A SEXTA-FEIRA DO MEIANOV

SÃO PAULO (razoável) – Os treinos de hoje em Interlagos apertaram todo meu dia, então vai um relato muito breve do que aconteceu hoje por lá. Fizemos duas classificações, uma de manhã, para a corrida de sábado, e outra de tarde, para a prova de domingo. A rodada dupla encerra o Paulista.

De manhã, 35 pilotos participaram da primeira classificação da Superclassic (que tem outro nome oficialmente, Veículos Históricos/Copa Fusca). A pista estava úmida. Deu para fazer tempo nas primeiras voltas e bem no finalzinho, porque no meio choveu.

A pole ficou com o Neto Carloni (Puma), 2min03s242. Fez o tempo na primeira volta. Depois ele virou em 2min17s e 2min28s, para se ter uma idéia de como a chuva, mesmo fraca, muda completamente a história em Interlagos.

O Meianov andou ontem, poucas voltas, com o Luiz “Nenê” Finotti e comigo, de tarde. Estava seco. O Nenê virou 2min17s98. Passou a ser minha referência de tempo, porque ele acha que menos que isso, por enquanto, não vem. Eu virei 2min24s. Péssimo, pior do que na última corrida, quando estava sem freios. Mas tive meus motivos.

Hoje, minha meta era baixar de 2min20s, que era o objetivo inicial para este começo de vida do Meianov. De manhã, acabei fazendo 2min25s514, na chuva. Completei nove voltas, começando com 2min29s303 (fui um dos últimos a entrar na pista e já peguei o asfalto molhando), baixei para 2min26s717, 2min26s422 e aí a água apertou e os tempos subiram: 2min31s668, 2min35s408, a chuva foi parando, e fiz 2min31s801, 2min27s720, 2min25s514 e 2min27s579.

Não foi mau, mas também não foi nada de espetacular. De interessante, o fato de que andei perto de carros bem mais rápidos, como o Fiat do Marcelo (2min23s411), o Puma do Luis Masini (2min25s491) e de alguns Fuscas e Chevettes. Posição de largada: 29º.

De tarde, a pista secou e estava boa. A pole foi do Ricardo Malanga, 1min59s965. De manhã, no molhado, ele tinha virado 2min07s856. Por aí se tem uma noção daquilo que disse antes, quanto muda a condição da pista em Interlagos, mesmo se for apenas por conta de uma garoa (Timo Glock que o diga).

No seco, completei seis voltas. Comecei com 2min23s933, depois 2min23s964, 2min20s042 (meu tempo de classificação), 2min21s078, 2min20s143 e, por fim, 2min29s847, quando o álcool começou a acabar e o motor passou a falhar nas descidas, porque o pescador já nada mais pescava de combustível.

No meu “hot lap”, o cronômetro dentro do carro, essa minha melhor volta ficou registrada em 2min19s9. Dá uma diferença de 2s para o tempo que o Nenê virou na quinta, o que é bom — afinal, a distância entre ele e eu é mais ou menos a mesma que existe entre o Schumacher e o Alex Yoong.

Eu tinha prometido pagar o almoço, quibes e esfihas, para toda a equipe se baixasse de 2min20s. Na cronometragem oficial veio 2min20s042, mas como no “hot lap” apareceu o fatídico 2min19s9, me lasquei e tive de pagar os quibes e as esfihas. E nem comi, porque tive de vir trabalhar.

Primeiro objetivo para o Meianov, portanto, alcançado. Eu queria virar na casa de 2min20s neste ano, para chegar na metade do ano que vem entre 2min12s e 2min15s. Mas, no fundo, esperava um pouco mais hoje, porque sem freios consegui 2min21s na preliminar das Mil Milhas e achava que com o carro freando direitinho, daria para entrar na casa de 2min15s-2min17s. Não deu. Mas vai dar, com mais alguns acertinhos.

Pesamos o Meianov, e ele ainda está meio gordinho. O peso mínimo para a Divisão 2, na qual ele se encaixou, é de 750 kg, com piloto. O carro, sozinho, está pesando 816 kg. Comigo dentro, de macacão e capacete, vai para 886 kg. Estou correndo 136 kg acima do peso mínimo, e dá para tirar se a gente fizer algumas coisas de fibra para o ano que vem, como capô e tampa do porta-malas.

Mas isso fica para o ano que vem.

No grid da segunda prova, largo em 31º. Foram 34 os que treinaram. Mas deveremos ter uns 38-40 carros nas duas corridas, porque alguns não puderam treinar.

Espero todos em Interlagos amanhã. A largada acontece às 11h. Agora vou para a TV. O blog hoje vai ficar assim, mais magrinho do que de costume.

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gustavo
Gustavo
15 anos atrás

Acho que 2:17 em Interlagos tá bom para um carro com projeto tão obsoleto e com preparação limitada, o esportivo nacional de série mais rápido (Civic Si, o Lobini é artesanal) faz o mesmo em apenas 10 segundos a menos.

Valdo WELLASCO
Valdo WELLASCO
15 anos atrás

Sou seu fã pra caramba. Espero que consiga melhoras no seu “novo carro velho”. Força MEIANOV!!!!

Valdo WELLASCO
Valdo WELLASCO
15 anos atrás

Se tirar o mecânico do porta-malas, esses 136 quilos não seriam dizimados?????

Fabio Mantovani
Fabio Mantovani
15 anos atrás

Talvez o carro com pouco freio tenha forçado você a dirigir de forma diferente mas, que no fim, se mostrou mais eficiente.

Estou muito errado ou só um pouco?

Helio Herbert
Helio Herbert
15 anos atrás

Acompanhei muitas corridas nos anos 70 de novatos até fórmula 1 , naquela época para quem se lembra,havia no fim do retão um buraco no muro e não era nada pequeno passava até uma cinquentinha com um pouco de jeito,era só prestar atenção no guarda montado no cavalo que passava de vez em quando .
Era muito emocionante,mas acredito que hoje em dia os carros da super classicos não fariam feio,tão andando muito,talvez mais que na época.
Parabéns a todos os meninos,fui no autodromo hoje ver a corrida foi coisa de gente grande,correram de verdade,como nos velhos temos.

Carmem
Carmem
15 anos atrás

Boa sorte ao Meianov!!!

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
15 anos atrás

Não esquece da camera para transmissão ao vivo!!!

Djalma Fogaça
15 anos atrás

FG,
Se sem freios vc virou quase a mesma coisa,é sinal q vc freia pra “caraho” seu pé de breque.
Pede pra tirar as pastilhas ou as lonas!rsrsrsrs

Rodrigo R. M Junior
Rodrigo R. M Junior
15 anos atrás

Uma humorzinho negro para começar o dia…

“De interessante, o fato de que andei perto de carros bem mais rápidos”

“Posição de largada: 29º.”

hehehe

Abraços e sucesso na prova!

Sandro Auzani
Sandro Auzani
15 anos atrás

Não vai ter Camera on-board?

Paulo Franco
Paulo Franco
15 anos atrás

Pô, dois perguntando do moleque semi-analfabeto!
Eu tambem estava curioso!
Eu esperava que ele estivesse na pista, assumisse o erro e largasse lá na frente, de preferência.
Era a primeira corrida dele e, sim, ele fez uma bela merda!
Igualzinha a que eu vi na GT3 e em outras categorias no passado.
Muitos bons pilotos devem ter aprontado alguma na primeira vez.
Mas não estou dizendo que ele é, ou será um bom piloto.
Isso vem com o tempo e os treinos.
Mas se ele gosta, ele DEVE correr.
Conhecendo as regras, seguindo os procedimentos e principalmente ouvindo os pilotos mais experientes, que terão prazer em formar e não em detonar um principiante afoito, mas certamente apaixonado.
E em um autódromo.
Assim é menos um irresponsável espirrando os turbos na nossa orelha, sem saber se vai conseguir parar no próximo farol.
E a cag*da do Felipe Maluhy, na última da Stock?
Aquilo foi um absurdo, no meio da reta!
Quantas largadas tem o Maluhy?]
O cara não é profissional? Ou como dantes, POC?
Ele não aprontou no ano passado tambem?
Vamos só crucificar o estreante ou vamos democratizar a espinafrada?
Manda os dois para a escolinha de pilotagem (e o moleque pro Mobral, porque não saber escrever é falta gravíssima) já!
Paulo Franco

Tiago S.
Tiago S.
15 anos atrás

Vai ter aquela transmissão ao vivo de dentro do carro? Boa prova amanha.

Jackie (Futura Fã do # 69)
Jackie (Futura Fã do # 69)
15 anos atrás

FG, estou sentido uma certa malícia nos comentários…
Acho que você precisa fazer uma dieta !!
E quanto ao freio, pra que freio, carro de corrida foi feito para acelerar !!
Acelera a jacatraca !!
ARGH !!

Turcão
15 anos atrás

Daqui a pouco o Meianov vai ficar parecendo aquela Benetton (?) de 1998 (?) que tentaram enfiam dois pedais de freios mas a FIA proibiu. Mandarei Max e Bernie investigarem.

rafael jorgens
rafael jorgens
15 anos atrás

Flávio, coloca o esguicho d’água no pedal do meio, e freio arranca fora …

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
15 anos atrás

Confesso que dei risada quando li: sem freio foi melhor, tire o pé do freio!
Mas é sacanagem, o Flávio não é mal piloto não, e nem é gordinho como o Tulyo insinuou.
Mas é aquela coisa né Flavio, acho que ninguém aqui perde a piada. E boa sorte, estarei torcendo por lá também.

Henrique Lambert
Henrique Lambert
15 anos atrás

Tive a chance de ver o 69 bem de perto hoje, lindo o carro, interior simples como um carro de corrida deve ser, sem frescuras. Pintura ótima também.

Nós da Formula São Paulo, fomos transferidos pros boxes 21, 22 e 23, “expulsando” o pessoal da Classic, mas enfim, é uma tentativa de reanimar a categoria e etc. Boxes lado a lado, numeração padrão, sala vip pra pilotos, familias e patrocinadores e etc. Estamos tentando…

Me amarro na Superclassic, principalmente nas largadas. Amanha 11hrs to la, e espero que os fãs fiquem pra prestigiar nós da Formula São Paulo ao 12hrs, a categoria precisa de público!!

Quanto ao amigo Ceregatti, realmente a pista esta muito esquisita esses dias, desde quarta, extremamente emborrachada, e agora, RUIM, nós não abaixamos de 45.7. O tempo normal seria 44 baixo. Enfim.

Interlagos amanhã!

Dú
15 anos atrás

Ceréga, imagina depois do Natal e Ano Novo pra quanto vai o lastro!

Lucas Israel
15 anos atrás

Vai improvisar o celular amanha de novo?

Tulyo Cruz
Tulyo Cruz
15 anos atrás

Muito bem, vamos lá. Para o inicio de carreira deste – que aos poucos estou começando a achar lindo “Meianov” – , e um bom começo. Quanto ao peso, pra tudo da-sé um jeito, de imediato e só voce parar de comer. Brincadeira. No mais te desejo, e ao Meianov, muita sorte.

Lott
Lott
15 anos atrás

Pergunta que não quer calar, Felipe Castro apareceu? Se apareceu, treinou? Boa sorte na corrida!

RESPOSTA DO FG:

Não.

Beto Forestieri
Beto Forestieri
15 anos atrás

Flávio, concordo com vc: sem freio foi melhor, portanto TIRE O PÉ DO FREIO!!!!!!!!!!!
Boa sorte e boa corrida.
Abs
Beto Forestieri

jota
jota
15 anos atrás

Tira os freios….

Nico Contreras
Nico Contreras
15 anos atrás

FG esperava vc largando mais a frente, mas numa prova de recuperação espero um show de ultrapassagens, divirta-se e estarei torcendo no final da reta.
Até amanhã e boa sorte…

roger
roger
15 anos atrás

…ora destas você vai me mandar….
-Rebaixa o teto ala daskleine!!!!
Capo, portas e porta mala de fibra e fresqueia paralama dianteiro com umas abas à Mirafiori 131.
No regulamento pede ‘faroles’????

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

Esquece o freio, pisa no da direita!

Boa sorte ae nas corridas…

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

Meio estranha essa diferença mínima – apenas 1 segundo – entre a preliminar das MM sem freio e esse treino de hoje.
Li e reli o texto, meu chute é de que a pista estava hoje muito mais lenta do que antes. Porque não sei, não estava lá, mas acho que só pode ser isso. Um segundo só não é diferença nenhuma entre o carro totalmente desequilibrado e sem freios e o de hoje, totalmente “na mão” e equilibradinho.
Mais um chute: Os tempos de volta vão cair abaixo da classificação, e bastante. Amanhã a gente vê.
Quanto ao peso… 136 Kg a mais é uma cacetada, vai ter que tirar muito mesmo, e não é só em peças de fibra não, vai ter que ser bem radical.

Léo Engelmann
15 anos atrás

( sem trocadilhos ) O Ronaldo ofuscou o Meianov.

flávio
flávio
15 anos atrás

e o rapaz que fez aquela cagada com o passat na ultima corrida vai participar dessa vez?

Jeferson
Jeferson
15 anos atrás

Sem freio veio mais tempo, desliga os tubos então…

Turcão
15 anos atrás

Caramba Flavio! vc tá bem lento hein hehehehe brincadeira. Como disse pra minha namorada outro dia, meu objetivo na vida e ter uma latinha com um motor embaixo pra poder correr em Interlagos. no mais, esse fim de semana viajarei os 440km que separa a cidade onde moro da capital para visitar uns parentes e, obviamente escaparei desse programa de índio para vê-lo correr. Não vou a Interlagos tem um tempinho já, a última vez foi em 2005. Da última vez foi pra ver uns carros um pouquinho mais rápidos, os F1s, mas desse vez vou pra ver corrida de verdade.

Fernando Passos
15 anos atrás

Flávio, como você mesmo diz:

Melhor volta do GP de F1 em Interlagos 2008 = 1:13.736
Melhor volta do #69 em Interlagos 2008 = 2:17.000

ou seja, 50% do tempo de volta

Custo estimado da Ferrari F1 de Felipe Massa = Euro$ 2.000.000,00 +/- R$ 6.000.000,00
Custo Estimado do #69 = Euro$ 5.000,00 +/- R$ 15.000,00

ou seja, 0,25% do custo

sendo que

(custo)² – (tempo de volta)³ = (alegria de correr com o carro feito por você) x 1.000.000

sendo ainda que: E = Mc²

Concluo: O #69 deve te dar muitas alegrias!

Abraços!