3+3=6+6
SÃO PAULO (adorei o título) – O Carlos Miguez, de BH, foi quem mandou a foto. Falamos de SAAB dia desses, já que a montadora está por um fio, sob administração da GM. Esse carro aí embaixo, conta o Miguez, estava sendo restaurado em Trollhattän, pelo pessoal do museu da SAAB. O apelido dele era “Monster”; o ano, 1959. Os caras enfiaram dois motores de 750 cc (dois tempos, três cilindros), acoplaram-nos a uma espécie de diferencial e usaram uma caixa de câmbio longitudinal, na posição normal. “Pelo que sei, tinha 150 hp e chegava a 200 km/h”, conta o blogueiro.
A ideia era usá-lo em ralis. Imagina o que berrava…
O sueco Stig Blomqvist foi campeão de ralis com este carro.
Tenho vídeos antigos que mostram este carro correndo na Suécia e até no clássico Rali de Monte Carlo.
foi criado pelo ministerio do pac pra ajudar a combater a dengue com o apoio ao fumace
belezinha mas nao acho ser projeto de 1959 pois os materiais aplicados na joinha nao condizem com a epoca
jc sete lagoas
O link da matéria dos Fitti-Fusca e outras maravilhas de antigamente ! http://www.obvio.ind.br/O%20VW%20Fusca-Fittipaldi%20de%20dois%20motores.htm
Acho interessante essas idéias de 2 motores (lembra do Fitti-Fusca com 2 motores um na frente e outro atrás) ! Apesar que este com 2 motores dois tempos, pra ser usado em Rally, alem da poeira devia jogar uma fumaça danada nos concorrentes mais rapidos ! rs.rs.rs.rs…….
Olha só, pelo que me consta nesse mesmo ano de 1959 foi lançado o Mini Austin, mais conhecido como Mini Cooper, o primeiro carro produzido em serie com motor, câmbio e diferencial dianteiros transversais.
Mas esse Saab com dois motores transversais acoplados e câmbio longitudinal foi um ‘atrevimento’ para a época. E com 150hp deve ter ficado um demônio prá andar.
O rariador atrás é igual ao DKW. Ele ficava num ponto mais alto que o motor para fazer o efeito termo-sifão. Não havia bomba d’água, e a água começa a circular a partir do aquecimento do motor. A água mais fria no rariador e mais densa, descia para ocupar o lugar da que estava no motor, mais quente e mais leve.
Quem disse que essas preparações morreram ??
http://carrosderua.wordpress.com/2007/09/04/mtm-bimoto-um-audi-tt-de-dois-motores-e-740-cv/
gostei…. podiam fazer com 1.000 cv só para ser um número redondo… :)
Imagina o que berrava, e imagina o que gastava e fumaceava tb
A coisa mais chata do avanço tecnologico é que cada vez fica mais dificil ver coisas assim.
Ou não vemos graça nas maluquices de hoje ?
Sei lá ,prefiro achar que hoje é mais chato mesmo do que ficar complicando as coisas.
O som disso deve ser maravilhoso.
PS:. Só pra constar, a SAAB decretou falência!
Roberto Valle, pega uma DT 180, vira a mesa de ignição e sai andando……….para trás.
FG, e se pegar um motor de GT 550 e colocar numa Romiseta?
Relato de um piloto de Yamaha RD 135: ‘Ah tudo bem, depois dos 10.000 rpm ele deve parar de vibrar.’
Sensacional. Deve ir dois litros de óleo dois tempos para cada tanque de gasolina, rs.
E pros que gostam de Saab, um link muito legal do site sueco da empresa:
http://www.saabsverige.com/se/sv/start#/world/heritage/history/
Me lembra um Gordinni, exceto pelo motor(es)
Melhor ainda.
Seven: Existe 01 único motor de arranque atrás dos distribuidores – entre os “02” blocos na linha longitudinal e aciona o volante do motor que tambem é longitudinal.
Flavio, o que impede que o motor do DKW funcione ao contrário ? Por exemplo, dar um tranco no carro de ré com a 1a engatada ? Outra, não seria mais fácil junta os dois blocos dos motores e fazer um V ou flat ?
Esses motores de dois tempos rodam para qualquer lado, certo? Então é só inverter o motor de arranque de um e os dois funcionam juntos…
Meio estranho o radiador no fundo da caixa do motor, será que ia refrigerar direito?
Nossa! Um monstro mesmo!
muito tempo atrás, tinha um carro de corrida em Cascavel, que tinha dois motores diferentes, cada qual com seu câmbio e era tração nas 4 rodas, salvo engano. Que tal buscar esta história? O piloto creio que era Valdir Favarin.
Um abraço
lysenko
Imagina o que berrava e o que BEBIA !!!
Tem que colocar tanque de caminhão num troço desses…
Flavinho, esse veiculo é sem duvida, um trambolho curioso! Mas nao tenho duvidas em dizer: COISORROROSA 17! Haja criatividade!
De fazer inveja ao Fitti Porsche.
Esses ficaram em linha, lembra do em V?
http://www.obvio.ind.br/O%20DKW%20nas%20pistas%20e%20o%20motor%20V6%20dois%20tempos.htm
Olá Flávio,
Muito interessante o seu blog!
Sou colecionador e fanático por carros antigos.Faço as minhas miniaturas e gostaria de mandar algumas para você ver.
Tenho miniatura do Bino Mark II antiga Ford Willys´pilotado pelo Jose Carlos Pace e Luizinho Pereira Bueno. Tenho também o Opala 21 do Toninho da Mata e outros do automobilismo de competição da década de 60.
Qual e-mail posso te enviar??
Abraço!
Jose Vicente
Uma almondega sueca bem apimentada
Medonho, mas se competia com os six line jobmasters, devia levar muita vantagem.