COLUNA 2 | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009 - 18:19Colunas Warm Up

COLUNA 2

SÃO PAULO (dançará) – A proximidade do julgamento de Hélio Castroneves e a revelação do acordo que teria sido proposto pelo piloto à Justiça americana (feita pelo blog do jornalista Frederico Vasconcelos, da “Folha de S.Paulo”) são os temas da coluna Warm Up de hoje.

Ler é lá, comentar é aqui, como de costume.

26 comentários

  1. Jorjão disse:

    Talvez nenhum de vcs tenham visito o que é uma penitenciaria por dentro. sou advogado crimininalista e sei bem que não é moleza, Um menino rico e bem criado, cheio de mimos, não aguenta lá não. acho que se ele pegar 5 anos ele não sai de la vivo. infelizmente.

  2. Side Show Bob disse:

    Concordo com o Tiago S., em meus vinte e cinco anos acompanhando automobilismo, nunca vi cousa tão surreal. Sempre ouvimos falar de tramoias e picaretagens feitas pelos Eclestone da vida (dizem vendendo armas para os àrabes), mas um piloto, pelo menos para mim, é novidade.

  3. Jean Paul Jones disse:

    Anh, se o Al Capone fez e a policia prendeu eu não sei. Eu sei que o Castroneves não precisava, portanto, não deveria sonegar seus impostos, sabendo que o sistema lá funciona de verdade, mesmo que, provavelmente ele não soubesse de nada. De qualquer modo, merece cana!

    Com uma irmã como a dele, pra que inimigos?

  4. Roberto disse:

    Não concordo com quase ninguém nesse Blog.
    Nem mesmo com o Dono. Desculpe Flavio.
    Quanto a citar OJ Simpson, o caso foi diferente.
    A policia cometeu diversas irregularidades como: fabricar provas, intimidação, alteração da cena do crime. CSI passou longe. Fizeram Muita M… Quando OJ foi julgado muitas das provas cruciais tinham sido descartadas. A tal luva que a policia disse que o criminoso usou, e o FBI não confirmava, não coube na mão de OJ na frente dos jurados. E essa foi a cena decisiva para que os jurados o inocentasse, apesar de muitos deles admitirem que não tinam certeza do que haviam decidido. Enfim, o Dono do Blog foi infeliz ao citar OJ. Mais infeliz foi citar que nos EUA se fizer tudo isso que ele disse acima e aranjar um bom advogado se livra.
    Se livra não Doutor Flavio.
    Apesar da minha assertiva até agressiva, eu lhe respeito e muito.
    Hoje as provas cientificas tem valor definitivo na sentença.
    Com a relação a sonegação de Impostos, a situação do Helio Castro Neves é péssima.
    Com escritorio que o assessora, acredito que ele vai se declarar culpado. Mas pode, surpreendentemente, se declarar inocente e enfrentar todas as 6 acusaÇões.
    Se por um lado assusta, por outro é bom. Vai ter um juri que pode possivelmente se senbilizar com a sua situaÇão. Um piloto não pode pensar em administrar suas finanças no nível que Helio alcançou. Acredito ser muito dificil. Cinco anos na cadeia. Esquece!

    Mas para dar mais subsídios aos incautos deixo aqui a noticia que saiu no MPF:
    http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias-do-site/criminal/piloto-da-indy-helio-castro-neves-responde-processo-nos-eua-por-sonegacao/

    Para mim Helinho dançou, sem trocadilho por favor . Hein Seu Flavio?
    Um abraço do amigo das Terras Altas

  5. fabio disse:

    Flávio, estou com voce, pré- julgamento não devemos fazê- lo, agora, um acordo antecipado como o Helinho esta propondo, pelo amor de Deus, aí tem!. Se és inocente, que lute com unhas e dentes até a ultima instância, mas não se entregue. Será que estou errado?

  6. Pé de Chumbo disse:

    O pior é que, aceitando o “acordo” pra pagar a multa e ficar cinco anos na cana, Helinho está automaticamente assumindo a culpa.
    Talvez ele saia da cadeia com algum saldo no banco, ainda, mas moralmente estará destroçado.

  7. Bianchini disse:

    Acredito que o Helinho foi vítima do próprio excesso de confiança. Não basta ter um contador, tem de acompanhar de perto o que ele faz. De qualquer jeito, ele incorreu no mesmo crime que fez a polícia conseguir prender Al Capone…
    Seria muito bom se na Bananalândia (a.k.a. Brasil) fosse assim também.

  8. Victor disse:

    O cara é muito burro, qualquer criança sabe que com o IRS não se brinca.

  9. Claudio Ceregatti disse:

    O sistema norte-americano de justiça pode ter uma montanha de defeitos, pode ser até viciado, mas pune exemplarmente.
    É graças a ele que os dois donos daquela igreja caça-níqueis passaram uma temporada na cadeia, e livres ainda usam pulseirinhas rastreadoras. E por uma ninharia dentro do “padrão brasil” de comportamento.
    Se aplicássemos aqui um décimo apenas do que os americanos fazem lá, teríamos que decuplicar a capacidade de nossas cadeias, e certamente não viveríamos nessa impunidade generalizada, cercados de criminosos ignorantes e desdentados, cujo exemplo e modelo são colarinhos brancos cada vez mais desenvoltos.
    Às vezes penso que uma revolução francesa sangrenta com mais de 200 anos de atraso ou uma revolução cubana aqui fariam muito mais bem do que mal.
    Do jeito que vai, um dia o morro desce e transformamos tudo isso aqui num imenso Haiti.

  10. Eduardo Okohara disse:

    Se realmente ficar provado que ele é culpado, tem que “SIFU” mesmo!
    Uma pelo crime em si, outra pela burrice, sim porque para sonegar um valor referente a 5 milhões de dólares, se o tal acordo se concretizar, já vai ter gasto mais de 17,5 milhões (foram 10 só de fiança, lembra?), com certeza mais de 10 vezes o valor sonegado. Fora os bens confiscados e a cana.
    - BEM FEITO!!!
    Claro, se ficar provado que ele realmente é culpado, caso contrário retiro o que disse.

    Abraços FG e melhoras ao meianov.

  11. Alexandre Ozorio disse:

    Estou de luto. Morreu João Augusto Conrado do Amaral Gurgel

  12. Carlos Trivellato disse:

    Sempre a maldita ganância, nunca é suficiente o que se tem.
    Acho que você tem razão, Flávio, seja lá o que for, é muito triste.

  13. João disse:

    Se não me engao, Al Capone foi preso por sonegação também, e não por outros crimes. Parece que na terra do Tio Sam, sonegação é igual não pagar pensão no Brasil. Dá 100% de cadeia…

  14. Jonny'O disse:

    Nos EUA você tem a chance ,e tem uma responsabilidade enorme por isso .

    Helinho teve o status ,a fama ,e gloria onde não encontraria mais em lugar nehum, sua chance na F1 já havia passado .

    Vai se queixar agora para quem?

  15. Vinicius disse:

    Ganancioso. Que mofe na cadeia.

  16. Alexandre Ramos Baseggio disse:

    Só duas coisas.
    Se no Brasil, matar, esquartejar, por no SUV, comer X-burguer e tiver um bom advogado, também não vai em cana…
    Quanto ao “deus-dolar”, todos nós tinhamos q ter consciência q a sonegação é tirar dinheiro da saúde, educação e a principal razão (junto com a corrupção) pra sermos um país tão Fo*.*dido.
    Cá tinha q ser como lá nesse sentido. Pensa no exemplo dado… Deve ter um bando de piloto fazendo declaração retificadora nesse momento…

  17. André (Salto-SP) disse:

    ahhhh!!
    esqueci!
    depois de td isso, ainda vai continuar cheio de grana!
    que era oq queria!
    abs

  18. André (Salto-SP) disse:

    bandeira preta pro Helinho!!
    mas não é um coitadinho!!!
    podemos dizer que ele acreditou na ilusão de ver sua grana aumentar mto!!!
    brasileiro!com grana demais!!!
    vendaval!
    abs

  19. Shindi Uehara disse:

    Errou vai para cadeia!O cara ja deveria saber q sonegar impostos por la da cana!Paciencia e aprenda com seus erros,e se levante!

  20. Tiago S. disse:

    Tirando os acidentes fatais obviamente, essa história ai, sem dúvida entra pras mais chocantes que ja vi. Cara no topo da carreira, numa fase muito boa, disputando até a última corrida o título, aparentemente de bem com a vida se dando bem até no concurso de dança lá. Do nada a notícia bomba, o cara pode acabar preso por pilantragem ou não sei lá, mas é um triste fim de carreira.

  21. Renato disse:

    Sobre o Caso Helio Castroneves somente uma observacao.Fosse ele apenas um brasileiro que migrou ao EUA em busca de trabalho,teria por parte da imprensa algum tipo de atencao?Nao,evidente.E o que se faz normal dentro do mundo jornalistico.Fala-se de quem tem fama.Porem o que se devia fazer no Brasil com relacao a esportistas e nao endeusa-los,achar que fizeram muito pelo pais.Vide caso Ronaldo Fenomeno,Ayrton Senna e outros tantos.Nao e raro ler-se que fulano merece respeito,merece credito por ter feito muito pelo Brasil.Atleta nao deveria ser respeitado por terfeito algo para a o Pais.Deveria ser respeitado e pronto.Porem como cidadao comum deveria sofrer as mesmas penas em casos de crimes.Porem no pais de Lula e sua trupe,basta empunhar a bandeira nacional em qualquer podio para se transformar em heroi,merecedor de creditos e respeito.Helio Castroneves e apenas mais um exemplo da mentalidade brasileira de que se deve tirar vantagem de tudo e de todos.So que em terras estrangeiras a justica em alguns casos e implacavel,principalmente a americana quando o assunto e sonegacao.Otimo seria se no Brasil a justica funcionasse pelo menos nesse quesito.So para ficar no esporte,cbf-cob fariam tanta farra com dinheiro publico?um grande abraco a todos.

  22. Rodrigo Tossato disse:

    A justiça americana não amacia,e se o acordo for esse imagina o tamanho do rombo que ele deu no leão americano…

  23. Marcos Micheletti disse:

    Lamento. Mas em matéria de esporte, a história mais triste que conheço é a do João Carlos de Oliveira (o João do Pulo) que vinha em seu Passat pela Anhanguera e um sujeito alcoolizado numa Variant o deixou entre a vida e a morte e, no fim das contas, perdeu uma perna e teve sua carreira encerrada. Depois, ele próprio, virou alcólatra e depressivo. Morreu na pior. O Hélio Castro Neves, por pior que pareça, daqui um tempo tá correndo de novo, ou na Indy ou aqui na Estoque. E ainda cheio de grana.

  24. Vanni Rebonato disse:

    Flavio,

    como sempre parabens pelo equilibrio e bom senso.
    Quanto ao Helinho nao esta respondendo por “ter mexido no deus dolar”, roubo ou coisa parecida mas sim “mentira em ato publico” (imposto de renda) crime que por là è levado a serio e, na minha opiniao, tambem no Brasil e no meu pais de origem (Italia) deveria ser.
    Diga-se que Brasil e Italia muitas vezes eu os considero bem parecidos sobretudo quando o assunto è impunidade, mentira, politicagem e conversa que nao acaba nunca sem resolver nada…

  25. Zuka disse:

    Gozado, eu poderia jurar que já tinha lido esse texto seu em outra hora que não foi hoje. Tô ficando louco?

  26. disse:

    Como falando com um cara da Renault F1 outro dia.
    ON
    ÉmersON, NélsON e AyrtON
    É preciso saber tirar o pé. Senão dança.
    Mas ao meu ver, está sendo o laranja de muita coisa.
    Vai puxar cana pelos outros………..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>