ESPELHO, ESPELHO MEU…

SÃO PAULO (começou) – Mais uma foto dos testes do Algarve. Uai, pode esse apêndice aerodinâmico na lateral do carro da Toyota? Bem, eu achava que não. Em testes, claro, se eles quiserem colocar uma parabólica no rabo do piloto, pode. Mas quando começar o Mundial, talvez não possa. Então, para quê isso?

Está lá desde a apresentação do carro (fui checar nas fotos da semana passada, chamada minha atenção por um blogueiro nos comentários abaixo). A impressão que tenho é que exerce a mesma função que o espelho malandrinho da Ferrari. Essa asinha está na mesma posição da haste que sustenta os espelhos ferraristas na F60. Se a FIA não disser nada e trouxer algum ganho aerodinâmico, ficarão ali essas aletas; se alguém reclamar, é ali que estarão os retrovisores do TF109 quando começar o Mundial.

Mas não julguemos a Toyota por malandragem explícita, ainda. O regulamento permite pelo menos um difusor lateral, com tamanho bastante limitado. A maioria está usando na posição convencional, mais horizontal e mais para baixo. A Toyota resolveu colocar um palito de pé, em vez de um trapézio deitado. Cada um enfia o difusor onde quiser, não é mesmo?

Mas é bom esperar pelos pareceres dos comissários nestas semanas que vêm pela frente, sobre o que pode e o que não pode em 2009. Há bastantes dúvidas sobre o regulamento, a maior delas sobre o uso de oito motores por carro na temporada inteira sem que tenha sido esclarecida, até agora, a questão dos motores para três GPs (serão seguidos, alternados?).

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dickfoose
Dickfoose
15 anos atrás

Acho q vai virar bagunça, um espelho ali, um palitinho aqui…

Gláuber Baldi
Gláuber Baldi
15 anos atrás

Espelho é coisa do passado, é só colocar 2 câmeras e 2 LCD’s dentro do carro no lugar desses apêndices. Acabou o problema. Já tem as câmeras apêndices em cima do carro para a TV mais 2 não fariam a menor diferença.

Henrique Canassa
Henrique Canassa
15 anos atrás

Eu não entendo pra quê tanta dúvida, se o regulamento fala que só pode utilizar oito motores durante a temporada, só pode usar oito motores durante a temporada, vamo parar de discutir algo que não tem nada de polêmico, não vejo polêmica nehuma nisso, se tem uma regra que permite usar esse apêndice aerodinamico que está na foto, deixem usar, pô, pra que tanto questionamento inútil, tão fazendo tempestade em copo de água, e por último, não vejo nenhum problema no escapamento da Ferrari como noticiaram.

Roberto Zuquim
Roberto Zuquim
15 anos atrás

FG tá meio escatológico hoje: “colocar no rabo”, “enfiar onde quiser…”
Credo!

Smirkoff
Smirkoff
15 anos atrás

Pode sim, Flavio. Simplesmente porque é uma daquelas “zonas de exclusão” esquecidas pelos regulamentos. As bigornas também podem, e entre a asa dianteira e o cockpit, sob o carro, pode pendurar até um varal ou uma rede se quiser.

calloni
calloni
15 anos atrás

flavio veja que esse decorativo ja estava presente na foto que apresentou o carro semana passada… parece item de fabrica e nao opcional de testes hein?

Fred
Fred
15 anos atrás

Esse apendice estava lá desde o lançamento da Toyota…

Taffa 2CV
Taffa 2CV
15 anos atrás

Acho que a FIA têm de dar uma canetada e vetar essas porcarias de “apendiculos” e espelhos “apendiculos”… Senão vai comecar a abrir um precedente perigoso….

Alex Martins
Alex Martins
15 anos atrás

Flávio!
Você viu que a R29 da Renault tambem está com a famigerada “barbatana de tubarão” na carenagem do motor?
Será que o pessoal esta forçando a barra para a FIA liberar tal apendice?

Milton
Milton
15 anos atrás

PS: e esse suporte do bico, ha certeza que vai aguentar?
caraca… coisa mais estranha…

Agora, o adesivo “Danger! High Voltage!” está, no minimo, engraçado nesses novos carros com KERS… parece até mesmo coisa daquele joguinho de SuperNintendo, TOP GEAR 3000, que os carros usavam motores elétricos e nucleares(!)…

clebio
clebio
15 anos atrás

Putz grila, esses novos carros passam de bonitos…
Tem gente que acha a Toyota sem alma pq nunca mudou a pintura, eu discordo, isso sim é alma, é tradição.
E quanto à asinha, é claro que alguém sempre arruma um jeitinho de fugir pelo menos um ouco do regulamento.
Tinham que preibir eram essas calotas grotescas.

Eduardo Buchholz
15 anos atrás

Flavio, accho que poderá ser usada sim…

não penso que a Ferrari iria tentar um jeitinho italiano pra passar pelo regulamento, antes até do campeonato começar, além de que essa asa já estava na apresentação do carro ao contrário da bigorna (coisa mais bizarra do campeonato 2008). Esse carro da Toyota também tem outras duas entradas de ar perto do escapamento.

Vale lembrar que a McLaren não tem essa asa

e pelo que vi nas poucas fotos da Renault no tal site holandês, ela também vem de bigorna.

ALTINO
ALTINO
15 anos atrás

E essa barbatana de tubarão, que foi muito usada no ano passado, também pode?

Ricardo Moreno
Ricardo Moreno
15 anos atrás

Hum… se a moda pega, logo logo vai haver carro de f1 com uns 40 pares de retrovisores, todos minúsculos, para justificar a volta dos apêndices.