GIRA MONDO, GIRA

SÃO PAULO (hasta) – Não é todo dia que um país, um povo, pode se dar ao luxo de comemorar 50 anos de uma revolução para decidir seu destino. Cuba merece hoje os aplausos do mundo inteiro, por ter chegado a 2009 como dona de seu nariz, apesar do odioso embargo americano e das sabotagens da turma de Miami que se acha cubana — e deseja, no fundo, apenas que a ilha volte a ser o puteiro que era antes de Fidel.

Podem me poupar do discurso neoliberal mais uma vez. Não me falem da miséria, da ausência de celulares e TVs de LCD, dos carros velhos, das geladeiras antigas, do casario sem tintas luminosas, das dificuldades que os cubanos têm para sair de seu país, da suposta falta de liberdade e de outras bobagens que as pessoas leem na imprensa ocidental. Poupem-me, igualmente, do nada criativo “já que gosta, por que não vai pra lá?” — primeiro, porque vou, sim; depois, porque é papo antigo, se não tem nada melhor a dizer, não diga nada.

Cuba é um exemplo para o planeta, com seus defeitos e qualidades. É um país onde todos comem, estudam, têm médicos e trabalham. Um país bombardeado diariamente pela propaganda americana (que o novo presidente acabe de vez com essa babaquice), que há cinco décadas sofre duríssimos golpes econômicos e que se viu sem chão quando a URSS acabou, e nem por isso desapareceu, como previa tanta gente.

Cuba merece, no mínimo, o respeito daqueles que defendem a autonomia dos povos. É um país simples e honesto. Digno e orgulhoso.

Hoje, líderes de todas as nações deveriam congratular o povo cubano por aquilo que ele fez. Escolheu um caminho. Que não é o do hedonismo, do consumismo, do belicismo, de outros “ismos” que consomem o ser humano como uma folha de jornal sendo queimada.

Cuba é o que restou de autêntico no mundo.

Subscribe
Notify of
guest

217 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
L.A. Pandini
15 anos atrás

“Lá em Cuba não pode ter blog”, escreveu algum papagaio das revistinhas e jornalões aí em cima. Pois entrem no endereço http://edu.guim.blog.uol.com.br/arch2008-12-28_2009-01-03.html e leiam sobre uma garota cubana que tem um blog de oposição ao governo cubano. E mais: caixas de comentários repletas de críticas e insultos ao governo cubano.

Antes que digam bobagens: o blog é feito diretamente de Cuba e a garota mora lá.

Outro alguém perguntou se o IDH de Cuba está entre os 50 melhores do mundo. Respondo: está, sim. Cuba, se não me engano, está em 34º lugar. O Brasil é 69º, e só entrou na faixa de “país desenvolvido” depois de anos de ações promovidas pelo governo Lula.

Portanto, viva la Revolución! E leiam, informem-se, antes de escrever sobre Cuba. Só não façam a bobagem de “se informar” pelas vejas, globos e estadões da vida.

Marreco
Marreco
15 anos atrás

Ainda dizem que brasileiro não liga para política.Observem o número de comentários a respeito do tema em um blog sobre automóveis ( mais de 200 ). Quanta liberdade nos paises capitalistas .Até Lennon foi perseguido pela CIA nos EUA. Isto não condenam.E a ditadura do monopólio da informação no Brasil ? Parabens ao FG pela lembrança .

Sergio Villarim
Sergio Villarim
15 anos atrás

Isso aqui tá sensacional!! Pena que só vi agora…

VIVA FIDEL!!!…
VIVA LA REVOLUCIÓN!!!!…

Manfred W.
Manfred W.
15 anos atrás

Flávio,conhece o museu da DDR em Berlin?

Tem até um simulador dentro de um Trabant…

pedro alessandro
pedro alessandro
15 anos atrás

Nunca comentei neste blog,apesar de ser leitor assíduo, mas não posso me furtar e comentar este artigo ,apesar de tardiamente,é uma pena que estes que acompanham este blog esteja interessado apenas em curiosidades e corridas de carro,também sei a que classe social pertence a maioria dos leitores deste blog,mas aconselho os Srs a lerem um pouco mais sobre o regime e a revolução Cubana,mas não textos publicados na imprensa tradicional,livros mesmos(sei que para maioria é dificil,mas tente!)Este povo escolheu sim seu destino,até porque não acreditar nisso é acreditar que 260 pessoas derrotaram um éxercito formal ,tomaram o poder e imporam um poder despódico,Tenha dó!Cuba antes de Fidel e cia era um país dominado por uma ditadura corrupta e assassina que governou atendendo os interesses de empresários e gangsters estadounidenses e que renegava praticamente toda a população a miséria e a ignorância.Sem se alongar ,a expectativa de vida de um cubano antes da revolução era de 45 anos,em média,se não fosse a revolução ,provavelmente seus contemporâneos já estariam mortos! pense nisso . um abraço a todos

Ubaldir Jr.
Ubaldir Jr.
15 anos atrás

Agora, que esses posts “gira mondo” são uma diversão a parte, isso não se discute. As respostas do Gomes são um tipo de “humor negro” que me fazem rir sozinho em frente ao meu computador. kkkkk

Ubaldir Jr.
Ubaldir Jr.
15 anos atrás

Eu, costumo ser avesso à idéia de qualquer ditadura, seja de direita ou de esquerda. Mas me abstenho de me meter a dar opiniões sobre Cuba. O que sabemos aqui é por intermédio de reportagens que emitem opiniões muito favoráveis ou muito contrárias a tudo o que existe em Cuba. Esse assunto é movido a paixão, e como tal, se torna uma tema sobre o qual todo e qualquer texto se torna extremista e pouco confiável, incluindo o texto do nosso nobre Gomes.
Talvez, se tiver a oportunidade de ir eu mesmo na ilhota um dia e passar uma temporada por lá, talvez eu tenha condições de dar uma opinião que seja mais próxima do que eu entenderia por verdadeira… a verdade sobre meu ponto de vista, claro… rs
Abraços a todos e feliz 2009.

mario aquino
mario aquino
15 anos atrás

Ai Gomes vc adora fazer esta lambança, também escrever isto para quem gosta de automobilismo, que são em sua maioria os bagres reacionários, é muito estratégico.
Assim fica muito legal, parabens.

Caio, o de Santos
15 anos atrás

Credo chefe, a subida da serra pós-reveillon te irritou tanto assim?
Te ofereci meuis préstimos, mas…

Concordo com você, Cuba fez o que deveria qualquer povo ter feito, não gostado / quebrado o pau / experimentado…
Agora, precisam de tempo para uma transição e deixar um novo governo assumir, aos poucos!!!
Acho que precisam de novo pois o Comandante precisa de descanso.

Cuba poderia ter sido excelente se todos pudessem “interagir” com eles, mas não puderam, e nunca saberemos!

Na prática, a teoria foi outra!!!

vito pletti
vito pletti
15 anos atrás

e as outras ilhotas como estão com seu capitalismo e sem embargo?? bem piores que Cuba…
toma leitorzinho da VEJA

Marco Aurélio
Marco Aurélio
15 anos atrás

Ter peito é postar o contraditório, isto sim é ter peito, não é fazer patrulha ideológica, deixando o povo como carnerinho de presépio a mercê do Marxismo Cultural.

Marcos Micheletti
Marcos Micheletti
15 anos atrás

É preciso relevar alguns erros de Português. Até mesmo o dono do Blog, que publicou um belíssimo livro de crônicas chamado “O Boto do Reno” cometeu um pequeno deslize ao grafar xampu com sh e dois ós no final, ou seja, escreveu shampoo. Mas é quase nada, principalmente quando releio a belíssima crônica “Samantha”, minha favorita, entre tantas.
Ele fica hospedado numa casa cuja família foi viajar, no quarto de uma menina de uns oito anos na Inglaterra. Um trecho muito lindo:
“Estou dormindo na sua cama e com seu travesseiro. Todos os dias, de manhã, abro as cortinas para o sol encher de luz aquele lugar sagrado de criança, que me faz sentir garoto de novo”.
Parace um John Steinbeck (meu escritor favorito, autor de Vinhas da Ira, o melhor livro que li até hoje) em sua melhor forma. Parabéns Flávio Gomes esta crônica é linda.

Francisco Figueiredo
Francisco Figueiredo
15 anos atrás

Por falar em mentirinhas, penso que a maior utopia, a maior mentira, é a vida que, nos países capitalistas, nos querem fazer acreditar que vivemos.

Verdadeiramente escravo é aquele que se julga livre.

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
15 anos atrás

O Francisco Figueiredo tem razão, na verdade a grande maioria dos cubanos estão satisfeitos com a Revolução e suas consequências. Mas por propaganda capitalista, normalmente eles conseguem alguns jovens cubanos insatisfeitos, claro que o capitalismo é sedutor e principalmente para os mais jovens que não viveram o período da ditadura do Fulgêncio Batista, esses sim estão insatisfeitos com o atual regime. Mas quem viveu a época de playground dos Estados Unidos, os mais velhos, sempre preferiram o período pós-Revolução.

regi nat rock
regi nat rock
15 anos atrás

Tinha me prometido não comentar mais seus posts politicos mas, é tanta sandice de lá e de cá que se escreveu, que fica difícil não dar meu pitaco.
Disse um Jesuíta – faz tempo – que, se lhe entregassem uma criança com 7 anos, aos 15 ele a devolveria “moldada” do jeito encomendado, sem chance de ter recaída.

O outro nome desse tratamento é lavagem cerebral.

O melhor mesmo, é apresentar todas as opções, com os pros e contras (que todas tem) e deixar que cada um, segundo seu próprio descortínio, decida o que prefere politicamente. Foi assim que eduquei meus filhos e não me arrependo , pois todos tem opiniões próprias, nem sempre semelhantes as minhas.

Ser xiíta é a pior opção, pois não admite o contraditório, chave mestra da democracia.

Por aqui, só tem xiita em pelo menos 90% dos coments, seja contra ou a favor.

Sem contar a ode à ilha. Uma peça digna de ser bem pensada, avaliada e ‘razonada’ com frieza .

Mesmo não concordando.

É uma aula de marabalismo politico/literário.

Abração meu amigo kamaradaa. Sorte nossa que as diferenças param por aí.

Ricardo Reno
Ricardo Reno
15 anos atrás

Todos os grupos revolucionários acabam como agências de emprego pra seus membros.(Millôr Fernandes)

Érico Calixto
Érico Calixto
15 anos atrás

O FG vive num mundo de mentirinha em que Ladas e Ditaduras Socialistas representam o ápice da capacidade criativa e intelectual humana. Só não sei o que ele ainda faz no Brasil.

Tevez
Tevez
15 anos atrás

“Cuba é o que restou de autêntico no mundo.”

Viva Fidel Viva El Che y Viva la Revolucion!!!

Quando o Senhor tem peito de escrever o que pensa, esqueço que diz que não mereço (ao seu ver) ser titular da gloriossa seleção Argentina.

Marcos B.
Marcos B.
15 anos atrás

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Fazia tempo que não ria tanto. Quantos “intelectuais” reunidos neste post, nos dando verdadeiras aulas de democracia. Mas impagáveis mesmo são suas respostas, Flávio.
Abs

Paulo
Paulo
15 anos atrás

Vou tomar um mojito, aconselho alguns a fazerem o mesmo, tem gente muito estressada aqui.

Joelma
Joelma
15 anos atrás

Flávio,
no Brasil tivemos ditadura,certo? Não temos ex ditadores só “ex” presidentes?
Hospital Regional Sul de Santo Amaro,próximo a Granja Julieta,
emergência: 3 médicos atendem simultâneamente 3 doentes na mesma sala e de porta aberta.
Meus filhos estudam em escola particular,é “Chic”. Não, é necessário,o governo daqui nem isso oferece pro seu povo.
Não teve uma CPI pra investigar uma certa emissora que cresceu apoiando a DITADURA?
Não tem governador brasileiro sendo denunciado em Londres e na França porque manda demitir todo e qualquer jornalista que o faça alguma crítica a sua administração?
Ouvi dizer que em São Paulo será proibido uso de carro de som em manifestações? Será verdade?
Será que a imprensa brasileira tb não é responsável pelas medalhas olímpicas que não ganhamos?
Liberdade de imprensa ou liberdade do patrão?
Quantas famílias vivem em situação de rua na nossa democracia?
Claro que Cuba e Fidel tem problemas e defeitos, como nós. Mas se não fossem importantes para o mundo, o mundo estaria tão preocupado com eles?
Abaixo ao embargo.
Liberdade para os cinco que ousaram lutar contra a Máfia de Miami.
Você poderia contar a história destes patriotas.
Leio seu blog porque meu filho de 15 anos é seu fã e, acredite, fico feliz por isso.
Ser de esquerda é antes de tudo ser humanista,ter amor a humanidade.

Feliz 2009.
Vida Longa aos que lutam.

Marco Antonio
Marco Antonio
15 anos atrás

Depois desta eu vou passar as minhas férias em Miami e prometo postar umas fotos no “Levo a Lusa pelo mundo”, pois alem de Lusitano sou um “Porco Capitalista”.
Volto no inicio de Janeiro, quer uma lembrancinha?????????

RESPOSTA DO FG:

Não, obrigado.

Vera
15 anos atrás

Todos falam da liberdade de sair do país….
E sobre a liberdade de entrar no país?
Vou resumir uma estorinha verdadeira.
Minha irmã mora nos EUA, e cidadã amerciana….
As 4 cunhadas dela também o são. Pois os pais do meu cunhado e de suas 4 irmãs, tiveram o green card, porque um advogado AMERICANO, segundo a Cônsul Americana do Rio fez um processo errado. Conclusão ficaram PROIBIDOS de entrar no país por 10 anos. A sogra da minha irmã faleceu o ano passado. E o sogro continua aqui, sozinho a espera de uma visita de seus filhos quando dá, sem conhecer os novos bisnetos.
Detalhe, ambos tinham acima de 70 anos na época.
Esta é a tal liberdade que a Democracia prega?
Será que algum dia, o sogro da minha irmã irá poder conhecer os bisnetos, que são vários? ou morrerá antes, como sua esposa?

Valente
Valente
15 anos atrás

Também cheguei atrasado aqui.
Aprendi com a vida que antes de julgar alguém procuro me colocar no lugar dessa pessoa para tentar entender o que está se passando.
Acredito que para falar de um país é preciso morar nele, e mesmo fazendo isso vai ser difícil ter uma visão completa pois certos valores culturais nunca serão absorvidos por alguém vindo de fora.

Certamente morando lá não vai ser possível colecionar nem correr de carro, duas das minhas paixões.

Pode ser que com o governo Obama a situação na ilhota mude, pois uma das medidas iniciais vai ser facilitar as remessas de dinheiro para os cubanos, que já acontecem em grande volume.

Super 2009 a todos!

Dú
15 anos atrás
Roberto Zuquim-SC
Roberto Zuquim-SC
15 anos atrás

Primeiro vou ler os comentários.
O mundo atual está muito difícil.
Paz, pelo menos!

Sandro Costa
Sandro Costa
15 anos atrás

Façamos uma aposta:

Quando viajar à Cuba, você:

1-) Escreva e publique algo contra os interesses do governo de Cuba em um jornal cubano. (Lembre-se, todos são estatais)

2-) Se conseguir, compro o Niva que tanto quer. Do contrário, ganho um da coleção de DKW. Topas?!

Sandro.

RESPOSTA DO FG:

Não. Não faço apostas com quem não conheço. E eu mesmo posso comprar meu Niva.

Francisco Figueiredo
Francisco Figueiredo
15 anos atrás

É fácil criticar cuba quando existe todo um sistema e uma estrutura de propaganda a confirmar essas críticas, por mais irrealistas e injustas que possam ser. A imprensa (ou imprensas) ocidental, intrumentalizada por forças económicas e políticas, inculca nas pessoas ideias completamente alienadas sobre a realidade cubana. É verdade que existem limitações a certas liberdades que são difíceis de compreender para quem habita um país desenvolvido e politicamente estável, mas, num país em estado de guerra permanente (com agressões políticas e militares perpetradas pelos estados unidos e pelos seus lacaios) pergunto-me se essas limitações não seriam ainda maiores num país como o Brasil ou Portugal (o país onde moro). Para todos os efeitos, cuba está em GUERRA há praticamente 50 anos, uma guerra declarada unilateralmente pelos Estados Unidos (não se trata de preconceito esquerdista, trata-se de encarar os factos), o embargo económico criminoso imposto a Cuba é apenas a face mais visível dessa guerra, que esteve em vias de se transformar em conflito militar de grande escala durante a crise dos mísseis. Se, como alguém disse, “não conhece um único cubano favorável ao governo” (eu conheço muitos), pergunto-me como seria possível conservar durante 50 anos um sistema político sem a aprovação do seu povo e, acima de tudo, contra as agressões e pressões provenientes de praticamente todo o mundo dispostas a aproveitar qualquer foco de instabilidade para destruir o “regime” cubano.

cleber
cleber
15 anos atrás

Ih! “Nogento”.Tchammm!

Juliano C.
Juliano C.
15 anos atrás

Ué, não me pareceu que o Gomes tenha tentado dar um ar de “paraíso” a Cuba…
E referir-se ao modelo cubano como se fosse algo completamente equivocado é de uma ignorância ímpar.
Gostem ou não, era sim uma alternativa – como estão os países vizinhos a Cuba?

Mas o que seria da vida de algumas pessoas sem seu Toyota Corolla, Iphone, Tv de plasma de 75′ e frequentes viagens aos “States”, não é mesmo? Ok, podem dizer que trabalharam para isso. Nada mais justo… afinal é a “seleção natural”, a sobrevivência do mais “apto”. Muito “civilizado”, de fato.

Como podem existir pessoas que não se sentem perfeitamente confortáveis com a ditatura do mercado?
Sim, todos temos de ser vendedores desesperados de alguma porcaria de produto e, ocasionalmente, “masturbar” o cliente – e com a dignidade descendo pelo ralo. Isso sim é muito confortável e um admirável meio de vida!

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
15 anos atrás

Tô me rachando re rir!
Nunca vi o FG responder a tantos comentaristas, e, logicamente, tirando seu sarro numa boa…
Aguardo mais posts como este, espero que venham…
Feliz 2009, para todos, esquerda, direita, centrais, e o escambau a quatro!!!
(Bem que meu pai dizia que futebol, política e gosto de mulher, não se discute…)

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
15 anos atrás

Eu to rindo demais, Flavio você tem ótimas tiradas e respostas.
Mas por outro lado vejo que tem muita gente irritada por aqui, só que no fundo o Flavio tem razão, o blog é dele e ele fala do que bem entender, claro que é difícil separar a profissão de sua vida pessoal mas pelo que eu consegui entender o Flavio Gomes não está escrevendo para este blog profissionalmente. Se estiver enganado, pelo menos o formato do blog permite estes tipos de comentários.
Também é óbvio que nossos comentários aqui passam por um moderador e este moderador é o próprio FG, ele vai permitir ou não a publicação destes comentários. É um direito dele, da mesma forma no meu msn só entra quem eu permitir, e eu deleto quem eu quiser, na minha casa só entra quem eu convidar, se eu quiser expulsar alguém de lá eu tenho direito que é o maior dos direitos capitalistas né, o direito à propriedade privada.
Sobre Cuba acho que posso falar porque eu sou comunista de carteirinha e para mim a Revolução foi um sucesso, acabou com o playground norte-americano e transformou Cuba em um país de verdade, muito melhor do que já foi. Mas com o tempo o Castrismo fez mal à Cuba e os fuzilamentos e essa proibição aos cubanos de saírem do país são ridículas, inapropriadas. Claro que a educação e a saúde cubanas estão bem na frente do Brasil e são de tirar o chapéu, mas sou contra a ditadura e a metodologia de governo atual. Mas não sou burro, melhor assim do que antes, pra quem não sabe no Brasil existem pessoas passando fome até hoje, muitos não tem registro, simplesmente não existem, tem gente que só sabe escrever o próprio nome, na verdade não sabem escrever e sim desenham o próprio nome no papel e por isso são consideradas alfabetizadas. Vou parar de falar, tenho orgulho de ser brasileiro, mas não do Brasil. Antes de falar mal de Cuba é melhor começarmos a enxergar esta porcaria de país que moramos.

zezinho
zezinho
15 anos atrás

Gomes, seu “nogento”…

Viva 2009!

willians
willians
15 anos atrás

Uma coisa que me chamou a atenção nos comentários é que muita gente malha Cuba por não ter liberdade de expressão: falou mau, paredão nele! Entretanto, estes mesmos blogueiros não perdoam uma opinião que seja contrária às suas convicções políticas-filosóficas e só não colocam o FG no paredão porque ele não participa do BBB. Sinceramente, eu não entendo essa liberdade de expressão que eles tanto falam.

Rodrigo Bezerra Meirelles
15 anos atrás

Uau esse assunto rendeu mesmo. Fiquem tranquilos a maioria, em 2009 o Brasil vai continuar essa maravilha.

“NOGENTOS!” hheheheheheh

Lubacris
Lubacris
15 anos atrás

ontem passou O Poderoso Chefão II e tem uma parte do filme que se passa na epoca da Revolução Cubana

Hamilton
Hamilton
15 anos atrás

Quanta baboseira escrita em espaço tão pequena. Quanta falta de esclarecimento…

Helio Herbert
Helio Herbert
15 anos atrás

O que ficou de melhor nessa troca de idéia foi sem dúvida nenhuma o grande execício DEMOCRÁTICO que envolveu calorosamente a todos.Estamos de alma lavada não importa a posição tomada,todos disseram o que queriam,não acredito que o Camarada Gomes tenha tomado nenhuma medida de impedimento ou censura como ele mesmo afirmou,foi só ameaço,como grande jornalista que é ,jamais usaria da censura para se defender.F.G. anda com o pavio curto ultimamente(cada vez mais curto).Também não é por menos,ponha-se no lugar do cara ,um video que mostra uma ultrapassagem arriscada do 69
e um bocado de criticas para cima dele,ver a F 1 com a ameaça de 18 carros ou menos no grid 2009,torçer para a Portuguesa,gostar de carro soviético / alemão oriental,realmente não é facil manter o humor desse jeito!(brincadeirinha…)
Se a intenção do F.G. era lembrar a data da revolução Cubana isso ele conseguiu fazer,e com um barulho danado,parabéns
F.G.continue assim,azedo,briguento,marrudo e acima de tudo corajoso.

Cristiano Azevedo
Cristiano Azevedo
15 anos atrás

Puts… Cheguei atrasado na festa.

Feliz 2009.

Viva la Cucaracha.

Gustavo
Gustavo
15 anos atrás

Rafael Marin, o que você comentou sobre linha editorial nos grandes veículos de comunicação também acontece aqui… se o comentário tece elogios ou concorda com o o dono do blog, é publicado. Quando o comentário é uma crítica e incomoda, muitas vezes é vetado…….se acontece em um blog, imagine nos grandes jornais e emissoras de tv…

Leonardo Cury
Leonardo Cury
15 anos atrás

Nunca ri tanto na minha vida!!!
Flavio, te adoro cara, você é demais, o mundo precisa de pessoas assim como você.
Um Grande abraço e um excelente ano pra todos!

Tiago Domingos
Tiago Domingos
15 anos atrás

O charme deste blog realmente é carinho dispensado aos internautas que deixam comentários contrários…

Isso me garante boas horas de risadas…

E o melhor, é que os caras apanham e ainda voltam aqui, rs

Continue escrevendo sobre tudo, FG! Afinal, é seu blog, não?

Abçs

Rafael Marin
Rafael Marin
15 anos atrás

Flávio,

Sem falar sobre o regime cubano… Mas acredito que você que já trabalhou nos grandes veículos de comunicação deve saber muito mais do que eu….

Durante os anos de 2002 e 2003 (que foi o ano das eleições presidenciais) eu assinava as duas revistas semanais de maior circulação no Brasil.

Uma dessas duas revistas não parava de bater no governo… (tanto no governo em vigência até o final de 2002 quanto no novo governo).

Em meados 2003 essa revista mudou sua linha editorial e começou a falar bem do governo….

Achei estranho… Olhando a coluna Radar da outra revista, havia uma pequena nota de umas 5 linhas, informando que o BNDES havia concedido um empréstimo de R$ 6 Bi para o ramo de televisão a cabo do grupo da primeira revista.

Li também um livro chamado Notícias do Planalto (isso por volta de 1999) que conta um pouco do governo Collor visto pelo lado do assessor de imprensa…

Daí, eu faço uma pergunta… Com exceção de blogs de pouca expressão (ok, temos 20.000 visitantes aqui por dia, mas o pessoal não é muito politizado por aqui, correto?), um jornalista pode escrever sobre o que quiser nos grandes meios de comunicação do Brasil? Ou ele deverá seguir “a linha editorial” definida pela empresa? Supondo um blog de grande expressão em um grande portal, se o blogueiro for contra a “linha editorial” desse grande portal (que em grande parte das vezes pertence aos grandes grupos de comunicação), ele não corre o risco de perder o contrato??

A impressão que eu tenho é que a nossa democrácia não é tão democrática assim.

Grande abraço,

Rafael

Rafael Neves
Rafael Neves
15 anos atrás

É….para os que criticam a falta de liberdade e a opressão em CUBA e até mesmo o rótulo de “assassino” dado ao Fidel deve achar no mínimo que o país com a maior democracia ativa da atualidade (EUA) é o paraíso… estive lá em março de 2008, depois de duas tentativas de se obter um visto e o que pude perceber é que os americanos vivem muito bem sim… mas que possuem um governo RIDÌCULO, eleito por meios ilícitos, que assassina, através da sua omissão, todas as vítimas do furacão KATRINA (será pq eram negros e pobres?), que invadiu o IRAQUE sem nenhum motivo real (onde estão as armas de destruição em massa??)DEMOCRACIA é isso!!! rsrsrs falem sério por favor!!!! vejam SICKO e FARENHEIT 9/11 de Michael Moore e entendam o que é saúde e política em um país DEMOCRÁTICO, RICO e COM LIBERDADE DE EXPRESSÃO acordem para a vida!!! sejam atendidos pelo SUS e vcs verão a diferença!!!!!

FG vc está de parabéns!!!

Viva la revolución!!

Fabio Mantovani
Fabio Mantovani
15 anos atrás

“RESPOSTA DO FG:
O autor do blog promete falar de política todos os dias em 2009.”

Seria muito bom.

Luis
Luis
15 anos atrás

Viva Fidel! Viva Raul!

Eric
Eric
15 anos atrás

Eu to me divertindo com as respostas do FG……hahahaha

Vão postando aí galera….eu odeio política hahahaha

HUGO
HUGO
15 anos atrás

Dando um tempo no assunto Cuba, vamos lembrar quando Brasil tinha piloto de verdade e a F1 era um esporte de verdade.

o locutor é igual àquele pastor louco

http://www.youtube.com/watch?v=pv1PiC7M3rg&NR=1

HUGO
HUGO
15 anos atrás

Vocês que gostam dos Estados Unidos, por que não vão morar lá?

Ah, lembrei. Por que eles não aceitam cucarachas.

rsrsrs

vito pletti
vito pletti
15 anos atrás

concordo com FG!!
e os otários leitores de VEJA que acham que são ricos e são apenas caçoados pela elite, pois são sua massa de manobra e acreditam em qualquer idiotice que lhes falam, que fodam-se seus cansadinhos!!!!