TROFÉU DE GRIFE

SÃO PAULO (e que grife…) – A empresa Braskem, uma gigante do ramo petroquímico, apresenta amanhã às 10h30 o troféu que será entregue ao vencedor do GP do Brasil de F-1. Com uma grande novidade: a peça foi desenhada por ninguém menos que Oscar Niemeyer. Assim, aquele que subir ao degrau mais alto pódio em Interlagos levará para casa uma verdadeira obra de arte, assinada por um dos maiores arquitetos de todos os tempos.

Muito legal, ponto para os organizadores da corrida. A Braskem, que patrocina a obra e tem peças publicitárias espalhadas pelo autódromo, coloca um link à disposição para que a coletiva de amanhã cedo seja acompanhada pelos internautas. Está aqui.

Fiquei bem curioso para ver esse troféu. Amanhã mesmo, assim que ele sair da toca, coloco fotos aqui.

Atualizando…

Agora há pouco, em furo de reportagem de Reginaldo Leme, o troféu foi mostrado no “Jornal Nacional”, da TV Globo. A imagem, capturada da TV, está no Grande Prêmio.

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Reginaldo
15 anos atrás

Nyemeier é um Gênio, um artista Global, Lembre se da sede do partido comunista em Paris, edifício da ONU em NY, Le Havre Cultural Center em Paris, Galeria Serpentine, Londres, Edifício da Universidade Mentouri de Constantine , Sede do Jornal L’Humanité, e naturalmente mauis uma centena de obras espalhadas pelo Brasil, a Igrejinha da Pampulha…Genial Oscar.Tao grande como sua obra arquitetonica, é sua dimensao humana. Esse o maior legado que voce vem nos dando. Seus cuidados com Luiz Carlos Prestes, sua visao de justiça para com os despossuidos
do nosso planeta, sua conduta profissional, jamais pensando em aposentadoria,
seu projeto dos Cieps, “esquecidos” pela midia, seu comunismo no mais puro
e verdadeiro sentido, sao exemplos que marcaram e darao rumos a todos os
homens que buscam justiça social.

Baygon
Baygon
15 anos atrás

A última idéia original do Niemeyer aconteceu na década de 50. Ë impressionante o quanto o trabalho dele é simplório, repetitivo, inexpressivo. Fala a verdade, se vc visse esse troféu e ninguém lhe dissesse que foi o Niemeyer que desenhou, vc o acharia bonito?!
A maior prova disso é que o nosso “Grande Arquiteto” só trabalha para diferentes órgãos do governo – nenhuma empresa privada joga dinheiro fora com ele. E, mesmo assim, por que ele pode ser contratado sem nenhum processo administrativo.
Infelizmente, qualquer obra – vou falar de novo: QUALQUER obra originada de um projeto do Niemeyer é sinônimo de, no mínimo, desperdício de dinheiro público. Isso quando não é corrupção da grossa, mesmo.
Pesquisem os custos do novo Museu e da nova Biblioteca Pública de Brasília, ou a nova sede do TSE ou qualquer coisa que tenha a assinatura dele.(2)

Só para concluir, Brasília é uma cidade linda e poderia ser muito mais se não tivessem dado a exclusividade para o Niemayer. Quantos grandes arquitetos poderiam ter contribuido com a cidade e infelizmente foram preteridos.

zé elias nery
zé elias nery
15 anos atrás

fg, bonito troféu,parece o da maserati, melhor q o dos spanish…
a proposito, achei uma toca cheia de dkw, tem até kandango, compro todos p vc? abs.

Max
Max
15 anos atrás

Por isso é que digo que os projetos dele são carimbos. Arquiteto tem que ser inovador, ele está agarrado nesse repertório desde sempre. O cara parou no tempo. Quem o contrata (como o Aécio fez agora em BH), tem a síndrome de JK. Ele virou uma espécie de “Ayrton Senna da arquitetura” (sempre sobra pro Senna…), niguém pode criticar, senão vai pro inferno. Só para se ter uma idéia, algumas escolas projetadas por ele são chamadas de “forninho de assar crianças”. Depois dizerm que comunistas não comem criancinhas, talvez esse seja o propósito dessas escolas. Temos arquitetos muito melhores que ele, basta dar uma olhada em revistas especializadas em Arquitetura (AU, Projeto & Design, dentre outras).

vivi
vivi
15 anos atrás

bem melhor do que os do Santander

sem comparação rs

BUTT HEAD
BUTT HEAD
15 anos atrás

É….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Miguel
Miguel
15 anos atrás

ainda bem q não é mais um da série santander!!!

Thiago
Thiago
15 anos atrás

Feio… soh eh mais bonito que os Trofeus Santander

LBM
LBM
15 anos atrás

Vou ser do contra : o desenho é o mesmo dos anos 50 , repetido diversas vezes desde aquela época – Alvorada, Planalto Itamarati …

reinaldo rios
reinaldo rios
15 anos atrás

mesmo sendo de plástico, espero que seja melhor que o chinês, que quebrou – soltou-se da base – ainda no pódium….

Maurício Freitas
Maurício Freitas
15 anos atrás

Achei bem a propósito o comentário do Andrehpa.

Tenho um irmão que é engenheiro civil e ele afirma categoricamente que as obras do Niemeyer são um crime do ponto de vista do custo, mormente considerando que são obras públicas.

Aliás, quanto à beleza das obras dele, isto é altamente questionável. Há alguns prédios no centro de São Paulo, de autoria dele, que eu sempre achei horrorosos, que eu só recentemente soube que levavam sua assinatura. O Copan eu sempre soube que foi desenhando por ele e também sempre achei muito feio. De “interessante” só a curva, porque a fachada é tão bonita quanto a do Joelma.

Ricardo Beagle
Ricardo Beagle
15 anos atrás

Como já foi dito; a parte central do trofeu é um alusão as “colunas” de sustentação que o nosso Mestre criou para o Palácio do Alvorada. A idéia era fazer com que a construção se torna-se “leve” no ponto de vista de quem olhasse para essa maravilha da engenharia.

Se olharem para uma foto do Palácio, poderão perceber que o teto esta escorado em uma ponta minuscula, bem como a base da coluna que se apoia em uma ponta tão fina quanto. O efeito pretendido é fazer com que o Palácio pareça estar suspenso.

Só um Genio como o nosso Niemayer, para criar uma solução tão simples e tão harmoniosa.

Parabéns para o cidadão que foi o responsavel pela genial idéia de colocar o Magistral Niemayer como criador dessa verdadeira obra de arte.

Não preciso dizer que a torcida é para que o Troféu acabe por ficar em Terras Brasilis

Abraços

Ricardo Beagle

Marcelo dos Santos
15 anos atrás

Cadê? No corte dessa foto não dá pra ver! O link da coletiva não me abre!! Cadê mais??? Eu quero ver!!!

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
15 anos atrás

Interessante… o endereço que mostra o troféu:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM903380-7823-TROFEU+DO+GP+BRASIL+DE+FORMULA+FOI+DESENHADO+POR+OSCAR+NIEMEYER,00.html

o mais interessante é que ele foi construído por um material de origem vegetal.

Joel
Joel
15 anos atrás

Putz,…como tem puxa saco desse Niemayer, o troféu é feio, sem graça, e ainda parece com o símbolo da mercedes. Pra variar ele usou como “inspiração” as colunas do alvorada….fala sério, né. Ele parou no tempo, ainda diz que levou 15 segundos pra fazer o desenho. Minha filha de 1 ano e meio desenha melhor que ele em 15 seg.

Alberto Durand
Alberto Durand
15 anos atrás

Parabens Oscar Niemeyer. Ví pela TV e espero ver aqui neste blog. Quem derá que eu chegue aos 100 anos com esta cabeça incrivel que ele tem.

william
william
15 anos atrás

Sem dúvida nenhuma o mais lindo troféu desta temporada, quem sabe até de todas…Se fosse piloto teria ainda mais vontade em vencer esta prova e ser brindado com tamanha honraria que é ter um objeto de tamanha beleza e representatividade.

Juarez
Juarez
15 anos atrás

Neimayer é arquiteto dos anos 60. Perdeu o bonde, esta ultrapassado.

Seus projetos são bem feios, salvo raras excessões.

Ele não conhece acabamento, ou outro material que não seja o concreto e imputam isso como uma virtude. Tão de brincadeira né?

Depois que fez o nome ganha dinheiro fácil, só fazendo lixo. O projeto de BH é uma monstruosidade.

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

quando vi a reportagem no sportv me lembrei do logo da Mercedes na hora… e pelo que li dos comentários, não tô ficando louco… mas que é bonito isso é!

O Polêmico
O Polêmico
15 anos atrás

O Oscarito n me cansa de surpreender. É realmente um gênio! Conseguiu fundir o logo da Mercedes com as linhas do palácio da Alvorada. Nas entrelinhas ele quis aduzir: Sei pra quem vai este troféu! Nosso país se curva ao grande piloto da Mercedes!
O Oscarito tem tara por msgs subliminares em suas obras.
Quem já foi a BSB sabe o q a sombra desta obra aqui(http://farm1.static.flickr.com/134/328636858_ca90618eaf.jpg) forma. E, quem sabe q o Oscarito é amigo de Fidel, n tem dúvidas do q ele quis dizer.

Meireles
Meireles
15 anos atrás

Niemayer FOI o maior arquiteto BRASILEIRO de todos os tempos.

Perguntem pra alguem que fez arquitetura se lá fora falam de Niemayer. Pessoalmente acho suas obras no fio da navalha entre uma beleza inovadora e um exagero desnecessario.

Babam ovo demais pra alguem que já não faz mais projeto, só carimba sua assinatura no projeto de seu escritório.

Sem contar que as posições politicas deste senhor são estremamente equivocadas o que o faz ser adimirado apenas pelo seu bom (mas não excelente) trabalho profissional.

O troféu eu achei um exagero tremendo, a coluna do Palacio do Itamaraty ficou bom (o material prejudicou a escultura) mas aquele arco é feio de mais.

Blackbird
Blackbird
15 anos atrás

Niemeyer é over rated. Só faz coisa feia, uns traços tortos cheios de concreto… como na Oca, Brasília (os prédios do governo são os mais feios do mundo!), o auditório novo no Ibirapuera… argh!

Não curti. Se for pra fazer desenho tosco, eu tbm faço…

Thiago
Thiago
15 anos atrás

O troféu ser parecido com o logo da Mercedes não seria um prenúncio de que vai vencer a prova?

Ronaldo
Ronaldo
15 anos atrás

Simplesmente horroroso… mais feio impossivel… o desenho lembra um tridente…. feito de plastico a base de etanol… em alguns anos so vai sobrar a base do trofeu

Mauro
Mauro
15 anos atrás

…e produzido com o chamado plástico verde!

Abraço a todos.

Maurício Freitas
Maurício Freitas
15 anos atrás

Com o devido respeito ao Niemeyer, faz muito, muito tempo que eu não vejo nada realmente criativo vindo dele. Esse troféu é tão criativo quanto as músicas do Roberto Carlos e de obra de arte não tem absolutamente nada.

Não foi à toa que ele gastou 15 segundos para desenhá-lo. Bastou lembrar de Brasília. Isso é genialidade?

Mas, é a velha história: quem tem fama, deita na cama…

Luciano Rizzi
Luciano Rizzi
15 anos atrás

Mais uma das “invenções” do Dr Oscar e sem dúvida bem criativa. Achei muito interessante também o material, de plástico “verde” a partir de biomassa, tem tudo a ver com a idéia do etanol e da não dependência do petróleo, assunto em pauta e que brevemente chegará a F1. Arquitetura é isso, Forma, Função e Tecnologia.

Bugre
Bugre
15 anos atrás

Achei bonito, mas poderia ser de aço inox polido. Plástico não dá. Troféu Tupperware Niemeyer.

JT
JT
15 anos atrás

O senhor que desenhou o troféu merece o respeito de todos. Quando ele completou 100 anos dediquei um texto para ele, finalizado com as seguintes palavras:

“Oscar é o Pelé que não se aposentou. Niemeyer é o arquiteto dos pecados perdoados.”

Mr. R
15 anos atrás

Sendo da Brasken, será que é de plástico?! hauhauhau

Rogério de Carvalho
Rogério de Carvalho
15 anos atrás

Sei lá….é bonito mas ainda prefiro o volante anterior…alias tudo que este cara faz tem que sar parecido com Brasilia….que coisa…nem de Brasilia eu gosto, to falando da cidade do carro eu gosto!

Márcio Montechese
Márcio Montechese
15 anos atrás

Flávio,
Além de ser desenhado pelo Niemeyer, o troféu é importante porque é feito de plástico originado de álcool, e não de petróleo.

KK
KK
15 anos atrás

Gosto muito do ON e achei o trofeu bonito e com um estilo original – pelo menos se comparado aos varios da Santander que foram distribuidos esse ano.

A unica coisa e’ que o pessoal de fora (que nao conhece Brasilia etc) eh capaz de achar que foi inspirado em um daqueles distintivos de Star Trek. :-)

http://www.st-minutiae.com/academy/anthropology114A/Klingon-c.gif

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

Simples, direto, sintetiza o tema (automobilismo) com a marca registrada da nossa capital . Só de bater o olho nele, o vencedor saberá, num futuro, que foi o troféu do GP Brasil, sem necessitar ler plaquinhas fixadas em logotipos de bancos ou outros….
Uma obra de arte !

Turcão
15 anos atrás

Vcs não acharam que ficou meio parecido com o símbolo da Mercedes?

Wagner Scaglione
Wagner Scaglione
15 anos atrás

Podia virar um padrão, todo ano ser entregue um deste… Ia ser um diferencial do GP do Brasil.

Andrehpa
Andrehpa
15 anos atrás

a última idéia original do Niemeyer aconteceu na década de 50. Ë impressionante o quanto o trabalho dele é simplório, repetitivo, inexpressivo. Fala a verdade, se vc visse esse troféu e ninguém lhe dissesse que foi o Niemeyer que desenhou, vc o acharia bonito?!
A maior prova disso é que o nosso “Grande Arquiteto” só trabalha para diferentes órgãos do governo – nenhuma empresa privada joga dinheiro fora com ele. E, mesmo assim, por que ele pode ser contratado sem nenhum processo administrativo.
Infelizmente, qualquer obra – vou falar de novo: QUALQUER obra originada de um projeto do Niemeyer é sinônimo de, no mínimo, desperdício de dinheiro público. Isso quando não é corrupção da grossa, mesmo.
Pesquisem os custos do novo Museu e da nova Biblioteca Pública de Brasília, ou a nova sede do TSE ou qualquer coisa que tenha a assinatura dele.

Renato Rolim
Renato Rolim
15 anos atrás

rsrs… Relaxa Flávio! Eu dei aquela risada, pq a Globo estragou a surpresa… Até pq, eu entrei aqui no blog e fiquei sabendo antes mesmo! rs…

Quanto ao troféu, achei lindo. Não me recordo de um troféu mais bonito que esse durante a temporada 2008. Talvez o de Hungaroring. Mas ainda assim, prefiro o do GP Brasil.

Que sirva de exemplo, para os GPs que colocaram os troféus SANTANDER.

Marcelo Gomes Ramaciotti
15 anos atrás

Não tem imagem de TV nenhuma, tem um desenho……….

Marcelim
Marcelim
15 anos atrás

Parece o logo da Mercedes defecando. Mercedes + cagada… hã?

Talles
Talles
15 anos atrás

homenagem ao Niemeyer? O bisavô do Tutankamon deve ter engordado mais um pouco o bolso com 15 segundos de trabalho.
replicou um de seus desenhos e deu aparência ao troféu de uma bunda ao contrário (manja aquele monumento da sapucaí? é, ele inverteu aquilo)
muito mais bonita aquela escultura mostrada aqui na qual uma mulher delineia o traçado do autódromo.
mas já que a idéia é conter gastos, bastava passar em uma lojinha de esportes no centro um dos belos troféus piazza, iguais àqueles da várzea.

Alexander
Alexander
15 anos atrás

Os troféus da Hungria são lindos, mérito deles, que não vendem um “title trophy”. Confesso que tive muito, mas muito receio, de ver o Pelé (garoto-propaganda da Libertadores), entregando uma florzinha logomarca para seja quem for o vencedor, pq o GP Brasil, salvo engano, é tb GP Santander Brasil (o que é bom e justo, mas vender o troféu é exagero). Parabéns a seja quem teve a idéia. Se ficou bonito ou não, é questão de gosto. Ficou bem brasileiro.

guilherme
guilherme
15 anos atrás

Respeito o trabalho do artista… agora quem deve ter gostado mesmo desse trofeu foi o Hamilton….Mercedes….

Rick Berlitz
Rick Berlitz
15 anos atrás

Putz! Eu li no Blog do Gomes, primeiro. Quase na sequência do que escrevi acima, vi no JN. Não é à toa que eles têm um Reginaldo Leme. Furo é furo. Exclusividade é exclusividade. E deve ser respeitada – a exclusividade e o furo. Eu iria na coletiva, sim. Primeiro por compreender a imprensa – e como as empresas funcionam. Segundo para poder relatar com muito mais detalhes e profundidade para meu “adorável público” como tudo se fez.
Parabéns ao blog do Gomes, por antecipar a informação. Parabéns ao Reginaldo, pelo furo que deu.

teca
teca
15 anos atrás

Bem bacana o troféu!

E bacana mesmo é o Oscar está produzindo até hoje. O camarada fará 101 anos em dezembro…

P.S. Gostaria de saber se a fotógrafa Dulce Lee ainda é viva. Conheço seu trabalho antigo e gostaria de saber se ainda produz. qualquer novidade, mande-me por e-mail, por favor.

Fernando Zimmermann
Fernando Zimmermann
15 anos atrás

Até que ficou bonito, mas não seria melhor se fosse uma taça padrão, algo que o cara batesse o olho e disse se “Olha lá o cara ganhou o GP de Interlagos” ele vai levantar agora uma das taças mais cobiçadas pelos pilotos … Tipo a copa do mundo, bem vcs me entenderam.
Gosto muito de F1, mas não estou por dentro das taças e troféu dos outros Gps, tem algum que seja sempre a mesma?

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
15 anos atrás

O troféu ficou lindo! E a idéia de fazê-lo naquele material foi muito boa!

MSM
MSM
15 anos atrás

Bela homenagem ao Niemeyer. E não é um simples troféu, mas uma obra de arte do maior arquiteto do mundo.

Olavo Borges D'Antonio
Olavo Borges D'Antonio
15 anos atrás

o troféu é bonito, mas não tem aquele papo de que troféus deveriam ser taças? hehehehe

Bom, gosto é gosto e eu prefiro os troféus da hungria…

Felipe Luz CWB
Felipe Luz CWB
15 anos atrás

Oscar Niemeyer é uma grife, não é demérito afirmar isso. Agregou valor ao seu nome e trabalhos. O que faz de Niemeyer um Niemeyer é justamente a concepção artística dos seus trabalhos. Você olha para suas obras e você a identifica como um… Niemeyer. Não é para qualquer um, artista de vanguarda e patrimônio nacional. Aliás F.G., já viu uma foto aérea da sede do Partido Comunista Francês? Obra magnífica