UMA HONRA

SÃO PAULO (sem palavras) – Bem, macacada, acho que isso preciso dividir com vocês… Recebi o e-mail abaixo do nosso herói Paulo Trevisan, guardião da história do automobilismo brasileiro. Vai na íntegra, e gostaria de ouvir a blogaiada sobre a possibilidade.

“Flavio,

Vamos deixar que o DKW #96 fique exposto aqui no Museu do Automobilismo Brasileiro em Passo Fundo? Estou reforçando o convite para que o nosso Núcleo DKW seja reforçado. Tenha certeza que aqui estaria muito bem ‘hospedado’, e quando a tua saudade apertar, nós poderíamos deslocar o carro — seja para Interlagos, outro autódromo ou qualquer evento de importância. Já te falei que essa relação HOMEM X MÁQUINA é uma das coisas que mais nos entusiasmam e valorizamos. E aí o #96 dá de lavada em muitos carros que temos. Me recordo que no ano passado, quando eu te propus isso, você falou: Será? O carro não tem nem um milionésimo da história dos carros que estão no Museu!
É aí que você se engana, e espero que tenha mudado de opinião. Observe de quantas provas você participou e a quantos propiciou ouvir um dois tempos berrando! O brilho que o carro deu para a Superclassic e o espaço que abriu na mídia. O automobilismo não é feito só de vencedores, o que aliás, nitidamente, nunca foi a tua prioridade, vencer! Acho que atinge sua plenitude quando consegue agregar participação. Curtir, agregar entusiastas… Tudo isso é um lado muito bacana (e raro) nas competições e merece ser preservado. Ou você acha que isso é pouco? No Brasil, nenhum carro ou marca consegue esse fenômeno a não ser o simples/complicado DKW. O DKW Faísca por exemplo, participou apenas em um ano das nossas competições provincianas em pistas de terra, e eu adorava estar lá no meio com o meu Gordini, mesmo tendo condições de estar envolvido em qualquer campeonato gaúcho ou brasileiro naquela época. E aquela trabalheira toda é uma das melhores recordações que tenho… Esse lado do automobilismo é considerado por muitos não apenas interessante, mas digno de ser preservado e registrado. Por isso, e falo em nome de outros entusiastas aqui do sul, QUEREMOS O #96 AQUI NO MUSEU DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO.

Paulo Afonso Trevisan”

Caramba, já imaginaram o #96 na companhia de todas aquelas feras? Ai, ai, ai… Fiquei bobo com tamanha gentileza, e acho que não tenho outra resposta a dar…

Subscribe
Notify of
guest

152 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jorge Diehl
Jorge Diehl
11 anos atrás

Oba! Como vou de vez em quanto a Passo Fundo, quando o museu abrir novamente tirarei uma foto do #96 para mostrar ao meu Belcar 66.

jose carlos
jose carlos
15 anos atrás

Sydney, comprei um Dardo que esta sendo reformado na própria “ex-fábrica” que montava o carro. Em Dezembro ele estará pronto.
Se puder te ajudar, pergunte no e-mail ( [email protected]).

acacio neves
acacio neves
15 anos atrás

quem diria que tudo começou como uma brincadeira, e veja so no que que deu, virou uma celebridade, e vai estar no lugar certa para ser reverenciado por todos os amantes do automobilismo brasileiro , Parabens.

Sandro Auzani
Sandro Auzani
15 anos atrás

Vou ter que agendar logo,logo uma visita a Passo Fundo, Tche!!

Marcao Fiorucci
Marcao Fiorucci
15 anos atrás

Flavio, com todo respeito, mas… seu carro ultrapassou os limites da maquina e hoje (ou será que foi sempre???) ele possui vida propria !!! É quase de “dominio publico” !!!
Parabens por mais essa conquista !!!

Rodrigo Ruiz
15 anos atrás

Lindo!!!!… que belo “fim” o 96 terá…
Ser preservado ao lado de feras que tem muito o que contar e ouvir do “nosso” 96.

Parabéns ao Trevisan pela iniciativa. Espero um dia poder visitar e conhecer tudo o que tem no museu.

Alcaide
Alcaide
15 anos atrás

Para o carro que tem torcida organizada, alguns seguranças, um falanelinha para tirar a poeira e outras coisas mais, agora não resta mais nada para ele, apenas um museu para brilhar ao lado de outras estrelas. Quando eu for a Passo Fundo quero ver o #96 brilhando por lá.

Kmaratta
Kmaratta
15 anos atrás

Um raso passo para um homem, mas um Passo Fundo para a comunidade.

dado andrade
dado andrade
15 anos atrás

Caro Trevisan.Aproveita o carreto e leva junto a Barata do Haroldo Vaz Lobo,que esta inteirona.Ele faleceu ha pouco.Eh so fazer o convite ao filho.A Carretera dele tambem iria somar no seu Museu. Eh uma ideia.Sds. Dado Andrade.

Conde
Conde
15 anos atrás

Parabéns a vcs . Tem toda razão o Trevisan nesse belo convite .
Pena não termos nada parecido por aqui .o #96 Vai estar em boas mãos e em ótima companhia .

Ricardinho
Ricardinho
15 anos atrás

Senão, vai fazer oq com ele??? Deixar escondido enferrujando na garagem???

Rafael Bilibio
Rafael Bilibio
15 anos atrás

Gomes, eu moro em Passo Fundo!!! ehehhehe
Manda prá cá!

Wallace/BH
Wallace/BH
15 anos atrás

Sempre vejo fotos dos amigos que passaram lua de mel ( tem hifen ?) ai no sul tiram do museu, e fico doido para visita-lo.
Se você liberar o #96 terei mais um motivo para me deslocar até o sullll.
Libera ai FG ( uia ).

Dú
15 anos atrás

FG, agora mais que nunca.
TWO STROKE FOREVER!

Paul
Paul
15 anos atrás

Concordo com todos e com o comendador Ceregatti, será um descanso merecido para o “guerreiro” #96.

abraços

cesapar
cesapar
15 anos atrás

Ohh! Flavio, aposto que nem você tinha consciencia do carisma do 96. Aproveita ! Manda fazer réplicas em escala, coloca em cima de cubos de madeira nobre, e institui uma premiaçao para eventos motorisados ( só na terra) .Garanto que todo mundo vai valorisar muito o prêmio. O nome ? Você vai ter que bolar. Parabens pela honraria.

Belair
15 anos atrás

PQP , depois desse segundo post, TREVISAN para presidente ! De qualquer coisa, pô,,,,O cara propôs algo irrecusável,né não?Quero engrossar o coro dos agradecidos a ele por tudo o que faz e ainda vai fazer,tenho certeza. E tem uma turma aqui que vai certamente agendar uma visita.
E Vitão : Não me comprometa rapá… !!!

Cleiton
Cleiton
15 anos atrás

Demorou!!!

ronaldo lao
ronaldo lao
15 anos atrás

Por mais legal que seja, saber que você vai acordar e ele não estará lá, sei nâo, fico pensando se isto acontecesse com o meu TL.

Artur
Artur
15 anos atrás

Realmente o Trevisan é especial.Mais que discurso,o homem tem atitude.Veja só o que ele tem em memoria,memoria que não temos,lamentavelmente.Uma vez lhe mandei um email,falando da carretera 18 do Camilo e lamentando nossa falta de respeito por quem fez historia.Comentei na epoca que se fosse nos EUA estaria preservada e homenageada.Basta ver os museus da Indianapolis Speedway ou o da NHRA.E olhe você pode sem modestia nenhuma,se inserir como um dos mais bravos combatentes nacionais,tentando manter de pé o esporte a motor.
Vai lá Flavio,que o 96 é muito digno.
Abraços.

LBM'
LBM'
15 anos atrás

Caro Vc mesmo apresentou uma reportagem da Alemanha dizendo que o 96 era o último DKW de corrida do mundo. Pois é só isto já basta para ele ser colocado em um museu…

Mário Gasparotto
15 anos atrás

Dizem que uma vez o Enzo Ferrari disse que seus carros jamais ficariam em museus e que o lugar deles era nas pistas. Ok. Mas e quando se trata de obras de arte? Pelo que sei, arte é algo que não precisa necessariamente ser belo, mas algo que, além de ter um apelo estético, traga também uma mensagem que tenha um significado em seu contexto. Logo, tanto o # 96 quanto as Ferraris podem ser considerados como obra de arte. E obra de arte merece repousar em museus para apreciação pública.

Catso
Catso
15 anos atrás

Manda ele, assim sobre tempo e dedicação para o Lada.

André Buriti
André Buriti
15 anos atrás

Manda o carro pra lá, estou pensando em visitar o sul ano que vem, aproveito e já visito o carrinho em seu novo lar.

Cassiano - Jundiaí/SP
Cassiano - Jundiaí/SP
15 anos atrás

Demorô…

pauloaidar
pauloaidar
15 anos atrás

Não poderia se aposentar em lugar melhor nem com tanta dignidade..Parabéns !

Kleber
Kleber
15 anos atrás

Feio… demorô… manda logo prá lá!!!!

Airton
Airton
15 anos atrás

Sugiro que seja feita uma festa de despedida de SP para o museu em Passo Fundo, e outra festa na chegada dele lá!

Gustavo
Gustavo
15 anos atrás

Parabêns Flávio, olha que companhia que o Deka terá hein? esse papo que ele não tem um fiapo da história dos outros é tolice, TODO carro tem sua história assim como cada pessoa nesse planeta – do mais humilde ao mais poderoso – é a representação perfeita de um microcosmos. Milhões de sentimentos e pensamentos, sensações as vezes abissais outras vezes rasas como um pires, isso tudo e muito, muito mais está contido em cada ser humano, nos seis bilhões que somos…o mesmo acontece com os carros, produzidos de forma impessoal nas linhas de montagem, cada um deles assim que sai da agência têm a sua história particular pois são transmissores dessa parte de sensações de que o humano é feito. Se bem conduzidos, podem descarregar quantidades enormes de endofina na corrente do seu motorista, podem provocar limpezas cardiovasculares abruptas (susto mesmo) ou podem criar cefaléias íncriveis se forem negligenciados, ou seja, o carro faz parte da vida cotidiana e emotiva do seu criador, ajuda a movimentar espaços como esse, têm uma quantidade de aspectos ligados que gravitam em volta em números exponenciais, por tudo isso e ainda mais é errado pensarmos que carros de “plebeus” não tem história, ah…nada disso! conheço carros que tiveram suas vidas mais venturosas que muitas viaturas travestidas em trajes de guerra (corridas), cada carro, como cada pessoa, tem sua história, as vezes, os parâmetros criados por nós mesmos, não são justos o suficiente para avaliar o que cada um já viveu e o que viu….utilizando de licença poética, é bom lembrar do final do líder replicante na conclusão do maravilhoso filme Blade Runner (meu preferido):….” vi coisas que você não pode nem sonhar, raios nas Constelação de Órion…..etc, etc; agora, essas imagens se perdem para sempre, como lágrimas na chuva….”, é mais ou menos isso, TUDO tem um pouco de história, só algumas são registradas, mas as outras não deixam de ser verdadeiramente importantes, mais uma vez parabêns e manda logo esse carrinho aqui para o Sul!!

MUSTA
MUSTA
15 anos atrás

Faz um réplica em gesso, manda o #96 original pro Trevisan e fica com a cópia… rsrsrs

mas falando sério: Demorô pra mandar!

Lago
Lago
15 anos atrás

até votar aqui, neste momento, embora simbólico, é uma honra. e o voto, como não poderia deixar de ser, é pelo sim. o #96, a cada curva do lago quase de lado, a cada farnel, a cada torcedor entusiasta conquistou com honras seu lugar no olimpo. nada mais justo, agora, que descansar junto a seus pares enquanto nos contam a verdadeira história do automobilismo brasileiro.

Carlos Chagas
Carlos Chagas
15 anos atrás

Caro FG esse acho que será seu maior prêmio por lutar tanto em preservar essa bela marca KDW VEMAG, quanto ao carro ficar ele estará no lugar certo, desde que, o carro seja levado sempre aos BLUE CLOUDs.
Abraço e parabéns
Carlos Chagas

vitão
vitão
15 anos atrás

Belair, com parada estratégica na casa de uma tia muito famosa e amorosa em POA, que recebe a todos de braços ( e pernas) abertas, uma tal de tia Carmem e as queridas primas…..

Claudio Paes Leme
Claudio Paes Leme
15 anos atrás

Justíssimo retiro do # 96 e nas melhores companhias. A colocação do Trevisan é muito boa na questão de motivar as pessoas reuní-las no autódromo. Os farnéis, a confraria que você criou os relacionamentos gerados a partir daí são um valor fantástico que é o que, realmente, move o esporte e a vida. O #96 foi um grande catalisador disso tudo. Lugar merecido. Parabéns!

Rodm
Rodm
15 anos atrás

FG, que convite! O carro merece estar em qualquer museu do mundo. Mas, por aqui, teremos a chance de vê-lo novamente em eventos de históricos, como o Clássicos de Competição. Quem sabe um dia teremos nosso Goodwood.

Paulo Monteiro
Paulo Monteiro
15 anos atrás

Flavio, uma idéia excelente. Acho que você merece, o 96 merece e a histõria do automobilismo também merece. Como você disse, acho que você não tem muitas opções…

cesapar
cesapar
15 anos atrás

Isso mesmo ! Manda o 96 pro museu antes que o Rubinho pessa ele emprestado pra poder ganhar o GP Brasil de F1.

Tuta
Tuta
15 anos atrás

Se tem um lugar hospitaleiro neste mundão é o Rio Grande do Sul!
Quem vem pra cá nós mandamos pro hospital!
rsrsrsrs

Roberto Torres
Roberto Torres
15 anos atrás

Deixa, deixa, deixa….

Virgo
Virgo
15 anos atrás

E afinal, o que é história, não é Patrão? Daqui a alguns anos, vai causar estranheza e admiração a história do carrinho que gerou tantos e bons momentos de relacionamento de tanta gente diferente no Templo!
Dentro do possível, eu aproveitaria para mandar fotos do #96 com o pessoal em algum(ns) dos farnéis, para deixar registrado a importância que o carrinho teve na vida de todos nós. E colocaria fotos dos antigos pilotos, como o Bird, em destaque. Também colocaria a foto do Veloz em destaque, como uma homenagem.
Parabéns e abraço.

Paulo Barros
Paulo Barros
15 anos atrás

O #96 é uma lenda. O Paulo falou bem, a história não é feita só de vencedores.
Manda correndo!

Bianchini pai babão
Bianchini pai babão
15 anos atrás

Flávio, acho que o #96 merece essa honra, ele estará em um lugar onde as pessoas poderão visitá-lo e recebendo a justa homenagem por ter sido o catalisador da volta de muitos blogueiros e primeira ida para outros tantos ao Templo Sagrado, como diria Comendattore Ceregatti. Não tenha medo de ser feliz, FG, o #96 agradecerá.

Bonilha
15 anos atrás

O que está esperando para mandar vir buscar?

Acho que não tem o que discutir, graças ao #96 o automobilismo nacional ganhou um destaque que há muito não tinha (ignorando a Stock), e já está na história.

E com essa garantia de mandar ele de volta quando bater a saudade, enfim, não o que discutir.

Só não esquece de organizar a festa de despedida.

Askjao
Askjao
15 anos atrás

FG, manda logo a encrenca pra lá… aliais, manda não, vai dirigindo.

Jaison
Jaison
15 anos atrás

Deixa ele ir Flavinhoooo!!!

Seria a melhor homenagem do mundo o #96 no museu do Trevisan…
Imagina a felicidade do #96 no meio daqueles autos historicos!!!

Thiago
Thiago
15 anos atrás

Quando chega???
Estou precisando, urgentemente, conhecer as maravilhas do Museu do Trevisan.

André Luiz
André Luiz
15 anos atrás

Que maravilha , eu sou gaúcho e será uma honra que o seu chodó seja exposto aqui no meu estado , pena que Passo Fundo fique um pouco distante de Pelotas onde moro (bem distante aliás) mas adoraria dar uma passada na capital nacional da literatura pra privilegiar todos esses carros e o DKW,lógico…parabéns Flávio, o #96 merece e muito .

Luiz Fernando
Luiz Fernando
15 anos atrás

Estou feliz por vc! Trvizan tem razão, a relação HOMEM x MÀQUINA dá notoriedade para que o #96 tenha o descanço merecido, recheado de glórias naquele paraíso que é o Museu!

Alan Bandeira Preta!
Alan Bandeira Preta!
15 anos atrás

Daqui uns anos vai poder entrar carro russo no museu?

Eric
Eric
15 anos atrás

Compartilho com os comparsas meu pensamento e quero saber quando vamos TODOS visitá-lo???