BICO FINO

SÃO PAULO (ah, a informática…) – Estou com problemas para postar fotos desde ontem, daí a relativa inatividade deste modesto blog. Mas não devemos nos curvar às intempéries, não é mesmo? Cliquem aqui para conhecer o novo carro da Red Bull, apresentado hoje em Jerez. Da lavra de Adrian Newey, não é muito parecido com os outros. Para dizer a verdade, é bem diferente, com o bico bem fino, parecendo sapato de malandro.

Aliás, é nos bicos que os carros de 2009 se diferenciam, ao contrário do que se imaginava — que seriam todos muito parecidos.

Assim que conseguir colocar fotos, eu volto.

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mirax
Mirax
15 anos atrás

Pra mim, o McLaren continua sedo o mais bonito, seguido desse RB-5 e do BMW.

Com relação aos bicos, o MP-4/24 também tem um bico bem afilado, aliás há anos isso já. Talvez por conta do Adrian Newey que antes de sair deixou os gabaritos na McLaren e levou a idéia pra RedBull.

Marcelo Maris
Marcelo Maris
15 anos atrás

Dizem que é o regulamento que “desenha” o carro. Depois, em nome da (eficiência) aerodinâmica, molda-se o resto. Mas um design agradável é sempre bem vindo. É o caso do RB5, o desenho mais bonito até agora. Por outro lado, a McLaren – como sempre! – é insuperável na pintura e grafismos. No final da fila está a Renault, com um carro volumoso em excesso e de formas grotescas. Pior: parece que não está andando muito bem.
Abraço

Marcia Helena Guerra
Marcia Helena Guerra
15 anos atrás

Acho que eles vão introduzir uma regra que será obrigatória a troca do BICO DO CARRO, pois vai tudo quebrar nas primeiras curvas, degraus, murinhos, etc. Se olhar para esse bico com a cara feia ele racha!!!!!!! Ficou feio demais….

Peixe
Peixe
15 anos atrás

Anoréxico!!!!
Era essa a palavra que eu tava querendo lembrar fazia tempo!

O RB5 é anoréxico!

Allan Guimaraes
Allan Guimaraes
15 anos atrás

– “aliás, onde vão ficar as pernas do piloto??? ” Brother, se você olhar as fotos dos bólidos de 1981, por exemplo, vais ver que tem espaço de sobra ali… Hoje um F1 poderia até ter motor dianteiro, tamanho o comprimento do bico.
– “As faixas lembram “Martini Racing” ” – Fato bem observado. É, ao meu ver, o mais belo e o que melhor disfarçou a imposição de visual kart indoor do regulamento.
– “a unica coisa que parece certo é que o VETEL vai trucidar o Webber”. É vero.

Vale analisar pormenorizadamente o efeito visual do bico; Sendo fino e mais alto, ele se “desprendeu” do spoiler de kart indoor, parecendo isolado. Daí o melhor efeito visual, caminho que a Renault, por exemplo, fez exatamente ao inverso…

Velhão
Velhão
15 anos atrás

Gostei do carro, achei bonito o bico fino. Claro que os caras devem ter testado, mas fiquei com a impressão que a pequena sustentação do bico não será suficiente para segurar o tamanho daquela asa dianteira, parece que a vai balançar tudo.

Peixe
Peixe
15 anos atrás

Conseguiram…
Ficou muito feio esse bico com a asa gigantesca…

Ricardo Beagle
Ricardo Beagle
15 anos atrás

Tava mais bonito na animação grafica!

Asas, asinhas e asões… dá para ver que a RedBull também seguiu o conceito da Ferrari nos apendices aerodinamico nas laterais (espelhos retrovisores), o que leva a crer que está dentro das regras da FIA.

Bonito carro, é ver se anda.

O pior de tudo é que os lançamentos estão se acabando e a temporada não começa… que tédio!

Abraços

Imperador Ricardo Piquet

Cleiton
Cleiton
15 anos atrás

O que são aquelas saliencias na parte alta do bico, acima da suspensão dianteira? Tive a impressão de que se prolongam até próximo ao cokpit. Seriam “asinhas”? Sera que é permitido no novo regulamento?

Dú
15 anos atrás

Melbourne que os espere. Vai ser show a primeira etapa!
Lembram do ano passado?
Continuando a querer entender:
Que papo é esse de se mudar os ângulos das asas dianteiras tandos segundos p/ volta.
E os tais HP vindos do Kers, permitem uma faixa de giros maior de que a limitada, ou entram como faixa de torque?

Marcel Castro
Marcel Castro
15 anos atrás

a unica coisa que parece certo é que o VETEL vai trucidar o Webber

Fernando
Fernando
15 anos atrás

Estimado Flavio,

Me lembro uma vez que te encontrei em Congonhas, acho que vc ia para o RJ como eu e qdo te reconheci e disse que admirava muito o seu trabalho e do warmup vc fez cara de surpresa.

Este ocorrido deve ter mais ou menos uns 4 anos.

Por que me lembrei disso ?

POr que passado tanto tempo descobri o seu blog e alguns outros de F1 que sao muito bons, mas o warmup me parece que decaiu um pouco , apenas as entrevistas para mim hj chamam a atencao e algumas colunas como as suas e as do Jung.

Hj por exemplo fui ver o que o site dizia do carro da RedBull , era minha primeira visita do dia e fui surpreendido pelo texto que dizia que o carro era igual aos outros e nada mais de interessente , ate o o blog do Fabio Seixas que normalmente eh economico em detalhes disse que o carro era diferente de todos e ha alguns blogs que vao ate mais longe como o F1Around.

Agora foram postados alguns outros comentarios que indicam ” algo diferente” no carro, mas acho que algumas analises do WUP sao muito superficiais.

Repito , ainda acesso muito o site mas te escrevo por que sei que vc eh um dos melhores profissionias que conheco de automobilismo e talvez esse comentario possa ou nao servir de algo.

Um abraco,

Fernando

Conde
Conde
15 anos atrás

Muito bonito . As faixas lembram “Martini Racing” .

ALEX B.
ALEX B.
15 anos atrás

É, realmente Flavinho! Eu não havia me detido neste detalhe. Agora com o RB5 foi que me chamou a atenção para os bicos dos F1 deste ano. Mas também é só, o resto ( com exceção dos assoalhos!) são cópias deslavadas uns dos outros. Haja espionagem!

Marcelo Witt
Marcelo Witt
15 anos atrás

esse bico aí parece que quebra só de olhar… aliás, onde vão ficar as pernas do piloto??? com esse bico alto, parece que nem sobra espaço pros “coitados”… que, aliás, já tem um aperto danado nesses carrinhos de F-1…

Ricardo Bromer
Ricardo Bromer
15 anos atrás

a parte de cima da carenagem da Red Bull lembra mto o da Williams FW14B de 92

JoãoLK
JoãoLK
15 anos atrás

Também a carenagem do motor está bem diferente no carro da Red Bull. Interessante observar que a saída do escapamento está abaixo da linha do braço superior da suspensão (único time com essa configuração). Além da função aerodinâmica, creio que isso deve ter a ver, também, com a temperatura dos discos de freio para utilização do KERS.