ESQUISITICES

O que será essa coisa que o Humberto Corradi me enviou? Quem, o quê, quando, onde, como?

Subscribe
Notify of
guest

101 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Allan Guimaraes
Allan Guimaraes
15 anos atrás

Da época em que um bom carro servia pra asfalto, terra e gelo… O último que me vem à memória é o Porsche 959, que chegou em 6º em Le Mans (87, acho) e venceu no Paris-Dakar.
E é lindo… Pequeno, baixo, enfezado, agressivo…

Marcaz
Marcaz
15 anos atrás

É claro que falo sobre o carro ao fundo.

O Lancia StratOs virá no estrato do banco do FG (que mico, heim FG?)

Marcaz
Marcaz
15 anos atrás

PASSAT??? Passat?? passat?

É um Renault!

luiz
luiz
15 anos atrás

Chamar o Lancia Stratos, um mito, de esquisitice, é muito esquisito.

Carlos Malfitani
15 anos atrás

P.S.

O Lancia Beta Montecarlo correu um ano no DRM (campeonato de carros silhouette da alemanha) e submeteu os Fusca 911 ao massacrante domínio….logo depois foi banido o grupo 5…… Sorte da Porsche, pois acho que o beta montecarlo estava começando a fazer os engenheiros da casa de Sttutgart perceber que o motor do carro deles estava montado em posição não muito adequada (atrás do eixo traseiro) para um carro de corridas…..

http://www.youtube.com/watch?v=ihOdFhglsbc&feature=related

Detalhe curioso o bloco do motor dos betamontecarlo e dos 037 de rally, era o mesmo dos fiat tempra 8V que foram vendidos em nosso país em 1982….lógico que extensamente preparados pela abarth.

P.S. a parte do porsche é só uma provocadinha, saudável…bricadeira total, tbm admiro os fuca flat 6….mas gosto mais dos carros da bota…..né Romeu…..rssss

Carlos Malfitani
15 anos atrás

Bom dia a todos.

Lancia Stratos (vem de Stratosphere). pois era o nome do protótipo de onde veio o chassis do stratos de competição (o carro era extremamente futurista, como todos os protótipos de bertone da década de 70, lembrando algo do espaço na época, dai o nome Stratos, corruptela de stratosphere (e não stratus como muitos escreveram aqui).

Segue link de imagem do protótipo:

http://www.stratossupersite.com/images/StratosZero2_small.jpg

Esse carro da foto, inclusive existe até hoje, na revista clásicos exclusivos nº 20 (edição espanhola), existem muitas fotos do carro no dia de hoje, restaurado a perfeição.

Ele também correu Lemans 77 com Christina Dacremont e Mariane Hoepfner.

Esse carro desde 1990 pertence ao Suiço Thomas Popper, um dos maiores colecionadores de Stratos do mundo.

Esse carro tinha o entre eixos alongado, e o motor 2.4 V6 Ferrari era sobrealimentado por um turbocompressor KKK gerando 380 CV e 36kgf.m de torque.

Existiram muitos Lancias Stratos de pista, todos desenvolvidos pela Squadra Corse Lancia, alguns corriam pelo regulamento do Grupo 4 do anexo J da FIA (esses possuiam um entre-eixos de 2180mm !!!! como os de rally, o que gerava alguns problemas de handling em altas velocidades) mas os enquadrados no Grupo 5 do anexo J da FIA, possuiam um entre-eixos de 2300 mm… Dos de grupo 5 existiram apenas 2 carros oficiais, um pintado nas cores da alitalia e o outro com patrocínios da marlboro:

http://www.galiciaenralis.com/Monogr%E1ficos/StratosGr5/slides/silhouettes_italiennes_LanciaStratosTurbo_5.jpg

O Stratos GR5 Marlboro, ganhou sua primeira corrida em 1976 (na estréia) O Giro Dítalia 1976. Ainda em 1976, o Marlboro acabou por ser totalmente destruído por um incêndio em Zelteg na Áustria, o chassis, lá foi abandonado, o segundo carro com pintura Alitalia, participou de uma corrida em Monte Fuji em 1977 no Japão, porém de lá nunca mais voltou, sendo vendido para um colecionador de nome Matsuda, dono da maior coleção de lancias do mundo.

Existem 3 réplicas de stratos GR5 conhecida tbm como silhouette, uma do próprio Matsuda, reproduzindo o carro marlboro que se perdeu na áustria, uma na italia, baseada num GR4 (igual ao da foto do blog), e outro na inglaterra feito a partir de um kit car da Lancia (um jeito fresco de nomear réplicas).

Esse stratos de pista, forma substituidos pelo lancia beta montecarlo, assim como os Stratos de rally foram substituidos pelo lancia 037.

Segue link de um vídeo interessantíssimo do giro d’italia 1979, a última prova de estrada da itália. Onde aparecem tanto os beta montecarlo GR5, como alguns stratos GR4. O Beta motecarlo Alitália era pilotado por ninguém menos que Gilles Vileneuve nessa prova (onde os beta estão usando a rara configuração coda corta). Em duas Partes:

aparece tbm o fusca 935 do Geanpiero Moretti (dono da momo)

Alpine A110, renault 5 turbo, bmw 320 GR 5, Alfasud, Alfetta GTV, fusca 934 e 911 RS…..enfim só carro chato……e o pessoal fica preocupado se a tranca da honda vai correr ou não….sendo que o melhor do automobilísmo ficou para trás a pelo menos 2 décadas…..

http://www.youtube.com/watch?v=I6wiHZJIW0E

http://www.youtube.com/watch?v=N2ZG6VhX8hY&feature=related

Espero que gostem (sei que vão gostar) bom divertimento!

Bom feriado ‘a todos.

Belair
15 anos atrás

O carro TODO mundo já identificou,mas o estacionado lá atrás,com o borrão da foto,pode não ser um Passat não.Eu chuto Renault 12,irmãozinho do Corcel I, só por causa do formato dos faróis.

ALEX B.
ALEX B.
15 anos atrás

Lancia ou não, é, definitivamente uma COISORROROSA 15!

ronald
ronald
15 anos atrás

Carro de trás: renault R12, parente do corcelzinho – quando era pequeno via vários em balneario camboriu…

Guga.
Guga.
15 anos atrás

Caramba, esse site racingsportscar.com é o achado do ano. Só fechei ele porque meu chefe chegou na minha sala!

Luidhi
15 anos atrás

Ah, o carro atrás estacionado é um DKW Passat. Ou Audi 80… Sei lá, tinha tudo a mesma cara…

morpet
morpet
15 anos atrás

Lancia Stratos certo?
Na época a Estrela lançou um carrinho desses com controle remoto. Lindo, tinha faróis escamoteáveis que acendiam também. Não durou uma semana…

Ze Otavio LG - pbrasil.com
15 anos atrás

Acho que todos se lembram dela:

Lella Lombardi
Lancia Stratos – Ferrari V6 2418 cc Turbo GTP
Mans 24 Hours em 13.6.1976
Terminou em 20 (84 voltas do lider)
Largou em 41. (4:26.400)
Pneus Michelin

Abracos,

Ze Otavio

Renato S
Renato S
15 anos atrás

PESSOAL, NINGUÉM FALOU AINDA QUE É UM LACIA STRATUS!

Julio
Julio
15 anos atrás

Lancia Stratus – Inclusive tive um a controle remoto.

Tô ficando velho.

Renato Rodrigues
Renato Rodrigues
15 anos atrás

É um Lancia Stratus com certeza…… Mas eu nunca tinha visto esse carro correndo em pista…. Só tinha visto em rally….. Aliás, eu tinha um de controle remoto na década de 80… hehehe…

Cláudio Cardoso
Cláudio Cardoso
15 anos atrás

Lancia Stratus, um dos mais famosos e vencedores carros de rally de todos os tempos. A equipe oficial tinha patrocínio da companhia aérea Alitalia, nas cores da Itália. Era linda.

patric
patric
15 anos atrás

É um Lancia Stratus!!!! eu tenho um da Estrela, de controle remoto!

Luidhi
15 anos atrás

Lancia Stratus, que dominou os rallies até a chegada do DKW Audi Quattro.

Ruben Osta
Ruben Osta
15 anos atrás

Lancia Stratus, Lella Lombardi e Le Mans!!! Quanta coisa boa! Somente uma coisa, o capacete não é da Lella, portanto, deve ser a Dacremont .

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Lancia Stratos de competição. Achava que só existisse carros de rua e rallys!

Cristiano, o ruivo
15 anos atrás

Bom está mais que respondido… só o carro branco do fundo é um Renault 12, gêmeo não-idêntico (hifenizado??) do nosso Corcel, nada de Passat.

Fabio Tust
Fabio Tust
15 anos atrás

Eu sabia que era uma Lancia porque eu tive um carrinho de bate e volta preto que era assim. Alguém lembra? era da estrela, tinha um santo antônio cromado para ligar e desligar e fazia um barulho muito legal.

Angus
Angus
15 anos atrás
Pedro Paiva
Pedro Paiva
15 anos atrás

Esqueci de comentar: GTP é o grupo do carro em Le Mans.

Pedro Paiva
Pedro Paiva
15 anos atrás

Sem dúvida um Lancia Stratus. Carro que ganhou tudo no rally nos anos 70. Lugar? Primeiro achei que era no Rally de Monte Carlo, por causa do adesivo RMC. Depois, vendo que todo mundo aqui dizia Le Mans, descobri entre os adesivos RMC (que imagino ser Rally Monte Carlo) e o da Esso tem um escrito GTP. À esquerda das letras tem uma bandeirinha francesa e embaixo dela está escrito 1976.

Ricardo Beagle
Ricardo Beagle
15 anos atrás

Lancia Stratos… um classico… um vencedor

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

Lância Stratus com motor e rodas da Ferrari.
A pista? Pelo Passatão branco ao fundo, deve ser em Nurburgring, talvez nas 24 horas de lá, ou outra “tedesca” qualquer

Danillo
Danillo
15 anos atrás

Um Puma Transformer?

Antonio José
Antonio José
15 anos atrás

Digo, os primeiros Stratos HF de 1971.

Antonio José
Antonio José
15 anos atrás

O conceito dessa maravilha foi projeto de Bertone em 1970 com o famoso motor V4 de 1.6 l e 132cv que equipou a Lancia Fulvia. Depois os primeiros Stratos HF de 1970 ganharam o V6 similar ao Dino de 2.4 l e cerca de 190/195cv.
Em 1974 o Stratos Rallye com o mesmo V6 chegou a produzir potências acima de 200cv.
O Stratos foi um carro com design muito a frente do seu tempo, arrojadíssimo, lindo e perfeito. Em 2006 ele reapareceu no Concept Fenomenon mais avançado ainda, mas não sei se tão bonito como era o dos anos 70.
Vale sempre a pena falar sobre a Lancia, marca de produtos nobres, diferenciados e que esteve na vanguarda da tecnologia muitas vezes. A expressão ‘macarrônica’ adotada no Audi Sport QUATTRO não deixa de fazer referência ao Lancia Delta Integrale, outra fera consagrada da tração integral, que foi nada menos do que hexacampeã de rallye.

Carlão
Carlão
15 anos atrás

O primeiro projeto da Honda??

Bianchini
Bianchini
15 anos atrás

FG, francamente, desde quando uma Lancia Stratos é uma esquisitice? Esquisitice é a nova geração da Lancia Delta, um carro mais feio que trombada de Kombi escolar com treminhão de cana, e que nada tem a ver com os belos Delta das décadas de 80 e 90. Italianos são assim mesmo: ou fazem carros com um design fantástico, ou perdem a mão de vez…

Airton
Airton
15 anos atrás

Lancia Stratus! Claro!
E eu tenho um desses, de brinquedo, e controle remoto! Da década de 80.
MORRAM DE INVEJA, BLOGUEIROS!

Marcelo dos Santos
15 anos atrás

Carro mais lindo do mundo… como já foi dito: Obra prima do Bertone. Lancia!

Arthur
Arthur
15 anos atrás

Nossa Flávio! Quem gosta de rali tem o dever de conhecer o Lancia Stratos.

Luciano
Luciano
15 anos atrás

Tive também um de controle remoto, branco. Com um monte de faróis na frente.

Chatao Bueno
Chatao Bueno
15 anos atrás

MIURA SPORT COM “RICADO RACER” AO VOLANTE, FUGINDO DE UM MARIDO TRAIDO?!

Mário Gasparotto
15 anos atrás

O carro é um Lancia Stratus, mas o lugar… Paul Ricard?

revelador
revelador
15 anos atrás

tenho um vermelho até hoje e funciona!

André
André
15 anos atrás

Não seria o meianov disfarçado com o kit do Malanga?

Abresser
Abresser
15 anos atrás

Lancia Stratus ! Tive um destes. de cor branca.. da Estrela, de controle “remoto” (tosco mas era o que tinha na epoca) !! Risos

Zéduardo
Zéduardo
15 anos atrás

Essa galera é impressionante…”mata o pau e mostra a cobra”
…Só falta dizer a cor da cueca da Lella Lombardi

paulada
15 anos atrás

so sei q é um stratus pq eu tinha um da estrela. e pra ligar tinha q puxar aquele “aerofolio”

Junior BH
Junior BH
15 anos atrás

STRATOS!

Ivan Souza
Ivan Souza
15 anos atrás

Lancia Stratos, provavelmente, Bernard Darniche, creio eu…

Lauro Mello
Lauro Mello
15 anos atrás

Facílimo: Lancia Stratos Turbo, em LeMans, pilotado por Lella Lombardi em 1976!!!

gustavo Homrich
gustavo Homrich
15 anos atrás

O Carro é fácil, aliás, é uma lenda dos rallys, na sua versão de pista. Lancia Stratos.

Herik
Herik
15 anos atrás

O clássico Lancia Stratus!!!!

Enzo
Enzo
15 anos atrás

Camarada Gomes.

E um Lancia Stratus com certeza,que dominou o mundial de Rallye nos anos 70. No Rallye era patrocinado pela Alitalia. Este ao que parece esta em alguma categoria sobre asfalto.

Abs a todos.