NAS ASAS
SÃO PAULO (que linda) – Raríssima foto enviada pelo blogueiro Thiago Sabino, que a recebeu de um amigo da Embraer. Trata-se de um dos primeiros Xingu, cedido à Copersucar. Vejam a pintura, que coisa mais maravilhosa! Será que esse avião ainda está em operação? Pelo prefixo dá para descobrir, não? Vocês, da turma das asas: vamos atrás? Isso dá matéria no “Limite” da ESPN Brasil. Não sei nem por onde começar a procurar um avião, mas com certeza alguém aqui saberá.
Flávio, pesquisando sobre o Xingu (SN 121001) da reportagem, encontrei o seu site. Hoje ele está aqui conosco, na Rico Táxi Aéreo (Manaus). Sua matrícula é o PT-MAA. Está em manutenção para retorno ao serviço.
Cara, que sensacional! Me manda uma foto atual dele!
O Xingu CN (SN) 121001, hoje com prefixo PT-MAA ainda está na Rico Táxi Aéreo e em breve estará em operação.
Para mim, o que menos importa é o prefixo de um xingu. Sou piloto, e tive o prazer de voar os xingus I e II. O prazer de voar um xingu e quase indiscritivel . So para terem uma ideia, o xingu é um avião executivo, no entanto chegou a voar até no garimpo. É mole?
Sinval
Sou piloto de linha area, voei xingu (e121I e e121II). Posso lhes disser que o prefixo do xingu é o que menos importa, o que mais importa é o prazer de voa-lo. E um aviao executivo que foi uzado inclusive no garimpo, por ai vcs veem que trata-se de um avião bem versatil. Voa em altas altitude, pois é pressurizado. Falar do xingu é muito facil, poderia passar o dia aki escrevendo. Espero ter contribuido com alguma coisa.
foram fabricados no total 111 aeronaves das quais 43 estão no Brasil, muitas sem condiçoes de voo… gostaria de saber por onde anda o unico exemplar do xingu III, o PP-ZXI, uma super maquina um pouco maior que o II
Oi Flavio, por um acaso da Internet, cheguei a seu blog, Algumas coincidências:Tenho um amigo que tem varias (muitas) peças de DKW, como ninguem é perfeito também torço pela portuguesa, sou piloto de helicópteros e faço um livro anual (me de seu endereço que te envio um exemplar) a edição 2009 , sai em fevereiro. Abraços no Julio (ele ainda toca cavaquinho?) Vilma,
a todos, nota as vezes falo com o Irineu e o Paulo. 11 8151-2333
Caro Pé de Chumbo,
Faz-se necessário o esclarecimento: “brevet” é uma coisa,
carteirinha da ABUL é outra….. Eu posso pilotar um ultra-
leve ou um monomotor terrestre,já quem tem uma carteira da ABUL ou congênere,não pode pilotar um monomotor terrestre.
Abs
Para Marcos:
É a frente de um Xingú, sim.
Caro PBG,
Que eu me lembre, o carro de F1 do Fittipaldi utilizou o túnel de vento da Embraer durante seu desenvolvimento. A utilização do Xingú pela equipe pode ter sido um bom negócio entre as duas empresas, algo como uma troca de favores. O avião ficava baseado na Europa para os deslocamentos de pessoal da equipe entre as cidades onde aconteciam as corridas e isto servia para a Embraer divulgar seu produto.
Lineu
Nã entendo muito de aviação, mas no site da Rico tem essa foto, de frenet é bem parecido.
http://www.voerico.com.br/empresa/imagens/taxi_max01.jpg
Alguem opde me respoder?
pra que um avião de pequeno porte como este servia a uma equipe como a Fittipaldi?
Pra Europa é que esse troço não voava..
Os mais velhos podem me explicar como funcionava a estrutura de uma F1 team nos idos de 70, pois so conheço de f1 depois de 86.
O Xingú com número de construção (SN) 001 foi registrado como PP-ZCT em 31.05.1977. Em 09.10.1981 foi rematriculado como PT-MAA e encerrou sua carreira na Rico.
A matrícula PP-ZCT agora pertence à um PA-188BR, segundo o site da Anac. Este avião teria recebido esta matrícula em 02.03.1993.
CNX no site aeromuseu significa Cancelado. Esta e outras siglas utilizadas no site são siglas utilizadas internacionalmente em revistas voltadas à pesquisa aeronáutica. Vou incluir no site uma relação destas siglas e seus significados.
Não sei quem viu apenas 5 ou 6 Xingú ativos no meu site. É só olhar na lista de produção do avião (http://www.aeromuseu.com.br/e121.htm) que tem bem mais do que isto.
As matrículas PT- não se esgotaram totalmente. Exporádicamente ainda surge um novo PT- por aí.
Esclarecido est !
REGISTRO AERONÁUTICO BRASILEIRO :
PP-xxx Brazil Civil 1929-
PP-Zxx Prototypes
PR-xxx Brazil Civil 2000-
PT-xxx Brazil (came into use in 1950) Civil 1929-
PT-Hxx Helicopters
PT-Pxx Gliders
PU-xxx Brazil Microlites, from 18 June 02
Also uses U + 4 figs.
afinal de contas, onde está esse avião?
Para Thiago Sala:
A informação sobre os custos de manutenção do Xingú circulavam na A.F.A. (Associação dos Fofoqueiros de Aeroporto);
Para Mario H. Sanctos:
Para pilotar ultra-leves é necessário possuir o CPD (Certificado de piloto desportivo) ou o CPR (certificado de piloto de recreio), sendo, para ambos, exigido o exame médico correspondente e curso teórico e prático.
Pessoal, que eu saiba a regra das letras dos prefixos de aeronaves são alocadas pela ICAO/ITU e inclui “callsigns” de aeronaves, estações de rádio, etc. Os links abaixo podem ser úteis:
http://ac6v.com/prefixes.htm
http://daveg4otu.tripod.com/pref.html
Obrigado ao Thiago por nos brindar com essa foto. Acho o mais legal, aqui no blog do FG, esse resgate histórico.
Um manda uma foto, outro manda um vídeo, mais um coloca um link e aprendemos sempre alguma coisa a mais.
Uma passadinha diária aqui se torna obrigatória.
Sem querer ser chato, mais sendo… As primeiras aeronaves civis no Brasil tinham matrícula começando por “P” apenas…
Depois foram alocadas ao Brasil, por convenção, ao
prefixos PP , PT , PS e PR. Os PU vieram com a introdução
dos ultra-leves no Brasil(nem é necessário Brevet para pilotar
um PU). Quanto ao EMB 121 Xingú , marcou a entrada da
EMBRAER no mercado de aviões executivos pressurizados.
Daí para frente a história já é bem conhecida.
Pô comparar o valor da manuntenção de um Xingu com um 737 é no mínimo estranho, da onde vem essa informação??
Ao Alfredo, aí em cima,
as matrículas PP, PT e PR em princípio nada têm a ver com o modelo de aeronave e o seu operador. A PP é a mais antiga, dos primórdios da aviação brasileira, a utilização da matrícula PT começou nos anos 50 e as combinações se esgotaram há cerca de dez anos, quando foi implantada a PR. Existe ainda a matrícula PU, aplicada somente a aeronaves com restrições de pouso em aeródromos controlados.
Abraço
Complementando:
Esse modelo não era economicamente viável, pelo menos na época, devido ao seu alto custo de manutenção. Havia quem dizia que saía tão caro quanto cuidar de um Boeing 737.
Complementando:
Esse modelo não era economicamente viável, pelo menos na época, devido ao seu alto custo de manutenção. Havia quem dizia que saía tão caro quanto cuidar de um Boeing 737.
Dados do RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro):
Fabricante: EMBRAER
Modelo: EMB-121A
Número de Série: 121001
Tipo ICAO : E121/L
Tipo de Habilitação para Pilotos: E121
Classe da Aeronave: Avião de 2 Motores turbo helice
Peso Máximo de Decolagem: 5670 – Kg
Número Máximo de Passageiros: 005
Categoria de Registro: SERVICO TRANSPORTE PUBLICO NAO REGULAR TX.AEREO
Número dos Certificados (CM – CA): 10763
Situação no RAB:
Data da Compra/Transferência: 140994
Data de Validade do CA: 23/01/07
Data de Validade da IAM: 170205
Data de Validade do Seguro: 12/04/05
Situação de Aeronavegabilidade: CERTIFICADO DE AERONAVEGABILIDADE (CA) CANCELADO
Motivo(s):
IAM OU RCA (RELATORIO DE CONDICAO DE AERONAVEGABILIDADE) VENCIDA
SEGURO AERONAUTICO VENCIDO OU IRREGULAR
Confirmando informação dada acima, o prefixo “Z” era dado a aeronaves em periodo probatório para homologação, posteriormente alterado para registro definitivo. Neste caso, PT-MAA.
De acordo com
http://www.abcm.org.br/downloads/abcm_engenharia_vol09_num02.pdf
Esse avião é historico pois fez o primeira travessia do Atlantico realizada por um avião nacional.
Foi em 1977 para fazer parte do 32 Salao Internacional de Aeronautica e Espaço de Le Bourget, junto com um Bandeirante PP-ZCY, levaram 29 horas e 40 minutos, partiram de SJ dos Campos e fizeram escalas em Salvador, Recife, Fernando de Noronha, Dakar, Las Palmas Sevilla e Bordeaux
O PT-MAA eu avistei no hangar da RICO em 2006.
Esta sem motor e oco por dentro.
Muito improvavel a sua volta
Só corrigindo, o PP-ZCT é hoje um PA-18, não um Aeroboero. É o que dá para ver na foto.
E quem disse que so achou 6 Xingus ativos, se eu entendi direito. Só aqui em Salvador, tem uns 4. E pelo Brasil todo, ainda tem Xingu voando. Não foram fabricados muitos (uma ou duas centenas), mas a vida útil desse avião ainda está longe de acabar no Brasil.
Grande abraço a todos.
O Xingu ainda tem muitos exemplares voando. Essa informação do aeromuseu não está lá muito correta. Na civil , temos mais de 15 xingus voando. Sem contar os 40 que foram vendidos a L’armeé de L’air francesa.
A matrícula PP-ZCT foi dedicada ao Xingu 001 de série. O PP-ZXI fora para o protótipo. Como o 001 foi entregue com matrícula experimental (como as dedicadas aos 3 primeiros aviões), essa matrícula era temporária. Como a série inicial do Xingu era composta de motores de 650shps com hélices tripás , era chamada de Embraer121A – Xingu I.
Logo após, fizeram a conversão do modelo pra Embraer121 – Xingu II, com motores de 750shps e hélices quadripás. Quando da conversão para a versão mais avançada, houve também a troca da matrícula para PT-MAA. Do paradeiro dele na RICO, ele está fora de condições de vôo.
Entretanto é o mesmo E121 S/N 120001.
Abraços.
Gente, o Xingu pode ser um chaveirinho legal mas dá orgulho saber que este bonitão aqui passou pelas nossas mãos……
Dá até arrepios!
http://www.airliners.net/photo/KLM-Cityhopper/Embraer-ERJ-190-100IGW-190AR/1424238/L/
Abs
Segundo o site http://www.janes.com, esse xingu foi o primeiro a sair da linha de produção. Antes dele foram construidos 3 modelos para testes, sendo que o primeiro xingu de teste foi o PP-ZXI que voou em 10/10/1976. Esse xingu da foto, o PP-ZCT, voou pela primeira vez em 20/05/1977 e recebeu o CTA brasileiro (certificação) em maio/1979. Foram produzidos um total de 105 aviões.
as aeronaves com prefixo “Z” são consideradas experimentais (mais ou menos como as placas azuis dos fabricantes de automóveis).
Quando vendidas passam a receber o prefixo definitivo.
Encontrei que o avião PP-ZCT está no aeroclube da Paraíba em João Pessoa e o Piloto é Sivio De Bastos Silva.
Não sei de quando é está informação, espero ajudar.
Carlos Augusto
Fortaleza-CE
A Lusa ainda sai dessa.
Olá pessoal,
Só fazer uma correção: o PP-ZCT que está em João Pessoa (já voei nele) é um PA-18, 150HP, de propriedade particular.
Abraços e boa sorte nas pesquisas!
Primeiro avião da EMBRAER com cabine pressurizada.
Versão moderna do Bandeirante. Daí em diante que a Ebraer decolou…
Também tenho dúvidas quanto ao REGISTRO AERONÁUTICO BRASILEIRO = PP – _ _ _
PP – mais tres letras
A Varig tinha sempre PP – V _ _
V deve ser de Varig !
A Vasp tinha sempre PP – S _ _
S talvez de São Paulo
A assim por diante…
Mas também vi muitos aviões – começou com alguns taxis aéreos e com a Transbrasil – com prefixo PT – _ _ _
Ou seja PT – Mais tres letras. Alguém sabe o por que ?
PT de “particular” ? Ou são de “Leasing” ?
Quem souber me informe , please !
AG
Gomes consegue cada coisa…
Isso aqui vai se transformar num google.
Acha tudo.
Flávio e Amigos,
Nem imagino do que se trate o site do link a seguir, mas o prefixo está lá. Confiram:
http://www.ajjcollection.co.uk/MISC1.HTM
Atenciosamente,
Marcelo Ferreira
Jacarepguá – RJ
Júlio Amorim,
O Limite está rolando de terça as 22:00 hrna ESPN Brasil. Acontece que como o programa é gravado, a preferência é dos eventos ao vivo, por isso as vezes o programa atrasa, começando bem tarde. Esta informação foi dada em um dos programas… Canaaaalhas!
Abrçs
Lvcivs posso estar errado mas este termo CNX é destinado a aviões de conexões. Acho que é isto.
Este prefixo está sendo usado por um Boero no Aeroclube de João Pessoa.
Neste link tem uma foto que aparece o Boero PP-ZCT ao fundo:
http://www.jetphotos.net/showphotos.php?&aircraft=-2&airline=-2&category=-2&photog=-2&country=-2&keywords=pp-zct&keywordrange=all&keywordlimiter=2&year=-2&sort=1&genre=1&display=&displaymode=&mainsearch=search&newsort=1&size=
O Lvcivs ajudou bastante: o prefixo PT-MAA não consta como ativo. No aeromuseu somente 6 Xingus estão ativos: 5 na FAB e 1 na Embraer.
Acho que este primeiro da série aí, como dizem, virou panela mesmo (por causa do alumínio).
Essa é do Paris Airshow , Le Bourget, em 4 de maio de 1977.
O link é esse: http://www.airliners.net/photo/Copersucar-Fittipaldi/Embraer-EMB-121-Xingu/1033316&tbl=photo_info&photo_nr=1&sok=keyword_(/'+/
Bom proveito.
FG,
Pelo site da associacao de ultraleves, esse xingu tá registrado no aeroclube da Paraíba, em Joao Pessoa, mas nao consigo garantir isso nao…..abs
Pô FG, achar históricos dos “Bandecos” (Bandeirante), Brasílias e os das famílias ERJ é fácil, mas Xingu é brabo…
Por enquanto continuo procurando. Quando encontrar mando uns links de pesquisa para todos.
Segue mais uma foto, em Le Bourget, 1977:
http://www.airliners.net/photo/Copersucar-Fittipaldi/Embraer-EMB-121-Xingu/1033316/L/
Que dia esta rolando o limite?? deposi das Olimpíadas nao achei mais… se alguem puder ajudar… muito obrigado de qualquer forma
Gomes,
Para prefixos brasileiros, http://www.aeromuseu.com.br
Na página:
http://www.aeromuseu.com.br/regpp.htm
PP-ZCT EMBRAER EMB-121 XINGÚ
121001
esse 121001 é o serial do avião. No mesmo site, é só ir na lista de fabricação do Xingu (http://www.aeromuseu.com.br/e121.htm) e conferir:
Serial
Tipo/Type
Pref/Reg
Operador/Operator
DD
Stat
001
121A
PT-MAA
RICO TÁXI AÉREO LTDA
CNX
Ou seja, segundo consta está com a RICO Táxi Aéreo, que é de Manaus. O que eu não sei é o que significa esse Status CNX.
Site da Rico:
http://www.voerico.com.br/
Ta la:
Voando ainda:
PP-ZCT
SILVIO DE BASTOS SILVA
JOÃO PESSOA PB
AEROCLUBE DA PARAÍBA
Boas,
Hoje o prefixo PP-ZCT esta sendo usado por um Aeroboero lá no Aeroclube da Paraiba (o pior é que é sério… rs rs rs).
Continuo a pesquisa para ver quando e onde esse Xingu teve a matricula “descarregada”.
Abraços
Ricardo Bigliazzi
“Piloto de Plantão”.
FG
Esta foto, foi tirada nos ceus do vale do paraíba, se ve abaixo o vale que chamamos de banhado cortado pelo Rio Paraíba do Sul aqui em São José dos Campos.
Vou procurar saber deste avião com amigos da Embraer aqui em SJC e depois te mando.
Sei que o Nelson Piquet depois do primeiro titulo comprou um Xingú e veio a SJC para busca-lo
FG, achei um post de Fev de 2008 do seu própio blog falando sobre o mesmo avião, lá tem algumas infos legais, inclusive dizendo que é experimentral.
Lá vai o Link:
http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2008/02/19/mais-aviaozinho/
[]´s!
Olá Flávio Gomes,Olha ACHO Que Achar um avião desses não é facil mais seria legal pro povo brasileiro ver essas novidades.abraço Flávio.