QUE CARRO É ESSE? | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sábado, 15 de novembro de 2008 - 16:38Antigos em geral, Enigmas & desafios

QUE CARRO É ESSE?

SÃO PAULO (vamos descobrir!) – Recebo mensagem do blogueiro Rodrigo Giordano, que precisa descobrir que carro é esse das fotos. Reproduzo:

“Meu nome é Rodrigo, sou filho do Vinícius Pimentel, ex-piloto, campeão de Marcas em 87, e que até pouco tempo atrás estava correndo em SP de Omega. Em breve estará retornando com um Mini Cooper (réplica que já foi matéria do seu blog), porém a versão de corrida vai ter motor AP central.

Bem, o que venho fazer através deste contato é buscar informações sobre este curioso carro que comprei cerca de três anos atrás. Trata se de uma carroceria de alumínio, sem motor nem câmbio. As rodas são de cubo rápido e têm a marca MG gravada nas porcas. Parece uma Maserati, mas acho que nao é… Até gostaria muito!

Se você achar interessante, poste em seu blog e vamos ver se alguém dá alguma dica válida. Já adianto que não tenho interesse em venda, mas sim em descobrir realmente o que é, para restaurá-lo devidamente, como merece. Na minha opinião, é um carro de corrida da década de 50, provavelmente artesenal, mas as peças são muito bem feitas, o que me faz ter tantas dúvidas.”

23 comentários

  1. LEONARDO BEZERRA disse:

    Olá Flávio,tudo bem?sou de Recife e gostaria de saber como faço para entrar em contato com o Vinícius ou Rodrigo Pimentel,seria à respeito das réplicas do mini cooper!! será que ele ainda está produzindo? obrigado pela atenção e até breve!!

  2. Marcelo disse:

    Me parece um Morgan, meu tio reformou um na década de 60. Se bem lembro o motor é um V8…

  3. enzo disse:

    nao esta a fim de saber a historia dessa carrocaria……este carro perteceu ao meu pai e tenho mais fotos dela jogada em meu quintal…….7743-6206

  4. Enzo disse:

    caro colega acabei de mostrar as fotos que você postou na internet para o meu pai e ele reconheceu o carro que foi dele na hora………..e na ocasião este carro foi vendido para um grupo de italianos que iam levar o carro para a italia……mas por algum motivo ele não foi para fora do pais……se quiser ver algumas fotos desse caro entre em contato comigo que passo seu contato para o meu pai……essas rosas que estão neste carro ão é a que ele vendeu para os italianos……mas o cubo sim era de um mg Berlineta que desmontamos…….por isso a suspeita de que ele poderia ser um MG……qualquer coisa me ligue e vai goster de ter um bom papo com o meu pai…….fui nextel 7743-6206 ID 11*72967

  5. Enzo disse:

    eu acho que este carro era do meu pai e ele esteve conosco por mais de 20 anosse quiser saber algo me ligue……..Nextel (11) 7743-6206 ID 11*72967

  6. Aproveito seu blog p/ solicitar o endereço, e-mail ou telefone do fabricante do chassi e carroceria do mini-cooper Sr. Vinicius Pimentel. Tenho intereese em adquirir um.

  7. victor freire disse:

    acho que é healey mesmo. pode ser tvr também, que já existia na época, e usava motores 6 e 8 cilindros da rover.

  8. Junior disse:

    Conheci este carro no princípio da década de 90 através de um pequeno furo no portão da casa do dono. O cara não deixava ninguém chegar perto da caranga. O carro já estava bem maltratado. Muitos anos depois, reencontrei-o com um amigo comerciante que não tinha nenhuma idéia do que tinha em mãos. A única peça com alguma identificação, além das porcas das rodas, era uma plaquinha com o logo MG. Fui prá Internet pesquisar e achei que pudesse ser um MG Motto. Depois, fiquei na dúvida.
    O carro tem duas características que podem ajudar na sua identificação: uma bolha no capô que me leva a crer que o carro tinha motor 6 ou 8 cilindros em linha. Não sei se a MG tinha motores com essa configuração. Além disso, o recorte na tampa traseira sugere um estepe, próprio dos carros que participavam de provas de longa duração cono LesMans e afins.
    Finalmente, acho que não é AC, não é Shelby e nem foi fabricado nos anos 90, como alguém sugeriu neste blog.
    Abs.
    Junior

  9. Pedro Pessoa disse:

    Achei que era um ace, mas pode ser mg mesmo……

  10. VaaaaLNeeeeY disse:

    Tá muito parecido com um Shelby Cobra, o desenho da frente tá idêntico

  11. Thiago Rocha disse:

    Pergunta: Esse carro estava em Belo Horizonte?

    Pergunta 2: Esse carro era do ‘Guaxupé’?

    Tenho quase certeza que já vi esse carro… Se não, foi um muito parecido.

  12. V. Maghetti disse:

    Não seria um Austin-Healey?

  13. Luciano disse:

    A abertura redonda e todos os furos na parte trazeira dos carros são diferentes. mas o desenho é bem parecido. Esse carro pode ser uma raridade. Naquele link postado antes, está escrito que Rocco Motto construiu 3 MG TD Sport Special 1953, e que só 2 haviam sobrevivido. Não sou conhecedor de carros antigos. fui atrás apenas com o google. Posso estar falando uma grande besteira. Mas é bem possível que os três carros, como são praticamente artesanais, não sejam idênticos. Viajei?

  14. Jason disse:

    Belo achado!

    Cai bem uma mecânica de Dodge Polara (isto é: Hillman Avenger), para combinar com as origens do carro.

    Você encontra baratim, baratim e se mantém no espírito britânico da época…

  15. Braulio Gerhardt disse:

    Sei que já apareceu aí a resposta mais provável para a pergunta, mas só a título de curiosidade, eu estive pesquisando os carros que correram na F-1 nos anos 50 pra ver se eu achava algum parecido e encontrei um Gordini, o T16S, que disputou o GP da Bélgica de 1952, largando em 19º e chegando em 8º lugar.

    Vejam como é parecido: http://www.statsf1.com/cars/modele.asp?idmodele=443&LG=6

    Esse Gordini não tem a mesma tomada de ar e os faróis estão cobertos, mas esse modelo pode ter sido um pouco modificado pra disputar a corrida em questão, mas no geral eu achei parecido demais.

  16. Dinho Amaral disse:

    Mandei a foto para o Flavio…que achado hein ??

    abraços

    Dinho

  17. Dinho Amaral disse:

    èum Mg de aluminio feito no Brasil , quem corria era o Xandinho, tenho uma foto dele se quiser mando pro Flavio abraços

    Dinho

  18. Henrique disse:

    Entao, aposto minhas fichas que é um modelo da AC Cars inglesa, que justamente foi usado como base para a fabricação dos primeiros Cobra – chassi e carroceria inglesa, com um V8 americano !

  19. George Saint Alexander da Silva - From England disse:

    Não é daqueles protótipos feitos no Brazil na década de 90????

  20. Artur disse:

    Olá Rodrigo
    Prazer em trocar informações com você.Sou amigo de seu pai,Vinicius e de seu avô Paulo.Meu pai tambem foi amigodo seu avô.Estou fora de Bhte. há muitos anos,mas posso te dizer com certeza que o nome mais indicado para lhe dar informações sobre o carro é o Claudio Vidigal.Salvo melhor juizo este carro esteve muitos anos parado em um posto em frente ao Instituto de Educação e junto com umTBird,54 que era nossa cobiça.O Claudio morava ali pertinho e estava sempre por ali.Mas é com certeza,de origem,uma Maserati,que foi sendo mutilada e transformada.Nos anos 50/60 era muito comum,trocar-se toda a mecanica por mecanicas americanas para disputar a categoria Mcanica Continental,oriunda da Argentina e Sul do Brasil.Mas tem bom DNA com certeza.
    Para facilitar a lembrança do Vinicius Pimentel,sou o Barão,fui dono da Chevauto e fiz preparação aí em BHTE>

  21. Braulio Gerhardt disse:

    É muito parecido com os Shelby Cobra dos anos 60, mas acho que não é não, esse aí tem algumas diferenças sutis. Talvez seja uma réplica de um Shelby.

    http://www.goldcars.com.br/images/imagens/1960_1969/1965-Shelby-Cobra-427-blue-fa-lr.jpg

    http://www.goldcars.com.br/images/imagens/1960_1969/1965-Shelby-Cobra-427-blue-white-ma-3.jpg

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>