MENU

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009 - 13:04Gira mondo

GIRA MONDO, GIRA

GUARUJÁ – As dimensões das tragédias… Ontem, um Airbus cai no rio Hudson ao decolar de La Guardia, depois de se chocar com pássaros. O piloto, um herói, consegue pousar na água. O socorro é rápido. Todos se salvam. Alívio sem tamanho. A foto dos passageiros sobre a asa, os barcos de resgate chegando… É a imagem mais reconfortante do ano.

À noite, numa escura estrada gaúcha, o ônibus do Brasil de Pelotas despenca numa ribanceira. O time, pequeno e bravo esquadrão dos pampas, o glorioso Xavante, perde seu maior ídolo, o uruguaio Claudio Milar, 34 anos, 208 jogos com a camisa rubronegra; o zagueiro Régis; e o preparador de goleiros Giovani Guimarães. Milar será enterrado hoje no Chuy, onde nasceu. Lá, no fim (ou seria começo?) do Brasil.

Estive por lá no fim de semana. Chuy, Chuí e Pelotas. Quando vi a notícia hoje cedo, não entendi direito. Como, naquelas estradas retilíneas, cercadas de planícies por todos os lados, gado e arroz? Onde, uma ribanceira?

Pois havia, em outra estrada, chegando a Pelotas.

Eu comprei duas camisetas do Brasil de Pelotas para os meninos, domingo. Comprei camisetas do ABC em Natal, também. Sempre que a gente compra camisetas desses times menos famosos, se torna um pouquinho torcedor deles. Futebol é assim, a gente sempre reserva um pedacinho do coração a um time ou outro quando vibra com uma vitória contra um grandão, ou admira um jogador que gostaria de ver jogando no seu.

Sentimentos juvenis à parte, o que aconteceu com o Brasil é uma tristeza sem tamanho. O clube cogita até não jogar o Gauchão. Deve jogar, sim. A história do Xavante é linda e seguirá sendo.

35 comentários

  1. Cranio disse:

    Exatamente Marcelo… Foi a isso que me referí em meu primeiro comentário… Esse endeusamento é ridículo e daqui 2 meses, ninguém se lembrará nem do acidente e nem do piloto. Se é que ainda se lembram hoje…

    Faltou apenas incluir um “muito obrigado” ao piloto que salvou sua tripulação e passageiros sem nenhuma perda. Em nenhum momento eu quis denegrir a imagem do piloto e parece que vc foi o único a entender a minha crítica…

    Gomes, se quiser fazer um passeio de Skyhawk 172, está convidado… Só não vou pousar o avião no rio porque o Gonzalez não deixa.

  2. yedo disse:

    quem conhece a torcida xavante sabe que ela nunca vai se apagar. foi um fato assaz triste, mas com certeza a torcida superará tudo isso e (se é que é possível) vai se tornar mais forte ainda!!

  3. Renan do Couto disse:

    Eles devem jogar o gauchao ms um acidente desse as vesperas do campeonato com a morte do maior idolo do time desestabiliza qlqr um

  4. Faruko disse:

    Valeu Gomes pelo respeito e carinho que demosntra com nós aqui do Sul, realmente foi um fato triste para nós, mas o xavante vai superar.

  5. Sobre o Brasil de Pelotas, realmente foi uma fatalidade lamentável…
    Mas comprar a camisa do ABC, me desculpe amigo, foi de mt mal gosto…brincadeira, é pq sou Mecão e se soubesse teria te dado a dica de uma camisa mais bonita.
    abraço

  6. André Luiz disse:

    Para o Flávio entender a dimensão da tragédia , o Millar era para o Brasil de Pelotas o que o Denner era pra Portuguesa…imagine a dor que tu sentistes com a morte do ídolo do teu time nos anos 90, em um brutal acidente de carro , é a mesma dor que os xavantes estão sentindo agora . Lamentável esse incidente, realmente Pelotas está de luto .Das poucas coisas que se pode tirar de positivo, uma delas é a solidariedade dos outros clubes e também o reconhecimento em nível nacional da importância desse time para o interior do RS , que tem uma das torcidas mais fanáticas desse país.

  7. Valdemar disse:

    Só puxando um pouco à memória futebolística: O Brasil de Pelotas Foi o 3º colocado do campeonato brasileiro (série A) de 1985. Perdeu a semifinal pro Bangu enquanto o Coritiba se classificava diante do Atlético-MG. E mais: O América-RJ foi o 3º colocado do brasileiro de 1986, tendo inclusive eliminado o Corinthians.

  8. Junior disse:

    Depois da tragédia, a situação do Brasil de Pelotas parece estar se encaminahndo para um final no mínimo emocionante. Grêmio e Internacional estão oferecendo emprestados seus jogadores dos times “B”, pois além dos mortos, muitos jogadores ficaram feridos e não estarão em condições de disputar as primeiras partidas do Gauchão.

    Nessas horas é que os dirigentes de clubes grandes mostram serem dignos ou não de ocuparem seus cargos.

    RESPOSTA DO FG:

    A Portuguesa, em nota oficial, fez o mesmo, oferecendo jogadores ao Xavante.

  9. Maurobala disse:

    Ribanceira ???
    tinha em Canguçu , em Pelotas e no Chui é tudo retílineo mesmo …
    muito triste toda essa história, e um dado que deixo :

    nos últimos 15 dias de dezembro , morreram mais gente no trânsito no Brasil do que 15 dias na guerra em Gaza.

  10. João Curvello disse:

    No ano passado, assisti com emoção à homenagem dos atletas do Manchester United aos mortos naquele trágico acidente aéreo em 1958. Sempre pensei o quanto deve ter sido dolorida esta experiência, tão trágica quanto àquelas que vitimaram o Torino e, mais recentemente, o time do Alianza LIma e a seleção de Gana.

    Pois o destino me reservou viver este triste momento, agora com meu time do coração. Sou pelotense, mas resido em Brasília há 18 anos. Nunca deixei de torcer pelo Xavante. Este ano, cheguei a viajar para vê-lo na Série C.

    Custei a acreditar na notícia repetida por todos os jornais matinais na TV. Acessei a internet e revivi a a angústia dos torcedores do Fórum Xavante (a sequência de mensagens, madrugada a dentro, foi de tirar o fôlego).

    Cara, a tua mensagem, escrita com o coração, me emocionou de novo, assim como estou para lá de sensibilizado com todas as mensagens enviadas por torcedores do Brasil e do exterior.

    Como você mesmo disse o time precisa jogar. Sou a favor de jogar este e todos os campeonatos. Times pequenos, com pouco patrimônio e patrocínios ínfimos não podem se dar o luxo de não jogar. É das rendas e das verbas de TV que os clubes sobrevivem, uma vez que já não revelam mais jovens jogadores.

    Vamos nos reerguer, com certeza.

  11. Harry disse:

    FG,
    Não precisa ir muito longe, não, na “porta” do seu escritorio aconteceu uma tragedia com a morte da ciclista atropelada por um onibus.
    Abs
    Harry

  12. Marcelo ao Cranio disse:

    Essa é a diferênça cranio no U.S.A um bombeiro, um médico, um policial ou quaquer pessoa pode virar herói nacional a qualquer hora merecidamente salvando uma ou mais pessoas. Já aqui no Brasil sil sil, poucos reconhecem o trabalho de um bombeiro, um médico, um policial. Aqui é muito pior, se o cara marcar um gol ou se vence uma corria de F1 vira “Deus” para o povão. Esse “endeusamento” é ridículo, um gol ou uma vitória na Formula 1 são conquistas pessoais, não muda nada na vida das pessoas! Agora vai perguntar para uma pessoa que foi salva por um bombeiro, um médico, um policial se mudou algo em sua vida! Agora imagine vc dentro de um avião sabendo que ele vai cair, imagina isso multipiclado por mais de 150 pessoas desesperadas juntas, todos dependendo do piloto. “A Xuxa vai ter “200 anos” e para o Brasil ainda vai ser a eterna rainha dos baixinhos , e o bombeiro ninguém viu ninguém falou, cada povo tem o que merece mesmo, por isso que somos o quinto mundo!”

    ps: Bela resposta Gomes!!!

  13. rubem rodriguez gonzalez disse:

    Caro cranio , pelo visto não aceitaste minha sugestão quanto ao sufixo, e eu como eventual passageiro de linhas comerciais agradeço penhoradamente por não teres continuado na tua carreira de piloto comercial, tenho certeza que ganhamos todos, pois digas o que digas , fales o que fales tudo não passa de rancor e inveja reservado aos frustrados ex-quase-alguma-coisa , que no seu caso específico é a aviação comercial, segundo que quando me referi “AO MAIOR E MAIS PERFEITO POUSO JAMAIS VISTO PELA AVIAÇÃO COMERCIAL DESDE A SUA CRIAÇÃO EM UMA SUPERFÍCIE LÍQUIDA” não precisei copiar isso de ninguém e de nenhum telejornal, sou muito independente para usar a opinião alheia como se minha fosse, é apenas uma constatação que pode ser pesquisada por quem quiser inclusive você, e por ultimo, o fato de você ter frequentado 40 horas de aulas práticas em algum paulistinha não o torna absolutamente expert em aviação coisa nenhuma, para ser expert em aviação depende de gosto, estudo, pesquisa e conhecimento. E isso eu tenho de sobra para discutir com qualquer expert no assunto, lembre-se que o astrônomo nunca foi as estrelas para entender delas melhor do que ninguém e que sem dúvida alguma os três membros que menos entendiam de astrofísica na operação da apolo 11 eram exatamente os três astronautas ou pilotos se você assim quiser chama-los.
    Sei muito bem a diferença entre um “héroi” do BBB ( arghhhh) e um héroi de verdade, e esse piloto americano é um HERÓI DE VERDADE.

  14. Allan Garcia disse:

    Flávio,
    Em menos de 12 horas, fui bombardeado por estas duas notícias, de duas áreas pelas quais tenho o maior interesse: aviação comercial, já que trabalho como representante de várias companhias aéreas aqui no RS; e esse acidente com a delegação do Brasil de Pelotas.

    O fato do pouso na água por si só já é fantástico, e mereceria uma boa análise de minha parte, mas esse acidente com o xavante realmente estragou o meu dia… Aliás, não só o meu, como o de praticamente toda a população do nosso Rio Grande, principalmente de quem gosta de futebol.

    Sei que muitos aqui sabem disso, mas para os que não sabem eu explico: o Brasil de Pelotas é conhecido pela sua história de luta e garra, e principalmente pela sua torcida, apelidada de xavante, que apóia o time do primeiro ao último minuto de cada jogo, e dá um verdadeiro espetáculo em cada apresentação. Os torcedores do Brasil, mesmo sendo de Pelotas, não torcem para um dos grandes da capital: quem torce para o Brasil é xavante e ponto final. Fazendo uma comparação, pode-se dizer que os torcedores do Brasil são como os da Lusa em São Paulo, salvo que a Portuguesa também é da capital.

    A vida é irônica mesmo… Um avião com 150 pessoas cai no Hudson e todos saem com vida; um ônibus capota pertinho do seu destino final e morrem três atletas, sendo que um deles era simplesmente o maior ídolo dos últimos tempos do clube. Que lástima!

    Nem sei mais o que dizer… Só me resta torcer para que os deuses do futebol deem força aos xavantes, para que em breve eles possam voltar a fazer o que mais sabem: dar espetáculo, no campo e na arquibancada.

  15. Rodrigo Moraes disse:

    Especialmente este ano, eu torci demais pelo Brasil de Pelotas. É que ele enfrentou por 4 vezes o Guarani, 3o time daqui da minha cidade, pela 3a divisão do Campeonato Brasileiro.

    Muito triste esse acidente.

    Será que não é hora de começar a investigar esses acidentes e de se determinar culpas e punições? Até quando vamos ver essa barbárie em nossas estradas?

  16. MSM disse:

    Parabéns ao piloto americano, pousar um avião em qualquer situação de emergência é uma tarefa quase que impossível de administrar sem que haja morte.
    E quanto ao acidente de ônibus é mais um exemplo das ´péssimas estradas nacionias, essas ratoeiras que levam a morte centenas de brasileiros, além da imprudência de muitos motoristas.

  17. Wesley Souza Medeiros disse:

    Essa você vai curtir a Lusa esta ajudando o brasil. segue o link:
    http://www.futebolinterior.com.br/news.php?id_news=68896

  18. Rogério Magalhães disse:

    Caraca, essa do Brasil de Pelotas foi soda… aliás, acho que num espaço de um mês, se minha memória não estiver me traindo, foi o terceiro capotamento de ônibus em estradas gaúchas, os motoristas precisam ficar mais espertos… e que coisa, justo o Claudio Millar foi ser vítima, o cara realmente era um ícone no futebol gaúcho, no Brasil de Pelotas… quase botou os caras na série B e lá iria nossa Lusa jogar em Pelotas…

    E sobre essa coisa de comprar camisas dos times locais para os pequenos, isso dá vontade mesmo. Quando estava em POA no final do ano, entrei numa loja de esportes e brequei no último instante o impulso de comprar uma camisa do Zequinha (o São José, que coincidentemente seria o time de estréia do Brasil no Gauchão), por ser o primo pobre da capital de lá… é a coisa do diferente, assim como tenho uma camisa do Criciúma…

    Ah, e sobre o avião em NY, ainda bem que essas coisas não acontecem perto de eu ter que entrar em um, porque só me reforçaria o medo… mas melhor é nem estar como passageiro numa joça dessas numa hora dessas… ainda bem que o único contratempo pra galera foi encarar a água gelada…

    E mesmo com uns barbeiros por aí, imagens como essa de NY é que me fazem confiar mais nos ônibus que tanto amamos do que nessas coisas voadoras aí, hehehehehehehehe…

  19. joao plata disse:

    parabéns ao piloto mas principalmente a ti FG!!
    que sujeito você me saiu heim?!?! esquerdista, schumachista, sovietista e agora venho a descobrir que compraste 2 camisas do glorioso xavante!!!
    é uma tragédia, realmente!! Milar era um jogador fantástico. o maior goleador da história dos campeonatos gaúchos (seu recorde foi o de maior número de gols em um único campeonato gaúcho-apesar de ser na série B- em todas as divisões). Milar era um sujeito fantástico como são todos os uruguaios (você conhece né FG?). Os outros pouco conhecia, mas o Régis era i o xerifão do XAvante!!
    estamos de luto, mas com certeza esses profissionais que morreram hoje, darão um entusiasmo a mais à torcida do Brasil de Pelotas, se é que isso é possível!!

  20. Ronald Wolff disse:

    Lá nesta região as estradas são realmente planas, mas para o interior, seja para o Oeste, para Santa Cruz, Bage’, ou seja na serra, só existem curvas e ribanceiras!!!

  21. Gustavo disse:

    Todo esse confete em torno do piloto do avião é mais do que merecido, não existe exagero da mídia, apenas a justa valorização do feito desse grande cidadão…..americano, japonês, o que seja! Devemos sempre lembrar que as pessoas são capazes de grandes atos, que a sensibilidade e o cérebro humando ainda estão no comando. Parabêns a ele e uma oração pelas vítimas do acidente do Brasil de Pelotas, eles devem sim participar do campeonato em homenagem a esses guerreiros (quem já viu sabe) do campo.

  22. Eric disse:

    Esse Dú….passa mal!!!!!!!!!!!!!hahahahhahahahahahahaha

  23. Carmem disse:

    A imagem das pessoas na asa do avião é incrível E também não vejo nada demais em elogiar atos como o do piloto. A comparação feita pelo amigo lá em cima, não tem nada a ver.
    Sobre o Brasil de Pelotas, lamentável mesmo. Triste demais!!!

  24. Ivo disse:

    Pelo menos vão passear no sedã branco…

  25. Cranio disse:

    Bom… Pirmeiramente, sou piloto privado e quase cheguei a comercial – graças a Deus não concluí esta parte – e antes que me crucifiquem, foi por minha própria vontade. Sendo assim, não sou como vocês que já vão concluindo que não entendo nada de aviação.

    Segundo, não disse que o piloto não era bom, não disse que eu faria melhor, nada do que os grandes experts desse blog estão mencionando acima…

    Estou tentando mostrar que o que ele fez não foi um ato heróico e sim um pouso de emergência, que poderia ter sido em campo de futebol, avenida, lago, ou em cima de algum Lada parado no acostamento… Você olha pro chão e já procura onde vai descer aquela encrenca… Simples assim…

    “O MAIOR E MAIS PERFEITO POUSO JAMAIS VISTO PELA AVIAÇÃO COMERCIAL DESDE A SUA CRIAÇÃO EM UMA SUPERFÍCIE LÍQUIDA” provavelmente foi dito por um expert no assunto… Uhmmm… Acho que foi a CNN…

  26. Diego Camargo - Floripa/SC (ferias emLages) disse:

    Hoje assistindo o jornal fiquei com um sentimento dúbio. Aquele acidente nos EUA e seu piloto HERÓI (HERÓI sim, e acabou a história). E quando mostrou o acidente no RS fiquei arrasado,confesso que hoje o dia vai ser triste por aqui. Abraço.

  27. disse:

    Mais um erro de pilotagem, e viva o Lobby das Auto-Escolas.
    Cranio, “sem massa encefálica”, aqui está um vídeo para vc.
    http://br.youtube.com/watch?v=slAbfPTbbls

  28. Fabio Mantovani disse:

    Ah, essa nossa mídia é de doer (pra não dizer outra coisa).
    Os repórteres pareciam que estavam anunciando o juizo final.
    Isso por que não houve 1 vítima sequer. Ainda bem.

    Mas eram norte-americanos, em NY, num avião. Coisa mais chic…..

  29. Miguel Fiquene Neto disse:

    grande flavio gomes gostei do sue comentário vou lhe presentear com uma camisa do sampaio correa o tricolor de aço a bolivia querida de são luis do maranhão campeão invicto da série c inclusive jogou no canindé em 97 contra o muleque travesso

  30. rubem rodriguez gonzalez disse:

    É Flávio, ese espaço é realmente especial, aparece cada figura que vou te contar…. então quer dizer que O MAIOR E MAIS PERFEITO POUSO JAMAIS VISTO PELA AVIAÇÃO COMERCIAL DESDE A SUA CRIAÇÃO EM UMA SUPERFÍCIE LÍQUIDA ( podem consultar à vontade os anais da aviação) é mais do que obrigação do piloto? piloto é pago para voar e proceder em situações de emergência, milagres é um andar acima. Mas o coroa bom de manche mostrou o que um bom velhinho é capaz de fazer. Talento, experiência , sangue frio, liderança, tudo ao mesmo tempo. Quanto ao cranio sugiro acrescentar o sufixo “de camarão” ao seu nick, vai ficar bem mais adequado, compreenda primeiro a situação e ouça opiniões de quem entende do assunto para depois emitir uma opinião sobre o assunto….

  31. rubem rodriguez gonzalez disse:

    É muito importante nunca perdermos nosso lado lúdico, aquela boa síndrome de Davi contra Golias, faz parte do cárater e da alma latina, sepre torcermos e nos solidarizar com os “menos” fortes, não por adesismo ou imitação também sempre fui simpático ao Brasil de Pelotas, apesar de ser simpático a todo o clube pequeno que luta pela própria sobrevivência e muitas vezes é o orgulho das cidades do interior pelo país afora, no mais concordo contigo, acho que esse fato deve ser um motivo a mais para o grande Brasil de Pelotas encarar com força redobrada o Gauchão deste ano, será a melhor forma de homenagear aqueles que morreram antes da “batalha” e se preparavam para isso, qualquer refugo ou desistência será uma afronta a memória destes heróis anônimos. FORZA BRASIL!!!!!!

  32. ALEX B. disse:

    TRISTEZA, TRISTEZA, TRISTEZA,TRISTEZA, meu Deus!

  33. Cranio disse:

    Quanto ao Brasil de Pelotas, não tenho nada a comentar, mas sobre o piloto do Airbus, sim…

    Porque estão todos elevando este piloto como o maior de todos os tempos?? Ele agiu como qualquer piloto deveria agir. É engraçado como as pessoas elevam certos figuras aos céus por fazerem apenas o trabalho que todos em seu lugar deveriam fazer.

    Parece o mecânico que cobra a mais pelo fato de ter sido honesto com seu cliente, ou o prefeito, que por ter administrado como qualquer outro deveria, é elevado como o melhor prefeito do mundo…

    Acho que precisamos sair da “normose”, aquela condição que o anormal é o normal, para compreendermos que ser profissional é fazer o seu trabalho da melhor forma possível, com paixão pelo que faz, sem se preocupar em ter que ser o melhor do mundo em sua área.

    RESPOSTA DO FG:

    Vai lá e faz igual, bonitão.

  34. Rafael Dias Santos disse:

    O goleiro Danrlei (q ainda jogará no Brasil) caminhou 1,5km em busca de socorro, com o braço quebrado. E foi o primeiro a encontrar o corpo do Milar. Concordo que o Brasil deva participar sim do campeonato, seria uma forma de dar sentido as coisas, e superar esse acidente estúpido.

  35. Rodrigo Tossato disse:

    Realmente triste…muita força as famílias dos jogadores!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>