NÃO, A SUBARU NÃO!

SÃO PAULO (deprimente) – É para terminar o ano deprimido, mesmo, encolhido num canto. O automobilismo mundial, como a economia virtual, está derretendo. Primeiro a Honda na F-1, depois a Audi na LMS/ALMS, aí a Suzuki no WRC e, agora, a Subaru, também no rali. Todos tirando seus times de campo.

Já disse aqui e repito: considero essas deserções do esporte ridículas, me fazem perder o respeito pelas empresas (não pelas marcas), dirigidas por bobalhões que têm medo de perder seus empregos. As marcas, essas sobrevivem aos paspalhões, espero. Todas as quatro têm história nas pistas, e história não se apaga assim, tão fácil. Há de surgir, no caminho de cada uma delas, uma nova categoria de dirigentes que olhem para o esporte com alguma paixão e devoção, e não apenas com essa visão mercantilista absurda e patética.

Porque seria muito didático pegar um CEO qualquer da Subaru e colocá-lo na lama em Córdoba, jogá-lo no meio de centenas de argentinos enlouquecidos e deixá-lo ali, observando a reação deles a cada passagem dos carros azuis, urrando e abrindo passagem em meio a gritos alucinados de “Subaruuuuuuuuuu”.

O CEO babaca pode não saber, mas os produtos que saem de suas fábricas são reverenciados mundo afora, levam milhares de pessoas às estradas por onde passa o Mundial de Rali, pessoas que saem de casa no frio, na chuva, no sol a pino, na poeira, no barro, na neve, e elas acampam por vários dias com mulher e filhos, apenas para ver, por segundos fugidios, os carros azuis passando à sua frente atravessados, indomáveis, selvagens. Se a Subaru existe aos olhos do mundo, é por causa do rali. E não pelos ternos risca-de-giz de seu conselho de administração.

Seria interessante fazer o mesmo com um executivo babaca da Audi e colocá-lo nas arquibancadas de Le Mans ao lado de algum torcedor com quatro argolinhas no boné durante 24 horas, e a mesma coisa com algum engravatado tonto da Honda em Fuji, e idem para algum diretorzinho da Suzuki numa prova da MotoGP, apenas para eles sentirem como as marcas que representam têm uma importância, para muita gente, que vai além da otimização do fluxo produção e adequação dos parâmetros financeiros às necessidades da puta que o pariu.

Esporte não é caro. O que está levando essas empresas à bancarrota é a incompetência de seus gestores, que não entendem picas, nem de carros, nem de nada. Se entendessem, suas empresas enormes, que venderam como nunca nos últimos anos, não estariam como estão.

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Edilson Vieira
Edilson Vieira
15 anos atrás

Li cada um dos 165 comentáriso postados aqui. Os racionais do capitalismo defendem a postura da Subaru e de qualquer outra fábrica que sai do automobilismo ” por causa da crise”. Os outros apaixonados irracionais, como eu, o FG e a maioria, não aceitam ficar sem os seus objetos de desejo. Só para ilustrar. Na década de 80, a RJ Reynolds não podia fazer comerciais de seus cigarros na Alemanha. Decidiu então criar um evento mundial onde malucos dirigindo jipes ingleses esquisitões atravessavam regiôes inóspitas do planeta. O evento era o Camel Trophy. Os jipes esquisitões eram o Land Rover. Nunca fumei um cigarro na vida mas se fuamsse, seria Camel. Mesmo assim, graças ao Camel Trophy e a divulgação da participação dos brasileiros no evento de 1985, é que hoje eu curto (e consumo) tudo o que diz respeito a off-road que me cai nas mãos. De carros á revistas. De camisas a site. Assim, como eu, muitos jipeiros foram formados pelo Camel Trophy. Sim, um anuncio de jornal talvez venda mais carros. Mas não cria conceitos, nem identificação com marcas. O que será de uma geração que não terá heróis no automobilismo, nem eventos para recordar no futuro? Nada demais. Ele apenas não se divirtirão tanto quanto nós. E viverão num mundo muito, muito chato.

HELGER CHAGAS
HELGER CHAGAS
15 anos atrás

PREZADO FLÁVIO, CONCORDO CO VOÇÊ EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU.
SOU UM AFICCIONADO DESTA MARCA DIFERENCIADA E RECONHECIDAMENTE COM A DETENTORA DA MELHOR MECÂNICA AUTOMOBILÍSTICA, Á 12 ANOS TENHO SUBARU,
PRIMEIRO UM LEGACY SEDAM, E AGORA MAIS RECENTEMENTE UM PERUA LEGACY OUTBACK 2.5.
DESCONHEÇO CARRO MELOR INDEPENDENTE DE PREÇO OU MARCA.
APESAR DO ABANDONO DAS TRILHAS, JAMAISI CONSEGUIRÃO APAGAR AS MARCAS DEIXADAS POE ESTA LENDA.

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

Bruno Höfig, onde você viu apologia ao capitalismo no que escrevi? Aliás eu não estava nem debatendo o capitalismo, mas tentando justificar a decisão das montadoras de abandonarem as competições. Se a justificativa é elas estarem inseridas no sistema capitalista, não é porque eu gosto ou não do sistema, mas porque a história nos trouxe a este ponto. Quanto à questão das ações, cara pálida, onde você viu eu fazer referência à quantidade de investidores no mundo? Apenas dei um exemplo de que as decisões dos CEOs não são pensando no próprio umbigo, mas no da empresa, que obviamente precisa de saúde pra não afastar investidores, que podem ser qualquer um (inclusive um de nós).

Antonio Falcao
Antonio Falcao
15 anos atrás

Ola Fvlavio,
A tempos que o esporte deixou de ser paixao e virou razao. E isso nao tem mais volta, pois o esporte nao sobrevive mais só e muito menos de nostalgia. Como uma colega falou ai em cima, quem ta no comando destas empresas, sabem bem o que estao fazendo, pois elas nao sao as donas das empresa, apenas seus comandantes, que se veem pressionadas pelos acionistas (estes sim nao sabem de nada, apenas querem seus lucros). E a funcao destes comandantes e tocar as empresas da maneira mais lucrativa possivel. E voce sabe muito bem que lucro na F1 ou no automobilismos em geral, nunca ficou com as montadoras, que so estao la pelo marketing e exposicao na midia. Vlw.

ANTONIO JUNIOR
ANTONIO JUNIOR
15 anos atrás

Meu comentário pode até não ser profundo, nem foi minha intenção, pois seria inútil demover você de seu pensamento unilateral…Gosto muito de automobilismo e das marcas que nos abandonaram, conforme seu post, contudo não acho lícito a forma como você cita as pessoas, nem tão pouco os conhece e sinceramente acho que a recíproca deve ser muito verdadeira.Ah! o seu post também não foi nada profundo…

Marcelo Oliveira
Marcelo Oliveira
15 anos atrás

Caro Altair Acerbi.
Não mudo de emprego pois a empresa onde trabalho é a única que consta em todas as edições de 100 melhores empresas para se trabalhar da Exame, mas mesmo que não fosse,nunca iria para as três grandes de Detroit. Elas encheram o rabo de grana na decada de 90 com a onda dos suv, que não precisavam se enquadrar nas normas anti poluição, por exemplo, pois eram considerados utilitários, mas esqueceram que não são eles que controlam o petróleo no mundo e hoje tomam pau dos japoneses, que estão enchendo o rabo desde então. Honda cortou 60%, que belo, quanto ganharam de 10 anos para cá?
Vejo que você é bem “acadêmico” citou Kotler, acorda você, esquece Kotler, cada praça tem sua realidade, mesmo para empresas globais, Kotler é supostamente para os EUA e para engenheiros que querem tentar aprender o que nunca viram na sua formação, e ao contrário do que pensa, não acho demérito, a questão é que tem que haver sinergia entre o pessoal com formação de exatas com o de humanas. Não estou dizendo que eu e minha turma somos os bons, e sim que a merda toda não se gerencia só com números, existe o intangível, ohhh!
A crise para mim aqui não é uma marolinha, é para os ingleses, americanos, espanhóis, e tal, quisera eles terem o impacto que a crise teve aqui. Deixa de ser espírito de porco, a coisa aqui está bem, mas bem mesmo melhor que muito país dito rico. e cada povo tem o presidente que merece sim, ainda bem que aqui mais de 80% concorda conosco. Outra, profissional de marketing competente, mas competente mesmo, estuda hábitos, consumo e consumidores, se isto para você é p. nenhuma desculpe, só reforça o que eu disse.
Ah. me define o que é posicionamento, por favor, mas sem copiar marketeiro grigo ou colar do google. Onde você discorda do que eu disse? Que na hora da crise é que se deve se diferenciar dos outros? De ser consistente com o que prega? De se aproveitar do nivelamento com concorrentes para sair na frente?
E que história é essa de meu perfil? Você é analista de RH por acaso? Onde falei de meu perfil? Diga qual é o tel perfil então.
Tem cada figura que vou te contar, ficou mordido com o que? Tu é engenheiro por acaso, a carapuça serviu? Sai assombração.

Bernardo
Bernardo
15 anos atrás

esse homem tá puto!!!! e com razão!!!!!!!!!!!!!!

Julio Cesar Manfredinni
Julio Cesar Manfredinni
15 anos atrás

Flavio, você entende tanto de gestão de negócios que deveria ser CEO de uma grande companhia multinacional…rs
Deixa de besteira! Os caras são os mais capacitados para estarem aonde estão. Por isso, se eles dizem que tem que abandonar as categorias aonde suas empresas correm pra cortar custos estão certos.
Guardadas as devidas proporções, garanto que se você for demitido dos seus vários empregos e ficar sem grana uma das primeiras coisas que vai fazer é deixar de correr com o Meianov para não faltar comida na sua mesa e dos seus filhos.
Nessas horas, deve-se dar prioridade para as coisas certas, e participar de competições, seja F1, WRC ou LMES, é menos importante para essas empresas do que ter dinheiro para produzir carros e vende-los, que é a razão delas existirem.

PMK - Japa Refurbished
PMK - Japa Refurbished
15 anos atrás

Você prefere que as empresas demitam algumas centenas de funcionários só para manter uma equipe de competição?????

Que espécie de comunista é esse que prefere ver a sua equipe do coração numa competição em detrimento ao emprego de alguns pais de família?????

Eu sei o quanto é duro chegar prum cara de 45 anos, pai de 2 meninas lindas, sem formação alguma e que está a 10 anos na empresa e sabe muito mais de motor do que muitos almofadinhas de engª e falar: “Sinto muito, mas vc tem que entender que a empresa está passando dificuldades e não posso manter-lo na equipe”. O pior é vc ver a cara do sujeito, com os olhos cheios d’água e se perguntando: “O q eu vou falar pra minha mulher? Como vou pagar a escola das meninas? Como vou terminar de construir minha casa?”

Agora imagina fazer isso sabendo que a empresa gasta por mês mais de uma centena de vezes o salário desse cara com uma equipe de competição por causa de alguns aficionados que acharão ruim se a equipe sair.

Isso não é só infantilidade, é egoísmo e burrice.

O q é mais cruel? Demitir o pessoal da equipe esportiva que está ali para “satisfazer o ego” ou demitir um funcionário da fábrica por que a equipe está ali para “satisfazer o ego”?

“Um presidente/dono apaixonado por competições” manteria uma equipe esportiva pra que???? Pra fazer caridade aos quase mil funcionários envolvidos na Fórmula 1?????? É sim para satisfazer o ego. Qualquer competição que existe, serve para satisfazer o ego de alguém.

Chuta um valor de quanto a Honda gasta com a F1 por mês???? Uns U$ 100 milhões???? Vamos ser legal….. U$ 50 milhões é um bom número… Isso dividido por quase 1 000 pessoas, dá U$ 50 mil. Com R$ 50 mil vc mantém 10 funcionários ganhando U$ 2,5 mil (lembre-se dos encargos). Ou seja, para manter esses quase mil funcionários na F1 seriam necessários demitir 20.000 pessoas da fábrica. Isso para satisfazer o ego de “um presidente/dono apaixonado por competições”……

E quem vc acha que vai demorar mais para arrumar um trampo???? Um engº da F1 ou um montador da fábrica????

O q impacta mais na economia de um país? Os quase mil funcionários da F1 ou os 20 mil funcionários da Fábrica?????

Marcelim
Marcelim
15 anos atrás

O problema é um só: vocês não estão conseguindo conceber o tamanho da crise e seus efeitos lá fora, simplesmente isso.

O Brasil é que está nesse mar de tranquilidade, nos Estados Unidos se prenuncia o armaggedom com medo de falência das três gigantes, no Japão se fala até que a Toyota, a mais rentável das japs vai fechar no vermelho.

A coisa por lá não é marola, é tsunami mesmo….

Bruno Höfig
Bruno Höfig
15 anos atrás

Caros Flávio e todos,

Gostaria de agradecer aos leitores que acabaram por esclarecer o que eu escrevi.
Porque, se alguém não tinha entendido o que eu queria dizer com história dos “babacas a priori”, fica difícil não compreender depois de ler coisas como:

* “Dar a entender que pilotaria melhor a Subaru, Suzuki, Audi, Honda, etc que os CEOs de plantão ou então entoar hinos soviéticos para combater o “neo-liberalismo” soa como piada sem graça de quem vive em outro mundo.” (Primeiro: hino soviético onde? Segundo: o melhor é não fazer nada e simplesmente aceitar um mundo onde tudo que tinha valor intrínseco é transformado em mercadoria e passa, portanto, a ser considerado socialmente apenas de acordo com seu valor mercantil?)

* “Assim é o capitalismo e não inventaram nada melhor!!” (Olha o Sartre se revirando no túmulo com esse papo de There is no alternative que a Tatcher inventou pra enquadrar o populacho e o pessoal tá repetindo como papagaio até hoje…)

* Ou mais: “Ora, desde que surgiu a primeira fábrica de automóveis seu objetivo já era o de vender carros. E para ter lucro. E não é lucro pro CEO, mas para todos os investidores (muitas vezes sujeitos como nós, comentaristas de blogs esportivos, que põem sua grana em ações dessas empresas)” (Esse outro papinho de socialismo em pleno capitalismo – com a sociedade de ações – foi popularizado pelo Peter Drucker; mas o que o pessoal não sabe é que o primeiro a falar disso – criticamente, claro – foi o próprio Marx, que classifica a sociedade por ações como a supressão do capitalismo em pleno capitalismo – do que decorre que ela acentua a contradição, inerente ao sistema, entre a socialização da produção e a apropriação privada. Fora isso: cara pálida, qual você acha que é a porcentagem da população mundial detentora de ações? E vc realmente acha que os trabalhadores de chão de fábrica que se tornaram detentores de ações via privatização forçada das aposentadorias – o que ocorreu nas décadas de 1970 e 80 – estão melhores agora, com sua renda futura investida em ativos financeiros deteriorados, do que estavam antes, quando a aposentadoria era assegurada socialmente? Isso sem contar a insegurança que isso significa…)

E só pra deixar claro: não dá pra tratar de carros sem tratar de economia (como tentou sugerir o funcionário autônomo que não percebe que tem que trabalhar algumas horas a mais semanalmente pra assegurar bens que já eram assegurados pela carta do direito universal dos homens há 200 anos só porque uma certa crise faz o governo erguer os juros e pagar mais diariamente aos donos do mundo pra não jogarem contra o Real – ato cuja conseqüência, entre outras, é a deteriorização da saúde e da educação pela qual você agora é forçado a pagar mesmo não tendo visto a redução dos impostos – que são destinados justamente ao pagamento desses juros…). Pois a característica mais marcante do nosso mundo é a transformação de tudo em mercadoria (os seus genes que o digam…). Tratar desses assuntos, portanto, não é necessariamente um meio pra fazer a apologia do sistema (que é o que acontece quando a maioria dos experts aí em cima sugere que é só olhar objetivamente o sistema pra entender porque se deve louvar o Deus mercado); é entender que o próprio sistema é problemático, e portanto os nossos problemas não decorrem somente da existência de “uns babacas” – já que o sistema mesmo pede e cria os babacas.

E, por favor, quem não gostou do que foi escrito pode bater de volta – pois debater é sempre melhor que ser politicamente correto…

Abraço

Altair Acerbi
Altair Acerbi
15 anos atrás

Caro Mercelo Oliveira,

Poque não manda um CV seu pra GM, pra Ford ou pra Chrisler ????
Seu perfil se encaixa nos marqueteiros que ajudaram estas empresas até hoje…..
Tome cuidado porque um engenheiro hoje tem de estudar marketing mas um marquetista/marqueteiro/marqueteador não estuda P…. nenhuma além de marquetimento / marqueteação e marquetamento !

A Honda anunciou uma redução em sua previsão de lucro de 60 % ( SESSENTA PIOR CENTO !!!!!!!!!!!!!!!)
Vc acha que ele vai reduzir custo de produção ONDE DÁ ?????
Pare de assisteir a vídeos do Paul Kottler e etc e caia na realidade…….

PS: Se essa crise pra vc é uma marolinha é porque vc deve ser uma Paraguaio, um Venezuelano, Euatoriano ou Argentino, pois estes sim estão muito bem as custas dos trouxas brasieliros……
Mas vale aquele ditado, cada povo tem o Presidente que merece……

Mercelo Oliveira
Mercelo Oliveira
15 anos atrás

Por que algumas pessoas ainda pegam no pé com essa história da marolinha? Comparado ao que está acontecendo em outros países, aqui realmente é algo menor, agora se o presidente fala – Meu povo, lascou-se tudo – muitos estariam chamando o homem de irresponsável, instigador do pânico e tal, é inacreditável a má vontade.
Outro problema é colocar só nego de exatas para gerir empresas, o que é que um engenheiro entende de marketing, de posicionamento? Onde trabalho, engenheiros questionam pesquisas qualitativas simplesmente por não entenderem picas – o que fazemos é bom, cabe ao consumidor comprar – sei, mas não basta ser, tem que parecer! E se para o consumidor você não parece o que pensa que é, você se tornou igual aos outros.
Em épocas de crise, números são fundamentais é claro, mas é nessas horas que a consistência no que a empresa acredita, o que é e seu posicionamento no mercado são colocadas a prova, corridas não são só propaganda. Ferrari por exemplo, se sair da formula 1 está deixando “só” de fazer propaganda? Posicionamento! É o que diferência de todas as outras fabricantes de super esportivos.
Lembra do “Não é uma Brastemp”? Posicionamento! Bombava. Faltou grana, largaram a mão, sumiu. É na crise que se investe em imagem, quando todo mundo some, se segura no lugar, reduz lucro, diminua custos de produção, do que der, que quando acalmar, eestará disparado na frente.

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Acho que 2009 será um ano de transição!

2010 será o ano de entrar mais equipes na f-1. Garagistas (digo equipes que disputam a GP2) poderão subir os degraus com esta redução de custos da F-1.

Seria legal o Grupo PSA entrar de vez na F-1.

Eu com pouco dinheiro que tenho em caixa eu vou arriscar. Estou cansado disto e vou lançar a minha própria equipe fictícia de F-1.

RSF-PETROBRAS BRAZIL TEAM F1

Marcos Malfatti
Marcos Malfatti
15 anos atrás

Mr. Flávio é ótimo jornalista automotivo e blogueiro da melhor qualidade. Sua farta produção e criatividade viciaram os adeptos que, como eu, fazem centenas de comentários diariamente e sempre estão aguardando a mais nova pérola em forma de matérias no blog.

Mas quando o assunto é economia ou política… fodeu. Dar a entender que pilotaria melhor a Subaru, Suzuki, Audi, Honda, etc que os CEOs de plantão ou então entoar hinos soviéticos para combater o “neo-liberalismo” soa como piada sem graça de quem vive em outro mundo.

Qualquer piloto que dispute os “baratos” campeonatos regionais sabe que quando o orçamento aperta é melhor nem passar perto do autódromo… Imaginem quem gasta bilhões por ano brincando de dono de equipe. Inocência acreditar que na situação atual o retorno de marketing compense o investimento.

Rodolfo Machado
15 anos atrás

Os que estão ai defendendo as empresas ou os “ceos”, se esquecem que aqui mesmo neste blog o Gomes defendeu a posição do Max Mosley contra o excesso de poder das montadoras na F1, então é assim, quando interessa, elas tem uma política agressiva de dominação na F1 prejudicando as independentes, quando não interessa, elas pulam fora, sem compromisso com o esporte. Outra coisa que já encheu o saco é este papinho de “acionista” que toda hora rola por aqui, o negocio é automobilismo e quem gosta dele, eu não tenho ação de empresa nenhuma para perde ou desvalorizar, sou autônomo, graças a Deus, por isso também não tenho emprego para perder, quem tem e esta com medo sugiro ter um espírito mais critico em relação a esta merda toda, leiam algum texto budista sobre a impermanência de todas as coisas, minha renda pode diminuir?, o que eu vou fazer, perder o sono, achar que os “ceos” é que estão zelando pelo meu bem estar, ou os caras de Wall Steet, como este tal de Bernard Madoff que apareceu ai agora, ex presidente da Nasdaq que deu o golpe da pirâmide em meio mundo, é certo que ele aprendeu isso na própria Nasdaq, onde se cultua o cassino financeiro, a “pirâmide” financeira.

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

Flávio, você é um sujeito muito inteligente, ponderado, além, é claro, de escrever muito bem. Um puta jornalista. Mas é humano também. E acho que mostra bem isso agora, ao analisar com intensa paixão a deserção das montadoras das competições. Se o fizesse com um pouco mais de razão, veria que a culpa (como você já disse em outras oportunidades) é dos dirigentes esportivos, por não darem sustentação às equipes independentes em suas categorias, por não estabelecerem um teto de investimento e deixarem se tornar caríssima a participação num campeonato de automobilismo. Do seu lado, as montadoras, num momento em que são obrigadas a fazer cortes no orçamento, tem mais é que pular fora mesmo. Que outros gastos deveriam ser cortados? Com funcionários? Fechamento de fábricas em países em desenvolvimento? Ora, desde que surgiu a primeira fábrica de automóveis seu objetivo já era o de vender carros. E para ter lucro. E não é lucro pro CEO, mas para todos os investidores (muitas vezes sujeitos como nós, comentaristas de blogs esportivos, que põem sua grana em ações dessas empresas). Nesse momento os CEOs estão cuidando da saúde financeira de quem paga seus salários e garantindo que as pessoas que compram suas ações continuem fazendo isso. Se a crise vai fazer com que as pessoas comprem menos carros, o dinheiro que deixará de entrar aí tem de ser compensado de alguma forma. Ainda que todos os manda-chuvas destas montadoras sejam tão ou mais apaixonados por automobilismo que você (e há os que são), não é na paixão individual que eles têm de pensar agora. Se o fizessem não mereceriam os altos salários que recebem (que ainda são menores que os de muita gente no mundo da F1, por exemplo).

Maxwell Smart
Maxwell Smart
15 anos atrás

FG, trabalho numa grande corporação ( fique tranquilo, sou peão e não executivo ) e assino embaixo tudo o que vc. disse. E principalmente quando vc. afirma que se esses caras entendessem de alguma coisa suas empresas estariam arrebentando de vender e lucrar e não indo para o buraco com a primeira crise que aparece.

Rogério Carvalho
Rogério Carvalho
15 anos atrás

Parabéns FG, vc disse tudo…a coisa que mais se vende no mundo é carro e em todo lugar carro é caro sim, e todas as fabricas de carro do mundo reclamam que não tem lucro, não tem porque seus diretores não sabem administrar a grana que ganham. Eu tenho por mim uma filosofia como amante de esporte a motor que sou só compro carro de uma determinada marca se esta estiver em alguma categoria top.

abraço dos Ituanos

Antonio Vieira
Antonio Vieira
15 anos atrás

Não entendi: a Subaru saiu, mas a equipe do WRC não é a Subaru, é a Prodrive… A Prodrive poderia continuar no WRC, mesmo sem o suporte oficial da Subaru, ou não? As duas maiores perdas do automobilismo em 2009, pela tradição nas competições, são a da Audi e da Subaru. Le Mans sem Audi e WRC sem Subaru é muito triste! No caso sa Audi acho até compreensível a saída, mas a Subaru só existe por causa do WRC! Quando a gente vê um Impreza ou uma Forrester na rua imediatamente associa com o WRC. Sem WRC os Subaru são só mais uma marca no mercado, com muito pouco a oferecer… Não acabou, tem mais empresa deixando as competições nos próximos dias, quem aposta na próxima? Eu chuto Chevrolet (Prodrive) no WTCC…

Marcelim
Marcelim
15 anos atrás

“Sou executivo de um Banco de montadora (Reservo-me ao direito de não abrir qual) e acompanho o que se passa no setor, tanto aqui como lá fora. Como diria, o “bicho tá pegando”. Na Europa, a queda foi de 15%-20%, nos EUA, 25%-30% em mercados estáveis, onde se comemora 2% de crescimento nos bons momentos. Aqui, a “marolinha” foi de 15% em novembro/08. Parece mesmo que voce acredita cegamente em nosso presidente “marolinha”. ”

Tá mal informado, hein “executivo”… a Honda teve queda de 32% nos EUA e a Nissan 42%. Tá mal informado prá caramba…

Dú
15 anos atrás

Não eram os Bancos das Montadoras que até outro dia captavam dinheiro junto as matrizes com taxas irrisórias e esfolavam os consumidores aqui “facilitando” a compra em 72 meses? Enviavam os lucros e agora lobbys para abrir linhas de crédito, redução de impostos e tal.
Como a Man, que assume a VW Brasil Caminhões, e seu principal acionista deve estar contente com a transação, afinal é a própria VW, mas lá de fora. Por isso que enquanto uns choram, outros vendem lenços.

John
John
15 anos atrás

Tem muita gente defendendo a atitude destes dirigentes esquecem entretanto que o mercado automotivo é diferenciado, o público é apaixonado e ligado as marcas e a tradição. Não é como cerveja que basta ser boa e estar gelada. A decepção é grande e como diz o ditado “a propaganda é a alma do negocio” vão piorar ainda mais a situação ficando pelo menos um ano de fora. Principalmente na venda de produtos segmentados com jipes, esportivos motos de alto desempenho entre outros. Os gastos não eram tão altos é só desculpa para corte de custos, vão precisar investir muito em propaganda para compensar. Mesmo assim vão se dar mal. Quem tiver visão e permanecer, vai aparecer neste cenario tão competitivo, 2009 será um ano de realmente muitas mudanças.

mau
mau
15 anos atrás

ue não compreeenderam.

mau
mau
15 anos atrás

vc foi essencialmente perfeito.
o fundador da ford descobriu que a competição era melhor propaganda para sua marca,tanto que desafiou o maior corredor da época para sua primeira corrida:Alexandre Winton.
E venceu.
Só que antes de desafiá-lo,tratou de preparar bem seu veículo,algo que nossos gênios contemporâneos parecem q

Rodm
Rodm
15 anos atrás

Agora começa a boataria. Saiu no jornal belga Autosportnieuws que o Grupo PSA poderá entrar na Formula 1 em 2009 comprando os restos da Honda. Pilotos? Sebastien Bourdais e Jenson Button…

Piro
Piro
15 anos atrás

FG
VC realmente não entende nada de economia e do mundo corporativo. Realmente para ser um CEO de qualquer montadora é tarefa simples e de fácil alcance.

Então vamos aos fatos:

CEO está lá para tornar a empresa, a mais rentável possivel para o verdadeiro dono, o ACIONISTA. Desta forma, ela paga dividendos e se valoriza, investe e cresce. Pois do contrário, ela se desvaloriza, encolhe até o ponto que sua sobrevivencia fica comprometida. Assim é o capitalismo e não inventaram nada melhor!!

Automobilismo para a montadora é investimento de Marketing, ou seja, criar uma imagem vencedora, esportiva, resistente, de tecnologia avançada etc. F1, WRC, “Estoque”, são os meios como poderia ser uma campanha publicitária. Com isto, cria-se a imagem da marca e assim, ajuda a vender o produto final.

Voce já viu propaganda de Lada na URSS? Rally com aopio da Lada nos tempos do Brejnev? Não existia, porque não precisava disto para vender carro na URSS. Mas o capitalismo é diferente. Tem que ganhar dinheiro ou vc fica fora do negócio.

O Fato que a crise pegou em cheio todas as montadoras. Sou executivo de um Banco de montadora (Reservo-me ao direito de não abrir qual) e acompanho o que se passa no setor, tanto aqui como lá fora. Como diria, o “bicho tá pegando”. Na Europa, a queda foi de 15%-20%, nos EUA, 25%-30% em mercados estáveis, onde se comemora 2% de crescimento nos bons momentos. Aqui, a “marolinha” foi de 15% em novembro/08. Parece mesmo que voce acredita cegamente em nosso presidente “marolinha”.

A Honda gastou US$ 400 Milhões com a F1 em 2008.Se comparar com o resultado do ano (cerca de US$ 6 bi) , são menos de 10%, não é muito. A questão é que o resultado de 2009 será muito menor, principalmente com a queda de 30% do mercado americano. Não dá para manter o gasto, tem que cortar o superfulo, a F1. Sorry, mas infelizmente, a F1 romantica morreu a muito tempo…

RESPOSTA DO FG:

1) Ainda bem que não entendo nada do mundo corporativo, e entendo do mundo real; 2) Essa história de que não inventaram nada melhor que o capitalismo é o único clichê que vocês, neo-liberais, conhecem? 3) A Lada sempre disputou ralis, dê uma busca no YouTube e você verá.

CorredorX
CorredorX
15 anos atrás

Boa Mark!

Garageiros já!

Marcelim
Marcelim
15 anos atrás

É, FG…
Ao contrário do que você diz, o buraco é mais embaixo. Ao contrário das fábricas americanas, as japonesas são empresas enxutas onde o funcionário leva bronca se esquecer a luz acesa e seus executivos não recebem bônus fantásticos como os seus colegas americanos.

A verdade é que a crise está tão feia que chega a ser meio inconcebível para nós que estamos aqui no tranquilo Brasil.
Supomos que o seu salário caia repentinamente de 10.000 para 6.000 reais, vai ser preciso cortar gastos de um jeito ou de outro.

Para você pode ser um absurdo que a marca saia das competições do WRC, mas para os milhares de brasileiros que trabalham nas fábricas da Subaru e de seus fornecedores em Gumma-Ken, a província onde está a “cidade brasileira” no Japão, garanto que foi a melhor solução.

Como já disse acima, se você trabalha em uma fábrica japonesa e esquece as luzes acesas ao sair de um recinto, com certeza levará uma bronca do chefe.

Muitas empresas chegam ao ponto de usar como papéis de rascunho e anotações restos de documentos e papéis impressos, que são cortados para se aproveitar o outro lado.

As empresas pedem aos funcionários de escritório que usem roupas leves para deixar o ar-condicionado desligado.

A água usada na fábrica é reciclada dentro dela mesma e reaproveitada para outras funções, como lavar peças, descargas de sanitários e coisas similares.

Os diretores e executivos japoneses comem as mesmas gororobas dos peões de fábrica no mesmo refeitório que os operários, muitos diretores de fábricas andam com carros mais humildes do que muito dekassegui.

É claro que eles possuem um luxuoso sedan “social”, mas como locomoção, eles usam carros modestos, pouco acima de um corolla na vida.

Mas ainda assim, o Japão é o país com menor disparidade entre o salário do operário de fábrica e o executivo da diretoria, o que reflete no seu baixíssimo quociente de GINI, que mede a desigualdade de um pais.

Ao contrário dos empresários brasileiros, onde qualquer dono de fabriqueta de fundo de quintal já tem apartamento de 500 m² , casa de praia e 5 carros importados em casa, a coisa lá é bem austera.

Coisas de um povo previdente por natureza, que ainda tem na vivas na memória os duros períodos do pós guerra. Existem problemas de gestão e de excesso de pessoal sim, mas resolver isso significa acabar com o desemprego de 3%, uma das menores taxas do mundo.

Posso parecer puxa-saco dos japoneses, mas sejamos realistas: você está sendo injusto com eles.

The Take-no-prisoners style o driving.
The Take-no-prisoners style o driving.
15 anos atrás

Flávio, pare de denegrir nossa classe profissional ou lhe denunciaremeos para CBE (Confederação Brasileira de Executivos). É muito chato ler um negócio desse enquanto navego pelo mar do Caribe a bordo do meu iate. A crise tem um lado bom, acabei de comprar um R10 usado, vou pendura-lo na sala da minha casa de campo…

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
15 anos atrás

Apenas para encerrar minha participação nesse tópico (senão vou começar a fazer papel de chato…)

Penso que montadora não tem que se envolver com automobilismo da forma como vinham se envolvendo nos últimos anos.

Formula 1 boa é com motor Cosworth, Ilmor e Ferrari, com ALGUMAS peças internas (pistões, bielas, virabrequim…) padrão para evitar que haja grande disparidades entre os motores.
Mesmo com algumas peças padronizadas, ainda sobra muita coisa para os engenheiros trabalharem e criarem motores com caracteristicas próprias de cada fabricante.

Equipes tocadas por garageiros e com possibilidade de compra de chassis de fornecedores externos.

Montadores seriam muito bem vindas como fornecedoras de motores, mas se enquadrando nas regras das peças padrão.

Parece coisa dos anos 1970, mas acho que é por aí mesmo.

Assim, se as montadoras tiverem problemas para vender os carros que fabricam, o estrago não seria tão grande.

Abraço a todos

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
15 anos atrás

Não dá para entender. É inacreditável que estes executivos babacas e engomadinhos ainda não tenham percebido que TODAS as marcas de prestígio obtiveram o dito cujo nas pistas. E TODAS as que nunca se envolveram nas competições de alto nível não tem prestígio algum. O que era a Subaru antes do WRC? Nada. Uma fábrica de carros feios e que hoje são desejados mundo afora justamente por causa do WRC, como mencionou o FG. Eu degolaria estes caras.

Marcelo Migliorini
Marcelo Migliorini
15 anos atrás

paciencia…
se os engravatados soubessem que é atraves dos esportes que agora eles abandonam que nós reles mortais aprendemos a desejar os produtoss que estes mesmos vendem, agora tudo é apenas vender….

quem será a proxima?
a mercedes da dtm

Luciano Falkowski
Luciano Falkowski
15 anos atrás

Incrível. Hoje sou o feliz proprietário de um Citroen C4. Quando ele me chamou a atenção? Obviamente nos rallies.

Meu próximo sonho? Subaro Impreza WRX STi, hatch, colocado nas pistas esse ano. Por que esse carro? Obviamente, por causa do WRC.

A marca saindo dessa vitrine, perde aquela ‘mística’ do carro. Espero que os caras saibam muito bem o que estão fazendo. Porque isso é lamentável.

Rafael Santos
Rafael Santos
15 anos atrás

Lamentável , realmente, lamentável ….

rosemeyer
rosemeyer
15 anos atrás

Esses sujeitos indecentes que dirigem essas companhias e esses conselhos de “shareholders”,com sua prepotencia e ignorancia,nada mais fizeram ,do que roubar incessantemente e desviar fundos para seus bolsos.Vão aproveitar para despedir um sem numero de pessoas e aumentar seus gigantescos bonus.Ta tudo podre e manipulado.

Lionel
15 anos atrás

Parabenzasso Gomes….o Flávio escreve bem até falando palavrões..que Eu queria dizer e não sabia como….mostrando a total indiguinação pelo imenso despreparo desses Presidentes …Eu particularmente estou movendo campanha para tirar o Presidente da HONDA …e meto pau no Fuinha ..também .alertando acionistas da impompetencia …..já vi muita multinacional quebrar e acredito que Flávio também….e já vi tambèm muito acionista tirar Presidente…e acho que esse é o GRANDE PAPEL DOS REPORTERES E JORNALISTAS como Gomes ..atacar…chingar e mostrar os erros de administração e ELOGIAR quando for bem feito …como a Red Bull que gastou US$120 milhões e fêz muito mais bonito que a HONDA ,McLaren,Renault,Toyota,Ferrari,WILLIANS …..Ah grande Willians também só com 120 milhões …e a HONDA COM 440 PAROU…….sem ao menos tentar fazer economia e abaixar o orçamento para 150 milhões…..porisso .tem que meter o pau….várias vezes…….parabéns Gomes….

Carlos
Carlos
15 anos atrás

Colin Mcrae deve ter se revirado no tumulo….

Lucas Carioli
Lucas Carioli
15 anos atrás

Que década podre para o automobilismo… já repararam que todo o tempo estamos lamentando perdas e mais perdas sem que coisas legais tenham aparecido no lugar?

walter
walter
15 anos atrás

Terminando.

Será, que no ano 05/06 quando os motores mercedes, na F1, quebravam aos montes algum usuário de de Mercedes deixou de comprá-los.

Outra coisa, sempre ouvi falar e li que um dos retornos em divulgação da marcas patrocinadoras consitia nas fotos publicadas depois das corridas. Hoje, pelo menos em Porto Alegre, a divulgação é mínima e tanto é verdade, que mesmo gostando, procurando obter informãções, só fui saber que no último fim de semana tenha acontecido as 12 horas de Taruma, corrida outrora tradicional e se não me engano na edição de segunda feira havia somente uma fotografia do carro que ganhou a corrida, inclusive neste blog não saiu informações.
Queira Deus que ainda possamos assistir pela TV as provas de F1 pois até março do ano que vem podem faltar patrocinadores para as transmissões.

Finalmente, só resta dizer que se não tivesse descoberto a existência deste blog não teria mais nenhuma fonte sobre corridas de automóveis.
Abraços

Bruno Höfig
Bruno Höfig
15 anos atrás

Caro Flávio,
Sem querer faltar com respeito, mas… Você em relação ao capitalismo cotemporâneo tá como eu diante do automobilismo: não entendeu nada!
Os donos dessa empresa não pensam (nem deveriam pensar) no ano que vem. Na verdade, esses donos são fundos de investimento gigantescos cujos operadores estão diariamente sentados diante de várias telas de computador mostrando as variações esperadas dos preços das ações (ativos como qualquer outro – o petróleo, o título da dívida e, por que não, o arroz, cujo preço sobe em função da especulação – e por isso o dito cujo não chega às bocas de milhões e milhões de pessoas).
Pois bem; é a esses donos da empresa que o CEO deve responder diariamente – no mercado financeiro, porque se ele não conseguir gerar entrada de fluxos financeiros a empresa dele quebra, pq na alta era interessante se endividar pra lucrar com a ciranda financeira -, e por isso o que ele fizer conta (não somente, mas principalmente) em função das conseqüências que terão nos preços das ações amanhã (o ano que vem é só no ano que vem).
O importante é entender, portanto, que a merda não é que há uns babacas controlando o mundo (e não somente as empresas automobilísticas); a merda é que a forma de funcionamento do sistema faz com que as pessoas tenham que agir como babacas – e, consequentemente, é óbvio que cada vez mais babacas “a priori” ocupem os cargos. E esse sistema tem nome: modo de produção capitalista – que na sua forma atual é, como você diz, ainda mais babaca do que era antes (algo, aliás, que Marx incrivelmente já previra nos anos 60 do século RETRASADO – na sua análise do dinheiro e dos mercados financeiros – e que agora ninguém tá a fim de admitir)
Reclamar do comportamento desses babacas é a mesma coisa que cobrar do jogador de futebol transformado em ativo que tenha amor à camisa, o espernear porque o futebol mundial tende a ficar cada vez mais concentrado em torno de uns 10 times que concentraram o capital (desenvolvimento natural e necessário de qualquer ramo no mundo capitalista – se vc encontrar qualquer ramo em que haja mais de 8 empresas – que o que são hoje os maiores clubes, como adora lembrar a mídia – dividindo o mercado mundial te pago um café).
Abraço,
Bruno

Maurício Freitas
Maurício Freitas
15 anos atrás

Para mim a Subaru estava para o mundial de rally, como a Ferrari está para a Fórmula 1.

Se existe um carro que eu sempre cobicei ter foi o Subaru Impreza e, lógico, por causa de sua visibilidade nas competições.

Não sou especialista em custos e marketing, minha praia é outra, mas há certas coisas que são indissociáveis de certas empresas. Ao se pensar em Subaru há direta correlação com o rally e esta saída certamente deixará a marca capenga, com a sensação de que algo está realmente muito mal.

Imaginem, por exemplo, esportes radicais hoje, sem a participação da Red Bull. Esquisito, não?

Claro que cada um defende o seu, mas embora pareça um fato bobo e um custo menor, as montadoras ficaram numa saia justa mesmo, quando os poderosos executivos foram chorar as mágoas ao Congresso americano, montados em seus reluzentes helicópteros. Grande mancada…

Paulo Franco
Paulo Franco
15 anos atrás

Que lástima!!
Realmente, Cesar, é a mesma coisa do que a Ferrari largar a F1!
E não sou ferrarista!
Mas sou Subarista de primeira, a ponto de afirmar que o melhor carro que já tive foi um Subaru, sem sombra de dúvidas!!
Dificilmente concordo totalmente com o FG, mas a idéia de pôr um CEO da Subaru na borda de uma estradinha na Argentina, durante uma etapa do Mundial de Rali é excelente!!
Só assim para os caras entenderem e amarem a marca.
Ou pelo menos, compreenderem que não é só uma questão de números, o que faz uma marca ser realmente GRANDE aos olhos do “mercado”.
Paulo Franco

Di Moreno
15 anos atrás

FG,

A notícia é mesmo triste! Meu pai comprou o Impreza WRX dele em 2003, ano em que o Peter Solberg foi campeão e último ano bom para a Subaru no WRC. Depois de 2003 ela nunca mais foi competitiva como nos anos anteriores.

Era muito legal vc ver o Impreza no WRC e andar em um carro com mecânica relativamente parecida com o carro de corrida. Era uma das melhores possibilidades de ter um veículo parecido com um de competição, mais ou menos como acontece com as Motos esportivas.

O Impreza WRX com aquela bolha no capô para o intercooler, os bancos conchas, a suspensão dura, a força do motor turbo e a incrível tração nas 4 rodas é uma delícia de dirigir!

Não tem nem um mês andei nesse novo Impreza WRX Hatch e foi uma enorme decepção. Além de não gostar da versão Hatch o carro atual tem suspensão mole, não tem bancos concha e o motor tem mais força em baixa rotação, dando uma “broxada” nas altas rotações. O carro é mais ou menos o inverso do carro anterior e achei uma bela porcaria.

Sinceramente é até bom que a Subaru saia por um pouco, reveja seus conceitos e volte a ser o que era. Pois andar em um Impreza menos esportivo que o anterior foi uma experiência que não gostei.

Que a Subaru volte, mas que volte sendo o que era antes!

willians
willians
15 anos atrás

Realmente, uma marca é muito mais que os engravatados CEOs possam imaginar. Eu tive essa experiência nesse ano, onde um dia em que eu estava com o meu filho de 8 anos em um Shopping. Lá estava sendo expostos carros da Subaru por uma concessionária. Eu levei meu filho para ao lado de um Impreza, azul, e falei: “- Filho. Esse é o carro que a Subaru corre no mundial de Rali. Muita gente vai às corridas somente para vê-lo.” Notei uma profunda admiração no seu olhar; algo parecido quando ele viu uma réplica da Ferrari F1. E agora, o que vou falar para ele?

victor freire
15 anos atrás

verdade seja dita, pode realmente ser que automobilismo não venda carro e que manter as equipes seja realmente um luxo.

o que corrobora minha teoria de que o capitalismo deixa o mundo mais chato. afinal de contas, nunca deixaram de existir competições do gênero no socialismo real, não?

Valmir Passos
Valmir Passos
15 anos atrás

Meu Deus, o povo aqui vive em outro mundo.
Tem gente que acha ainda que a crise é boataria? Que absurdo….então por favor, se estão tão seguros em seus empregos saiam torrando dinheiro por aí….!!!!
Automobilismo não é caro? Então banquem do próprio bolso!!!

Fernando Passos
Fernando Passos
15 anos atrás

Flávio,

Já escrevi sobre este assunto, porém li alguns comentários e gostaria de fazer mais algumas observações sobre “a crise”…

Muitos defenderam aqui, em seus comentários, que automobilismo não é propaganda que dá lucro… Alguns até disseram que eram do ramo de marketing…

Eu, que não sou do ramo, mas também não sou nenhum idiota, sei que o maior “anti-marketing” que existe para uma empresa em época de crise é mostrar sua fragilidade… Pular fora do jeito que estão pulando mostra o quão fracas estavam suas estruturas, passando para o consumidor final a imagem de que seus produtos são fracos também, afinal se a empresa é fraca, porque seu produto seria bom?

Eu, se fosse investidor na Honda, por exemplo, tiraria meu rico dinheirinho de lá, afinal a Honda fugindo como fugiu da F1, na calada da noite, só mostra que a coisa está indo pro limbo e, antes que meu dinheiro vá junto, tiro de lá e coloco em outro investimento, oras…

Entrar em uma categoria como Fórmula 1, Le Mans ou WRC pode não gerar um marketing tão positivo para uma montadora, porém sair como estão saindo é um “anti-marketing” maior ainda… deveriam ter pensando 1000 vezes antes de entrar na brincadeira e inflacionar o esporte, agora na crise ‘é que são elas”…

“A crise mundial” tão comentada, pode ser a grande desculpa para um bando empresas que só distribuía seus lucros e pouco investia na estrutura da empresa… Enquanto para outros será a chance de crescer…

Espero que os dirigentes das categorias de automobilismo lembrem-se no futuro do que está acontecendo agora… Quando as vacas gordas voltarem, eles que fechem as portas de suas categorias para as Hondas, Subarus, Audis, Suzukis e todas que se entregaram sem a menor luta…

O Max é que estava certo…

Walter - Poa
Walter - Poa
15 anos atrás

Também gosto de carros e corridas e sempre que posso as assisto.

A crise é séria e no meu entnender automobilismo (corridas) não vende carro nenhum.

Gostaria de saber quantos donos de Unos, Palios e outros FIATs sabem que a FIAT é dona da Ferrari.
A caminhonete JEEP vendia bem à beça e não participava de nenhuma competição.
A própria LADA, quando chegou ao Brasil era totalmente desconhecida, somente os iniciados no assunto sabiam de sua existência e no entanto vendo muito carro e jeep. Porque tinha o que todos querem PREÇO. Depois, talvez por desorganização ou sei lá o que, saiu do mercado.
Vou ter que sair com urgência, depois termino

Luis
15 anos atrás

E acho que não acaba por ai hein…