FUSCA NA CABEÇA

GUARUJÁ (fim) – Terminou em Buenos Aires “El Dacar”, a edição soy loco por ti América do mais perigoso rali do mundo, concebido em Paris e parido em Dacar há 30 anos, em sua primeira passagem pelo Cone Sul. Deu Fusca na cabeça, o Touareg de Giniel De Viliers, sul-africano, finalmente levando a vitória para Wolfsburg depois de sete anos de hegemonia da Mitsubishi (vou ter de trocar a TR4 por um Gurgel, detesto carros perdedores).

Espero que a derrota nâo vire justificativa para mais uma montadora japonesa se afastar das competições, depois de Honda, Subaru, Suzuki, Kawasaki e Hiroshi (este, o pasteleiro da feira perto de casa que anunciou o fim das atividades de sua barraca por causa da crise).

O Dacar dos pampas e adjacências (Andes, Atacama e La Bombonera), segundo os participantes, foi tão difícil, ou mais, que suas edições africanas. Felizmente os perigos extrapista, como grupos guerrilheiros ensandecidos, pajés destemperados e tribos nômades canibais, não afetaram a prova. Mas a dificuldade do percurso e o desconhecimento do clima na região complicaram as coisas, causando um número de abandonos bem maior do que esperado.

Foram três mortes computadas, sendo uma delas de competidor, o motociclista francês Pascal Terry. Agora, o evento passará por rigorosa avaliação dos organizadores, suponho, para que possa voltar em 2010 melhorado, talvez menos perigoso e mais bem elaborado, sei lá.

Isso se for aqui mesmo, porque ninguém ainda falou abertamente sobre um afastamento definitivo da África. Aguardemos os ecos do Dacar-2009 e, também, o retorno dos brasileiros à pátria amada, para ouvir deles o que acharam.

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Edilson Vieira
Edilson Vieira
15 anos atrás

Paris Dakar??? Só lembranças. Essa é uma bela prova também, mas é ouuuutra coisa. E te digo, ou o Dakar volta para a àfrica ou a prova se acaba.

Eric
Eric
15 anos atrás

Vanni….esse 38mm se refere ao restritor na boca da turbina.

Mesmo que o cara coloque uma turbina de 70 mm de diametro de boca,tem que usar esse restritor para 38 mm….regulamento da FIA.
Isso é para dar um breque em potencia…..esse motor da Touareg se soltar vai para mais de 300 cv e torque acima de 100 kgmf…..

Aqui no Brasil já tem esse numero….

The Take-no-Prisoners style os driving
The Take-no-Prisoners style os driving
15 anos atrás

A Mitsubishi tava muito tranquila na Africa com os Pajeros, na america com o Lancer, deu no que deu. Alguém sabe qual o grau de preparação dos carros que correm no Dakar? Os VWs e Mitsubishis me parecem prototipos, já o Hummer(horroroso) e os Nissans, que terminaram na frente dos Lancers, parecem ter saido da garagem de alguém de duvidoso senso estetico. A VW merecia, só pelo parentesco com a Audi e Porsche.

Rodolfo Machado
15 anos atrás

E ai, Gomes, nenhuma palavra sobre a Kamaz?

Nilton
Nilton
15 anos atrás

Pô FG, faltou dizer que o fusca só ganhou pq não tinha nenhum Lada lá!!! ;-)

victor freire
15 anos atrás

eu vi na wikipedia, acho, que a edição 2010 vai ter partida na hungria. dá pra arriscar que o final poderia ser na turquia ou na rússia.

MSM
MSM
15 anos atrás

Bem no final, acho que o saldo foi positivo. Mesmo sem conhecer a região, o percurso foi digno do Paris-Dakar e não dá para ser diferente, afinal é o mais perigoso do mundo.
È claro que para o ano que vem, os organizadores irão fazer algumas mudanças, mas não acho que devam amansar o percurso, pois aí vai tirar o grande desafio de participar do maior rallye do planeta. Espero que façam pelo menos uma etapa aqui pelo Brasil, é no mínimo rídicula, como o nosso país que tem um dos 3 mais importantes rallyes do mundo, ficar de fora.

Vanni Rebonato
Vanni Rebonato
15 anos atrás

Obrigado Flavio.
Obrigado Eric.
Com relaçao ao Touareg do Dakar 2009 encontrei este resumo que envio em seguida:

La Race Touareg 2 è notevolmente diversa rispetto a quella dello scorso anno. La carrozzeria in fibra di carbonio è stata affinata nella forma per favorire l’aerodinamica e la perfetta visibilità del pilota in ogni condizione di guida, ma anche per pesare solo 50 kg. Il telaio è in tubi in acciaio e le sospensioni, a doppio braccio oscillante, hanno ora un nuovo sistema di regolazione idraulica messo a punto insieme alla ZF Sachs per raggiungere un’escursione di 25 cm e accordarsi con gli pneumatici BFGoodrich 235/80 R16. Anche il motore Diesel 5 cilindri 2,5 litri common rail è stato oggetto di una meticolosa messa a punto da parte della Volkswagen Motorsport e, grazie alla sovralimentazione bistadio, eroga oltre 600 Nm di coppia e 280 CV nonostante la flangia di 38 mm per regolamento. I tecnici prevedono che la perdita di potenza dovuta alle elevate altitudini sulle Ande arriverà al 20%. Il cambio è sequenziale a 5 rapporti con frizione tridisco in materiale ceramico mentre il sistema di trazione integrale prevede tre differenziali con accoppiamento viscoso. La Race Touareg 2 è in grado di accelerare da 0 a 100 km/h in 6,1 secondi e superare i 190 km/h.

Imponente lo schieramento logistico per assicurare un’assistenza perfetta. A seguire le quattro vetture in gara ci saranno 80 persone, quattro camion TGA 6×6 MAN e tre 6×6 MAN ognuno dei quali peserà a pieno carico tra le 20 le 22 tonnellate mentre ogni notte sarà montato un bivacco largo 40×55 metri per un totale di 2200 metri quadri alimentati da otto gruppi elettrogeni da 88 kW l’uno e al centro ci sarà un pallone illuminato. Tutto perché almeno una di quelle vetture blu arrivi prima di tutte le altre, soprattutto di fronte alle Sport Lancer…

O motor è limitado por regulamento por “una flangia di 38mm”.
Nao entendo como isto funciona.
Me parece de entender (o meu nao è problema di lingua porque sou italiano) que o motor diesel è a parte mais proxima a uma das versoes vendidas para rua mas que o resto, carroceria de carbonio pesando 50kg, chassi de tubos de aço, suspensoes e cambio sao “ad hoc” para o Dakar.

Para as outras marcas deveria ser mais ou menos a mesma coisa com exeçao talvez da cara do Hummer que è inconfundivel.

Um grande abraço

Eric
Eric
15 anos atrás

Carlos,a Porsche correu tres vezes o Dakar de 911 e ganhou duas.

Se acha que os caras mandam bem?

Ao Vanni….os motores sao extremamente racing….de rua nao tem nada.Isso quando no final de especiais nao sao trocados,assim como todos os amortecedores….

Fabio Mantovani
Fabio Mantovani
15 anos atrás

“Pajés destemperados” foi o máximo…..hehehe.

FG, e aquele casal que foi correr o Dakar e foi assunto de um post aqui? Deu notícias?

Carlos
Carlos
15 anos atrás

O meu Fusca branquinho chegaria com certeza no final. Aí te pergunto : Será que um Porsche chega no final ???

revelador
revelador
15 anos atrás

Flavio, aproveita que está na baixada e experimenta o pastel do Akira em Santos, só contornar o mercado de peixe na saida da balsa e virar a direita, la está o homem….

Márcio Brandão
Márcio Brandão
15 anos atrás

FG, teve paciência de acompanhar nossa aventura por esses lados (nacoladodakar.blogspot.com)? Vi como são loucos os argentinos por carros. Muito mais do que os brasileiros. No Chile o clima não era o mesmo. A cordilheira e o deserto são implacáveis. Vimos todo tipo de veículos, velhos e novos, parados acima dos 4.000 metros. A areia, o sal e os leitos secos de rio (caramba, estamos no verão, era pra ter água ali!) criam muitos problemas!
Obs.: a idade da frota na Argentina compete com a de Havana. Mas os portenhos podiam cuidar melhor de suas máquinas, a maioria está caindo aos pedaços.
Abs

Vanni Rebonato
Vanni Rebonato
15 anos atrás

Alguem conhece alguma coisa a respeito de mecanica e motor dos carros do Dakar que, aparentemente, de original so tem o nome?

Phillipe
Phillipe
15 anos atrás

Não foi esse cara sul-africano aí que deu um show de chateação no último Rally dos Sertões? Então, passar bem pra ele!

Carlo Germani
Carlo Germani
15 anos atrás

Caro Flavio :

Peço alguma orientação referente a participação de uns
gaúchos ,com uma VW Brasília no rallye, nos anos 80 (?).
Foi uma coisa fantástica. Já naveguei a web toda, sem sucesso.
Abraço,
Germani

Dú
15 anos atrás

O melhor desempenho foi sem sombras do Zé Hélio. Ainda com uma Honda CRF 450, deu pau na negada nos Sertões, mas mesmo com a moto pesada de tanques no Dakar, liderou etapas e chegou inteiro, competindo com os rojões da KTM.
Nos carros, acidentes e zicas, e nos caminhões, o reflexo e decepção da Equipe Petro.
O André falando que o caminhão não tinha potência no site oficial, nas motos onde eram sempre favoritos, uma condução mediocre, assim com nos carros. Nada contra o André eo Klever, pois são OS CARAS.

Ricardo Abtoba3
Ricardo Abtoba3
15 anos atrás

Pelo menos a KAMAZ levou nos caminhões.Aliás quando troquei as bandejas do laika descobri que são fabricadas pela mesma kamaz

Bruno Abila
Bruno Abila
15 anos atrás

Hiroshi foi mancada ahahahahhaa

Edu Harmel
Edu Harmel
15 anos atrás

CARAaaaCAaaa… essa do pasteleiro eu não esperava. Se barraca de pastel começar a fechar vamos ver a marola do Lula virar um tsunami.

Vamos exigir um PROER para os pasteleiros !!!

Rodrigo Font
Rodrigo Font
15 anos atrás

OBS.: trocou o logo do #69 na página?
Ficou melhor…Quanto mais original, melhor….Sinal de respeito ao carrinho….
(Por menor que seja, eu odeio qualquer tipo de alteração..Tunning pra mim, significa “natural da Bahia”,no idioma anglo-saxão…)
Parto do princípio,até com o carros atuais, qto mais original,melhor…Se ficasse bacana,os próprios eng. e designers das montadoras,fariam as aterações…Nos carros atuais,somente, película g20,engate cromado com a mesa preta e ,se preciso, um courinho nos bancos…e SÓ!!!!!!!

Rodrigo Font
Rodrigo Font
15 anos atrás

Finalmente,a VW,com o seu TOUAREG-CAYENNE,venceu!!!!!
A equipe e o carro,estavam tão bem acertados,que haveria um “1-2”,caso Carlos Sainz,não caísse no leito daquele rio seco…

E,agora,eles terão um bom mote pras peças publicitárias,com a TOUAREG e o TIGUAN (Touareg vai lá, que significa um aldeia de nômades,assim como SCIROCCO,um vento marroquino….Agora qdo soube que TIGUAN, era Tigre+Iguana…..RS….)

Léo Engelmann
15 anos atrás

“Agora, o evento passará por rigorosa avaliação dos organizadores, suponho, para que possa voltar em 2010 melhorado, talvez menos perigoso e mais bem elaborado, sei lá.”

Espera aí. Rally menos perigoso e mais elaborado não é Rally.

Eric
Eric
15 anos atrás

Parabens a VW…depois de tomar sarrafo 4 anos,tava na hora de ganhar uma….

Trocar a TR por um Gurgel???Sacanagem…..

Vamos aos Sertoes….

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

FG, repetindo:
“Meus cinco minutos de paz na praia”.
Enquanto arrumam as malas, armas & bagagem, vai até a areia, esquenta no sol, mergulha furando uma onda e demora pra sair, sentindo e ouvindo as borbulhas da espuma.
De-se esse presente, repetindo algumas vezes pra fixar bem a sensação. Uns dez mergulhos assim recarregam as baterias de verdade, mas só dura uma semana, tem que voltar…
Abraços da Sibéria.