FIM DO RETRÔ

SÃO PAULO (até que…) – A notícia não é exatamente nova ou fresquinha, mas vale registrar aqui que a Chrysler confirmou, dias atrás, o que havia prometido no ano passado: o fim da produção do PT Cruiser, primeiro carro “retrô” a fazer real sucesso na indústria automobilística de massa.

Fabricado desde 2000, depois de ser apresentado como conceito em vários salões no final da década de 90, o PT é simpático e, garantem os que o possuem, um bom carro. E o preço não é dos mais extorsivos, embora as versões mais luxuosas e os modelos conversíveis sejam bem caras.

A linha de montagem hoje está no México e o presidente da Chrysler anunciou que se alguém quiser comprar o ferramental, os projetos e as garrafinhas térmicas de café da fábrica, é só fazer uma proposta.

Uma curiosidade é que esse segmento retrô, graças à Chrysler, tem sido bem-sucedido. Até a quase falida GM lançou uma van, ou SUV, ou furgão, sei lá como se chama isso, bastante agradável, com linhas nostálgicas. É a Chevy HHR, que se encontra com facilidade nas ruas dos EUA, mas eu nunca vi por aqui.

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Silvia
Silvia
14 anos atrás

é uma pena mesmo…mas q bom q agóra a Chrysler vai continuar fabricando!

iracy
iracy
15 anos atrás

TENHO PT CRUISER 2007/2008,estou muito satisfeita ,lamento a sua saida.não pretendo vende-lo.

JOSE CARLOS
JOSE CARLOS
15 anos atrás

tenho uma pt desde dez 2.007, comprei pelo estilo retro e pelo conforto e tecnologia agregado ao veiculo, tem motor 2.4, equipamentos estes que não encontramos nos carros antigos, em disponibilidade por aí… alem de preço acessivel, devo ter rodado uns 30.000 km. e até hoje tive nenhum problema, consumo por volta de 7km/l…

Marcos.
Marcos.
15 anos atrás

Acho que o primeiro retrô foi o NewBeetle, e não o PT Cruiser. Me corrijam se eu estiver errado.

ALEX B.
ALEX B.
15 anos atrás

Não sou fã do estilo retrô, não, principalmente esta tal Cruiser

Carlos Malfitani
15 anos atrás

FG o Amaral Gurgel faleceu hoje…

O PT Cruiser, para mim não cheirava nem fedia…jamais teria um desses…pensando melhor jamais teria qualquer Chrysler-Dodge…não vejo graça nos carros deles (apenas no Challenger e Barracuda 70 e no Charger 69, mas acho que tbm não teria pq são ruins de handling). ele sair de linha na minha opinião tanto faz….já iriam perder muito valor de qualquer jeito, pq a rede pós venda da chrysler no Brasil, é muito pequena, e mal estruturada…

Duvido que esse carro vire um clássico….em matéria de construção e engenharia, é como qualquer carro tração dianteira….somente com uma carroceria tentando lembrar algo da década de 40….

Acho que a FIAT, tem sido mais feliz na execução de releituras dos seus carros….vide o 500, o Alfa 8C competizione (inspirado no P33 Stradale) ou até mesmo o 156, que não chega a ser uma releitura, propriamente de nenhum antigo Alfa, mas com vários elementos de design inspirados no passado da marca….

Acho que a fábrica de Turim fará muito bem aos yankees da marca em questão…

Abs.

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Comprei a alguns meses um Pt para a minha esposa, mesmo sabendo que iria sair de linha, o preço foi excelente assim como o carro. Um carro muito gostoso de dirigir , chama a atenção por onde passa, construção sólida, confortável e seguro, 04 air bags, abs etc.. Bebe bem , mas é um 2,4l. quem não pode pagar gasolina, que compre Mille.
Pelo custo dele poderia ter comprado um Civic ou Pallas, mas o que vai acontecer com estes carros daqui a 2/3 anos? Reforma total, ou seja, carro desatualizado, fora de linha também! O PT já é um clássico e será sempre um PT! Não pretendo vendê-lo tâo cedo, deixarei para meus filhos irem com muito estilo para a faculdade daqui á alguns anos, vai ser melhor do que o Palio da época.

Bugre
Bugre
15 anos atrás

Um carro com essa “tecnologia”, gastão, V6, pesado e feio, que custa o mesmo que um New Civic… Foi tarde.

Antônio Vieira
Antônio Vieira
15 anos atrás

Notícia triste, achava o carrinho muito simpático, cheguei a pensar em comprar um no ano passado. Comprar um (usado) agora, fora de linha e com a Chrysler balançando? De jeito nenhum! Mas é realmente uma pena.

MSM
MSM
15 anos atrás

Achava esse PT Cruiser muito legal, embora, tenha escutado que não é uma maravilha. Pelo tipo de carro, o preço aqui no Brasil até que era razoável, vi alguns aqui no Rio com frequência.
Compraria se eu tivesse dinheiro para a minha coleção particular.
Obs. O PT vem de Personal Transportation.
Ao Ludimar Menezes: o mouse pad do meu pc é com uma foto do Prowler na cor vinho, realmente o carro tinha uma aparência de invocado.

Mavex
Mavex
15 anos atrás

Uma pena mesmo acabarem com o carrinho. E infelizmente não será o único no estilo que esta crise mundial irá dizimar. Certamente new beetle, mustang, dodge challenger, mini cooper e até o pobre camaro que mal foi lançado, irão sucumbir aos cortes de gastos, já que são veículos com vendas modestas. Agora que o estilo retro estava começando a embalar. Espero estar redondamente enganado.

José Baroni
José Baroni
15 anos atrás

Vá de retro, bicho feio!
Viva a Uno mille.

Chico
Chico
15 anos atrás

É uma pena, comprei um PT Limited faz 3 meses por causa do seu estilo retrô, ele chama bastante a atenção, recebi vários elogios pela compra e pelo espaço interno que realmente surpreende, pelo preço podia ter mais mimos e o consumo é realmente alto, mas similar ao Pallas que temos.
Eu tenho um Fusca 75, um Alfa TI4 82 e uma Harley esse é meu estilo, ando com o PT por conta da segurança, os antigos não tem ABS com EDB ou AirBag, nem seguro.

fabiano honda
fabiano honda
15 anos atrás

agora um carro retro bem legal eh o Flex da Ford com umas pinturas misturada eh bem legal….

http://www.ford.com/vehicles/vehicle-showroom#/crossovers/ford-flex-2009

fabiano honda
fabiano honda
15 anos atrás

O HHR eh bem melhor que o PT, mais o preco e muito salgado, eu aluguel um PT deste e achei uma grande porcaria…..
HHR tem uma versao pra trabalho que tambem eh adaptada para o uso diariao que he muito legal, mais tambem muito cara,,,,

http://www.gm.com/vehicles/results.jsp?brand=chevrolet

Ricardo Reno
Ricardo Reno
15 anos atrás

Já vai tarde!!Carro retrô e fábrica idem, não espanta que estão onde estão.

Marcelim
Marcelim
15 anos atrás

Foi uma tentativa frustrada dos americanos de se tentar parecer cool, descolados e carismáticos. Um tremendo fracasso, pois além da mecânica ruim, do motor fraquinho, é beberrona.

Se botassem um motor 2.0 16v com comando variável japonês ou alemão, talvez o modelo fizesse sucesso, já que o acho até simpatiquinho.

Essa HHR já vi no Brasil sim, mas é outra porcaria típica americana, só tem imagem e mais nada.

Enquanto os americanos produzirem carros com tecnologia de 70 anos atrás e a mesma filosofia de 40 anos atrás, só os americanos comprarão suas banheiras. E os E. Martinez da vida.

:D

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
15 anos atrás

Lembrei : Plymouth Prowler . vejam : http://en.wikipedia.org/wiki/Plymouth_Prowler

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
15 anos atrás

Não me lembro bem a cronologia mas houve um outro retrô, acho que da Chrysler mesmo, que era um “hot rod” , grade na frente fina com rodas dianteiras expostas e traseira tipo “banheira”. Vendeu por uns dois ou três anos. Eu tenho um kit do tal mas não consigo lembrar o seu nome…

Leon Neto
Leon Neto
15 anos atrás

acho esses carros horrorosos!!! se gosta de carro antigo, invista num de verdade, autentico. esses aí parecem aqueles sapatos da “ortopé”.

Andre Decourt
15 anos atrás

Sempre achei horrível, já vai tarde……

Max
Max
15 anos atrás

moro aqui nos States e tenho um PT Cruiser. O único problema do bichinho é que não é muito econômico (também não é um bebedor inveterado, não), mas é um bom carro, sim. A grande vantagem dele é que os bancos de trás rebatem ou podem ser retirados com facilidade, então, o bicho vira um caminhãozinho com uma capacidade de carga excelente. Fiz uma mudança inteira aqui usando só ele.
O HHR é feioso para caramba!

petrafan
petrafan
15 anos atrás

FG, já vi umas 2 ou 3 vezes uma HHR dessa, só que preta, sempre por volta da hora do almoço, passando na Joaquim Eugênio de Lima, do lado do Winston Churchill.
e com uma moça dirigindo.
e eu diria que, como o carro não tem vidros escurecidos, apenas um degradê que parece ser de fábrica, essa moça não faria feio no Cars & Girls.

Fabrício Passos
Fabrício Passos
15 anos atrás

Com associação da Fiat com a Chrysler, eles passaram a produzir muito provavelmente o Fiat 500 . Ou seja, mais retrôs…

charmeston scheller
charmeston scheller
15 anos atrás

voltando a falar da crise econômica e da forma como as montadoras tratão o automobilismo, deixando-o de lado depois da crise, vou dar um exemplo de como o ”motorsport”,pode dar status a uma montadora. Se vocês ,qualquer um de vocês entrar no YOU TUBE ,e,escrever na página de busca o nome da montadora Lancia , que pertence ao grupo FIAT ,verão que a grande maioria dos videos da montadora são dos anos 70 e 80 , e sempre com imagens de corridas e rallys que a marca participou.Foi a fase de ouro da marca Lancia.Depois ela abandonou o rally ,categoria na qual conquistou vários titulos,e dai em diante a marca perdeu o prestigio que tinha.Nunca mais foi a mesma.

juca
juca
15 anos atrás

ow flavio o que aconteceu com o capelli?faz quase 10 dias que ele sumiu do blog….

Marcio Vieira
Marcio Vieira
15 anos atrás

Bem que a Fiat, agora acionista da Chrysler, poderia dar uma “repaginada” nesse carro, enfiar o logotipo da Fiat, e vender pela América Latina.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
15 anos atrás

Eu acho meio pobreza de espírito ter um carro novo que parece antigo. O legal do antigo é sua história, sua alma, não sua aparência. Eu uso carro antigo no dia-a-dia. É muito mais astral sair de casa de manhã pra trabalhar num antigo do que no meio de um monte de plástico mal moldado e mal encaixado, que é o que são os carros modernos na faixa de preço que meu dinheiro alcança.

Wellington Cunha
Wellington Cunha
15 anos atrás

Na minha última viagem aos EUA peguei um HHR na locadora. O carrinho é bonito, gostoso de dirigir. Só achei o motor um pouco xoxo (2.4! Deve ser algum problema de relação de marchas). Gostei do carro e se houvesse por aqui a um preço parecido com um similar (SpaceFox, por exemplo) até que compraria. Custa 15 mil dolares zero lá (completo! Inclusive com estas rodas 17′). Vi uma vez numa revista dos distribuidores da GM que eles estavam estudando trazer pro Brasil. O problema é que iriam vender por uns 100 mil no mínimo, pq, afinal de contas, a gente tem que pagar mais para que eles possam vender carro com prejuizo pros gringos.

Flavio Bettega
Flavio Bettega
15 anos atrás

Taí uma maneiro do Tio Sam finalmente conseguir agradar o FG: é só lançar mais alguns modelos retrô!

Marcio Pacheco de Moraes
Marcio Pacheco de Moraes
15 anos atrás

Fala gomes
Aqui na America o PT Cruiser não tem boa fama não viu….não é muito economico, não anda muito bem e como todos Chryslers, Dodges e Jeeps são uma bomba relogio, principalmente na transmissão que dá muito problema. Alias o Cruiser é bem baratinho aqui…na faixa de 8000 dolares vc pega um zero 2008. Ja o HHR da GM….outra porcaria (não consigo entender como a GM caiu tanto!!!)…é mais caro. Bicho aqui no EUA vc deve comprar ou alemão ou japones….apesar de eu ter um Focus…rsrsrs. O unico problema de vc ter um alemão aqui é a manutenção que é muito cara….mas são os melhores sem dúvida.
Valeu galera

André Casaroli
15 anos atrás

Nunca gostei do PT Cruiser, já vi vários aqui em Londrina, e meus amigos babavam, mas eu não gostava.

Aliás, Flavio, vi uma Kombi lindíssima esses dias, inteira branca e com sirene de polícia. Pena que o sinal abriu, e aí não deu tempo de eu sacar meu celular e fotografa-la.

leandro 440 topolino
leandro 440 topolino
15 anos atrás

Acho que vao trocar pelo FIAT cinquecento…

www.blog-do-tiozao.blogspot.com
15 anos atrás

Uma pena, deveriam fazer mais carros assim e não acabar com os que existem.

Particularmente, tenho ainda mais interesse nas motos “retrô” que fazem muito sucesso no Japão.

Tenho uma seção só sobre elas em meu blog:
http://blog-do-tiozao.blogspot.com/search/label/Retr%C3%B4%20Bikes

Jonny'O
15 anos atrás

Toda vez que vou para SP vejo algumas lá no morumbi .

O problema de se fazer um retro como este é que não dá para ficar atualizando uma proposta antiga .

Caiu a venda ,é fim de linha !

E vira um classico.

Eric
Eric
15 anos atrás

Só gosto do New Beetle….acho esse PT Cruiser cafona para cacete….

A Chevy SSR,pick up com capota retratil é linda também.

Rodrigo Ghigonetto
Rodrigo Ghigonetto
15 anos atrás

Flavio, no prédio que você mora tem uma versão pick-up amarela dessa HHR da Chevrolet.

Raphael Vargas
Raphael Vargas
15 anos atrás

Gomes,

Ai em SP mesmo você pode comprar uma HHR por “apenas” R$125.000,00.

http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/chevrolet-hhr-2.4-ss-16v-turbo-gasolina-4p-automatico/5112991/detalhe.wm

Velhão
Velhão
15 anos atrás

O carrinho é simpático mesmo, destinado a virar clássico. Apesar de já estar a um bom tempo em produção, para os padrões atuais, seu estilo não envelheceu. Uma pena acabar agora.

Tohmé
Tohmé
15 anos atrás

É uma pena a descontinuidade desse modelo. Por ser retrô, poderia ser fabricado por anos a fio.

Acho que vou catar um usado….