco e até urso polar no telhado. F1 sem Ferrari vai ficar sei lá… como campeonato Alemão sem o Bayern de Munique, ou copa do Mundo sem o Brasil: Capenga de tudo…

Claudio R.
Claudio R.
15 anos atrás

Bem, com essa zona toda que estão á acorrendo acho que várias coisas deverão ser repensadas e a história que a FIAT está quebrada está rolando há um bom tempo.

Não seria surpresa a saída da Ferrari e a quebra das equipes menores, é isso que está acontecendo em todos os setores, o pessoal não só está tirando o pé do acelerador mas também pisando no freio.

Logo vai haver a debandada dos patrocinadores, ou na melhor das hipóteses renegociação de contratos.

É por aí, e não adianta chorar torcida brasileira, a coisa tá feia….

Wagner
Wagner
15 anos atrás

O mundo da voltas, a Ferrari pode sair, mas de-repente aparece a Equipe Lada para substituir.
Pilotos:
Carro 69 Flavio Gomes
Carro 70 Rubens Barrichello (senão conseguir ser campeão agora setenta de novo)

Brincadeiras a parte Formula 1 sem Ferrari, sem Monaco, sem Monza não é Formula 1 e olha que ja perderam Silverstone.

Ricardo Reno
Ricardo Reno
15 anos atrás

Bem triste para nós que temos que vivenciar estas coisas. Crise, fianceira, ambiental, demográfica e ambiental. Nada é para sempre e vamos ter que nos acostumar a estes novos. Quem sabe a Lada não compra toda a estrutura da Ferrari?

Fabio Rodrigues
Fabio Rodrigues
15 anos atrás

O gato digo, cavalo, subiu no telhado…

Ronald
Ronald
15 anos atrás

pPr acaso seu amigo é aquele que trabalhou como mecânico na Ferrari, e que estava em Londrina na Superclassic? IH, esqueci…………não se pode, nem deve um jornalista revelar sua fonte………..
Mas eu acho o contrário.Quem `sustenta` a Fiat européia, é a Ferrari………já que a Fiat, na Europa, vai de mal a pior há muito tempo…….só a Fiat brasileira tem lucro, que eu saiba, com a venda de seus Sienas, Palios e Adventures…………

Eric
Eric
15 anos atrás

Vou ligar para a cupula de Sttutgart….tá sobrando $$$ lá.

Para quem comprou a VW,o que seria uma Fiat….dinheiro de pinga….hahahahahaha

fe
fe
15 anos atrás

ai, danou-se…

Luís Augusto Malta
15 anos atrás

A F-1 já perdeu a Lotus, a Tyrrel e a Brabham, mas nunca imaginei que a Ferrari pudesse pensar em sair.

Aliandro Miranda
15 anos atrás

Mas não vai ser “agora” a despedida da Ferrari…

Aliandro Miranda
15 anos atrás

Tudo acaba um dia…