GIRA MONDO, GIRA

SÃO PAULO (e daí?) – Isso deve ter algum significado histórico. Pela primeira vez em 77 anos a General Motors não foi a montadora que mais vendeu veículos no mundo. Divulgados os números de 2008, foram 8,35 milhões de trapizongas metálicas despejadas no mercado, contra 8,97 milhões de tranqueiras vendidas pela Toyota. Ambas apresentaram queda em relação a 2007, mas desde 1931, se minha calculadora estiver funcionando bem, que a GM não fechava um ano atrás de alguém (é óbvio que nos áureos tempos a Lada ocultava seus números para não deixar ninguém deprimido, então não conta).

A Toyota, dia desses anunciou que pela primeira vez em 15 séculos teve prejuízo — ou queda nos lucros, algo assim. A GM, no fim do ano, foi pedir arrego ao governo americano, porque estava para quebrar. Recebeu uma ajudinha de 13 bilhões de dólares. Das três grandes montadoras americanas, a única que ainda parece ter alguma saúde financeira é a Ford. A Chrysler, que parece bolinha de pingue-pongue, jogada de um lado para o outro, acaba de fazer uma parceria com a Fiat, depois de ter sido devolvida à sua origem ianque pela Mercedes — que sabe-se lá por quê, alguns anos atrás, resolveu se fundir com a fabricante de Dodge Dart.

Quem já foi para os EUA e quem assiste TV sabe que por aquelas bandas toda a produção dos últimos anos foi voltada para monstrengos enormes que consomem muito, têm lata de sobra e pneus gigantescos. Andam para lá e para cá em largas estradas e avenidas gastando muito mais do que deveriam, levando o motorista e vento na cabine, algo que qualquer romiseta faria do mesmo jeito. Um desperdício de combustível, espaço, borracha, tudo. É a obsessão americana por ultras e megas, tudo grande, monumental, exagerado.

O resultado dessa visão de mundo pouco razoável é a quebradeira geral de empresas que só sabem fazer porcarias sobre rodas. Será que ninguém nunca notou que concentrar marketing e produção em caminhões urbanos é uma burrice? Que andar sozinho numa pick up de dimensões continentais, que não cabe em lugar algum, torra gasolina que nem água, tem o triplo do tamanho que precisaria ter e é um estorvo até para ser destruída, representa uma agressão ao ambiente e ao bom-senso?

Eu só não digo bem-feito, porque grandes empresas, quando quebram, arrastam junto seus funcionários e geram desemprego e aflições. Não sei o que será da GM, da Chrysler, das outras. Mas me parece claro que essas bestas que dirigem tais companhias terão de mudar seus rumos e suas cabeças de melão. Baixar a bolinha, rever conceitos, fazer o que o presidente Barack Obama disse em seu discurso de posse: antes de pensar em mudar o mundo, mudar sua própria mentalidade.

Aliás, foi ótimo o discurso de Obama. É um cara bacana, decente, que vai fechar essa excrescência que é Guantánamo e devolver o Iraque aos iraquianos. Não fez um discurso belicista (OK, teve um “vamos derrotá-los” para o terrorismo internacional, mas foi meio retórico, apenas), injetou otimismo nas pessoas, deu uma esculachada básica nos gananciosos que transformaram a economia mundial em pó de merda, mostrou aos americanos, com delicadeza (e por isso pode ser que a maioria não tenha compreendido), que se existe um culpado pela situação em que o mundo está, este culpado é a América, como eles gostam de se chamar. Em inglês bem claro, ele poderia dizer apenas “fizemos um monte de cagadas e fodemos todo mundo, agora vamos tentar consertar”. Seria a mesma coisa, mas alguns não gostariam de ouvir.

Obama é um sujeito que vai entrar para a história e pela porta da frente, se for fiel ao que diz, e não pelos fundos como o idiota do Bush e sua secretária de Estado que tem a cara de Chuck, o boneco assassino. Vai ser interessante viver neste planeta nos próximos anos, para acompanhar de perto a trajetória dos EUA sob o governo de alguém que enxerga o mundo além do McDonald’s.

Talvez eu até renove meu visto.

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
JBCarneiro
JBCarneiro
15 anos atrás

Há carros grandes, pesadões e superpotentes que são usados para serviço. Se o serviço exige, tudo bem. O problema nos EUA é que os Americanos costumam usar estes supercarros para passeio, diversão e uso comum. A questão é que nãp tem mais dinheiro para isso e acabaram levando o mundo a uma crise séria para manter estes luxos exorbitantes. É a crise do mercado automobilistico Americano.

Adotaram o mesmo tipo de comportamento no mercado imobiliario e foi o que levou o planeta à esta crise atual. Casa super luxuosas custando verdadeiras fortunas, super faturadas, e sem dinheiro para pagar tudo isso. É claro que isto é uma visão extremamente simplista do problema, mas é a sintese do que venho lendo a respeito. Com certeza há outros fatores e causas mais técnicas e profundas. Mas basicamente é isto.

Se o consumidor Norte Americano não baixar a bola e passar a ter gostos e gastos compativeis com o mundo atual, se insistir nesta megalomania consumista a maior fabricante de veiculos Americana acabará sendo a CATERPILAR.
Todo lar Norte Americano terá, no futuro, pelo menos um “veiculo” da CATERPILAR em suas garagens! Pneuzões, motorzões e muitos mais “zões”…

Ricardo Beagle
Ricardo Beagle
15 anos atrás

Boas Rafael…

É sempre bom encontrar mais um “biker” no blog.

Essa coisa de “bicicleta” é muito legal mesmo… já ando um pouco mais que voce (52 km em cada saida)… e esse lance de “se cumprimentar” na rua é muito legal e bem verdadeiro.

Alem dos carros nos respeitar, temos que respeitar os carros também, e a primeira coisa a fazer é nunca andar na “contramão”… além de outras coisinhas do dia-adia.

Continua no “pedal” e busca o site do “Audax Brasil”… acho que voce vai arranjar um estimulo para pedalar 200Km num dia… depois 300km, depois 400 Km e assim por diante.

Abraços

Imperador Ricardo Bigliazzi

Flavio Gomes
Flavio Gomes
15 anos atrás

Boa, Barack!

Rafael Barbeiro Travassos
Rafael Barbeiro Travassos
15 anos atrás

Fala Marcio!
Pedalar até o meu trabalho é atualmente inviável, muitas vias expressas, motoristas estressadinhos dentro de suas SUVs estacionadas no trânsito e eu ainda pegando ritmo (atualmente pedalo 22km aos fins-de-semana) . Mas estou treinando para, um dia, conseguir fazer esse trajeto pelo menos duas vezes por semana, porém a minha empresa não me dá estrutura como vestiário e bicicletário, mas tem um monte de vaga para carros.

Peço aos motoristas que prestem atenção no ciclista, dê preferência e mantenha distância ao ultrapassá-lo (Art. 201 do CNT) e dê uma buzinada para cumprimentar, nós curtimos e retribuiremos!
A bicicleta faz parte do trânsito, não somos invisíveis!!

Abraço!

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
15 anos atrás

Linda foto de uma Toyota Land Cruiser (Bandeirante). Juntando essa foto com a do post de ontem, sobre botar o pé na estrada, segue o link de um casal de amigos holandeses que está rodando o mundo com uma Bandeirante:

http://www.landcruising.nl/lc_en/index.html

A diferença da Ford para a GM é que a Ford tem um dono, uma família por trás, um nome, gente na diretoria que preza a fábrica, sua história, o homem que a fundou. Já a GM é uma S/A, quem entra lá, só quer encher o próprio bolso. A empresa em si, que se dane.

MarcioVS
MarcioVS
15 anos atrás

Fala Rafael, beleza?

Eu tenho um Palio que vive na garagem (ano 2001 e tem 37mil km), pois troquei pela bicicleta na maior parte do tempo!
Meu percuso diário é curto, cerca de 8km o trecho plano, e sem precisar pegar grandes avenidas, dá pra ir cortando por ruas tranquilas.

Já pedalei com o pessoal da Bicicletada e de alguns grupos de pedal noturno.

Uma dica: para quem está dirigindo, a bicicleta parece ser muito mais perigosa que moto.
Mas não é! Bicicleta vai devagar pela direita, sem stress, liberando endorfina, aumentando a motivação para o trabalho.

Capacete e farol são importantíssimos. O resto é pedalar.
Leve uma mochila com uma toalha e uma camisa limpa, e pode trabalhar numa boa.

Aliás, a sociedade brasileira poderia exigir menos frescura com terno e gravata para àqueles que usam transporte público e bicicleta.
Estamos no Brasil, lugar quente pra kct, e ter que usar um pedaço de pano enrolado no pescoço para “parecer gente” é o fim da picada.

Vamos pedalar, galera!
Abraço

Rafael Barbeiro Travassos
Rafael Barbeiro Travassos
15 anos atrás

Eric,
Já existem motos com injeção eletrônica e catalisador que diminuíram em muito a emissão de gases.Porém quando se parte para números relativos (gases / pessoas) o ônibus ganha de qualquer outro veículo a motor. Mesmo na norma Euro IV.
Mas é bacana que você saiba disso, porque eu, por exemplo, não tenho a mínima idéia de quanto meu Celtinha emite de gases.
Abraço,
Rafael

Eric
Eric
15 anos atrás

De qualquer forma rafael,uma das minhas motos se enquadra na norma Euro 3 de emissão de poluentes…´deve ser bem menos que isso aí…..

Ricardo Beagle
Ricardo Beagle
15 anos atrás

É péssimo para o Mundo que a economia amaericana esteja vivendo a pior crise daa história.

Diante de tal fato só nos resta trabalhar (sim; todos nós) para que essa situação mude, e torcer para que o Sr. Barak Obama faça o que tem que ser feito… e que principalmente restitua um pouco de confiança para o nosso dia-a-dia.

Não sei se voces conhecem, mas como estamos num blog, vale a pena fazer a propaganda de outros blogs (que não são correlatos).

Segue: http://desdecuba.com/generaciony/

Os posts em espanhol recebem em média mais de 2.000 comentários… e o blog é tão bem estruturado que até tem as devidas traduções para o portugues.

Obs.: Lá ela explica um pouco como funciona os “Resorts” em Cuba.

Abraços

Imperador Ricardo Bigliazzi
Direto da Sibéria

Luiz Rocha
Luiz Rocha
15 anos atrás

Bom, pra quem não sabe, América é o nome daquele país que fica na porção norte do continente de mesmo nome. Assim como nós que somos a República Federativa do Brasil nos chamamos de Brasil e não de República Federativa, que chamamos a China de China e não de República Democrática, eles se chamam de América e não de Estados Unidos. Simples assim.

AM
AM
15 anos atrás

Lógico que os EUA como maior paquiderme do planeta não tem como se movimentar sem afetar os outros, mas acho que não podemos ficar externamente botando a culpa neles.

Os demais países, mesmo não tendo feito tantas e grandes besteiras, tiveram algum nível de conivência. A história mostra isso em N situações.

No fundo é todo mundo defendendo o seu, mesmo que em alguns casos alguns países (políticos) joguem contra os próprios interesses (povo).

Temos o exemplo rescente de alguns países vizinhos chamando o Brasil de “imperialista”. Nunca pensei que viveria para ouvir o Brasil se chamado de imperialista.

fabio
fabio
15 anos atrás

Irão vender alguma dessas fábricas aí?- Dêem para o idiota do Nick Fry, quem sabe ele não faz um grande negócio, ou então, ele mesmo não as compram. O imbecil, de vendedor passou a comprador e melou todo o negócio relacionado a Honda. Quem sabe os americanos não têem uma grande idéia de colocar o Nick para vender tais fábricas, hein Flávio?

Rafael Barbeiro Travassos
Rafael Barbeiro Travassos
15 anos atrás

Ao Eric!
Obrigado por ter lido e argumentado meu comentário.
Bom, vamos lá!
Se formos falar de números absolutos, ou seja, o que realmente cada veículo emite pelo simples fato de estar ligado:
Monóxido de Carbono: 5,45 x 5,5
Hidrocarbonetos: 0,78 x 1,0
Óxidos de Nitrogênio: 5,0 x 0,3
A moto (até 150cc), perde em dois dos três itens disponíveis para análise.
Agora, se formos levar em conta o número absoluto, contando o número de pessoas que cada veículo pode transportar, não dá nem para o começo, lembre-se que a moto leva apenas duas pessoas e o ônibus leva em média baixa 40.
Estes números foram tirados do mesmo site que postei no outro comentário, que diz tê-los adquiridos junto ao IBAMA, porém tentei entrar e o link está quebrado. Mas existem várias discussões a respeito de poluição.
Tem um outro lance que é legal de ver também, procure por “Desafio Intermodal”. São várias pessoas que saem de um mesmo ponto (Berrini) e devem chegar até a prefeitura na hora do rush. Bike, carro, moto, ônibus, etc. Entre no site da espn.com.br e assista, é divertido e surpreendente.
Não sou xiita, nem eco-chato, mas acho válida a discussão.
Sei que é um blog voltado para o esporte a motor (que eu adoro), mas acho que podemos melhorar um pouquinho nossa qualidade de vida com um ato simples de evitar o uso do automóvel no dia-a-dia.

Alguém aqui anda de bike?
Um abraço e vamos debater.
Rafael
Estes números foram tirados do site do IBAMA. Isso

ALEX B.
ALEX B.
15 anos atrás

Flavinho, não te preocupes, pois o Obama vai levar um complexo automotivo da LADA para os EUA. Vai substituir aquelas tranqueiras da GM e Ford da frota de veiculos americana pelas famosas caixas de sapato ambulantes, salvar a economia mundial e também pra competir com a ilha do comandante! rsrsrsrsrs

jugger
jugger
15 anos atrás

primeira vez que concordo com vc em assunto politico… bom senso e equilibrio, parabens

Luís Augusto Malta
15 anos atrás

Obrigado pela deferência, Arthur!

Flavio
Flavio
15 anos atrás

Agora que o preco da gasolina voltou a 50 cents on litro as vendas do carros pequenos despencaram por aqui com as SUVs and Pickups dominando as vendas em Novembro e Dezembro. Se o preco ficar estavel veremos o ressurgimento deste mercado aqui na america do norte…..mesmo que politicamente incorreto…..

Carlos
Carlos
15 anos atrás

FG,
Muito bom o seu post.
Impressionante a antipatia que esse animal do Bush e seus ajudantes conquistaram no mundo todo.
Vamos torcer pelo Obama. Infelizmente o mundo é muito dependente dos EUA.
Sobre os carros grandes, concordo com você.
Mas vai tentar tirar o carro da vaga na neve com esses carros baixinhos! No Canada, por exemplo, neva 5 meses por ano!

Arthur
Arthur
15 anos atrás

Luís,

Mais uma vez a razão lhe assiste. Meu Opala não suportaria a perda de seu velho e combalido pai, a mais representativa das marcas da GM, a Chevrolet. Quanto aos seus comentários a respeito do povo americano, penso como você.

fe
fe
15 anos atrás

Flávio

no seu texto você fala que é a primeira vez em 15 séculos que a Toyota tem prejuízo. Ficou estranha a colocação… Sorry, mas você sabe como é advogada… Presta atenção em cada detalhe…

LEANDRO 440 " i lcommendatore"
LEANDRO 440 " i lcommendatore"
15 anos atrás

alguem tem um estorvo papa-gasolina de pneus grandes para vender?
o tipo de onsumidor para veiculos de grande porte esta acabando e as grandes americanas nao se tocaram disto.,e ainda tentam viver de um passado glorioso ,muito glorioso,porem passsado.Como ninguem reclamou ( reclamar o que, se tem opçõs dos quatro cantos do mundo),les nao quiseram acompanhar os alemães e os japoneses.No meu ponto de vista eles devriam recomeçar do zero incluindo o sistema de medidas jogando a polegada no lixo e abrando o S.I..
Quem vai sair em vantagem sera a Chrysler que pegará know-how de carros pequenos da FIAT e ganhara um espaço maior no nicho de carros economicos.A GM pode mandar o corpo de engenharia no lixo e adotar a engenharia da OPEL .A Ford está certa em adaptar veiculos europeus ao novo gosto americano.

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
15 anos atrás

A Toyota teve um prejuíso de U$ 7 bilhões em 2008 e o presidente veio a público comunicar !!
E os ganhos dos anos anteriores…? Nos últimos vinte anos só tiveram crescimentos espantosos – chegando a lucros anuais acima de U$ 50 bilhões. Aí eles não aparecem para fazer discurso…
Qual é a deles ? Um jogo em que só se ganha?
E os americanos também são extremamente exagerados e gastões., com você bem mencionou. Agora vão pagar o pato. Pena que sobra para os humildes também!
AG

Fabio Mantovani
Fabio Mantovani
15 anos atrás

Caro Rubem Rodriguez Gonzalez.
Muito boa sua argumentação assim como a do FG.
Mas já assisti a várias trocas de turno entre republicanos e democratas e apenas as moscas mudam.
As “boas” ações do Obama iriam acontecer de qualquer forma pela pressão internacional e/ou pelo desgaste político que causam.
Não foi por causa dele que Israel parou com o genocidio (muito forte?).
E esperança é uma coisa que todos nós temos. Não é mérito dele nos dar. Nossa parte é cobrar (falando assim até parece que ele foi eleito nosso presidente).
Enfim, torço para que tudo melhore. Sempre.

Um abraço,
Fabio Mantovani, um dos xaropes.

Andre
Andre
15 anos atrás

Camarada Gomes !!! Adorei a mística e porque não dizer terrorista alusão da cara da Condolizze como do pequeno Chuck ! rss…..
Será que o pequeno boneco, não se sentiu ofendido ?
Não terá a moça cometida grotescas crueldades frente ao nosso boneco monstro ?

Bonilha
15 anos atrás

Realmente o Obama fez um discurso primoroso. Só espero que ele não tenha jogado para torcida, falando aquilo que o mundo queria ouvir, mas sem fazê-lo na prática.

A parte de derrotar o terrorismo é de praxe, se ele não fala, os estadounidenses (com ou sem -?) iam cair matando em cima dele. hehehe.

abraços

Eric
Eric
15 anos atrás

Aqui no Brasil com a nova lei de emissão de poluentes as montadoras estão se virando porque os motores nacionais não se enquadram nas normas.

Vide os carros Flex….são também uma manobra para poluir menos….

Aqui no Brasil o negócio anda tanto ao sentido contrário que alguma besta achou que a inspeção VEICULAR tinha que começar com os carros mais novos….e assim foi feito.
Ainda bem que meu Fusca 64 já tem placa preta então está isento da inspeção.

Ao rafael….é impossível uma moto poluir mais do que um Busão…começa que o busão é Diesel….

Daniel Goldman
Daniel Goldman
15 anos atrás

A grande cagada de Bush foi transformar o amplo apoio mundial dado ao EUA após o 11/09 na imagem que o País tem hoje, algo que o Obama terá muito trabalho para reverter.

No entanto, temos chefes de Estado tão perigosos e/ou idiotas quanto o Bush, mas que são tolerados e até festejados por alguns, como Chávez, Ahmadinejad, Kim Jong II, Al-Bashir (do Sudão), Bashar Al-Assad (da Síria), entre tantos outros.

Quem dera outros países pudessem trocar seus líderes quando estes perdessem legitimidade, como ocorreu nos EUA e, felizmente, ocorre no Brasil.

Quanto a esta mania de criticar os produtos “king-size” americanos, é bom que se diga que na europa as embalagens também são muito grandes (as caixas de sabão em pó, por exemplo, são imensas), e que isso é ecologicamente correto, já que significa menos embalagens produzidas. O fenômeno não ocorre no Brasil por um único motivo: falta de poder aquisitivo da população.

Por fim, um desejo: que Obama recupere o prestígio internacional dos EUA. Essa será uma de suas mais duras missões.

Fernando Carmona
Fernando Carmona
15 anos atrás

Quando vejo o Obama na TV, penso que esse cara tem uma missão muito importante. Torço de verdade para que ele consiga cumprir isso. Você tem razão, vai ser interessante viver nesse mundo nos próximos anos!

Luís Augusto Malta
15 anos atrás

Prezado Flávio,
Considero o povo americano simpático, tolerante, respeitoso e dono de uma cultura extremamente autocríctica. Creio que esse povo não estava representado pelo oligofrênico que acabou de deixar o poder, ao qual chegou por meios estranhos, para fazer parte do lixo da história e que os EUA continuam cheios de virtudes a serem absorvidas por outros povos. Vamos torcer para que a negociação e o refinamento tomem o lugar da truculência que, a meu ver, não combina com a América, como eles gostam de dizer. E vamos torcer também para que ícones como GM e Chrysler não desapareçam. Você já imaginou o mundo sem a gravatinha da Chevrolet?

Ivo Petri Jr
Ivo Petri Jr
15 anos atrás

Essas imagens enviadas pelo Marcelin já dizem tudo que tem pra ser dito…

Rafael Barbeiro Travassos
Rafael Barbeiro Travassos
15 anos atrás

Quanto ao Obama, tenho esperanças com ele também, mas temos que ver que os Democratas, diferentemente dos Republicanos, são mais protecionistas o que, para nós, dificultariam exportações. Porém, não dava mais para agüentar a putaria que virou o governo Republicano do Bush.
Com relação aos carros grandes: Andei lendo uns dados de que as SUVs estão decaindo no mundo, justamente por pesarem 2Tons, poluírem horrores e consumirem tudo, isso sem falar no espaço que estas barcas ocupam em nossas ruas.
Convido a todos que leiam esse post (http://freeride.blig.ig.com.br/2008/08/19186327.html) num blog muito bacana e tirem suas conclusões .
O mundo precisa de soluções mais limpas. Carros 1.0 poluem menos, mas poluem. Motos então, nem pensar, poluem mais que um busão.
A mudança não precisa vir de um novo presidente americano, pode vir de você, que não abre mão de seus oito metros quadrados que seu carro ocupa na cidade.
Uso o transporte público, sim, sofro, me fodo todo dia para percorrer os 36km que separam minha casa (zona norte) para meu trabalho (centro empresarial), mas não abro mão da minha leitura matinal no metrô e de ter a consciência de que minha parte estou fazendo. Meu carro tá com a bateria fodida por falta de uso.
Trajetos curtos? Vá de bike, e se não for de bike, lembrem-se de tomar conta dos ciclistas!! Sejam, no mínimo, simpáticos conosco!

Um abraço e desculpem o texto longo e ufanista!!!

Rafael

Marcelim
Marcelim
15 anos atrás

Curiosamente, ontem estava comparando os quartéis-generais da Toyota e da GM…

Você já viu a diferença entre eles? Enquanto a GM tem um conjunto de edifícios de altura considerável, a Toyota tem um predinho que mais parece um shopping center, lá em Toyota-Shi, onde a fábrica começou…

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/04/Detroit_GM_headquarters.jpg

http://img341.imageshack.us/img341/2568/toyotaheadquarteran8.jpg

MarcioVS
MarcioVS
15 anos atrás

“A necessidade é a mãe da invenção”. A água tá no nariz, melhor tomar mesmo esse lexotan para animar e tentar consertar as besteiras econômicas, sociais, consumistas, etc.

E reconstruir é mais dificil que construir.
Boa sorte para todos

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
15 anos atrás

Há uma coisa positiva em Obama: o fato e um presidente negro ter chegado ao poder nos EUA. Cheguei a duvidar, mesmo com todo o marketing em sua cadidatura, que ele conseguisse. Bem, como o mesmo repetiu tantas vezes, “yes, he can”. Superou o preconceito até dos rincões norte-americanos e se elegeu.

No entanto, acho que é um benefício mais restrito aos EUA. Guantánamo será fechada, provavelmente os soldados – veja bem, os SOLDADOS – sairam do Iraque… mas seria mesmo por uma nova visão de mundo, menos belicista? Ou mais aliada por razões econômicas?

Trilhões de dólares são gastos no Iraque, uma sandice em tempos de crise. Guantánamo, além de ser uma bela contrapropaganda, também representa um gasto. Por outro lado, imagine o que a sadia (financeiramente falano, claro) indústria bélica norte americana faturou nessa brincadeira. Terão que compensar a perda desse mina, não?

Ah, por fim, o Gustavo comentousobre QI do novo presidente. Bom, isso não determina que seja algo bom… pois já ouvi dizer que o QI da Condoleezza (a com cara de Chuck) também é bem alto. Diziam as más línguas que era pra compensar a falta completa do Bush….

Zé Clemente
Zé Clemente
15 anos atrás

Acho que o melhor para o mundo é que a GM venha a falir.
A GM é elefante branco assim como foi a Pan Am. Esta chegou numa situação que não tinha como reestruturar. Se fosse menor talvez tivesse se safado. A IBM é outra empresa cujo tamanho já foi um problema para administrar. Então porque a GM pode sobreviver? A explicação é porque ela é a GM, apenas isso. Se a GM quebrasse de vez haveria muita confusão. Mas o mercado, na sequencia, seria reequilibrado entre os outros. Quando o governo americano dá grana para salvar a GM faz a mesma coisa que fez com a Pan Am. Vai injetando grana numa coisa que pode não ser realista e auto-sustentável até que chegue a um ponto em que não há mais volta e arrebenta de vez. Pois que quebre logo.

Rafael Neves
Rafael Neves
15 anos atrás

Como sempre FG vc brilha em seus comentários extra-automobilisticos (tem hífen??).Estive nos EUA e é notável a fixação deles por SUVS e Trapizongas gigantescas. Apesar de adorar os muscle cars, concordo que estamos em época de crise tanto econômica quanto ecológica e, que, medidas devem ser tomadas para aliviar tanto a nossa natureza quanto o bolso dos trabalhadores cada vez mais oprimidos.Seja através de motores menores com a sua performance otimizada através da utilização de turbos seja através de energias alternativas e acessíveis. Existem registros de carros elétricos de 100 ANOS!!! e nada foi feito por estas “gigantes” para que esta tecnologia fosse aprimorada e oferecida para a população por preços acessíveis, tudo em nome dos PETRODÓLARES… neste ponto gosto do pioneirismo do Brasil em ter desenvolvido seu programa do álcool que desde a década de 80 nos trouxe uma alternativa viável de diminuirmos as emissões (salvo os seus equívocos de comando através dos tempos) e que, somente agora, está sendo implementado nos EUA mas mesmo assim através de uma fonte de fornecimento vegetal mais cara (o álcool do milho, outra vez ponto para o BRASIL). E é assim que continuamos caminhando… longa vida ao LULA!!!

Abraços FG

PS1: Quanto a renovação do teu visto, lamento informar mas membros permanentes do partido comunista e que possuam exemplares da riqueza do leste europeu não são bem vindos em terras ianques… SORRY!!!

PS2: Quando a porcaria da TOYOTA vai nos trazer seu híbrido PRIUS??? que pelo menos tem um design “menos feio” que o antigo Corolla

Rafael Neves
Rafael Neves
15 anos atrás

Como sempre FG vc brilha em seus comentários extra-automobilisticos (tem hífen??).Estive nos EUA e é notável a fixação deles por SUVS e Trapizongas gigantescas. Apesar de adorar os muscle cars, concordo que estamos em época de crise tanto econômica quanto ecológica e, que, medidas devem ser tomadas para aliviar tanto a nossa natureza quanto o bolso dos trabalhadores cada vez mais oprimidos.Seja através de motores menores com a sua performance otimizada através da utilização de turbos seja através de energias alternativas e acessíveis. Existem registros de carros elétricos de 100 ANOS!!! e nada foi feito por estas “gigantes” para que esta tecnologia fosse aprimorada e oferecida para a população por preços acessíveis, tudo em nome dos PETRODÓLARES… neste ponto gosto do pioneirismo do Brasil em ter desenvolvido seu programa do álcool que desde a década de 80 nos trouxe uma alternativa viável de diminuirmos as emissões (salvo os seus equívocos de comando através dos tempos) e que, somente agora, está sendo implementado nos EUA mas mesmo assim através de uma fonte de fornecimento vegetal mais cara (o álcool do milho, outra vez ponto para o BRASIL). E é assim que continuamos caminhando… longa vida ao LULA!!!

Abraços FG

PS: Quando a porcaria da TOYOTA vai nos trazer seu híbrido PRIUS??? que pelo menos tem um design “menos feio” que o antigo Corolla

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
15 anos atrás

Tem xarope aqui que acha que o Obama para ser um presidente diferenciado deveria mudar o mundo em 24 horas, sugiro a essas pessoas a procurarem “padrinhos mágicos” a mairo prova de que os radicais e reacionários não veêm no Obama uma fonte segura para eles ( entenda-se que o que é bom para eles no geral é péssimo para nós) é que Israel retirou suas tropas da faixa de Gaza na vespera de sua posse, e que sua primeira medida como chefe de estado foi suspender julgamentos, rever processos e prometer fechar a maior escrescência da atualidade que é a prisão de Guantanamo. E não adianta chiadeira geral, eu particularmente também não gosto dos ianques e seu modo arrogante, perdulário e idiota de ver o mundo, mas queiramos ou não a nossa vaca sempre vai atrás da deles quando a direção é o brejo, e quanto ao Obama ser “acusado” de só ver interesses americanos é de uma idiotice singular, é claro que primeiro ele tem que ver os problemas americanos, ele foi eleito presidente de lá; ocorre que o que der certo lá repercute positivamente aqui, e dizer que ele é bom apenas porque qualquer um é melhor do que o Bush é ser superficial demais. O momento é histórico, aonde há quatro anos atrás algum branquelo gorducho sulista membro de carteirinha da KKK mesmo depois de ter comido uma tonelada de donut´s com manteiga de amendoim poderia ter o pesadelo de que seu amado e adorado Bush seria sucedido por um negão de origem muçulmana e que ainda tem HOUSSEIN no nome? Isso depois de terem passado oito anos promovendo tiro ao pato no terceiro mundo? REVEJAM CONCEITOS MENINOS, DESTA VEZ CONCORDO ATÉ A ÚLTIMA LINHA COM O FLÁVIO GOMES, É UMA NOVA ERA QUE SE INICIA, QUEM VIVER VERÁ.

Rafael Barbeiro Travassos
Rafael Barbeiro Travassos
15 anos atrás

Flávio,

Dê uma olhada neste vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=IEBrVE-pmCM

Sim, irmãos do #69 num game!!!
Video games têm bom gosto!

Abraço
Rafael

Eric
Eric
15 anos atrás

A Ford tá melhorzinha porque há alguns anos atrás o Sr Bush deu uma ajudinha de algum bilhão a ela….

Quantidade de carros não quer dizer nada….a Porsche vendendo seus 20/30.000 carros ano é a mais lucrativa de longe….comprou até a VW….

Outra coisa….carro grande não significa mais poluente….o Flex no alcool polui muito menos do que as vezes um 1.0 a gasolina….

Thomas Heuer
Thomas Heuer
15 anos atrás

As “tranqueiras” da Toyota são as mais confiáveis que existem. Muito melhores que as da Merc e BMW. Palavra de quem conserta importados e não ganha quase nada com os japas.

Quanto a renovação do teu visto … teja preparado para a entrevista. Você está na lista negra do FBI, CIA, Interpol… Melhor ir até Cuba, bater um papinho com o Raúl e chegar até Miami a nado.

João
João
15 anos atrás

Flávio,
Me desculpe, mas de “bestas” os presidentes destas companhias não tem nada… tanto é que nos últimos trocentos anos ganharam rios de dinheiro. E pode ter certeza que se alguma dessas montadoras fechar, não serão os presidentes e diretores que irão pagar o pato… serão pessoas como você que irão se estrepar, ha, ha, ha!
João.

RESPOSTA DO FG:

Pessoas como eu?

Squa
Squa
15 anos atrás

E dá-lhe Corolla!

Guilherme
Guilherme
15 anos atrás

Flavio, vendo a posse do Obama parecia que os americanos viviam o mesmo sentimento de alivio e mudanca que vivemos em 2003… Abraco.

JP
JP
15 anos atrás

Os americanos sempre andaram de carro grande. Só que, ao invés de acompanharem o mundo na evolução dos automóveis, o que se viu foi o inverso. Lá nos EUA não existe carro de 4 cilindros. Só seis canecos pra cima.
Tenho orgulho dos carros 1.0. Podem ser pelados e fracos, mas cumprem o seu papel.

Fabio Mantovani
Fabio Mantovani
15 anos atrás

FG, faltou um complemento no meu PS.

…a velha história de que tudo vai virar uma coisa só.

Fabio Mantovani
Fabio Mantovani
15 anos atrás

Sou cético em relação ao novo presidente norte-americano.
Acho que é tudo igual.
Fazem o que tem que ser feito pra manter a supremacia econômica e bélica dos EUA. Uns com mais “simpatia”, outros com menos.

PS: e a Fiat agora tem participação de 35% da Chrysler…

Mario Martin
Mario Martin
15 anos atrás

Viva Obama!!

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
15 anos atrás

Discurso é uma coisa, a prática é outra.
No papel e na retórica cabe tudo,vamos ver na hora de botar a mão na massa, porque de boas intenções, o inferno está cheio.
E lá vamos nós para mais um post político.
Aguenta, FG!!…

Léo Engelmann
15 anos atrás

FG, queda de lucros é completamente diferente de prejuízo.

Queda de lucro é quando o dono coloca menos dinheiro no bolso. Mas coloca.

Prejuízo é quando o dono tira dinheiro do bolso pra pagar contas.

Pra mim, não há crise. Há desaceleração mundial.