INTERLAGOS EM PINGOS (60)

SÃO PAULO (números não mentem) – Alertado pelo blogueiro Márcio de Souza, fui fazer umas contas. Para concluir que a Toyota foi a única equipe que acertou nas últimas voltas da corrida ao não mandar seus pilotos para os boxes. Glock tentou, ao ficar na pista, ganhar as posições de Vettel e Hamilton, que optaram por colocar pneus de chuva. Quase conseguiu.

Vejam.

Na volta 65, a volta anterior à parada de Hamilton para colocar pneus de chuva, a diferença dele, que estava em quarto, para Glock, sexto, era de 19s741.

Somei os tempos das voltas 66 a 71 de alguns pilotos, para saber quanto cada um gastou até receber a bandeirada. Massa, que parou na 67, gastou 511s140. Vettel, que parou na 66, gastou 520s013. Hamilton, que parou também na 66, gastou 521,445. Trulli, que não parou, gastou 520s596.

E Glock? Foi o mais rápido de todos. Sem parar, gastou 507s165. Por não ter parado, foi 14s280 mais rápido nessas seis voltas que Hamilton — que, repito, na volta 65 tinha 19s741 de vantagem sobre o alemão. Lewis acabou recebendo a bandeirada 5s461 à frente de Glock. Timo descontou 14s280. 

Foi uma tentativa. Arriscada, é verdade, porque na chuva, com aqueles pneus, ele poderia rodar, atolar, se estrepar. Mas se segurou, com tempos de volta bem interessantes, até. Só na última é que a chuva apertou e ele não teve como se manter à frente de Lewis.

Glock não deixou Hamilton ser campeão. Ao contrário, quase impediu seu título. Foi por alguns metros. Lewis, se não tivesse parado e conseguisse fazer o mesmo que Timo fez, talvez conseguisse chegar até na frente de Vettel.

Subscribe
Notify of
guest

64 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Igor
Igor
15 anos atrás

Eu acredito que NÃO foi de propósito. Mas hoje, comversando na universidade levantaram uma dúvida que me deixou de cabelo em pé. Ainda continuo achando que não houve marmelada. Mas só para confirmar a minha opinião, qual foi mesmo o tempo da última volta de Kubica?

Sejamos francos...
Sejamos francos...
15 anos atrás

Massa foi mediocre boa parte do campeonato, aí na ultima corrida fez das tripas coração e ainda queria ser campeao? ahh, francamente.
Seria uma injustiça se Hamilton nao vencesse. Olhem pelo lado positivo, no próximo ano Massa voltará com mais experiencia e a ferradi vai voltar mais humilde e fazer investimentos q deem resultados…..

Lewis Hamilton>>>>>>>>>> Sacavém-Portugal-Europa!!!!!!!!

Mene
Mene
15 anos atrás

Ahh, já que é para ser pangaré viajante eu também tenho uma teoria da conspiração.
Em 2007 a ferari só convenceu o Felipe Massa a ajudar o Raikonnen a ganhar o título ( e ceder a vitória no Brasil) prometendo a ele que teria o caminho facilitado para o título em 2008. Isso explica o buraco no carro da ferrari em Magni Cours e o desempenho bisonho do Raikonnen esse ano.

luiz ghetti
15 anos atrás

flavio, boa tarde, só me esclareça uma coisa, porque não ha spray como no inicio da corrida, quando o hamilton passou o timo? onde será que o timo correra no ano que vem ou em 2010?

MSM
MSM
15 anos atrás

Galera, o Kubica trocou os pneus logo depois que o Heidfeld fez a troca dele. A Globo chegou a mostrar a parte do carro do polonês parando no box, mas foi tão rápido que nem comentaram.

MRodrigs
MRodrigs
15 anos atrás

petrafan…… correto……… vi agora

petrafan
petrafan
15 anos atrás

opa… inverossímil.

petrafan
petrafan
15 anos atrás

Magno Santos,
não precisa se desculpar.
na verdade, minha estória é inverossíil (não “inverossímel”) mesmo. não passa de uma teoria da conspiração que inventei. tem me rendido muito boas risadas, de tanta gente que acha que estou falando sério.

Magno Santos
Magno Santos
15 anos atrás

petrafan

Me perdoe mas você pareceu quase infantil com sua história que de tão inverossímel, parei na 10ª linha.

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Depois da espionagem da McLaren em cima da Ferrari, tudo é possível.
Achei o Glock muito passivo nas ultrapassagens, para quem tomou um tranco do Hamilton lá na Bélgica, achei estranho muito fácil para o Vettel e o Hamilton
Outra questão interessante, como todos sabem o mundo dos negócios é bem “cruelsão”
Para ser campeão o Hamilton teria que passar o Glock e nessa o Vettel acabou sendo beneficiado.
MacLaren Mercedes – carro ingles com motor alemão.
Opssss, o Glock não é alemão ??????????????????, Hummmmmm, ai ai ai, me deu até um frio na espinha.
Sera possivel ?????????????????????????????
ou será que eu tô ficando louco………

petrafan
petrafan
15 anos atrás

Mrodrigs,
veja meu post de hoje às 12:00.

MRodrigs
MRodrigs
15 anos atrás

Credo!!!!!
Agora que vi o post do (ou da) petrafan.

Gente, a tal Janete Clair não havia morrido?????

MRodrigs
MRodrigs
15 anos atrás

Números não mentem, está certíssimo Flávio. Esse pessoal tem que parar com essa mania de ficar procurando culpado para tudo.
Antes era a Ferrari, deve ter sido ela que rodou sozinha na Austrália e na Malásia e também passou reto em Mônaco. Agora é o Glock, depois vão falar que o culpado é o Zinho, que sequestrou o Massa e correu no lugar dele em Silverstone, por isso não parava de rodar.
Ontem todo mundo ajudou o Massa, o Kavalainen, a McLaren fornecendo um carro “meia boca” pro Hamilton, a STR que abriu mão de uma possível vitória, o Raikkonen, o Alonso……….. não deu certo, paciência, ano que vem tem mais.

petrafan
petrafan
15 anos atrás

clayton,
é apenas uma teoria de conspiração absurda, para satisfazer aos ânimos dos que agora querem crucificar o Glock.
obviamente, tudo ali é falso, não passa de ironia com os neo-anti-Glock-que-acham-que-novamente-o-mundo-e-as-instituições-conspiraram-contra-um-brasileirinho.

Carlos Zarattini
Carlos Zarattini
15 anos atrás

ahhh Vettel……com um carro decente nas maos o campeonato teria terminado 1 mes atrás….como nos tempos de um outro alemao.

Tive o prazer de estar presente em Monza, e vi ao vivo do que esse garoto é capaz. Ainda bem pra Lewis, Massa e cia. que Vettel corre de Red Bull no ano que vem.

macedo
macedo
15 anos atrás

Hamilton mereceu ser campeao sim, quem errou muito foi a ferrari. logico que torci muito pelo Felipe e sei que essa conversa do Glock nao leva a nada mais que ele tirou o pé nao tenho a menor duvida

Victor Drulis
Victor Drulis
15 anos atrás

Pra quem ainda tem duvida sobre a ação do Glock, podem reparar na imagem em que a TV mostra a saída da Junção. O Glock tenta arrancar e faz de tudo pra segurar o carro na pista. Pneu liso na água é sabão, po!! Pra mim, foi uma corrida mais que espetacular!!

Daniel Alves
Daniel Alves
15 anos atrás

FG, confesso que há muito tempo não vejo um campeonato como esse….sobre o título, mérito de Hamilton e sua equipe….para ser campeão, é bom ser com fruto do seu próprio trabalho….como disse Piquet para um reporter que o perguntou sobre pra quem ele dedicaria o titulo…ele disse: “Vou dedicar pra mim mesmo pow, foi eu que ganhei!”…depender de resultados, de outros pilotos pra ser campeão…não é legal…por mais que a nossa torcida seja outra. Mas deu pra sentir o gosto de que ano que vem dá…temos um piloto que aprendeu muuuuuuuuuuito esse ano, amadureceu, é humilde e esse corrida deu um gostinho de “2009 tá aí e dá pra gente conseguir”.
Sobre o Glock, coitado, vai virar o bode expiatório o resto da carreira….com pneu de pista seca segurar o carro daquela maneira, ele sim merecia um segundo troféu….rs
Mas…coisas da F1, que….desde há muito tempo, não trazia corridas e campeonatos tão disputados……e lembra FG quando te falei de Interlagos que aqui ” o bicho pega” ?…rs…Quero ver a FIA tirar Interlagos do calendário depois disso…..rs… Um forte abraço!

fernando. Conte
fernando. Conte
15 anos atrás

Gomes,

Fazendo essas contas o que aconteceria se o massa nao fizesse o Pit-Stop? Ele nao iria conseguir colocar uma volta no Glock, Hamilton e Vettel? e seria compeao?? pois os outros terminariam na volta 70.

Rubens Fernandes Junior
Rubens Fernandes Junior
15 anos atrás

O Hamilton já deu a primeira declaração do dia. Ó pai Ó.

Gilson
Gilson
15 anos atrás

O Hamilton chegou dependendo apenas dele, bastava usar de forma simplória o regulamento e o título era consequência, ou seja, teria que fazer uma corrida para apenas os ingleses verem. O Massa necessitava de muita gente, e muita gente apostava no jeitinho brasileiro, que brasilzinho. O Massa fez a sua parte, parte essa que faltou no campeonato inteiro, caso contrário entraria na pista precisando apenas dessa vitória. No ano que vem a Renault, Toro Rosso, a Willians e a Mclaren vem muito mais competitiva, sei não se vai dar.

rufles
rufles
15 anos atrás

engraçado que teve umas voltas antes da utrapassagem do vettel sobreo hamilton em q o kubicca vinha andando mais rápido que os dois de pneu de piso seco…

Orlandinho
Orlandinho
15 anos atrás

Esse é o verdadeiro CAMPEÃO que a F1 precisava!

Doutor Marin
Doutor Marin
15 anos atrás

Camarada Gomes:

Camarada bem informado é outra coisa!!!

Obrigado por esclarecer a questão sobre quem estava de slick.

Realmente, Glock fez TUDO o que podia…

Mesmo que contornasse a junção na frente do Vettel e Lewis, ainda assim…

Não tinha tração para subir a reta na frente dos dois, pois perdeu 5 segundos para eles da junção até a linha de chegada num trecho que demora +-10 segundos!!!

Realmente não dava mesmo…

Blogueiros esqueçam essa estória de marmelada, isso é coisa de Pacheco!!!

Comemorem sim a bela vitória do Felipe e o Título fica prá 2009!!!

Obrigado camarada Gomes, agora o próximo combate na pista de Interlagos é seu e do #69, ou será com o Pac Man?

Ps: Humilde sugestão:
Camarada, guarde o #69 pra Rally (ele vai bem pra caramba na terra, experimenta, você vai adorar aquelas saidas de traseira!!!)

e prepare aquele Samara (lembra?) pra asfalto, e vai se divertindo de Pac Man por enquanto!!!

Edson Naga
Edson Naga
15 anos atrás

Foi um campeonato brilhante. ;)

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
15 anos atrás

E a confusão todinha começou quando um retardatário (se não me engano o Kubica) ultrapassou o Hamilton! A partir dali o Vettel se assanhou pra cima do inglês.

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
15 anos atrás

Essas teorias conspiratórias são ridículas. Aconteceu ontem o mesmo que ocorreu em Spa, quando Heidfeld e Alonso passaram com extrema facilidade os carros que se arrastavam com slicks. Bourdais, por exemplo, foi um que perdeu o pódio naquela corrida para Heidfeld e Alonso, que estavam bem atrás.

O mesmo ocorreu com Glock ontem. Só isso.

ANTONIO JUNIOR
ANTONIO JUNIOR
15 anos atrás

Ow ! Senna não errava…ele passava do ponto !! KKKK

ANTONIO JUNIOR
ANTONIO JUNIOR
15 anos atrás

E o própio Hamailton se diz bom de chuva, com grande sensibilidade no volante debaixo de muita água…quase se f…!!!!
Tem gente muito melhor que ele…e o Massa é um deles…

Eugênio
Eugênio
15 anos atrás

Outra coisa que esclareci ao ver o inforace foi como o Fisichella apareceu em 5o. depois do safety car ! Ele foi o primeiro a parar nos boxes.
A narração da TV não percebeu isso…

Al Suz
Al Suz
15 anos atrás

Ou seja, se a Toyota tivesse trocado os pneus do Glock, o Hamilton estaria na frente dele há muito tempo, e a torcida seria então para que o motor Mercedes pifasse, ou que Hamilton errasse como errou o Senna?

Isso seria muito baixo, e não teria a “emozione”.

Lembrando que essa disputa nem deveria ter acontecido, foi fruto de tapetão quando os corneteiros de Maranello, que mandam na FIA, apunhalaram Hamilton porque ele correu como… Gilles.

roberto
roberto
15 anos atrás

não concordo, com a situação colocada pela tela mostra o corredor glock , tirando o pé na giria das corridas para facilitar para hamilton, circo da formula 1 , este eh o nome e o jogo eh de bastidores, mesmo com as emoções a flor da pele. de todos nós.

Tiago S.
Tiago S.
15 anos atrás

Glock está blindado agora, e é bom porque muita gente ia falar que foi marmelada.

Alias se a corrida fosse um filme, e o Hamilton fosse o mocinho, ganhar na ultima volta, daquela maneira até era algo possível de se imaginar. Mas foi ao vivo, sem cortes, final espetacular. Sem culpa pra ninguém, foi oque foi.

Ubaldir Jr.
Ubaldir Jr.
15 anos atrás

Parabéns Gomes pelo sempre excelente trabalho durante todo o campeonato e por nos brindar com seu divertidíssimo humor. Acompanhar a F1 por aqui é fantástico.
Um parabéns especial pela cobertura do GP do Brasil.
Que os parabéns se extendam a toda a equipe do Grande Prêmio. Trabalho de primeira.
Abraços a todos.

Eugênio
Eugênio
15 anos atrás

A conta do Flávio prova que não houve nenhuma marmelada, se é que poderia haver alguma dúvida. É uma conta simples, uma soma… Realmente, a Ferrari e Massa (sim a culpa foi dos dois) perdaram na Inglaterra, Hungria e em Cingapura

Otto Lima
Otto Lima
15 anos atrás

Como eu disse em outro tópico, o GP do Brasil deste ano está para o automobilismo assim como a final da Copa de 50 no Maraca está para o futebol. E assim como o goleiro Barbosa foi estigmatizado até sua morte por não ter conseguido deter Gighia, Glock será lembrado pela torcida brasileira por não ter conseguido deter Hamilton.

pedro bresson
15 anos atrás

as BMW nunca fizeram tanta falta quanto hoje. se pelo menos uma repetisse o desempenho do ANO INTEIRO, Felipe sairia campeao.

mas um campeonato nao se ganha ou se perde em apenas uma corrida, já disse o poetinha. e 7 pontos era muita coisa pra tirar num dia só.

Massa termina o ano como campeao moral. é coisa de perdedor sim, mas ano que vem vai fazer uma diferenca imensa na Vida desse moleque aos olhos do resto do Mundo.

ps. ano que vem a corrida em Interlagos deveria ter 70 voltas…

ita
ita
15 anos atrás

os números são confirmadores,mas acredito que até desnecessários (nao pra vc que é jornalista, claro). é só o cidadão chacoalhar a cachola um pouquinho, religar umas conexões e se perguntar: não seria mais fácil e sutil o glock ter ido trocar pneu e se manter atrás do hamilton quando todos foram?

denilson
denilson
15 anos atrás

obrigado pelo esclarecimento da primeira duvida, aguardo a resposta da segunda, parabens pela eficiencia…
abraço
denilson

denilson
denilson
15 anos atrás

Gostaria de saber o tempo da ultima volta do jarno trulli e do glock se possivel uma comparaçao trecho a trecho, pois apos pesquisar descobri que foram somente eles que ficaram com pneu medio…ps para tirar todas as minhas duvidas
abraço
denilson

Carlão
Carlão
15 anos atrás

FG, esses números são esclarecedores; trazem lucidez a sem número de comentários conspiratórios. O resultado final da corrida, e do campeonato, é fruto de um sem fim de causas e seus efeitos.

Acredito que para lançar ainda mais luz sobre os pensamentos nebulosos, some também os tempos das últimas cinco voltas sem chuva dos pilotos citados e vejamos.

Obrigado.

denilson
denilson
15 anos atrás

Caro amigo flavio gomes, para que eu possa espantar todas as minhas duvidas, peço-lhe uma informaçao.
Pelo que vi no site da FIA o Kubica (11)e o Heidfeld (12) tambem nao trocaram o pneu no final da corrida, queria saber o tempo deles nas ultimas voltas (66 a 71) pois pelo desempenho deles parece que dava para o Glock ter feito tempos melhores….agradeço se me responder pois até entao estarei com “a pulga atras da orelha”
abraço
denilson

RESPOSTA DO FG:

Os únicos que não trocaram foram Glock e Trulli. Todos os demais trocaram. Não há “acho que” nessa informação. Só os dois, mesmo. O que ocorre é que alguns colocaram pneus “extreme”, como Bourdais e Barrichello. Esses se deram mal.

Rafael
Rafael
15 anos atrás

Para aqueles que xingam o Glock, não se esqueçam que o seu companheiro de equipe largou em segundo e era, para nós torcedores, um dos carros para chegar na frente do Hamilton e fez uma corrida fraca.
Outra coisa, é muito fácil falar que o alemão não se defendeu. Ele não se defendeu pq não dava! O cara perdeu vinte segundos (na pista com o menor comprimento e com a volta mais rápida no cronômetro, como já disse o Flávio) na última volta e só de ter conseguido completá-la já foi uma prova de boa pilotagem.
Infelizmente não deu para o Massa, mas ele já sai fortalecido na Ferrari e tem tudo para brigar novamente pelo título o ano que vem.

Clayton
Clayton
15 anos atrás

O comentário do Carlos foi muito feliz e expressa minha opinião também.
Quanto ao comentário do Sr (ou Sra, desculpe não conseguir identificar) petrafan é digno de uma ficção! O Miguel Falabella precisa de ajuda para salva o ibope da novela das 6! Dá uma ajuda pra ele!rs
Se formos colocar tudo na balança “petrafan” vamos ter que ficar dias discutindo, por exemplo, por que o Hamilton foi punido injustamente no Japão e o Massa, que no meu entender, deveria ter recebido maior punição tb lá. E nesse caso, o Hamilton já teria levado.
Prova limpa e honesta, onde não vimos ninguém jogando carro em ninguém e destaque para dois pilotos novos que a cada prova mostram-se boas promessas (Acelerando carroças!): Timo Glock e Sebastien Vettel.
E tb destaco o que conseidero uma boa temporada do Nelsinho. Não lembro onde li, mas vi uma matéria onde o Nelsinho, com os 19 pontos que conquistou, o melhor brasileiro estreante na categoria. Se a pontuação antiga fosse a de hoje, ele perderia apenas para o Senna, com 23.

Christian S
15 anos atrás

Corrida sensacional final de cinema merecido o campeonato da Ferrari e também o do Luís.

Agora fica um convite aqui quem gosta de finais eletrizantes assistam as corridades da motovelocidate, todas as categorias e da superbike. É sempre assim, inclusive as finais de campeonato na 800cc nem sempre mas nas outras categorias sempre tipo: trocar o líder 3 vezes por volta é normal.

brasileiro
brasileiro
15 anos atrás

final da corrida
ja ja tiram do ar
http://www.youtube.com/watch?v=erVfEs5-p-w

Maria Fernanda
Maria Fernanda
15 anos atrás

Hamilton é um LEGÍTIMO CAMPEÃO. Não fosse a punição absurda em Spa, teria corrido no Brasil com a faixa no peito. Feita a ressalva, nado contra a corrente. ACHEI MUITO ESTRANHA A FORMA COMO GLOCK FOI ULTRAPASSADO. Parecia parado na pista. A impressão, pelo rápido enquadramento, foi de que levantou o pé inteiramente do acelerador. Só a telemetria poderia dizer como as coisas realmente se passaram. Não estava em Interlagos pra saber se a chuva apertou a tal ponto na última volta. O Flávio estava e pode dizer. Ainda assim, 1´44´´? Foi esquisito. Achei interessante a análise que o Flávio fez das voltas finais. Talvez fizesse sentido verificar também o quanto pioraram os tempos de volta de cada piloto entre a penúltima e a última volta. No caso do Glock, parece que foram 16 segundos. É muita coisa. Pode acontecer sem uma escapada? Pode. Tanto que aconteceu. Mas e os outros? Apesar de melhor calçados, seria razoável que tivessem perdido também alguns bons segundos. É curioso que os pneus das Toyota tenham se deteriorado tão drasticamente apenas entre as voltas 70 e 71.

Doutor Marin
Doutor Marin
15 anos atrás

Camarada Gomes:

Veja no tube…

O carro branco (BMW=petronas no aerofolio traseiro) que sobe toda a reta até a chegada na frente do Vettel era do Kubica? (capacete vermelho?)

Se for o Kubica como ele conseguiu (DE SLICK) contornar a juncao e subir a reta na frente do Vettel sem perder espaco?

Muita diferenca para o Glock que perdeu 5 segundos no mesmo trecho e que vinha junto…

RESPOSTA DO FG:

Kubica trocou de pneus na volta 64. Não estava de slicks.

Renato
Renato
15 anos atrás

A chuva deu e a chuva tirou.

Se a chuva, Lewis teria caminhado sem tropeços para o seu 5o lugar.

Com a chuva, abriu-se a chance de Glock botar água no chope (na Guiness?) de Lewis.

A mesma chuva que mandou Glock para trás de Lewis, de onde não teria saído em outra circunstância.

Sempre lembrando que os fantasmas de Interlagos também habitam o kartódromo, que é onde as equipes instalam suas estações meteorológicas. O que garante que as previsões resultantes sigam o melhor interesse do automobilismo competitivo e não necessariamente o rigor científico. :)

JackSpeed
JackSpeed
15 anos atrás

vcoês notaram como o nelsinho indiretamente só ferrou o massa?em cingapura seu acidente mudou a corrida e hoje a sua batida foi sentida tanto pela ausencia de um carro entre massa e luis(notem que na largada nelsinho chegou a estar duas posições atras do alonso)como o atraso do safety car fez com que a chuva chegasse antes da hora,o “se” nao joga mas se tivesse uma volta amenos dava massa na cabeça!de uma maneira geral os safety car sempre ajudaram o hamilton,tem sorte o cara alem da competencia.