VISÕES DA DECISÃO (1)

CAXAMBU (chovendo, mas fraco) – Sexta-feira é dia de coluna no Grande Prêmio. A do Reginaldo Leme está no ar, com sua visão da decisão de Interlagos. Dá um lida lá. Depois, é só comentar aqui.

Vou colocar a minha no ar e já volto. Tudo voando, porque está cheio de DKW, Puma e Passat para organizar por aqui!

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leonardo Luiz Verleun
Leonardo Luiz Verleun
15 anos atrás

“Coluninha fraca essa do Reginaldo…Incorporou (já a bastante tempo) o espírito “patrioteiro” do seu colega de trabalho.
Da próxima vez Flávio, recomende o blog do Mauro Cesar Pereira…Incomparavelmente melhor!

Jailson Silva
Jailson Silva
15 anos atrás

Essa choradeira toda: “culpa da ferrari”, “erros da Ferrari”, “#@*%¨&#”me parece totalmente desproporcional, sem próposito e injustificada. Afinal Felipe Massa é contratado da equipe italiana (faz parte da empresa, portanto)que no meio da temporada renovou seu contrato. Mostrando assim estar satisfeito com o seu trabalho.
Pesquisando o site da Wikipédia encontrei a seguinte informação: na temporada de 1980, a duas provas do fim, Nélson Piquet liderava o campeonato 1 ponto a frente de Alan Jones da Williams. Porém, nas duas etapas, o brasileiro teve o seu motor estourado enquanto via seu concorrente vencer as corridas. Nunca vi o piloto brasileiro responsabilizar a Brabham pela perda do título.
Estamos falando de automobilismo, um esporte em que o atleta depende de toda uma infra-estrutura em sua volta. Se fosse para analisar apenas o talento do piloto, alguém teria dúvida que daria Alonso com sobras; que Piquet e Senna teriam uns 5 títulos; que Schumacher teria uns 10?

Jailson Silva
Jailson Silva
15 anos atrás

Reginaldo inverte os fatos quando diz “Massa desfez, na última etapa, o equilíbrio do ano todo com Hamilton, ganhou mais corridas, liderou mais voltas, mas quem levou o título foi o inglês”.
A decisão chegou a Interlagos desequilibrada pois Hamilton estava 7 pontos a frente. Para equilibrar a disputa, precisou chover antes no início e no final da corrida; Massa (o principal interessado) fazer um corrida espetacular em sua terra; Alonso, Raikkonen, Vettel, Glock e até o Fisichella (piloto da pior equipe da categoria) se meterem “na vida” do piloto inglês. O que, convenhamos, não foi pouca coisa.

Jailson Silva
Jailson Silva
15 anos atrás

Inventaram uma nova modalidade de ajuda, agora não basta ceder posição, ficar na frente do adversário a ser batido: “Raikkonen deveria ter diminuído seu ritmo para retardar Hamilton, permitindo que a turma de trás entrasse na briga com o inglês. Esta, sim, seria uma ajuda”. Patético.
O piloto finlandês além de ficado a frente do líder do campeonato em Interlagos, cedeu a posição para Felipe Massa na corrida anterior (como Massa também o fez no GP do Brasil de 2007). O quê mais queriam dele?Que tivesse batido no inglês?
Quando Reginaldo diz: “Por tudo isso (erros da Ferrari e a falta de ajuda do 2º piloto), concordo com o que tenho ouvido de muitos amigos desde domingo: a Ferrari ganhou o título de construtores, mas a McLaren foi a melhor equipe”, transparece que Kovalaine ajudou muito seu companheiro de equipe (ficou muito atrás dos pilotos da ferrari nas últimas 2 provas – não terminou na China e conseguiu o 7º lugar no Brasil).

Pedro
Pedro
15 anos atrás

Gosto do Reginaldo, acho um “puta” jornalista, em que pese algumas companhias de trabalho, mas de verdade Lewwis teve mais vitórias, é que uma foi tirada…

Adilson
Adilson
15 anos atrás

Respeito muito o Reginaldo, mas aquela “matéria” que ele fez no Jornal Nacional pra falar que o Massa foi o “herói” da corrida foi lamentável. Parece até que foi a emissora oficial que mandou ele falar aquilo (será ?). Não sei se fico mais abismado de ele falar um negócio desses ou de aceitar falar isso. Estão sempre querendo empurrar um herói para o brasileiro. Engraçado, não ?

Abraços e parabéns pela cobertura da decisão.

Marco Arnaud
Marco Arnaud
15 anos atrás

Tanto Massa quanto Hamilton mereciam ser campeões e ponto final. A real influência foram os erros da Ferrari. Raikkonen com ritmo mais lento para retardar os demais seria ridículo. Seria ultrapassado, pois a pista de Interlagos permite. Achar que Massa mereceu mais que Hamilton por ter uma vitória a mais também é sofisma, pois a da Bélgica foi difícil de engolir para quem tem algum senso de justiça. O que realmente deve ser realçado é o comportamento de Massa. Essa é uma postura, que se mantida, o fará ter personalidade e força para ser campeão, desde que os erros não atrapalhem de novo.

giovenardi
giovenardi
15 anos atrás

Olá FG .. estou com uma pulga atrás da orelha .. sobre aquele episódio q o Rubinho entoou “shumi viad*” com a participação constrangida do Massa … o empresário do Shumi declarou “Que Rubens tenha feito algo assim não me surpreende”, “Mas Felipe, sim. Ele e Michael tem uma relação muito boa, e são bons amigos”, … mesmo que o Massa esteja em alta com a Ferrari … será que isso vai dar panos pra mangas??

Z.H.É.H.
Z.H.É.H.
15 anos atrás

Reginaldo, que pena que depois de tantos anos na Fórmula 1, vc está se deixando levar pelo “nacionalismo barato”. Dê uma olhada nos vídeos das corridas deste ano no site da FIA e veja o resumo do campeonato, antes de comentar um ano inteiro, baseado numa única corrida. É um erro que um jornalista do seu “calibre” não cometeria; se não estive na venus platinada!!!!!
Eu também fiquei triste do Massa não ganhar o título, mas chegar na final de um campeonato não dependendo mais de si, não se deve achar que foi injustiça, o título ir p/ aquele que andou a maior parte do campeonato na frente!!!!!!!!!

um abraço!!!!!!!

Humberto Corradi
Humberto Corradi
15 anos atrás

Excelente como sempre a coluna do Reginaldo Leme. Informativa e resumiu muito bem o que foi essa temporada da F1.

Roger Robert Kock
Roger Robert Kock
15 anos atrás

Olha, com toda a sinceridade, pra mim o Reginaldo Leme é “corporativo demais”.
Quando comenta na rede Globo me dá a impressão de ser meramente uma figura ilustrativa ao lado do Galvão, não acrescenta nada nas transmissões.

Silvio Rodrigues
Silvio Rodrigues
15 anos atrás

Nelson,

Você deve ter se esquecido da LAMBANÇA do Hamilton nos boxes do Canadá, não é mesmo? Felipe errou na Malásia…mas teve um motor quebrado na Hungria, uma saída erroneamnte autorizada de boxes em Cingapura, um não reabastecimento no Canadá, e uma estratégia da Mãe Dinah em Mônaco.
Em Silverstone, Felipe não parou na pista mas o Kimi também não.

O Hamiton mereceu o título…é um campeão legítimo, mas está LOOOOOONGE de ser um gênio.

O Felipe teve três vitórias esmagadoras (Brasil, Valência e Turquia) que se fossem do Hamilton teriam sido rotuladas como geniais, mas ao que parece ficam apenas creditadas ao carro e não ao conjunto. O Hamilton só teve um problema de estratégia na Alemanha que quase lhe tirou a vitória.

Onde quero chegar é que o CONJUNTO Hamilton/McLaren foi melhor ao longo do ano, mas o Felipe fez uma temporada fabulosa. Cometeu erros sim, mas sua equipe cometeu mais ainda. Se contássemos apenas com “aqueles erros” do Felipe, este sim teria sido campeão em Valência.

Robson
Robson
15 anos atrás

Infelizmente respeito cada vez menos os comentários de Reginaldo Leme. Parece que ele está aderindo ao ufanismo global.
Propor que um piloto campeão do mundo com Raikkonen diminua o ritimo de propósito apenas para segurar um piloto seria uma boa forma de acabar com a reputação que ele se dedicou a cultivar em anos de automobilismo. Isso é coisa de “dick vigarista”.
Outra, dizer que Felipe merecia o título porque ganhou mais corridas e testar a nossa inteligência. Felipe só ganhou uma corrida a mais que Lewis porque roubaram uma vitória do inglês e deram para Felipe.
Ademais, deram mais um ponto para Felipe de bônus tirado de Bourdais, o que permitiria para Lewis chegar em até sexto.
Logo, esses comentários de Reginaldo Leme cada vez mais perde credibilidade.

Antonio
Antonio
15 anos atrás

Mas uma vez fica um gosto de decepção ao ler o Reginaldo Leme…..segundo ele Kimi deveria entrar na pista para ser um muro para o Lewis e não para agir como um competidor. Aposto que para ele seria legítimo que o Kimi se valesse de qualquer atitude (esportiva ou não) para parar Lewis e Massa ser campeão. è triste ver como um comentarista com tanto conhecimento sobre o que escreve deslizar em patriotadas ridículas. Reginaldo, faz um favor a você e ao público de fórmula 1. PEDE PRA SAIR!. VAI SEGUIR SUA VIDA.

JBCarneiro
JBCarneiro
15 anos atrás

Leio todas as colunas do Reginaldo Leme, desde antes da Internet, e do Flavio Gomes, desde quando as descobri, são ótimas. Mas discordo do pessoal que acha que o Kimi deveria ter reduzido o rítmo para segurar Hamilton. Se fosse em Mônaco até seria viável mas Interlagos tem muitos pontos de ultrapassagem e seria arriscado demais; perder a posição para Lewis e não conseguir recuperar mais seria pior. Ou poderia levar toque de alguem e ficar fora da corrida.
É semelhante ao futebol: “time que fica segurando resultado, jogando pelo empate ou para não perder, acaba tomando goleada”.
Só se ele ficasse atrás do Glock, encostasse sua Ferrari na traseira da Toyota e fosse empurrando o alemão no rítimo da sua Ferrari, aí sim o Lewis terminaria em sexto… rsrsrsrs.

Jobson
Jobson
15 anos atrás

Reginaldo Leme se deixa levar pela emoção tanto escrevendo como transmitindo a corrida na Globo. Falta-lhe imparcialidade.

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
15 anos atrás

Bem, concordo com o Reginaldo, analisando agora mais friamente o Raikonem deveria ter feito uma corrida mais tática e ter ficado em 4º tentando assim segurar Hamilton…mas entre mortos e feridos… Felipe saiu muito forte em 2008…Hamilton um digno e merecido campeão (como Felipe também seria), um Alonso mais que entusiasmado…como anda forte este espanhol e vamos ver se Kimi acorda, e a BMW dá o seu salto definitivo para a disputa do título…Flávio com sugestão gostaria de ver um dia qualquer uma reportagem sobre a Willians, o que éra a Willians, o que é hoje e o futuro dela, porque convenhamos é única “garajeira” e realmente equipe independente que existe hoje…

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

A F1 já se foi , mas as bobagens não param!!!
Basta comparar Massa com seu “companheiro” de equipe.

Jonathas Nascimento
Jonathas Nascimento
15 anos atrás

Reginaldo só omiti o fato da FIA ter garfado 10 pontos de Hamilton em Spa, e dado mais um de lambucha pro Massa em Fuji. Sinceramente já estava na hora da Rede Globo trocar o seu narrador e comentarista da F1. Tudo na vida é um ciclo, e o deles, já acabou faz tempo. Seria mais digno pararem enquanto ainda possuem algum respeito, porque não demora muito virá o inevitável declínio.

Abraços

Flavio
Flavio
15 anos atrás

Pela coluna do Reginaldo, ficamos com a idéia de que para ele o Massa merecia o título mais que o Hamilton (pelo menor nº de vitórias, de voltas na liderança, erros da Ferrari).

Mas eu acho que analisando só o piloto, vemos que o Hamilton errou bem menos (não rodou sozinho nenhuma vez, ao contrário do Massa que na Inglaterra rodou várias vezes e rodou também na Malásia), além de ter tido atuações mais espetaculares como em Monza, por exemplo.

JMN
JMN
15 anos atrás

Só uma coisinha: Felipe terminou com mais vitórias que Hamilton, porém temos de lembrar que uma foi tirada do inglês, de forma muito suspeita. Foi o brasileiro que bateu no inglês no Japão (?) etc. etc.
Hamilton é campeão indiscutível, porque foi melhor durante o ano todo. E o Massa, com o melhor do carro, não conseguiu ser.

Torcedor Brasileiro
Torcedor Brasileiro
15 anos atrás

Realmente não deu para entender a postura do Raikonen na corrida, muito menos da própria equipe, não que ro parecer papagaio de pirata depois que algém lançou a idéia, mas desde o início da corrida o pensamento era esse, raikonen segurar o pelotão de trás, afinal o Truli não estva disputando nada, e segurar o Hamilton traira duas vantagens para o Felipe, além de jogar o Hamilton no bolo, fazendo ele disputar posição com os demais, quem sabe saindo uma lambança, e lembrando ainda que era a segunda corrida do motor do Hamilton, de repente com uma corrida mais travada atrás do Raikonen o motor poderia abrir o bico, e a segunda vantagem era abrir vantagem na frente, permitindo que as trocas de pneu e reabastecimento fossem feitas com folga, realmente às vezes a Ferrari acusa forte a falta que fazem o Todd e o Brawn.
No mais parabéns ao Felipe.
Ainda em tempo alguém me explique o que o Buton fez para continuar na HONDA…
Abraços
T.B.

Lucas Paulo
Lucas Paulo
15 anos atrás

Nelson Carneiro, eu até sou obrigado a discordar de você… Tudo bem que “Se” minha avó tivesse rodas era uma Toyota, mas acredito que o contrário, Massa na McLaren, daria o título ao brasileiro um pouco antes, talvez até na China. O Hamilton teve um momento de mediocridade maior do que Massa durante a temporada. O problema é que mesmo durante o azar, o carro do inglês conseguia completar corridas na zona de pontuação.
Fora isso, também achei que o Raikkonen deveria ter segurado o Hamilton… Se fosse o Massa, ou o Barrichello, certamente o fariam… Mas, se o finlandês já está com a imagem “combalida” pela surra que tomou, imagina o moral dele se o Massa fosse campeão… Ele não fez por que não quis. Ruim pra ele, que, eventualmente, no final do próximo ano, poderá precisar da ajuda de Massa…

Flavio
Flavio
15 anos atrás

Ambos mostram sua visão das coisas, e de mundo.
Reginaldo ve o lado bom do campeonato
FG, pra variar, ve os lados negativos que são ponte pra criticar “aselite” do Brasil. Sempre azedo se coloca em posição sempre superiora aos outros. Quem xingou Glock foram os eleitores de Kassab e os bons e verdadeiros torcedores de F1 são eleitores do pai Lula?

Bem exemplificadoras essas colunas

cesapar
cesapar
15 anos atrás

Parece truque de mágico; Eles fazem encenação com uma das mãos enquanto o truque acontece verdadeiramente na outra mão– As explicações para a perda do titulo da F1 estão se concentrando na ultima corrida,com pros e contras, querendo amaldiçoar Glock ou santificar Vettel. Perderam o foco; A unica e exclusiva culpada é a direção da “ferrari” ou seja ,Luca e Domenicali. Até a antepenultima corrida, ainda tentavam estabelecer o Kimi como o campeão digno de esforços da equipe. Esse êrro de avaliação desde o começo do campeonato, foi de fato o fator preponderante na perda do títuo de pilotos. ( o jogo dos sete erros) Aí o Domenicali fica tentando dizer que o titulo de construtores,para eles é o mais importante, mas históricamente o que fica gravado na mente do grande público, sempre será o titulo de pilotos. Massa teve 34 pontos potenciais que foram perdidos por erros técnicos ou de avaliação,que uma equipe competente não perderia. Parem de falar de Glock, Vettel, 700 metros ,chuva, entrada de SC, e outras besteiras que foram circunstancias da corrida, e que estão servindo para desviar a atenção da incompetencia da equipe. Pelo menos as pessoas que são formadores de opinião, principalmente da midia deveriam não perder o foco.

Nelson Luiz Carneiro
Nelson Luiz Carneiro
15 anos atrás

Se o Massa ficou a apenas um ponto de Hamilton com todos aqueles erros, alguém já imaginou em que corrida o Hamilton teria vencido o campeonato se ele estivesse na Ferrari? Eu aposto que depois de Valência…

Fernando Assis
15 anos atrás

Acho que é o Lewis ganhar o campeonato naum é mais que uma obragação…
O comparo com os atletas chineses que nascem e crescem pensados e focados nos exercícios…
Lewis foi pego desde jovem pela Maclaren para ser campeão…
Com uma ótima equipe, ótima formação, e um ótimo carro naum fez mais do que sua obrigação…
Queria ver ele começando lá de baixo… Tendo que correr atras de patrocínios e andando com carros medíocres…
Será que seria oque é??? Ou seria apenas mais um piloto???
Nunca saberemos…
Parabéns Massa…

Squa
Squa
15 anos atrás

Concordo com o Reginaldo qdo ele diz que para ajudar o Felipe, Kimi deveria ter reduzido. Desde o começo fiquei desesperado com o ele atacando o Trulli, com o Hamilton tranquilão atrás dele. Ele tinha que diminuir, pro Hamilton chegar, não conseguir passar, a turma de atrás chegar no Hamilton e bagunçar o coreto dele. Aí, pressionado, como se diz, a naturaza cuida.
Mas pensando bem, ia ser tudo muito artificial e a reputação do Hamilton estaria arruinada. Melhor assim, justiça foi feita, a F1 começa 2009 com 3 campões mundiais no grid e um brasileiro fortíssimo na disputa.

Cacthos
Cacthos
15 anos atrás

Sobre sua coluna, Flávio, o triste é pensar que Glock não tinha opção de ser herói. Agora é considerado vilão, mas se o Massa ganhasse o título, o herói seria Vettel…
Fui!

ZECA
ZECA
15 anos atrás

Não gomes , com certeza não pois o outro piloto da Mc Laren era o Berger, mas não lembro sobre qual ocorrencia eles estão falando.

Cesar Rodrigues
Cesar Rodrigues
15 anos atrás

Bom dia Flávio, Quero parabenizá-lo pelo brilhante jornalista que é. Sempre é bom ouvirmos o lado mais racional do que o passional em determinadas circunstâncias. Você e o Mauro Cezar são formidáveis nas palavras e nas análises. É uma pena que no Brasil tenhamos somente uma emissora para transmitir a Fórmula. Mais uma vez parabéns.

PS.: Meu Pai e Meu tio são torcedores da Portuguesa.
Grande abraço.