FALTA UM
SÃO PAULO (nosso mestre) – Saiu naquele programa da Globo de domingo de manhã. É a Vemaguet de nosso guru fumacento José de Ma2Tos, de Brasília, que tem essa peruinha desde zero e viaja pelo Brasil de cima a baixo sem o menor problema. Detalhe: ela tem Saxomat, aquele sistema que era opcional da Vemag e dispensava o pedal da embreagem. A moça do programa arranhou umas marchas… Mas é normal. DKW não é para qualquer um, tem gente que enfrenta enormes dificuldades para passar as marchas na coluna de direção. Ainda mais faltando um pedal!
Esse sistema era bem mais simples e confiável que os similares disponíveis atualmente, com uma quantidade maior de componentes eletrônicos relativamente sensíveis, usados em adaptações para motoristas com deficiência física.
Gosto desta jornalista.
Eric, a GM lançou sim, vi em um Corsa.
Ops
Falhei, deve ser a idade, não é glicerina é oléo de rícino, aquele usado como laxativo
Ah, me esqueci.
abastecia com meio litro de oléo 2T e meio de glicerina, só para dar aquele cheirinho de DK de corrida
Olá
Muito dirigi DKW, tinhamos um (era da minha mãe) ano 64.
Só arranhava de primeira para segunda quando a troca era feita muito rápida.
A solução que eu encontrei era, para as arrancadas rápidas, largar com o sistema roda livre ligado e depois quando já estivesse em segunda desligar o sistema para poder ter reduzida.
Se não estivesse com pressa poderia permanecer com o sistema roda livre ligado, então dava para passar todas as marcha sem o uso da embragem.
DKW era um carro muito legal, para andar, pelo espaço e para dar uns amassos nas namoradas, lá no morro da TV, já que o banco da frente era inteiro o assoalho não tinha tunel.
Bons tempos em que não se tinha medo de parar na rua para namorar.
Abraços
Saudade da vemaguette do meu pai, uma cinza (creio que era 61)… Ia direto de Curitiba a SP…
Tudo bem, tem gente que gosta de FUMACÊ e eu respeito! Mas prefiro aquele DKW do tio do Trajano!
Pedro Belfort,
O DKW era o carro que mais facilitava a troca de marchas “no tempo”, devido aos fantásticos anéis de sincronização…
Alguém poderia me informar se a embreagem “Saxomat” era aquela acionada pela força centrífuga, com contrapesos?
Olha, esse é o pior programa sobre carros que eu já vi.
Aquela apresentadora me parece tão autêntica quanto uma nota de 6 reais.
Todo test drive ela paga um mico.
Verdade. Quem não está habituado com esse tipo de câmbio acaba pagando uns micos. Eu que o diga! Mas mesmo pagando mico por conta do câmbio, dar uma volta de DKW é fora de série…
Esse programa é um desperdício, papai do céu dá nozes a quem não tem dentes……
LInda Vemaguet.
Lembro que, quando criança, adorava um DKW de um vizinho. Era uma cor meio prata, meio cinza. MAs, câmbio no volante só da Rural Wilys do “leiteiro”.
Flavio, eu tinha um tio que era irmão do meu pai, que dirigia muito e me ensinou tudo sobre carros.
Pois bem, dirigia uma Belcar Rio 1965, azul marinho, sem o saxomat e ele mudava tudo no tempo sem arranhar nenhuma marcha, para meu espanto juvenil…
O cara era fera!
Bons tempos!!!
Flavio, eu tinha um tio irmão do meu pai, que dirigia muito e me ensinou tudo sobre carros.
Pois bem, dirigia uma Belcar Rio 1965, sem o saxomat, mas mudando tudo no tempo sem arranhar nenhuma marcha, para meu espanto juvenil…Bons tempos!!!
Meu pai tinha um Mercedes A160 Elegance com esse câmbio semi-automático… minha mãe adorava, era muito mais confortável de dirigir que qualquer manual…
Por outro lado, na última revisão antes da venda (não por acaso), fomos alertados sobre um possível problema que não estaria incluso na garantia, e que em caso de quebra do dito câmbio, o reparo/troca custaria… R$4700.
Foi vendido com uma bela desvalorização.
A Silvia Garcia tem o emprego dos sonhos de marmanjos de todas as idades.
Quem quiser saber tudo sobre os DKW procure o livro “A Grande História da Pequena Maravilha”.
Uma vez fiz um test-drive num Corsa com o sistema AutoCluch e achei interessante, mas muito estranho especialmente na hora de engatar a primeira contendo o reflexo condicionado de pisar na embreagem antes.
Abraço
O regulamento permite câmbio Saxomat na na superclssic. Acho que ele ia ficar na mão aí em Interlagos.
Parabéns ao José de Ma2Tos!!!
O melhor é o motor reserva no banco de trás!!
Eu assisti! O programinha é fraco, mas de vez em quando tem matérias interessantes como essa. Jamais soube da existência desse sistema nos DKW. Legal!
Parece estar inteirona!
Como uma pessoa consegue ficar com um carro desde zero?
Caro Flávio, você poderia informar a quilometragem dessa beleza?
A lamentar na reportagem, a trilha sonora muito alta, atrapalhando a verdadeira “música”.
Abraço
Esses caras são uns sem noção mesmo….nem para deixar o ronquinho da Vemaguet indo embora…..
E a informação errada impera né…..o primeiro semi automático dos “modernos” foi da Classe A 1999,depois o Palio Citymatic em 2000 e a GM….hummmm pelo que me consta NUNCA lançou esse tipo de embreagem…..
Show de bola….aliás eu vi o Belcar Rio do Sr Luis…..que coisa linda…..ele disse que é dele desde 0km.
Alias,cambio na mão para encavalar marchas é uma coisa né….