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Não se fazem mais patrocinadores como antigamente…

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Tevez
Tevez
15 anos atrás

Nessa época o Automobil Club Argentino investia pesado em mandar pilotos lá fora.

Reutteman era o mais fraco deles, tinha o traverso que nuca tinha subido a um monoplaza e fez sexto lugar na primeira corrida de F2

Tinha ainda o loco Di Palma, tinha 10 melhores que o Lole, porem a politicagem impediu mandar um cara melhor.

Antonio José
Antonio José
15 anos atrás

É muito legal ver neste Blog fotos historicas como esta. Adoro os carros da Brabham, que teve alguns dos mais interessantes projetos na F1, além de grandes nomes. Essa faz muita falta.

cesapar
cesapar
15 anos atrás

Durex não era marca de camisinha? ( que na giria até chamavam de pneuzinho) — Down Force era marca de privadas ? Esse negocio de patrocinio, sempre me causa confusão!!!

Claudio Paes Leme
Claudio Paes Leme
15 anos atrás

Bela foto do BT37. Ficando apenas no folclore do patrocínio é legal reparar que o sex shop está fazendo link com o carne argentina no aerofólio do carro do Reutemann. Se fosse tentar de propósito não rolava…

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

Muito bom… uma F-1 que não volta mais. Também me lembro da Surtees com o patrocinio da “fita adesiva” (é assim que a Globo falaria).

Vai ser engraçado os nossos netos falarem que os carros de 2008 é que eram legais!!!!

Abraços

Imperador Ricardo

Fabio Mantovani
Fabio Mantovani
15 anos atrás

Perfeito seu texto, Claudio Ceregatti.

Concordo 100%.

Luiz Augusto
Luiz Augusto
15 anos atrás

Tinha um carro da Nascar que era todo azul com um VIAGRA enorme escrito !!!! kkkkkk
Esqueci o nome do piloto (Mark Martin, se não me engano !!), mas era um dos dinossauros da Nascar, o que lógico, era motivo de piada !!!!
Ainda tem esse carro lá ?!?!?!?

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
15 anos atrás

Pelo menos no automobilismo nada é mais como antigamente. Nem patrocinadores, nem carros, nem pistas e, pior, nem pilotos. Por consequência, nem as fotos são como as de antigamente. Quem olha para uma foto destas morre de inveja de quem está dentro do carro. Tempo em que as curvas eram contornadas no braço. Hoje, quase tudo 90° ou chicane, com carros sobre trilhos, mal se faz a tomada já se está saindo da curva. O carro não mexe, bastam um ou dois golpes de volante e tá feita a curva. Tudo muito rápido, é verdade, mas aquela beleza plástica da briga com o carro em cada curva não existe mais. Isto somado aos carros sem graça e pilotos insonsos faz com que o automobilismo vá deixando de ser o sonho de toda a garotada, que hoje preferem discutir sobre marca de guitarra ao invés de potencia de motor. Não é difícil entendê-los.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

Dúvida sanada, foi na Áustria mesmo, em 1972 com a Brabham BT37 com Reutman(º 17) fazendo dupla com o G. Hill (nº 16).
A zebra dessa curva não iria me “enganar”

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

Em tempo, pode ser que seja em Zandvort (é assim??) na Holanda. Agora fiquei na dúvida. Holanda ou Austria??

Marcelo Costa
Marcelo Costa
15 anos atrás

Fórmula Funerária

Precisando de dinheiro para continuar na F1, Arturo Merzario fechou uma cota de patrocínio com uma funerária local, no valor de 10,000 €.

A quantia serviria para estampar a marca da “La Varesina Sofan” no GP da Itália e na corrida extra-campeonato, realizada em Imola, em 1979.

Coincidentemente, Merzario teve muitos problemas financeiros em meados dos anos 80, em decorrência de sua aventura como construtor na década anterior.

Pensou em cometer suicídio, mas colocou as contas em dia correndo de protótipos na Itália.

Abaixo o link do post e foto do patrocinador fúnebre no carro:

http://blogsportbrasil.blogspot.com/2008/09/frmula-funerria.html

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

Gostoso como sexo é pilotar um desses…
Detalhezinhos:
Pneus enormes atrás e pequenos na frente, a cara da F1 onde piloto ainda fazia diferença. Hoje, com o mesmo diametro fica até ridículo, um desenho escrôto de carro, todo desproporcional e padronizado.
Ainda nos pneus: Reparem como “dobram” e se deformam, e que cada um dos quatro está com uma inclinação da banda diferente, olhem bem. Duca em tudo, vinha escorregando e sempre meio fora de controle. O carro não contornava a curva, ele “agredia atravessado” todas elas.
A carroceria: olhem como está beeeem inclinada, e a diferença de altura do topo do pneu dianteiro esquerdo e direito. A barata vinha “toda torta”, pendurada no último fio. E quando freava, afundava a frente. Hoje nem mexe, não inclina, não nada. Um verdadeiro autorama de cartas marcadas.
As asas: Lisas e simples, nada daquela montanha de penducarrilhos e de designs cheios de curvas, de pressão e contra-pressão, de estudos em softwares CFD.
Então, como sempre digo, ainda “era um carro”, com características e reações de um carro. Balançava, mexia, torcia, vibrava, rodas giravam em falso, cambio na mão, embreagem, desenhos diferentes e não padronizados e pasteurizados, tudo muito mais interessante e variado, tudo muito mais próximo dos meros mortais.
Não sou contra a tecnologia, mas a F1 foi por caminhos que a desvirtuou completamente, perdeu-se afogada na grana. Ficou chata, previsível e asséptica. Ex-mecanicos transformaram-se em poços de empáfia, todo mundo enche o rabo de dinheiro e as corridas, aquele evento sensacional de antes afastou-se de seu público, todos encastelados em cima da grana.
Antes quem se enfiava nos boxes era apaixonado. Hoje quem aparece por lá é “celebridade”, ou então “os famosos da vez”.
Meio como as MM pretendia. Só que não apareceu nenhum famoso, e os apaixonados foram ver a SuperClassic e se divertir com a Regularidade.

Du Carmo
Du Carmo
15 anos atrás

Soberba a decoração de um F1 1976, não lembro que chassis, pilotado pelo inglês Rupert Keegan com o patrocínio da revista, concorrente da Play Boy, Penthouse!
Tinha uma mulher semi-nua pintada nas laterais em fundo azul marinho.
Se alguém descobrir e se FG postar, verão um dos mais bonitos F1 de todos os tempos!

augusto chiorato
augusto chiorato
15 anos atrás

Flavio tenho que admitir mais uma vez, o seu site ta cada vez mais hardcore!!!!

Lucas Paulo
Lucas Paulo
15 anos atrás

É nada, Gomes! Esse tipo de patrocínio ainda existe no esporte. Dá uma olhada na matéria:

http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/esportes/conteudo.phtml?tl=1&id=831229&tit=Na-Dinamarca-jogadores-recebem-filmes-pornos-como-premio-por-vitorias

O problema é que a F1 tá muito cara pra isso… Seria legal ver aquele remedinho azul patrocinando a Honda… Vai que a equipe “sobe de produção” hein? Afinal, passaram o ano reclamando que o carro não tinha potência e talz…

Marcelo Giacomin
Marcelo Giacomin
15 anos atrás

E o carro torcendo todo pra fazer a curva ?? Lindo demais!!!!!!!

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

Como já disseram acima, foto na Austria ( pela curva e pela zebra diferente), com o Brabham BT alguma coisa, acho que 38, em 1972 .
O carro da Durex ( eu tb pensava que era a fita famosa) era a Surtees TS alguma coisa , em 1976, se não me engano,com Alan Jones no volante. Acho que até venceu uma “corrida dos campeões” (extra campeonato) na Inglaterra em Brands Hatch (ou Silverstone), em 76 ou 78.
Teve também um Hescket ( é assim que se escreve?) com patrocínio da revista Pethouse ( é assim também??) com uma bela mulher desenhada na pintura. O Alex Dias Ribeiro pilotou esse carro numa prova na América do Norte.
Bem observado: Ah os pneus, que em 1973 ficaram mais largos ainda (GoodYear) , ah os números visíveis, ah os estilos de “design” diferentes e originais , ah as tomadas de ar bem altas, ah a Lotus JPS, ah a UOP Shadow, ah a Brabham BT44(Branca da Martini), ah a Ferrari 312 B3 e depois a T
Saudades dos meus 8 a 12 anos.
Uma coisa puxa a outra, vou lembrando também do Porsche 908 do Luisinho em Interlagos, especialmente nos 500Km de 72.
Que saudades…

Ricardo Reno
Ricardo Reno
15 anos atrás

Pois é Dú, os pneus. Assim como o carro, os pilotos e otras cositas mas. A F-1 ficou tão rápida e detalhista que não se nota mais nada de carros, pneus, pilotos. Até as comemorações ficaram sem graça. Antes era desfile em carro de bombeiros, que particularmente acho um mico. Hoje é voltinha em estádio de futebol com o carrinho-maca. Um porre tanto quanto as transmissões co Galvão Bueno.

Hamilton
15 anos atrás

patrocínio bacana era o Fittipaldi com Sal Cisne, Caloi e Óleo Maria. Brasileiro de verdade, no instinto.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
15 anos atrás

Quem corria de DUREX eram os bólidos da Surtees, e eu que na ingenuidade dos meus 12 anos pensava que era a fita adesiva que eu usava para colar meus cadernos… santa ignorância, Batman!!!!

Flavio Costa
Flavio Costa
15 anos atrás

Nem carros como antigamente…

Sirley
Sirley
15 anos atrás

Não seja por isso….. pede pro seu amigo…vê se ele quer patrocinar !!

Ricardo Gadelha
15 anos atrás

Nem curvas como antigamente…

vitão
vitão
15 anos atrás

e quem correu no Rio anunciando o comdominio Santa Monica?

Mantovanelli
Mantovanelli
15 anos atrás

Corrida em Amsterdã??

Dú
15 anos atrás

Os pneus, os pneus. Tempo mágico da F1.

Edison Guerra
Edison Guerra
15 anos atrás

Carlos Reutemann ,creio no GP da Áustria.Lembro-me também de uma equipe patrocinada pelos preservativos Durex,na década de 70.