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sexta-feira, 9 de janeiro de 2009 - 10:36Autódromos

UM NOVO INTERLAGOS

SÃO PAULO (por que não?) – Foi meio despretensioso o post com a sugestão do Ludimar para uma mudança em Interlagos. Algo simples, barato, que não inviabilize o traçado atual e crie um alternativo, maior, talvez mais interessante — provavelmente, porque o que temos hoje é limitado.

Despretensioso porque foi postado em janeiro, no meio das férias de quase todo mundo, ninguém dando muita bola para nada (exceto os palmeirenses na internet, que trucidaram este blog no Best Blogs Brazil, provando que sua torcida é muito maior que a… do Nacional da Lapa!), mas…

Mas de repente o post suscitou muitos comentários, muitos mesmo, e várias sugestões interessantes. Esse aí da foto é do blogueiro Rodrigo Moraes, baseado no comentário do Comendador Claudio Ceregatti.

Sendo assim, este blog elege a partir de já o próprio, o Comendador-em-chefe Claudio Ceregatti,  como porta-bandeira oficial de uma campanha para melhorar e ampliar o circuito de Interlagos. Que tal? O cara conhece cada palmo daquele chão, e é chegado no Roberto Seixas e no Chico Rosa, os dois administradores do autódromo. Ambos são muito competentes e abertos a ideias e sugestões. Cerega é inteligente e conhece corridas e pistas. É engenheiro e sabe do que fala. Não entende nada de Lada, mas ninguém é perfeito. Que tal irmos na contramão da crise e tentarmos algo?

Mandei as sugestões que recebi, com desenhos e gráficos, para os e-mails que tenho do Comendador, mas todos voltaram. Assim, sr. Ceregatti, Vossa Senhoria está convocada a colocar aqui seu endereço para que os blogueiros possam lhe enviar as sugestões diretamente. Junte tudo, estude as propostas, faça um relatório, leve a Interlagos e mantenha-nos informados.

Ah, a eleição de porta-bandeira da reforma é irrevogável. Pode arregaçar as mangas.

25 comentários

  1. Rafael Amalfi disse:

    Mas se acontecer algum acidente nesta curva???
    Vai ter piloto morrendo afogado !!

  2. Carlos Benincasa disse:

    A pista antiga era perfeita, agora parece kartodromo,

  3. Cristiano Seixas disse:

    FG, não sou piloto, já andei em Interlagos e achei o traçado fácil, se o cara acertar o S do Senna e a Junção o resto é baba.
    Já que não dá para voltar com as antigas curvas 1 e 2, uma nova curva no final do antigo retão seria bem legal.
    Será que pega essa idéia ???

  4. Claudio Ceregatti disse:

    Caro amigo Alfredo:
    Acabei de acabar a proposta ressuscitando a curva da ferradura, de acordo com o já descrito num post acima (não abaixo) depois da minha visita de hoje no Templo.
    Vou te enviar agora. Aí fique à vontade pra inserir a melhoria da saída do box atual e consequente aumento da área de escape.
    Juntando tudo vai ficar legal demais.
    Grande abraço, piloto!

  5. Alfredo Gehre disse:

    Ceregatti…

    OK !
    Não tinha visto sua referida proposta.
    Está excelente. Vá em frente …
    Quanto á saída de retorno à pista depois dos boxes, precisaria um pequeno aterro onde hoje está uma parte de um antigo circuito de motocross. Mas a segurança seria aumentada muito.
    Vale a pena pensar no assunto !
    Abraços
    AG

  6. Alfredo Gehre disse:

    Ceregatti, poço lhe ajudar…
    Talvez o “S” para a subida ao antigo retão deva ser um pouco mais alongado – acredito que o desnível deva ser perto de 4 a 5 metros – para aliviar o grau de ascensão entre os pontos de início e de final desta nova gincane! É uma questão de topografia…
    Quanto a área de escape no final da nova reta acho que a atual é suficiente.
    Volto a insistir que deveríamos aproveitar para modificar a reentrada da pista saindo dos boxes conforme desenhei no meu “croquis” para contemplar uma área de escape na segunda perna do “Senna”.
    Aí fica tudo perfeito…e teríamos duas opções de circuitos : o atual e o novo ora proposto – mais longo a mais técnico !
    Ainda sobram áreas para a Globo se instalar bem como arquibancadas com estrutura removível !
    A disposição,
    Alfredo Gehre
    Cel. 11 9947-2627
    Alfredogehre@globo.com

  7. Peterson Patrik Ferraz disse:

    Acho legal essa modificação em interlagos, mas em espaço fisico para isso?? pois na foto q mostra da a entender q ao redor do circuito o terreno necessario para fazer a mudança tem imoveis construidos se eu nao estiver errado.
    Mas mesmo assim é uma otima ideia.

  8. Gervásio disse:

    Cara, ficou do jeito que eu imaginei. Uma curva feita de pé em baixo após a variante e uma reta em descida só tirando o pé no Laranjinha, impossivel não ultrapassar!!
    Ideia lançada, agora vamos ver ate onde vai essa brincadeira.

  9. Ludimar Menezes disse:

    Caros, acho que a questão da viabilidade da alteração do traçado seria ameaçada com a idéia de um grande aterro no lago da 3 -4. Conhecidamente o solo da pista (que tem mais de 50 anos) é instável, imaginem o asfalto sobre um aterro de área alagada !! Para não mexer muito, o traçado das curvas 3 – 4 deveria ser em 3 ou 4 segmentos, parecido com aquela curva da Turquia (salve engano) deste modo, seguindo pela foto do satélite: leve quebra a esquerda do início do asfalto interno em direção à torre branca na 3, no meio do asfalto interno quebra de uns 30 graus indo por cima da área mais clara (quase branca – areia ?), no final da área branca quebrar uns 15 graus fazendo um segmento bem rente ao lago, no joelho do lago nova quebra abrindo para a reta e pronto… Outra dúvida, é se há um desnível entre as duas alças da antiga ferradura , se sim, que tal uma nova “flugplatz” ?

  10. ricardo bifulco disse:

    Comendatore Ceregatti!!!
    Adorei a tua proposta. Ela é muito bem justificada, mas no fundo, eu ainda ficaria com a do Ludimar, pois preserva mais do traçado antigo e não mexe tanto com o cenário ao redor da pista. (minha humilde opinião).

    Boa sorte na missão Comendatore. Se precisar de apoio estamos aqui, unidos pelo mesmo ideal, preservar nosso autódromo e não ter medo do ‘tio Bernie”!!!!

    Um abração

  11. vitão disse:

    Achei legal, mas sugiro antecipar a “rampa”para a reta oposta perto do muro do Berger (como já foi sugerido). E nem precisa de motoniveladora, basta emprestar o meianov pro Cerega que ele aplaina o terreno que é uma grandeza…..
    Ou então emenda a “velha” 1 até a nova “3″ direto, e aumenta a área de escape da “2″ . O problema é que o Bernie não quer que mexa por causa da F-1. Afinal ele conhece como os políticos brasileiros prometem e não cumprem.

  12. AM disse:

    EU QUERO O TRAÇADO ANTIGO DE VOLTA!!!!! 7.960 metros.

  13. Allan Guimaraes disse:

    PERFEITO! (maiusculas essenciais porque Gritei mesmo!)
    Da idéia inicial, poucas alterações… Um saca-rolha em subida, que se converte em uma descida imediatamente após e uma reta mais longa (que possibilitará acréscimo de uns 15% a mais de velocidade).
    Quem sabe?

  14. Rafael disse:

    prefiro a idéia do Ludimar, com a curva passando lá perto do muro….

    sem contar que não iria estragar o lago, aterrando-o, como nessa proposta.

    Quanto a falta de área de escape, não vejo necessidade dela…
    Há alguma área de escape em Cingapura? não.

  15. Claudio Ceregatti disse:

    Missão aceita e já em andamento. Almoço e me bandeio para o Templo, faz tempo que não rezo…
    Vou ver se flagro o Seixas e o Chico Rosa sem avisar. Se avisar, pode ser perigoso.
    Caso não estejam, verificarei in loco alguns pontos… Excelente desculpa pra uma sexta-feira.
    A propósito: Te envie meu desenho, que é pouco diferente desse publicado (obrigadaço, Rodrigo Morais) pois contempla a topografia do terreno, que verificarei daqui a pouco “no zóio”, sem equipamento adequado. Fique à vontade pra botar no ar e os comentários tambem, pro povo socar o pau, achar defeito, sugerir melhorias e fazer volume na pressão que iniciaremos.
    No início da noite a gente volta…

  16. Wagner disse:

    Flavio,

    Ja votei duas vezes, com dois e-mails diferentes, mas a diferença ta grande pacas.

  17. Fernando Passos disse:

    Flávio, prefiro o desenho do Ludimar por um motivo: O que farão com o resto do lago? Pelo desenho do Rodrigo Moraes, a pista passaria em cima do Lago, diminuindo este em metade de seu tamanho, além de que a pista poderia sofrer com desníveis, por passar em cima do lago… Mas o que vale é a intenção… Mudar o trajeto seria uma ótima… eu também tive uma idéia, vou desenhá-la e mando em seu e-mail.

    Ah, em tempo, leio tanto seu blog quanto o dos palmeirenses… sem crises e sem ofensas aqui e lá, por favor!

    Abraços

  18. Rogério Magalhães disse:

    Corroboro a eleição deste blog a respeito da portabilidade da bandeira ora levantada de mudança no traçado de Interlagos… está entregue em ótimas mãos…

  19. Blackbird disse:

    Booooooooooaaaaa!!!

    Mãos às obras!!!

  20. Felipe Passos disse:

    Grande idéia esta!

  21. Andre Portella disse:

    Não sou expert, nem engenheiro, mas acho que assim os carros iam chegar com muita velocidade na ferradura.

  22. gildo disse:

    Flavio,
    Nota 10! “S”em subida para acessar o antigo retão, 3+4 antigas formando um curvão em descida, reta oposta + longa, o resto igual.
    Mais vitalidade para o circuito e mais desafio ao piloto/carro. Cerga na cabeça! Custo muito baixo.
    Now or never antes que acabem com o fundão do circuito antigo.
    To junto na comitiva se precisarGildo34

  23. Fábio Sinegaglia disse:

    Se a reforma for feita vai surgir um novo ” S “,sugiro chama lo de S do Schumacher.

  24. Rodrigo Tossato disse:

    Não spu engenheiro, nem piloto (ainda tenho carta B), mas amo automobilismo e contem comigo, pra não sei o que…mas podem contar…

  25. Danilo Gaidarji disse:

    Dou meu apoio à futuras reformas!
    O que nós, mortais, podemos fazer para tentar viabilizar isso?
    Protestos, abaixo-assinados?
    Vamos todos trabalhar para fazer um Interlagos MAIOR!

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