BOMBRIL

NATAL (acabando…) – Quinta-feira, a convite do Marcos Melo, blogueiro do pedaço, devo visitar a fábrica de buggys Selvagem, que domina o mercado no Rio Grande do Norte. Depois falo deles. Antes, algo que me deixou encantado em Natal. Como se sabe, a VW descontinuou a produção de seus motores boxer a ar. Os últimos feitos no Brasil equiparam a Kombi até o fim de 2005. Depois disso, passaram a usar na Velha Senhora o 1.4 do Fox, ou algo do tipo. Refrigerado a água — crime exaustivamente denunciado aqui à época.

Buggys, no Brasil, pelo menos, sempre usaram motores de Fusca. O fim deles, claro, trouxe problemas aos seus fabricantes, que um belo dia foram avisados pela VW, que lhes vendia conjuntos mecânicos completos, de que a fonte secara. A Selvagem está estudando alternativas. Acredito que as outras fábricas também. Motores AP entre elas. O conjunto atual da Kombi é outra. No fim, tudo dá certo. O buggy que nos levou para passear terça-feira, do Juízo, tinha motor AP 2.0. Andava muito bem. O jeito que esses buggys enfrentam a areia fofa, apenas com tração traseira, é de deixar com inveja todos que estão no Dacar.

(Falando nisso, vocês estão acompanhando? Vi que tem gente se arrebentando de montão. Mas as paisagens são belas. Acho que o Dacar do Cone Sul vai pegar. Tomara.)

Mas o legal mesmo é saber que Fusca não acaba nunca, seus motores servem para tudo, são que nem bombril. Quem já veio a Natal e escorregou nas dunas para cair na água, ou desceu de cordinha para despencar numa lagoa, deve ter notado que para subir de volta os caras usam… Fuscas! Sem pneus ou carroceria, mas Fuscas. Vejam na foto. O cabra da peste tem pedal de embreagem, freio e acelerador à disposição. O motor é traseiro. Têm câmbio. Para quê? Trazer os turistas num carrinho sobre trilhos até o alto da duna, de onde eles despencam na água numa prancha de fibra de vidro, o esquibunda. Melhor do que qualquer motor elétrico, ou estacionário, ou qualquer coisa moderna. Fusca, mesmo.

Me explicou o cabra que o carrinho sobe em segunda. O que um dia foi uma roda, a esquerda traseira, puxa um cabo de aço. O freio é só atrás… A tambor, claro.

E assim os motores que mais sucesso fizeram na história continuam por aí, subindo e descendo gente. Uma história interminável.

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
jose eduardo alves eugenio
13 anos atrás

meu sonho, é andar de amazonas no Rio de Janeiro.
preciso de ajuda
Eduardo de Fortaleza-Ce.

Ricardo Leite Lopes
Ricardo Leite Lopes
15 anos atrás

Carmem perguntou:
“O certo é chamar esses carrinhos de “bugre”, porque “Buggy” é uma marca, assim como Selvagem. É isso?”
Não. não é isso Carmem, o certo é chamar de buggy mesmo.
Bugre é uma marca, fabricada no Rio de Janeiro desde 1970 até… hoje http://www.bugre.fcpages.com/ . Outra fabrica carioca de buggies é a Baby http://www.babybuggy.com.br/.
O Rio de Janeiro já teve mais de 30 fábricas de buggies, hoje só tem essas duas, sendo que a Bugre se mudou da capital para a região dos lagos.
Acredito que o momento de violência que a capital carioca vive serviu para acabar de vez com estes simpáticos e resistentes carrinhos, assim como não se vê mais um conversível andando na cidade.
Hoje o Rio é das Pajeros blindadas. Uma pena.

Lucas
Lucas
15 anos atrás

O legal é o tanque de combustível da gerigonça que reboca os turistas.. É o galão pendurado na madeira ao lado do motor……

Beto Antunes
Beto Antunes
15 anos atrás

O Fusca suas peças são aproveitadas para tudo.

ALEX B.
ALEX B.
15 anos atrás

Flavinho, com a tal de “carestia” de boxers a ar, aqui no sul o pessoal tem usado nos buggys os AP adoidado! Fazem pequenas adaptações mecanicas e estruturais tanto no carro como no motor e transmissão, mas no final das contas, ficam descaracterizados como buggys mesmo! Mas sem alternativas…

VaaaaLNeeeeY
VaaaaLNeeeeY
15 anos atrás

Natal é foda!
Amo morar aqui!

Victor Nunes
Victor Nunes
15 anos atrás

Que bom Flávio. Fico feliz em saber que você está curtindo a cidade em que moro.
Se soubesse antes que você estaria aqui, me organizaria para encontrar com você e mostrar muito mais o que a cidade que apesar de pequena oferece.

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

Sobre brasileiros no Dakar, aqui:
http://www.brasildakar.com.br/

Diego
Diego
15 anos atrás

Gomes, não sei se vc já viu essa notícia, mas tem uma preparadora soviética desfazendo as merdas que os alemães fazem. É só clicar no link e vc vai saber do que eu tô falando:
http://www.webmotors.com.br/wmPublicador/Antigos_Conteudo.vxlpub?hnid=41313

Abraço

Mantovanelli
Mantovanelli
15 anos atrás

O motor mais versátil, mais confiável, mais simples e mais produzido em todos os tempos.

O Boxer 4 a ar é uma lenda, e mesmo com 70 anos de idade continua imbatível em veículos como buggys, bajas, gaiolas, triciclos etc…

Zé
15 anos atrás

Flávio, vc está em Natal ??? se ainda encontra se em solo potiguar tem um cara que faz carinho de cachoro quente que é a replica do Classe A muito engraçado de ver.

Carmem
Carmem
15 anos atrás

Oi, Jackie. Não recebi.
Por via das dúvidas, lá vai de novo: [email protected] e tem também [email protected]
Beijão!!!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

Motor de fusca funciona porque é obra de Genio, sob todos os aspectos.
Foi conceituado ná época – anos 30 – para ser compacto, durável, resistentente e capaz de suportar os maiores castigos.
Como todo produto de engenharia, havia ganhos e perdas, muito bem balaceadas. A refrigeração a ar e a ventoinha forçada gerevam perda de potencia, em contrapartida permitia seu uso em baixíssimas e altíssimas temperaturas.
Seu conceito básico é válido até nossos dias. Nos rallies Transchaco, nos piores terrenos, alagados ou desérticos o fusca passava soberbamente.
Na sequencia, veio a Porsche e a evolução natural do conceito – que permanece até hoje.
Comparável a esse produto, apenas o Ford T.

adonis
adonis
15 anos atrás

Na minha adolescência esse galão com esta mangueira era chamado de “kit Dojão”. Coitada da rural do tiozinho do mercadinho aqui do bairro, vivia vendo este kit, só que era usado ao contrário, pra gasolina sair!! hahahaha. Tempo bom…

toyço
toyço
15 anos atrás

pis eh, eu tenho um hobby alem do meu trabalho formal que eh vender carros…. ja tive todos os tipos de carros imaginaveis… porem agora eu so mexo com fusca brasilia, variant…. eh impressionante como as pessoas procuram os tais carrinhos… ja cansei de me casar com gols, unos e corsas da vida… hoje um VW bem conservadinho nao fica mais do que 15 dias comigo e logo encontram novo dono… atualmente eu estou com uma brasilia 82 e um fusca 93 a venda.. mais um passat alemao 95, à venda mas fica para o meu uso… (esse eh meu casamento com uma mulher gostosa mas que gasta demais.. rsrsrsrsrrsrs)

Eric
Eric
15 anos atrás

Vixe…saiu duplicado os comentarios….computer novo…..estou me adaptando….ja deu para ver que acento aqui passou longe…..

Eric
Eric
15 anos atrás

Eu amo os VW….o meu 64 nem se fala…..faz ate fisioterapia.

Dia 25 em Interlagos tem sessao para alongar os musculos….hahahahahahah

Eric
Eric
15 anos atrás

Eu amo Fusca.O meu 64 entao……

Dia 25 tem fisioterapia em Interlagos,para ele alongar um pouquinho os musculos….hahhahahahahaha

FRANCISCO RJ
FRANCISCO RJ
15 anos atrás

Nada! Isso ae é um prototipo pras Mil milhas brasileiras de 2009.

Sirlan Pedrosa
Sirlan Pedrosa
15 anos atrás

Impressionante ! Um motor projetado a tanto tempo, mais que continua insuperável em simplicidade, custo de manutenção, etc.

Gostei da dica para combate a incêndio. O amigo Ângelo do Blog poderia me dizer como funciona ? Estou precisando “bolar” algo assim para nosso pequeno negócio que é bastante sujeito a incêndio. [email protected]

Um forte abraço,

márcio x-burger
márcio x-burger
15 anos atrás

Flávio, vamos fazer uma parceria e organizar a volta da super V ?

Tiago Pastorello
Tiago Pastorello
15 anos atrás

Se fosse nos EUA iria ser um motor Mopar de 7 litros nos Buggy.
Os americanos são uns FDP, mas sabem de motores, ah isso eles sabem.

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
15 anos atrás

muto legal!

Airton
Airton
15 anos atrás

Gomes,
Não sei se vc já viu este blog aqui:
http://paixaoporfusca.blogspot.com/2008_08_01_archive.html
Tá desatualizado, mas tem a histórinha de um fusca na Antartida (!) que se contrapoe a esse boxer funcionando aí, num calor de dar inveja…
Eita vida boa!

Tohmé
Tohmé
15 anos atrás

Já fui nessa porra de lagoa. O tombo foi feio no decidão…
Mas a subida foi um barato. Há mais de 10 anos, pelo menos, tem essa fuca pra ajudar na subida.

Jackie Futura  Ex-Fã do Meianov
Jackie Futura Ex-Fã do Meianov
15 anos atrás

Carmem…
Enviei um email para vc no mesmo dia !!
Vc não recebeu ??
Bj

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
15 anos atrás

Ubaldir Jr.(10:51)

Meu carro também nunca me deixou na rua.

Eu é que deixava ele…

Vinicius Machado
Vinicius Machado
15 anos atrás

Oi Flávio!
Moro em Natal e conheço os “Selvagem”. Sem querer criar polêmicas mas prefiro o design dos “Fyber” (ainda existem?) de Fortaleza. Mesmo assim parabéns a esses potiguares que apesar das dificuldades de um mercado tão forte como o de automóveis conseguem fazer essas preciosidades.

Se me permite dicas gastronômicas aqui na terra do sol: Restaurantes Camarões e Mangai!

Grande Abraço,

decio
decio
15 anos atrás

E´o seguinte, o barato não é a subida , que se faz ,quente lenta,barulhenta e poluidora.
Mas sim a descida que é rápida, silenciosa,e seu final refrescante, alem de ser ecológicamente correta, em suma, belo lugar!!!

Nelson Malaquias
Nelson Malaquias
15 anos atrás

“Descontinuou” é coisa de quem carro assim: http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI19753-10142,00-PODRE+MAS+QUERIDO.html
É brincadeira, hein, Flávio!
Abraços,
Nelson.

Fernndo Carmona
Fernndo Carmona
15 anos atrás

Flávio, esta em Natal-RN.
Fiquei encantado com essa cidade, quase não voltei para Ribeirão Preto-SP. Caso tenha tempo e disponibilidade, vá a um bar (buteco mesmo) do lado da UFRN comer feijão verdo com farofa de carne seca, é duca (como diz vc).
Saudades desse lugar, deu vontade de largar tudo aqui e ir morar nessa cidade, mas como fui bundão continuo aqui com saudade daí!
Beijos e boa sorte!

Marcos Rozen
15 anos atrás

Olá amigos

Desculpem a pouca correlação com o post, mas gostaria de sugerir a vocês uma visita ao meu foto-blog dedicado aos carros abandonados. São fotos de flagrantes de carros inexplicavemnete abandonados por seus donos nas ruas — verdadeiros carros órfãos. O Flávio Gomes provavelmente gostará de saber que há um Palio, mas possivelmente ficará triste ao ver uma Kombi, um Maverick e um Aero Willys. Há também carros mais modernos e caros, como um Civic e até mesmo um Discovery. Agradeço a visita: http://autosorfaos.wordpress.com/

Abraços

Marcos Rozen

Daniel Goldman
Daniel Goldman
15 anos atrás

Também estive em Natal na passagem no ano, mas já estou de volta. Fiquei no Ocean Palace, um hotel cujo dono, Sr. Arnaldo, sempre deixa estacionado, bem na entrada, um Mustang conversível vermelho, provavelmente 1968 (além de um BMW série 5, desses novos, mas este não tenho certeza se é dele).

Natal é a melhor cidade do Nordeste. Mas há alguns problemas, principalmente nos restaurantes. Falta treinamento do pessoal. Em dois lugares ficamos esperando pelo menos uma hora e meia para comer. Em um deles, minha mulher pediu uma piña colada. Estava no cardápio, mas a garçonete nos olhou como se estivéssemos falando grego, e depois ainda disse que não sabia o que era aquilo.

Em conpensação, fomos ao Tábua de Carne e foi ótimo, bom atendimento e a carne de sol estava maravilhosa.

O único porém da viagem é que trouxemos uma “lembrança” indesejada de lá. Uma infecção intestinal. Minha filha teve febre, vomitou…

Gomes, se está com seus filhos, tome um pouco de cuidado.

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
15 anos atrás

Não conheço o Rio Grande do Norte, parece bem legal esse negócio de esquibunda! Falando em Cabos de Aço, é com isso que eu trabalho hehe
Aproveita bastante suas férias.

Carmem
Carmem
15 anos atrás

Paulo Trigueiro, meu conterrâneo. Sempre tive essa dúvida. O certo é chamar esses carrinhos de “bugre”, porque “Buggy” é uma marca, assim como Selvagem. É isso?
Abraços!!!!

P.S.: Pelo visto, o farnel que o Dú propôs aqui em Natal vai ser bem concorrido.

Eric
Eric
15 anos atrás

Lembra que eu tem falei no primeiro post que vc estava aí em Natal???
Esse elevador movido a boxer….genial!!!!!

Abracao

paulo trigueiro
15 anos atrás

Dica pra vc, Gomes:
Nao deixe de ir á Pipa, e vá pela beira-mar q é um passeio imperdível. Tem alguns guias na praia de barreta( q é a ultima antes de Pipa pra dar acesso a balsa) q conduzem seu carro alugado pela areia mesmo. É incrivel como os kras pegam um palio 1.0 desse, baixam a calibragem dos pneus e andam na areia até na maré cheia. Nunca fui com eles, mas ja vi muitos fazerem isso. São verdadeiros pilotos.

Gringo
Gringo
15 anos atrás

Historia Interminavel mesmo..

Saudades da mesmo é dos monopostos com motor a AR que existiam.

Categoria otima de ver e correr, com custos acessiveis a quase qualquer pessoa que tivesse o desejo de ser piloto mesmo.

E esses motorzinhos com seus kits 1.8 1.9 e 2.0 alimentados com duas weber 40mm faziam muito bonito e ainda fariam se a categoria existisse.

Wankel
Wankel
15 anos atrás

Olha o tanque de combustível com mangueira de borracha. As mesmas que fizeram as kombis, fuscas, brasílias e variants pegarem fogo aos montes pelas ruas do Brasil. Os escapamentos junto com a bobina amarela dão o ar tunning do ex-fusca, atual puxador de turista/esportista de sky bunda. O sistema de fixação do carro/teleférico na areia é uma das maravilhas da engenharia do nosso país. Queria saber a autonomia da engenhoca, os turistas por litro ou subidas por litro. Deixando as brincadeiras de lado, apesar da baixa eficiência, do barulho, da trepidação entre outros, esse motor é de fácil manutenção e qualquer criança dos anos 70 e oitenta aprendia manutenção nesse guerreiro que ficou vivo até a década atual. Falando dos bugres, era uma merda na estrada (acho que também era culpa das estradas da época), então pegávamos de Niterói até Arraial do Cabo pela areia para chegarmos a Cabo Frio. Uma puta viagem para fugir da ponte e manilha, que sempre tinha um policial rodoviário para encher o nosso saco. Bons tempos aqueles. Búzios então só dava para chegar de bugre pelas estradas de terra. De carro normal só por fora. Os APs já estão substituindo a altura com confiabilidade e manutenção barata esses boxer.

paulo trigueiro
15 anos atrás

Gomes, nao sabia q vc estava em minha terra…vai ser bacana visitar a fabrica da selvagem. Marcos Neves é um abnegado q mesmo com tantos problemas consegue fazer um bugre campeão.

Alexandre Medeiros
Alexandre Medeiros
15 anos atrás

Fala Flavio…
legal saber de que vc está rodando com o Pericles (Juizo)
pode falar com ele sobre meu pai…
é o Luiz Jota…eu sou o filho dele!
o do meu pai é o amarelo…quer dizer…nós temos um com o motor do fox, outro com boxer, e o amarelo é com o AP.
com certeza….fica o conselho….visite a fabrica, pois será surpreendente…lá vc também verá como se faz reforma de carros, não como o lixo da lata velha da globo!
queria poder ir com vc´s..pois também temos boa histórias para contar…
mas…com o Juizo estará bem acompanhado!

td d bao pra vc…

aguardo resposta

Alexandre Medeiros!

Fernando Dalla Palma
Fernando Dalla Palma
15 anos atrás

Fui a Natal em 2004, cidade linda.
Tive o prazer de subir a ladeira a bordo deste fusca estacionário.
Essa lagoa é qualquer coisa de outro mundo, vale a dica natal é o melhor do nordeste.
Já com relação ao Buggy, fiz o passeio com o Sr. Titio, que era segundo todos com quem falei, o 3º buggeiro mais antigo ainda em atividade em Natal.
O carrinho anda muito, e tinha motor 1600 a álcool, 2 carburadores, cd, verde metálico, e rodas douradas.
Segundo ele cada um custava algo em torno de 35.000.
Mas sem dúvida é o carro ideal para qualquer cidade de litoral.
Outro fato curioso devido a maresia, e em especial em natal onde venta muito, existem muitos carros novos completamente enferrujados.
inclusive dizem que a prefeitura multa se eles forem vistos trafegando na orla em época de alta temporada.

Um viva ao povo alegre do Rio Grande do Norte.

Carmem
Carmem
15 anos atrás

Vai por mim: quem visita, leva.
Agora entendi o “Juízo”. Depois de uma ultrapassagem daquelas em Interlagos, você não poderia temer essas dunas a bordo de um inofensivo buggy.
Aproveite os últimos dias. Beijos!!!

Angelo Gomes
15 anos atrás

Detalhe para o “tanque de combustivel” pendurado ali na viga ao lado.

Aqui na empresa aonde trabalho é utilizado um motor de fusca para puxar agua para o equipamento de combate a incêncio.

Ubaldir Jr.
Ubaldir Jr.
15 anos atrás

O mais legal é o tanque de gasolina da bagaça. Um galão sabe-se lá de que pendurado no caibro da cobertura de palha…
Pra quem já foi “fusqueiro”, dá uma alegria ver essas coisas. Eu mesmo tive um fucão 1974 que ficou comigo entre os anos de 1989 e 1997. Nunca me deixou na rua. Carrinho sincero e honesto, o tal do fusca.

Jackie Futura  Ex-Fã do Meianov
Jackie Futura Ex-Fã do Meianov
15 anos atrás

Mar azul turquesa, céu incansavelmente azul , brisa refrescante, povo maravilhoso e fusca…
Tem coisa melhor no mundo ??
Depois do #96, sou fã de Natal.
Natal é o paraíso !!

Celso Vedovato
15 anos atrás

Gostei do tanque de gasolina. Já devem ter se acostumado com o gosto da gasosa quando chupam a manguerinha para o motor ser abastecido por “gravidade”.

Thiago Schauenberg Pereira
Thiago Schauenberg Pereira
15 anos atrás

Eu andei nos dois, no skibunda e no que desce pela corda para cair no lago, me arrebentei em ambos.

Sergio
Sergio
15 anos atrás

Foi no Esquibunda Flavio Gomes ?
Isso aí é aquela tirolesa que cai num lago não é?

jugger
jugger
15 anos atrás

esse esquibunda é bem divertido…
já o aerobunda é sinistro, uma baita queda até a lagoa…