F-1 DE VERDADE
SÃO PAULO (deu fome, até amanhã!) – De 1980 a 1989, enquanto vocês vibravam com os picaretas do Ocidente como Alain Prost, Ayrton Senna, Nelson Piquet e Niki Lauda, a verdadeira Fórmula 1 acontecia na Alemanha Oriental.
Nada dessas porcarias de Ferrari, Williams, Brabham e McLaren. Era coisa fina de verdade. Oculta pelo Muro de Berlim, a categoria de monopostos arrastava multidões aos parcos autódromos da DDR. Técnica apurada, engenharia sofisticada, velocidade pura.
E, pelas fotos, dá para sacar que era um automobilismo divertidíssimo. Para se ter uma idéia, os motorhomes eram feitos a partir dos clássicos Barkas B1000 com motores dois tempos. Tem coisa mais linda no mundo? Aaaaaahhhhh! Quero um desses!
Esse site indicado acima, pena, está todo em alemão (aliás, mandei o link direto para a página de fotos, porque as outras têm textos demais). Depois vou tentar traduzir com calma, para saber mais dessa história pouco conhecida do lado de cá do mundo. Deve ter coisa muito interessante. Como interessantes demais são essas miniaturas de carros de corrida da Alemanha Oriental, dica dos meus amigos de um fórum sobre Ladas do qual participo e que, acreditem ou não, está hospedado nos EUA… Vou escolher alguns para me dar de Natal.
Gomes, meio atrasado mas lembrei que no GPTotal tem uma coluna de uns anos atrás falando de corridas de F1 na URSS. Quase tiveram uma equipe na capitalista (Moskvitch) e quase um GP. Talvez já tenha visto:
http://www.gptotal.com.br/2005/leitores/help/20051125.asp
Como fã dos fórmulas da época, não dá pra dizer que esses daí são beldades. Aliás, a secção traseira foi chupada do Fitti F01! Mas também poderia ter competido na Corrida Maluca, tendo por piloto o Peter Perfeito.
One comment: “Barkas B1000 com motores dois tempos”… barcas rsrsrsrs… ainda prefiro o primo do 69 que está ao fundo da foto… aproveitando oensejo : Feliz natal à todos
Os carros parecem os super-vê antigos daqui, mas são bonitos.
Tem motos no site também, mas não entendo nada de alemão.
Grande flavio te desejo um otimo natal e grande 2009 e que voce volte para o rádio comentar formul1 vc faz falta alem de ser un competente profissional sabe ser acido ironico tem umas tiradas sensacionais
um abraco
Feliz Natal e Tudo de ótimo pra vc pro #69 no ano que vem!
Abs
Caro Gomes,
Desejo a você e sua familia um ano novo repleto de felicidade e saúde. Do fundo do coração. Vocês merecem. Obrigado por mais um ano de bons textos, muitas risadas, dicas maravilhosas e, principalmente, pela oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o automobilismo.
Um abraço.
eles eram feitos de fibra de carbono???
kkkkkkkkkkkkkkkk
Amigos, antecipando:”FELIZ NATAL, CAMBADA!!”
VRUMMMMMMMMM………
Até para copiar os caras eram devagar….
Buenas!
Uma porcaria os monopostos (como todos os monopostos…), mas o Lada n° 90 ao fundo, este sim merecia destaque! Carro de corrida de verdade é derivado de carro de verdade!
Grande abraço
Jean
Dá pra comprar as miniaturas? Como se faz?
Flávio Gomes, tu é meio comuna, né? Ainda pouco vi uma crítica tua quanto a uma eventual privatização de Interlagos. Tu é PT da velha guarda?
RESPOSTA DO FG:
Impressão sua.
Me lembrei de uns protótipos, do fim da década de 80, que a URSS colocaria para disputar alguma categoria de acesso à F-1. Acho que F-3000.
Pô FG vi as fotos ,logico que não entendí nada que estava escrito em alemão, a não ser que um bólido daqueles corria com motor Lada 1300 e fazia de 0 a 100 em 4 ou 5 seg.Legal saber que existia vida e competição sobre rodas atrás da cortina de ferro ,vê se descobre quem era o Schumacher da Alemanhã oriental daquela época e algumas histórias prá gente se deliciar.
Valeu a dica ,ótimo final de ano a vc.
Henrique.
Picaretas ??? Porcarias ??? Gomes, oc anda bebendo ??? rsssss
Muito legal saber que os caras faziam automobilismo do jeito que podiam. Melhor até que uma certa Confederação de um paizinho de 3° mundo anda fazendo….
pra falar a verdade, lá o que comanda é isso!
pq dinheiro é o que compra a liberdade nessa bosta de país.
Brasil – Buenos Aires!
na alemanha tbm está rolando isso aki
http://www.youtube.com/watch?v=nz8U-9WgGJQ
é o primo do #69 ali no fundo?
http://translate.google.com.br/translate?u=http%3A%2F%2Fwww.ddr-formel1.de%2FHauptframe%2FHome%2Fhauptframe.htm&sl=de&tl=pt&hl=pt-BR&ie=UTF-8
o Google traduzio, só que nao chequei a qualidade da tradução!
abs
Infelizmente, vejam bem, INFELIZMENTE, Elis Regina tem razão quando canta “Nada será como antes” (não lembro de quem é a composição), afinal, pra mim é uma pena não ver o automobilismo por um outro ângulo.
E digo mais: na DDR podia-se praticar o automobilismo de consciência limpa, pois lá todos teriam chances, ao contrário daqui, onde enquanto assistimos a um circo de montadoras que pulam fora no primeiro sinal de crise e seus pilotos são herdeiros de famílias ricas, milhões sequer tem o que comer e o que vestir.
Desculpem-me se fui chato ou até mesmo um pouco moralista, mas tal observação vem a calhar com esta postagem.
Hehe…maravilhoso, o leste europeu.
Ao lado do motorhome é um 90-21?
Acho que isso o FG não viu…
Copiado do site:
Technik der Rennwagen MT 77 – (MT für Melkus / Thaßler als Hauptkonstrukteure)
Motor Lada (UdSSR) 1.300 ccm
Leistung 110-120 PS (je nach Tuning)
Höchstgeschwindigkeit ca. 260 km/h (je nach Rennstreckenabstimmung)
Gänge 4 + 1
Gewicht > 440 kg
Karosse Polyester
Kraftstoff VK 92
Beschleunigung 0 … 100 km/h 4 – 5 sec.
Bereifung vorn 195/45 – 13
hinten 235/45 – 13
Slick oder Regenreifen
Entenderam?
Que são lindos, são. Agora resta saber se eles tem motores de caldo de cana, como uma outra categoria que foi mostrado um filme.
Jovino
AHÁ … Motor LADA 1300 cc !!!!
Flávio,
Tem até um xará 96: http://www.ddr-formel1.de/Autogramm/images-autogramme/wpe3D.jpg
Feliz Natal!!!
“porcarias de Ferrari, Williams, Brabham e McLaren”.. Porcarias?!?!?!?
Isso que da amante de DKW ehehehhehe
Pois é,
mas como em toda categoria do automobilismo, havia o risco de morte. Diz a lenda que em uma das provas, disputada nas ruas de Berlim, um dos carros decolou ao subir no pneu do que estava na frente. Parece que o piloto até se salvaria, mas como o carro voou por cima do muro de Berlim, ele foi devidamente metralhado pelo Exército da gloriosa DDR.
Já viu, né. Corrida a gente até admite, mas fuga para o ocidente, não!
Eh Eh Eh
Juan