3+3=6+6

SÃO PAULO (adorei o título) – O Carlos Miguez, de BH, foi quem mandou a foto. Falamos de SAAB dia desses, já que a montadora está por um fio, sob administração da GM. Esse carro aí embaixo, conta o Miguez, estava sendo restaurado em Trollhattän, pelo pessoal do museu da SAAB. O apelido dele era “Monster”; o ano, 1959. Os caras enfiaram dois motores de 750 cc (dois tempos, três cilindros), acoplaram-nos a uma espécie de diferencial e usaram uma caixa de câmbio longitudinal, na posição normal. “Pelo que sei, tinha 150 hp e chegava a 200 km/h”, conta o blogueiro.

A ideia era usá-lo em ralis. Imagina o que berrava…

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
SVIZZERO
SVIZZERO
14 anos atrás

O sueco Stig Blomqvist foi campeão de ralis com este carro.
Tenho vídeos antigos que mostram este carro correndo na Suécia e até no clássico Rali de Monte Carlo.

jose carlos
jose carlos
15 anos atrás

foi criado pelo ministerio do pac pra ajudar a combater a dengue com o apoio ao fumace
belezinha mas nao acho ser projeto de 1959 pois os materiais aplicados na joinha nao condizem com a epoca
jc sete lagoas

Wado
Wado
15 anos atrás

O link da matéria dos Fitti-Fusca e outras maravilhas de antigamente ! http://www.obvio.ind.br/O%20VW%20Fusca-Fittipaldi%20de%20dois%20motores.htm

Wado
Wado
15 anos atrás

Acho interessante essas idéias de 2 motores (lembra do Fitti-Fusca com 2 motores um na frente e outro atrás) ! Apesar que este com 2 motores dois tempos, pra ser usado em Rally, alem da poeira devia jogar uma fumaça danada nos concorrentes mais rapidos ! rs.rs.rs.rs…….

Antonio José (Zani)
Antonio José (Zani)
15 anos atrás

Olha só, pelo que me consta nesse mesmo ano de 1959 foi lançado o Mini Austin, mais conhecido como Mini Cooper, o primeiro carro produzido em serie com motor, câmbio e diferencial dianteiros transversais.
Mas esse Saab com dois motores transversais acoplados e câmbio longitudinal foi um ‘atrevimento’ para a época. E com 150hp deve ter ficado um demônio prá andar.

claudio bassi
claudio bassi
15 anos atrás

O rariador atrás é igual ao DKW. Ele ficava num ponto mais alto que o motor para fazer o efeito termo-sifão. Não havia bomba d’água, e a água começa a circular a partir do aquecimento do motor. A água mais fria no rariador e mais densa, descia para ocupar o lugar da que estava no motor, mais quente e mais leve.

Rafael Thielmann
Rafael Thielmann
15 anos atrás

Quem disse que essas preparações morreram ??

http://carrosderua.wordpress.com/2007/09/04/mtm-bimoto-um-audi-tt-de-dois-motores-e-740-cv/

gostei…. podiam fazer com 1.000 cv só para ser um número redondo… :)

Alvaro
Alvaro
15 anos atrás

Imagina o que berrava, e imagina o que gastava e fumaceava tb

Jonny'O
15 anos atrás

A coisa mais chata do avanço tecnologico é que cada vez fica mais dificil ver coisas assim.

Ou não vemos graça nas maluquices de hoje ?

Sei lá ,prefiro achar que hoje é mais chato mesmo do que ficar complicando as coisas.

VaaaaLNeeeeY
VaaaaLNeeeeY
15 anos atrás

O som disso deve ser maravilhoso.

PS:. Só pra constar, a SAAB decretou falência!

Dú
15 anos atrás

Roberto Valle, pega uma DT 180, vira a mesa de ignição e sai andando……….para trás.
FG, e se pegar um motor de GT 550 e colocar numa Romiseta?

Thiago
Thiago
15 anos atrás

Relato de um piloto de Yamaha RD 135: ‘Ah tudo bem, depois dos 10.000 rpm ele deve parar de vibrar.’

Sensacional. Deve ir dois litros de óleo dois tempos para cada tanque de gasolina, rs.

Augusto Sanchez
Augusto Sanchez
15 anos atrás

E pros que gostam de Saab, um link muito legal do site sueco da empresa:

http://www.saabsverige.com/se/sv/start#/world/heritage/history/

Carlão
Carlão
15 anos atrás

Me lembra um Gordinni, exceto pelo motor(es)

Seven
Seven
15 anos atrás

Melhor ainda.

Carlos Miguez
Carlos Miguez
15 anos atrás

Seven: Existe 01 único motor de arranque atrás dos distribuidores – entre os “02” blocos na linha longitudinal e aciona o volante do motor que tambem é longitudinal.

Roberto Valle
Roberto Valle
15 anos atrás

Flavio, o que impede que o motor do DKW funcione ao contrário ? Por exemplo, dar um tranco no carro de ré com a 1a engatada ? Outra, não seria mais fácil junta os dois blocos dos motores e fazer um V ou flat ?

Seven
Seven
15 anos atrás

Esses motores de dois tempos rodam para qualquer lado, certo? Então é só inverter o motor de arranque de um e os dois funcionam juntos…

Celso Vedovato
Celso Vedovato
15 anos atrás

Meio estranho o radiador no fundo da caixa do motor, será que ia refrigerar direito?

Thiago Schauenberg Pereira
Thiago Schauenberg Pereira
15 anos atrás

Nossa! Um monstro mesmo!

Lysenko
15 anos atrás

muito tempo atrás, tinha um carro de corrida em Cascavel, que tinha dois motores diferentes, cada qual com seu câmbio e era tração nas 4 rodas, salvo engano. Que tal buscar esta história? O piloto creio que era Valdir Favarin.

Um abraço
lysenko

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
15 anos atrás

Imagina o que berrava e o que BEBIA !!!
Tem que colocar tanque de caminhão num troço desses…

ALEX B.
ALEX B.
15 anos atrás

Flavinho, esse veiculo é sem duvida, um trambolho curioso! Mas nao tenho duvidas em dizer: COISORROROSA 17! Haja criatividade!

Dú
15 anos atrás

De fazer inveja ao Fitti Porsche.
Esses ficaram em linha, lembra do em V?
http://www.obvio.ind.br/O%20DKW%20nas%20pistas%20e%20o%20motor%20V6%20dois%20tempos.htm

Jose Vicente da Silva
Jose Vicente da Silva
15 anos atrás

Olá Flávio,
Muito interessante o seu blog!
Sou colecionador e fanático por carros antigos.Faço as minhas miniaturas e gostaria de mandar algumas para você ver.
Tenho miniatura do Bino Mark II antiga Ford Willys´pilotado pelo Jose Carlos Pace e Luizinho Pereira Bueno. Tenho também o Opala 21 do Toninho da Mata e outros do automobilismo de competição da década de 60.
Qual e-mail posso te enviar??
Abraço!
Jose Vicente

Leandro 440 magnum
Leandro 440 magnum
15 anos atrás

Uma almondega sueca bem apimentada

rafael jorgens
rafael jorgens
15 anos atrás

Medonho, mas se competia com os six line jobmasters, devia levar muita vantagem.