TUDO EM FOTOS

SÃO PAULO (agora vou) – Quem não pôde ir a Interlagos para ver a Superclassic e a estréia do Meianov no sábado, só precisa dar um pulinho no Velocidade Online, do nosso lambe-lambe predileto Rodrigo Ruiz.

Está tudo lá, e nesse primeiro link tem o resultado da corrida, completinho, que vai do Gulla, vencedor, ao Henry, que quebrou logo no início — 33 carros no grid. Clicando aqui, você vai direto ao álbum de fotos.

Eu terminei em 22º e fiz minha melhor volta em 2min22s366. Quando tiver freios (vamos mexer em tudo até a próxima rodada dupla, nos dias 13 e 14 de dezembro), acho que esse tempo baixa para algo na casa dos 2min15s. Com carburação nova e outros acertinhos, o Meianov é carro para andar na casa de 2min10s na metade do ano que vem.

São todas imagens lindas e selecionei algumas para esta pequena chamada — o resto vocês vêem no site do RR. A primeira é do vencedor da prova, claro, o brother Gulla e sua Puma-Ferrari-que-anda-pacas, ele que se preocupa com esse carro como se fosse um filho. Fiquei muito feliz com sua vitória, o Gulla é um cara muito bacana, baita companheiro.

Outra é da muvuca nos boxes (coitados dos meus mecânicos!) em torno do paparicado Meianov, com lépi-tópi no capô, câmera digital, celular 3G espetado no tubo 2H, transmissão ao vivo e um verdadeiro séquito em volta e dentro do pachá soviético que deve estar achando tudo isso o máximo.

O que não foi o máximo foi o piloto do Passat #50, Felipe Castro, um garoto que correu conosco pela primeira vez. Ele aprontou demais na prova e fez coisas perigosíssimas, como mostra a sequência que começa aqui e se estende pelas 16 fotos seguintes. Castro escapou no S do Senna e voltou à pista de forma absolutamente irresponsável e insana, colocando em risco vários pilotos e, especialmente, ele mesmo. Notem que o Fiat amarelo só não o acertou no meio da porta por pura sorte e habilidade/experiência do Marcelo Giordano. O rapaz poderia ter morrido se levasse uma porrada ali, com o Marcelo acelerando na saída da segunda perna da curva, em descida.

Não o conheço e vou evitar fazer julgamentos precipitados, mas essa sua volta desembestada à pista não é coisa só de quem está começando agora. É molecagem inconsequente, manobra de quem acha tudo engraçadinho e, basicamente, não sabe dirigir. Não é preciso ser muito inteligente para saber que qualquer volta à pista só pode se dar quando os outros carros passarem. O que ele fez não tem cabimento, nem justificativa.

As fotos serão levadas à FASP nesta semana para que as autoridades esportivas tomem alguma medida. Os bandeirinhas deveriam ter relatado por rádio ao diretor de prova que o menino estava fazendo sandices desde o início da corrida, e ele deveria ter recebido bandeira preta porque oferecia enormes riscos aos demais competidores. Como isso não aconteceu, é absolutamente necessário que a FASP analise as fotos e decida o que fazer — suspendê-lo, chamá-lo para uma conversa, obrigá-lo a fazer um curso de reciclagem, qualquer coisa.

Não sei se Castro vai ler isso aqui, mas é algo que direi, de qualquer forma, quando o encontrar pessoalmente. Se quiser pilotar desse jeito, que vá procurar outra praia — e duvido que será aceito, depois que virem estas fotos do RR. Não é porque fez um cursinho, tem uma carteirinha e sabe passar as marchas que o cara pode se achar piloto. Corrida de carro não é brincadeira de parquinho de diversões. Pessoas se machucam e morrem. Colocar em risco a segurança dos outros é algo grave e muito sério. O que ele fez (e foi mais de uma vez durante a prova) é imperdoável. Não sei também se Castro pretende continuar correndo na Superclassic com seu Passat #50. Se pretender, terá antes de se explicar, assumir o compromisso de pilotar que nem gente da próxima vez, reconhecer que fez muita merda sábado e ter a humildade de pedir desculpas.

Se não fizer isso, não corre. Pode até ficar zangado e inconformado. Mas ele é novo, bem jovem mesmo, e daqui a alguns anos vai nos agradecer pelo tratamento duro que lhe será dispensado após sua estréia desastrosa. Porque se nós, os mais velhos, deixamos esse tipo de coisa passar em branco, o menino nem chega a “daqui a alguns anos”.

Subscribe
Notify of
guest

72 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
sig
sig
13 anos atrás

adorei encontra essa pagina nao perco seu programa na espn gostaria de reseber fotos do teu decave

Pedro do Opala e do Kadett
Pedro do Opala e do Kadett
15 anos atrás

Fala pra esse moleque voltar pra casa dele e jogar Gran Turismo… alias GT nao, porque GT é simulação, quem gosta de corridas gosta de GT, ele tem que jogar é need for speed, coisa de menino q nao entende nada de carro

Ubaldir Jr.
Ubaldir Jr.
15 anos atrás

Pô Gomes, só tem foto do Meianov fora da pista…rs
O carro ficou uma beleza. Muito original em meio aos outros. Mas o Pac man enche os olhos também, não? Aquele Corcelão é o bicho.

Junior
Junior
15 anos atrás

caraba esse moquele eh foda…. eh melhor fazer curso tudo de novo……… ele nunca correu de kart…….

The girl
The girl
15 anos atrás

Vitao

Concordo em genero e grau … so quis dizer que ali no S ‘e super normal acontecer isto ne … desde os novatos fazendo sem querer ate os experientes por querer …

mas que da medo ver o video da …. a unica coisa que consegue passar na minha cabeca e a lembranca do Sperafico …. ainda bem que os anjos estavam la.

[]’s
t girl

ps> Desculpas pela falta de acento, mas o teclado desconfigurou e to com preguica de fazer novamente …

Dener
Dener
15 anos atrás

nossa, que moleque suicida!

fabio freitas
fabio freitas
15 anos atrás

Sr Alfredo, acho o seu carro 66, um dos mais bonitos da competição, me faz reportar ao final dos anos 70, quando participavamos de Km de arranque no Paraná, justamente com dois Dodginhos Polara agora, se o Sr acha que pessoas de mais idade ( 35 a 60 ) que estão na pista precisam ser protegidas por que tem familia, então que fiquem em casa tomando cerveja e dormindo no sofá da sala. Agora, se estão na pista de interlagos correndo de automoveis é porque gostam da adrenalina nas veias independente de qualquer risco. Aliás, todo e qualquer esporte tem lá os seus riscos. Não me faça pensar que na Classic só tem pessoas geriatricas pelo amor de Deus. Acredito sim, que sejam pessoas com poder de querer e fazer, transbordando o maximo de sua juventude, senão estariam dentro de um Shopping com seus filhos e netos. Cobre a imaturidade do garoto, transfira responsabilidades e o Senhor verá que a chance de um novo erro será bem menor

zé clemente
zé clemente
15 anos atrás

Eu ia nessa prova no sábado mas infelizmente não deu. Perdi mais uma. Vendo as fotos e lendo o post dá para ter uma boa ideia do que fez o cara do Passat50.
Teve muita sorte de não ter tomado uma bela bumba na lateral.
Acho que ele precisa encontrar a divisa entre pericia e ousadia. Parece que ele tem só um dos dois.
Alem disso tem uma coisa clássica de corridas que ele desconsidera. Seja lá que veículo for, o piloto está pilotando pneus. E esse rapaz aí claramente não entendeu isso. Ele não faz ideia dos limites dos pneus dele.

Eu tinha o palpite que esse chassi do Meianov seria bom. Ao menos como palpiteiro parece que eu me saí bem. Com paciencia para os devidos acertos voce vai ter um ano de boa competitividade.

fabio freitas
fabio freitas
15 anos atrás

O culpado da lambança não foi o garoto maluco, irresponsável e tudo mais que possamos adjetiva- lo, mas sim, de quem lançou- o na pista sem menor cerimônia, ou seja, sem ao menos testa- lo para saber se estaria apto ou não a pilotar nesta prova. Graças ao bom Deus nada aconteceu, agora é adverti- lo da sua impetuosidade desbragada e jogar a maxima responsabilidade sobre si para que não repita nas próximas provas. O que passou passou, agora é cobrá- lo pelos seus atos. Repito, culpado foi aquele que permitiu um garoto sem a devida experiência entrar numa competição da mais pura adrenalina e velocidade. Os novatos deveriam ficar sob observação constante por parte da Direção de prova.

Rodrigo Nunes
Rodrigo Nunes
15 anos atrás

Mas é sério, eu tenho uma réplica da camisa de goleiro da União Soviética!

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
15 anos atrás

Corrida de carros é coisa séria ! Corrida da “Carros Antigos”, mais ainda…
Envolve pessoas mais idosas – a grande maioria tem idade acima dos 35 anos, algumas acima de 60 anos e que estão participando por pura paixão ao “antigomobilismo” !
Vamos respeitar e cuidar melhor destas pessoas que tem família e tem amor a própria vida.
Estou com o FG e o MG e demais pessoas que tem este mesmo pensamento. Devemos punir severamente este “piloto” do Passat # 50 e se fizer um “minimo de cagada” na próxima corrida, não permitir que corra mais na nossa categoria. Já falei “n” vezes e repito: Se alguém correr só para ganhar e/ou tiver pretenções de ser campeão e/ou reconhecido no automobilismo nacional está na categotia errada !!! Para chegar na F-1 o caminho é outro…
Também temos que reclamar dos seviços prestados pelo assistentes – incluo aqui desde os bandeirinhas até o diretor de prova- pois não estão cumprindo com suas responsabilidades e colocando em risco os competidores… Neste caso em particular deveriam ter dado bandeira preta para este sujeitinho! Pagamos um ABSURDO de caro as incrições de um modo geral e não temos a devida atenção por parte dos organizadores. Tivemos falhas e demoras nas inscrições, permissões de participação de treinos, etc…etc…além das falhas dos bandeirinhas…
UM ABSURDO !
Temos ainda um regulamento MALUCO da categoria para 2009 em diante com a inclusão de uma divisão 4, que nada mais é do que uma “Força Livre” onde tudo é permitido o que vai tornar ainda mais perigosa nossa atual ” Superclassic”.
Não sei se participo ano que vem ! Vamos aguardar os acontecimentos…

Alfredeo Gehre – POLARA # 66

vitão
vitão
15 anos atrás

Prezada The girl : o problema de travamento da roda traseira no S pôde ser constado várias vezes, em carros diferentes, e dependia do traçado, do controle do piloto , da carga sobre o eixo, etc. O ponto é que o carro # 50 apresentava um travamento severo, muito exptenso, o que denota desequilibrio do freio, e pior, na escapada da pista o cara acelerou forte pra cortar a segunda perna do S, como se estivesse no asfalto. Vai ver o tal potencial dele é para rally né?

Denis
Denis
15 anos atrás

Ficou muito legal o Puma “250GTO”
Muito bonito
E pelo visto
Andando muito!

Maximo
Maximo
15 anos atrás

Até acredito que tenha sido excesso de adrenalina, mas realmente, não dá pro cara cruzar a pista desse jeito.
Parece (pelas fotos) que escapou e continuou acelerando…

sei lá, bateu o cagaço de estragar o carro e colou o pé – curto circuito cerebral…

precisa dar umas voltas de kart para aprender a controlar a adrenalina e treinar mais para se acostumar à velocidade do carro…

Dú
15 anos atrás

Legal Roberto, essa do Donato pegou, pois tempinhos antes a turma da moto invadiu, com o Paraguaio, e o grande amigo Willian de Sorocaba que se foi, mas brincamos muito com as f 200 e nos treinos com Aldee.
Quanto a Muvuva citada pelo Rogério, tbm. concordo, mas foi a volta da galera em Interlagos, fãns e amigos, desconhecidos e figurinhas carimbadas.
Rogério, creio que não se pode culpar o Seixas, que sempre nos auxilia.
É só adequar um espaço, nem que seja pago, pois de uma coisa pode ter a certeza. A negada curte a coisa, desde os mais escaldaos até um casal que foi barrado no baile, teve de ir até Pedreira, voltar por Marsilac e chegar via estrada do SeSi ao portão do S.
FG, existe alguma fórmula de medir mídia em blogs? E saber o custo disso?

Dú
15 anos atrás

Se eu aparecer com a camisa de goleiro do Lev Yashin ?
FG, este maluco tá tirando.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

Dú,
Realmente os torpedos (Porsches , Ferrari, Mitsubishi e Maseratis) passavam rápido. As bandeiras azuis estavam por toda parte!!
Infelizmente o câmbio da Puma do Carlão não agüentou muito. Trocaram de câmbio duas vezes, a equipe se esforçou, mas não deu. Eu nem suei o macacão (uma voltinha só), não deu tempo, não engatava nada e quando engatava, pulava. O Carlão andou no começo e o Leandro Romera pegou depois , entre as duas quebras e a chuva. Depois quebrou de vez e eu não consegui andar uma “tanqueada” inteira.
Falei pro Carlão que essa Puma é para a Super Classic. O carro é bom, mas tem muita adaptação, câmbio(e motor) ao contrário, sem espaço para um câmbio adequado (grande = dos Spyders), sem refrigeração adequada. Endurance tem que ser de protótipo Spyder. Vide carro 9. Já fiz muitas endurances com ótimos resultados , sempre com os Aldee Spyders AP, não tem erro. Feijão com arroz bem feito, leve, rápido, bem refrigerado, guenta o pau e chega, sempre.Melhor custo benefício e as vezes assusta até os carrões importados. Em 2005 cheguei (com Almir Donato) em 10º na geral e segundo na categoria ( com quase 60 carros largando).
De qualquer forma foi legal estar lá com os amigos, que é o principal.

Rodrigo Nunes
Rodrigo Nunes
15 anos atrás

O pior é que eu estava na Curva do Café, e não vi as rodadas do Passat branco. Apenas fiquei sabendo pelo rádio.

Se eu aparecer com a camisa de goleiro do Lev Yashin na próxima corrida do 69, será que ganho alguma camiseta russa para levar para casa? Afinal, desde os tempos do 96, quando chego aos boxes, não encontro mais nada…

Dú
15 anos atrás

Não vamos jogar o cara na fogueira!
Será que tem curso de pilotagem, ou foi lá e se filiou?
Gostaria de saber, o índice de reprovação dos cursos de pilotagem para se obter uma carteira.
Pombas, o moleque acelera, entrou na categoria, papo furado essa de motor e regulamento.
Aprontou legal, colocou antes da de terceiros, a própria integridade física em questão.
NÃO foi dada bandeira nem no final da reta, nem no posto 3.
Estava eu na entrada do S.
Única e exclusivamente, responsabilidade da FASP.
Piloto federado, bandeirinhas com autonomia para chamar no rádio e comunicar “a direção de prova”.
Sei lá, o cara monta um carro, vai pra pista, e deu sorte para o azar desta maneira?
Pá e bola.
Ou se enquadra ou vaza.
Eu dele primeiro, iria arrumar alguém que SAIBA dimensionar o escape.
Castro, assiste uma do Brasileiro de Motovelocidade, a negada pregando a 35 metros vindo a 302 K/M. Quando erram, que é normal, saem reto e baixam a adrenalina. Para dai sim voltarem “com a sinalização dos bandeirinhas” e continuarem.
No seu caso, se dessem bandeira, vc. nem teria respeitado.

Adilson T.
Adilson T.
15 anos atrás

Flávio,

Eu sempre tento fazer um paralelo das pistas para as ruas, como fiz em outros comentários anteriores. O que aconteceu na corrida nada mais foi do que um retrato do que vemos nas ruas todos os dias : falta de educação. Gente que acha que a Marginal Pinheiros/Tietê é uma pista de corridas, que acha que a seta é um mero ornamento, que no meio de um trânsito pesadíssimo como o de SP, dar uma cortada no motorista ao lado vai dar um BAAAAAIIIIIITAAAAAAA ganho. Resumindo : babaquice. E não são apenas moleques não. Tem muito marmanjo (e pôe marmanjo nisso), fazendo besteira nas ruas. Por isso que tenho medo de sair à rua de noite. Sinceramente.
Quanto ao motorista (sim, motorista, pq piloto não faz isso) do Passat, merece uma bela duma bronca, voltar pra sala de aula, aprender não só sobre direção, mas também sobre educação e respeito ao ser humano. Parabéns aos outros pilotos, que pelo que eu vi deram uma bela duma fritada de pneus e evitaram o pior.

Grande abraço, FG.

Rogério Tranjan
Rogério Tranjan
15 anos atrás

Caro FG,
acho muito importante essa sua colocação. Corrida de carro não é brincadeira, pode machucar. Parece uma festa, mas não é.
Aliás, falando nisso, acho que o Nenê deveria restringir o acesso aos boxes quando estiver perto do horário da corrida, tipo uma meia hora antes. A muvuca está demais, concentração zero.
Voltando ao ocorrido, quase fui “atropelado” pelo Passat 50 quando ele perdeu essa freada. Pelo retrovisor era nítido perceber que ele jamais conseguiria fazer o S do Senna. Como eu já estava fazendo a segunda perna do S não vi o restante da cagada ao vivo, só pelas fotos do Ruiz. Realmente foi um absurdo.
Perder a freada é uma coisa perigosa, mas voltar desse jeito é outra muito mais grave. E parece, pelo que ouvi no autódromo, que essa não foi a única presepada do menino no sábado.
Acho que com um bom puxão de orelhas no próximo briefing ele vai melhorar.
Abraços,
Rogério Tranjan
Passat #44

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
15 anos atrás

Se na próxima corrida esse rapaz do #50 participar, vcs, mais experientes, devem aproveitar o “briefing” para dar AQUELA mijada, de cima a baixo, no guri.
E prevení-lo:- Mais uma CGD dessas, você tá fora!
Quem sabe ele “cai em si” e entra nos eixos?

Conrado
Conrado
15 anos atrás

Flávio,

Quero fazer uma pequena contribuição pra seção “cars & Girls”

http://ziza.ru/2008/11/07/tjuningavtoshou_SEMA2008_v_lasvegase_51_foto.html

aproveita e chama o Meianov pra traduzir..

The girl
The girl
15 anos atrás

na ultima linha le-se *POTENCIA em vez de POTENCIAL

The girl
The girl
15 anos atrás

Flavio

Todos entendem os nervos a flor da pele de vcs … realmente o #50 foi muito irresponsável com a manobra que poderia ter resultados piores … porem o trabalho de bandeiragem e radio foi feito …. confirmando o comentário anonimo acima descrito .

Informando alguns : a maioria dos carros que entram rapido na primeira perna do S do Senna travam a roda traseira esquerda inclusive Maseratis, Eclipses e Ferraris … e isso nào significa deficiência de frenagem… a diferença é o piloto saber entrar na curva desse jeito e ganhar tempo na segunda perna …e o piloto entrar na curva desse jeito e não saber o que ta fazendo. Muitos pilotos até preferem fazer a curva desse jeito, deixando pra frear no maximo, pois aquele ponto é o de melhor trassado para triscar de leve a zebra no meio da segunda perna do S depois mais uma triscada na zebra do final do S com menos perda da potencial e depois ja começar a puxar motor pra reta oposta.

ps> Flavio sou sua fã e adorei ve-lo andando.

[]’s a todos
The Girl .

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
15 anos atrás

Só quero deixar claro que não culpo o Renato Russo pelo acidente e a morte do Rafael Sperafico, ele não foi irresponsável naquela ocasião, longe disso. Só citei o Rafael porquê aquela cena está fresca na minha memória e quase vi acontecer coisa parecida no sábado.

Fernando Horta
Fernando Horta
15 anos atrás

Bom, vou falar um pouquinho pelo que vi (fotos): o rapaz errou e fez lambança depois. Arriscou os outros competidores, arriscou o próprio pescoço, foi barbeiragem “de Cesariana” das feias. Realmente é caso de relatar à FASP, à CBA, à PQP e quem mais vocês puderem, não pra limar o garoto, mas pra manter a ordem das coisas.

Li nos comentários algumas coisas que não cabem também, como culpar a “geração videogame” por isto. É um erro grosseiro pensar que, por haver o F4 ligado no GP4, o cara vai ser um maníaco na pista. Eu, por exemplo, gostaria muito de ser piloto de carteirinha e tudo, mas falta tempo e “tempo” (já que tempo é dinheiro), e no fim me contento em jogar jogos de corrida. Falaram em GP4 por aqui, e eu joguei a série desde o 1º GP no meu 1º PC, 1995. Hoje gasto meu tempo com GTR2 / GTR Evolution, que são simuladores bastante realistas. A única diferença que sinto entre um carro de lá e um de verdade é no quanto você precisa virar o volante, já que os joysticks permitem apenas 270º de giro em média, mas quem tiver grana bota um G25 e fica com 900º. Não sou maluco nos jogos, muito menos no asfalto real, onde dirijo há alguns anos sem qualquer incidente.

Quem joga estes jogos mais sérios em ligas online sabe que o grau de detalhe e profissionalismo dos jogadores é grande e as corridas – muitas delas com horas de duração – são levadas a sério. Quem acha que a culpa é do jogo, paciência…

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
15 anos atrás

Também sou completamente contra qualquer tipo de preconceito em relação a pilotos novatos, ou aprendizes de pilotos. Para mim, existem pilotos mais velhos irresponsáveis e da mesma forma, pilotos mais novos responsáveis. Acho que tudo depende da mentalidade do piloto e não da idade. Eu fiz o curso de pilotagem, nesse sentido ele é deficiente, pelo menos comigo não existiu nada específico para situações de sair da pista e como voltar, parece que eles consideram isso como bom senso. Talvés seja um erro, mas não é por isso que eu não seria suficientemente responsável, nesse sentido de corridas eu sempre fui, hoje tenho 25 anos e por enquanto estou de “férias” das pistas mas desde quando pilotei kart com 11 anos sempre fui responsável.
Para mim, foi um prazer poder tirar fotos de perto do Meianov e poder conversar um pouco com você no sábado Flávio. Mas talvés você tenha reparado que meu primeiro comentário sobre a corrida não foi da vitória do Gulla, não foi sobre o Meianov e sua linda estréia, nem a câmera onboard nem nada disso, mas sim sobre essa atitude irresponsável do Passat que só não bateu porque ele conseguiu passar mais ou menos por uma distância de uma régua, e eu falei tudo isso provavelmente com uma cara meio de assustado. Eu torci tanto para aquele carro não bater, sinto que a corrida pra mim ficou marcada por este episódio, infelizmente, mas não pude evitar. E você me respondeu algo parecido com isso:”Ele fez uma cagada enorme”.

Depois do acidente do Rafael Sperafico na Stock Car, realmente, ou a mentalidade desse piloto do Passat muda, ou pode acontecer uma tragédia, como quase aconteceu no último sábado. Desculpe falar muito, mas foi revoltante o que aconteceu.

Dú
15 anos atrás

Roberto, as fotos mostram, não adianta virem falar que sinalizaram.
Falar em Bandeirinha, vc. deu muito trabalho pra eles ontem? Conta aí.

Edu Harmel
Edu Harmel
15 anos atrás

Eu estava no mesmo box do Passat #50, acompanhando o trabalho do meu irmão,que prepara o Puma 18 (o Puma amarelo que aparece atrás do Fiat do Marcelo na foto).

O “piloto” (entre aspas por ser novato) não deve ter 18 anos ainda e aparentemente não tem noção de onde estava e do que estava fazendo.

De dentro do Puma, foi feita uma gravação que pega quase todo o passeio, inclusive o momento no qual ele atravessa na frente do 147 e do Puma.

Alguns dos comentários acima estão exagerados.

Merece uma “chamada” sim, mas tenho certeza de que, pela manifestação da família e pelas atitudes do menino nos boxes, ele não tem má índole, apenas a adrenalina e a testosterona falaram alto de mais (que já acelerou sabe que vez em quando, a descarga de adrenalina é indomável).

Não estou tomando lado de ninguém ,estou apenas reportando o que eu ví, presenciado a menos de 5 metros de distância e tendo visto a gravação de dentro do Puma.

Edu Di Lascio
15 anos atrás

Caceta…o cara é muito, mas muito, mas muuuuuuito braço duro…

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

É preciso diferenciar as funções de sinalizador (ou bandeirinha) de comissário desportivo e de comissário técnico. O “bandeirinha” , além de bandeirar, geralmente informa pelo rádio quando há muito óleo, acidente sério, restos de carros na pista, etc.
Quem deve olhar e punir são os comissários desportivos, que ficam na torre ou em algum outro ponto específico.

Gabriel B.
Gabriel B.
15 anos atrás

Como diria Capitão Nascimento: “Tira essa farda que você é muleque!”

Lisandro Gonçalves
Lisandro Gonçalves
15 anos atrás

Fiz “cursinho” ,tenho “carteirinha”, sei “passar marchas”, e gostaria de também correr na superclassic assim que o meu Passat (que coincidência) ficar pronto. Por fazer cursinho não me sinto inferior ou superior a ninguém, não acho que sou piloto e minha profissão não é correr. Somente sou iniciante, como todos também foram uma dia. Fico chateado que situações como essa possam restringir minha futura participação, pois ao impor restrições a novatos, vocês generalizam atitudes de uma pessoa a todo um grupo. As punições a atitudes imprudentes devem existir e ser severas, pois colocam em risco a vida de muitas pessoas, mas devem ser dirigidas ao responsável, e não a um grupo de pessoas que nem teve a oportunidade de demonstrar seu valor em pista.

Luciano Falkowski
Luciano Falkowski
15 anos atrás

Meu deus do céu, que absurdo. Adianto que nem em Liga de automobilismo virtual séria (LFSBR, rFactor Brasil, VVR, LBN) esse tipo de volta à pista acontece.

Esse cara tem que no mínimo levar um gancho, e levar uma bronca de TODOS os pilotos da SuperClassic. Se não tem Briefing antes das corridas, tem que fazer um antes da próxima etapa, e caso nada aconteça (punição pela FASP) e o moleque estiver lá, todo mundo tem que cagar na cabeça dele.

Isso é pior que uma ‘chicane ambulante’. Isso é um muro de concreto que pode aparecer na sua frente na pista em qualquer momento….

Luciano Falkowski
Luciano Falkowski
15 anos atrás

Meu deus do céu, que absurdo. Adianto que nem em Liga de automobilismo virtual séria (LFSBR, rFactor Brasil, VVR, LBN) esse tipo de volta à pista acontece.

Esse cara tem que no mínimo levar um gancho, e levar uma bronca de TODOS os pilotos da SuperClassic. Se não tem Briefing antes das corridas, tem que fazer um antes da próxima etapa, e caso nada aconteça (punição pela FASP) e o moleque estiver lá, todo mundo tem que cagar na cabeça dele.

Isso é pior q

Tiago S.
Tiago S.
15 anos atrás

Eu vi todo mundo falando que é novo, mas sem nem uma idade aproximada, só vi as fotos, mas não precisa mais que isso pra ver o tamanho da cagada.
Se o cara ta na pista independente da adrenalina que seja, como citou o RR acima, o cara tem que ter o mínimo de responsabilidade. Se não tem cabeça pra entender o limite do carro e a segurança na pista, não da pra autorizar o cara a correr. Eu acho que responsabilidade não tem que ter idade, se existe alguma autorização que permite o cara correr, quem é o resonsável por tal?

O cursinho feito pro cara poder pilotar isso dai se mostra eficiente? Porque se não tem uma idade mínima estipulada o curso tem que ser eficiente. Se o cara foi aprovado a culpa não é so dele.
Não adianta tirar o cara das corridas, se não definirem quais outros fatores podem influienciar para que isso ocorra.

Então pra mim a resposta é muito simples, não adianta só comer o toco do moleque, tem que saber quem autoriza o cara a correr; A eficiência efetiva do curso; O preparo psicológico do cara em situações adversas. O cara reconhecer o erro é a coisa mais obvia, foi ridícula a manobra, se sai um acidente fatal a categoria inteira pode se comprometer. Mas sem dúvida o mais importante é analisar quais os critérios para que isso não se repita de novo.

Lucaro
Lucaro
15 anos atrás

O pior é que nem adianta fazer o teste para saber se cheirou antes ou não pois se o resultado der positivo não acontece nada.

Anônimo
Anônimo
15 anos atrás

Flavio,

Estava na pista ontem, e não foi por falta de aviso os bandeirinhas constantemente falaram sobre esse passat, pode ter certeza se não houve a bandeira preta, não foi por nossa culpa.
abraço.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
15 anos atrás

No post do vídeo que eu fiz, teve um amigo blogueiro que perguntou o que tinha sido aquilo lá pelos 3min40… era justamente a segunda escapada do Passat #50, que ele ainda conseguiu male male corrigir… e eu disse que aquilo ainda era leve perto do que tinha aprontado na volta anterior, que o Bianchini tinha pego na máquina dele, mas que só esperava ver se o RR tinha pego também… e a seqüência não deixa dúvidas…

A gente ali de cima, de frente pro S, ficou num gelo danado vendo essa barbaridade, com a fina que passou do Giordano e do strike que ia fazer por pura irresponsabilidade, imagina o Marcelo e os outros pilotos… podia muito bem, na mesma hora que foi prá grama, ter tirado o pé, tirado a velocidade do carro e ir contornando o S pela grama mesmo, até, como bem explicou o FG, poder ter pista limpa para voltar sem riscos para ele e para os outros… as escapadas do FG mesmo aconteceu isso: veio com o #69, parou, esperou a galera passar e, com pista limpa, voltou…

Tem que dar um enquadrão no garoto para ele perceber que a Superclassic é coisa séria como qualquer categoria e, mais do que simplesmente competir por um troféu, a galera ali está correndo pelo prazer de correr, de acelerar no Templo, de se divertir… e que a galera tem uma vida, tem família, amigos… não vale vir e criar perigo, como qualquer coisa que corre pode criar se não se tiver responsabilidade.

AInda bem que o melhor seguro do mercado estava de prontidão sábado: o seguro divino!

D.Pierotti
D.Pierotti
15 anos atrás

Tenho 3 fotos em sequência, da manobra do Passat. Feita da mureta, atrás dos carros de seguraça, no S.

http://www.flickr.com/photos/21183073@N02/

vitão
vitão
15 anos atrás

Se o cara quer colocar a mãe na zona e andar feito doido, acho que isso deve ser limado na raiz, e pronto. O nosso grupo estava no S, e o carro do piradinho apresentava travamento da roda traseira esquerda, tinha deficiência de frenagem, então ele devia ser mais conservador; histórico de GP3 ou arrancadão é triste….
Quanto as comissários e a FASP : zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz….
Cumprimentos ao Paulão que estreiou o fusca 914, em substituição ao próprio, e foi 4o.

Renato Giordano
15 anos atrás

Em inúmeras reuniões que fizemos entre os pilotos da Super Classic, cansei de escutar e de dizer que pilotos novatos deveriam começar na Divisão 1 pelo menos uma temporada, só que os preparadores preocupados em tirar cada vez mais grana dos pilotos colocam na cabeça do moleque que tem que andar na Divisão 3 de AP 2.0 e daí a merda ta feita, não são todos os novatos que fazem merda, só que basta um aparecer para todos ficarem indignados mesmo sabendo que já era esperado em uma prova que alem da ausencia de um breifing foi um festival de carro fora do regulamento…

Tito Neto
Tito Neto
15 anos atrás

O cara é muito ruim… Vendo a sequencia de fotos, é difícil acreditar que alguem faça isso de propósito. Ele tem que levar um gancho, nada de correr, mas tem que comparecer às corridas para aprender com os mais experientes como é que se pilota com segurança.
Agora…. Tem uma coisa que eu tava pensando… Será que não se trata de um ex-piloto de arrancada? Porque parece que ele passou a maior parte da corrida, andando em linha reta…

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

É bom não ficar só nas palavras, e enquadrar este irresponsável em grupo e não só, de forma dura e direta, sob pena de não mais largarem caso ocorra de novo. E não esperar atitudes coerentes dos de sempre… Completando o já dito pelo FG e pelo Marcelo, copiei parte do texto do blog do Aroldo Teixeira da Puma 18. Olhem o que ele diz:

” NInguém cuida de nada. Ninguém pune ninguém.
Os comissários ficam isentos, não se comprometerem, são omissos. Não punem ultrapasssagem sob bandeira amarela.
No final da corrida subi na torre para reclamar que havia sido ultrapassado sob bandeira amarela e o comissário assistiu a fita de vídeo da câmera on-board, viu a cena, viu a ultrapassagem e disse que a “ultrapassagem não havia sido concluída, que o piloto havia apenas colocado do lado e ultrapassado depois”.
Perguntei se isso não poderia ser feito apenas após a bandeira verde no posto seguinte e a resposta foi absurda: “deveria, mas ninguém cumpre”.
Omisso!
Acho que quem tem o poder de punir não pode ser covarde em tomar as decisões.
É uma pena, pois os pilotos favorecidos por essas atitudes não são advertidos e continuam aproveitando o “jeitinho” para ganhar posições indevidamente.
Já falei aqui dos comissários da Federação do Paraná que tiveram atitude e mudaram o resultado de uma prova da Porsche após constatarem que o vencedor realizou uma ultrapassagem sob bandeira amarela mesmo depois de ter recebido o troféu no pódio.
Durante a semana vou postar alguns vídeos que mostram essas ultrapassagens, inclusive o que foi assistido pelo Comissário para julgamento de vocês.
Desculpem o desabafo, mas fiquei muito irritado mesmo com a omissão dos comissários.”

É bom se organizar e começar a distribuir caneladas. Com o novo regulamento e esses histórico de desmandos, tem tudo pra massa desandar de novo…

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

Isso é o que chamamos de “cabacice sem noção” …Até em kart Indoor o cara levaria bandeira preta ou uma “chamada”.
Deve ter assistido novamente “Velozes e Furiosos (e idiotas)” pela milésima vez, na sexta feira a noite…

Senna
Senna
15 anos atrás

Eu mesmo precisei dar uma bronca em um novato alemão, acho que o nome dele era Michael…..
Vejam aqui:
http://br.youtube.com/watch?v=bKwnI13860A

Até mais
Senna

Lucas Albuquerque
Lucas Albuquerque
15 anos atrás

Caramba, (pra não dizer outra coisa) que sem noção!

Nem onde eu jogo (GTR2) acontecem essas coisas!!! Sim, é um jogo. Por mais que tentem fazer parecer real, simulação, nunca vai ser igual ao real.

Mas discordo quando falam que os mais novos ficam imprudentes por causa dos jogos de computador. Em mil novecentos e pouquinho não tinham pcs e a molecada também se matava em carros de verdade. Quem é imprudente quando dirige vai ser imprudente em qualquer lugar, seja video game, rua ou pista.

Maurício Filho RJ
15 anos atrás

É, olhando as fotos e lendo os relatos, percebo que esse cara é maluco mesmo.
Será que uma puxada de orelha vai resolver? Pelo que o Marcelo Giordano contou, pelo menos para mim, esse cara parece ser “bração.”
Recomendo mais tempo numa escola de pilotagem.
Abraço, e, tomara mesmo que alguma coisa seja feita.
Isso não é brincadeira, machuca e pode matar.

Paulo Monteiro
Paulo Monteiro
15 anos atrás

Caramba, esta sequência de fotos não deixa a menor dúvida sobre a enorme besteira que o rapaz do Passat fez. Parece aquele tipo “Hamilton” não querendo perder posição nenhuma
após uma lambança…