OPALA RELOADED
SÃO PAULO (por que não?) – Cauê de Mattos é o nome do estudante de design do Mackenzie que fez esse projeto de recriação do Opala na faculdade. A matéria completa está no WebMotors, dica do blogueiro Marcio Batista. Em geral, gosto dessas viagens. Gostei dessa, também. Opala é Opala.
Cauê teve a idéia de redesenhar o carro porque ele está completando 40 anos de seu lançamento.
Deixo à blogaiada que já “opalou” alguma vez na vida a incumbência de fazer os comentários. Aproveitem para contar suas histórias com o carro, porque todo mundo sempre tem uma.
Opala é Opala,e como diz um amigo meu,continua dando canseira à muito carro com fama de andador,já que hoje em dia é relativamente fácil extrair mais de 600cv (turbo)ou 400cv aspirado,do 250-S.Hã tenho informações fidedignas que a Brasinca ainda tem o molde do cupê 88/89 pois ele e a topeka(blazer da d20)eram produzidos lá pela baixa produção.É so cutucar os caras!!! 1 abraxxx.
CARO FLAVIO
ACABEI DE ADQUIRIR O OPALAO, COLLECTORS QUE ERA DO MARCOS GOLEIRO DO PALMEIRAS…ESTA INTEIRAÇO…
…ABRAÇOS
tenho uma raridade, um diplomata 85 aro 15 preto 6cc a gasolina.todo zerado peerfeito. este e o termo …perfeito.
é ta bonito,é uma boa ideia sea gm resolvesse fabricar mais nesses tempos de crise acho muito dificil,a empressão q tive q utilizou a mesma plataforma do camaro recem lançado, a frente os retrovisores e a cor são indentica,mais no conjunto ta legal.
interessante a mercedes de uns 4 anos atraz, cupé, de lado ´e um opala escrito mas de lado de frente é uma mercedes aqui tem uma azul metalicas horrivel parece opala , pra opala ta bom mas para mercedes hum…..se paga 300 paus por um opala 85 é dose dupla de 51 de estomago vazio
Tenho um Opala Especial 1975/76 verde ouro metálico 6 caneco, quase me desfiz dele, ficou quase um ano na revenda, ai comprei um outro carro, e hoje tirei ele, e fui dar umas bandas, como é relex e prazeroso ver os outros olhando por onde você passa, os garotinhos na rua, puxando a barra da camisa dos pais e falando: “Ó pai, o carrão, que lindo, quando eu crecê quero um desse”, ou, “Pai, pai, paiiiiiiiiiiiiiii, vamo compra um desse”, e o interessante é que sempre tem alguém que vem conversar com você e diz:
“Meu vizinho tinha um desse precisa ver…”, “Quando eu era pequeno meu pai teve um”, “Eu sempre quiz ter um carro desse… sai fora Zeca Pimenteira, huahuaha”.
Mas falando agora da idéia, do Cauê acho que a idéia foi boa, mas o sentimento de nostalgia citado pela Webmotors eu acho que nunca vai ser resgatado, não há prazer maior do que sair com um carro antigo.
Achei também que o carro ficou meio parecido com releituras americanas, quadradas de demais. Porque o que mais chama atenção no opala é silhueta,as curvas, e nisso este projeto saiu perdendo, acho que deveria ter mais silhuetas.
Abraço a todos
Vilson Carlos
http://opalashop.blogspot.com
Cara,
Nunca tive um opala, mas ainda tenho dois sonhos para realizar:
– um opala branco 77 ou 78 com teto de vinil preto e com as rodas pizza;
– um diplomata 4.1 1992 preto;
Posso dizer que qualquer um dos dois me faria uma pessoa realizada.
Abs,
Essa cor chama-se Vermelho Marajó, igualzinho ao opala do Murça !
Só que o opala 79 dele é mais bonito !
Especial 74 Rosa-pantera…meu primeiro carro. 4cilindros 3 marchas, estofamento ainda no corvim original!
como gosto dos opalas, quando era moleque me lembro dos opaloes dos meus avôs e o 77 bege do meu pai. o melhor era sentar no meio do banco traseiro e abrir os 4 vidros do “sem coluna”. Hoje ando na frente! hehehe
fotos:
http://img70.imageshack.us/img70/197/opalafrenteitambaracajd4.jpg
http://img217.imageshack.us/img217/9373/opalatraseiraitambaracanu9.jpg
http://img239.imageshack.us/img239/1011/opala03mi0.jpg
A intenção foi boa, pena que ele não entende da coisa, pois ficou sendo uma heresia um opala com a traseira do Mustang atual, e chevy e ford não se misturam.
Arthur, vi seu carro no site.
Maravilhoso!
Dirigi um (preto) quando tinha 18 anos.
Nunca esqueci.
Abraço.
Como eu disse sobre o Camaro novo que vi no Salão junto com o clássico: vendo essas releituras de mitos, só me reforça o gosto pelos clássicos… impressionante como a tal “modernidade” consegue estragar coisas belas…
Parafraseando outro: De Opala eu entendo! Meu pai teve três. A minha primeira lembrança de carro é um Opala laranja (dizia vermelho, mas é laranja!) 74 que meu pai tinha. Depois comprou um 78 branco e depois um Comodoro 80 que ele ficou mais de 10 anos com o carro. Aprendi a dirigir num e sempre achei o melhor carro (podia até não ser, mas pra mim era e ponto final). Hoje, tenho um legítimo SS6 77, motor 250S com 171 cv, tuchos mecânicos. Está na restauração e logo estará rodando pelo Brasil, zerinho, zerinho.
Vamos lá: Comodoro 4cil 78 las vegas marrom, Comodoro 4cil 82 branco (consegui rodar com ele em uma curva muito vagabunda!), Diplomata 6cil 82 preto (o capeta em forma de carro, freio horrível), Diplomata 4cil 82 las vegas marrom, Diplomata 6cil 87 preto (maestro, um conserto a cada esquina), Gran Luxo 6cil 73 verde placa preta (última aquisição, lindo). Falta o glorioso SS, que ainda vai fazer companhia ao Mav V8 e ao R/T na garagem.
Realmente para uma mistura de DODGE CHALLENGER com o novo CAMARO…
Para mim parece mais do que uma simples inspiração nesses modelos… Não gostei não.
Entre eu (2), irmão(2) e primos(8) foram 10 Opalas e 2 caravans na familia, adorro este carro e gostaria muito de ver-lo resurgir, ainda acho que ele nunca deveria ter saido de linha seguindo os passos dos irmãos americanos.
Em casa meu pai ja teve 5 Opalas. o que marcou muito foi um 74 Grand Luxo 6cc Automatico.
Banco inteiro na frente, capota de vinil, o bacana era a alavanca de cambio atras do volante.
Meu pai comrprou esse carro em 77 ano que eu nasci, depois dele minha mãe nunca mais quis guiar um carro manual, e ate hoje sempre tem um automatico em casa.
Mudamos para Araraquara e esse opala ficou bem conhecido aqui, logico laranja de capota de vinil fica marcado mesmo.
Quando alguem tirava carta em casa so saia de opala, era mais velho e pai so liberava o dele que mais novo as vezes. Só quem acelerou um 6 caneco sabe o prazer que da ouvir a musica maravilhosa que esse motor toca.
Vendemos o carro em 2003 ficou 26 anos em casa, quem teve um sempre lembra e com muito carinho.
Um abraço a todos.
Obrigado Rodrigo. Realmente uma pena o Bestcars ter desativado esta sesão. Há carros muito bonitos lá.
Respeitou as linhas do bicho. Bunitu!
Tá a Cara do Camaro novo.
Lembro bem daquele 74 especial 4cilindros cupê branco, tinha um kit gas com aparelho webber italiano, não, não era GNV e como fedia aquele carro.
Fazia um estrago com as gatas e era liberado aos amigos, todos usavam sem dó (parece slogan VW) e até barranco saltou comigo no sítio dos meus pais, sem falar nas inúmeras fugas da polícia, nos cavalos de pau e derrapagens da tração traseira, uma beleza de máquina. Meu amigo Itio ajudou nessa saga histórica e vos digo, como as gatas gostavam de passear na madrugada com ele…..
Ficou legal. Mas parece um Hot Wheels… meu filho tem um, bem parecido… se é que já não o destruiu…
risos estes caras estao assistindo muito a programa da discovery que tem aquele tal de foose hahuaahuhuaa
simplesmente feio este opala
Ficou legal,mas do original pouco restou.
Até já falaram aqui o que vou dizer, de frente parece o novo Camaro, e de trás parece o Dodge Dart.
Sinceramente prefiro o do link abaixo.
Aliás FG te mandei o link da matéria por email a algum tempo, se possível poste agora, já que estamos falando de novos carros velhos, ou de velhos carros novos?
Abraços.
segue o email.
Mestre Flávio veja a matéria que saiu no G1.
SP2 de novo seria bom demais.
O meu quero azul caiçara (ou melhor calcinha) igual ao meu fusca 1300L 79.
O link é este http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL832794-9658,00-DESIGNER+CRIA+NOVA+VERSAO+DO+CARRO+SP.html
Como modelo, o carro ficou muito bonito.
Como designer, estou no 6º semestre do mesmo curso na mesma faculdade. O consenso de quem gosta de carro lá é que ficou uma cópia do Camaro novo.
E que ele nao vai entrar na indústria como designer, mas sim como modelador, que foi o forte do carrinho.
Um dos primeiros carros que dirigi foi um Opala Automático….era fácil,porque era igual ao meu minibuggy fapinha,só acelera e breca…..hehehehehehe
Eu tinha uns 10 anos…..
Como dizia meu papai: Carro são os outros, Opala é Automóvel.
Tive o prazer de ter possuído três desses automóveis: 79 (Lindo!! interior marrom e com motor pintado de prata!!!), 80 (preto, rebaixado e com rodas “gaúcha”) e 83 (Azul metálico com visual de Diplomata), todos de quatro portas e quatro cilindros.
Meu pai teve 4 Caravans, uma 75 amarela com motor 250s (com tuchos mecânicos e uma leve mexida no carburador) e cambio automático, 76 (“mexida” com motor 4 cilindros, com aproximadamente 3.0l, cabeçote rebaixado e funcionando a álcool), 82, 89 e um Comodoro 4 portas 86 que posteriormente “transformou-se” em Diplomata 92.
Lembro de cada detalhe, cada pedaço desses Automóveis. Eles fizeram parte da história da minha vida.
Lembranças, eu tenho muitas, mas a mais legal foi a de um Gol GTi recém lançado, tentando ultrapassar a Caravan 75 do Papai, na ponte Rio-Niterói (nos bons tempos em que não havia radar) e não ter conseguido…No pedágio o garotão do Gol parou a nosso lado e comentou: Que carrão! No que papai prontamente respondeu com sua clássica frase sobre os Opalas.
Caravan vale ?
Meu pai tinha uma, marrom metálica, câmbio de 03 marchas na coluna e um banco inteiriço na frente que era uma maravilha, não lembro o ano 76 ou 78 talvez. Eu tinha 18 anos, aproveitei muito.
É meus camaradas. Opala sempre Opala. Mas infelizmente essa recriação ficou só o nome da nossa lenda.Eu tenho uma Diplo 91 modelo 2009 kkkkkkkkkkkk…………………….. Já tive um 88 Diplo tb. Fiquei com ele 5 anos depois comprei este atual. Não vendo , não troco , não empresto………..e por ai vai.Bem que a GM poderia relançar o Danado, mas com reestilização um pouco mais retrô. Garanto que ia ter muito comprador. Até iriamos tira-la do buraco em que se encontra. A GM perdeu o que ela mesmo criou com o Opala. Personalidade.
Isso dela estar no buraco é praga de Opaleiro. Pois qdo ela parou de fabricar o Bichão, nunca mais foi a mesma. Só lança carro porcaria.
A traseira ficou muito bonita, gostaria de ver a frente, mas no geral, acho que o Cauê tem futuro como estilista…
Passei minha infãncia a bordo dos opalas e caravans que o meu pai apreciava: diplomatas, comodoros e outras variações dos modelos. Começei a dirigir escondido um comodoro 88 – zero km praticamente – quando tinha 13 anos. Não é preciso dizer que em um momento de distração eu subi na divisória de uma estrada e quase embiquei o coupê numa valeta. Um belo susto….
Achei parecido com o Camaro Concept do Need for Speed. Até a cor…
Trabalho muito bom, mas tá mais para Dodge Challenger reloaded ou mesmo o Mustang.
Na minha época de frequentar a cidade universitária e praça Pna-Americana as sextas de madruga, preferia os V8s , principalmente os “Mavericks”
um belo desenho mas comparar com o opala não da.
Fala serio!! parece uma colagem do “novo” camaro (frente) com o “novo” challenger (resto do carro). O cara devia ser jubilado por plagio…
Eu sou apenas um entre tantos, que fizeram sua escalada automobilística em cima de Fuscas, Corcéis, etc. Até o dia em que comprei um Opala zero Km.
Era um coupe branco 1973, motor 151, câmbio 4m no chão, que equipei com rodas estrela de 7 polegadas, pneus Cinturato Pirelli, volante com diâmetro de 33cm, coisa linda.
Aí, quando entrei no posto de gasolina pela primeira vez com ele, percebi que eu tinha sido ‘promovido’. O frentista, todo solícito chegou e disse; – “Pois não, doutor, o que manda?”
Pois é, o Opala tinha mudado meu status, virei Doutor.
O apelido carinhoso que dei a esse meu Chevroletão era “Opalong Cassidy”.
Trago comigo excelentes lembranças desse, que foi um dos melhores carros que já tive. Rodei cerca de 60 mil Km com ele e lembro-me de ter trocado apenas uma bobina de ignição. O resto foi manutenção normal, como limpeza de carburador, troca de velas, óleo, etc.
Grande Opala, quem teve sabe o que era bom, o bicho dava uma tremenda mão de obra prá tocar em curvas como da serra de Caraguá, ele fazia um verdadeiro escândalo, saía um pouco de frente e se ‘atirava’ de traseira, mas era só corrigir o sobreesterço de pé em baixo e ele voltava dócil na mão.
Depois dele, tive ainda uma Caravan 1977 e outro coupe Comodoro 1979, todos maravilhosos para a época.
Arthur, parabéns pelo Opala! Uma pena que não tenha mais essa seção na excelente “Best Cars”.
Pô, ficou bonito. Conseguiu fazer parecer moderno sem descaracterizar o opala.
Tive um 72, 4 portas, e um 79 vermelho com umas rodonas lindas
Gostei do verbo “opalar”… me arrependo até hoje de ter vendido o meu Diplomata Collectors, o melhor carro que já tive. As fotos dele estão no
http://antigomoveis.blogspot.com/2008/09/artigo-iii-diplomata-collectors.html
Abraços
nossa!o opalão foi um dos carros mais legais que pilotei!quando eu estava recem-carteirado fizemos uns serviçoes para uma produtora de video,a coroa tinha um 6 cilindros a alcool e Diplomata ainda por cima,daqueles que você acelera em marcha lenta e o bicho inclina para o lado,certa vez ela estava se enrolando para tirar a bagaça da garagem do predio que era apertada mesmo e ficou impressionada com a minha habilidade quando me passou a direçao e eu que nunca tinha pego num opala passava rapido e facil por entre as colunas do predio,pronto,de vez em quando pegava o opala e vocês imaginam quando fui no colegio com ele,maior festa! e eu andava forte,era uma delicia ver aquela suspensao macia cantar pneus nas curvas.certa vez o opalão aprontou!arriou a bateria e sofremos dosi adolescentes empurrando aquele monstro!mas tambem quando pegou eu disse ao amigo que ia carregar a bateria na marra,sai voando com aquele carro por uma rua estreita a 120 por hora e fazendo curvas no limite…motor 6 cilindros,acelerador no chao,todo pretao…saudades de pilotar um opala!!
Meu pai teve um Opala 79. Depois do Gol GTI 2.0 foi o carro mais legal que ele teve…
Na saida do box em Tarumã não se enxerga mais que a metade da reta,reta para quem não conhece em subida, mais ou menos até a metade e depois em decida antes da famosa curva um.
A imagem de um Opala da Stock visto desse ponto vindo na reta,com aquele 6 bufando com aquela cambagem indecente na dianteira,os pilotos começando a fazer a curva ainda na reta é a coisa mais linda que já vi,simplesmente inesquecível,melhor que isso só sendo o piloto.
Quem jah teve opala nunca esquece…
Saudades do meu diplomata – SL/E 4.1… 1990
Isso aí andando não teria nada de Opala.
Opala que é Opala tem pneus relativamente finos em relação ao carro, traseira leve e suspensão mais firme que prego no angú.
Ahhh..me desculpe o designer, mas ele copiou o Camaro…
se eu nao me engano era eu acho que esse.
http://img.efetividade.net/img/comodoro.jpg
abraço.
Flavio, pra mim é historico o opala preto que tinha na novela proxima vitima da globo,era bonito.
Opala, foi o carro que mais tive na vida e também o que mais me proporcionou momentos bons. O meu primeiro foi um 4 portas, 3.800 cc, câmbio na coluna. Na época, rebaixei, coloquei 4 rodas de magnésio e um escapamento direto atravessando do lado do motorista para debaixo da porta do passageiro. Imagina o quanto não aprontei aqui em brasilia com ele. Depois tive um monte deles, acho que quase todos, 4 e 6 cilindros, 4 portas ou 2 e muitas aprontações nas avenidas de brasília numa época que dava para fazer isto. Hoje, as ruas estão cheias de radares eletrônicos e muito monitorada.
Quanto ao modelo do estudante, como diz alguém num comentário acima, está parecendo o Challenger e prefiro o original mesmo.
Jovino
Foi num 1978, comodoro, 3 marchas que realizei meu sonho. Não imaginava que meu pai um dia teria feito isto. Em discussão com meus tios a respeito de carros, o Opala dele sempre era o assunto, pois o carro era impecável. Num determinado momento, discutindo sobre o cambio de 3 marchas que nunca havia encavalado, meu Pai disse: este carro não encavala cambio até com quem não sabe dirigir, me deu a chave e me recomendou. Não bate. Peguei a chave, arrumei o ernome banco inteiro da frente, sem divisórias, liguei o bicho. quando dei a primeira acelerada dava para sentir a envergadura da carroceria no despejo da potência. Engatei a 1a. e fui para o abraço. Fiquei mais 20 minutos dirigindo o sonho. Quando parei meu pai falou: Como você aprendeu dirigir este carro. Eu respondí. com o senhor. Ele que praticamente viu o Opala ser lançado, pois entrou muito cedo na GM, ficou muito feliz ao ver que sua belezura desfilou sem o câmbio encavalar.
tenho outras Histórias com este Opala….. depois conto mais
abraços
Flávio e demais companheiros de blog, se quiserem ver o meu, basta acessar o Bestcars (www.bestcars.com.br), na sessão “Carro do Leitor”. É um Diplomata 87 dourado.
Um abraço a todos.