TIMINHO INTERESSANTE
SÃO PAULO (retomando) – A Force India anunciou hoje oficialmente o início de sua parceria com a Mercedes e com a McLaren, que vai além do fornecimento de motores. O envolvimento com a equipe de Ron Dennis será bem grande, inclui câmbio, KERS, participação na construção do chassi, acho que tem até rachuncho (adoro “rachuncho”) na hora de comprar o rango que será servido nos motorhomes. Vai ser uma McLaren B, mesmo.
A Force India, em tese, deixará de ser a bomba que foi em seu ano de estréia.
Má notícia para a Honda.
“Compre um Honda, abasteça nos postos Petrobrás e ganhe uma luneta igual à do Senna para acompanhar a Fórmula 1.”
Que coisa deprimente essa Honda.
Não sei se é má notícia para Honda, acredito que vão estar mais fortes no ano que vem, quem deve se dar mal e ficar no fim do grid deve ser a Williams e a própria Force India, que eu duvido que vá virar vinho na pré temorada
Não sei até que ponto essa parceria ($$$ de graça que não vai ser…o indiano vai ter que torrar os seus) vai render frutos para a Force India não…Anos atrás a Sauber não recebia apenas motor, mas diversos componentes da Ferrari (caixa de cambio, até o chassi era identico!!!) e não melhorou muita coisa. Nâo sei até que ponto é saudável para a categoria ter um cidadão controlando mais de uma equipe, ainda mais num grid pequeno de 20 carros…Preferia que fosse aberto para compra de chassis de motores, como era até os anos 80, quem quisesse pagar pagava, mas a equipe continuava nas mesmas mãos.
Timinho interessante? Pensei que FG ia comentar a Portuguesa!
Acredito que o pacote McLaren India, será bom, e a ultima fila, será disputada arduamente pela Honda e Williams. Querido homonimo, poderia fazer um resumo? De preferencia no nosso idioma tupi!
No meio disso tudo, Button diz que se tivesse o carro de Lewis seria campeão! Ah tá Jenson, vamos fingir que acreditamos.
Force India está mais empolgada para 2009 do que a Honda. Será que a Honda terá um carro a altura de um grande piloto?
Parceria da Petrobrás e Bruno Senna? Lucas di Grassi?
E o Barrichello?
Deve entrar equipes novas. Espero!
Minardi está cogitando volta!
Prodriver quer entrar ano que vêm. De David Richards!
Toro Rosso vai mudar de nome em 2009!
Será que o Aguri desistiu da F-1? (silêncio)
Certamente deve voltar sem apoio da Honda! (o que acham?)
Nelsinho e Massa já têm vaga para 2009!
Pneus Slicks, KERS, redução da carga e apêndices aerodinâmicos!
Deve entrar mais uma equipe na surdina!
No momento, países querem sediar a f-1. Daqui a pouco vão querer também criar uma equipe. Diga-se China, Emirados Árabes, Indonésia. Seria interessante!
Você não vai comentar a parceria Honda x Petrobrás x Familía Senna.
Puxaram o tapete do Rubinho, é difícil admitir, o melhor mesmo é atacá-lo para justificar o injustificável.
Vamooooooo SPF…Super Fisico on the move!!! Fisichella vai ser campeão esse ano uhahauhauhauha…
Como você é bonzinho!!! É péssima notícia para a Honda… Aposto que vai brigar com RBR e STR… Talvez até com a Renault…
a FI certamente vai pagar a parte dela, firmada em contrato, pelo acesso a tudo o que a McLaren, pela parte dela firmada em contrato, lhe repassar.
não faz sentido que o que já esteja quitado em dinheiro pela FI ainda seja pago na pista.
faria sentido se a McLaren estivesse pagando. mas é o contrário.
A má noticia na verdade é para meio grid (salvo Ferrari, McLaren, BMW e Renault), já que não dá para afirmar com certeza de que a Honda vai ter o pior carro ano que vem. Eu diria que a noticia especialmente ruim para a Williams se o desenvolvimento do carro der errado de novo, já que a única equipe do grid que depende de patrocinador independente para sobreviver.
FG, li agora na net que Senna e Di Grassi fizeram exibição da Honda na Índia, e tive um dejavú.
Há anos, a Benneton empregou dois brasileiros na categoria: Nelson Piquet e Roberto Pupo Moreno.
Qual é, levando em consideração que Barrichello se aposentou e Button não ter dado vantagem à honda, da empresa nipônica contratar os dois brasileiros, visto que Brasil e Japão se entendem no automobilismo?
Legal.
Tomara que ande como a STR…..já está de bom tamanho.
Agora sim a Honda será a fecha fila mesmo…..
Flavio ,
Vc sabe algo ahi dessa nova gaoslina a ser lancada pela Petrobras ?
Pelo que li se chamaria Senna e substituiria a Podium.
Se isso e real coitado do Barrichello e principalmente do Digrassi por que vao queirmar o garoto no teste da Honda nao ?
UM abraco,
Fernando
Vamos torcer para que a Honda que provavelmente terá um Brasileiro fique melhor já que está a 1 ano com Ross Brawn e com certeza ele deve ajudar bastante para o desenvolvimento do carro de 2009.
A Force India é uma equipe bem simpática. Se começar a andar na frente, vai ser mais simpática ainda.
Má notícia para Honda,
Péssima para Bruno e Lucas….
Boa para Rubens…. Que fica livre da bomba ambulante….
Flávio, a Red Bull já tem suas 2 equipes
Agora, a McLaren !
E a Ferrari, num tá pensando em “apoiar” alguma equipe não ?
Quem sabe a Honda ? O Brawn já está lá
Li hoje no site Crash.net o seguinte comentário a respeito do final da F1 e Massa:
GLOBETROTTER
Respect and chivalry
NOVEMBER 4, 2008
BY JOE SAWARD
Sunday was the best day I can remember in my motor racing career. I have thought about it a fair bit on the way home and while I have many great memories from 25 years in the sport, this one really stands out. Why? Because it was the most extraordinary piece of sporting theatre. Yes, but also because I was proud of the sport. Really proud. At the end of it all I was delighted for Lewis Hamilton, desperate for Felipe Massa. I even had to reassess my opinion of Fernando Alonso when I heard that he had gone to congratulate Hamilton. Massa may not be the Formula 1 World Champion – he may never be – but if there is anyone in the world who does not think him a champion then they are nothing but an imbecile. When he climbed from his car at the end of the race, he bowed to the crowd. He was saying thank you. He took defeat with a grace and a style that one rarely sees in modern sport. It was, as a friend of mine noted, “an almost Olympic moment of sporting gesture “.
“I know how to win,” he said. “And I know how to lose. That’s racing!”
Brazil may not have gained a World Champion but it did acquire a new sporting idol. A superstar.
I wanted to cry for him.
But in the end I was just proud of him. And I was proud that there are such big-hearted people in a sport that all too often is seen as being filled with devious and small-minded folk, doing it all for the wrong reasons. There was a grandeur about it that was so honest and poignant – and so much more.
All too often the sport has left me angry or sickened. I remember back in 1997 I called for a pox on the FIA stewards after they declared Michael Schumacher’s assault on Jacques Villeneuve to be a racing incident. I felt the same way this year at Spa and in Japan, but we don’t call for poxes these days, we have become more polite, or more worried about the implications of honesty. For me Spa was a real low-point, coming as it did after the disgraceful offtrack goings-on of 2007. There were times then when I felt the urge to walk away and not look back.
My colleague David Tremayne and I produce an e-magazine called GP+ at each race and this has the catchline “It’s all about the passion”. Formula 1 is always thrilling but passion comes from the people involved. Modern sport often lacks the passion. It is about winning at all costs – at any cost. Losing with honour is just losing. This is why in sport there are performance-enhancing drugs and bribes, why there are so many sleazy people. Formula 1 has its fair share, but compared to some other sports it is pretty clean. There are sleazy people and many who use the sport for means other than it was intended: to make themselves rich; to make up for lost political careers; to compensate for character flaws. But walk around the F1 paddock and you will still find that the majority hold on grimly to the romantic belief that motor racing should be a little bit like medieval jousting – a contest between men who want to prove that they are the best at what they do.
And in that innocence there is both joy and passion.
In the days before the race in Brazil I wrote a column elsewhere ruminating on chivalry. Yes, I know, there is no room for such juvenile and romantic concepts in the modern world of sport but, you know, I don’t mind people laughing about it. If we all give up the idea, it will never survive. But it is so good to see the younger generation of drivers coming in with strong views on the subject. Before the race Felipe and Lewis talked about their hopes and their dreams; their heroes and their gods. To them it is a sport and the most important thing is not just winning, but also the way in which one wins.
This wonderfully archaic concept was something that the likes of Michael Schumacher and Jean Todt never understood in their drive for winning efficiently – at any cost.
Given the need to be cynical in F1, I found this to be something of a paradox. How can there be chivalry in a world that has no room for it?
I was reminded of a book from years ago when I was a student. “The Waning of the Middle Ages” was written by the brilliant Dutch historian Johan Huizinga and took readers back to the medieval times and tried to help them understand the thinking. Huizinga argued that by the end of the Fifteenth Century, the concept of chivalry was completely artificial and yet was kept alive because people needed romantic ideals to help them cope with the harshness of their lives.
“To the world when it was half a thousand years younger,” he wrote, “the outlines of all things seemed more clearly marked than they do to us. The contrast between suffering and joy, between adversity and happiness, appeared more striking.”
And because they needed the concept of chivalry, it became impotant again, bankrupt though the ideals had become.
There is an element of absurdism in the need to believe in pure and untainted ideals in a world so cynical, but watching Hamilton and Massa in Brazil, I found a reason to be proud – and it felt very, very good.
This sport is one that was built by brilliant and positive people. We need to remember that as we move onwards, trying to solve the sport’s problems.
What the sport showed on Sunday is that passion, class and style generates respect and the sport will achieve so much more if it is respected.
Má notícia só para a honda?
Eu fico me perguntando qual seria a extensão destes acordos…
Até que ponto interfere no resultado de um campeonato, na hipotética situação de uma force índia estar na frente de uma maclaren?
Tudo bem que uma STR também seja, até certo ponto, uma “filial” da Ferrari, mas com bem menos elementos comuns entre as duas do que essa nova Force índia.
Não adianta…a índia foi novamente colonizada pelos ingleses (desculpe a péssima piada)
T+
Bela*
toco na Prodrive!
O Indiano não é fraco. Negociar com Ron Dennis e sair no empate é lucro.
Belo maneira que a McLaren viu para “Pinçar” o Sutil da Force Índia.
Uma dupla de peso:
Chitãozinho Norbert e Xororó Mallya
http://img56.imageshack.us/img56/728/apaganz6.png
tem gente (F.Seixas, por ex.) que tá apostando na mudança Sutil-Kovalainen…
Vai começar 2009 melhor que o ano de estréia da Stewart. Em resumo: vai ser a melhor opção para o Rubinho. Aliás é bom mesmo ele ficar bem longe de qualquer coisa que tenha a Ferrari por perto (Toro Rosso, por exemplo…).
A Honda merece, aqueles japinhas azedos de Tóquio que se lixem.
Quero ver se os temperos indianos vão dar o maior revertério na buchada do hamilton, aí vai ser a vez do massa de esconder os rolos de papel da McLaren… rsrs
por falr nisso, o que é homologado pela FIA e o que não é?
Então, eu até considero essa uma boa notícia, mas quem diria que veríamos um dia a Honda, a poderosa Honda, como a pior equipe da Fórmula Um? e Pensar que a mesma Honda teve uma parceria de sucesso com Ayrton Senna e a McLaren!! Para mim, é quase como se um dia pudéssemos ver a Ferrari ou a McLaren andando lá atrás. E a Toro Rosso fazendo um campeonato belíssimo, melhor que a RedBull. Vai entender essa Fórmula Um.
Vai ser legal ver um Force India fazer frente a várias outras equipes mais fortes, se realmente o carro melhorar. Será que vai ficar no nível da Toro Rosso?
Como você mesmo disse Flávio, coitada da Honda, vai penar se não tiver um carro competitivo. Eu pergunto como pode a Honda, que faz chassis e motores para várias categorias de fórmula e turismo, fazer um carro tão ruim para a principal categoria?
Os carros já são meio parecidos na pista… Ano que vem vão se parecer mais ainda.
“Má notícia para a Honda.”… definitivamente….
É, a Honda que se cuide, ou vai se tornar a nova Minard!
A antiga Jordan virou uma sub-McLarem??? Depois de Jordan, Spiker (???? até hoje não entendi), Force India (melhor seria Falta Force India), agora McLarem B ou Super Fisichella??? Bom, melhor para nós, pois a STR (prefiro Minardi) superou a RBR (não mudou nada para a antiga Jaguar, que já foi Stewart). pior para a Honda, a equipe mais perdida da F1, pois renovou com o piloto mais desmotivado da equipe, bom, problema deles, que são japoneses e que se entendam.
um abraçõ…