DEU E NÃO DEU | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
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sábado, 22 de novembro de 2008 - 13:46#69

DEU E NÃO DEU

SÃO PAULO (frear pra quê?) – Bom, foi bom. Foi bom porque o carrinho é bom. Bom de reta, bom de chão. Ruim de freio. Melhor: não tem freio. Então o freio não é ruim, ele apenas não é. Não faz mal. A gente troca tudo e vai em frente. Eu devia saber. Tenho dois Ladas de rua e eles não são exatamente paradores de pequenas distâncias. Na URSS ninguém brecava.

Não vi ainda a colocação final, nem meus tempos. Daqui a pouco vejo. Mas cheguei ao fim. Na geral, ganhou o GullaA largada lançada foi uma piada, o cara do pace-car parou na frente do grid, quase foi atropelado pelo Gulla, pelo Nenê e pelo Malanga. Lá atrás, meu carro quase morreu, porque ele demora a retomar a aceleração. Os seis que estavam atrás de mim passaram. Passei três deles nas duas primeiras voltas e fiz a prova tranquilo, sozinho e sem freio.

Escapei três vezes no S do Senna e duas no Lago. Fiz a prova toda praticamente parando o carro no câmbio, e o motor aguentou na boa, é um carrinho muito dirigível. Gostei.

Pena, mesmo, foi a transmissão ao vivo. A gente não sabia que tudo que tinha sido gravado quinta e hoje de manhã ficou na memória do celular. Quando já estava no grid, acabou a memória. Ninguém viu nada! Pena, pena, pena. Pela pelo pessoal do iG, pelo Dú Cardim e seu dispositivo “in-tube”, um esforço desgraçado, e nada. Peço desculpas aos que ficaram ligados para ver a corrida, mas é só esperar. A gente já sabe como fazer, e em dezembro (13 e 14, rodada dupla do Paulista) vai dar tudo certo.

Então, deu. Deu para correr, sem maiores sustos (eu saí sabendo que estava sem freios, então não tenho do que reclamar da minha equipe, genial como sempre) e com um carro que tem potencial. Não deu para transmitir a prova, mas o treino, sim. Então, deu também. Tudo foi teste, neste fim de semana.

Deu tudo certo.

47 comentários

  1. Franklin disse:

    Parabéns F. G. aliás quero lhe dizer que também sou F. G. mas eu sou Franklin Giovani, mas em fim, é um esforço desgraçado tudo que você e o pessoal da superclassic fazem, puts, posso imaginar, adimirou muito isso, e sei que só faz isso quem ama automobilismo, mas todos são grandes campeões e sou um profundo admirador e apreciador de tudo isso, ja estou começando a sonhar com meu com meu primeiro carro de corrida, e acredito que vai ser um golsinho bola mesmo, mas com muito carinho a ele, pois sabemos quanto essas maquininhas, antigas porém, corajosas, quanto elas podem nos fazer felizes! E só com o sonho eu ja estou. Então imagino o quanto você também está com o meianov! Parabens! E esperimente colocar vodca no tanque, acho que ele vai andar mais… hehehhehehe… sabe como é né? eles foram treinados pra isso!! hehehehhe Grande Abraço!

  2. disse:

    Rogério, deveria ter acionado o extintor.

  3. Wagner disse:

    Frieo?! Freio para que camarada?
    Isso é coisa de captalista, quer andar com freios e devagar, então pede aquela porcaria “ëcologica” que ardia em chamas ha algumas semanas atrás nesta mesma pista.

  4. Na União Soviética, o carro freia VOCÊ!

  5. Rogério Magalhães disse:

    Cerega, a corrida não foi ao vivo, mas em compensação a galera viu todo o Making Off da blogaiada no box 21, tudo sapeando as traquinagens do Du Cardim…

    Agora, o FG tem que colocar depois a melhor foto do sábado, aquela do doido do Du trancafiado dentro do Meianov, hahahahaha…

  6. disse:

    Ceréga. Na boa!
    Não parodiando o FG.
    Mas………

  7. Thiago Azevedo disse:

    Gomov e Meianov!
    Parabéns pela estréia! A falta do freio só engrandece o evento! Você vai poder dizer: fiz uma corrida inteirinha sem freios!
    E o Meianov vai poder dizer: fiz uma corrida inteirinha só matando no motor!
    Ah, de próxima vez vai dar certo, ficará tudo registrado! E assistiremos ao vivo! Muito legal a notícia!

  8. Claudio Ceregatti disse:

    Pô, agora que me toquei…
    Os vídeos da instalação da camera “in tube” estão disponíveis na tela do post abaixo, é só clicar que aparece um monte de gente dentro do box 21. A sequencia está correta, anotei.

    No vídeo 60092 aparecem meu lépitópi, Euzinho de azul, Nara, Bianchini Pai Babão. Dentro do carro Cássio e sua Calva, Dú Cardim e sua careca. Depois Rodrigo Ruiz e suas cameras, Romeu Nardini e bigodão, Roberto Brandão, Luis Evandro Águia, FG e sua testa avantajada, Nipo Luso e sua camisa da Lusa, Gildo do Zé #34 de passagem, assoalho, volante, santantonio, pedaleira, bateria, banco, cambio erótico entrando na camera, Vitão, Alberto “Betão” Reis e Rogério Magalhães.

    No vídeo 60094 aparecem o Guerra de pé e de boné do Ingo, Nipo Luso cheirando o lapitópi, Rogério Magalhães, Tohmé gesticulando, João 914 passando, Caio de Santos narigando com o copo na mão, Gulla de macacão vermelho antes da vitória, Boné da Lusa, Gildo de macacão azul, Magalhães e Bianchini Pai Babão, Martinez com fone amarelão do rádio, Rodrigo Ruiz emagrecendo, a bunda magra do Dú Cardim, Euzinho fumando, adesivo da Pirelli e o FG tenso.

    A corrida não apareceu, mas o que apareceu de gente…

  9. Claudio Ceregatti disse:

    Sabadão Dez em Interlagos.
    Estréia do Meianov que tem problemas pra parar, ao contrário do #96 que tinha problemas pra andar. Quando acertar os freios, vem abaixo de 2:20 sossegado. Já virou 21, então…
    Pelo vídeo no treino e olhando de fora o FG desenha as curvas perfeitamente, sem mexer muito no volante, ainda longe de um limite bem mais abaixo. Parece gostoso de guiar e dócil.
    Estou convencido que a configuração clássica do carrinho (motor dianteiro, tração traseira) vai dar muitas alegrias, pois esse equilíbrio frente/trás proporciona suspensões equalizadas, e de acerto muito menos crítico. Tô até achando (é cedo ainda) que o Meianov vai ser neutro, escorregando nas quatro, no lugar de ser naturalmente traseiro. Pelo jeito a brincadeira vai ficar bacana.
    É muito bem nascido, logo na primeira prova foi bem no treino e na prova, sem pedal do meio nenhum.
    Equilibrado e firme, parece gostoso de guiar.
    Carro de corrida nunca acaba. Depois do acerto do freio, vem mais no limite aí falta suspensão e equilíbrio. Depois que alcança o chão ideal, lá vem a relação de marchas, e aí falta motor, que exige mais freio e assim ad infinitum…
    É a brincadeira mais gostosa que existe.
    Provoquei o pessoal aqui, falando em 2:12.
    Pois podem esperar tempos bem abaixo disso. O Meianov acertadinho é carro pra ser campeão de sua categoria. Podem apostar.

  10. disse:

    A Perua DKW que o Sergio Luis mandou a foto deve ter matado o fds do FG! Tá ainda em Joinville?
    Roberto, falta de comunicação. Ontem estávamos falando em ficar depois da regularidade e mandar ver um farnel ali no estacionamento interno durante as Mil. Com medo da chuva nem demos pilha.
    Imagina vcs. correndo e nós ali na breja e com o rádio!
    Rogério, qdo. vi o Nipo Luso, e vcs depois na mantagem, foi de rolar de rir.

  11. regi nat rock disse:

    Penso que o melhor de tudo é o fato inconteste de que, querendo, com a tecnologia disponível, pode-se realizar feitos incríveis.
    Creio que o aprendizado será de extrema valia para tirar de letra quaisquer problemas que surjam, permitindo a muitos incontáveis fãs, acompanhar a saga deste, ahmmmm… veículo de competição, que nasceu com uma sorte danada, ao ocupar o lugar de um ícone.
    Aos poucos, deverá conquistar seu espaço.
    A amostra, foi ótima. Que venham mais.
    O sensacional disso tudo é que numa corrida de carros clássicos, pôde-se provar que a tecnologia mais avançada, casa bem.
    ô maravilha!
    Só falta, agora, trocar os mandatários das CBA’s da vida. por gente empenhada em fazer as coisas acontecerem…

  12. vitão disse:

    Dú, quem vai decupar o filme do treino vai ser o Cerega, então só posso dizer que o FG apertou com tanta vontade que quebrou o acionador da borboleta do carbura; mas tô falando do Pacman em Londrina, e a pipa foi acontecer em Interlagos, na corrida do Nenê ( segundo as palavras do próprio) ! vai ter vontade de aperta assim lá em Vladivostok ! Quanto ao freio, eu coloquei a mão (e quase que sou submetido a uma pena islâmica de amputação da respectiva) depois de uns 15 minutos, e a coisa tava mais quente que reunião de delegado da PF! Portanto, acionando estava. Freio intermitente é sintoma de fluído de freio que borbulha com calor (será que colocaram fluido DOT-5 no mínimo?). E chegar no final da reta com pedal no porão dá uma saudade danada de casa, da lareira (ou da churrasqueira), dos filhos, do chinelinho velho, e de uma cueca limpinha (copyright by EMF)….. Tem que redimensionar tudo, colocar disco atrás, equalizar a pressão entre o cilindro mestre as rodas traseiras, etc . Ouvi do Saloma ou do Cerega que dá pra chegar perto de 2: 10, então a meta é esta !
    PS1 : Foi muito bom reencontrar a quadrilha toda, a foto ficou legal.
    PS2: A Alemanha é ótima para produzir automóveis, mas péssima para importar, tanto que os doidos já importaram FIAT Spazio, Alfa 2.300 B, e são o 3º. mercado do jeguinho de Modena, e são o segundo mercado do Corolla da Europa, o que só depõe contra o discernimento deles. Deve ser por causa das quantidades oceânicas de vitamina de cevada (também conhecida como cerveja) que consomem. A turma faz muita besteira com a lata cheia !

  13. Romeu disse:

    Ah! Ia esquecendo. O ponto alto dessa etapa foi o nosso “técnico de camera on board” Du Cardim, que ao retirar o equipamento ficou enjaulado dentro do Meianov e não conseguia sair.
    Pensei que fosse preciso tirar o parabrisas para soltar a “fera”…

  14. Romeu disse:

    Freios e cameras à parte (pequenos detalhes corrigíveis) o Meianov mostrou que pode ser muito divertido na pista.
    Mostrou que o “coração” é forte, pois como disse o Flavio, teve que usar cambio e motor pra segurar a”barata” nas horas dificeis.
    Os Finottis com certeza, darão um jeito nas “âncoras” para segurar o bicho e vamos ver o soviético mostrar se é “bão” mesmo a partir de dezembro.
    Apesar da implicancia de algumas “otoridades” presentes, conseguimos reunir um bom numero de blogueiros no nosso “box 21″ e rever os amigos.

  15. Jonny'O disse:

    Claro que valeu !

    Quando tudo é novo tem um tempo natural para o desenvolvimento ,o inicio é assim mesmo ,cheio de suspresas .

    E foi um corridão !

  16. Rogério Magalhães disse:

    É… pelo menos em Interlagos deu… o Meianov é valente, ainda vai render… só precisa mesmo ver essa coisa do freio, porque como dizia aquela propaganda, potência não é nada sem controle… quem diria que, agora, o problema não é mais o pedal da direita, mas o do meio… mas acho que, na verdade, o Meianov tava era querendo fazer a 1 e a 2 com pé embaixo, confessa, hahahahahahaha…

    E valeu, claro, por poder rever todos os amigos matuzas e blogueiros, que há muito não via…

    O que não deu mesmo, FG, foi mais ao cair da tarde no outro Templo Sagrado, né? Aquilo sim foi uma verdadeira “constituição de Murphy”, impressionante…

  17. MRui disse:

    Desconfio que na verdade seus freios são stalinistas..

  18. Leonidas Filho disse:

    Também acho, bem que o melhor site de automobilismo do Brasil podia cobrir as corridas.

  19. Luiz Evandro águia disse:

    Parabens Flavinho por ter terminado a prova,, naquelas condições eu acompanhei a sua luta //,,,,eu sei o que é andar sem freio..em 2004 tive o mesmo problema com meu Willys Interlagos ,,mandei fazer uma pastilha de freio la no Juan ( ele fornece pastilhas para a escolinha do Toninho de Souza ) dai nas outras estapas ja freava melhor.. mais durante o ano inteiro o freio nao foi o ideal ..Ate dezembro…abraço do amigo Äguia

  20. Marcelim disse:

    Aproveitando o ensejo, apresento-lhe o site da Lada em um país cuja indústria automobilística é um tanto subdesenvolvida e que por isso recebe os modernos modelos da marca russa: http://www.lada.de/

    E lá eles vendem souvenirs e lembrancinhas da marca também…

    http://img507.imageshack.us/img507/7607/dsc01720dh7.jpg

  21. rodrigo botana disse:

    o flavinho andou bem no começo da prova com o lada, tava tocando bem, mas o carro dele tava ruim de freio e ele saiu varias vezes no fim da reta, mas achei legal ele foi até o fim da prova, não desanimou mesmo com os problemas de freio e sentou a bota espero na proxima prova e durante todas as provas de 2009 da super classic esse dispositivo de evr a corrrida de dentro do flavinho esteja funcionando, show de bola essa idéia do pessoal da ig, tomara que outras categorias do automobilismo copiem essa ideia

  22. Roberto Martinez disse:

    Em tempo, o convite foi tudo “de gratis” . Só mesmo esses malucos !! (Jr. e Carlão).

  23. Roberto Martinez disse:

    Como valeu. Pude acompanhar o esforço do Dú (que conheci pessoalmente hoje) e a empolgação do Ceregatti, com a filmagem via celular/net, realmente muito legal. Para quem é de longe ou não pode comparecer, não sabe como o clima do Box da LF é legal. Acompanhei a corrida como um todo e em especial a Puma 27 do meu amigo Jr. Fiquei com o rádio passando informações e colocando certo “fogo” em sua tocada.Melhorou, virou 2m10s. Mesmo rodando duas vezes, deu um sexto lugar com troféu.
    O Meianov tem potencial. O carro aparenta ser bonzinho de equilíbrio. Falta instalar um bom conjunto de freios equilibrado, com disco ventilado, mais disco traseiro, pastilhas certas e boa refrigerado, além de mais treinos. Os 2m12s virão.
    Bom, de espectador dos amigos da Classic, acabei sendo convidado para andar nas Mil Milhas e completar o grupo de pilotos da Puma 913 do Carlão (tb da Classic) , Jr e Leandro Romera. A Puma disputará a categoria IV. Agradeço aos amigos pelo convite e confiança. Estou quase dois anos sem andar e amanhã terei o desafio de entrar naquela Puma pela primeira vez, já na corrida. Espero que tude dê certo.
    Abraços

  24. Alexandre AFA disse:

    não deixa de ser uma ironia legal.

    um sistema que freiou a liberdade, a democracia, a saudável e natural diferença entre os serem humanos. Um sistema que freiou sonhos e vidas de 20 milhões de pessoas.

    …e eles não sabem fazer freios…

  25. disse:

    “A gente já sabe como fazer”
    Edison Guerra, não fiquei desanimado, ao contrário.
    O TEX, matou a parada.
    Agora FG, falar de pena, pena! Nada disso cacete!
    É o Seguinte:
    Neguinho fica falando de cambagem, que sai de traseira, que o escambau a quatro……..
    Queria saber FG, quem tem o setup de um Lada. Pois dai é pá e bola. Que se phoda se deu pau no freio, pois câmbio e motor foram aprovados, o resto Finotti e Cia. , tiram de letra.
    Transmissão ao vivo?
    Garanto que ninguém aqui havia visto coisa igual no Automobilismo Brazuca.
    Se fosse fácil, todos fariam.
    Caraca, o 69 tem 90 minutos de pista.
    O IG, no maior esquema, tudo planejado e feito.
    Mas o legal da coisa, é que na próxima,
    “A gente já sabe como fazer”
    Vitão, o FG hj. foi o maior pé de breque que vi na vida.
    Dona Maria Luiza, fala para o Bird dar uma ligadinha pro FG e ensinar como se guia sem freio.

  26. Pablo Vargas disse:

    Ah… Primeira corrida do # 69 e o Flavio já quer que saia TUDO perfeito ? Claro que demora, carro pra ser vencedor leva tempo. Isso se a mão do piloto ajudar…

  27. Sergio Luis dos Santos disse:

    Podia ser pior, seu carro podia ser este:

    http://i184.photobucket.com/albums/x215/lupa911/DSC02823.jpg

  28. Ans! disse:

    Que bom q rolou tudo certo Gomes!

    Soh foi uma pena mesmo o video ao vivo da corrida, pois estava ansioso para poder assistir.

    Mas tudo bem. Em dezembro espero poder comparecer a Interlagos para poder ver o Meianov ao vivo!

  29. André Luiz disse:

    Parabéns pela estréia do meianov Flávio , aos poucos vcs vão se acertando e nós estaremos aqui para acompanhar todos os passos dessa dupla moscovita (ou quase).

  30. Pé de Chumbo disse:

    Na próxima corrida, vê se alguém leva o manual da camera….

    AHAHAHAHAHAHAHAH….

    Mas valeu, já se sabe que dá certo, na próxima não vai ter erro…

    né?….

    A propósito: No treino, identifiquei um ruido estranho , talvez o vento passando pelo captador de som da camera, parecia uma folha de aço sendo chacoalhada…

  31. Marcao Fiorucci disse:

    Tentei assitir a corrida, mas… fui barrado na entrada!!! Realmente esse pais se transformou no pais dos “não pode” !!! Sempre fui assistir as corridas da Classic… ia de Landau, deslizando e curtindo, parava na estacionamento dos boxes, tudo sempre civilizado…. hoje não !!! Ao chegar no portao que dá acesso ao autodromo fui barrado… o “autoridade” disse que eu tinha que parar no bolsao do kartodromo, vir a pé e nao podia mais entrar nos boxes (acho que eles acham que nós, admiradores de carros de corrida somos baderneiros ou depredadores do novo autodromo)…. simplesmente dei a ré e fui embora para casa pois ja haviam os abutres do outro lado da rua gritando “estaciona aqui doutor”!!! Está ai mais uma “brilhante” ideia dos cartolas em afastar os ultimos e poucos malucos que ainda iam ao autodromo… que se lixem…. fico em casa e cuido dos meus carros por aqui mesmo…. é o fim da picada !!!!!!!!!!

  32. faria disse:

    Salve!

    Sabiamos que tinha pouco tempo de treino e que já tinha tido problemas em segurar o carro no final da reta.
    Alias, acho que a culpa é do amassadinho na trazeira, cê sabe, o famigerado arrasto.
    Nada que a equipe não possa corrigir prontamente no Túnel de Vento antes da prox etapa.

    Mas foi muito legal. Gostei muito do ronco do 69.
    Bem,,, não é lá como o 2T do 96, mas tem seu charme ^^.

    Corrida é assim. Vc viu que a Puma, depois de pegar no tranco na largada, liderar e tal, perto do finzinho, foi fumaçar lá na Laranjinha. (Parecia uma espiriteira, como diria o Edgar de Melo Filho) Uma pena, pois o pega tava quente!
    O Pac Man tambem teve seus problemas, assim como o Fiat 147, o KG e o Polara que tambem deram suas paradinhas no pit.

    Não vi a sua escapada no S do Senna. Eu estava na Curva do Café. Estranhei a volta lenta, mas achei que era por conta da chegada doa AP da divisão 1.

    Como não decorei todo mundo, senti falta, na hora da premiação, da citação do carro que cada piloto correu, como por exemplo: fulano de tal… carro tal. Mas talvez isso seria pedir demais ^^

    Parabens a categoria. Grid de 30 carros. mesmo sentindo a falta de alguns. Foi Show.

  33. Jota disse:

    sugestão: estudar a possibilidade de usar discos duplos ventilados juntamente com pinças maiores na dianteira… analisar a instalação de disco/pinça na traseira

  34. Rodrigo Duarte disse:

    Parabéns Flávio, com todos os contra tempos o 69 foi um sucesso. Foi disparado o carro mais bonito da pista. Sempre que puder vou estar acompanhando as corridas e torcendo, o carro parece ser parte de uma família e a torcida para ele dar certo é contagiante. Muito legal, parabéns mais uma vez!!!!

  35. Iago Villar disse:

    o Grande Premio podia cobrir a Superclassic né Flávio…Gostaria de acompanhar….

  36. Marcelo Migliorini disse:

    se nao tem video queremos fotos!!!!

  37. Edison Guerra disse:

    Deu,sim.Deu para sentir que o carrinho tem futuro.Apesar do problema de freio,para nós que estávamos assistindo,pudemos ver o carro bem equilibrado,principalmente no S do Senna,claro que quando não desgarrou.
    Quanto à transmissão não ter sido possível,serviu para ver que no “making of” da instalação do aparato,muitos se esforçaram para valer.Fiquei triste por ver o Dú Cardim,desanimado após o Murphy ter passado por lá e deixado a sua lei.

  38. Antonio Carlos disse:

    Já que você é fã de carros antigos, o que você acha do Citroen 2cv?

  39. Nilton disse:

    Legal que foi tudo bem, dentro do possível.
    Vai ter Gomesômetro?

  40. Edu Harmel disse:

    Fiz a minha parte… fui auxiliar meu irmão com o Puma #18 e o TL # 112 da nossa equipe e ainda arrumei tempo prá cronometrar o Flávio… realmente não estava mal não!

    2:25 na primeira volta e foi baixando, mesmo sem freios e fazendo suas incursões nas áreas de escape, inclusive conseguindo rodar prá fora no S do Senna (coisa difícil de fazer), mas controlou. Volta de classificação em torno de 2:21, próximo do tempo almejado para o Sovietico.

    Nenê Finotti foi o encarregado de “tocar” o Pac-Man (tem hífem?), que realmente tem (tinha!!) motor muito forte, mas que hoje abriu o bico… “corridinha” boa de se ver, com 23 dos 33 que largaram chegando ao final.

    Oxalá a rodada dupla de dezembro seja tão boa quanto esta.

    FG: parabéns pela estréia do MEIANOV e melhores freios na próxima etapa.

  41. Rafael Lucas disse:

    Legal, valeu o eprendizado. Em dezembro espero poder conhecer o Meianov ao vivo.

  42. D.Pierotti disse:

    Parabéns a todos, pois o #69 tem potencial e só falta pequenas correções.

    O melhor foi estar aí para ver o carro na pista.

  43. Rodrigo Nunes disse:

    Eu estava lá! Como bandeirinha, mas estava!

    E estou de prova, o Flávio ultrapassou quatro (isso mesmo, quatro) carros em uma só volta!

  44. Mihail disse:

    Perdi a estréia do Meianov. Eu lembrei quando eram 13:00, saí as 13:20 e quando cheguei no portão 7 o cara disse que tinha acabado de ter o podio. Fica pra próxima…

  45. Tex disse:

    Mais uma vez está comprovada a Lei de Murphy: “se algo pode dar errado, dará errado da pior maneira possível, no pior momento possível”

  46. Nico Contreras disse:

    Fiquei aguardando a corrida, mas em Dezembro não vou perder porque estarei lá.
    Filmando o lado externo do Meianov para a Rede Gomov…
    E revendo essa turma de batutas.

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