RELEITURA RADICAL

SÃO PAULO (cinza e molhada) – Não tem nada a ver com carros e corridas, mas eu me ligo em marcas e logotipos, e notei na semana passada que a Topper, fábrica de material esportivo que já vestiu até a seleção brasileira em três Copas (1982/86/90), fez uma mudança radical na sua logotipia. Me chamou a atenção porque o novo não tem nada a ver com o velho, o que é raro nessas “releituras”. Em geral, “atualiza-se” uma marca antiga para modernizá-la, sem fugir muito do desenho original. Nem sempre o resultado é bom.

Na indústria automobilística essas mudanças são mais raras. Marcas como a Ford e a Volkswagen, por exemplo, não se alteram. A Fiat, por outro lado, mexe bastante na sua logotipia. Eu gosto, particularmente, da Audi — as quatro argolas têm uma grande força visual.

E para você, qual o logotipo de marca de carro mais legal?

Subscribe
Notify of
guest

89 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Teumar Ferreira
Teumar Ferreira
14 anos atrás

Comprei ums chuteira societ, sou jogador de peladas de final de semana, mas gosto de produtos de 1ª como são os produtos Topper, mas por infelicidade comprei e utilizei por pouco tempo e de forma adequada, mas as traves se desgastaram com facilidade e o tecido rasgando, isto sempre utilizando em gramas cintetica, fiquei decepicionado com o produto que adiquiri.

Lim Mesquita
Lim Mesquita
15 anos atrás

Acho que logomarcas que tentam mostrar o máximo de “proposta” com o menor número de elementos gráficos são as melhores, como o Swoosh da Nike, o clássico trevo Adidas e o “pulo do gato” da Puma (a que veste Raikkonen e Massa) ou o pavão da NBC (emisora de TV dos EUA).

Acho que quem chega mais próximo dessa filosofia entre fabricantes de veículos é a Honda Motos, com suas “asas da liberdade”.
Mas os três Diapasões da Yamaha também são bons, mostram a origem da empresa – fabricante de instrumentos musicais – e uma preocupação com a qualidade dos produtos, pois diapasões são utilizados para afinação de instrumentos.

Entre os carros, uma das mais curiosas marcas é a da Hyundai: Representa um H, mas também pode ser visto como um aperto de mão, símbolo da confiança entre cliente e empresa.
Mas acho que o logotipo que melhor expressa o espírito da marca com poucos elementos é o cavalo do Mustang, correndo livre e arisco por onde quiser.

Nota: FG, fiquei curioso: Por que o logotipo da Lada é, aparentemente, um barco Viking?

Sebastian
Sebastian
15 anos atrás

Como é o meu trabalho, desenvolver e fazer releituras de logomarcas e comunicação visual de empresas, acompanho não só o mercado nacional como o internacional e olha que lá se vão mais de 25 anos nessa área, eu já vi de tudo com estórias incríveis de sucesso e fracasso.

Como o FG disse, mudanças normalmente, são sutis e quando uma logomarca é boa, não necessita de explicações, por si só traduz exatamente a que veio.
Porém nesse caso, é meu sentimento que a marca “precisa explicar”, pois a radicalização deve ter um motivo muito forte.

Voltando à sua pergunta Flávio, gosto muito do Logo da BMW, simples e atual, algo que vai demorar muito para acontecer uma releitura.

Sebastian

Guto Francischini
Guto Francischini
15 anos atrás

Amigos, tudo bem? Bem legal o bate-papo sobre a nova Topper. Como assessor de imprensa da marca, gostaria de passar algumas informações. A Topper teve origem na Argentina em 1972 e, três anos depois, chegou ao Brasil. Especificamente sobre o novo logo, o significado pode ser uma bola balançando a rede, a fita de chegada sendo rompida no fim de uma corrida ou até mesmo duas letras Ts unidas. A nova Topper é uma marca poliesportiva, desafiadora, sensual, surpreendente e com espírito jovem. No Brasil, a Topper patrocina a Seleção de Futsal hexacampeã do mundo, os craques Schumacher, Franklin, Gabriel, Neto e Lukaian, a Federação Paulista de Futebol, o Ipatinga (MG), o Paulista de Jundiaí (SP) e os jogadores Ibson, do Flamengo, Marcos, do Palmeiras, e Jorge Wagner, do São Paulo. No tênis, a Topper é a marca oficial do Brasil Open, principal campeonato do Brasil e um dos mais importantes da América do Sul. Patrocina ainda o paulista Thomaz Bellucci, melhor brasileiro no ranking mundial, e as promessas Teliana Pereira, Rafael Camilo e Ricardo Hocevar. Na Argentina, a marca patrocina as equipes do Estudiantes De La Plata, Newell’s Old Boys, Morón, Tristan Suarez e Tucumán, os tenistas Guillermo Cañas, José Acasuso, Juan Ignacio Chela e o ex-tenista Guillermo Vilas.

JEPeres
JEPeres
15 anos atrás

Os logos da BMW e Honda são lindíssimos e marcantes, assim como o da Citroën que insere sua origem numa fábrica de engrenagens de Andre Citroën, que em 1916 se tornou o 1o. fabricante de veículos em toda Europa.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
15 anos atrás

Logo de empres que quer ser eterna não muda, o público é que tem que se acostumar a ele e pronto, o maior exemplo? Coca Cola!!!!!! nunca mudou!!! só passou a ter a marca Coke em paralelo com a tradicional, a da Topper não importa se é feia ou bonita, era significativa, agor ameia dúzia de bostinhas com um um diproma de designer ( porque diploma de desenhista industrial é demodê) fazem essa cagada ridícula, meu filho de um ano e meio já fez melhor nas fraldas em dia de diarréia….

Marcos Sena
Marcos Sena
15 anos atrás

Sorte que a Topper não fábrica carros. Senão a crise da indústria automobilística iria piorar depois desta mudança de logo. Tem cada designer touppeira por aí!

J. J. Lehto
J. J. Lehto
15 anos atrás

Coventry Climax

Sem dúvida a mais interessante logomarca,
e conta uma história

Pedro Paiva
Pedro Paiva
15 anos atrás

A que eu mais gosto é o tridente da Maserati.

Side Show Bob
Side Show Bob
15 anos atrás

Ford e Alfa Romeu.

O novo logo da Topper ficou bizarro.

MSM
MSM
15 anos atrás

A Fiat já mudou várias vezes, pelo menos nesta última eles acertaram e espero que fiquem com esta.
Quanto a Topper, a antiga já era feia, essa ficou pior, meio boba.
Acho a estrela da Mercedes clássica e Jaguar e Maserati agressivas.

Rodrigo Font
Rodrigo Font
15 anos atrás

Por laços pessoais e simbólicos, eu elejo o da “VW” !!!!!!
Foi com ele e com o Fusca, que me despertou a paixão por carros….
E te digo mais…O Fusca é o carro que sintetiza essa invenção!!!!!!!

Marcos Micheletti
Marcos Micheletti
15 anos atrás

Não vou citar o logo da marca, mas de uma concessionária. A Lemar (Ford) tem uma raposa. É muito legal. Meu pai teve um Corcel 74 (vermelho jambo) e um outro 1977 (areia casablanca – que nome lindo de cor). Ambos da concessionária do Jabaquara.

Ronald Wolff
Ronald Wolff
15 anos atrás

Reparei em um jogo na tv que a Topper havia mudado.,tinha até achado que era outra coisa…..mas o melhor logo de carro é da Chevrolet….mesmo sem a argola……..

Biason
Biason
15 anos atrás

Gosto do logo da Chrysler.

Quanto a Topper … conseguiram piorar o que já era feio.
Shalom.

Denis
Denis
15 anos atrás

Sem duvida nenhuma a da Ferrari

Marcelim
Marcelim
15 anos atrás

E para picapes e utilitários, o bodão (RAM) montanhês da Dodge é imbatível.

Diogo
Diogo
15 anos atrás

Flavio, dois sites imperdíveis:

site dos plagios dos logos:
http://www.cartype.com/page.cfm?id=1497&alph=ALL&dec=ALL

site com a evolução dos logos:
http://www.neatorama.com/2008/02/18/evolution-of-car-logos/

Gosto do logo da BMW e Audi… ambos muito “classudos”!

Abs

Diogo

Marcelim
Marcelim
15 anos atrás

Em primeiro lugar, a Mercedes, é claro tanto que a Toyota + Lexus, a Nissan(Infinity) a Honda(Acura) e tantas outras tentaram imitá-la.

BMW, Rolls Royce, Ferrari, Porsche, Audi são outros logos que citaria como relevantes pela sua tradição, embora não seja lá muito fã de logos muito complicados como os da Ferrari e Porsche, que podem ser confundidos uns com os outros.

A Ford, com aquela típica cara de logotipo-símbolo do capitalismo americano, assim como a GE e Coca-Cola merece ser citada.

Aliás, é interessante constatar a diferença entre os logotipos: os americanos, como a Ford, têm como intenção serem marcantes para serem facilmente memorizados.

A BMW e a Mercedes são relacionados com as suas atividades, no caso a “hélice” dos Quandt e a estrela de três pontas do “solo, ar e mar” dos Daimler-Benz.

A Ferrari tem uma porrada de significados, parece um brasão mesmo e a Audi, o FG já cansou de contar o significado…

GEX
GEX
15 anos atrás

Pensei até que a Topper já tivesse sumido do mapa… Ela sempre foi muito mais forte na Argentina que no Brasil…. agora não sei a origem da marca. Quanto ao logotipo… essa mania de revisitar desenhos, músicas… sei não, acho que às vezes os caras querem é afundar definitivamente com a história (ou melhor com o passado).

retka
retka
15 anos atrás

sem duvida o lada brincadeira corvette

rob
rob
15 anos atrás

Citroen

Leonardo
15 anos atrás

Fico com a bolinha da Lotus em primeiro e colado, ou melhor, espetado nela o tridente da Maserati.

Gosto também do logotipo da inglesa Ariel, fabricante do Atom (pra quem não associou a marca).

Cá entre nós: esse símbolo da Topper ficou bem fraquinho, não? Parece marca de sandália de criança.

Carmem
Carmem
15 anos atrás

Gosto dos logos da Mercedes-Benz e da BMW. Esse da Topper ficou horroroso. A idéia de movimento da marca original, e as cores também, eram muito melhores.

victor freire
victor freire
15 anos atrás

*ambos não, todos

victor freire
victor freire
15 anos atrás

saab e aston martin, com certeza. o padrão de cores e o tipo de letra utilizado para escrever o nome “audi” na década de 80 era do caramba também.

já quanto ao símbolo da topper, pessoalmente eu não gostei. o antigo ainda estava bastante atual. talvez se mudassem o padrão de cores…

e realmente, é engraçado ver como tanto a topper quanto a penalty sumiram dos times nacionais… o meu querido santa cruz vai adotar um patrocinador novo, e a decisão está entre a topper, penalty, diadora e joma, um fabricante espanhol que já fornece para o ceará aqui no brasil. em termos de qualidade, ambos estão pau a pau, na minha opinião. mas escolher penalty ou topper tem um gostinho especial pra mim.

Lucca Furquim
Lucca Furquim
15 anos atrás

Essa releitura da Topper ficou inferior. Não gostei do visual!!! Quanto as logomarcas de carros, Ferrari, BMW e Audi são as mais simples e marcantes.

ChristianS
15 anos atrás

Resultado parcial até o meu voto
Ferrari 7
BMW 5
Citroen 4
Porsche 4
Alfa Romeo 3
Maserati 3
Chevrolet 3
Subaru 3
Mercedes 3
Peugeot 2
Audi 2
Puma 2
Fiat 2
Renault 2
Jaguar 2
Aston Martin 2
Yamaha 2
Toyota 1
Chrysler 1
Ford 1
Honda (carros) 1
Mitsubishi 1
Lotus 1
FNM 1
Rolls Royce 1
Trabant 1
Corvette 1
Saab 1
Mazda 1
WV 1

ChristianS
15 anos atrás

Maserati, Alfa Romeo, Yamaha, Ferrari

petrafan
petrafan
15 anos atrás

o logo da BMW não é uma hélice estilizada. trata-se das cores (branco e azul) da bandeira da Bavária.
e esse logo da Topper ficou muito ruim, hein?

ALEX B.
ALEX B.
15 anos atrás

AUDI!

The Take-no-Prisoners style os driving
The Take-no-Prisoners style os driving
15 anos atrás

Esse da Topper ficou parecendo de uma marquinha qualquer de surf, muito ruim.

The Take-no-Prisoners style os driving
The Take-no-Prisoners style os driving
15 anos atrás

O novo logotipo da Mazda é muito bom, um que eu gosto muito é aquele do Café Brasileiro que aparace nos F1 que o Raul Boesel pilotou.

Felipe Passos
Felipe Passos
15 anos atrás

Gosto muito do logotipo da Jaguar e da Porsche!

Luke
Luke
15 anos atrás

Gosto do logo da BMW, uma hélice de avião estilizada girando, que remete às origens da marca, e o da Ferrari, simples e forte, um símbolo de alto desempenho e agressividade, com seu cavallino rampante. Ah! o da Chevrolet também é muito legal: uma gravata borboleta! Acho que hoje em dia ninguém criaria logos assim.
Abçs

Naxi
Naxi
15 anos atrás

Gosto muito do logo da Yamaha!

Naxi
Naxi
15 anos atrás

Umbro foi a partir das eliminatórias da copa de 94!!! Não sei se a Topper é brasileira, mas ultimamente ela investe mais no mercado esportivo porteño, até tenistas ela patrocina, e já passou por uma reestilização do logo!!! Isso é se for a mesma marca!
Mas para mim o logo antigo era lindo!!!

Rafael Bilibio
Rafael Bilibio
15 anos atrás

FERRARI ! sem duvida!

Aquele cavalinho empinado, transmite uma força da marca impressionante.

Verde
15 anos atrás

Subaru e Saab

Cristiano Azevedo
Cristiano Azevedo
15 anos atrás

Corvette. Daria até uma bela tatoo.

MarcioVS
MarcioVS
15 anos atrás

Com certeza o Tridente da Maserati

Guto
15 anos atrás

Eu também gosto do da Citroën (com trema!).

CorredorX
CorredorX
15 anos atrás

O logo mais bonito é o da alfa romeo. Aqueles desenhos dentro do círculo parecem o brazão de um reino medieval.

Daniel Goldman
Daniel Goldman
15 anos atrás

Como você perguntou apenas sobre carros, voto para a BMW.

Mas se incluirmos motos na parada, aí não tem pra carro nenhum: o logo mais bonito é o da Harley Davidson.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
15 anos atrás

Do leste Europe: Trabant
Da grande Ilha : Aston Martin ( versão de 1937)
Do velho mundo : Porsche
do brasil : Puma

Roberto Valle
Roberto Valle
15 anos atrás

Rolls Royce. São maravilhosos os dois “R” sobrepostos. Além da cor, inicialmente vermelha, depois preta.

Kcabun77
Kcabun77
15 anos atrás

Pra mim, o da FNM!

Sergio
Sergio
15 anos atrás

Posso estar viajando, mas acho q os 2 logos da Topper tem muito em comum sim… e só deu p/ notar agora c/ esse 2o. logo.

Esse claramente é um projétil disparado por uma arma (só aparece o cano).

Agora, se vc reparar bem, o logo antigo tb se parece c/ uma arma onde o projétil disparado é o nome Topper (ou pelo menos a linha superior das letras).

Veja aí… não acha não?

Estevão
15 anos atrás

Citroën e Renault.
A simplicidade de dois vês invertidos, um sobre o outro, e um losango.
Abs.

Marcelo Liberatori
Marcelo Liberatori
15 anos atrás

Aquele que jamais mudou e nem mudará. O Cavallino Rampante!!!