VALEU, RUBINHO

SÃO PAULO (merecido) – Nos seus Diários de despedida, Ingo Hoffmann agradece a Rubens Barrichello pela bela homenagem a ele feita pelo piloto da Honda no GP do Brasil. O texto foi escrito depois da etapa de Brasília da Stock (Ingo, pára de chamar sua categoria de “Estoque”, só eu posso!), prova em que o Alemão se divertiu à beça nas voltas finais.

Ah, a ilustração é de Marcel Marchesi.

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
BUENO
BUENO
15 anos atrás

Valeu rubinho.nao da moral para o q os outros falao

George Saint Alexander da Silva - From England
George Saint Alexander da Silva - From England
15 anos atrás

Rubens foi um piloto razoável em uma equipe grande. Sempre foi segundo e nunca se incomof]dou com isso. Agora é hora de parar. Parar por cima é melhor do que ser contantemente chacotado por todos…. Alguém precisa dar uns conselhos a esse cara!!!!!!

Jerry Adriano Freitas
Jerry Adriano Freitas
15 anos atrás

Rubinho, você já fez sua parte…. Agora vai para casa cuidar dos meninos!!!!!!

ALBERTO KRUGER
ALBERTO KRUGER
15 anos atrás

Olá Flávio Gomes. Parabéns pelo seu blog.

Fora os comentários infelizes do rubens sobre shumi que ficaram muito mal pra ele ( eu acho ) e fez até massa passar vergonha, acho que rubens já fez muito pela categoria e por sua carreira e deveria parar sim, com muito orgulho de ser oque ele é. Agora, ele não pode, como ótimo esportista que é, ficar a vida toda lamuriando schumacher, schumacher. Esquece, são pessoas diferentes que viveram carreiras diferentes. Se ele não gostava da ferrari, porque não se mudou pra outra e tentou batê-lo? Vai viver a vida toda com a austria na cabeça?? Eu, na minha opinião acho que, se ele ta pensando em ainda ser campeão do mundo esquece, hamiltom, massa, alonso e haikkonen e nem vettel vão deixar. Seu tempo acabou e tá na hora de ele reconhecer isso!

Abraço!!

Daniel
Daniel
15 anos atrás

Renato, já postei comentários aqui com o mesmo conteúdo que o seu, mas confesso que nunca havia conseguido sintetizar tão bem a relação algo doentia dos brasileiros com a maioria dos seus esportistas e em especial com o Rubens.

Parabéns!

Parabéns também ao Rubens pela homenagem e ao Ingo por, do alto de sua fama, elogiar um piloto mais novo como se fosse este o professor e ele o pupilo.

Meus humildes parabéns ao Rubens também por outro motivo (apesar de saber que ele não lê este blog): hoje estive em uma ONG para quem devo começar a trabalhar e soube que o IBK (Instituto Barrichello Kanaan) tem uma parceria com ela. Trata-se da Casa do Zezinho, que, aliás, está de luto pelo assassinato de um ex-Zezinho por um segurança das Casas Bahia.

Soube que ele já esteve lá, e que ajuda inúmeras outras ONGs.

O curioso é que na Casa do Zezinho a parceria com o IBK é para uma clínica de basquete.

Gente do bem, é a única coisa que posso dizer. Devem ser enaltecidos sempre.

Thiago
Thiago
15 anos atrás

Cara, a opinião do Renato aí em cima foi uma das mais sensatas e lúcidas que já vi , raríssimas vezes , aqui no blog.
Descreveu com precisão cirúrgica a respeito do embate RubinhoXMídia (seja lá qual modalidade dela for).
Entretanto, cada um, do mesmo modo q ele expressou, tem o direito de expressar o que acha de um , ou de outro. E se as vezes as opiniões não são iguais às nossas, temos a mania de achar que os outros estão errados, e não nós.
Pra mim, o RB foi um cara que simplesmente andou numa equipe em que o Schumacher era a referência. Podia estar qualquer um lá. Até mesmo o Hamilton. Qualquer UM. E duvido que JT e RB (Ross Brawn) iriam deixar alguem ser superlativo ao alemão. Como o Rubens era o cara do momento, pagou um pato duplo porque, alem de ser crucificado como o futuro Senna (fardo impossível de envergar) tinha nada mais nada menos que a Ferrari inteira a favor do tedesco.

Bom, essa é a minha opinião. Mas enfim, estamos aqui pra enaltecer a homenagem do Rubinho pro Ingo. Isso realmente dá a exata noção da palavra gratidão.

O ingo é daqueles caras, do grande hall do automobilismo brasileiro. E além de grande piloto , é um cidadão de primeiríssima. Outro dia , estava eu no Aeroporto de Guarulhos, tomando café pela manhã, e vi aquele programa do Serginho Grosman (não o altas horas senhores…..é um q senão me engano se chama “ação”, mostra uns lances comunitários, e tal) em que mostrou o instituto Ingo Hoffmann. Cara, eu já admirava ele, mas depois do que vi, realmente, o ingo é foda. Foda porque sai do lugar-comum, e parte pra outros flancos, se mostrando além de um piloto exemplar, um cidadão exemplar. Ver as crianças lá do instituto sendo ajudadas por um cara que sequer faz NENHUMA divulgação disso, realmente, faz (pra mim) elevá-lo a um nível acima dos outros mortais.

Ingo, se você lê esse blog aqui, cara, fica aqui meus parabéns pelo que você faz. Que Deus lhe ilumine por ser o piloto que é , e a pessoa que é. Acho que o agradecimento das crianças é mais pleno de significado, do que propriamente um fã de automobilismo.

Parabéns Ingo e parabéns Rubinho.

Leandro Briese
Leandro Briese
15 anos atrás

Perfeito Renato!!!
Reproduziu opinião que compartilho, mas que não tive criatividade nem motivação para escrever por aqui…

Renato
Renato
15 anos atrás

Leio aqui os constantes comentários sobre Rubinho. Dos que o admiram (eu incluso) e dos que o detestam (FG incluso).
O que me leva a dar uns pitacos é o porquê do desprezo (é até pitadas de ódio) com que alguns escrevem neste e em outros espaços.
Na maioria sinto que são pessoas sem o mínimo conhecimento de automobilismo. São apenas “macacas de auditório” ecoando piadas infames e posturas da mídia que sempre quer construir ídolos (se cuida Massa).
Xingam e chutam Rubens porque veem nele a imagem que tem de si mesmos.
São frustrados, desesperados a procura de alguem para idolatrar.
Infelizes em uma existência se sentido, achando que um piloto (ou um esportista opu artista qualquer) vai redimi-los no domingo da vida que levam de segunda à sexta.
São fantoches da mídia. Se a mídia exalta, se exasperam em gritos e explosões de entusiasmo.
Se a mídia despreza, pau neles, esqueça-os e despreze-os.
Não percebem que os jornais e jornalistas fabricam um atrás do outro para manter a atenção e venda de jornais e produtos a essa gente.
Os esportistas às vezes embarcam na onda, às vezes não, ams vão pagar o pato mais cedo ou mais tarde.
Vide Guga.
Vide Daiane,
Vide Jade.
Vide Rubinho.
Vide Piquezinho.
Vide Ronaldinhos (apesar do esforço global; de mantê-los em pé).
Vão ver Cielo.
Vão ver Massa.
essa gente sentada no sofá “com a boca cheia de dentes esperando a morte chegar” como diria o poeta é assim mesmo.
Fantoches.
Um jornal publica que a Ferrari sequestra a mãe e o cachorro de Rubinho para que ele dê passagem a Schumi e todos ecoam (inclusive este blog). E o povo acredita e pau na Ferrari e em Rubinho, eterno vilões por não termos mais campeões de F1.
O mesmo jornal saca uma história de que Rubinho xinga Schumi em uma festa e, como um rastilho de pólvora, a nóticia ecoa a demostrar o canalha que deve ser esse Rubinho.
E esse blog ecoa, mesmo que a vítima negue.
A versão é a que vale.
Resumo da opinião.
Parabéns a Ingo, a Rubinho e a todos aqueles que fazem o que gostam e vivem pra isso.
Se Rubinho deseja continuar correndo na F1, que faça o que quiser para conseguir e ninguem tem nada a ver com isso.
Ele não pediu a ninguem para ser exemplo disso ou daquilo.
Principalmente para os doutores com diploma (ou não) de jornalista…
FG incluso.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

Cacetada, tambem me emocionei com a homenagem do RB ao Grande Ingo, “O Cara”. Foi de uma elegancia ímpar, uma atitude carinhosa e respeitosa. Coisa de Homem, coisa de Gente.
Ambos são exemplos de perseverança e paixão, ambos são Grandes no que fazem, ambos são Vencedores.
Não está em pauta aqui RB e F1, e sim Ingo e sua longa jornada, Ingo e a justa homenagem.
O mundo dá voltas, os anos passam e atitudes singelas assim são o que de fato levamos, o pouco que tempos de Real Valor.
Belíssima iniciativa.
Fico emocionado tambem, pois exatamente na mesma época, e só sei disso agora, fiz algo semelhante com um grande amigo em comum, meu e do Ingo: Luis Garcia Perez.
Nesse caso, “O Cara” do chão da Stock Car, Formula 3 e muitas outras cositas más, o homem da Koni by LG.
Assim como o Ingo, tambem alugamos uma oficina tão estreita que mal cabia o carro… Juntos tambem, apaixonados e sonhadores, fizemos um Opalão para andar de Estreantes e Novatos, caminho natural que se extinguiu (no caso do Ingo, o velho Fusca 22, apenas 6 anos antes).
Por mais de uma vez fomos juntos treinar em Interlagos, e já cronometrávamos trecho a trecho do Templo original… Lembro da velha prancheta, dos cronometros adaptados, e dos tempos impossíveis de alcançar da nossa referencia, adivinhem?
Pois é, Ingo e seu capacete laranja. Muito rápido e suave, mais pra Emerson e Piquet do que para Guaraná e Paulão Gomes.
Ficávamos lá, os dois garotos com 20 anos babando com sua técnica, suavidade e desempenho impressionantes, sem jamais alcançar, sequer se aproximar dos tempos dos trechos daquele cara que pilotava o carro como se dirigisse um brinquedo. Dava uma raiva… Um respeito… Um despeito…
Paramos por falta de grana, como centenas por aí. A brincadeira é cara, tínhamos que ganhar a vida.
Eu parei e me afastei, o Luis continuou, tornando-se um dos pouquíssimos profissionais de fato do automobilismo, e disso vive. Morro de inveja dele, ele sabe.
No meu caso, tentei a Fittipaldi e não deu… Tenho até hoje uma carta de recomendações engraçadíssima, escrita pelo Luis e pelo Tide Dalécio pedindo pelo amor de Deus que me arrumassem emprego na Fittipaldi, pois não aguentavam mais minhas engenharias de fundo de quintal no Formula VW 1300 da Auto Run…
Como gostaria que tivessem dado, daria um braço para voltar no tempo e insistir…
Então essa homenagem singela e muito significativa do RB ao Ingo, essas histórias semelhantes na essencia que se misturam, essa paixão em comum de nós quatro me toca fundo.
Eu conheço o Luis, que conhece o Ingo, que não me conhece, que conhece o Rubens, que conheceu a dureza, como todos nós conhecemos.
Cada qual com seus sonhos, todos movidos pela mesma paixão.
Parabéns ao RB, pela Hombridade.
Parabéns ao Ingo, pelo Exemplo.
Parabéns ao Luís, pela Dignidade.
Eu fico com meus sonhos e cara de pau, misturando histórias de caras desse Tamanho.

morpet
morpet
15 anos atrás

Muito legal a história e a homenagem. De dois caras do bem só podíamos esperar coisas boas.

Ricardo Beagle
Ricardo Beagle
15 anos atrás

O Ingo é um cara que vai ser lembrado para sempre. Um baita piloto e pelo jeito um sujeito fora de série.

Obs.: Ver a sua narrativa sobre o Rubens a falar com os engenheiros da Honda sobre o acerto do carro me fez ficar em duvida:

– O carro da Honda deve ser uma droga mesmo… ou

– Os engenheiros da Honda não entenderam até agora o que o Rubinho quiz dizer em suas opiniões e orientaçãoes… ou

Deixa pra lá… ia dizer que o Rubinho foi incapaz de aglutinar a Equipe em torno de si nesses anos para fazer a Honda campeã (Como o Nelson fez na Brabham e o Schummy fez na Ferrari)

Abraços

Ricardo Piquet

Edison Guerra
Edison Guerra
15 anos atrás

Ingo Otto Hoffmann é o Cara.Tive o imenso prazer de,pela primeira vez,poder conversar com ele.No sábado,dia 01/11,após o treino da F1,encontrei-o no estacionamento do Leroy Merlin do Morumbi trabalhando(!) ao lado do seu carro,cumprindo compromisso com um de seus patrocinadores.Foi extremamente simpático comigo,após eu ter comentado que estava em Interlagos na sua estréia em 1972 no Festival do Ronco,além de citar inúmeras provas marcantes de sua carreira que eu presenciei,como a estréia da Brasilia Div 3,sua participação nas 25 Horas de Interlagos,etc.
Neste dia ele pôs a produção para se virar e conseguir um boné para mim,devidamente autografado,que certamente estarei usando dia 22 no próximo farnel.

Dú
15 anos atrás

Bonito gesto do Senhor rubens, homenagem Mundial. Mas deveria ter feito como o Ingo, se despedir na boa.
Agora, se ele não tivesse feito isso, apareceria bem menos na tv, certo?
Aurélio, nada de banquinho, é uma buzinada tipo aquelas do Chacrinha mesmo, na orelha.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
15 anos atrás

Para mim o RB é sim um grande piloto, fez muito pelo esporte, mais como tentaram fazer dele um Senna (o que seria impossível), a imagem dele ficou manchada.
Agora só acho que ele podia parar de se humilhar, o episodio da festa da Ferrari esse ano foi totalmente sem proposito, que ele tenha bronca do “Alemão” é mais que normal, não é facil ter que abaixar a cabeça para alguem, mais a partir do momento que ele aceitou o contrato ele sabia o que viria pela frente, então ele deveria sim, tentar sair sem se queimar mais ainda.
Mais isso não tira o mérito dele, como disse o Aurélio, o cara conseguiu o que muitos não conseguiram e olha que teve nego a beça que tentou.

Força Rubinho, vc foi e sempre será um puta piloto.

Abs,

Luffe

Daniel Tozzo
Daniel Tozzo
15 anos atrás

Parabéns pela atitude dos dois. Muito legal o presente do Ingo para uma criança, e muito legal a atitude do Rubinho para um professor.
Abraços!

Aurélio Neto
15 anos atrás

Ingo você é foda.

Aurélio Neto
15 anos atrás

visa não…
vida

Aurélio Neto
15 anos atrás

Agora é a vez de dizer que, em livro, todos irão saber como ele sofreu na Ferrari…
O Rubinho num belo carro do WTCC iria se divertir muito mais do que ficar – via mídia – implorando vaga e vendendo imagem de injustiçado.
Porra, o cara é bom e fica nessa lamúria toda.
Tinha sonho de ser piloto de F-1? Realizou o sonho.
Tinha sonho de vencer corridas e fazer parte da equipe mais famosa do mundo? Realizou o sonho.
Tinha sonho de alcançar TOTAL estabilidade financeira através do automobilismo? Realizou o sonho.
Tinha sonho de ser campeão do mundo? Ah! tem gente que morre sem realizar sonho nenhum! Pára de se lamentar…
Não quer Indy, nem nenhuma outra categoria, tudo bem. 36 anos e já pode curtir a visa sem compromisso nenhum e sem preocupações.
Rubinho, você é um felizardo.
Pega o seu banquinho e saia de mansinho…

jbchaves
jbchaves
15 anos atrás

Fg, vc viu que bacana o Ingo ( Grandíssimo) chamando aquilo onde ele corre de “estoque car”? Ele é ótimo…kiakiakiakiakia

Nelson Luiz Carneiro
Nelson Luiz Carneiro
15 anos atrás

O que mais me chama a atenção em colunas e entrevistas são as histórias de bastidores. No diário do Ingo, ele contou como foi o fim de semana do GP Brasil de dentro dos boxes da Honda, trechos de conversa com o Barrichello e diálogos no rádio, informações sobre a estrutura da equipe. Excelente! Excepcional! Eu gostaria de ler muito mais sobre bastidores. Uma das coisas que eu estou esperando, portanto, é justamente o livro do Barrichello, que ele vem prometendo para quando se aposentar.

roger
roger
15 anos atrás

Rúbis merece sua despedida na Toro!
Compraria algumas caixas de ‘rebites bull’ pra auxiliar na contratação!!!

Tiago Viegas
Tiago Viegas
15 anos atrás

Barrichello está longe de ser um campeão de fórmula 1 ou um herói nacional, tanto por sua postura quanto pelas atitudes dentro e fora da pista, mas ainda assim é um piloto competente por alguns feitos especiais que realizou, senão não teria ficado tanto tempo na fórmula 1 e especialmente na Ferrari.

Belíssima homenagem ao Ingo. O Alemão é um piloto fantástico e uma pessoa que merece muito respeito e reconhecimento no automobilismo por tudo que ele consegue mover a sua volta, dada a marca invejável de 12 títulos na Stock e sua história no mundo do esporte a motor.

Espero vê-lo durante algum tempo ainda no Rally e na GT3.

Se por ventura no futuro ele topar uma investida na questão administrativa do automobilismo brasileiro, creio que ficaremos todos muito felizes com essa imensa ajuda à comunidade.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

Muito legal ver um cara com a bagagem do Ingo se emocionar em Interlagos. Será que o Ron Dennis (seu ex-chefe na F2) o convidaria também ??
Parabéns ao Ingo e ao RB pela atitude.

Em tempo: Sem contar o nº 17, complementou a homenagem, mesmo que por coincidência.

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
15 anos atrás

Como eu já disse, o Ingo é uma lenda para o automobilismo brasileiro e qualquer homenagem para ele é mais do que merecida.
Por ser brasileiro, claro que já torci muito pelo Rubinho mas aquele episódio onde ele para o carro para o Schumacher passar a 300 metros do fim me fez perder o encanto de torcer por ele, talves seja fácil demais falar mal dele nessa situação, afinal não era o meu emprego em jogo, mas acho que naquela situação e o campeonato da maneira como estava encaminhado para mais um título do alemão, talves eu preferisse mandar o emprego pra qualquer lugar bem longe, e assumisse as consequências. Ele merecia essa vitória, de qualquer forma foi um grande piloto.

Maximo
Maximo
15 anos atrás

Agora que o INGO disse que o cara é bom vai aparecer um monte de gente pra concordar…

Ricardinho
Ricardinho
15 anos atrás

Adorei o texto!!! Realmente a homenagem prestada pelo Rubinho foi linda e lendo o relato do Ingo cheguei a ficar emocionado. Parabéns ao Ingo por toda sua história e ao Rubinho pela homenagem prestada a um dos maiores nomes do automobilismo nacional!!!

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
15 anos atrás

Não tenho mais nenhuma admiração por Rubens Barrichello como esportista e piloto, continuo achando sua postura no final de carreira medíocre, mas sua atitude nesse caso do Ingo merece ser enaltecida, mostra que, apesar de não ter uma personalidade ideal para F1 é um sujeito de coração bom. Parabéns Rubens!

Silvio Cesar
Silvio Cesar
15 anos atrás

Flavio, penso que um ótimo lugar para o Rubinho seria a RBR, pois a equipe nunca teve PILOTOS, e eu explico:

Me pergunto. O que já fez o Mark Webber? Ele não fez e não é nada. Entre essa nulidade eu prefiro o Rubinho. Acho que a RBR ganharia com a experiência de um piloto que ganhou corridas e andou em time grande e a juventude promissora do Vettel. Um cara experiente para ajudar na ascensão do novato. Mark Webber não serve para nada. Passou a hora dele para qualquer coisa, ele não irá para um equipe de ponta (Ferrari, McLaren, Renault, BMW) a RBR não será uma equipe de ponta, é e será intermediária. Deveria existir aposentadoria compulsória na F1, tipo dois anos sem alcançar 20 pontos por ano, tchau, adeus, desocupa a moita, vai ver se to na esquina, etc…
Vai Webber, vai embora para o bem de todos, vai antes de levar toco do Vettel, seja esperto, já que você não anda nada.

Eric
Eric
15 anos atrás

Eu gosto do Alemão de graça….

Tomara que no ano que vem ele continue correndo….seja onde for….

E a homenagem,justíssima e muito legal ver o Ingo falando do final de semana em Interlagos.
Ficou até com os olhos brilhando.