O VÍDEO DO ANO

GUARUJÁ (e agora, José?) – OK. Não chegamos aos 500 votos em cada categoria do Best Blogs Brazil, mas reconheço o esforço da blogaiada, que colocou esta humilde página em primeiro lugar nas duas. Nada mau para um domingo. Vamos ver se durante a semana as posições se mantêm…

E para mostrar minha enorme generosidade, vou colocar o vídeo prometido no ar, mesmo sabendo das consequências que poderá ter para a carreira deste piloto-jornalista.

Mas, antes de assisti-lo, é importante que vocês saibam o que se passou dentro daquele carro naqueles segundos fatídicos.

Era a largada da segunda prova da rodada dupla da Superclassic, algumas semanas atrás. A última corrida do ano, terceira do Meianov.

As imagens foram gravadas de dentro do Fusca AP do piloto Paulo Souza — que é da minha equipe, diga-se. Estávamos no pelotão do fundo. Eu, porque me classifiquei lá atrás, mesmo. O Paulo, porque não treinou na sexta e teve de largar nas últimas filas.

A largada na Superclassic, neste ano, foi lançada em todas as provas. No sábado, deixei o pelotão da frente descolar demais. No domingo, ficamos mais juntos. Larguei bem. O Meianov aparece à esquerda, no vídeo. Ganhei a posição de um Fusca e consegui deixar os Chevettes para trás.

O S do Senna foi contornado em trajetória pouco confortável, mas é normal, em largadas. A gente vai se defendendo e monitorando os outros pelos espelhos, procurando espaços e fugindo das possíveis confusões. Lá de trás, com carros fortíssimos, o Nenê (Topolino) e o Magnusson (Bianco) começam a atropelar todo mundo já a partir do início da Reta Oposta.

Desci a reta por dentro, em posição de defesa de novo, com o Puma amarelo do Furrier babando atrás de mim, e tendo de controlar os Chevettes à minha direita. No Lago, dei uma esparramada porque não tinha tangência, mas foi algo razoavelmente pensado, para manter os Chevettes atrás. O Furrier passou e retomei o traçado na subida para o Laranjinha na frente dos representantes ianques da GM.

E o Paulo chegando com seu Fusca prateado…

A freada para o S é complicada, quando três carros chegam juntos para fazer a curva. Foi o que aconteceu. Eu estava atrás do Fusca do Fernando, que seria meu grande adversário na corrida. Abri um pouco para a esquerda para tentar fazer a curva direito, e o Paulo colocou de lado.

Naquelas frações de segundo, pensei em muita coisa. Pensei nos operários da fábrica de Togliatti, que incansáveis montaram o Meianov sob os rigores do inverno soviético, com todo carinho e zelo. Nas doses de vodca que beberam na noite em que o Meianov saiu da linha de montagem, nas tavernas escuras e enfumaçadas das redondezas, depois de mais um dia duro de trabalho. Pensei nas Elenas, Olgas, Irinas, Valentinas e Tatianas, que enquanto o Meianov era montado, esperavam seus maridos acordadas, prontas para lhes esquentar um prato de sopa e lhes dar uma noite de amor. Pensei nos czares abastados e nos revolucionários bolcheviques que tombaram em outubro de 1917 para colocar o povo no poder.

A curva chegando, e eu pensando em tudo isso. Ao meu lado, um carro alemão. Lembrei-me do cerco a Leningrado, da crueldade do exército de Hitler, dos 900 dias em que a cidade ficou sitiada. Um milhão de mortos, muitos deles de fome. À frente, outro carro alemão. Eu estava cercado de alemães! O Meianov, naquele momento, era Leningrado! Carregava dentro daquele carro milhões de almas subjugadas pelas tropas comandadas pelo marechal Ritter von Leeb, e precisava resistir!

E a curva chegando, e o cerco aumentando. A história se repetiria, mais de 60 anos depois? Não, eu não permitiria jamais! Então, parti para a contra-ofensiva. E o Meianov saiu da trincheira e…

Bem, de verdade verdadeira, nem vi o Paulo. Vi que tinha um buraco por dentro, entrei e acabei passando os dois.

Mas estava pensando em tudo aquilo, juro.

Subscribe
Notify of
guest

119 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Flavio Augusto
Flavio Augusto
15 anos atrás

algum dos amigos ai se lembra de um piloto dessa epoca q [e de bh chamdo Flavio Eduardo q no final dos anos 60 inicio dos 70 foi correr em sp.
correu nas equipes dacon , jolly , hollywood e se tem mais alguma não me lembre mais as principas foram essas.
parece q um de seus apelidos era capacete por causa de seu cabelo q parecia um capacete alemão.rsrsrs….

se alguem sobrer algo e puder postar ou me enviar por email ficarei muito grato.

[email protected]

Rodrigo Romão
15 anos atrás

Retrovisor é luxo, sr. Flavio? Dava até pra pensar que a traseira ia ser benzida do outro lado agora..

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
15 anos atrás

hahahahaha
Linda manobra!
O culpado é quem bate atrás, não é isso que diz o código de trânsito? hahahaha
Boa, Gomes! Que bom que deu certo!

Herik
Herik
15 anos atrás

Ah… Lembrei-me da disputa Piquet x Mansell no Gp da Austrália de 1990!!!! Quebrei o galho agora…

Helio Herbert
Helio Herbert
15 anos atrás

Se o cara tem 50 corridas no currículo é arrojo…
Se fosse o Passatinho branco atravessando na frentre em sua primeira corrida…
O poeta Augusto dos Anjos dizia:”A mão que afaga é a mesma que apedreja”.

Alexandre Gomes
Alexandre Gomes
15 anos atrás

Isso devia ser proibido… Qua a FIA não saiba!!!!!

Hehehehhe!!

Mac
Mac
15 anos atrás

“O S do Senna foi contornado em trajetória pouco confortável”

Não é mais “S” do Senna Gomes, virou “S” do Schumacher a anos. Prost é o Rei do Rio, Schummy é Rei em Interlagos…ninguém venceu mais que ele nessa pista na Formula 1…rs

ALEX B.
ALEX B.
15 anos atrás

Flavinho show ou Flavinho Schumacher! Pensando bem, Schumacher, via…, Schumacher, via…!!!!!!!rrsrsrsrrsrsrsrrsrsrs!

Hugo
Hugo
15 anos atrás

Essas coisas que dão graça ao automobilismo, quem está chamando o FG de barbeiro deve gostar de ver procissão de carros indo para o enterro…

Ainnem Agon
Ainnem Agon
15 anos atrás

Ficou claro no vídeo: o 69 tinha mais de meio carro na frente, então a manobra foi válida. E o Fusca não ia conseguir fazer a tangência aonde estava posicionado, iria empurrar o 69 pra fora da pista muito provavelmente.

Então os comissários da prova decidiram que o Fusca perderá 10 posições na primeira corrida de 2009.

Nilson Cintra
Nilson Cintra
15 anos atrás

Flavio e Paulo, com esta habilidade toda voces tem que fazer dupla em corridas de endurance. O Paulo conserva o carro e o Flavio parte para a destruição. Linda corrida, parabens aos dois ótimos pilotos……..Nilson Cintra Fusca 65, ( aquele da reportagen que você fez nos 500 km. de Interlagos )

Andre Benevides
Andre Benevides
15 anos atrás

Bela manobra. O fato de vc achar q não viu o carro de trás apenas comprova que a intuição ajuda muito os pilotos. Numa fração de tempo o piloto resolve fazer uma manobra que parece sorte, mas que no fundo tem a mão da experiência.

Agora, se a sua equipe fosse a Ferrari na reunião seguinte um piloto teria que explicar a ultrapassagem naquelas condições, envolvendo um companheiro de equipe. Vejo até o começo da explicação: “Dr. Luca, VEJA BEM…..”

Feliz Ano Novo para todos!!!!

Le
Le
15 anos atrás

parecia aquela fechada do nakajima no senna em 1990. em interlagos mesmo…

Piro
Piro
15 anos atrás

VC também pensou nos milhoes de Russos (e não soviéticos…) que morreram por causa desta pseudo-revolução que colocou a Russia no atraso por mais de 70 anos?

Vc pensou nas Helenas, Olgas, Ksenias, Tatianas Valentinas e outras tantas que ficaram viuvas por conta da KGB e do Partido comunista e que criaram seus Yuris, Alexanders Nicolais, Dimitrys sem que eles tenham tido a oportunidade de conhecerem seus pais?

Vc pensou em toda a Familia Romanov que foi torturada por meses até serem assassinados?

Tavernas na Russia em pleno regime comunista? Acho que a classic deveria fazer oteste do bafometro….

Agora se vc faz isso na 23 de Maio, até a tua Bisavó é xingada….

P.S Feliz 2009,

Conde
Conde
15 anos atrás

Me lembrei daqueles imãs de colocar no painel :
“Não corra papai “

mauricio
mauricio
15 anos atrás

mansell viu,ligou pro piquet e disse:”nelsinho,a gente era escoteiro”
abçs

Virgo
Virgo
15 anos atrás

O patrãozinho Gomes em dia de Gomes… o outro Gomes, o Paulo!

Ike Nodari
Ike Nodari
15 anos atrás

Ótimos freios tem aquele Fusca. Já pensou que feio ficaria para o grandioso 69 (bolchevic) ser estampado pelo alemão (nazi) na batalha campal de Interlagos. Convenhamos que vc não achou uma brecha, pois na realidade vc quase cavou uma cova, rsrsrsrssrsrsrs. Valeu. Abraços

Serjones
Serjones
15 anos atrás

O mais engraçado é o barulho do carro tentando retomar a velocidade…não sei se do alemão ou do soviético.

Serjones
Serjones
15 anos atrás

Huahuahua.Uma japonesa,num Mercedes E320,fez a mesma coisa comigo no trânsito!!!Foi ontem,em Tokyo,é claro que guardando as devidas proporções (no meu caso,fiquei nervoso;no seu,dei muita risada). Abraço

Nico Contreras
Nico Contreras
15 anos atrás

FG você tem a desculpa de não ter a visão total do retrovisor direito devido sua estatura. rsrsrsrsrs
Ainda bem !!! que o Paulo Sousa tem quase 2 metros e percebeu a sua manobra quase suicida.
Dia 25 de Janeiro estaremos lá.

Wolf
Wolf
15 anos atrás

Ei FG, vou te dar de presente uns retrovisores de D20 para colocar no Meianov……

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ai se o Paulo tivesse um microfone no capacete……..as orelhas tavam ardidas até agora!!!!!

Joaquim Lopes
Joaquim Lopes
15 anos atrás

Caramba, se fosse o contrário, no mínimo iria chamar o cara de barbeiro.

Feliz Ano Novo

Danilo
Danilo
15 anos atrás

Isso que e ter culhões! Queria ver um piloto de f-1 azer isso hoje em dia.

M.Bacaneli
M.Bacaneli
15 anos atrás

Acho que não foi só o freio do fusca que travou aquela hora…..

jovino
jovino
15 anos atrás

Dú, concordo com você. Se a gente não soubesse que é o Bird e o visse por aí, dificilmente a gente acreditaria que foi um dos grandes pilotos brasileiro de todos os tempos, pois não dá para acreditar que um senhor já de idade já fez o que ele fez no automobilismo. Um dia destes me encontrei com um dos grandes pilotos de brasília que foi o Ênio Garcia e a gente olhando para a figura e é difícil de acreditar que ele acelerava tanto e que tem um passado no automobilismo.
E o brilho dos olhos deles ao acelerar o veoitão. Queria ver esta galera acelerando num autódromo, como aconteceu com o Fângio e o Brabham num evento na década de 70 quando os dois saíram para a briga mesmo e os bandeirinhas ficaram doidos com os pegas deles.
Jovino

Cassio Missiroli
Cassio Missiroli
15 anos atrás

O Cara tá contente como nunca, disputando posição como nunca e essa cambada nunca tá contente. Ô, raça!

vitão
vitão
15 anos atrás

FG, o Dú me contou que o premios, caso o blog seja eleito, serão, em ordem decrescente de valor :
1- a outra lanterna
2- um Lada
3- uma volta com você no meianov, sem direito a cobertura de seguro.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
15 anos atrás

faltou*

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
15 anos atrás

Nada disso. Falto pouco para você fazer igual ao garoto do Passat! Hehehe…

Maurício Freitas
Maurício Freitas
15 anos atrás

Se fosse o Hamilton ou o Schumacher que fizessem tal manobra seriam chamados de gênios. Uma vez que foi o Flávio Gomes, o povo fala que é barbeiragem.

Como diria o Tutty Vasquez: “Ô raça!”

Vinicius SS
Vinicius SS
15 anos atrás

Afff… Lembrei dos “melhores” momentos do Hamilton agora… na URSS não era obrigatório retrovisor do lado direito? :-)
Mas olha… que barato a superclassic… essa câmera onboard passa uma emoção e adrenalina danada… diferente de categorias mais profissas, ver carro de verdade (de rua) acelerando e ultrapassando é muito mais emocionante!
Parabéns a todos da categoria!
Vinicius

Pedro do Opala e do Kadett
Pedro do Opala e do Kadett
15 anos atrás

Ouvi dizer que na ex-URSS o trânsito era de matar mesmo… deve ser influencia do carro hahaha!

Ricardo Reno
Ricardo Reno
15 anos atrás

Flávio,

A comparação foi ótima, a manobra nem tanto, quer dizer nem tanto para seus adversários. Agora uma questão que me deixou em dúvida, o comandante do VI exército não era o General Paulus, que depois de cercado foi promovido a Marechal por Hiltler?

Adriano Silva
Adriano Silva
15 anos atrás

Eu ia dizer que foi uma barbeiragem mas, como trata-se do fundador da categoria, foi uma “manobra ousada”.

Iverson
Iverson
15 anos atrás

Meiarodov ?

Tulyo Cruz
Tulyo Cruz
15 anos atrás

FG, confessa. Escondido no porta malas voce tem, pé-de-coelho, trevo de quatro folhas, etc,etc….

Eduardo Melo
Eduardo Melo
15 anos atrás

Flávio, vc é muito louco, hahhahaha. Estas corridas deveriam ser transmitidas ao vivo, são muito melhores que os frankensteins tecnológicos da f1.
Viva o #69.

Max
Max
15 anos atrás

Sensacional.
Texto Emocionante!!
o Video não vi ainda.. mas a noite eu vejo em casa!

vitão
vitão
15 anos atrás

1- FG ao volante perigo constante !
2- e o 917 do Magnusson parece um tubarão no meio do cardume de sardinhas.?
3- tenho umas pipas pra resolver. Será que o Paulo me empresta o anjo da guarda dele?
4- O comitê disciplinar da FIA já se manifestou ?
5- você checou se o 914 CONTINUA na sua equipe?
6- O que o sr. Ron “Finotti” Dennis disse a respeito.?
7- esta manobra faz parte da tática “mato ou morro”?( ou entro no mato ou subo o morro)
8- quem fez o freio do 914? a Boeing? com paraquedas?
9- Como diria o EMF, foi a orelha que caiu na testa e encobriu a visão?
10- o cinto tava muito apertado e por isso você ficou com o saco roxo?

Gustavo
Gustavo
15 anos atrás

Mamma Santa que fechada!!! mas a aula de história é muito boa, Leningrado falavam, era conquistar a sala e batalhar na cozinha referente as batalhas casa à casa, os russo não cediam. No wikipedia têm um artigo muito bom também.

Rodrigo, o de Limeira
Rodrigo, o de Limeira
15 anos atrás

O voto tá lá chefe

Marcos Reis
Marcos Reis
15 anos atrás

Cara… Que habilidade do Paulo, hein…

“Quem não quer levar fechada que não ande no bolo” – é o que dizem pra mim rsrsrsrsrs…

Mesmo se batesse seria uma coisa normal de corrida mas que vc deu uma de Hamilton isso é inegável. Salve os freios alemães…

Pedro Giulliano
15 anos atrás

como diria o jô soares…

”tu fez a ultrapassagem com a calma que só o desespero te dá!”

Eric
Eric
15 anos atrás

Nao consigo ver o vídeo aqui mas….já imagino o que aconteceu…..o Fusca do paulao e beeeemmm legal …..
Vc FG,vai tomar drive trough na próxima ……vou deixar um recado com seu amigo Scaglione…..hahahahaha

Caraizzzz….aqui deve estar uns 38 graus

Alexandre Santiago
Alexandre Santiago
15 anos atrás

Malditos comunas e suas divisões intransponíveis, diriam os Prussianos ao seu redor.

CANALHA !!!

:)

Grande manobra, essa entra para as 1000 melhores ultrapassagens do ano, no mundo automobilístico.
A primeira ainda é a minha no GT5, aonde eu estava com um GT40, indo para cima de uma Porsche GT3 e ai fiz que fui, não fui e acabei fondo.

[]’s

Ronald Wolff
Ronald Wolff
15 anos atrás

Bom, Deus protege as crianças, os animais e agora vejo, também os barbeiros…..

Marcelo Borges
Marcelo Borges
15 anos atrás

FG, coloca um borrachão nas laterais do Meianov e parte pra cima dessa cambada.

Rodolpho
Rodolpho
15 anos atrás

È isso que esta faltando na F1, se o FG não estivesse meio carro na frente teria acertado a fusqueta, portanto ultrapassagem legal, e o rapaz do fusca mostrou inteligência e braço, entregou a batalha mas ganhou a gerra.

Sérgio Cabala
Sérgio Cabala
15 anos atrás

Ei, isso foi legal !

Rock’n Roll !!!