SOS CAÇAPAVA

SÃO PAULO (como pode?) – Não é a primeira vez que falo aqui da coleção de Roberto Lee, um dos pioneiros do antigomobilismo brasileiro, assassinado nos anos 70 ou 80, já não sei bem. Ele mantinha um museu na cidade de Caçapava (SP) que possuía em seu acervo, entre outras coisas, um dos únicos exemplares do Tucker que sobreviveram no mundo.

Há tempos que a coleção foi abandonada. Entrou em inventário, os herdeiros brigaram, sei lá o que aconteceu. Sei que a maioria dos carros ficou lá, apodrecendo. Alguns foram vendidos por preços ridículos. O acervo está fechado, lacrado, e parece que ninguém pode mexer em nada.

Recebi na semana passada este link, com fotos tiradas recentemente no local, no fim de novembro. É de doer o estado dos carros. Vejam esse da foto? Que carro é? Que raridade é essa, abandonada para todo o sempre?

O autor das fotos se chama Lucas. Não sei se frequenta este blog. Mas temos blogueiros da área, certamente. Seria legal se obtivéssemos mais informações sobre a situação jurídica dessa coleção. A Prefeitura de Caçapava deveria fazer alguma coisa. É inadmissível que uma coleção dessas esteja nesse estado. Isso era um museu, afinal.

Subscribe
Notify of
guest

104 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
jcflores
jcflores
12 anos atrás

Prezado Flávio e demais amigos:
Abaixo, o link do referendo ao Museu Roberto Lee de Caçapava,SP, onde o Automóvel Clube do Brasil nos auxilia a conseguir encontrar patrocinadores para o restauro dos veículos do acervo:

http://taiada-blog.blogspot.com/2011/07/nova-era-para-o-museu-roberto-lee.html

Abraços
jcflores

Antonio
Antonio
14 anos atrás

Parece ser um dos raros exemplares do puma (GT MALZONI) esse carro azul, como pode ser que alguem nao tomou providencias nesse sentido …eu sou apaixonado por carros , ah se eu pudesse , (me de um desses e eu ja estaria feliz).

GERALDO MEIRELLES
14 anos atrás

Flavio, esse carro de vcor azul que aparece no s/ blog: assunto: SOS Caçapava, é o único Wyllis Capeta montado, se ñ me falha a memória lá pelos idos de 1965.
abç
Geraldo M.

Renan...
Renan...
14 anos atrás

Olá amnates de carros antigos, li uma reportagem em uma revista, decidi procurar na net alguma coisa.
Fico admirado que pessoas da familia de Roberto Lee possam ter abandonado o acervo desse jeito, ainda mais ele deixou um testamente pedindo que o museu continuasse de portas abertas.
Sou Vereador mirim, sem duvida se morasse em Caçapava iria fazer um projeto para revitalização do museu.
Mas infelizmente isso não ocorreu por lá.
A Prefeitura deveria tomar uma atidude sim, pois aquilo que está lá é história e cultura.

Marcos machniewicz
Marcos machniewicz
14 anos atrás

Soube, que a tutora da herdeira dos veículos pertencentes ao Lee, obteve uma liminar há vários anos, e durante o único dia em que a liminar vigorou, a noite foram retirados dos galpões 19 veículos ( os mais raros) e vendidos a maioria para exportação.
Alguém sabe sobre estes veículos ?

marcos machniewicz
marcos machniewicz
14 anos atrás

Pergunto isso, pois soube que as Mercedes lá não mais estão, isso “é bom” desde que ainda estejam preservadas. quanto ao Tucker, sua lataria é indestrutível e com certeza ainda vai ser restaurado. Mas e os 3 Rolls Royce? O Alfa? etc.

Se alguém souber?

Grato

Marcos/Curitiba

marcos machniewicz
marcos machniewicz
14 anos atrás

Alguém sabe com exatidão, quais carros foram retirados do museu, desde o seu fechamento.

Marcos

jcflores
jcflores
14 anos atrás

Amigos: vejam as fotos do embarque e retirada dos carros do Museus do Automóvel de Caçapava em nosso blog. Peços-lhe citar a fonte das fotos, ok?

abraços.

jcflores
http://taiada-blog.blogspot.com

jcflores
jcflores
14 anos atrás

Meus amigos, lamento informar que, por força do término do Contrato de Comodato entre o MAC e a FORD, alguns veículos (quatro deles), estão sendo, neste momento, retirados do Museu.

Dentre eles, o Willys Capeta e o Willys-Knight.

Acompanhem o assunto em nosso blog:

abraços.

jcflores
taiada-blog.blogspot.com

jcflores
jcflores
14 anos atrás

Amis: acompanhem a visita que fizemos à área do Museu do Automóvel de Caçapava, para fotografar a locomotiva mais antiga do Brasil e uma das duas únicas no mundo!
http://taiada-blog.blogspot.com

Parolan
Parolan
14 anos atrás

Sou nascido em CPV, e quando criança visitei por diversas vezes este museu,as fotos não saem da minha lembrança jamais, e ao ver as fotos do estado em que se encontra, é lamentável.Espero que este todo movimento mais a ajuda e esforço de todos, consiguam novamente reerguer e poder restaurar e reinauguar este museu.

jcflores
jcflores
15 anos atrás

Meus amigos: vejam a postagem desta data erm nosso blog, com relação à visita que o CONDEHPAAT fez ao Museu do Automóvel de Caçapava e quais as providências que foram tomadas!

jcflores
http://taiada-blog.blogspot.com

jcflores
jcflores
15 anos atrás

Amigos: em relação ao MAC, peço-lhes que vejam a postagem de ontem 02 Março 2009, em nosso blog, agora com novo nome: http://taiada-blog.blogspot.com
Abraços.
jcflores

José Bento
José Bento
15 anos atrás

Leiam a Auto Esporte de março/09, há extensiva matéria sobre o museu. Infelizmente, muito da atual situação deve-se ao lamentável comportamento da sra. Maria Pia Matarazzo. Mulher ressentida é dose.

jcflores
jcflores
15 anos atrás

Boa Noite Flávio e demais amigos e interessados na reativação do Museu do Automóvel de Caçapava.
Após várias tentativas infrutíferas de contatos com os interessados, por parte de alguns caçapavenses, com vistas a reativação do MAC Museu do Automóvel de Caçapava, tentativas infrutíferas em razão de terem sido encaradas com o romantismo e amadorismos póprios da época, estamos coordenando, através de nosso blog http://criticandoataiada.blogspot.com uma nova e definitiva tentativa, mediante a execução de um abrangente projeto, com definição de responsabilidades, de amparo financeiro e capacidade técnica para o reestauro do acervo, projeto este que envolve não só a comunidade caçapavense, quanto a classe política local e regional, além da grande classe dos antigomobilistas, espalhados pelo Brasil e pelo mundo, que já nos dão grande apoio em relação ao nosso projeto.
Nossos arquivos estão lotados de documentação, fotos, gravações, reportagens, e tudo o mais relacionado com a vida de Roberto Eduardo Lee e seu Museu do Automóvel.
Além disto, dispomos de algumas fotos inéditas, tiradas dentro dos galpões lacrados em que se encontram os veículos aqui em Caçapava.
Todo este material, tem sido disponibilizado em postagens de nosso blog, juntamente com fotos de autores diversos, com o objetivo de sensibilizar ainda mais a opinião pública, para os próximos e decisivos passos que haveremos de dar, em relação aos propósitos iniciais: a reativação do MAC!
Esperamos poder contar com voce, prezado Flávio Gomes e com os demais leitores de seu blog, para que consigamos atingir este objetivo que todos perseguimos.
Abraços.
jcflores
http://criticandoataiada.blogspot.com

Silvio
Silvio
15 anos atrás

Pessoal veja oque o secretario de turismo de Caçapava falou sobre a situação do museu na comunidade do orkut
Link para a comunidade

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=44729153&tid=5294706674582233869&start=1

GUTERMAN CARNEIRO DA SILVEIRA
GUTERMAN CARNEIRO DA SILVEIRA
15 anos atrás

EU QUERIA CHORAR DE TANTA TRISTEZA AO VER O QUE FIZERAM COM ESSES AUTOMÓVEIS ANTIGOS, ACHO QUE MEU SONHO CORROBORA COM O DESSE COLECIONADOR QUE TEVE TODOS ESSES CARROS. PORQUE SEMPRE SONHEI EM GANHAR NA LOTERIA MONTAR UM ACERVO TAMBÉM COMPRANDO VÁRIOS CARROS ANTIGOS. FIQUEI MUITO SENSIBILIZADO CO ESSA SITUAÇÃO DE ABANDONO, COMO TIVERAM CORAGEM. AS PESSOAS QUE FIZERAM ISSO NÃO SE AMAM. OS CARROS QUE MAIS GOSTO SÃO OS DOS ANOS 40 ATÉ ANOS 70 SÃO OS QUE MAIS APRECIO. SOU UM HUMILDE CORRETOR DE IMÓVEIS NO ESTADO DO ESPIRITO SANTO VILA VELHA MAS SE PUDER CONTRIBUIR DE ALGUMA MANEIRA PARA INVERTER ESTE QUADRO, FICARIA MUITO LISONJEADO EM AJUDAR. DEVERIA SER PROIBIDO POR LEI ABANDONAR, NÃO CUIDAR, NÃO MANTER, DISTRUIR ETC. AUTOMÓVEIS ANTIGOS, AQUELE QUE NÃO TIVESSE CONDIÇÕES DE ZELAR POR UM DESSES, DEVERIA AUTOMATICAMENTE PASSAR PARA AS MAOS TEM QUEM O PUDE-SE.

Thays Ramiro Kyohara
Thays Ramiro Kyohara
15 anos atrás

O MUSEU DE AUTOMOVEIS DE CAÇAPAVA, de propriedade do empresário Roberto Lee, assassinado pela companheira é alvo de saques há décadas e as raridades contidas no acervo ao longo desses anos se deteriorou para a minha profunda tristeza pois aquele lugar retrata toda a minha infância vivida em Caçapava, passo em frente dos galpões todos os dias e vejo aquela fazenda abandonada e penso, será que algum dia
este museu será recuperado? Mais o Condepahaat (CONSELHO DE DEFESA DO PATRIMÔNIO, HISTÓRICO, ARQUEOLÓGICO, ARTÍSTICO E TURÍSTICO), DO GOVERNO DO ESTADO, após ser comunicado pelo jornal VALE PARAIBANO, a respeito dos furtos ocorridos no museu, irá vistoriar o local a fim de analisar que medidas serão tomadas para garantir a preservação do acervo.
Saiu esta reportagem no Jornal Vale Paraibano de domingo dia 18 de Janeiro de 2009.
Meu pai que conhece toda a história de Lee, diz que os saques começaram pelos próprios funcionários do local, mais sem ter
como provar nada calou-se. “Afirma-se ter poucos boletins de ocorrência relatando os furtos”.Há um bom tempo atrás saiu um boato que os carros ali contidos havia sido transferidos para outro local e que os galpões estavam vazios e lacrados. Talvez este boato surgiu para despistar possíveis furtos. Mas acredito
que o furto e saques ocorridos não são cometidos por ladrões da região e sim por quadrilhas especializadas que repassam as peças para colecionadores.
Espero que esta vistoria do Condepahaat tenha bons resultados para o Museu.

PIMENTA  ( SERGIO G PIMENTA )
15 anos atrás

Ola Pessoal ; Onde eu Pimenta ( Sergio G Pimenta ) 11-50735734 ou 11-95528561 Consigo 06 Rodas Raiadas Com Furaçao Volkswagem 4 Furos Aro 14 ou 15, Para Um MP Lafer 1972 ( Prototipo ) Chassis MP 0006 Amarelo, Com Porta ( Suicida ) Original MP Lafer e Abre Para Traz Igual o MG Ingles e Nao Tem Vidros nas Porta so Lona Com plastico Tambem Igual o MG Ingles, e Coloca Gasolina Pela Tampa do Radiador e a Lanterna Dianteira e Trazeira e do Fusca 1968, e Tem 2 Painel de Madeira Sendo Um Com 3 Relogio e Outro e a Tampa do Porta Luvas e no Meio do Painel e de Fibra na Cor do Carro Amarelo, E + Etc Etc, Este MP Lafer Pertenceu ao Piloto EMERSOM FITTIPALDI Quando Ele Inalgurou a Fabrica da Lafer em 05 Abril de 1974 Entre as 16,00 e 19,00 Horas Quando Cortou a Fita, E Ele Ganhou Este Meu MP Lafer Como Cache,!!!!! a a Partir Deste Ano Começou a Sair Com a Porta Abrindo Normal e ai Deu Para Noz Bolar os Vidros na Portas Ok, Uns Anos Atraz a Lafer Importou Varios Jogos de Rodas Raiadas da Inglaterra, =>> EU Trabalhei Por 10 Anos na Fabrica da Lafer e Tambem Com o Gurgel Ok, <> Qualquer Pergunta Sobre o MP Lafer e Outros Carros de Fibras e Replicas Serao Bem Vidas Ok, e so Entrar no E-Mail, Tenho Todas as Peças Original MP Lafer Ate Capotas e Rodas Tudo Novo, Eu e o Primo Sergio Almodovar 11-27850216 ou 11-96902344 Vendemos no BOX 42 na Feira Livre do Automovel Antigo e Tunados e dos Clubes do Anhembi ( AUTO SHOW ) de Terça Feira das 18,00 a 24,00 Horas, Aguardo Uma Resposta Pessoal <<>> Estou Comprando Mini Dacon 828, Replica do Alfa Romeu P3, Xef da Gurgel, Avallone, Ipanema da Gurgel, Hofstetter, Nick Pag Dacon, MP lafer, Puma DKV , Uirapuru , Bianco, Em Qualquer Estado de Conservaçao OK e + Etc Etc, ( FELIS NATAL E UM OTIMO ANO NOVO ) OBRIGADUUU ABRAÇOS ” PIMENTA BUG NICK MP “

selma antunez
selma antunez
15 anos atrás

sou de caçapava, e prometo a você que os carros não ficarão mais assim. Quando entrar a nova “turma” serei a primeira a cobrar providências. Grande abraço! Professora selma. Obs: preciso do contato do lucas que tirou as fotos.

Nikollas
15 anos atrás

Hummm, situação vergonhosa. Fui alertado pelo assunto pelo autor das fotos e tratei de colocar, também, tudo lá no meu blog. Um amigo, americano, ficou curioso e tratou de publicar tudo também. Não podemos deixar o assunto morrer. Lá no tópico do Salvem o Capeta (os Evangélicos devem estar agarrados no teto…) surgiu a solução: chamem o Nasser, ora! Grande tópico este aqui, contem comigo. Abraços, Nik.

Vejam o post do Jesse lá no
http://carrosantigos.wordpress.com/2008/12/11/a-discussao-sobre-o-acervo-do-roberto-lee/

Conde
Conde
15 anos atrás

Zé Zanine , que bom te ver por aqui !
Sou o Ricardo , irmão do Léo , da Locon e do Pastelito .
Época boa , não ? QQ coisa entre em contato :
[email protected]
Um abraço .

Conde
Conde
15 anos atrás

Engraçado – se não fosse trágico – comparar as fotos do Tucker Torpedo do album do Lucas com a do link do Autoclassic citado no comentário do Diego Arone . As paredes ainda estavam cheias de quadros , placas e tudo mais . Depois não tinha mais nada .
Ainda sobre o Tucker : http://www.tuckerclub.org/html/see_a_tucker.php
Aqui tem uma lista dos 48 sobreviventes e onde estão . E esse aparece como Carro nº 1035 .

Cristiano
Cristiano
15 anos atrás

Olá colegas, moro em SJC mas todo Sábado/Domingo vou almoçar na casa dos meus pais em CPV então, acabo passando bem ao lado da estradinha de acesso ao Museu e de vez em quando corto caminho e passo em frente…..o que posso dizer? Deplorável….vergonhoso….lamentável….
By the way, alguém aqui se lembra que um trem da extinta rede ferroviária tombou com vários “mini-carros” bem no cruzamento? Isso faz bem uns 20/30 anos……

Erick
Erick
15 anos atrás

Engraçado é q todo mundo fala + não faz nada….o q será q tem + em volta disso tudo??

Zé Zanine
Zé Zanine
15 anos atrás

Foi chocante ver estas fotos do Museu, meu pai foi amigo do Roberto nos anos 60, nos mudamos para SJ Campos em 1961, onde meu pai instalou uma fábrica de moveis a moveis “Z,” fequentrada por Roberto Lee, Oswaldo Bratke , Oscar Americano entre outros Paulistanos como nós.
Frequentei o Museu em Caçapava desde criança, até depois da morte de Roberto Lee nos meados dos anos 70.
Não me recordo o nome do caseiro que ainda ficou morando lá na fazenda dos Lee nesta época, mas ele me conhecia, e nos fins de semanas que vinha da faculdade para SJC , não deixava de passar os meus sabados por entre estes carros e muitas outras coisas que ele colecionava.
Cada automóvel tinha uma placa com seus detalhes, tinham vários motores em cavaletes, entre os carros, todas as paredes eram repletas de placas de autos, grades de autos ( existem vários espaços vazios entre as grades!!!!)e placas ( de baquelite, outras de louça e aço) de postos de gasolina, placas de fabricantes de peças de carros etc ; tinham várias bombas antigas de gasolina, algumas manuais com coluna de vidro que passavam o combustivel por gravidade para os autos, pelo que vi restaram alguns posters e fotos nas paredes!
Existem mais dois galpões que estavam outras reliquias a serem restauradas, muitos carros , muitos mesmo. pode perguntar ao Og Pozzoli ele frequentou o complexo mais do que eu, e eram inseparáveis o Roberto e Og.
Após mudarem de caseiro e segundo o novo caseiro ” uma das filhas do Roberto proibiu a entrada até de pessoas que o conheciam, fui ainda lá acho que mais tres vezes, e na ultima as janelas estavam lacradas com madeira pelo lado de dentro. Nunca mais voltei lá por não conseguir entender por que os herdeiros deixaram morrer a paixão do Pai desta maneira!
olhando as fotos deste blog , notei que esta falatando muita coisa, não vi o Rolls que o Roberto emprestou quando da visita da rainha da Inglaterra em São Paulo. estava restaurado, ele fez questão de dirigir , se você FG encontrar as fotos da visita da rainha o verá ao volante do Rolls.
Conclusão: A impressão que tive ao ver estas fotos, é de que alteraram o galpão de exposição, colocando ali aguns automoveis ( em péssimo estado) para ocupar o espaço de preciosadades que não estão mais neste galpão.
Me lembro que o Tucker ficava neste galpão ainda sem restauro, por que Roberto dizia da raridade dele, e que era o unico naquelas condições no Brasil.
Em outra foto notei carcaças amontoadas sobre outras, algo que nunca Roberto Lee faria com suas jóias, por pior o estado que se encontravam.
Bom tem muita coisa boa que passei ali naquela fazenda.
Que triste!

Renato
Renato
15 anos atrás

E este de bebedouro? Como está?

http://www.museueduardoamatarazzo.com.br/Museu.swf

LeoAndery
LeoAndery
15 anos atrás

O negócio é torcer pra família se endividar até o pescoço e as coisas irem a leilão…

Osvaldo
Osvaldo
15 anos atrás

Olá Flavio. Sou de Caçapava e já tive o provilégio de visitar o museu quando ele ainda “era vivo” =(. Infelizmente hoje é maior a coleção de espécies de aranhas e escorpiões por lá do que qualquer coisa. Há alguns anos atrás meu falecido pai e meu tio “deslacraram” digamos assim por alguns minutos o museu para dar uma olhadinha lá, na surdinae relembrar velhos tempos.Maus pais chegaram até a morar do lado do museu alguns anos antes de eu nascer. Tinha até uma “maria-fumaça” lá encalhada se não me engano.
Sobre a situação jurídica não sei direito, mais procurarei me informar por aqui. E qualquer novidade posto aqui alguma coisa.

O que não se pode é deixar essa preciosidade não só da cidade(que já é fraquíssima em cultura), como do Brasil desse jeito.Mais alguém de Caçapava aqui?

Abraços

Victor
Victor
15 anos atrás

A rigor essa Alfa não foi arrematada, foi emprestada pelo Diretor do Detran, Dr. Paulo Pestana.

O carro ainda é do Governo do Estado de São Paulo, patrimônio público e não sujeito a usocapião de bem móvel (3,5 anos).

Romeu
Romeu
15 anos atrás

A Alfa Romeo na foto, “vizinha de martírio” do Capeta, é a que se acidentou durante o GP Cidade de São Paulo em 1936 no chamado circuito do Jardim América, em plena Av Brasil.
Hellé Nice (Marriette Helene Delangle) disputava o 3º lugar com o Barão Manuel de Teffé, brasileiro, na ultima volta, quando se desgovernou e atingiu o publico matando 4 pessoas e ferindo 22.
A francesa tambem se machucou muito, foi hospitalizada ficando tres dia em UTI.
Recuperada, voltou para a Europa e as más linguas dizem que saiu atirando pra todo o lado, vociferando contra o Brasil e os brasileiros.
Esse carro ficou então, por muitos anos se estragando no patio do Detran no Ibirapuera e foi arrematado em leilão pelo Lee nos anos 60.
É mais uma preciosidade abandonada e sendo destruida pelo tempo e pelos vandalos, dentro daquele “museu”.
Triste, muito triste.

Beto Guaraná
Beto Guaraná
15 anos atrás

De dar pena a situação deste museu.
Vamos convocar os antigomobilistas de plantão, de cara me lembro do Mauro Salles e do Ogg Pozzoli que fazem um trabalho fantástico de conservação e restauração de veículos antigos.
Se alguem tiver o contato de um deles por gentileza me passe que eu organizo alguma campanha para recuperação destes carros.
Se alguem conhecer mais algum “antigomobilista” por favor passe o contato também. Pensei também na FEI, e na Ulbra que poderiam dar uma forcinha na restauração desta página de nossa história sobre rodas.
Enfim, idéias me enviem por e-mail.

[email protected]

Flavio
Flavio
15 anos atrás

que puta sacanagem!!!!!!!!!!!
cade os zé ruelas responsaveis por todos esses carros?
esses carros tem que ficar aqui por SP, o museu da Ulbra ja tem carro demais.
a justiça tem que fazer alguma coisa, pra soltar banqueiro ladão é rapido, pra resolver uma pendência dessa demora anos….

Corcel Bino
Corcel Bino
15 anos atrás

A Alfa não tem mais a mecãnica original, provavelmente foi alterada ainda nos anos 40 ou 50 para poder participar de provas da “Mecanica Nacional”. Nem por isso deixa de ter valor histórico, é um testemunho de época.

Giovenardi
Giovenardi
15 anos atrás

FG e blogueiros … espero que me encontrem aqui nas profundezas do tópico .. hehehe

Caçapava não é o único neste estado .. vejam:

A lenda dos carros no celeiro

http://autozine.com.br/inusitados/a-lenda-dos-carros-no-celeiro

Sds !!

Helio Herbert
Helio Herbert
15 anos atrás

O carro da foto realmente trata-se do capeta,unico fabricado no Brasil . Quanto ao tucker torpedo,diz a lenda que o motor desse carro ´e´ o mesmo que se encontra no museu da familia Matarazzo na cidade paulista de Bebedor e que o Eduardo Matarazzo havia negociado com Roberto Lee a compra do Tucker pouco tempo antes do tragico acontecimento(para quem não sabe,ele foi assassinado pela amante)e depois do ocorrido não teria reinvidicado o carro com os herdeiros por questões sentimentais. Vale pesquisar essa informação.

eddie laskar
eddie laskar
15 anos atrás

filme de terror…nunca vi tanto descaso…isso retrata bem como funciona nosso país….se os governantes nao se importam com seres humanos o q dirá a importância deles com carros.

deprimente eh pouco, eh de chorar

Victor
Victor
15 anos atrás

A Alfa não é uma P3, é uma colcha de retalhos.

¡Júlio César!
¡Júlio César!
15 anos atrás

Concordo em relação a uma campanha em prol desse acervo. =]

Mário Buzian
Mário Buzian
15 anos atrás

FG,

Provavelmente vc. tenha lido o meu desabafo em relação à essa situação de total descalabro do Museu de Antiguidades Mecânicas,via e-mail…É de se revoltar,mas ainda tenho fé de que esse “imbróglio” poderá ser resolvido,bastando liberar o que sobrou para o pessoal da ULBRA,e deixar eles trabalharem no que sobrou…
Gostaria muito de complementar lagumas informações que nosso amigo Corcel Bino colocou,e ele está absolutamente correto em todos os tópicos:
-Realmente o carro que aparece na foto acima é o Willys Capeta,projeto de Soler para o Salão 1965…Parecia uma mescla de Willys Interlagos com com DKW Malzoni e Brasinca Uirapuru.Esse carro foi doado pela Ford do Brasil para fazer parte do acervo quando o Museu foi inaugurado.O Dú Cardim reparou na mesma coisa que eu,o adesivo refletivo da equipe Bino,da família Greco .Observação:quando o carro esteve no Museu,não ostentava mais as rodas raiadas do Salão,mas sim um jogo de rodas de Aero-Willys cromadas,com as calotas.Foi assim que eu vi na filmagem dos anos 90,feita por alguns amigos meus.
Outro modelo histórico para a Ford foi o Maverick amarelo,ano 1973,da primeira série,e que particpou de um rally de integração nacional,rodou mais ou menos 20 mil km por todas as principais estradas desse nosso país,sendo conduzido em boa parte delas pelo saudoso Trovão,Luiz Greco.Creio que a Adriana poderá falar melhor sobre ele.Esse carro,que agora está quase todo depenado,tem quilometragem baixíssima,e é outra referência da nossa história.
Outra coisa que pouca gente sabe,e que eu me lembro muito bem,era o primeiro bloco usinado da Vemag,com plaquetas indicativas,e assinado pelo presidente JK,uma peça maravilhosa,que a essa altura está ornando algum acervo particular…
A decoração desse museu era algo extraordinário,tudo que poderia se referir a motores estavam sob as paredes,documentos,propagandas,fotos,placas,devidamente emoldurados por quadros de vidro…Foi tudo pro saco,com o perdão da palavra…
É isso aí,valeu pelas manifestações e pela sua divulgação,muito bom saber que não estamos sozinhos nessa luta…
Também estou em contato com uma pessoa que trabalha em prol da recuperação desse patrimônio,lá em Caçapava.
Essa situação merece que levantemos uma campanha,para que possamos salvar o que restou do pioneiro museu…
Forte abraço do Sul a todos os amigos !!!!!

Jeferson Dascanio
Jeferson Dascanio
15 anos atrás

Com relação ao posto da concessionária de carros antigos “zero-km”, acho que o doido em questão pensou no futuro…

Hoje aqueles carros valem mais do que valiam em suas épocas…

Mas que é coisa de doido isso é…

¡Júlio César!
¡Júlio César!
15 anos atrás

Meu Deus.
Que coisa mais triste!!! Estou triste aqui em casa.

¿Não existe nada que nós, pobres, literalmente, mortais possamos fazer em prol dessa riqueza que apodrece na nossa frente?? Algum advogado que acessa o blog não pode nos informar melhor de como salvar isso, gente?!?!

Tô emocionado aqui…

revelador
revelador
15 anos atrás

ainda ta cheio de carro inteiro lá hein…. empoeirados, mas inteiros…..

Jonny'O
15 anos atrás

Caramba!

Agora entrei no link e a “baratinha” é uma Alfa P3 ,um dos primeiros monoposto da historia do automobilismo .

A unica coisa que me chamou atenção é que parece que o motor não é original ,já que a P3 tinha 8 cilindros e pela foto parece que está com um 6 cilindros.

Será que é uma P3 ou um monoposto desenvolvido aqui mesmo como base a 6c ?

Só por curiosidade foram construidas 6 ou 7 p3.

Conde
Conde
15 anos atrás

Eu visitei o Museu qdo estava no auge . Me lembro perfeitamente das grades e placas penduradas .
As instalações eram lindas .
O que fizeram com os carros é crime organizado . Coisa planejada . Ninguem desmonta um carro só com uma chave de fenda .

Rogério Gomes
Rogério Gomes
15 anos atrás

Lucas, me manda um email… sou daqui também e quero ajudar: [email protected]

Abraço.

marcio
marcio
15 anos atrás

interessante que justo hoje mandei pro Flavio Gomes um link sobre uma concessionária abandonada com mais ou menos 200 carros zero kilometro nos anos 80.
coisa de doido.
tá aqui o link:
http://autozine.com.br/inusitados/os-carros-zero-de-27-anos-de-idade

Rogério Gomes
Rogério Gomes
15 anos atrás

Galera,

Moro na cidade e tentei entrar no museu umas três vezes sem sucesso. Sabia que as coisas lá dentro não estavam boas, mas com as fotos me espantei mais.

Bom, acabo de enviar um email ao prefeito da cidade para tentar algo. Se tiver notícias informo a galera do Blog.

Abraços.

Rogério

Humberto Corradi
Humberto Corradi
15 anos atrás

Tucker??????
Fiquei impressionado…

Corcel Bino
Corcel Bino
15 anos atrás

Estou aqui tomando uma cervejinha na latinha de alumínio e lendo os posts. Estarei eu segurando nas mãos o Carcará Reciclado? Um brinde à ele.