LEGIONE URBANA
SÃO PAULO (mistééééério!) – Das coisas mais esquisitas que já vi, esse Uno da foto. Aparentemente, nada de excepcional. Um Uno, fim dos anos 80, começo dos 90. Meio baleado, lateral amassada, sujo. Claro que os mais observadores já notaram: a placa é de Turim, na Itália. O “I” do adesivo é típico da Europa e completa o quadro de autenticidade, assim como o engate que não temos por aqui. A placa dianteira era a mesma, tive o cuidado de ver. E o que tem de esquisito? Claro que os mais observadores já notaram que esse Uno está estacionado em São Paulo, ao lado do cemitério do Araçá, perto do estádio do Pacaembu. E o que um Uno com placa de Turim está fazendo em São Paulo? Como é que veio parar aqui? Alguém dando a volta ao mundo? Pode ser, mas em geral quem faz isso coloca adesivos na porta, “compartilha”, como se diz. Ou leva estepe na capota, coloca bandeirinhas nos vidros, tem site e blog.
Algum sinal, enfim, sempre aparece em carros de gente que está dando a volta ao mundo. Não parece, definitivamente, ser o caso desse Uno. Já é raro, no Brasil, exceto em regiões de fronteira, ver carros com placas estrangeiras. Lá no Sul a gente topa de vez em quando com carros da Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. Imagino que no Centro-Oeste também apareçam alguns bolivianos ou peruanos. Mas placa da Europa? Aqui? Raro, raro demais. Outro dia vi um Porsche com placa da Holanda na Marginal, mas tinha algo escrito na porta, era provavelmente um carro trazido para algum evento, sei lá. Esse Uno, porém… É o enigma dos enigmas. Teria vindo direto da fábrica de Turim quando a Fiat pretendia lançar o Uno aqui, e acabou esquecido? Seria de alguém fugindo da máfia? Um cidadão italiano que procurava o estádio San Paolo em Napoli e lhe indicaram esta direção?
Bom, se alguém tiver outra tese, que coloque aqui…
PS: Um blogueiro abaixo notou também que a placa é antiga, porque hoje nos países da União Européia há um padrão diferente, com a letra que identifica o país sobre fundo azul na própria placa. Esse carro saiu da Itália faz tempo…
Isso é uma relíquia!
Abs
Kiko Molinari
Recebi como contribuição uma foto desse Uno e postei no meu blog hoje…
http://www.essevaleumafoto.com/2012/06/fiat-uno-com-placas-da-italia-rodando.html
O mais provável é que seja de algum cônsul… Um grande amigo deu um palpite que provavelmente é certo, nos comentários do post…
Olá Flávio, nem sei se vc irá ler este comentário…rs
Eu acho que este carro veio da Italio junto de vários outros para o (GP do Brasil de F-1, Rio de Janeiro, 3 de abril de 1985): foi quando surgiu pela 1ª vez no Brasil o Uno TURBO.
Realmente, temos algumas diferenças entre as fotos e este, mais como são acabamentos, podem ter se perdido ou reparado com peças daqui ou algum modelo mais pobre.
Seguem fotos do voo da Italia trazendo os carros…
http://i116.photobucket.com/albums/o23/mk1peter/aviaounoturbo.jpg
http://i116.photobucket.com/albums/o23/mk1peter/buesdelesorigem.jpg
http://i116.photobucket.com/albums/o23/mk1peter/discurso.jpg
http://i116.photobucket.com/albums/o23/mk1peter/trakdayunoturboie.jpg
http://i116.photobucket.com/albums/o23/mk1peter/2trakdayunoturboie.jpg
http://i116.photobucket.com/albums/o23/mk1peter/publicidadeunoturboie1986.jpg
http://i116.photobucket.com/albums/o23/mk1peter/fiatunoturbomaro1986.jpg
http://i116.photobucket.com/albums/o23/mk1peter/unobrazil.jpg
http://i116.photobucket.com/albums/o23/mk1peter/unomk1.jpg
aqui em belém eu sempre vejo um citroen velho com placa da argentina, uma boa viagem q esse carro fez… =P
Caramba..é um italiano mesmo, olhem o paralama sem o recorte do capô.
Se alguém souber algo deste carro, me avisem por favor!!
[email protected]
Eu vi em minha cidade um carro com placa europeia se tratava de um citroen. Tbm n tenho ideia de como foi parar aqui
Vi esse Uno hoje estacionado no Lgo. do Arouche por volta das 12 horas, muito estranho.
hehe
Moro em Turin, e já um linea com placas de Sao Paulo aki!!
Mas era em um evento da FIAT.
pensei mais uma coisa: as ferrugens do carro indicam que ele ficou parado muito tempo. A batida lateral por exemplo pode ser ferrugem de um conserto sem proteção anti ferrugem ali.
Talvez o carro tenha sido trazido da europa faz tempo, ficou parado esperando documntação, apodrecendo em algum canto..
agora conseguiram sair com ele, mas já não vale nada.
Bem, o carro teve sua documentação atualizada em janeiro de 2009, na Itália.
Coisa estranha.
Alugar um container da europa para cá custa por volta de 3 mil reais. O preço de um carro desses na europa é quase de graça.
Deve ter vindo com a bagagem de alguém.
Faltou uma foto da dianteira.
tem um colega do nosso forum que tem um Maverick GT, na França.
ele é francês, e comprou o carro de um senhor que levava o carro pra lá sempre que tirava férias.
no parabrisa do Maverick tem um adesivo escrito “jacarepaguá” e o chassis, lb5e que comprova ser um Maverick nacional no exterior……… http://www.manualdomaverick.com.br e wwwmaverickclubedobrasil.com.br
Olha o capo dianteiro desse uno,e diferente tambem,o nacional ele abre ali no para lamas,esse abre do sistema “convencional”
Provavelmente deve pertencer a um policial atualmente, pois eese caras são os únicos que conseguem passar por um comando e serem liberados sem maiores verificações…
Mas como veio parar aqui essa “aberração”???
Putz, essa é a postagem mais misteriosa da história deste blog!!!
O Uno tomou Viagra!
Eu acho que é do Sebastião Lazzaroni. Ele deve ter ganho este Uninho após fazer aquela propaganda do “E io sono el Papa…!”, no já distante 1990. E combina bem com a campanha do Brasil naquela Copa. Abs.
É o carro que vai levar o Cesare Battisti direto do presídio para a praia de Copacabana, para ele curtir um estilo de vida burguês, por que ninguém é de ferro.
Não é nada demais… o cara tava encontrando dificuldade pra achar uma vaga pra estacionar o carro (lá em Turim) e estacionou um pouquinho mais longe. Só isso.
Com certeza o dono foi abduzido por ETS com carro e tudo e veio parar em São Paulo e voltou de avião e deixou o carro abandonado, não tem outra explicação,rs, ou quem tem boca volta de roma, sei la como esta trapizonga veio parar aqui e um misterio para o padre Quevedo
Melhor prova de que fiscalização nas ruas de SP, não há.
Nenhum policial, “marronzinho”, ninguém… Devem pensar que é carro de delegação diplomática,,,
Flávio, tudo bem?
Desenvolvi uma teoria aqui.
Há algum tempo, a Mercedes trouxe um C63 AMG para a frota de testes da imprensa (trabalho na revista CARRO) com placa da Alemanha. Tempos depois, a Audi fez a mesma coisa com um R8.
Esses carros, creio eu, ficarão aqui. Quem ficar com eles, terá de emplacar. Como são modelos caros, provavelmente a marca fará isso e deixará com algum diretor, ou mesmo venderá.
Mas e se eles simplesmente leiloarem e deixarem os documentos por conta do comprador? O cara arremata, fica com tudo na mão pra legalizar o carro aqui e nunca legaliza.
Isso, provavelmente, não aconteceria com uma máquina dessas, mas por que não com um Uninho de testes da Fiat trazido de Turim em 83, 84?
Custava 10 o carro, o cara arrematou da fábrica por 4 e nunca mais foi atrás dos 5 que gastaria pra emplacar (o 1 que falta é a desvalorização que eu já computei, hahaha).
Que me dizem?
Aqui em SC eu vi uma van Mercedes com placas da Alemanha. Um casal dando a volta ao mundo de carro. Deu vontade de perguntar se não precisavam de ajuda pra dirigir de volta.
Após ler todos os comentários e analizar a foto (tirada no cemitério) e saber que o mesmo desapareceu misteriosamente logo após ter sido descoberto, só posso chegar a seguinte conclusão: é assombração.
ôôôô…..cacete….tem outro Eric postando de novo….arruma outro nick name aí meu…..
Esse carro deve ser do Cesare Battisti…
Em Mococa tem uma Cherokee com placas da Flórida.
Isso ai é a brasileirada esperta que compra o carro e desce dirigindo até terras tupiniquins. E deixam o financiamento lá, pro tio Sam.
Flávio, aqui no sul a gente não “topa de vez em quando com carros da Argentina/Uruguai/Paraguai”…
Aqui nas praias no verão é o contrário: de vez em quando a gente topa com um carro com placas brasileiras.
Em Floripa, algumas praias a cada 10 carros, 6 são argentinos, 1 é paraguaio e 1 é uruguaio.
Um pequeno detalhe, esse carro por lei não pagaria mais IPVA, ja que tem mais de 20 anos. Mas o DPVAT ele deveria pagar.
Um amigo trouxe uma pick-up truck dos EUA com placa da Florida.
Toda vez que ele tirava o carro da garagem no Rio ele era parado pela policia, que ameacava levar o carro. Ele sempre morria em uma nota (‘pro cafe’ dos polica), ate que um dia levaram mesmo.
Seria interessante quem tiver a oportunidade de fotografar e postar fotos carros com placas de lugares estranhos aqui no Brasil…
Aqui em Natal, roda um A6 ano 2001/2002 com placas da França (das novas), só que na verdade ele veio da Guiana Francesa…
O adezivinho do vidro não dava dica de nada?
O Uno é sem dúvida italiano, não me lembro do modelo nacional sair com aquele pequeno pisca no paralama dianteiro.
Grande mistério.
Louco o cara que deixa uma carro estacionado neste local, uma vez me quebrou uma Brasília 78 que eu tinha no lado da subida, nos conseguimos empurrar ela e colocar deste lado da descida onde o transito e mais livre, eu peguei um taxi e fui até a Paulista atender um cliente e quando voltei 1 hora depois o carro tinha sumido quebrado e tudo, nunca mais a vi, graças a deus porque era a 2ª vez que tinha sido roubada.
Lá pelos idos de 1992, 1993, vi um carro da ex Iugoslávia na rua do Casa Grande Hotel, no Guarujá. Salvo engano, era um Citroen antigasso azul.
Bem q e de se estranhar um carro com placa da italiana em São Paulo isso e verdade. Pois bem aq em Macapá em épocas de férias e carnaval e muito comum ter carros com placas da União Européia uma média de 600 carros q vem da Guiana Francesa, muitos são Brasileiros que vão trabalhar por lá e volta para passar férias aq, da pra ver a diferença dos carros europeus pra os nacionais a qualidade nem se diga.
FG, simples: é o Uno que veio trazendo o Cacciola p/ cadeia.
Imaginem esse Uninho nos radares da castelo ou da bandeirantes…. tal sujeito deve passar sossegado a uns 140, 150…. isso se o motor deixar uhauhauhaua.
PS: Esse sim se vc encostar pega tétano!!!
Feliz do cara que anda com um desses!
Serah q passa na tal inspeção obrigatória?
Vish.
Mistério.
Sempre passo ali e nunca percebi.
Pode até ter vindo de lá, atravessando o Atlantico, pq esse carro é valente. Tenho um 04, fui no final do ano pra ARG, URU e PAR e bixinho não furou nenhum pneu, sem problemas. O bizarro lá tb é encontrar Unos a diesel, andando parecendo um MB 1113.
O meu Uno (brasileiro) tem o bocal do tanque do lado esquerdo.
Mas o mais misteriooooso nesse caso do Uno do FG é ele estar parado no cemitéééério….uuuuuuuhhh….
Sem dúvida alguma, podemos afirmar que o carro é do Serviço Secreto Italiano. Depois deste pepino diplomático envolvendo o Brasil e a “nostra” outra pátria, alguns eventos estranhos andam acontecendo pela cidade.
Mas por via das dúvidas, creio que seja melhor tirar a foto do blog, pois, em caso contrário, o Tarso Genro vai madar guinchar.
Certamente é de algum parente de emigrantes desbravadores da serra gaúcha. Sem sombra de dúvidas esta vindo da região de Trento na Itália, carregado de queijo, vinho e salame.
Provavelmente parou em São Paulo para completar o tanque (possuem boa autonomia) e permitir que a nona e o nono façam um pipizinho basico.
Em breve, estara chegando nos arredores de Bento Gonçlaves, Caxias do Sul etc…, sendo que ai sim, poderemos passar mais informações a respeito de nosso valente fiat.
Forza Itália.
E o espertalhão do proprietário com certeza não paga IPVA, DPVAT, deve ignorar as regras de trânsito (pelo estado da carcaça) e com certeza não paga multas nem faz licenciamento.
Pra mim tá mais com cara de malandragem!
Italiano ai so a marca do carro. Essa placa e de Tocantins.
TO 3827 OEste
Esse é difícil até para os trambiqueiros diplomados daqui. Tem cara de ‘cabrito’ Italiano.
hum… o limpador, se realmente eh nacional, pode ter sido trocado por aki mesmo…. uma batitinha leve na tampa traseira pode ter sido o motivo…
Quem falou de lanternas e limpadores não sabe de uno Italiano, o limpador saia do mesmo lugar do nosso e as lanternas desse aí tem até os refletores de luz de neblina dentro, naquele segmento vazio dos fabricados aqui, dá até para ver a lanterna mais clara. O cinto de 3 pontos atrás tb entrega, eles só foram ter esse equipamento nos 1.6R após 1992.
Cara, esse é um mistério mesmo.
Ele tem aquele treco de abrir o vidro traseiro um pouco. Que luxo!!!
uai, credo.
Mauro, é um uno italiano, olhe a frente, o capo e paralama,
a tampa pode ter sido facilmente trocada, o paralama e capo nao… e é um uno “mille” 999cm3, em 86!
Como moro por aqui, vou ficar de olho pra ver se o encontro! Mas, a princípio, já vi um Premio (na verdade, logotipo Duna) com placa de Roma, num desmanche perto da Parada de Taipas. E, também, sei da existência de um Omega que veio da Itália e está aqui no Brasil, na Zona Leste.
Mistééééério…