Da época em que um bom carro servia pra asfalto, terra e gelo… O último que me vem à memória é o Porsche 959, que chegou em 6º em Le Mans (87, acho) e venceu no Paris-Dakar.
E é lindo… Pequeno, baixo, enfezado, agressivo…
Marcaz
15 anos atrás
É claro que falo sobre o carro ao fundo.
O Lancia StratOs virá no estrato do banco do FG (que mico, heim FG?)
Marcaz
15 anos atrás
PASSAT??? Passat?? passat?
É um Renault!
luiz
15 anos atrás
Chamar o Lancia Stratos, um mito, de esquisitice, é muito esquisito.
O Lancia Beta Montecarlo correu um ano no DRM (campeonato de carros silhouette da alemanha) e submeteu os Fusca 911 ao massacrante domínio….logo depois foi banido o grupo 5…… Sorte da Porsche, pois acho que o beta montecarlo estava começando a fazer os engenheiros da casa de Sttutgart perceber que o motor do carro deles estava montado em posição não muito adequada (atrás do eixo traseiro) para um carro de corridas…..
Detalhe curioso o bloco do motor dos betamontecarlo e dos 037 de rally, era o mesmo dos fiat tempra 8V que foram vendidos em nosso país em 1982….lógico que extensamente preparados pela abarth.
P.S. a parte do porsche é só uma provocadinha, saudável…bricadeira total, tbm admiro os fuca flat 6….mas gosto mais dos carros da bota…..né Romeu…..rssss
Lancia Stratos (vem de Stratosphere). pois era o nome do protótipo de onde veio o chassis do stratos de competição (o carro era extremamente futurista, como todos os protótipos de bertone da década de 70, lembrando algo do espaço na época, dai o nome Stratos, corruptela de stratosphere (e não stratus como muitos escreveram aqui).
Esse carro da foto, inclusive existe até hoje, na revista clásicos exclusivos nº 20 (edição espanhola), existem muitas fotos do carro no dia de hoje, restaurado a perfeição.
Ele também correu Lemans 77 com Christina Dacremont e Mariane Hoepfner.
Esse carro desde 1990 pertence ao Suiço Thomas Popper, um dos maiores colecionadores de Stratos do mundo.
Esse carro tinha o entre eixos alongado, e o motor 2.4 V6 Ferrari era sobrealimentado por um turbocompressor KKK gerando 380 CV e 36kgf.m de torque.
Existiram muitos Lancias Stratos de pista, todos desenvolvidos pela Squadra Corse Lancia, alguns corriam pelo regulamento do Grupo 4 do anexo J da FIA (esses possuiam um entre-eixos de 2180mm !!!! como os de rally, o que gerava alguns problemas de handling em altas velocidades) mas os enquadrados no Grupo 5 do anexo J da FIA, possuiam um entre-eixos de 2300 mm… Dos de grupo 5 existiram apenas 2 carros oficiais, um pintado nas cores da alitalia e o outro com patrocínios da marlboro:
O Stratos GR5 Marlboro, ganhou sua primeira corrida em 1976 (na estréia) O Giro Dítalia 1976. Ainda em 1976, o Marlboro acabou por ser totalmente destruído por um incêndio em Zelteg na Áustria, o chassis, lá foi abandonado, o segundo carro com pintura Alitalia, participou de uma corrida em Monte Fuji em 1977 no Japão, porém de lá nunca mais voltou, sendo vendido para um colecionador de nome Matsuda, dono da maior coleção de lancias do mundo.
Existem 3 réplicas de stratos GR5 conhecida tbm como silhouette, uma do próprio Matsuda, reproduzindo o carro marlboro que se perdeu na áustria, uma na italia, baseada num GR4 (igual ao da foto do blog), e outro na inglaterra feito a partir de um kit car da Lancia (um jeito fresco de nomear réplicas).
Esse stratos de pista, forma substituidos pelo lancia beta montecarlo, assim como os Stratos de rally foram substituidos pelo lancia 037.
Segue link de um vídeo interessantíssimo do giro d’italia 1979, a última prova de estrada da itália. Onde aparecem tanto os beta montecarlo GR5, como alguns stratos GR4. O Beta motecarlo Alitália era pilotado por ninguém menos que Gilles Vileneuve nessa prova (onde os beta estão usando a rara configuração coda corta). Em duas Partes:
aparece tbm o fusca 935 do Geanpiero Moretti (dono da momo)
Alpine A110, renault 5 turbo, bmw 320 GR 5, Alfasud, Alfetta GTV, fusca 934 e 911 RS…..enfim só carro chato……e o pessoal fica preocupado se a tranca da honda vai correr ou não….sendo que o melhor do automobilísmo ficou para trás a pelo menos 2 décadas…..
O carro TODO mundo já identificou,mas o estacionado lá atrás,com o borrão da foto,pode não ser um Passat não.Eu chuto Renault 12,irmãozinho do Corcel I, só por causa do formato dos faróis.
ALEX B.
15 anos atrás
Lancia ou não, é, definitivamente uma COISORROROSA 15!
ronald
15 anos atrás
Carro de trás: renault R12, parente do corcelzinho – quando era pequeno via vários em balneario camboriu…
Guga.
15 anos atrás
Caramba, esse site racingsportscar.com é o achado do ano. Só fechei ele porque meu chefe chegou na minha sala!
Ah, o carro atrás estacionado é um DKW Passat. Ou Audi 80… Sei lá, tinha tudo a mesma cara…
morpet
15 anos atrás
Lancia Stratos certo?
Na época a Estrela lançou um carrinho desses com controle remoto. Lindo, tinha faróis escamoteáveis que acendiam também. Não durou uma semana…
Lella Lombardi
Lancia Stratos – Ferrari V6 2418 cc Turbo GTP
Mans 24 Hours em 13.6.1976
Terminou em 20 (84 voltas do lider)
Largou em 41. (4:26.400)
Pneus Michelin
Abracos,
Ze Otavio
Renato S
15 anos atrás
PESSOAL, NINGUÉM FALOU AINDA QUE É UM LACIA STRATUS!
Julio
15 anos atrás
Lancia Stratus – Inclusive tive um a controle remoto.
Tô ficando velho.
Renato Rodrigues
15 anos atrás
É um Lancia Stratus com certeza…… Mas eu nunca tinha visto esse carro correndo em pista…. Só tinha visto em rally….. Aliás, eu tinha um de controle remoto na década de 80… hehehe…
Cláudio Cardoso
15 anos atrás
Lancia Stratus, um dos mais famosos e vencedores carros de rally de todos os tempos. A equipe oficial tinha patrocínio da companhia aérea Alitalia, nas cores da Itália. Era linda.
patric
15 anos atrás
É um Lancia Stratus!!!! eu tenho um da Estrela, de controle remoto!
Bom está mais que respondido… só o carro branco do fundo é um Renault 12, gêmeo não-idêntico (hifenizado??) do nosso Corcel, nada de Passat.
Fabio Tust
15 anos atrás
Eu sabia que era uma Lancia porque eu tive um carrinho de bate e volta preto que era assim. Alguém lembra? era da estrela, tinha um santo antônio cromado para ligar e desligar e fazia um barulho muito legal.
Esqueci de comentar: GTP é o grupo do carro em Le Mans.
Pedro Paiva
15 anos atrás
Sem dúvida um Lancia Stratus. Carro que ganhou tudo no rally nos anos 70. Lugar? Primeiro achei que era no Rally de Monte Carlo, por causa do adesivo RMC. Depois, vendo que todo mundo aqui dizia Le Mans, descobri entre os adesivos RMC (que imagino ser Rally Monte Carlo) e o da Esso tem um escrito GTP. À esquerda das letras tem uma bandeirinha francesa e embaixo dela está escrito 1976.
Ricardo Beagle
15 anos atrás
Lancia Stratos… um classico… um vencedor
Roberto Martinez
15 anos atrás
Lância Stratus com motor e rodas da Ferrari.
A pista? Pelo Passatão branco ao fundo, deve ser em Nurburgring, talvez nas 24 horas de lá, ou outra “tedesca” qualquer
Danillo
15 anos atrás
Um Puma Transformer?
Antonio José
15 anos atrás
Digo, os primeiros Stratos HF de 1971.
Antonio José
15 anos atrás
O conceito dessa maravilha foi projeto de Bertone em 1970 com o famoso motor V4 de 1.6 l e 132cv que equipou a Lancia Fulvia. Depois os primeiros Stratos HF de 1970 ganharam o V6 similar ao Dino de 2.4 l e cerca de 190/195cv.
Em 1974 o Stratos Rallye com o mesmo V6 chegou a produzir potências acima de 200cv.
O Stratos foi um carro com design muito a frente do seu tempo, arrojadíssimo, lindo e perfeito. Em 2006 ele reapareceu no Concept Fenomenon mais avançado ainda, mas não sei se tão bonito como era o dos anos 70.
Vale sempre a pena falar sobre a Lancia, marca de produtos nobres, diferenciados e que esteve na vanguarda da tecnologia muitas vezes. A expressão ‘macarrônica’ adotada no Audi Sport QUATTRO não deixa de fazer referência ao Lancia Delta Integrale, outra fera consagrada da tração integral, que foi nada menos do que hexacampeã de rallye.
Carlão
15 anos atrás
O primeiro projeto da Honda??
Bianchini
15 anos atrás
FG, francamente, desde quando uma Lancia Stratos é uma esquisitice? Esquisitice é a nova geração da Lancia Delta, um carro mais feio que trombada de Kombi escolar com treminhão de cana, e que nada tem a ver com os belos Delta das décadas de 80 e 90. Italianos são assim mesmo: ou fazem carros com um design fantástico, ou perdem a mão de vez…
Airton
15 anos atrás
Lancia Stratus! Claro!
E eu tenho um desses, de brinquedo, e controle remoto! Da década de 80.
MORRAM DE INVEJA, BLOGUEIROS!
so sei q é um stratus pq eu tinha um da estrela. e pra ligar tinha q puxar aquele “aerofolio”
Junior BH
15 anos atrás
STRATOS!
Ivan Souza
15 anos atrás
Lancia Stratos, provavelmente, Bernard Darniche, creio eu…
Lauro Mello
15 anos atrás
Facílimo: Lancia Stratos Turbo, em LeMans, pilotado por Lella Lombardi em 1976!!!
gustavo Homrich
15 anos atrás
O Carro é fácil, aliás, é uma lenda dos rallys, na sua versão de pista. Lancia Stratos.
Herik
15 anos atrás
O clássico Lancia Stratus!!!!
Enzo
15 anos atrás
Camarada Gomes.
E um Lancia Stratus com certeza,que dominou o mundial de Rallye nos anos 70. No Rallye era patrocinado pela Alitalia. Este ao que parece esta em alguma categoria sobre asfalto.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Da época em que um bom carro servia pra asfalto, terra e gelo… O último que me vem à memória é o Porsche 959, que chegou em 6º em Le Mans (87, acho) e venceu no Paris-Dakar.
E é lindo… Pequeno, baixo, enfezado, agressivo…
É claro que falo sobre o carro ao fundo.
O Lancia StratOs virá no estrato do banco do FG (que mico, heim FG?)
PASSAT??? Passat?? passat?
É um Renault!
Chamar o Lancia Stratos, um mito, de esquisitice, é muito esquisito.
P.S.
O Lancia Beta Montecarlo correu um ano no DRM (campeonato de carros silhouette da alemanha) e submeteu os Fusca 911 ao massacrante domínio….logo depois foi banido o grupo 5…… Sorte da Porsche, pois acho que o beta montecarlo estava começando a fazer os engenheiros da casa de Sttutgart perceber que o motor do carro deles estava montado em posição não muito adequada (atrás do eixo traseiro) para um carro de corridas…..
http://www.youtube.com/watch?v=ihOdFhglsbc&feature=related
Detalhe curioso o bloco do motor dos betamontecarlo e dos 037 de rally, era o mesmo dos fiat tempra 8V que foram vendidos em nosso país em 1982….lógico que extensamente preparados pela abarth.
P.S. a parte do porsche é só uma provocadinha, saudável…bricadeira total, tbm admiro os fuca flat 6….mas gosto mais dos carros da bota…..né Romeu…..rssss
Bom dia a todos.
Lancia Stratos (vem de Stratosphere). pois era o nome do protótipo de onde veio o chassis do stratos de competição (o carro era extremamente futurista, como todos os protótipos de bertone da década de 70, lembrando algo do espaço na época, dai o nome Stratos, corruptela de stratosphere (e não stratus como muitos escreveram aqui).
Segue link de imagem do protótipo:
http://www.stratossupersite.com/images/StratosZero2_small.jpg
Esse carro da foto, inclusive existe até hoje, na revista clásicos exclusivos nº 20 (edição espanhola), existem muitas fotos do carro no dia de hoje, restaurado a perfeição.
Ele também correu Lemans 77 com Christina Dacremont e Mariane Hoepfner.
Esse carro desde 1990 pertence ao Suiço Thomas Popper, um dos maiores colecionadores de Stratos do mundo.
Esse carro tinha o entre eixos alongado, e o motor 2.4 V6 Ferrari era sobrealimentado por um turbocompressor KKK gerando 380 CV e 36kgf.m de torque.
Existiram muitos Lancias Stratos de pista, todos desenvolvidos pela Squadra Corse Lancia, alguns corriam pelo regulamento do Grupo 4 do anexo J da FIA (esses possuiam um entre-eixos de 2180mm !!!! como os de rally, o que gerava alguns problemas de handling em altas velocidades) mas os enquadrados no Grupo 5 do anexo J da FIA, possuiam um entre-eixos de 2300 mm… Dos de grupo 5 existiram apenas 2 carros oficiais, um pintado nas cores da alitalia e o outro com patrocínios da marlboro:
http://www.galiciaenralis.com/Monogr%E1ficos/StratosGr5/slides/silhouettes_italiennes_LanciaStratosTurbo_5.jpg
O Stratos GR5 Marlboro, ganhou sua primeira corrida em 1976 (na estréia) O Giro Dítalia 1976. Ainda em 1976, o Marlboro acabou por ser totalmente destruído por um incêndio em Zelteg na Áustria, o chassis, lá foi abandonado, o segundo carro com pintura Alitalia, participou de uma corrida em Monte Fuji em 1977 no Japão, porém de lá nunca mais voltou, sendo vendido para um colecionador de nome Matsuda, dono da maior coleção de lancias do mundo.
Existem 3 réplicas de stratos GR5 conhecida tbm como silhouette, uma do próprio Matsuda, reproduzindo o carro marlboro que se perdeu na áustria, uma na italia, baseada num GR4 (igual ao da foto do blog), e outro na inglaterra feito a partir de um kit car da Lancia (um jeito fresco de nomear réplicas).
Esse stratos de pista, forma substituidos pelo lancia beta montecarlo, assim como os Stratos de rally foram substituidos pelo lancia 037.
Segue link de um vídeo interessantíssimo do giro d’italia 1979, a última prova de estrada da itália. Onde aparecem tanto os beta montecarlo GR5, como alguns stratos GR4. O Beta motecarlo Alitália era pilotado por ninguém menos que Gilles Vileneuve nessa prova (onde os beta estão usando a rara configuração coda corta). Em duas Partes:
aparece tbm o fusca 935 do Geanpiero Moretti (dono da momo)
Alpine A110, renault 5 turbo, bmw 320 GR 5, Alfasud, Alfetta GTV, fusca 934 e 911 RS…..enfim só carro chato……e o pessoal fica preocupado se a tranca da honda vai correr ou não….sendo que o melhor do automobilísmo ficou para trás a pelo menos 2 décadas…..
http://www.youtube.com/watch?v=I6wiHZJIW0E
http://www.youtube.com/watch?v=N2ZG6VhX8hY&feature=related
Espero que gostem (sei que vão gostar) bom divertimento!
Bom feriado ‘a todos.
O carro TODO mundo já identificou,mas o estacionado lá atrás,com o borrão da foto,pode não ser um Passat não.Eu chuto Renault 12,irmãozinho do Corcel I, só por causa do formato dos faróis.
Lancia ou não, é, definitivamente uma COISORROROSA 15!
Carro de trás: renault R12, parente do corcelzinho – quando era pequeno via vários em balneario camboriu…
Caramba, esse site racingsportscar.com é o achado do ano. Só fechei ele porque meu chefe chegou na minha sala!
Ah, o carro atrás estacionado é um DKW Passat. Ou Audi 80… Sei lá, tinha tudo a mesma cara…
Lancia Stratos certo?
Na época a Estrela lançou um carrinho desses com controle remoto. Lindo, tinha faróis escamoteáveis que acendiam também. Não durou uma semana…
Acho que todos se lembram dela:
Lella Lombardi
Lancia Stratos – Ferrari V6 2418 cc Turbo GTP
Mans 24 Hours em 13.6.1976
Terminou em 20 (84 voltas do lider)
Largou em 41. (4:26.400)
Pneus Michelin
Abracos,
Ze Otavio
PESSOAL, NINGUÉM FALOU AINDA QUE É UM LACIA STRATUS!
Lancia Stratus – Inclusive tive um a controle remoto.
Tô ficando velho.
É um Lancia Stratus com certeza…… Mas eu nunca tinha visto esse carro correndo em pista…. Só tinha visto em rally….. Aliás, eu tinha um de controle remoto na década de 80… hehehe…
Lancia Stratus, um dos mais famosos e vencedores carros de rally de todos os tempos. A equipe oficial tinha patrocínio da companhia aérea Alitalia, nas cores da Itália. Era linda.
É um Lancia Stratus!!!! eu tenho um da Estrela, de controle remoto!
Lancia Stratus, que dominou os rallies até a chegada do DKW Audi Quattro.
Lancia Stratus, Lella Lombardi e Le Mans!!! Quanta coisa boa! Somente uma coisa, o capacete não é da Lella, portanto, deve ser a Dacremont .
Lancia Stratos de competição. Achava que só existisse carros de rua e rallys!
Bom está mais que respondido… só o carro branco do fundo é um Renault 12, gêmeo não-idêntico (hifenizado??) do nosso Corcel, nada de Passat.
Eu sabia que era uma Lancia porque eu tive um carrinho de bate e volta preto que era assim. Alguém lembra? era da estrela, tinha um santo antônio cromado para ligar e desligar e fazia um barulho muito legal.
Isto responde a sua pergunta?
http://www.arcadovelho.com.br/brinquedos%20antigos/brinquedos%20antigos/Toys/stratus.jpeg
Eu tive um!
Esqueci de comentar: GTP é o grupo do carro em Le Mans.
Sem dúvida um Lancia Stratus. Carro que ganhou tudo no rally nos anos 70. Lugar? Primeiro achei que era no Rally de Monte Carlo, por causa do adesivo RMC. Depois, vendo que todo mundo aqui dizia Le Mans, descobri entre os adesivos RMC (que imagino ser Rally Monte Carlo) e o da Esso tem um escrito GTP. À esquerda das letras tem uma bandeirinha francesa e embaixo dela está escrito 1976.
Lancia Stratos… um classico… um vencedor
Lância Stratus com motor e rodas da Ferrari.
A pista? Pelo Passatão branco ao fundo, deve ser em Nurburgring, talvez nas 24 horas de lá, ou outra “tedesca” qualquer
Um Puma Transformer?
Digo, os primeiros Stratos HF de 1971.
O conceito dessa maravilha foi projeto de Bertone em 1970 com o famoso motor V4 de 1.6 l e 132cv que equipou a Lancia Fulvia. Depois os primeiros Stratos HF de 1970 ganharam o V6 similar ao Dino de 2.4 l e cerca de 190/195cv.
Em 1974 o Stratos Rallye com o mesmo V6 chegou a produzir potências acima de 200cv.
O Stratos foi um carro com design muito a frente do seu tempo, arrojadíssimo, lindo e perfeito. Em 2006 ele reapareceu no Concept Fenomenon mais avançado ainda, mas não sei se tão bonito como era o dos anos 70.
Vale sempre a pena falar sobre a Lancia, marca de produtos nobres, diferenciados e que esteve na vanguarda da tecnologia muitas vezes. A expressão ‘macarrônica’ adotada no Audi Sport QUATTRO não deixa de fazer referência ao Lancia Delta Integrale, outra fera consagrada da tração integral, que foi nada menos do que hexacampeã de rallye.
O primeiro projeto da Honda??
FG, francamente, desde quando uma Lancia Stratos é uma esquisitice? Esquisitice é a nova geração da Lancia Delta, um carro mais feio que trombada de Kombi escolar com treminhão de cana, e que nada tem a ver com os belos Delta das décadas de 80 e 90. Italianos são assim mesmo: ou fazem carros com um design fantástico, ou perdem a mão de vez…
Lancia Stratus! Claro!
E eu tenho um desses, de brinquedo, e controle remoto! Da década de 80.
MORRAM DE INVEJA, BLOGUEIROS!
Carro mais lindo do mundo… como já foi dito: Obra prima do Bertone. Lancia!
Nossa Flávio! Quem gosta de rali tem o dever de conhecer o Lancia Stratos.
Tive também um de controle remoto, branco. Com um monte de faróis na frente.
MIURA SPORT COM “RICADO RACER” AO VOLANTE, FUGINDO DE UM MARIDO TRAIDO?!
O carro é um Lancia Stratus, mas o lugar… Paul Ricard?
tenho um vermelho até hoje e funciona!
Não seria o meianov disfarçado com o kit do Malanga?
Lancia Stratus ! Tive um destes. de cor branca.. da Estrela, de controle “remoto” (tosco mas era o que tinha na epoca) !! Risos
Essa galera é impressionante…”mata o pau e mostra a cobra”
…Só falta dizer a cor da cueca da Lella Lombardi
so sei q é um stratus pq eu tinha um da estrela. e pra ligar tinha q puxar aquele “aerofolio”
STRATOS!
Lancia Stratos, provavelmente, Bernard Darniche, creio eu…
Facílimo: Lancia Stratos Turbo, em LeMans, pilotado por Lella Lombardi em 1976!!!
O Carro é fácil, aliás, é uma lenda dos rallys, na sua versão de pista. Lancia Stratos.
O clássico Lancia Stratus!!!!
Camarada Gomes.
E um Lancia Stratus com certeza,que dominou o mundial de Rallye nos anos 70. No Rallye era patrocinado pela Alitalia. Este ao que parece esta em alguma categoria sobre asfalto.
Abs a todos.