O TERCEIRO CARRO
SÃO PAULO (não tenho opinião formada sobre tudo) – Está numa revista suíça, em matéria assinada por um veterano jornalista que Bernie Ecclestone muitas vezes usa para soltar seus balões de ensaio (ou até para brincar com todo mundo, quando ambos combinaram de anunciar uma possível corrida em Cuba, só para dar risada das agências internacionais que “repercutiram” o “fato”): algumas equipes podem alinhar um terceiro carro em 2009, para que o grid tenha pelo menos 20.
Se ninguém comprar a Honda, ficarão mesmo nove times, e McLaren e Ferrari, as mais fortes, poderiam ser convidadas para alinhar um terceiro piloto, que não somaria pontos para os Mundiais.
Acho difícil de acontecer. Mas, nestes dias em que se fala até em medalhas na F-1, não me surpreendo com mais nada.
Eduardo, isso mesmo, Eurobrun! Nossa não sei de onde tirei esse nome, mas aTyrrel tinha um patrocinador com noma parecido nessa época, Braun. Acho que é marca de barbeador né. Pesquisei no google e nessas horas descobrimos coisas que nunca nem imaginamos, por exemplo o dono da Eurobrun se chamou Walter Brun. E o Moreno só participou no último ano da equipe, em 1990.
Só colocar a Equipe BRM. 5 carros a mais.
Nossa, nessas fazia tempo que não se falava do Sr. Rubens, o cara sumiu.
Aos desavisados de plantão: não existe “café-com-leite”. O que existe é a necessidade de se manter a igualdade de condições na briga pelo Campeonato de Construtores. Afinal, nem todos os times teriam três carros.
Os pontos dos pilotos com certeza valeriam.
É o próximo a sair vai ser o CVC, para quem ele vai descapitalizar a F1?
http://www.cvc.com/Content/EN/OurCompanies/OurCompanies.aspx
Depois das medalhas, essa é a sequência de sandices de Sr. Bernie Esclerosado. Escrevo mais uma vez: esse gagá já era para ter saído da F1 há muito tempo, mas pelo jeito, só quando morrer.
Rodrigo Duarte, acho que a a equipe se chamava Eurobrun.
Agora, proponho um abaixo-assinado: Rubens Barrichello na 3ª Ferrari!Com cestinha para levar a cadelinha Lulu.
Quando existia o Mundial de Esporte Protótipos ( que a dupla Max / Bernie destruiu com medo de concorrerem com a F-1 ), as equipes alinhavam um 3º, 4º e até um 5º carro e tinham disputas acirradas. Raul Boesel foi campeão em 87 pela Jaguar que chegou a alinhar 5 carros oficiais na decisão em Spa. Schumacher, Frentzen, Wendliger, eram habitués do 3º carro da então imbatível SAUBER-MERCEDES. Sabem como funcionava o regulamento??? Simples, só eram computados para classificação do campeonato de marcas / construtores, os 2 (dois) melhores carros na classificação final da prova. Os pilotos, marcavam a pontuação normalmente. Era um Deus nos acuda!!!! Sem contar a equalização dos motores. Existiam motores turbo, bi-turbo, aspirado 5 litros, aspirado 7 litros… um balaio de gatos, porém todos andava sempre juntos. O milagre era simples: para equiparar as diferentes usinas, eles limitavam o consumo de combustivel consumido. Por exemplo: a cada 100 Km de prova, só poderia ser utilizado 50 litros de combustível. Um campeonato simples, com uma fórmula de disputa simples, regras simples e que era admirado por muitas pessoas e montadoras ( Porsche, Mercedes, BMW, Jaguar, Aston-Martin, Peugeot, Mazda, Toyota, Audi ). Pena que ameaçou derrubar a F-1 do pedestal.
Nessas horas me da uma saudades da pré-qualificação, eu achava um atrativo a mais, lembro até hoje do Moreno tentando se classificar pela Aerobrun (era esse o nome da equipe?) e do Gugelmin tentando pela March ou Leyton House sei lá!
Bons tempos que não voltam mais. GP de Paul Ricard, de Estoril, Adelaide, entre outros que não participam mais.
Tá, não somam pontos!!
Mas as medalhas, pelo menos, terão direitos?????!!!!!!
Flavio
Nesta epoca de redução de custos muito se fala no motor padrão para a F1.
Considerando que os grandes “players” do esporte são ( pelo menos por enquanto) as grandes montadoras, porque não fazer justamente ao contrario.
Padroniza-se o chassi, pneus e aerodinamica e cada montadora agrega seu pacote mecanico-eletronico ( motor cambio e eletronica ) dentro de um conjunto de regras ( como é hoje ). Devemos tambem considerar que o desenvolvimento do pacote mecanico-eletronico tem muito mais relação com o desenvolvimento dos veiculos comerciais de cada montadora do que o chassi e aerodinamica totalmente relacionado à industria aeroespacial.
Alem de baixar os custos, estes poderiam ser mais facilmente absorvidos pelo desenvolvimento regular de cada empresa.
NÃO TIVE TEMPO DE LER TODAS IDÉIAS ….MAS VOU LÊR Á NOITE PODE SER QUE SURJAM BOAS IDÉIAS…..quanto aos desavisados quem colocou a BRILHANTE idéia foi O Grandioso Frank Willians….que com apenas 130 milhões consegue correr sossegado e ainda por 3 carros…ACHEI A MELHOR IDÉIA DOS ULTIMOS TEMPOS estou torcendo para dar certo e o Flávio sempre atento divulgou….agora quanto a contagem de pontos , cor do carro etc etc etc isso é outro assunto para muitas pautas…..a Ferrari põe fácil…a McLaren idém ..a Toyota a Renault…todas concondam …agora Eu pergunto cadê a CRISE ..que a Honda falou….não tem e nunca teve para quem sabe administrar ….a CRISE FOI NA MORDOMIAS DELES…..aí cortaram …..azar deles …a Toyota esta soltando ROJÕES …..quanto ao pessoal que está metendo o pau na BRILHANTE IDÉIA ….ACHO MELHOR SE INFORMAR MELHOR …..LENDO OUTRAS MATÉRIAS DO FLÀVIO ………..ABRAÇOS LIONEL
Eu tenho algo mais importante a dizer:
– RI-DI-CU-LO.
3 CARROS? ATÉ VAI, DESDE QUE TODAS POSSAM ALINHAR E SE FOSSE POSSIVEL TAMBEMN A VENDA DE CHASSIS E ETC ESTILO INDY… AFINAL, NA LE MANS NÃO VALIA TAMBEM???
Pra ficar bacana a idéia do terceiro carro… a mclaren alinharia só como mercedes…… a Ferrari como um Tata ……. (matéria publicada no GP)
Vixe…..
Terceiro carro? Que não marcaria pontos? Vai ser guiado por quem? Ganha uma medalha de honra ao mérito de latão no final da temporada por ter participado no melhor “espírito esportivo”? E se o cidadão que não marca pontos (logo, não tem compromisso com nada), vai e me dah um porrão num cara q tah disputando o título? Ou se o Glock fosse um desses pilotos e, sem querer, batesse no Hamilton ali na ultima curva de interlagos? Ele vai perder qtos pontos? Vai ficar fora de qtas corridas?
Coloquem então o papai noel com seu trenó com 8 renas de potência… ecologicamente correto, motor padrão, gasto quase nulo com aerodinâmica, não precisa testar e nem precisa de patrocínio, pq os duendes trabalham de graça…
Quer vender jornal, tio Bernie? bota foto da Tamara de topless então…
Vou assistir Stock Car. Já que é pra ver carro padrão, cortando custo, pelo menos o ingresso do autódromo eh barato.
Olha isto não é novo. É justamente o que previa o antigo pacto de concordia que se o grid baixasse de 20 carros a FIA poderia exigir das equipes mais bem classificadas no mundial anterior que colocassem um terceiro carro que não somaria pontos. O negócio é que os contratos comerciais do Bernie garantem que o show vai envolver pelo menos vinte carros.
Seria bom ver o Luca Badoer finalmente guiar uma Ferrari em um Grande Prêmio.
Os pontos do piloto devem valer sim, exceto no que diz respeito ao mundial de construtores.
O terceiro carro seria bom, se; Todas as equipes teriam direito de ter; Valeria os pontos por equipe e por pilotos.; Poderiam ter patrocinio distinto e independente da equipe “madre”. Ficaria divertido e muito mais animado!!!
1- se reduzisse o pedágio pago pelas equipes, não precisaria de mágica.
2- a BRM já alinhou 5 carros – vejam GP do Brasil de 73-74
seguinte, 3 carros, somam pontos pro mundial de construtores os dois melhores classificados por corrida.
os 3 concorrem ao titulo de pilotos…
bem o custo pode ser amortizado com um aumento do patrocinio(são 3 carros mostrando as marcas em vez de 2), alem de aluguel pra pilotos mais abastados e menos talentosos(bem pedro paulo diniz mesmo…)
Para aumentar a palhaçada, o terceiro carro da equipe seria aquele para duas pessoas, onde o passageiro seria sorteado na platéia, e o piloto algum veterano, ex-piloto da F1.
Se não me engano essa história do terceiro carro já foi cogitada um tempo atrás quando a F1 também ficou perigando ter menos de 20 carros no grid com a falência da Jaguar ou será que foi com a falência da Jordan, ou então da Minardi… já nem lembro mais.
Acho a idéia do terceiro carro ridícula, a menos que seja obrigatório pra todas as equipes e valendo pontos pro mundial. Mas se é pra pensar em soluções alternativas, permitam a venda de chassis e motores para que as equipes da GP2 possam chegar a F1. Também seria melhor eliminar a obrigatoriedade do “depósito compulsório” que as equipes devem fazer a FIA para alinhar seus carros na categoria, dessa forma, mais gente poderia se interessar pela F1. Seria legal, de repente ver mais carros do que vagas no grid disputando a classificação. O treino de sexta poderia ser classificatório pro treino de sábado e ai a sexta-feira valeria alguma coisa.
Mas quem sou eu pra dar sugestão a FIA, FOM e FOTA eles sabem muito bem o que estão fazendo.
Pelo menos deveriam saber, afinal é o dinheiro deles que está em jogo, não o meu.
Pensei o mesmo que o Rafael !!! Ferrari e McLaren com um terceiro carro “café-com-leite” ?!?!?
Seria um verdadeiro pedido pra dar merd…..
Imaginem só a situação: Disputa de título igual a desse ano e as duas usando seu “café-com-leite” para atrapalhar o rival ……
Sem essa, né ?!?
Se é pra ter 3 carros, que proponham algumas vantagens e que o cara corra também pelo campeonato. O esquisito aí é que não querem diminuir os custos ?!?!?
Po gente, é mais gasto. Mas é mais exposição das marcas né… Acho q seria muito bom, mas sem valer pontos é ridículo. Imaginem ferrari e mclaren tendo q botar mais um. Ia ser muito bom. Aí um blogueiro disse q duas equipes iam monopolizar os 6 primeiros lugares, mas pensa bem… Não é melhor ter 6 lugares cativos do q 4??? A briga ia melhorar.
Eu aprecio a idéia de três carros, mas essa de não participar da pontuação eu não entendo, qual seria a motivação? Testes? Só aparecer? Sei lá, é esquisito.
Por favor, mudem o nome da categoria para outra coisa qualquer…pois com medalhas, terceiro carro, etc…tá longe de ter algo parecido com F1…..
Mas nao acredito nesse negócio. Apenas mais uma notícia para se falar da F1 nesse dias de entressafra
Além de resolver o problema de ter que ter no mínimo 20 carros, devido ao contrato com as tvs, seria um meio as equipes grandes burlarem a falta de testes. Colocariam um piloto de testes para correr sem preocupação de marcar pontos e apenas testar o carro. Os outros iriam chiar, com certeza.
Ao mesmo tempo em que querem cortar custos falam essa pérola. Se o 3º carro não vai contar pontos pro mundial pra que coloca-lo pra correr? Seria mais fácil a FIA ou FOTA dar algum tipo de subsídio para essa nova equipe, ou como então promover uma equipe da GP2
3º carro será tão útil quanto a uma 3ª mama.
Ridículo, o tio Bernie.
Se a F-1 têm que começar a mudar, que comece por cima.
Querem reduzir custos?
Mandem o Mr. Max e o Mr. Bernie para onde vocês quiserem.
Com suas putas, medalhinhas, festinhas e tantas outras fábulas que só fazem mal ao esporte motor.
Mudem o presidente e a empresa muda! Não é isso?
O terceiro carro poderia ter a pintura diferente ,seria um carro de aluguel ,como acontecia algumas vezes nos anos 70.
Ficaria legal.
Seria ótimo se pudessem marcar pontos. A FIA poderia propor incentivos à equipe que colocasse três carros, leia-se vantagem nas cotas de patrocínio, recém igualadas na última reunião. Agora colocar um terceiro carro se marcar pontos???? Ora, se é pra encher o grido ponham os vinte carros da GP2!
E o tal sistema de medalhas é o cúmulo do ridículo. Por que ao invés de inventar tanta besteira não retornam com o sistema antigo (10,6,4,3,2,1)?
Essa de uma equipe ter um terceiro carro no grid e não marcar pontos para o mundial é demais.
Prefiro uma corrida em Cuba e não seria má a idéia não.
Pois Cuba está tendo abertura econômica enquanto outros pensam em embargos.
Devem estar embriagados, extasiados, anestesiados e em porre para pensar umas sandices dessas!
Chamem os garagistas logo, pô?
Mas que situação o esporte chegou….Em vez do terceiro carro, talvez fosse mais fácil facilicar a vinda de 3 equipes da GP2. O grid ficaria com 24 carros, e seria bem mais legal.
agora, lendo isso me bateu uma idéia.
queriam salvar o treino de sexta lembram?
Já que não vai mais haver testes durante a temporada, poria na sexta feira, haver uma mini corrida apenas com os pilotos de testes. com 10 carros que seja, 1 de cada equipe….que seja por volta, ou po tempo, uma meia hora 40min.
Poderia se fazer um campeonatinho paralelo, mas que possa dar alguma coisa no campeonato oficial. ponto extra pra equipe, mais voltas na classificação ou no treino livre. etc….
poderia ter grid invertido, pra nao ter necessidade de treino
único contra eu acho, são os gastos. mas seria no minimo interessante, poderia salvar as sextas feiras, e resolver o problema do fim dos testes durante o ano.
Seria ótimo, pois no passado, se não me engano, na década de 70, me lembro da Ferrari alinhar 3 carros e outras também. Se realmente os contratos com as TVs impuserem 20 carros, com certeza eles darão um jeito de fazer isto acontecer. Resta saber se nesta época de crise e contenção de despesas as esquipes colocarão mais um carros sem ter nenhum benefício, já que eles não contarão pontos para as marcas.
Jovino
Bom, eu tenho opinião, pelo menos nesse assunto.
Um terceiro carro, mesmo que não some pontos, não pode ser visto como um carro de testes “oficioso”? Como não valerá nada mesmo, pode servir para tentar algumas mudanças mecânicas, aerodinâmicas ou seja lá qual for, que depois seriam aplicadas aos carros oficiais.
Sem contar que poderiam fazer jogo de equipe, dificultando as ultrapassagens por tempo suficiente para mudar o resultado das provas.
Acho que não passa. Não creio que o Williams e o Briatore toparão essa.
Mas, como eu costumo dizer, é só minha opinião de cinquenta mil réis…
Gomes, não tem opinião ainda? foi a idéia mais RIDICULA possível.
em 5 segundos ja pensei em vários absurdos.
1 – o gasto que isso vai ter. sustentar mais um carro, acabou com toda economia que a FIA queria fazer
2 – não marcar pontos? F1 vai ter CAFÉ COM LEITE AGORA?
3 – imagina o Luca Badoer batendo no Hamilton, bacana hein
4 – imaginem um possível monopolio…do 1º ao 6º colocado, poderíamos ter apenas ferrari e mclaren. (desculpe..até o 5º apenas, o Kovalainen não conta)
5 – encher linguiça…medida mais PORCA que uma entidade desse tamanho pode tomar.
SE fossem 3 carros por equipe, mas tudo certinho, com pontos e tudo mais..ai sim poderíamos discutir
Mais um custo para não valer nada?
O Bernie deve estar tomando um monte, comendo um monte e rindo da cara dos bestas (nós) que ficam perdendo tempo com as bobagens que fala.