QUE INVEJA…

SÃO PAULO (ah, a CBA…) – A gente aqui levantando as mãos para os céus porque ainda existe Interlagos, enquanto o resto dos autódromos brasileiros cai aos pedaços, com raríssimas exceções, e nossos vizinhos argentinos fazendo a festa. Não podia passar batida a inauguração do espetacular circuito de Potrero de los Funes, em San Luis, com uma prova da TC 2000 (essa aí do vídeo com “carros de verdade”, como diz o blogueiro Alexandre Bisolotti). No último fim de semana, correu por lá a FIA GT. Só isso. E a gente aqui, com nossas tristes Mil Milhas.

Vejam na foto, que coisa mais linda de cenário e pista. E a Argentina mal saiu de uma de suas piores crises financeiras, vive em crise política, seu PIB não chega ao pé do do Brasil, eles não têm metade das fábricas de carros que temos instaladas aqui… A diferença é que devem ter uma confederação de automobilismo de verdade, que se preocupa em fomentar o esporte. Por aqui, nas últimas semanas, estão discutindo quem vai substituir o rotundo presidente atual. E deve ser seu vice, que não gosta mais dele.

Tristes trópicos, como diria o outro.

Subscribe
Notify of
guest

103 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
15 anos atrás

A pista é estilo auto-estrada. Estilo Spa, com curvas de alta, de baixa, longas, rápidas, em subida, em descida… Seria fantástico mais uma pista desse tipo na F1. Mas, a F1 hoje praticamente só aceita novos Tilk tracks. :-(
Bem que a nossa Stock poderia planejar uma coirrida por lá. Já foram a Buenos Aires…
Sem contar que o local é belíssimo!

Sandro Auzani
Sandro Auzani
15 anos atrás

Em breve o Brasil terã a nova pista do Velopark. Estive lá, a área é grande com uma ótima infraestrutura, melhor até que a de Interlagos, fácil acesso. Tem tudo para se fazer uma pista digna do padrão FIA e F1. Só espero que a Gerdau (empresa que banca o parque) tenha bala na agulha para fazer uma bela pista. se isso acontecer, esqueçam esta pista Argentina. Ela é muito linda mas não tem o padrão necessário para F1.

Mika Hakkinem
Mika Hakkinem
15 anos atrás

http://www.youtube.com/watch?v=i7drrRPUzg8
Bathurst na austrália, essa pista é demais. E esse é um dos meus videos preferidos no youtube.
Devia existir alguma lei mundial que obrigasse a F1 a correr em lugares assim.

Mika Hakkinem
Mika Hakkinem
15 anos atrás

Maravilhoso esse circuito, na categoria das melhores pistas do mundo. Laguna Seca, Circuito da Ghia, Spa, Road America, Nurborgring antigo… Taí uma coisa que falta no mundo, pistas monumentais.
Aquela da suécia (como é mesmo o nome?) vai ficar linda também.
Todo país decente devia ter uma, e a F1 devia correr em todas.

May
May
15 anos atrás

A pista é linda mesmo.
Só uma coisa, juro que nunca mais reclamo do Galvão., que narrador chato, parece que tá narrando corrida de cavalo.

Viva o Galvão … fazer o que né?

Rodney J. Carvalho
Rodney J. Carvalho
15 anos atrás

Esta carrera se quedo epetacular.
Galvão pelos dois comentaristas?? FECHADO.
Corrida ecologicamente correta. Os pilotos argentinos não passam por cima de Zebras, mas sim de pianitos.
Muito Legal ver Honda, Toyota, Ford, Chevrolet. Renault e outros, pena que aqui só vemos bolha, caminhões, clio e outras categorias que nem merece escrever. (SC esta fora disso)

Ubaldir Jr.
Ubaldir Jr.
15 anos atrás

Aqui no Brasil é totalmente impossível construir um circuito nesses moldes. Mesmo que tivéssemos disposição e grana pra tanto, a “polícia ambiental” jamais permitiriam uma pista em uma região como essa aí. Nem rodovia tem se conseguido fazer onde se acha um caco de telha com mais de 20 anos…
Tristes trópicos mesmo. E nem por isso a destruição da natureza perde fôlego. É só fonte geradora de corrupção.

EduardoRS
EduardoRS
15 anos atrás

Na Argentina o povo tem CULTURA de automobilismo – éssa é a diferença.

Tu fala de WRC com eles, eles conehcem todos os pilotos. Mesma coisa pra F1, mesmo que eles não tenham nenhum compatriota para “torcer”. Certa vez estava em Villa Giardino aguardando o início de uma especial do WRC, um argentino viu o boné da Fiat Rally que meu amigo usava, e puxou conversa com nós – ele conhecia tudo do Campeonato Brasileiro de Rally, que muito jornalista brasileiro nem sabe que existe. Eles são verdadeiramente apaixonados por carro (muito mais que o brasileiro médio). Andam nas suas traquitanas velhas, pois a crise não permite que comprem carros novos, mas todos eles resistem bravamente, até os Citroen 2cv’s e os Fiat Spazio.

Enquanto isso, aqui, nos preocupamos em arrotar superioridade sobre os hermanos, quando na verdade deveríamos ter a humildade de reconhecer que temos coisas para aprender com eles, e que o mundo é muito mais que um campo de futebol.

João Batista
João Batista
15 anos atrás

Muito bonita…Traçado legal….Asfalto largo…..Mas área de escape praticamente nenhuma…Deus o livre rodar….var lamber muro por uns 10 minutos antes de parar….Imagina aquele ladinha branco beijando aqueles murão….hehehe
Falou, abraço….
Ps.: sou da turma do Jeep, mas gosto tbém de corrida…mas vc podia falar de vez em quando nos velhos Jeeps..que tal ???

Ainnem Agon
Ainnem Agon
15 anos atrás

Inclusive na Formula Renault que correu nesse circuito este fim de semana teve uma disputa MAGNÍFICA: um carro colou noutro pra passar, daí o da frente fechou, mas antes mesmo de ele “terminar a fechada” o carro de trás inverteu a direção para enfiar no “contrapé” do carro da frente, MAS este vendo isso inverteu DE NOVO sua fechada, e o de trás INVERTEU DE NOVO a tentetiva de ultrapassagem e conseguiu. Eu vibrei muito, isso sim foi automobilismo de verdade, briga limpa e sensacional.

Henrique Vitali
Henrique Vitali
15 anos atrás

Flávio,

Essa paisagem é linda de morrer. O acabamento de alta qualidade em todos os detalhes do asfalto e das muretas de proteção tem padrão dos autódromos da F1.

Tá aí! Tive uma idéia… Vamos iniciar uma campanha para cancelar aquele GP de rua de Valência sem graça e sem alma, e transferí-lo para esse magnífico autódromo. O traçado é muito mais divertido. A paisagem então… chega a ser covardia comparar aqueles galpões e máquinas empilhadeiras do setor de abastecimento de Valência, onde se situa o autódromo, com o ecossitema natural formado pelo lago e cadeia montanhosa ao redor do autódromo Argentino.

Basta passar um fio pro tio Bernnie e convencê-lo a substituir o GP da Europa pelo GP da américa latina. Fácil né?

Ronald Wolff
Ronald Wolff
15 anos atrás

Belo circuito, muito seletivo, mas nos padróes da FIA, náo seria aprovado, poucas áreas de escape, quase nenhuma pra dizer a verdade, o muro segue junto à pista. O Lago beira à pista, em alguns momentos…..gostaste tanto que tem at’é um Corolla vermelho aos 7 min. e 20………….isso é carro de verdade!!!!!!

VaaaaLNeeeeY
VaaaaLNeeeeY
15 anos atrás

Rola até Corolla por lá
huahauhauha

André Luiz
André Luiz
15 anos atrás

Na Argentina fizeram até um filme sobre automobilismo , algo que me parece bem distante de acontecer aqui no Brasil . Se chama “La Leyenda” e estreou no país em outubro .

http://www.youtube.com/watch?v=0dN2gziqPrg&feature=related

pelo trailer parece ser interessante, mas achei estranho esse clima de “Velozes e Furiosos” , filme aliás que eu acho lastimável…alguns carros utilizados nas filmagens foram os do TC 2000.

Fernando Voigt
Fernando Voigt
15 anos atrás

Flávio.

Você, como amigão do Bernard que é, podia sugerir esta pista para uma corrida de F1.

Garanto que seria divertidíssima, e não as provas modorrentas da franquia Tilke´s International Procission.

Um abraço.

VICENTE MAJÓ DA MAIA
15 anos atrás

Tchê!
Moro na fronteira com a Argentina (Uruguaiana/Paso de Los Libres). Sei que o argentino é fanático por automobilismo. Em paso de Los Libres tem dois circuitos de terra, sendo que um deles recebeu uma especie de pré-asfalto e proporciona bons pegas. Isto poderia passar como normal, não tivesse Paso de Los Libres apenas 20.000 habitantes. Nós aqui em Uruguaiana temos 150.000 e não temos sequer uma pista de terra.
Era isto. Vc tem toda a razão.
Forte abraço a vc e aos demais.

Adriano Muhammad
Adriano Muhammad
15 anos atrás

O problema dessa pista sediar a F1 é o mesmo problema de Magny Cour.

Renato Giordano
15 anos atrás

O valor total da obra ficou em torno de U$ 19.000.000,00, não é um valor muito alto perto do que se gasta todos os anos em Interlagos, e ainda com uma vantagem o autodromo tem uso misto, pista e estrada para automóveis…

fabio
fabio
15 anos atrás

O autodromo em questão é muito bonito mesmo, porém, se analisado pelas questões de seguranças, creio e tenho a certeza que a fórmula 1 não andará ali, jamais. Assisto pelo Canal a cabo, etapas de diversas categorias do Campeonato Argentino, e sinceramente, existem cada tranqueira de autódromo naquele país que chega dar pena. O importante não é a quantidade, mas a qualidade. Tenhamos os nossos sempre arrumados e em atividades, isto sim que é o importante. A porcaria da CBA que organize seu calendário colocando em uso todos aqueles já existentes. É isto é que falta para a CBA e é isso que me faz sentir falta do Aurélio Félix. O cara estava fazendo as vezes desta porcaria de CBA, entenderam?

www.blog-do-tiozao.blogspot.com
15 anos atrás

pensei que só eu tinha notado, mas transcrevo o comentario do |Luis, que disse tudo que eu penso:

É, linda paisagem, curvas, descidas e subidas…mas não dá pra F1 né.

– Não tem arquibancada (só baranco, parece Interlagos da Pré-História) e nem espaço pra construir;
– não tem área de escape e tem até uma parte do tipo viaduto (por cima do lago)
– as equipes da F1 ficariam dentro do lago (o paddock de Interlagos já é considerado pequeno, imagina esse na água)

Particularmente, eu não gosto de pista com muro em torno dela toda…parece Phoenix, neste ponto.

L.O.
L.O.
15 anos atrás

Flávio, se não me falha a memória, é a segunda vez que faço um comentário sobre um post, mas de certa maneira, também “orbita” no mesmo tema.

Infelizmente vivemos num país de ditaduras: um só esporte (futebol), um só tipo de carro (1,0L cheio de portas e prata…), etc…

Basta ver a vergonha que é a TV na quarta-feira à noite: o mesmo jogo de futebol passando ao vivo em dois canais abertos diferentes, e no cabo pior ainda. SporTV (1 e 2) também com futebol (às vezes passando o mesmo jogo da Globo…), além dos ESPN também com algum jogo… Basta ver que qualquer canal anuncia por exemplo, “Campeonato Italiano”, e nem fala de quê ( Dominó, biriba, tranca, buraco, bocha, etc…), porque aqui, todo “Campeonato” é de futebol…

Entrei em contato com o SporTV, relatando o caso e responderam para eu “verificar a programação” como se não o fizesse…

Um belo exemplo foram as Mil Milhas: ninguém sabe que aconteceu… Assim como as 24h de Le Mans, que o Fantástico num “fantástico” (sem querer fazer trocadilho…) trabalho de edição conseguiu editar as 24 horas em 15 segundos (!!!!!)

Infelizmente, o brasileiro não gosta de carros (como tanto se fala), gosta sim de futebol, e acha carro “legal”…

Nosso automobilismo está às traças, com meia dúzia de três ou quatro que querem fazer acontecer mas podem pouco… Já descontando o Passat do cruzamento…

É uma vergonha considerar as mais importantes categorias do automobilismo nacional uma que tem carros que não existem mas se chama “Stock” (?!?!?!?!?!?), e corrida de caminhão que ainda chamam de “Fórmula ” (?!?!?!?!?!?!?!).

Como vc Flávio, TAMBÉM FICO COM INVEJA DO VIZINHO!!!!!

Se alguém tiver curiosidade, vale a pena dar uma lida no regulamento técnico do TC2000… Aquilo sim é Turismo com custo relativamente baixo, e os carros podem até serem chamados de Stock (o Astra deles é tração dianteira…).

Como dói meu cotovelo…

Fabio Mantovani
Fabio Mantovani
15 anos atrás

Provavelmente os Funes eram os donos da área.

Fabio Mantovani
Fabio Mantovani
15 anos atrás

Hmmm…

Valeu, Cristiano, el pelirrojo.

Juliano
Juliano
15 anos atrás

Caro Gomes, sou de Santa Catarina, sou frequentador do seu blog e admiro muito o seu trabalho. Tenho visto que ele é muito acessado e eu gostaria que vc fizesse um apelo através de um post para que os frequentadores do blog façam doações para o meu estado pois a situação está muito crítica e toda a manifestação de solidariedade é importante. Nos principais portais da net podem se encontrados as contas para depósito e, quem quiser doar água, alimentos etc, deve procurar a cruz vermelha de sua cidade.
Aproveito a oportunidade e quero te convidar para uma etapa do Catarinense de velocidade ano que vem (na terra), é um barato, e uma das etapas é em minha cidade, São Bento do Sul. Correm opalas, omegas, gol, passat, etc. Se você tiver interesse em vir me mande um e-mail.
Abraço

Flávio Silva
Flávio Silva
15 anos atrás

Grande Flávio gomes, bom dia! Diariamente visito seu blog, pois acho o mesmo muito interessante, principalmente fotos de época que outros assuntos como Cars & Girls. Porém vejo que você não gosta muito, ou nada, da nossa Stock Car. Em função disso resolvi listar alguns comentarios que você ja fez sobre automobilismo argentino, então vamos lá:
1° A maioria dos autódromos da argentina estão caindo aos pedaços. Quando a TC 2000 esteve aqui em Curitiba, o site argentino “Ultima Vuelta” (e programa de tv), fez um comentário sobre a qualidade de nossos autódromos se comparados aos deles. Acharam Curitiba um modelo. Agora eles inauguram 1 autódromo novo, apenas 1, e você ja comenta que la é modelo e que aqui é uma droga. Não da pra exagerar né.
2° Uma vez você comentou sobre a TRV6 (categoria tubular bolha similar a nossa Stock). Você disse que corriam várias marcas e que não eram só uma ou duas como aqui. Veja bem a TRV 6 é de um único dono, Sr. Alejandro Urtubey, e ele copia, sem nenhum apoio, de fabricantes a bolha que der na telha. Quando em 2005 a categoria começou com este formato todos queriam o “carro da moda” que era a Alfa Romeo 156, o pessoal da Itália e Milão sequer sabia de carros Alfa correndo na Argentina. Putz isso é no minimo ridiculo. Hoje a moda na categoria é usarem bolhas de Mercedes Benz (série C ou outra). Igualmente na Alemanha a Mercedes ignora tal carro. Ao menos aqui nossa Stock tem apoio “real” dos fabricantes (Peugeot, GM e Mitsubishi). E o pior la a escolha da bolha não é dividida ,é pelo gosto do “freguês”. tem piloto argentino que começa o ano com um,a bolha e termina com outra. É uma categoria “Revell”.
3° A categoria GT 2000 é de protótipos que “lembram grande bólidos do extinto Mundial de Marcas”, porém sem a menor preocupação com adequação aerodinamica, ou o que seja, basta parecer “bonitinho que ta bom”. Acredito que nossos MCR são bem mais tecnológicos que a “caquerada argentina”.
4° Bem falar de Turismo Carretera é no minimo “bizarro”, carros de 30 anos atrás, com motores 3 litros (6 cilindros) de Rural Willis, não é tecnologia, é atraso de vida. Acompanho esta categoria há algum tempo (10 anos) e até agora os carros não evoluíram nada, sempre a mesma coisa. Se fosse no Brasil você, Flávio Gomes, diria que “a Stock era uma corrida de carros pré históricos”.
5° TC 2000 é automobilismo de qualidade, monoblocos, boa idéia pra as montadoras brasileiras e a CBA criarem. Concordo plenamente, seria uma ótima opção de categoria. Porém você sabia que boa parte dos motores da TC 2000 são feitos na Inglaterra, e não na Argentina como muitos pensam. Pois é e aí…porque lá é sempre melhor?
6° Que você tem uma má vontade com a Stock car isso é visivel, que nosso automobilismo pode melhorar, isso é fato. Mas que lá tudo é melhor isso é uma “tragédia”. A categoria mais popular da Argentina é a Turismo Carreteira, a média de público por prova é de 30 mil pessoas. Meta facilmente alcançada pela nossa Stock, Formula Truck e muitas provas de arrancada espalhadas por nosso país. Ja sei você também acha arrancada outra “eca”.
Infelizmente meu amigo passo acreditar que você só gosta de automobilismo em que os “bólidos sejam movidos a gasolina misturada com lubrificante de motor”.
Desculpe-me pela brincadeira mas se você acha a Stock com bolha ruim, bom a NASCAR deve ser uma droga pra você.
Flávio, deixa a Stock em paz, ela é competitiva e bonita e uma das mais antigas categorias de nosso automobilismo. Lute para que se criem novas categorias com organização e divulgação da midia. E por último nem todo mundo gosta de carro com motor 1000, que queima óleo.
Um abraço.
Flávio

Felipe Passos
Felipe Passos
15 anos atrás

Pra quem quer dar uma olhada no Google Earth aí vão as coordenadas: 33°13’45.36″S 66°14’2.73″W.
Bela pista, belo cenário!

Gustavo
Gustavo
15 anos atrás

hehe, belo autódromo e corrida…

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
15 anos atrás

A pista é linda, sem dúvida!
O traçado também aprece ser bem interessante.
Mas… cadê as áreas de escape?

gtc29
gtc29
15 anos atrás

Quem assiste ao programa Velocidade Sur no canal Speed vê uma diversidade de categorias com grids cheios e excelentes disputas, que inveja!

Rubergil Jr
Rubergil Jr
15 anos atrás

Gente, fala sério: quem que REALMENTE gosta de automobilismo no Brasil? É essa “meia dúzia” que frequenta este blog e sites como o Grande Premio. O resto, picas.

O que o povão sabe realmente é falar “esse Rubinho tem que parar, é um bosta mesmo, não ganhou nada”. Veja o quanto “entende” de automobilismo.

O brasileiro médio não entende e nem quer entender automobilismo, só quer ver é “brasileiro ganhando, levando o Brasil ao topo” (sic). E isso vale para automobilismo, basquete, ginástica, tênis, vela, hipismo, hockey, polo, esgrima, rugby (que pratico), e por aí vai.

Assim, fica fácil entender porque o Brasil e a Argentina estão do jeito que estão. Eles são fortes no futebol, basquete, rugby e automobilismo. Nós somos fortes em futebol, volei e… (complete a frase por favor)

Racer-X
Racer-X
15 anos atrás

Os argentinos só não são primeiro mundo por causa dos peronistas e da UCR.
Os primeiros por praticarem o mais baixo e antiquado tipo de populismo, o que faz o PT parecer um partido social-democrata finlandês perto deles.
E a UCR dispensa apresentações: é o partido dos 2 piores presidentes civis da História recente argentina: Alfonsín e De La Rúa.
Se não fosse por isso, nuestros hermanitos poderiam entrar tranquilamente para a União Européia.

Ainnem Agon
Ainnem Agon
15 anos atrás

ONTEM À NOITE eu assisti no SPEED CHANNEL as corridas da Fórmula Renault e da TC2000 nesse autódromo. Fiquei DE BOCA ABERTA! Circuito sensacional, lindo, pista larga, 6,5km de extensão (mais ou menos), abrigaria a F-1 perfeitamente. INVEJA, INVEJA!

Passou também uma categoria de TC (Turismo Carretera), chamada TC Moura, bem interessante também.
Argentina >>> Brasil

André Luiz
André Luiz
15 anos atrás

A região é muito bonita mesmo, e já existe uma movimentação para que o circuito entre no calendário da F1, o problema é que a cidade de San Luis é pequena e não tem uma infra-estrutura hoteleira de qualidade , isso é um sério impedimento para que Potrero de los funes faça parte do calendário da F1 . Mas eu adoraria que isso acontecesse .

Souza
Souza
15 anos atrás

A Argentina está em outro nível, Gomes, a renda per capta deles é maior. o nível cultural é muitíssimo maior que o nosso. Tenho mais inveja da formação cultural do seu povo do que do automobilismo pra te falar a verdade

Rafael Aun
Rafael Aun
15 anos atrás

Linda local, lindo traçado, linda as disputas.

HC
HC
15 anos atrás

Mas não tem arquibancada?

E o acesso a esse lugar?

Devagar pessoal. Isso aí parece mais pista particular do que autódromo nacional.

Fabio Cordeiro
Fabio Cordeiro
15 anos atrás

Olha gente, o visual é lindo, mas a corrida foi meio chata, só no final melhorou porque o Pato Silva quase conseguiu chegar en terceiro adiando o campeonato do Pechito López (depois, deram um sançao ao terceiro lugar por uma manobra parecida a do Hamilton – Isso adia para a última corrida a decisao. Parece familiar?). O fato é que é muito difícil de ultrapassar aí se os carros sao muito parecidos. Na FIA GT, foi mais divertido. O López largou bem atrás e começou a escalar posiçoes. Quando parei de ver, tava em terceiro, acabando de ultrapassar o Negrao. Detalhe, nao sei se voces se deram conta: o López correu primeiro a TC 2000, logo depois a FIA GT.

Quanto à paixao dos argentinos por carros e automobilismo, nao tem nada que ver com o brasileiro. O brasileiro em geral, acompanha F1 e só quando tem um piloto disputando título. Essa é a verdade. Aqui, como o colega falou, armam corrida de tudo onde seja. Talvez, ano que vem, armem uma corrida de rua na minha cidade (Mar del Plata), possivelmente de TC (mais popular) ou TC 2000. A ver. Só sei de uma coisa: neguinho aqui é fan de Chevrolet e Ford, como River e Boca. Sao comparáveis aos americanos no fanatismo por marcas.

Um abraço a todos. O, melhor dito, saludos. :-)

faria
faria
15 anos atrás

Se é vero que “quem quer faz”, entendo que a motivação maior na Argentina é a grande e sincera paixão pelo esporte.

MarcioVS
MarcioVS
15 anos atrás

Além da beleza e organização do campeonto já comentados, outra coisa incrível: A Honda ganhou!

Beto
Beto
15 anos atrás

O Marco Moreira está certo, aqui tudo custa muito caro, desse jeito o automobilismo não vai passar da Stock Car. É preciso que as “otoridades” ajudem, diminuindo os impostos absurdos e a CBA caia nas mãos de quem goste de automobilismo. Só assim para termos corrida de carros de verdade.

PS. Se alguma montadora fisesse carros com tração trazeira também seria bom…

Jovino
Jovino
15 anos atrás

Tudo não passa de jogo de interesses. Investem horrores todo ano em Interlagos única e exclusivamente por causa da formula 1. Se investisse um pouco todo ano em cada autódromo brasileiro, não teríamos eles jogados às moscas como acontece hoje. Sorte dos Paulistas.
Se a formula 1 sair de São Paulo, o autódromo ficará entregue às moscas também.
Quanto a pista argentina, me lembrou um pouco uma parte do antigo traçado do circuito da Gávea quando aparece aquele abismo, mas a pista em si é cercada de muros por todo lado e não existe área de escape.
Para mim, é como se fosse uma pista de rua e tem um S muito perigoso, pois se errar, bate de frente com ele, mas a pista em si é bonita.
Mas com todos os defeitos, as bolhas brasileiras são bem mais rápidas e concordo com o post acima, pois eles da Stock se acham demais e quando correm aqui em Brasília só o fazem pelo circuito externo, pois dizem que não é seguro no interno. O interessante é que antes era, agora não, ou seja, na minha opinião é mêdo mesmo, por isto, nunca assisti a nenhuma corrida de Stock aqui e não o farei enquanto não correrem no circuito interno.
Jovino

pauloaidar
pauloaidar
15 anos atrás

E além da paixão e seriedade com que encaram o automobilismo, certamente não tiveram que enfrentar a sanha e ira dos ” ambientalistas” que em nosso país bloqueiam 10 entre 10 pretensões de construção de autódromos deste nível em áreas de manancial, áreas de mata atlantica, áreas de preservação, áreas da p…q…e o escambau, além da proverbial falta de honestidade na manipulação de recursos, superfaturamentos, etc,etc,etc..

Iniciativas desta natureza jamais vingarão aqui no país de rotundos.

Cristiano Azevedo
Cristiano Azevedo
15 anos atrás

Fantástico.

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

Muito bacana o circuito e gostei muito também da transmissão e imagens.
Mas estranhamente, gostei muito mais da narração, embora em espanhol.
Será que dá pra trocar o Galvão por essa dupla do vídeo?

T+

Gustavo Homrich
Gustavo Homrich
15 anos atrás

Concordo com quase tudo, mas algumas ponderações devem ser feitas.

Tirando esse autódromo que recem foi construído e é maravilhoso, o resto é uma porcaria, padrão cascavel ou guaporé. A TC que todos adoram teve diversos acidentes fatais (Quase 1 por ano), eu sinceramente não gosto de ver isso em automobilismo.

Aconselho que acompanhem o campeonato gaucho de marcas e pilotos, que tem grids passando dos 30 carros, ou seja, dá pra fazer.

Na argentina não temos um campeonato de GT3, nem Porsche Cup ou outra categoria nacional com carros top internacional. E qual o ultimo piloto que se destacou internacionalmente, alguém lembra?? (Mazzacane não vale)

A TC e a TC 2000 existem desde os anos 50 ou 60, o que contribui para o aumento do fanatismo. Aqui nós sempre tivemos campeonatos que duraram pouco ( Ih olha só que coincidência, a Stock é o mais longo e mais popular!!!!)

Tem outro fator que eu considero fundamental: a partir do meio dos anos 80, as montadoras cagaram e andaram para o automobilismo no Brasil.

Quanto as bolhas, até onde eu sei a TC (Categoria mais popular dos hermanos, ao contrário do que pensarm) não usa carros de verdade, são carroças construidas para correr. E a categoria mais veloz (TOP Race ¨V6) também usa, aliás feias pra burro.

Jefferson Paiva
15 anos atrás

Bem, em primeiro lugar ( papo de político hein? pela caridade… ) o circuito é realmente espetacular. Dá vontade de correr até a pé, quanto mais num carro…
Mas, assim, quanto aos coments acima sobre valores, impostos e etc… não sou dos mais entendidos nessa área tributária, mas vamos raciocinar: se vc consegue valor x para montar uma equipe e adiquirir todo o aparato para um carro completamente feito d forma artesanal como as bolhas da stock ( ou estoque, como o FG curte ), num seria mais barato pegar um carro que saiu da fábrica e equipá-lo não? Afinal, o TC 2000 são carros comuns, retirado todos os supérfluos, preparado para correr ( santo-antônio e etc ). Pelo que vi nas imagens, a média de potência dos motores originais é de 140cv. Mexa nessas crianças, turbine, sei lá…

E só comentei isso por que v i uma reportagem essa semana sobre “rebaixamento de times da stock” ( e juro que num sabia que existia isso ) e um dos donos de equpe disse que a equipe que fosse rebaixada para a segunda divisão da Stock perdia 2MILHÕES de reais. Será que com 2 milhôes num dá pra comprar uns carros ali na concessionária e fazer um TC 2000 não?

Sei que é sonho de fã em esportes automotores, mas reflitam, será que é mais caro fazer uma TC 2000 do que uma stock? A stock já num foi como a TC 2000 a poucos anos atrás? Aonde foi que erramos… =~~

Eric
Eric
15 anos atrás

A pista é linda mesmo.
Mas,a quantos Km fica de Buenos Aires???

A “nossa”fica aqui no quintal…..prefiro Interlagos.

Cristiano, el pelirrojo
Cristiano, el pelirrojo
15 anos atrás

¿Quienes son “los Funes”? Potrero es el lugar donde quedan los animales…

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

Oh inveja mesmo.
No canal Speed passou uma corrida lá, da Top Race. E o ronco dos motores então!!
Em 2005, a convite de um patrocinador que eu tinha, comum de um piloto de lá (Diego Aventin, corre sempre com algum Ford), estive em Buenos Aires (junto ao Jr da Puma 27 e do Almir Donato) para assistir uma etapa da TC (tradicional) . Não acreditei no público (60.000), no evento, helicópteros transmitindo, gente com bandeiras e rádio no ouvido acompanhando, etc, sem contar o ronco e o que tem embaixo das “carreteras”. Podem até ser feiosas, mas embaixo da bolha, cada “fabrica” deve ter seu próprio motor. Uma corrida eliminatória atrás da outra em intervalos não maiores de 10 minutos, categorias de acesso (TC Pista) e torneios monomarcas Ford Focus e Fiestas.
Imaginem a TC2000 e a TOP Race, então!!
A economia que gira em torno do automobilismo lá é espantosa.
Porém, verdade seja dita, só mesmo esse novo autódromo é de dar parabéns. Od restantes, piores até que os nossos, sem contar Interlagos.

Filipe Araújo
Filipe Araújo
15 anos atrás

Rafael,

Te respodedo: a TC 2000 e a TC Mouras são reprisadas em VT por um canal a cabo chamado Speed.

Galera
Assisti ontem ao VT. A pista não é só linda, é espetacular. Existe muita área de escape, vários pontos de ultrapassagens, um visual explêndido. Cheguei ver uma disputa na qual dois malucos estiveram lado a lado por mais de 15 segundos sem tirar o pé.
E aquele trecho que passa entre o penhasco e a água? Loucura!
Confesso que ontem temi pelo futuro da f1 no Brasil.