GIRA MONDO, GIRA

SÃO PAULO (pelo jeito, acabou a festa) – Deu no “The New York Times”, e a íntegra está aqui. Foi o Paulo Trevisan quem encontrou a notícia, preocupante para aqueles que acham que Dubai é o “ultimate paradise” da Terra.

Parece que a coisa está feia por lá. Algo que não me surpreende, porque Dubai não passa de um mundo de fantasia que, uma hora, iria mesmo explodir — ou implodir, como parece o caso.

É como as pirâmides de dinheiro de antigamente, lembram?, hoje muito populares também na internet, embora eu ache que ninguém mais acredite nesse negócio. Na verdade, o sistema financeiro mundial é uma enorme pirâmide, está aí a crise que não me deixa mentir. Uma farsa que mais dia, menos dia iria deixar milhões de pessoas de calças arriadas.

Bem, no que diz respeito a carros, que é nosso tema preferencial, a crise em Dubai pode ser traduzida em reportados três mil carros abandonados no aeroporto do emirado, todos muito luxuosos e caros, largados por pretensos novos-ricos que não conseguiram pagar suas prestações e fugiram do país porque lá, segundo consta, calote dá cadeia.

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Régis
Régis
14 anos atrás

A era do “TER” e “PARECER” começando a desmoronar…

Claudio Roberto
Claudio Roberto
14 anos atrás

E uma pena ,porque a maioria das pessoas,procuram novos sonhos,que até mesmo no nosso pais brasileiro e dificil,chegou uma crise que foi feita nos Estados Unidos da America.Que se estalou-se aqui na cabeça de cada um.Somos um corpo brasileiro ,com materia prima nossa ou seja vendemos nossa materia PRIMA PARA OUTROS paises e compramos mais caro.So sei de uma coisa com Deus não ha crise!Aqueles que foram para Dubai tentaram
conseguir um sonho melhor,mais pelo menos eles correram atrás,tiveram oportunidade,como muitos brasileiros não tem.

leandro 440magnum
leandro 440magnum
15 anos atrás

Imaginem quando a bolha da divida interna americana estourar.
Veremos coisas inacreditaveis sendo abandonadas. ,automoveis, , mansoes,iates,mulheres….
Brincadeiras a parte,vai ser o fim por completo do capitalismo.
E viva a nova ordem mundial que se aproxima

Rodolfo Machado
15 anos atrás

Gomes, veja o que o Irã, que não é Árabe mas também nada em petróleo, faz com o dinheiro do petróleo. Eu mesmo me surpreendi com o que achei na internet, inclusive o lançamento de um satélite em órbita totalmente construído por eles, o satélite e o foguete lançador.

Indústria automobilística:

http://en.wikipedia.org/wiki/Iranian_automobile_industry

http://en.wikipedia.org/wiki/Iran_Khodro

http://www.ikco.com/default.aspx

http://www.saipacorp.com/en/

http://en.wikipedia.org/wiki/Saipa

http://www.politika1.blogspot.com/2007/07/carros-iranianos-chegam-aos.html

Indústria aeronáutica:

http://en.wikipedia.org/wiki/Iran_Aviation_Industries_Organization

http://www.isa.ir/index.php

Melhor ainda do que a Venezuela, embora o Irã seja considerado um estado “paria” pelos EUA, que planejam usar armas nucleares “táticas” contra as instalações nucleares do Irã, porque o local onde esta a usina de enriquecimento de urânio deles é subterrâneo e muito profundo, fora do alcance mesmo dos mísseis anti-bunkers dos EUA.

O detalhe mórbido é que o adjetivo “tática”, em oposição a “estratégica” usado para as armas nucleares de grande poder de destruição é que arma nuclear “tática” teria um poder de cerca de dez por cento da bomba de Hiroshima mas ainda assim mais forte do que qualquer bomba convencional.

Isto é o que os EUA tem a oferecer ao mundo, alem do Americam way of life, do “amo muito tudo isso”, guerra, pornografia, hedonismo, drogas e crise econômica.

Enquanto isso o queridinho dos EUA no oriente médio, Israel, sem o dinheiro enviado de fora não é nada.

ALEX B.
ALEX B.
15 anos atrás

Me avisa quando começar o leilão! Ah…quem me dera!

Marcelo Witt
Marcelo Witt
15 anos atrás

Interessante, há um tempo atrás, aqui no blog mesmo, tinha uma discussão sobre o tal do petróleo, e o que seria dos países árabes quando esse acabasse. E lembro que alguém citou Dubai, quando então alguém saiu em defesa de Dubai, dizendo que os outros podem até acabar por causa do petróleo, mas não Dubai, porque esta investiu em Turismo, a indústria que mais cresce no mundo, e outros blá-blá-blás… pois é, isso talvez faça um ano mais ou menos… e Dubai já está caindo, antes mesmo do petróleo acabar !!! É que turismo pode até ser a indústria que mais cresce, mas acho que também é uma das mais supérfluas (mas não inúteis, é diferente)… eu gosto muito de viajar, e acho que todo mundo gosta, mas no fim das contas, a gente viaja com o dinheiro que sobra… primeiro você paga comida, casa, carro, escola e roupa, e depois pensa em viajar…

EduardoRS
EduardoRS
15 anos atrás

Não sei se vai ser agora, mas uma hora essa ostentação idiota de Dubai vai acabar, as piscinas vão ficar sujas e os arranha-céus abandonados. Não tem como sustentar isso por muito tempo. E quando isso acontecer, vou dizer “bem feito” pra esse povo que simplesmente TORRA dinheiro que poderia ser aplicado em coisas úteis para a sociedade, e não para folhar carros a ouro e fazer prédios de 1km de altura.

Cristiano Azevedo
Cristiano Azevedo
15 anos atrás

Coisas de Dubai.

C. Balbinot
C. Balbinot
15 anos atrás

Hum.. críticar só por criticar. Não sei não…

Souza
Souza
15 anos atrás

Flavio, se isso fosse motivo para um pais acabar entao o Brasil ja tinha acabado ha muito tempo. Milhares de carros sao leiloados por falta de pagamento aqui no Brasil. Acho incrivel como o sensacionalismo tomou conta da internet e os proprios jornalistas se encarregam de propagar o lixo rapidamente.

RESPOSTA DO FG:

E é mais incrível ainda você continuar lendo tanto lixo.

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
15 anos atrás

AM, só uma observação, o Comunismo, de fato, nunca existiu. Mas tudo bem, a discussão aqui é sobre carros abandonados.

jorge roberto alves pereira
jorge roberto alves pereira
15 anos atrás

Uma coisa que não entendo: durante anos recentes, várias destas empresas que estão anúnciando crise e quebradeira, divulgavam balancetes prósperos e enriquecidos. Cadê este dinheiro agora?????????????????????????????????????????????????
Cadê os responsáveis pela contabilidade e balancetes??????????
E olha que todos são formados em administração, MBA, economia…
e pelo visto até em M.P.B. ( MASTER PICARETAGEM BUSINESS )

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

AM:
Assino embaixo. Cada palavra.

frank bittencourt
frank bittencourt
15 anos atrás

quebrou muita gente, como disse o Flaviz principalmente os da bolha estouraram, mas a grande maioria destes é de imigrantes,executivos de finanças na maioria, alguns de mercado em geral, cuja grande funçao era trabalhar com balanços e aplicacòes vultosas em coisas nao palpáveis, onde trabalho do escritorio de la mandaram 130 embora de um total de 180, na casa matriz ta virando casa da mae joana, ja forma 1200 comprar caixas de papelao, logo logo chega em pindorama, que me salvem as ferrugens.

AM
AM
15 anos atrás

Olha só, na década de 80 caiu o socialismo dos regimes da cortina de ferro (FG, não esperneia que é verdade), na década de 90 vários regimes comunistas-sanquinários e algumas ditaduras, e agora o capitalismo balança.

A questão não é apontar o dedo e dizer “bem Feito” (tradicional mania nossa de querer andar para frente olhando para trás), o correto seria aprender em cima dos erros e desenvolver um regime melhor.

Mas isso não aconteceu e nem vai acontecer tão cedo, o mundo deste que é mundo é dirigido por pessoas (nós) que defendem interesses próprios em primeiro lugar.

Já disse isso, no frigir dos ovos é tudo igual; capitalismo, socialismo, comunismo e todos os outro “ismos”. No fundo é um grupo pequeno de pessoas que, humanos imperfeitos que somos, acabam sucumbindo ao poder, dinheiro, vaidade, etc, etc, etc.

Vamos deixar de ser ingênuos e românticos, só muda o rótulo, o conteúdo é o mesmo.

VaaaaLNeeeeY
VaaaaLNeeeeY
15 anos atrás

Será que essa galera vende esses carrinhos com uns descontinhos marotos pra gente? xD

YPVS
YPVS
15 anos atrás

Bom, coincidência ou não, falamos de Dubai nessa semana aqui no blog, onde coloquei minha opinião sobre o lugar. Aproveito, que já que o post é sobre Dubai, pra colocar de novo. Lugar pra deslumbrado achando que vai fazer fortuna fácil. Ridículo. Aí compra um Mercedes, tira uma foto com aquele hotel em forma de vela no fundo e manda pra família. Olha, tô benzão aqui! Bom, bem pros outros talvez, pq viver num lugar daquele eh uma merda de dar dó!

Marcos Rozen
15 anos atrás

Desculpe-me, mas não posso deixar de aproveitar o gancho e fazer um merchan: e os carros abandonados no Aeroporto de Guarulhos? E os carros inexplicavelmente abandonados nas ruas de São Paulo? Eu e meu colega, sozinhos, sem qualquer grande compromisso, já fotografamos mais de cinquenta deles. Estão no nosso blog Carros Órfãos: http://autosorfaos.wordpress.com/

Obrigado e abraços

Márcio Pecego Heide
Márcio Pecego Heide
15 anos atrás

Caro Sr. Flávio Gomes,

Imagine viver num país onde dever dá cadeia??? Imagine viver num país onde vc deve largar tudo para trás pq, só por ser estrangeiro, vc é visto como “inimigo”, passível de ir para a grade???

Aqui, o governo de SP até que tentou apreender carros que foram emplacados em soutros estados para pagar um IPVA menor, o Sr. se lembra?

Pois é, depois de cometerem uma série de apreensões ilegais, os caras tiveram que recuar pq o Judiciário (obviamente, isso é coisa de advogado!) impediu que a safadeza continuasse.

Aqui no RIO, eles estão apreendendo carros que estão com o IPVA em aberto.

Vai chegar o dia em que alguém muito “intiligente” vai propor alguma lei que impeça o dono da casa de entrar nela para dormir se estiver devendo IPTU.

Só para fazer a devida justiça, aqui, o nosso Supremo Tribunal Federal eliminou a prisão civil por dívida, permanecendo a prisão para o devedor de alimentos que, tendo como pagar, não quer pagar!

Quem um dia esteve praso sabe que um lugar assim não é bom não!

Abraços.

Pedro
Pedro
15 anos atrás

FG, Dubai vive de petroleo e turismo.
Dois mercados que são fortemente atingidos em tempos de crise como estes. O petroleo teve uma queda média de mais de 50% de seu preço. Turisimo é um produto extremamente considerado ‘superfluo’ pelos Economistas, tem a caracteristica de ser o primeiro a ser cortado quando as pessoas perdem grana.
Pior ainda foi essa decisão do governo de Dubai.
http://colunas.globoesporte.com/saqueevoleio/2009/02/15/o-que-o-dinheiro-nao-compra/

Daniel Goldman
Daniel Goldman
15 anos atrás

Lá vem você novamente com esta coisa de que todos acham Dubai uma maravilha. Eu acho uma porcaria sem tamanho, como a maioria dos lugares do lado oriental do Globo. Não iria para lá por nada deste mundo. Aliás, que bom que não preciso me preocupar com isso. Afinal, não acho que eles me deixariam entrar…

Luis
Luis
15 anos atrás

Dubai ostenta demais, agora além dos hoteís-ilha, está terminando o Burj Dubai, a estrutura mais alta do mundo construída pelo homem, com seus 818 metros. Lembra o ciclo da borracha, que trouxe tanto dinheiro para a Amazônia e usaram para construir um teatro de ópera em Manaus.

wilbor
wilbor
15 anos atrás

Gomes,

Mas além disso tudo, carro usado lá é coisa de pobre. Tenho um amigo meu que mora e trabalha lá e veio passar o ano novo aqui no Brasil. Ele estava prestes a comprar um Jaguar 2005 por menos de 20.000 reais.

Lá, os sheiques (como é que se escreve isso?) só têm carros do ano. E vendem os seus velhos a preço de banana.

Dú
15 anos atrás

Vichi, depois que presenciei a parada da pimenta da Indía, agora vem explicação.
Temos um correspondente in loco!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

Meu pai falava, na primeira crise do petróleo em 1973/74 que esse pessoal um dia ia “comer areia com petróleo”, visto que é tudo que tem por lá.
Hoje, ainda vivo e lúcido aos 80 anos de idade, repete o mesmo.
Por algum tempo discordei dele, visto a revolução que a humanidade passou (e passa) nos últimos anos, numa sucessão aparentemente infinita de evolução.
“Parecia” que a evolução e a fortuna independia da terra, da pátria, da religião e da cultura.
Só que os homens permanecem os mesmos, em qualquer lugar do mundo, e em qualquer tempo. Tudo farinha do mesmo saco, nós inclusive.
Pra quem não leu, experimentem o texto do FG de 06/04/2004, “Grão de Bico e Azeite”, lá no site Grande Premio nos Diários de Viagem.
Vão ver que com ou sem turbantes, cristão ou muçulmanos, descendentes diletos de Abraão ou não, a humanidade é a lesma lerda de sempre.
E esses, reconheço agora, vão comer mesmo areia com petróleo. Sentados em seus Mercedes empoeirados e puxados por camelos sedentos.

Eric
Eric
15 anos atrás

E aí Belair,o que me diz?

Vamos lá por preço nas jóias????

Flaviz
Flaviz
15 anos atrás

Flavio,
Falei com dois amigos que moram em Dubai. Brasileiros que foram contratados para trabalhar lá. A matéria é muito sensacionalista segundo eles, quem tem sofrido os maiores problemas são aqueles que viveram dias de “glória” em cima de especulação imobiliária e hipotecas. Resumidamente, o mesmo problema de crédito imobiliário podre dos EUA.